• Nenhum resultado encontrado

Rotary Club de Humaitá Instalado em 5/12/2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Rotary Club de Humaitá Instalado em 5/12/2018"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

E st e é u m m u n d o d e Mu d an ças . N ó s d ev em o s es tar p re p arad o s p ara m u d ar co m êl e. A h is tó ri a d o Ro tary t erá d e se r re es cri ta m u it as e m u it as v eze s. Pau l H arri s CARTA MENSAL #06/12 - Dezembro 2018 Distrito 4720 Dólar rotário = R$ 3,87 Boas Festas e muita saúde,

paz e Luz. SEJA a INSPIRAÇÃO

Mês de DEZEMBRO: “Assim como meus companheiros,

aprendi a valorizar o DOAR ao invés de receber” Paul Harris

HUMAITÁ – AM

Rotary Club de Humaitá Instalado em 5/12/2018

“Este é um mundo de Mudanças. Nós devemos estar preparados

para mudar com êle. A história do Rotary terá de ser reescrita

muitas e muitas vezes.” Paul Harris

(2)

Equipe Distrital GD Mâncio Z Mártyres

Governador GD Vera L. C. Bertagnoli

Vice Governadora e Intercâmbio de Jovens Jerônimo SODRÉ Júnior

Secretário Executivo da Governadoria ++GD Octávio Augusto Brito Gomes de Souza

Conselheiro Pessoal GD Antonio Lopes Lourenço Tesoureiro e Coordenador Geral da

Conferência

Orlandino Adriano Seixas Alves Coordenador Local da Conferência

GD Lucicleia Queiroz Comissão Desenvolvimento Rotary

GD João Petrolitano Comissão de Imagem Pública

GD João Roberto D.Oliveira Fundação Rotária GD Rafael de Mattos e Boulhosa

ABTRF

GD Geraldo Cavaleiro de Macedo Cerimonial GD Raymundo Albuquerque Relações Públicas Gd Moacir Silva Auditoria Contábil GDA Área 1 Elaine Alab Ruiz

GDA Área 2 Sheila Regina A Barros

GDA Área 3 Gerson Yoshiharu Aoki

GDA Área 4

Evandro Rodrigues Valente Filho GDA Área 5

Maria Graciete Chaves Carvalho GDA Área 6

Carlos Alberto Silva dos Santos GDA Área 7

Fátima Glafira Ferreira Braun GDA Área 8

Antonio Carlos Junqueira GDA Área 9 Enivaldo A Ramos

GDA Área 10 Giovanna Litz C. Valle

GDA Área 11 Ademar Rodrigues da Silva

GDA Área 12

Antonieta Assunção Nascimento Lima GDA Área 13

Paulo Roberto Bragato GDA Área 14 Yara Maria G. Ortiz

GDA Área 15 Ronaldo Adriano Barreto

GDA Área 16 Oscar Castro das Neves Lebre

Mensagem do Presidente Mensagem do Diretor Mensagem do Governador

Rotary Club de Humaitá SAUDADES – Iara Ortiz Notícias Distritais

Agenda de visitas do Governador

Visitas do GD - RC´s Salvaterra Carta Agradecimento Rotary

EXPEDIENTE GOVERNADORIA:

http://rotary4720.org.br/2018-19/

Conta Governador: Banco Brasil ag 4132-7 cc 54333-0 Responsável: Mâncio Z Mártyres

Endereço: Av Beira Mar, 3309 Farol Belém PA CEP 66910-150 - tel 91 99420325 Tiragem: 500 exemplares + soft cópias

Rotary International Brazil Office - RIBO

Gerente: Celso Fontanelli

Av. Francisco Matarazzo, 1752 - Conj 1421 CEP 05001-200 - Água Branca - São Paulo/SP

Departamento de Suporte a Clubes e Distritos Supervisora: Débora O. Watanabe

debora.watanabe@rotary.org

Tel: (11) 3217-2630 (Ramal 6) Fax: (11) 3667-6575

03

04

05

06

07

08

09

10

11

13

14

(3)

Mensagem do Presidente

Não consegui pensar em uma imagem mais apropriada para refletir a mensagem que quero transmitir aos rotarianos. Aquele flamingo, indo na direção contrária,

representa muito do que precisamos fazer no Rotary. Ele sabe que todos estão indo para um lado. Ele vê isso. Mas também vê que talvez o caminho em que estão não seja o melhor. Talvez, apenas talvez, haja um caminho melhor do outro lado, e ele queira dar uma boa conferida antes de seguir em frente com seus amigos. E se, após parar e olhar, esse novo caminho realmente parecer melhor, o flamingo chamará o restante do grupo para vir conferir com ele. E talvez, apenas talvez, todos os flamingos vão escolher o melhor caminho juntos.

