• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 009/2015 PPGENF/UFPR - PNPD/CAPES PROCESSO DE SELEÇÃO PARA PÓS-DOUTORADO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº 009/2015 PPGENF/UFPR - PNPD/CAPES PROCESSO DE SELEÇÃO PARA PÓS-DOUTORADO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

EDITAL Nº 009/2015 PPGENF/UFPR - PNPD/CAPES PROCESSO DE SELEÇÃO PARA PÓS-DOUTORADO

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - PPGENF da Universidade Federal do Paraná-UFPR torna pública a abertura do edital de inscrições para a seleção de um (1) bolsista e dois (2) não bolsistas, em nível de Pós-Doutorado, no contexto do Programa Nacional de Pós-Doutorado-PNPD da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES, em conformidade com a Portaria CAPES Nº 086, de 03/07/2013, bem como com a Resolução Nº 80/04 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão-CEPE da UFPR. A bolsa do PNPD destina-se a doutores que possam contribuir no desenvolvimento de pesquisas, considerando as linhas de pesquisa do PPGENF–UFPR, bem como colaborar na orientação ou na coorientação de alunos de mestrado e doutorado do programa, participar de bancas examinadoras de qualificação e defesa de dissertações e teses de mestrado e doutorado respectivamente, entre outras atividades inerentes ao PPGENF-UFPR previstas na Portaria CAPES 086/13 e Resolução Nº 80/04 CEPE-UFPR.

1. REQUISITOS DO CANDIDATO

Os candidatos ao estágio de pós-doutorado serão selecionados considerando a adequação de suas propostas às linhas e temas de pesquisa, atendendo aos seguintes critérios:

1.1. Ter formação na área de Enfermagem;

1.2. Possuir o título de doutor, obtido em cursos avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC. Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este deverá ser analisado pelo Programa de Pós-Graduação;

1.3. O candidato pode se inscrever em uma das seguintes modalidades (ANEXO1):

a) ser brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil portador de visto temporário, sem vínculo empregatício;

b) ser estrangeiro, residente no exterior, sem vínculo empregatício;

c) ser docente ou pesquisador no país, com vínculo empregatício em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa.

- Professores substitutos poderão ser aprovados na modalidade “a” do inciso do item 1.5, sem prejuízo de suas atividades de docência, após análise e autorização do Programa de Pós-Graduação.

- Os candidatos aprovados na modalidade “c” do inciso do item 1.5 deverão apresentar comprovação de afastamento da instituição de origem, por período compatível com o prazo de vigência da bolsa.

1.4. Não ser aposentado ou estar em situação equiparada;

1.5. O candidato estrangeiro residente no exterior deverá comprovar endereço residencial no exterior no momento da submissão da candidatura.

2. OBRIGAÇÕES DO POS-DOUTORANDO

(2)

2.1.1. Dedicar-se integralmente às atividades de pesquisa, ensino, grupo de pesquisa, e outras previstas no plano de trabalho.

2.1.2. Entregar os documentos necessários para a implantação da bolsa, dentro do prazo estabelecido.

2.1.3. Cumprir todas as obrigações estabelecidas pelo regulamento do Programa Nacional de Pós-Doutorado CAPES, Portaria CAPES nº 086/2013 e Resolução Nº 80/04 CEPE-UFPR. 2.1.4. O não cumprimento das obrigações acarretará na perda da bolsa.

2.1.5. Encaminhar artigo resultante da pesquisa para publicação em periódico Qualis A.

2.1.6. Ao final do estágio pós-doutoral apresentar em audiência pública, os resultados de pesquisa executado neste período.

2.2. NÃO-BOLSISTA

2.2.1. Dedicar-se às atividades de pesquisa, ensino, grupo de pesquisa, e outras previstas no plano de trabalho.

2.2.2. Encaminhar artigo resultante da pesquisa para publicação em periódico Qualis A. 2.2.3. O não cumprimento das obrigações acarretará no desligamento no Programa.

2.2.4. Ao final do estágio pós-doutoral apresentar em audiência pública, os resultados de pesquisa executado neste período.

3. DA BOLSA

3.1. A bolsa de Pós-Doutorado do PNPD terá duração de 12 (doze) meses, podendo ser prorrogada, anualmente, por até 60 (sessenta) meses, conforme estabelecido nas modalidades (ANEXO1) do PNPD/CAPES constantes na Portaria 86/2013 e aprovação do Colegiado do PPGENF-UFPR a solicitação de prorrogação apresentada pelo docente supervisor e com concordância do bolsista.

