• Nenhum resultado encontrado

3 CONCURSO FOTOGRÁFICO DO SISTEMA CNA/SENAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "3 CONCURSO FOTOGRÁFICO DO SISTEMA CNA/SENAR"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

ADMINISTRAÇÃO CENTRAL

3° CONCURSO FOTOGRÁFICO DO

SISTEMA CNA/SENAR

REGULAMENTO

O SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL – SENAR, entidade que tem por missão desenvolver ações de Formação Profissional Rural e atividades de Promoção Social voltadas às pessoas do meio rural, contribuindo com sua profissionalização, integração na sociedade, melhoria da qualidade de vida e pleno exercício da cidadania, vem a público para lançar o 3º CONCURSO FOTOGRÁFICO DO SISTEMA CNA/SENAR com o tema “NO BRASIL, A MÃO QUE PRODUZ É A MESMA QUE PRESERVA O MEIO AMBIENTE”, de conformidade com o Regulamento de Licitações e Contratos do SENAR, publicado no DOU de 23/02/06, e de acordo com as condições estabelecidas neste Regulamento, que será disponibilizado na página eletrônica do SENAR.

O objetivo deste concurso é incentivar, reconhecer e valorizar o trabalho das pessoas que vivem do campo. Para isso irá premiar as 24 (vinte e quatro) melhores fotos registradas por fotógrafos amadores e profissionais de todo o Brasil, em imagens que retratem o tema. As 12 (doze) melhores fotos ilustrarão o CALENDÁRIO 2012 do SENAR e seus autores receberão uma premiação no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais) em dinheiro e certificado de participação. Os autores das outras 12 (doze) fotos receberão Menção Honrosa pela participação.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas em formulário

específico no site do SENAR (www.senar.org.br) ou pelo Canal do

Produtor (www.canaldoprodutor.com.br) no período de 05 de

setembro a 23 de outubro de 2011.

I – DO OBJETIVO:

1.1 – O 3º concurso fotográfico promovido e organizado pelo SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL – SENAR, doravante simplesmente ÓRGÃO PROMOTOR, sediado no endereço SGAN 601, Módulo K, Edifício Antonio Ernesto de Salvo, 1º andar,

(2)

ADMINISTRAÇÃO CENTRAL

CEP 70830-903, Brasília-DF, de caráter eminentemente cultural, envolve trabalhos artísticos na categoria FOTOGRAFIA. O concurso tem por objetivo retratar o tema: “NO BRASIL, A MÃO QUE PRODUZ É A MESMA QUE PRESERVA O MEIO AMBIENTE.”, estimular a atividade criativa e incentivar a manifestação artística, além de revelar novos talentos na área de fotografia.

1.2 – O foco do certame são as pessoas interagindo com o ambiente rural. Ou seja, a humanização do setor, cabendo a figura humana ser o centro do registro fotográfico.

II – DOS PARTICIPANTES:

2.1 – Podem participar do concurso fotógrafos profissionais ou amadores que sejam pessoas físicas, de nacionalidade brasileira ou naturalizada, maiores de 18 (dezoito) anos, que residam, trabalhem ou estudem no território nacional.

III – SOBRE O SENAR:

O SENAR

O SENAR tem o objetivo de organizar, administrar e executar, em todo o território nacional, a Formação Profissional Rural (FPR) e a Promoção Social (PS) de jovens e adultos, homens e mulheres que exerçam atividades no meio rural, contribuindo com sua profissionalização, integração na sociedade, melhoria da qualidade de vida e pleno exercício da cidadania

A instituição atua de forma descentralizada e vai ao encontro de homens e mulheres do campo onde o trabalho acontece, seja no curral, na plantação, debaixo da árvore ou na casa de um dos participantes dos cursos, sempre respeitando a realidade e as peculiaridades de cada comunidade atendida.

Desde 1993, foram treinados mais de 10 milhões de trabalhadores e produtores rurais nos eventos ou ações de Formação Profissional Rural, e dezenas de milhares de pessoas participaram das atividades de Promoção Social e de diversos Programas Especiais. Com certeza, o SENAR abriu caminhos para a melhoria de vida das famílias que vivem no campo. E a cada dia vem buscando novos rumos para oferecer a capacitação profissional exigida com o crescimento, dinamismo e grandiosidade da agropecuária brasileira.

O SENAR se preocupa não apenas em qualificar tecnicamente, mas também em conscientizar sobre a responsabilidade social e o sentimento de cidadania, por meio de sua ação profissionalizante e educativa em todos os Estados da Federação e no Distrito Federal.

(3)

ADMINISTRAÇÃO CENTRAL

Acreditamos no futuro, queremos fazer sempre mais e possibilitar às crianças, jovens, homens e mulheres que moram no campo o resgate da cidadania e dos direitos inerentes a todos os cidadãos do País.

O SENAR faz parte do Sistema CNA - Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, que atua na defesa dos interesses dos produtores rurais brasileiros na esfera federal, enquanto as Federações da Agricultura trabalham nos Estados e os Sindicatos Rurais no âmbito dos municípios. Os principais objetivos da CNA são: unir a classe produtora rural, defender o homem do campo e a economia agrícola, valorizar a produção agrícola e preservar o meio ambiente, associando-o ao desenvolvimento da agropecuária e da produção de alimentos, defender o livre comércio de produtos da agropecuária e agroindústria, buscar e demonstrar o correto conhecimento dos problemas e soluções apropriadas às questões da categoria econômica.

IV – DA INSCRIÇÃO:

4.1 - INSCRIÇÕES VIA INTERNET

4.1.1 - As inscrições poderão ser feitas em formulário específico no site do SENAR (www.senar.org.br) ou pelo Canal do Produtor (www.canaldoprodutor.com.br) de 05 de setembro de 2011 a 23 de outubro de 2011.

a) Todos os dados do formulário devem ser preenchidos corretamente;

b) A foto deverá ser enviada em extensão JPG, tamanho 30x20cm, com 300 DPIs;

c) Para efetivar a inscrição, o participante deverá declara-se ciente e de acordo com o regulamento do Concurso e com o Termo de Cessão de Direitos Autorais e de Direito de Imagem;

d) Após a inscrição concluída, o participante receberá no seu e-mail pessoal cadastrado, um link para validação da inscrição.

4.1.2 – Não há limite de propostas para cada concorrente, desde que as fotos enviadas sejam inéditas e não tenham sido publicadas em nenhum meio de comunicação ou expostas anteriormente. Cada participante pode enviar quantas fotos desejar sobre o tema. Para cada foto enviada, o participante deverá preencher um formulário diferente.

4.2 - INSCRIÇÕES VIA POSTAL

4.2.1 – Também serão aceitas as inscrições enviadas via postal no período de 05 de setembro 2011 a 23 de outubro de 2011, para a Caixa Postal Nº 10819 - CEP 70306-970 – Brasília/DF, valendo o carimbo do correio como comprovante de remessa.

(4)

ADMINISTRAÇÃO CENTRAL 4.2.1.1 – Cada envelope deverá conter:

a) Mídia Digital, CD ou DVD, com a foto gravada na extensão JPG, tamanho mínimo 30x20cm, com 300 DPIs, identificado com o título e o nome do autor;

b) Ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada, conforme modelo do Anexo I deste Regulamento, disponível no site www.senar.org.br ou pelo Canal do Produtor (www.canaldoprodutor.com.br);

c) Xerox legível da cédula de identidade;

d) Termo de Cessão de Direitos Autorais e de Direito de Imagem, conforme modelo padrão indicado no anexo II deste Regulamento.

4.2.2 – Não há limite de propostas para cada concorrente, desde que as fotos enviadas sejam inéditas e não tenham sido publicadas em nenhum meio de comunicação ou expostas anteriormente. Cada participante pode enviar quantas fotos desejar sobre o tema. Para cada foto deverá ser enviado um envelope com toda a documentação solicitada no item 4.2.11. 4.2.3 – No envelope deverá estar escrito: 3° CONCURSO FOTOGRÁFICO DO SISTEMA CNA/SENAR - “NO BRASIL, A MÃO QUE PRODUZ É A MESMA QUE PRESERVA O MEIO AMBIENTE.”