Mudar é difícil. E, quanto mais tempo estamos percorrendo um caminho, quanto mais amigos temos conosco nessa caminhada, ficará mais difícil ser aquele que dá meia volta e faz de um jeito diferente. Mas a mudança — não por si só, mas uma mudança cuidadosa, planejada e com metas — é essencial para qualquer organização que queira evoluir, permanecer relevante e seguir em frente na direção certa.

Então, dê uma olhada naquela foto de novo, mas não olhe para mim. Aquela capa não é sobre mim. Aquela capa é sobre o flamingo. É sobre ter a curiosidade, a coragem e a convicção de olhar para caminhos diferentes que podem ser melhores, quer você esteja dando um passeio em uma bela manhã nas Bahamas ou ajudando a traçar o rumo de uma organização.

Barry Rassin

Presidente do Rotary International, 2018-19

Dezembro de 2018

É tradição que a primeira edição da revista rotária do novo ano rotário apresente um perfil do presidente eleito do RI e de sua família. Sempre li esses perfis com interesse, sem pensar muito na possibilidade de, um dia, eu ser a pessoa retratada em um desses perfis. Nunca gostei de muita atenção, e a ideia de ter minha foto na capa da revista me deixava um pouco desconfortável. Mas, quando vi a foto que os editores escolheram, eu sorri. Porque a estrela daquela foto definitivamente não sou eu, nem mesmo minha esposa Esther. É o bando de flamingos, totalmente indiferentes ao Rotary, e todos passando por nós seguindo a mesma direção. Todos, com exceção de um.

(4)

Mensagem do Diretor

Em 1º de julho de 2018, nosso quadro associativo estava geograficamente distribuído da seguinte maneira:

· Ásia: 382.883 rotarianos (32% do total);

· EUA, Canadá e Caribe: 343.544 (29%);

· Europa, África e Oriente Médio: 296.101 (24%);

· América Latina: 92.036 (8%);

· Grã-Bretanha e Irlanda: 44.930 (4%);

· Austrália, Nova Zelândia e Ilhas do Pacífico: 35.613 (3%).

Em algumas partes do mundo, o Rotary continua crescendo rapidamente. Em outras, o quadro associativo está diminuindo, ao mesmo tempo em que aumenta a idade média dos associados.

Com o objetivo de dar maior flexibilidade aos nossos clubes, no Conselho de Legislação de 2016 foram aprovadas mudanças que os permitem decidir quando, onde e como serão suas reuniões, e os tipos de associação que podem oferecer. Qualquer Rotary Club pode adotar a flexibilidade, basta alterar seu regimento interno. Aqueles que não quiserem incorporar as mudanças continuam seguindo suas normas tradicionais.

Em relação ao formato e à frequência das reuniões, agora os Rotary Clubs têm a

possibilidade de alterar sua periodicidade, desde que se reúnam pelo menos duas vezes ao mês; mudar o local e o formato desses encontros, podendo, por exemplo, fazê-lo durante um happy hour informal após o trabalho, em vez de um jantar formal; variar sua estrutura, de modo a reunir-se da maneira tradicional, num evento social ou atividade humanitária; e realizar as reuniões presencialmente ou online (ou, ainda, numa combinação dos dois formatos).

Quanto à associação, agora os clubes estão permitidos a disponibilizar categorias adicionais. Por exemplo: eles podem oferecer a categoria de associado corporativo, com objetivo de atrair pessoas de uma mesma empresa; ou de associado adjunto, voltada a jovens

profissionais que queiram experimentar a associação por um período (na qual os custos e o comprometimento de tempo sejam menores).

Além disso, com a flexibilidade os rotaractianos podem associar-se a um Rotary Club enquanto ainda são associados ativos do Rotaract. Os clubes também podem decidir se monitoram o comparecimento do associado às reuniões ou se preferem medir seu engajamento de outra forma.

Vamos adotar essas novas medidas para tornar nossos clubes mais atraentes e adequados aos dias de hoje. Sejamos todos a inspiração para um ano repleto de serviços, amor e paz. Feliz 2019.

Flexibilidade: o Rotary tem muito a ganhar

O quadro associativo do Rotary é nosso maior patrimônio. Quando ele aumenta, nossos clubes tornam-se mais vibrantes, temos mais ações para mostrar ao mundo e mais recursos para ajudar as comunidades. O aumento do quadro associativo é a maior prioridade organizacional interna do Rotary

International, enquanto a erradicação da pólio permanece sendo nossa maior prioridade externa.