3.2. O valor mensal da bolsa poderá ser verificado no site http://www.capes.gov.br/bolsas/valores-de-bolsas

4. DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA INSCRIÇÃO Para candidatos brasileiros:

4.1. Formulário de inscrição, devidamente preenchido, disponível no site: http://www.ppgenf.ufpr.br

4.2. Uma foto 3x4 recente;

4.3. Cópia dos seguintes documentos: a) Carteira de identidade (RG);

b) Cadastro de pessoa física (CPF);

c) Quitação com o serviço militar para candidatos brasileiros; d) Cópia do Diploma de Graduação e do Doutorado;

e) Currículum Vitae: 1 (uma) cópia encadernada, no modelo Lattes, compreendendo a produção científica (artigos publicados) de 2010 a 2015 – site http://lattes.cnpq.br. A cópia deverá ser documentada, numeradas em ordem crescente.

Atenção: somente será considerado o Currículo que estiver devidamente comprovado e conforme o modelo estabelecido pelo CNPq (www.cnpq.br/lattes/);

(3)

f) Duas cópias do projeto de pesquisa a ser desenvolvido que tenha compatibilidade com as Linhas de Pesquisa e a temática conforme (Anexo 2), redigido em no máximo vinte laudas; g) Duas cópias do plano de atividades a ser desenvolvido no PPGENF, com as ações para o período de no mínimo 12 meses, nas seguintes atividades: pesquisa, publicação de artigos científicos, participação em disciplinas do Programa.

Para candidatos estrangeiros:

4.4. Formulário de inscrição, devidamente preenchido, disponível no site: http://www.ppgenf.ufpr.br

4.5. Uma foto 3x4 recente;

4.6. Cópia dos seguintes documentos: a) Passaporte.

b) Cópia do Diploma de Graduação e do Doutorado;

c) Currículo 1 (uma) cópia documentada, numerada em ordem crescente e encadernada, compreendendo a produção científica (artigos publicados) de 2010 a 2015 preenchido conforme CAPES Nº 086, de 03/07/2013, disponível na página da CAPES http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-pais/pnpd-capes.

Atenção: somente será considerado o Currículo que estiver devidamente comprovado.

d) Duas cópias do projeto de pesquisa a ser desenvolvido que tenha compatibilidade com as Linhas de Pesquisa e a temática conforme (Anexo 2), redigido em no máximo vinte laudas; e) Duas cópias do plano de atividades a ser desenvolvido no PPGENF, com as ações para o período de no mínimo 12 meses, nas seguintes atividades: pesquisa, publicação de artigos científicos, participação em disciplinas do Programa.

5. PROCESSO SELETIVO

Período Etapas Local

06/11/2015 a 01/12/2015

Inscrições: via correio e somente serão aceitas com

data de postagem até 01/12/2014 e com a documentação completa.

Av. Pref. Lothario Meissner, 632, 3º andar, Bloco Didático II

Jardim Botânico CEP: 80210-170 Curitiba-PR

Fone: 55 (41)3361-3756 Site: www.ppgenf.ufpr.br E-mail: ppgenf@ufpr.br

07/12/2015 Homologação das inscrições Será divulgado em www.ppgenf.ufpr.br 10/12/2015 Resultado da análise do

currículo e do projeto.

Será divulgado em www.ppgenf.ufpr.br

(4)

14/12/2015 Resultado final Será divulgado em www.ppgenf.ufpr.br 5.1. O candidato será aprovado se obtiver média aritmética mínima igual ou superior a 7,0 (sete vírgula zero).

5.2. Critérios de desempate:

1º - Pontuação em artigos com Qualis A publicados em periódicos científicos;

2º - Pontuação em artigos com Qualis acima de B1 publicados em periódicos científicos.

5.3. Será indicado para receber a bolsa PNPD/CAPES o candidato que, preenchendo os requisitos necessários, obtiver a maior média aritmética na avaliação, pela Comissão de Seleção, respaldada pelo Colegiado de Pós Graduação do Programa. Em caso de desistência do candidato indicado, será feita a indicação do segundo classificado e, assim sucessivamente, até que se esgote a lista dos aprovados antes da realização de outro Processo Seletivo para atender a Chamada a que se refere o presente Edital;

5.4. No ato da implementação da Bolsa o candidato se comprometerá a apresentar trimestralmente um relatório das atividades desenvolvidas de acordo com plano de atividades apresentado.

