• Nenhum resultado encontrado

Padrão-568-c

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Padrão-568-c"

Copied!
4
0
0

Texto

(1)

1 - Introdução

Com o objetivo de melhorar a eficiência para projetistas, instaladores e usuários finais, a TIA (Telecommunications Industry Association) publicou recentemente duas normas de

cabeamento que vêm sendo antecipadas há algum tempo: a nova norma ANSI/TIA-568-C.0 (Cabeamento genérico para telecomunicações nas dependências do cliente) e a ANSI/TIA-568-C.1, revisão da '568-B.1 (Cabeamento de telecomunicações para edifícios comerciais).

Os novos padrões publicados ('568-C.0 e '568-C.1) substituem a antiga norma ANSI/TIA/EIA-568-B.1, bem como seus adendos, que foram avaliados e revisados e sob a coordenação do comitê de engenharia TR-42, da TIA e pelo subcomitê TR-42-1, responsável por cabeamento de telecomunicações para edifícios comerciais. Estes dois novos documentos serão combinados com a ANSI/TIA-568-C.3 (Componentes para cabeamento em fibras ópticas), que foi publicado em junho de 2008 e está disponível como norma.

A '568-C.3 substitui a '568-B.3 e seus adendos. A TIA-568-C.2 (Componentes e cabeamento balanceado de pares trançados para telecomunicações) está em desenvolvimento e deve ser publicado como norma até o final de 2009. A nova '568-C.2 substituirá a atual '568-B.2. Assim, o novo conjunto de normas "C" da TIA, substituirá o atual conjunto "B". No entanto, até a publicação da ANSI/TIA-568-C.2, o cenário é o seguinte:

- As normas ANSI/TIA-568-C.0 e 568-C.1 estão vigentes e substituem a ANSI/TIA/EIA-568-B.1 (e seus adendos) agora obsoleta.

- A norma ANSI/TIA/EIA-568-B.2 (e seus adendos) continuam vigentes e serão substituídos pela nova ANSI/TIA-568-C.2.

- A norma ANSI/TIA-568-C.3 está vigente e substitui a ANSI/TIA/EIA-568-B.3 e seus adendos. 2 – Especificação

O que as normas especificam com relação à certificação e qualificação do cabeamento metálico instalado?

O termo certificação do cabeamento é usado para descrever o processo de avaliação da resposta em frequência de um canal ou enlace permanente mediante a comparação dos valores obtidos nos testes (para cada parâmetro de transmissão cuja medição é especificada em normas) com valores-limite pré-determinados com base na norma usada como referência, tipo de cabo e categoria de desempenho do cabeamento instalado.

O termo "qualificação" não é um termo oficial e não está definido em normas aplicáveis. A qualificação pode ser entendida como um teste mais simples cujo objetivo é avaliar a resposta do cabeamento instalado para uma determinada aplicação (100BASE-TX, 1000BASE-T, etc.). No entanto, um teste de qualificação do cabeamento não pode ser confundido com a certificação do cabeamento.

Com relação à normalização, a certificação do canal ou enlace permanente é obrigatória para a avaliação e aceitação do cabeamento instalado. As normas aplicáveis a sistemas de

cabeamento de telecomunicações em edifícios comerciais não reconhecem testes de "qualificação" do cabeamento. Abaixo estão descritos alguns padrões sobre certificação de cabeamento e suas especificações.

ANSI/TIA/EIA-568-B.2 (Commercial Building Telecommunications Cabling Standard - Part 2: Balanced Twisted Pair Cabling Components)- Norma da Categoria 5e

Os Anexos A, B, C, D, E, F, G, H, I e J da '568-B.2, todos se aplicam a testes (cabeamento, hardware de conexão, patch cords, precisão, etc.) e são normativos (obrigatórios).

Anexo E: Testes do cabeamento (normativo, obrigatório) Este anexo define os parâmetros elétricos que devem ser medidos em campo em uma certificação de cabeamento Categoria 5e. Anexo I: Instrumentos de testes (normativo, obrigatório) Nota: este anexo especifica os

(2)

reportados, bem como procedimentos de testes de campo. É neste anexo que está definido que os testes devem ser feitos mediante o modelo de enlace permanente ou canal (de acordo com a ANSI/TIA/EIA-568-B.1) e se definem as especificações do Nível II-E de precisão dos equipamentos de testes que devem ser usados para a certificação da Categoria 5e. As Tabelas I.3, I.4 e I.5 ('568-B.2) estabelecem que a Categoria 5e deve ser certificada com equipamentos de testes capazes de varrer frequências entre 1MHz e 100MHz, e que apresentem Nível II-E de precisão, cuja resolução seja a seguinte:

a) Para frequências entre 1MHz e 31,25MHz, a varredura deve ser feita em passos de 150kHz. b) Para frequências entre 31,25MHz e 100MHz, a varredura deve ser feita em passos de 250kHz.