(5)

Mensagem do Governador

Dezembro – mês em que damos uma parada em nosso dia a dia e pensamos sobre nossa vida, passada, hoje e refletimos sobre nosso amanhã. É o momento das festas de Natal e Ano Novo. Comemoramos o nascimento de Jesus, do amor, da família e isso nos leva a avaliarmos nossa vida, o porque estamos aqui e traçar planos de melhoria pessoal, reforma íntima e de dedicarmos mais amor à nossa família e ao nosso irmão carente. É O SERVIR que vai nos fazer sentir melhor e, nós rotarianos só temos a agradecer à nossa organização pela oportunidade de estarmos sob sua bandeira assim como pela Fundação Rotária permitindo-nos deixar permitindo-nossa marca, legado para as comunidades mais

carentes e para as futuras gerações. .

Nosso sentimento de 2018 é gratidão. Somos gratos desde nosso treinamento em San Diego e por todos os momentos vividos, pela superação ao longo deles, pelo conhecimento das pessoas especiais que conosco conviveram e principalmente pela experiência e aprendizado, importantes para nosso crescimento. Enfim este é o sentimento que fica em nossos corações neste fim de ano.

Ficam também as eternas saudades de dois companheiros de nossa equipe de gestão do Distrito 4720, ano 2018-19: GD Octávio Gomes de Souza, inesquecível Conselheiro e amigo pessoal e Iara Cortez, nossa Gov. Assistente de Porto Velho –RO e parte fundamental na instalação de dois novos clubes – Humaitá e Apuí, AM. À eles, nosso eterna gratidão pelas pessoas que foram e pelo que representaram em nossa vida e em Rotary. Seus legados permanecerão entre nós.

Para 2019, tenho certeza que será monumental em tudo que depender de nós – Mâncio, Waleska e de nossa equipe distrital. Nós correremos atrás de nossos sonhos e sempre procuraremos SER A INSPIRAÇÃO, assim como você, que busca

conhecimento e SERVIR a nosso irmão em busca da paz e que continua trabalhando na erradicação da Pólio.

Desejamos a todos um excelente 2019 e que você consiga tudo aquilo que desejar e fizer por onde, fazendo a SUA parte – estaremos aqui para ajudar e para comemorar as nossas vitórias.

Muita saúde, atitude, ação, paz, LUZ e sejamos todos Pessoas em Ação. Nós somos o ROTARY.. Um abraço fraterno!

Mâncio Zacharias Mártyres Governador 2018-19 D4720

(6)

- Intercâmbio de Jovens – Intercambista chegada da Argentina

- Realizações neste semestre:

- Intercâmbio de Jovens do Distrito 4720 – Nova entidade jurídica. Operacional com um intercambista de longo prazo na Argentina(Outbound) e uma

intercambista de curto prazo da Argentina (Inbound). - Edital realizado para Intercambio períoro 2019-20.

- Treis Seminários Distritais MultiComissões e dois cursos/oficinas- Capacitação em Projetos para a Fundação Rotária – Cacoal-RO e Capanema-PA.

- Em processo de emparceiramento de 5 projetos de Serviços – Subsídio Global. - Participação ativa multiclubs na campanha de vacinação contra a Paralisia

Infantil e Sarampo, atingindo objetivos distritais.. - Instalação do Rotary Club de Humaitá.

- Instalação de Rotaract Clubs em Capanema, Belém, São Miguel do Guaporé, Itaituba.

- Instalação de Interact Clubs em Guajará Mirim, Capanema, Cacoal - Instalação de um RotaKids em Rolim de Moura.

- Desenvolvimento atual focado na admissão de novos associados e contribuição para a Fundação Rotária/ABTRF.

- Desempenho das visitas oficiais no semestre – necessárias aproximadamente23 horas de transporte de avião, inclusive turbo-hélice; 15horas de lancha pelos rios Amazonas e Tapajós, 7 horas de balça/ferryboat; 12680 km rodados sendo 400 km em estradas de terra. Muita emoção e crescimento.

(7)

Agenda da Governadoria

Dezembro de 2018:

 14/12 – Reunião na APER

 15/12 – visita oficial ao Rotary Club de Salvaterra

 20/12 - Visita ao RIBO e S Paulo

Janeiro de 2019:

 11/01 – Reunião na APER

 12/01 – visita a Bragança - Conferência

Fevereiro de 2019: Entrega de Cartas Constitutivas

- 16/02 – Seminário e Treinamento Distrital -Humaitá

 16/02 – visita oficial ao Rotary Club de Humaitá

 19/02 – visita oficial ao Rotary Club de Apui

 xx/02 – Feira de Projetos – Foz de Iguaçu

(8)

Campanha de Vacinação - Resultados

Este agradecimento é para todos NÓS! Comemoremos....