6. COMISSÃO EXAMINADORA DO PROCESSO SELETIVO

A Comissão Examinadora será composta por no mínimo três doutores do PPGENF indicados pelo Colegiado.

Maiores informações: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Curitiba, 04 de novembro de 2015.

Profa. Dra.Verônica de Azevedo Mazza

(5)

ANEXO I

(6)

ANEXO II

DOCENTES DO PPGENF PARA OS QUAIS OS CANDIDADOS PODEM APRESENTAR A PROPOSTA Professora Orientadora Grupo de Pesquisa Linhas de

pesquisa Método Temática E-mail

Dra. Aida Maris Peres GPPGPS Grupo de Pesquisas em Políticas, Gestão e Práticas em Saúde Gerenciamento dos Serviços de Saúde e Enfermagem Qualitativo Quantitativo Estratégias integradas de pesquisa em Gestão em Saúde e/ou Gerenciamento em Enfermagem Formação gerencial do enfermeiro Gestão de serviços de saúde e o trabalho do enfermeiro amaris@ufpr.br Dra. Maria de Fátima Mantovani GEMSA Grupo de Estudos Multiprofissi onal em Saúde do Adulto Políticas e Práticas de Educação, Saúde e Enfermagem Processo de cuidar em Saúde e Enfermagem Qualitativo Quantitativo Educação em Saúde e Ensino de Enfermagem Condições crônicas e agudas de saúde mfatimamantovani@ufpr.br Dra. Maria Ribeiro Lacerda NEPECHE Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Cuidado Humano de Enfermagem Processo de cuidar em Saúde e Enfermagem Políticas e Práticas de Educação, Saúde e Enfermagem Qualitativo Quantitativo Cuidado Domiciliar A Prática Profissional do Enfermeiro mlacerda@ufpr.br

(7)

Dra. Mariluci Alves Maftum NEPECHE Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Cuidado Humano de Enfermagem Processo de cuidar em Saúde e Enfermagem Políticas e Práticas de Educação, Saúde e Enfermagem Qualitativo Quantitativo Saúde Mental maftum@ufpr.br Dra Mitzy Tannia Reichembach Danski TIS Grupo de Pesquisa Tecnologia e Inovação em Saúde Tecnologia e Inovação em Saúde Quantitativo Prática Baseada em Evidencia Pesquisa Clinica Profa.mitzy@ufpr.br

(8)

FICHA DE INSCRIÇÃO PNPD/CAPES – PPGENF-UFPR

Nome: __________________________________________________________ Endereço: _______________________________________________________ E-mail: _____________________________; Telefone: (___)________________ Assinalar a Modalidade de inscrição:

( ) brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil portador de visto temporário, sem vínculo empregatício;

( ) estrangeiro, residente no exterior, sem vínculo empregatício;

( ) docente ou pesquisador no país com vínculo empregatício em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa.

_________________________ __________________________ Local, data Assinatura do candidato

Referências

Documentos relacionados

Em Chapecó, todos os informantes também afirmaram que é muito importante que os filhos aprendam essas três línguas, porém observamos que alguns informantes, principalmente da

 Serão aplicadas e avaliadas as atividades diárias; participações orais e escritas que servirão para orientar o preenchimento da Ficha de Avaliação e do Relatório

Dentro de tudo isso, o presente artigo propõe evidenciar os discursos de performatividade num currículo escolar do “Programa Ensino Médio Inovador” (ProEMI) e problematizar

3. 3º “i” e 4º “a”, “b” e “h”) supostamente cometido por policial militar, em serviço, contra civil, deve ser julgado e processado pela Justiça Comum, ainda

Para isso, pretendemos usar como exemplo a relação entre o design em hipermídia, especificamente, e a comunicação, fazendo uso principalmente do conceito de signo em Peirce e

Além disso, ocorre uma quebra da seriedade da reflexão suscitada pela fala de Sócrates. Não há como não pensar em posição política, pois se ironiza justamente aqueles

Entendendo a importância da formação profissional estar em consonância com o que prevê as Diretrizes Curriculares para os cursos de Serviço Social, a análise dos impactos

Neste estudo, dois métodos de restauração (regeneração natural e plantio de mudas) em duas áreas de Floresta Atlântica foram comparados, analisando-se sua eficácia com base