Nota: A ANSI/TIA/EIA-568-B.1 foi substituída pelas revisões C.0 e ANSI/TIA-568-C.1, porém mantém as mesmas especificações de testes.

ANSI/TIA/EIA-568-B.2-1 (Commercial Building Telecommunications Cabling Standard - Part 2: Balanced Twisted Pair Cabling Components, Addendum 1: Transmission Performance

Specifications for 4-Pair 100-ohm Category 6 Cabling) - Norma da Categoria 6

Anexo A: Procedimentos de testes de campo do cabeame nto (normativo, obrigatório) Este anexo remete ao Anexo I da norma ANSI/TIA/EIA-568-B.2, e especifica que a escala de frequências de testes deve ser entre 1MHz e 250MHz.

Anexo B: Instrumentos de testes (normativo, obrigatório) Este anexo define e especifica o Nível III de precisão para os equipamentos de testes usados na certificação de cabeamento Categoria 6.

As Tabelas B.1.1, B.1.2 e B.1.3 ('568-B.2-1) estabelecem que a Categoria 6 deve ser certificada com equipamentos de testes capazes de varrer frequências entre 1MHz e 250MHz, e que apresentem Nível III de precisão, cuja resolução seja a seguinte:

a) Para frequências entre 1MHz e 31,25MHz, a varredura deve ser feita em passos de 150kHz. b) Para frequências entre 31,25MHz e 100MHz, a varredura deve ser feita em passos de 250kHz.

c) Para frequências entre 100MHz e 250MHz, a varredura deve ser feita em passos de 500kHz. Os Anexos B, C, D, E, F, I, J e K dessa norma são todos relacionados a t estes (cabeamento, patch cords, hardware de conexão, etc.).

Portanto, os testes de qualificação servem apenas para verificar se o cabeamento sob teste está apto a "rodar" uma determinada aplicação. A certificação do cabeamento serve para avaliar o desempenho do cabeamento instalado para sua categoria de desempenho ao longo de toda sua banda de freqüências e garantir que toda e qualquer aplicação cujo requisito mínimo de camada física seja aquela do cabeamento instalado estará apta a rodar no sistema de cabeamento em questão.

A terceira grande revisão da 568(ANSI/TIA/EIA 568 C) ainda esta sendo discutida pelo grupo TR42 - User premises Telecommunications Cabling Infrastructure.

Qual o motivo da revisão da 568?

O primeiro documento publicado da revisão B da 568 foi em maio de 2001. De acordo com as diretrizes da ANSI, todas as suas normas devem ser revisadas a cada cinco anos e cada processo de revisão leva algo em torno de dois anos.

A 568-C será uma nova norma para rede genérica nas dependências do cliente. Esse documento será orientado ao usuário final.

• 568-C.1 – Será a revisão da 568-B.1,ou seja, tratará do cabeamento em edifícios comerciais e também será destinada ao usuário final .

• 568-C.2 - Tratará do cabeamento e componentes para cobre. Será um documento para o fabricante de sistemas de cabeamento estruturado.

(3)

• 568-C.3 – Tratará do cabeamento e componentes para fibra óptica e será para o fabricante de sistemas de cabeamento óptico.

O objetivo da 568-C.0 é oferecer diretrizes para o planejamento e instalação de uma infra-estrutura de cabeamento infra-estruturado genérico capaz de suportar um ambiente de múltiplos fabricantes e aplicações.

A 568-C.0 é a fundação para a infra-estrutura de cabeamento nas dependências do usuário. Os requisitos adicionais serão detalhados em outros documentos específicos para cada tipo de ambiente. Por exemplo, a 568-C.1 apresentará os detalhes adicionais para o cabeamento em edifícios comerciais. É importante destacar que a 568-C.0 reconhece vários ambientes diferentes, como escritórios comerciais, residências e industrias.

Uma vez que todas as normas para cada ambiente diferente são baseadas em uma arquitetura estrela com hierarquia, esse documento define pontos de conexão (em vez de espaços) e enlaces da seguinte forma:

Pontos de conexão

• A (por exemplo, MC – Cross-connect principal); • B (por exemplo, IC - Cross-connect intermediário);

• C (por exemplo, TR – Sala de telecomunicações ou TE – espaço de telecomunicações);e • D (por exemplo, CP – ponto de consolidação e WA – areá de trabalho).

Enlaces entre pontos de conexão

• Nível 1, exemplo: Cabeamento entre um MC e um IC ou HC; • Nível 2,exemplo: Cabeamento entre um IC e um HC;e • Nível 3,exemplo: Cabeamento entre um HC e uma WA.