Prezados Governadores e Líderes Rotários,

Chegamos à metade do período rotário e gostaríamos de expressar os

nossos sinceros

agradecimentos, pela sua magnífica colaboração nos seguintes assuntos:

Campanha Nacional de Vacinação

Foram vacinadas cerca de 11 milhões de crianças e o Brasil ultrapassou a

meta da organização mundial da saúde, que é 95% e vacinou 98,08% das

crianças.

Nossos agradecimentos a todos os distritos e Clubes pela sensacional

participação. Além do tremendo benefício que foi proteger as nossas

crianças dessa terrível doença, também foi uma excelente divulgação da

imagem pública do Rotary.

Eventos

Embora já tenhamos divulgado, queremos agradecer novamente, o esforço

de todos que colaboraram no cadastramento dos eventos do Dia Mundial

da Pólio.

Graças a vocês, conquistamos o tricampeonato com 1.156 eventos em

comparação com 1.005 eventos no ano passado.

Muito obrigado. Parabéns!

END POLIO NOW - DEZEMBRO 2018

Coordenadores EPN 2018-2019

(9)

RC Salvaterra

-

15 de dezembro de 2018 – Reunião de

trabalho e festiva. Admissão de uma associada

(10)

Ex- Governadora Assistente área 09 responsável pelos clubes RC

Porto Velhor, RC Porto Velho-Rio Madeira e RC Guajará Mirim.

Reconhecimento e gratidão! Condolências em nome do Distrito

passadas telefonicamente a sua filha/genro.

SAUDADES – IARA MARIA ORTIZ

NOTA DE PESAR -

Iara Maria Guerrero Ortiz

"Comunicamos com pesar o falecimento de IARA MARIA GUERRERO

ORTIZ, companheira rotariana, associada ao Rotary Club de Porto Velho

Rio Madeira - Distrito 4720, ocorrido em 24 de dezembro de 2018 em

Porto Velho. Profundamente consternado, o ROTARY CLUB DE PORTO

VELHO RIO MADEIRA – DISTRITO 4720 e seus Associados, manifestam

Voto de Pesar aos Familiares de IARA MARIA GUERRERO ORTIZ. A

Companheira Iara ORTIZ, deixa uma bela história de solidariedade em

favor da humanidade, premissa que consolidou o ROTARY INTERNATIONAL

como um dos maiores clubes de serviço do Planeta. A Companheira Iara,

teve destacado trabalho em favor do Rotary Club International, tendo sido

responsável pela fundação de outros clubes do Distrito 4720, e exercia

atualmente a Função de Tesoureira.

Manifestamos nossos sentimentos aos Familiares, Amigos e à Família

Rotária!

ROTARY CLUB DE PORTO VELHO RIO MADEIRA - DISTRITO 4720

.

Sua mais recente

realização foi o

acompanhamento

e processo de

treinamento para

instalação dos

novos clubes: RC

Humaitá, instalado

em 05dez2018 e

RC Apuí, em

processo de

finalização, ambos

no Amazonas.

(11)

ROTARY CLUB DE HUMAITÁ

A grande expectativa para o próximo mês de abril de 2019, quando

juntos iremos participar da Assembleia Distrital, nos leva a

CONCLAMAR

Sejam muito bem vindos ao Distrito 4720

Presidente: Leôncio Flávio Nery Junior

Secretário: Erickson Costa Aires

(12)

Como SEU clube entra em AÇÃO?

(13)

Referências

Documentos relacionados

A descrição desta espécie, criada por Nery Delgado, foi reali- zada sobre três exemplares assim classificados por aquele autor e sobre diversos outros ainda não estudados

Devido o beija-flor Phaetornis pretrei ser polinizador de várias espécies vegetais na Reserva de Santa Genebra (Gobat- to-Rodrigues& Stort 1992, e observações pessoais

Tendo em vista o acentuado grau de fragmentação da área estudada, bem como muitos fragmentos de forma muito irregular, recomenda-se que seja criada formas de conexão

e) Relatório do actuário responsável dos planos de pensões de benefício definido ou mistos financiados através de fundos de pensões.. O relatório do ROC ou do auditor da

DOS PRÉ-REQUISITOS PARA O CUMPRIMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Artigo 14 - São pré-requisitos para o cumprimento do estágio curricular supervisionado: estar o aluno

Este artigo apresentou um modelo de simulação para a dimerização de lâmpadas fluorescentes variando a razão cíclica das chaves com um reator eletrônico

• Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação Tecnologia e Inovação - ARDITI, a quem compete emitir parecer na área da inovação, investigação e

Metadados são dados sobre os dados, ou seja, são informações que possibilitam organizar, classificar, relacionar e inferir novos dados sobre o conjunto de dados.