4.2.4 – A comissão organizadora não se responsabiliza por quaisquer danos que os trabalhos possam sofrer no seu envio. Sugerimos que a Mídia Digital, CD ou DVD, seja acondicionada em uma base de papelão com um aviso escrito FRÁGIL no envelope, para que o responsável pela entrega tome cuidado com o material.

V – DOS TRABALHOS:

5.1 – Serão considerados apenas os trabalhos inéditos ao público.

a) Todas as fotografias concorrentes devem vir acompanhadas de um texto descrevendo detalhadamente o local onde a foto foi tirada e quais pessoas foram fotografadas, por exemplo: Estado, cidade, municípios, comunidade, fazenda, parque ecológico.

5.2 – Não serão consideradas, para efeito de seleção, as imagens:

a) Fotos que não retratem a vida das pessoas do campo com o meio rural;

(5)

ADMINISTRAÇÃO CENTRAL

c) Imagens compostas, sobrepostas e/ou manipuladas digitalmente ou com qualquer outro artifício que fuja da sua autenticidade.

(6)

ADMINISTRAÇÃO CENTRAL

VI – DA COMISSÃO JULGADORA:

6.1 – A Comissão Julgadora será composta por 4 (quatro) integrantes do SISTEMA CNA/SENAR e 1 (um) profissional renomado da área, conhecido nacionalmente.

6.2 – Os nomes dos integrantes da Comissão Julgadora serão mantidos em sigilo absoluto, até o final do processo de seleção do concurso.

6.3 – A Comissão Julgadora tem total autonomia e liberdade de escolha, não cabendo nenhum recurso ou impugnação contra as decisões referentes às fotos selecionadas, sendo suas decisões irreversíveis, soberanas e irrecorríveis.

VII – DA SELEÇÃO:

7.1 – O processo de seleção dos premiados compreenderá às seguintes fases:

7.1.1 – Fase I - CLASSIFICAÇÃO PRELIMINAR: nesta primeira fase, que não envolverá qualquer premiação aos participantes, serão analisadas as fotografias concorrentes, o que resultará na primeira triagem das fotos a serem consideradas para a premiação. O critério principal desta etapa será o de selecionar as 48 (quarenta e oito) melhores fotos inscritas. 7.1.2 – Fase II – CLASSIFICAÇÃO FINAL: nesta segunda fase, dentre as fotos selecionadas na Fase I, serão escolhidas as 24 (vinte e quatro) melhores fotos. Sendo que as 12 primeiras receberão uma premiação no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais) em dinheiro e certificado de participação. Os autores das outras 12 (doze) fotos receberão Menção Honrosa pela participação.

7.2 – Serão selecionadas apenas as fotos que atenderem às normas do Regulamento, sendo as demais automaticamente desclassificadas. Os critérios de seleção serão:

• Interação do homem do campo com o ambiente rural • Originalidade • Criatividade • Beleza • Receptividade do público • Adequação ao tema • Qualidade técnica

(7)

ADMINISTRAÇÃO CENTRAL

7.3 – Os participantes selecionados serão notificados por e-mail, com a respectiva classificação, até o dia 16 de novembro de 2011. Os nomes dos vencedores serão divulgados em um anúncio, nessa mesma data, no site www.canaldoprodutor.com.br.

VIII – DA PREMIAÇÃO:

8.1 – As fotos vencedoras serão apresentadas no Canal do Produtor e ficaram expostas na sede do SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL – SENAR, em Brasília-DF, sito à SGAN 601 Módulo “K”, Ed. Antônio Ernesto de Salvo, 1° andar, para todos os integrantes do SISTEMA CNA/SENAR.

8.2 – O pagamento dos prêmios serão feitos por transferência bancária ou depósito em conta no valor total de R$ 2.000,00 (Dois mil reais).

8.3 – Os concorrentes não poderão acumular prêmios.

IX – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:

9.1 – Ao encaminhar a fotografia os participantes estarão de acordo com todas as regras deste Regulamento, às quais estarão vinculados automaticamente;

9.2 – Todos os participantes, ao se inscreverem, cedem de forma não onerosa ao SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL – SENAR os direitos de autor sobre as obras apresentadas no concurso. O material poderá ser reproduzido (total ou parcialmente), exposto de forma física e/ou digital e ter sua utilização, direta ou indireta, por meio de inúmeros meios de exibição, sem fins comerciais;

9.3 - Todas as obras inscritas e as premiadas serão incorporadas ao acervo do SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL -SENAR e poderão ser utilizadas pelo SISTEMA CNA/SENAR nas atividades ligadas aos objetivos e missão da instituição “Formação Profissional Rural (FPR) e a Promoção Social (PS) de jovens e adultos, homens

e mulheres que exerçam atividades no meio rural, contribuindo com sua profissionalização, integração na sociedade, melhoria da qualidade de vida e pleno exercício da cidadania”,

sem qualquer remuneração dos autores, sendo assegurado o crédito a essas imagens;

9.4 - Todos os participantes do concurso asseguram desde já que são os detentores dos direitos autorais patrimoniais pertinentes à sua respectiva obra, mas permitindo o uso das imagens pela SENAR, em mídias eletrônicas e impressas;

(8)

ADMINISTRAÇÃO CENTRAL

9.5 – A utilização e difusão das fotos inscritas se dará sempre mencionando o autor e para ações sem finalidade lucrativa;

9.6 – As fotos não serão devolvidas. Ao participar, os autores das fotos premiadas no concurso aceitam e autorizam a divulgação de seus nomes, imagens, vozes e fotos, bem como a utilização dos mesmos, gratuitamente, e por prazo indeterminado, para fins de publicações, materiais didáticos, eventos institucionais, ilustração de site ou qualquer outra forma de divulgação do SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL - SENAR, eletrônica ou impressa, para cumprimento integral dos objetivos do concurso, conforme entenda o ÓRGÃO PROMOTOR;

9.7 – Os organizadores do concurso não se responsabilizam por quaisquer custos incorridos pelos participantes para inscrição, confecção e envio dos trabalhos;

9.8 – Os participantes serão os únicos responsáveis pelas informações que fornecerem no âmbito deste concurso, pelas declarações que prestarem, pela utilização indevida de direitos autorais e conexos dos trabalhos enviados, quando utilizarem direitos de terceiros de forma não autorizada, respondendo integralmente por eventuais danos causados aos terceiros envolvidos; 9.9 – Os casos omissos serão resolvidos exclusivamente pela Comissão Julgadora, de conformidade com o Regulamento de Licitações e Contratos do SENAR, publicado no DOU de 23/02/06, e de acordo com as condições estabelecidas neste Regulamento;

9.10 – Quaisquer dúvidas sobre o concurso ou sobre o presente regulamento devem ser encaminhadas ao e-mail: concursofotografico@senar.org.br;

9.11 – O não cumprimento de quaisquer das regras deste Regulamento poderá causar, a critério da Organização, a desqualificação da (s) fotografia (s) inscrita (s), e, conseqüentemente, do respectivo participante;

INFORMAÇÕES:

Acesse www.canaldoprodutor.com.br ou pelo e-mail: concursofotografico@senar.org.br. Brasília-DF, agosto de 2011.

(9)

ADMINISTRAÇÃO CENTRAL

ANEXO I - FICHA DE INSCRIÇÃO POR FOTOGRAFIA INSCRITA

Título da fotografia:___________________________________________________________ Nome:______________________________________________________________________ RG:_________________________________ CPF:__________________________________ Profissão:___________________________________________________________________ Entidade vinculada:___________________________________________________________ E-mail:_____________________________________________________________________ Dados pessoais End.:_______________________________________________________________________ Bairro:__________________________Cidade:_____________________________________ UF:____________________________ CEP:_______________________________________ Telefone Fixo: (____) __________________ Telefone Celular: (____) __________________ Declaro ser o detentor dos direitos autorais do trabalho inscrito por mim e que tomei conhecimento do Regulamento do Concurso Fotográfico “NO BRASIL, A MÃO QUE PRODUZ É A MESMA QUE PRESERVA O MEIO AMBIENTE.” e seus anexos, aceitando assim suas condições.

Local e data:_________________________________________________________________ Assinatura:__________________________________________________________________ Esta ficha pode ser reproduzida.

(10)

ADMINISTRAÇÃO CENTRAL

ANEXO II - TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS

AUTORAIS E DE DIREITO DE IMAGENS

Pelo presente instrumento particular e na melhor forma de direito, as partes, de um lado o ÓRGÃO PROMOTOR do CONCURSO FOTOGRÁFICO “NO BRASIL, A MÃO QUE PRODUZ É A MESMA QUE PRESERVA O MEIO AMBIENTE.”, promovido e organizado pelo SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL - SENAR, inscrito no CNPJ sob o número 37.138.245/0001-90, sediado no SGAN 601 – Módulo K – Edifício Antonio Ernesto de Salvo 1º andar, CEP 70830-903, Brasília-DF, doravante designado

CESSIONÁRIO, e de outro lado o

___________________________________________________________________________ _______________, nacionalidade ____________________________, estado civil____________________, portador da Carteira de Identidade nº _______________, Estado emissor__________________, e do CPF nº _____._____._____-____, residente e domiciliado

______________________________________________________________________, doravante designado CEDENTE, resolvem firmar a presente, CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E DE DIREITO DE IMAGENS, que envolve os trabalhos artísticos na categoria FOTOGRAFIA, do concurso supracitado, que tem por objetivo retratar o tema: “NO BRASIL, A MÃO QUE PRODUZ É A MESMA QUE PRESERVA O MEIO AMBIENTE.” por meio de linguagem fotográfica que se regerá pelos termos e cláusulas a seguir discriminados.

I – DO OBJETO

Cláusula 1ª – O CEDENTE é o legítimo titular de direitos autorais sobre as FOTOGRAFIAS inscritas, que rubricada por ele constituem parte integrante do presente contrato, doravante designadas simplesmente FOTOGRAFIAS, podendo, pois, delas dispor, a qualquer título, inclusive cedê-las.

Cláusula 2ª – O CEDENTE cede em caráter definitivo e NÃO ONEROSO à CESSIONÁRIA, todos os direitos patrimoniais que lhe são inerentes às FOTOGRAFIAS, inscritas e anexas.

Cláusula 3ª – Resguardam-se ao CEDENTE os direitos morais de Autor, os de natureza personalíssima, expressamente excluídos do comércio pela legislação regente dos direitos autorais.

(11)

ADMINISTRAÇÃO CENTRAL

II – DAS GARANTIAS DO OBJETO

Cláusula 4ª – O CEDENTE declara que sobre as FOTOGRAFIAS, objeto desta cessão, não pairam quaisquer ônus ou contratos que impeçam a presente cessão, respondendo, ainda, pela originalidade das mesmas, ou seja, as fotografias não foram publicadas em nenhum meio de comunicação ou expostas anteriormente.

Parágrafo Único – O CEDENTE será responsável frente à CESSIONÁRIA e/ou a TERCEIROS por perdas e danos a que der causa, decorrentes do inadimplemento desta cláusula.

III – DOS MODOS DE FIXAÇÃO E DO LUGAR

Cláusula 6ª – Por esta cessão fica a CESSIONÁRIA habilitada, a utilizar as FOTOGRAFIAS para a impressão do CALENDÁRIO 2012 e em outras publicações do SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL - SENAR, com os devidos créditos para seus autores, bem como em todas as publicações por todos os formatos existentes, podendo fixá-las, em quaisquer suportes, tangíveis ou intangíveis, mas não se limitando a CD-ROM, Vídeo, e book, audiolivro, podendo ainda utilizá-las através de download de arquivos digitais, disponibilizá-las na Internet, utilizá-las para aulas não presenciais, para a inclusão em sistemas de e-learning, podendo adotar todos os meios de reprodução, disponibilização e transmissão de dados, inclusive via SMS, e como inclusão em banco de dados da entidade. Parágrafo Único – As utilizações acima descritas se farão sem limite de exemplares ou utilizações, podendo a CESSIONÁRIA fazê-los a seu livre critério, e ainda divulgá-las em seus materiais publicitários, banners e outdoors ou qualquer outro meio de divulgação disponível, podendo ainda utilizá-las por quaisquer outros meios e veículos de comunicação conhecidos até a data de assinatura da presente avença.

IV – DAS OBRIGAÇÕES DO CEDENTE

Cláusula 7ª – O CEDENTE compromete-se a entregar as fotografias, na versão colorida, gravada em CD na extensão JPG, com 300 DPIs, no tamanho 20 cm x 30 cm, identificado com o título e o nome do autor à CESSIONÁRIA.

Cláusula 8ª – O CEDENTE concorda que havendo necessidade de modificações, secções ou qualquer outra modificação que impliquem na alteração visual das FOTOGRAFIAS entregues, a CESSIONÁRIA poderá fazê-lo, sem que haja remuneração, devendo esta última, entretanto apresentar as modificações a serem feitas para prévia aprovação.

(12)

ADMINISTRAÇÃO CENTRAL

Parágrafo Único – As adaptações necessárias e indispensáveis a sua utilização técnica, tais como resolução, brilho, tamanho e até cor não são consideradas modificações das fotografias e, portanto, não estão sujeitas a qualquer aprovação prévia do CEDENTE.

V – DAS OBRIGAÇÕES DA CESSIONÁRIA

Cláusula 9ª – A CESSIONÁRIA obriga-se a manter a integridade das FOTOGRAFIAS utilizando-as de maneira íntegra, podendo proceder a alterações ou modificações exclusivamente nos termos da cláusula 9ª e seu parágrafo único.

Cláusula 10ª – A CESSIONÁRIA obriga-se a promover a defesa das FOTOGRAFIAS contra violações de terceiros.

VI – DO PRAZO DA CESSÃO

Cláusula 11ª – A presente cessão é definitiva e se faz em caráter irrevogável e irretratável.

VII – DA TRANSFERÊNCIA

Cláusula 12ª – Pela natureza desta cessão, poderá a CESSIONÁRIA, a qualquer tempo, e a seu critério, transferir os direitos aqui cedidos para outras Administrações Regionais do SENAR e/ou Federações da Agricultura e Pecuária dos Estados.

VIII – DA SUCESSÃO

Cláusula 13ª – As partes obrigam-se por si, seus herdeiros e/ou sucessores, a qualquer título, a respeitarem integralmente os termos e condições estipulados neste contrato.

IX – DO JUÍZO ARBITRAL

Cláusula 14ª – As partes poderão instalar Juízo Arbitral, nos termos da legislação aplicável, para resolver omissões ou desavenças surgidas do presente contrato.

X – DO FORO

Cláusula 16 – Fica eleito o foro da Comarca de Brasília/DF, para dirimir eventuais litígios oriundos do presente contrato, renunciando as partes a qualquer outro foro.

E por estarem justas e contratadas, firmam as partes a presente avença, em duas vias de igual teor, na presença de duas testemunhas que também a subscrevem, para os fins da lei.

_______________________________________________________________ Cidade do inscrito, dia/mês de 2011.

(13)

ADMINISTRAÇÃO CENTRAL Assinatura do CEDENTE _________________________________________________________________ CPF do CEDENTE Testemunhas: 1) _________________________________________________________________ 2) __________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

O segundo Beneficiário será designado pelo Segurado na Proposta de Adesão, podendo ser substituído a qualquer tempo, mediante solicitação formal assinada pelo próprio Segurado, para

declarados pelo contribuinte, há indícios de recursos circulando a margem do sistema bancário. 4) Os dados da DIMOF referentes ao ano-calendário de 2016 ainda não

costumam ser as mais valorizadas. B) Uma soma de fatores, como fácil acesso à água, possibilidade de utilizar os rios como meio de transporte e o baixo custo imobiliário devido

No período de primeiro de janeiro a 30 de junho de 2011, foram encaminhadas, ao Comitê de Segurança do Paciente da instituição sede do estudo, 218 notificações de

Como princípio geral, a GESTORA participará das assembléias gerais sempre que: (i) na pauta de convocação constarem matérias julgadas como relevantes e (ii) quando o custo associado

Uma boa rotina para esse tipo de atleta seria com esses seis exercícios: desenvolvimento por trás, elevação lateral, elevação lateral com cabos, elevação com halteres para

Não se está perante a situação de uma única falta injustificada; só se pode falar em falta de assiduidade se houver alguma continuidade, o que não implica que tenham de ser faltas

Niranjan Pehere (Liberia Eye Center, LV Prasad Eye Institute, JFK Memorial Medical Center). 10:30 | 10:40 Discussão