Os meios físicos reconhecidos pela 568-C, que podem ser usados individualmente ou combinados, são os seguintes:

• Cabos de fibras ópticas monomodo (ANSI/TIA/EIA 568-C.3); • Cabos de Fibras ópticas multímodo (ANSI/TIA/EIA 568-C.3);e

• Cabos balanceados (de pares trançados) de 100 ohms (ANSI/TIA/EIA 568 C.2). Os componentes do cabeamento devem estar em conformidade com as especificações ANSI/TIA/EIA 568-C.2 e ANSI/TIA/EIA 568-C.3.

Quanto ao comprimento máximo para cada meio físico reconhecido, a 568-C considera que os comprimentos suportados pelo cabeamento são dependentes do meio físico e da aplicação. No anexo D( informação de suporte a aplicações)estão listadas aplicações como sistemas ópticos( 1000 Base SX, 10Gbase-S)e sistemas em cobre ( ADSL, 1000Base-TX,CATV HDTV).

Outro ponto em discussão é se as Categorias 3 e 5e serão ainda reconhecidas pela 568-C ou não. No começo dos trabalhos considerava-se que a Categoria 5e seria descontinuada, porém até o momento isso não foi definido. Talvez essa Categoria de desempenho seja ainda

reconhecida, porém não recomendada para aplicações de alta velocidade no subsistema de cabeamento horizontal. A Categoria 3 deve ser mantida da mesma forma como está na 568-B, ou seja, reconhecida para aplicações de voz e dados de baixa velocidade( 10Base-T), porém com restrições para aplicação de dados.

A Categoria 6 Aumentada provavelmente não deverá fazer parte da TIA 568-C. Essa nova categoria de desempenho, que se encontra no draft 6.0 da ANSI/TIA/EIA 568-B.10 com uma

(4)

largura de Banda de 500 MHz para assegurar a implementação da aplicação de 10GbE sobre cobre, deve ser publicada inicialmente como adendo da 568-C.

Aterramento e equalização de terras, redundância de encaminhamentos, requisitos de instalação para cobre, requisitos de teste de campo para verificação de desempenho de transmissão do cabeamento instalado, cabeamento centralizado óptico e polaridade do cabeamento óptico, além de requisitos para a determinação do balanço de perda de potência óptica, também são tratados na 568-C.

Quanto a testes de transmissão, a 568-C usará o TSB-140 como referência, para testes de campo do cabeamento óptico. Esse TSB define as seguintes metodologias de testes para enlaces ópticos:

• OLTS – Optical Loss Teste Set, o enlace óptico deve ser testado em relação à atenuação e polaridade e seu comprimento dever ser verificado: e

• OTDR – Optical Time Domain Reflectometer, o enlace óptico pode ser testado por meio de um OTDR, porém não pode ser usado em substituição ao OLTS.

Pode ser utilizado para verificar anomalias e assegurar a uniformidade da atenuação do cabo e a perda de inserção do conector e também para certificar que o cabo óptico foi instalado de forma adequada (raios de curvatura observados, conexões ótimas, emendas, etc.).

Com relação a 568-C.1, que substituirá a atual 568-B.1, não há muitas novidades. Essa norma esta ainda em draft e, portanto, sujeita a mudanças. Em relação a 568-B.1 as únicas mudanças são de nomenclaturas(pontos de conexão em vez de espaços e enlaces entre pontos de conexões). Os subsistemas de cabeamento serão identificados por níveis, ou seja, o

cabeamento horizontal será de nível III, o Backbone de edifício será de nível II e o subsistema de cabeamento de campus de nível I.

As novidades presentes no draft da 568-C.1 são as seguintes: • Gabinetes de telecomunicações (adendo 5);

• Desenhos e esquemas que representam uma topologia estrela com níveis hierárquicos; e • Uso de fibras monomodo no cabeamento horizontal.

As seguintes questões ainda se encontram em debate:

• Permissão para canais horizontais ópticos com 300 metros de comprimento; • Uso de cabeamento Categoria 3;e

• Uso de cabeamento Categoria 6ª. Conclusão

A realidade é que há muitas indefinições e divergências dentro dos subcomitês de

normalização. As informações apresentadas aqui resumem o andamento dos trabalhos do comitê TR-42 e seus subcomitês apresentados na Bicsi.

A principal norma para o cabeamento, EIA/TIA 568C, tem seu prazo de publicação previsto para junho de 2009. Neste momento seu texto está em fase de avaliação pois todos os

adendos da norma EIA/TIA 568B.2 foram incluídos gerando uma necessidade de revisar todo o descritivo.

• Aprovação publicação à norma EIA/TIA 1005 para instalações em ambientes industriais. • As normas de aterramento (EIA/TIA 607) e de identificação (EIA/TIA 606) também estão em fase de revisão de texto/conteúdo

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Finally,  we  can  conclude  several  findings  from  our  research.  First,  productivity  is  the  most  important  determinant  for  internationalization  that 

Os resultados deste estudo mostram que entre os grupos pesquisados de diferentes faixas etárias não há diferenças nos envoltórios lineares normalizados das três porções do

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento