• Nenhum resultado encontrado

Francisco Waldner-os astros e o teu destino

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Francisco Waldner-os astros e o teu destino"

Copied!
147
0
0

Texto

(1)

FRANCISCO WALDNER

OS ASTROS E

O TEU DESTINO

Tradução de E. Jacy Monteiroedição

HEMUS

(2)
(3)

Uma estrela guiou os Reis magos para um destino glorioso. Todos podem descobrir no Céu a própria estrela e sonhar com o Destino que os aguarda.

(4)
(5)

ÍNDICE

Prefácio . . . 11

Exposição do autor . . . 13

Áries — caráter excepcional . . . 21

Touro — caráter contraditório . . . 31

Gêmeos — caráter inacessível . . . 41

Câncer — caráter difícil e reservado . . . 53

Leão — caráter radiante e generoso . . . 65

Virgem — caráter conformado . . . 75

Libra — caráter sutil . . . 85

Escorpião — caráter equilibrado . . . 95

Sagitário — caráter equilibrado . . . 107

Capricórnio — caráter tenaz . . . 117

Aquário — caráter de visionário . . . 127

Peixes — caráter tímido . . . 137

(6)
(7)

PREFÁCIO

Francisco Waldner é um cientista. Possui, além de profundo conhecimento do cosmos, dom excepcional de clarividência, que lhe permite interpretações de surpreendente exatidão, tanto do ponto de vista restrito dos rasgos do caráter como da psicologia humana. Assim se explica o crédito de que desfruta junto ao público francês em virtude de predições e estudos, publicados com imenso êxito na revista ELLE, que goza da exclusividade dos seus escritos.

Tudo começou em janeiro de 1959, quando Francisco Waldner predisse o que aconteceria naquele ano. Ao término desse ano, bastava lançar-se os olhos para o artigo publicado em ELLE, no número 681, para experimentar-se o maior assombro: nele se anunciava tudo quanto veio q ocorrer depois. Falava-se do idílio de Brigitte Bardot com Sacha Distei, que se viam juntos por toda parte. “Não”, disse Francisco Waldner, “não se casarão”. E, com efeito, ela se casaria com outro, do qual teria um filho ao findar aquele ano. O Xá da Pérsia havia rompido com Soraya e, contudo, ainda parecia hesitar. “Não”, disse Francisco Waldner, tudo se acabou; mas o xá voltara a casar-se no fim do ano com uma jovem de quem ninguém fala hoje. Por último, anunciou que a princesa Margari-da, da Inglaterra, se casaria em 1960 com um desconhecido e que, logo em seguida, o luto pela morte de um parente do noivo empanaria a felicidade dos jovens esposos. Apenas tornou-se conhecido em março de 1960 o compromisso matrimonial, o jovem Tony perdeu a avó, a quem dedicava grande afeição. Enfim, Francisco Waldner anunciou, sempre na revista ELLE (número 782, janeiro de 1960) que, infelizmente, 1960 seria ano infausto, assinalando-se por acidentes e catástrofes espetaculares, devidos aos elementos, porquanto se achava sob o signo de Marte, planeta das guerras e das tempestades. Prognosticou igualmente que o filho da. soberana inglesa seria um menino, como de fato aconteceu.

(8)

Esse homem tranqüilo e misterioso que muito sabe e tudo adivinha, gosta sobretudo de estudar os caracteres por meio da astrologia; em seguida, utilizan-do o sexto sentiutilizan-do aguutilizan-do que possui, analisa os tipos humanos com acuidade tão extraordinária que tão logo a revista ELLE publicou, palavra por palavra, essa série de estudos, começaram a escrever-lhe de todos os lados para agradecer-lhe a ajuda proporcionada. Algumas cartas chegavam à revista e outras à casa dele, subscritadas simplesmente com as palavras: Francisco Waldner, Roma. O Cor-reio Geral da cidade não demorou em preocupar-se com o número crescente de cartas, informou-se a respeito do destinatário e... distribuiu sem mais nada, coti-dianamente, aquela correspondência dirigida a um homem que, por outro lado, era conhecido de todos os grandes deste mundo e também, desde entro, pelos carteiros de Roma.

Eis por que este livro, que reúne em um só volume todos os estudos funda-mentais de Waldner, constituirá para o leitor precioso aliado, ajudando-o a co-nhecer-se a si mesmo, a melhor conhecer ao próximo e, em uma palavra, a desenrolar a meada da próprio. vida. Trata-se, em resumo, no que diz respeito a tais estudos, de enxergar claramente, de compreender, de conseguir êxito no que se empreende, de alcançar a felicidade e tornar felizes os outros.

Não há um único instante da vida que não represente problema a exigir solução. Deve-se a ocorrência cada vez maior de tensões e crises nervosas às dificuldades que a vida diária se encarrega de multiplicar. Problemas afetivos, problemas de situação material, problemas de relações humanas... Tanto o ho-mem quanto a mulher são presas fáceis da inquietação e da angústia, encontran-do-se sós ante a complexidade da existência, cujos fios são cada vez mais difíceis de desembaraçar. Existem máquinas para calcular, traduzir e diagnosticar, mas não, pelo menos até agora, para aconselhar psicologicamente. Sem dúvida algu-ma, a religião, a filosofia e a moral são armas poderosas, guias luminosos, e a oração, nos instantes decisivos da vida, conforme o demonstrou Alexis Carrel, alavanca tranqüilizadora. Mas, apesar de tudo, continua a existir um sem número de mas situações diárias, à semelhança de labirintos complicados, inextricáveis e angustiosos.

“Não sei como sair destes apuros”, é a frase favorita do século XX nos países ocidentais. “É preciso ir para a frente” é a frase favorita do otimista. Quando se trata, porém, de resolver ou prevenir, impõe-se o conhecimento de certos dados e circunstâncias. Não obstante, e a isso se deve seja a vida tão frequentemente cruel, costumam tais dados ser-nos desconhecidos, fugindo-nos, às vezes, completamente.

A este livro seguir-se-ão outros e, no fim do ano, um almanaque astrológi-co, primeiro no gênero, que permitirá a Francisco Waldner colocar o leitor, dia a dia e segundo o respectivo signo astrológico, ante o conjunto de seus problemas pessoais.

(9)

FRANCISCO WALDNER

diz ao leitor o que deve saber a respeito dos astros e dos planetas, antes de ler os capítulos seguintes.

Quando erguemos maquinalmente a cabeça e contemplamos o extraordinário esplendor de uma noite estrelada, realizamos, sem o saber, certo rito sagrado da antiga Babilônia. Para os babilônios, os deuses planetários viviam em um circulo situado em torno do Céu. Tal círculo, a que deram o nome de “anel zodíaco” supunham dividido em doze signos, cada um dos quais o Sol atravessava no curso de trinta dias. Neles tinham os deuses os seus palácios. Os babilônios deram a cada zona o nome de uma constelação, nome esse que obedecia à posição das estrelas fixas que formavam o séquito da divindade. Con-servaram-se essas denominações até os nossos dias. Segundo a tradi-ção, tais divindades se projetam sobre a Terra, modificando as zonas inconscientes da alma.

Essa mitologia milenar, transmitida pelas antigas civilizações, sobrevive no subconsciente de cada indivíduo e às vezes a ele se revela por meio de sonhos estranhos, exaltações e amplas sensações inexpli-cáveis. O mundo celeste manifesta-se sempre com a violência incrível das nostalgias do passado.

Vamos examinar neste livro as evoluções astrais, signo por signo, mas em caso algum o leitor deve acreditar que encontrará predições absolutas, desprezando-se a parte de livre arbítrio de que todos nós dispomos. O astrólogo não é feiticeiro. Sua obra baseia-se

(10)

principal-mente na psicologia, no caráter e nas inclinações individuais. Não será demais, por, tanto, repetir que Possuímos vontade livre e que não estamos, nem de modo algum devemos estar, submetidos inexoravel-mente às predições. Por vezes a astrologia nos surpreende; por isso que não ficamos adstritos inteiramente às características do signo de nosso nascimento. Na realidade, não é de surpreender, visto como nem tudo é assim tão simples. Cada signo está dominado por um planeta. (Confor-me se verá mais adiante, Áries, por exemplo, está dominado por

Mar-te, planeta da ação.) Além disso, todos nós possuímos misterioso signo

ascendente: o do Zodíaco, que surge no horizonte quando vimos a luz. Tudo gira no Céu: quando um astro desce outro sobe. Como achar esse signo ascendente? Vamos aprendê-lo juntos. Arranjei para o leitor um sistema de cálculo que, sem chegar a convertê-lo em astrólogo consu-mado, lhe permitirá estabelecer, por conta própria, o respectivo horós-copo. Esse signo ascendente é poderoso, comportando ações hereditá-rias e consciência remota que de certo modo nos precede.

Em cada signo há uma parte boa e outra má, donde tornar-se indispensável conhecer e conseguir que entre o humano e o espiritual se estabeleça certa coordenação benéfica. São importantes e do maior interesse as características principais dos planetas que exercem influ-ência sobre os signos do Zodíaco, pelo que as resumirei mais adiante com o intuito de esboçar uni quadro geral do cosmos.

O Sol é a fonte da força vital, a individualidade, o impulso cria-dor que existe em nós e a parte espiritual que os antigos denominavam “centelha divina”. Simboliza a vontade, a atividade mental, o êxito na profissão que se exerce, tudo o que é imutável e os impulsos da gene-rosidade. Confere caráter nobre e altivo, bem como personalidade inci-siva e saliente. Nos aspectos negativos determina temperamento cruel, arrogância, presunção, impulsividade e egocentrismo.

A Lua domina os impulsos naturais, a vida sentimental, afetos e sentidos. Ocupa lugar saliente entre os planetas devido à multiplicida-de das influências a que dá origem.

Com efeito, é a Lua que transmite esse desejo natural de mudar, de realizar viagens curtas, para regressar sempre ao ponto de partida; confere igualmente grande sensibilidade, intuição, qualidades mediúni-cas, passividade. Regula as funções dos órgãos femininos, as perturba-ções nervosas, a fertilidade, o obstáculo, o nascimento. Exerce, além

(11)

disso, grande influência sobre mulheres e crianças. É o próprio símbo-lo da mulher.

A expressão, negativa da Lua promove a extravagância e o histe-rismo, desequilibrando o sistema nervoso. Além disso provoca inúme-ros fenômenos naturais, como, por exemplo, as marés, e, principal-mente quando cheia ou crescente, exerce influência sobre o tempo e sobre indivíduos hipersensíveis.

Neste ponto convém chamar a atenção, embora resumidamente, para a influência dos eclipses do Sol e da Lua. Os primeiros exercem influência nefasta sobre as famílias reais e pessoas que ocupem posi-ção privilegiada. Durante o eclipse solar de 30 de Maio de 1946 teve lugar na Itália o referendo que provocou a queda da monarquia e a 2 de junho do mesmo ano a proclamação da República.

Os eclipses da Lua são prejudiciais às crianças, às massas popu-lares e às mulheres. Grandes desgraças, motins, revoluções e perdas sensíveis observam-se com grande freqüência depois de um eclipse lunar.

Mercúrio é o planeta da inteligência e da sagacidade, das profis-sões e dos negócios, particularmente dos que se relacionam com o comércio. É ele que decide o papel que uma pessoa poderá desempe-nhar.

As influências positivas dele aumentam a capacidade de raciocí-nio e as relações de interesses; comunicam vivacidade de espírito, apego ao trabalho e temperamento variado e dinâmico. Suas influên-cias negativas tornam o indivíduo volúvel, fantasioso, ladrão, hipócri-ta, favorecendo freqüentemente toda sorte de deficiências mentais.

Sábios, artistas, escritores, políticos e homens de negócios distin-guiram-se graças à poderosa influência de Mercúrio, que representa o princípio do pensamento e da crítica.

Marte, planeta da energia e do valor, da perspicácia, dos esportes

e das forças armadas, não permite nunca o repouso. Seu natural ígneo desperta os instintos e as forças animais. Marte decide quais os objeti-vos quê terão de conquistar os por ele marcados. A ambição e a vida sexual de cada indivíduo estão submetidas a Marte. Regido pela von-tade, Marte transforma os homens em valentes, empreendedores e resolvidos a tudo; sem este planeta a humanidade seria apática, indo-lente e fraca.

(12)

Seus aspectos negativos fazem-nos tender à destruição, à intem-perança dos sentidos, à cólera e à vingança. Possui, em suma, as cara-terísticas que lhe correspondem corno planeta da guerra.

Pode considerar-se Vênus como o planeta que proporciona a alegria e tudo quanto é agradável. Vênus, deusa da arte, da expressão e da graça, é quem torna os homens bons, afáveis, caridosos e sociáveis para com os outros homens. Incita ao amor, estreita os laços sentimen-tais e afetivos e a. tudo empresta expressão de gentileza.

Vênus traz segurança, proteção e bem-estar. Influindo, porém,

em sentido negativo, torna aos que estão sob seu signo preguiçosos, sensuais, depravados, obstinados, vaidosos e desordenados. Em geral, pode dizer-se que este planeta leva o indivíduo a entregar-se aos praze-res da vida.

Júpiter é o planeta da sorte propícia, dos bons sentimentos e da

energia construtiva; é igualmente o planeta da justiça, prudência, gene-rosidade e grandeza d’alma. Concede riqueza, honras, sinceridade e cordura.

Se se revela favorável concede cargos importantes, protege o exercício da advocacia e da justiça, a vocação religiosa e eclesiástica, a vida filosófica e sem violências. Se se manifesta hostil, conduz à pre-sunção, arrogância e hipocrisia e incute a paixão prejudicial do jogo, os vícios e a dissipação dos bens.

Realizador do destino, Saturno leva o homem a subir lentamente os degraus do desenvolvimento espiritual e social, no tempo próprio em que tem de aplicar as energias necessárias para conseguir tal fim. É o planeta da dor e do sentimento do dever.

Saturno, quando favorável, concede caráter resistente e tenaz,

disposto a fazer frente a tudo, capaz dos maiores sacrifícios e de gran-de perseverança. Sua expressão negativa toma a vida difícil e cheia gran-de contratempos, visto como traz consigo pessimismo, avareza, intolerân-cia, melancolia e desconfiança para com o próximo, bem como para contigo mesmo.

Ainda não se aprofundou o estudo do planeta Urano, nem tão pouco o de Netuno e Plutão, visto ser recente o seu descobrimento. Contudo, parece não haver dúvidas quanto caráter explosivo que pos-sui. A este planeta estão submetidos os inventos, a técnica e a desco-berta das forças nucleares.

(13)

Quando a sua influência é positiva, Urano favorece os grandes empreendimentos resolvidos em pouco tempo, as viagens de explora-ção, a originalidade do caráter, com tendências a extravagância e ao exibicionismo. Caracteriza o gênio e faz com que se produzam na vida de cada um os acontecimentos imprevistos. Em sentido contrário, con-duz aos atos violentos, ao crime e aos desvios morais.

Netuno é o planeta que favorece a capacidade criadora e a

ativi-dade artística, que em nós promove as forças do espírito e do ideal. Em posição favorável, exerce grande influência sobre o amor espiritual e a caridade, podendo produzir grandes gênios, ascetas e místicos, tanto como grandes mistificações. Em posição contrária dá origem à confusão, complicações, paixões misteriosas e intrigas.

Conforme as observações realizadas até esta data, Plutão confere caráter marcial com matizes que correspondem a Mercúrio. Sob sua influência benéfica, é capaz de conduzir à maior genialidade, enquanto que no sentido negativo arrasta à maior criminalidade. Entretanto, de-morará. muito para que se formule juízo definitivo, visto como este planeta percorre o zodíaco mui lentamente, sendo grandemente discu-tíveis as conclusões tiradas até agora a seu respeito.

Repartem-se os doze signos do zodíaco em quatro categorias que correspondem aos quatro elementos e aos quatro temperamentos fun-damentais.

Signos do fogo: Áries — Leão — Sagitário. Temperamento am-bicioso, a que se atribui: argúcia, eloqüência, desejo de honras.

Signos do ar: Gêmeos — Libra — Aquário. Temperamento san-güíneo: amizade, concórdia, eqüidade.

Signos da terra: Touro — Virgem — Capricórnio. Temperamento nervoso: religião, afeição pela vida do campo e obstinação.

Signos da água: Câncer — Escorpião — Peixes. Temperamento fleumático: inconstância, reserva, inclinação aos prazeres.

Os signos do fogo e do ar são caracteres mais masculinos e diurnos, enquanto os signos da terra e da água são mais femininos e noturnos.

Os signos do Zodíaco dividem-se igualmente em signos móveis, fixos e comuns.

(14)

Os signos móveis ou cardiais são Áries, Câncer, Libra e Capri-córnio. Implicam em presságios e, quanto ao caráter d o homem, em mudança e inconstância.

Os signos fixos, Touro, Leão, Escorpião e Aquário indicam bens duradouros e tornam o homem constante, firme e perseverante.

Por último, os signos comuns, Gêmeos, Virgem, Sagitário e Pei-xes produzem efeitos mistos, moderados e variáveis.

(15)

De 22 de março a 20 de abril

ÁRIES

SIGNO DO FOGO, SOB A DOMINANTE DE MARTE

Dominado por Marte, planeta da guerra e da ação, da energia, valor e vontade.

(16)
(17)

CARÁTER EXCEPCIONAL

Força — Poder — Êxito

Zola Goya Anatole France Bach Haydn Vertaine Máximo Gorki Chaplin Von Braun Descartes

Áries, signo do fogo, dá início ao Zodíaco, seguindo assim as pegadas da criação: no princípio reinava a força descontrolada; Deus, pela própria vontade, harmonizou a força. e transformou-a em luz.

A expressão da força escolheu por sede o planeta Marte. E o signo de Áries a ele corresponde em virtude de sua natureza dinâmica, rápida e ardente.. Os tipos a que dá origem, mui diferentes conforme possuam ou não qualidades espirituais, distinguem-se pela vontade e espírito empreendedor.

Os que nascem sob este signo, homens ou mulheres, personifi-cam a força vital e como que instintivamente dirigem os outros. Quali-dades características dos que nascem sob o signo de Áries, sejam homens ou mulheres, são o desejo de domínio, a sinceridade nas pai-xões, o otimismo, a ambição e o idealismo; tudo isso, contudo, com certa tendência ao exagero e a à impulsividade.

O tipo Áries revela generosidade provada, se nem sempre em questões de dinheiro pelo menos sob outros aspectos: pode, por exem-plo, sacrificar-se no trabalho em proveito dos companheiros. Manifesta sempre generosidade em relação a pessoas que estejam sob suas or-dens. Tem base moral ou religiosa que respeita, mesmo quando se afasta sensivelmente da ortodoxia.

(18)

Para quem nasceu em Áries é natural, depois de troca de palavras desagradáveis com alguém, portar-se amigavelmente como se nada houvera sucedido. Assim se dá porque, devido à tendência, à agressivi-dade e à violência, procede sem veragressivi-dadeira malícia, sem refletir e sem levar em conta a susceptibilidade do próximo. À ação sucede a refle-xão, procurando então o que nasce em Áries reduzir ao mínimo a gravidade da ação cometida: não imagina que os outros possam guar-dar-lhe rancor. Em resumo ele mesmo se justifica.

Sente a necessidade de estar constantemente em ação. Tem prazer em empreender, mas uma vez alcançado o objetivo abandonado gosto-samente para dirigir as vistas para outros fins. Tal atitude pode redun-dar-lhe em prejuízo da situação econômica. Vive no presente, esquece o passado e só se interessa pelo futuro quando se converte em realida-de. Se estiver dominado por chefes ou sujeito à vontade alheia, não conseguirá nunca adaptar-se à situação conservando-se de mau humor, desanimado e impaciente. Bem conhecida é a sede de justiça de quem nasce em Áries. Uma questão judicial pode obsecá-lo ou provocar-lhe esgotamento nervoso se, obrigado a longa espera, não puder passar ao ataque. Se intervier nela, complicará a situação, visto como a falta de flexibilidade e de diplomacia criarão novos obstáculos. Sem dúvida alguma, preferirá um prejuízo material a essa expectativa extenuante.

Homem ou mulher nascido em Áries, mais do que os que perten-cem a qualquer outro signo, faz do trabalho a. razão principal da vida. Não o assustam as dificuldades e quando parece que vai sucumbir diante delas, descobre forças suficientes para cobrar ânimo e vencê-las. No caso de perigoso desequilíbrio financeiro é capaz de consolidar a posição. Modelo de vontade, a força de concentração que possui pode levá-lo a subir aos mais altos postos nas profissões que se lhe oferecem. Que profissões? Quase todas. Em todos os campos em que há necessidade de personagem brilhante para dirigir outras pessoas, encontra-se alguém nascido sob Áries. A força que possui torna-o ser magnético e magnetizante. É capaz de dominar o público, os colabora-dores e os chefes. Homens dessa espécie encontram-se igualmente na cirurgia, nos bancos, na magistratura, exército, metalurgia, medicina: nenhum outro signo do Zodíaco produz tantos médicos como este. Todos se fazem notar pela rapidez dos diagnósticos, que quase sempre, quando analisados, se revelam exatos. Mas as profissões mais

(19)

“abstra-tas”, como a publicidade, o jornalismo e as artes, longe estão de lhes serem vedadas. Notáveis indivíduos, nascidos, sob o signo de Áries dominam o maior número de assuntos, por assim dizer, simultanea-mente. A mobilidade de espírito que possuem tornou-se lendária. Tos-canini, o grande regente de orquestra nasceu sob este signo, como também Karajan. Quem nasce sob Áries será homem de ação sempre que lhe seja dado dirigir sozinho a orquestra ou o combate.

Não se presta para juntar-se à comunidade ou ao sindicato. Apraz-lhe que o sigam mas não gosta de seguir a outrem, Por vezes é tirânico. Mau mediador, não se acomoda humildemente à ação social lenta e continuada. Falta-lhe capacidade para controlar-se e não conta com meio algum de ação discreta e a longo prazo. Impulsivo e genial, deve tantos triunfos à inspiração imediata que sente dificuldade em planear qualquer ação a longo prazo. Sendo igualmente orgulhoso, tem sempre necessidade do êxito para manter-se em forma e governar a inteligência e os dotes que possui. É, porém, mais complexo do que parece: assim o demonstra a fragilidade de seu sistema nervoso.

Impossível de explicar pela razão — o que prova lhe assinalarem o destino acontecimentos estranhos — freqüentemente a nostalgia aba-te quem nasce sob esaba-te signo, fazendo-o mergulhar na depressão. Esses esgotamentos nervosos, cuja origem psíquica não oferece a menor dú-vida, marcam com uma nota de angústia estes caracteres, embora bem delineados e extraordinariamente concretos. Nos momentos de depres-são total, não podendo mais contar com as forças inatas exuberantes fica reduzida a uma alma a sofrer, totalmente desamparada, a suplicar auxílio. Tal fenômeno é explicável. Como consumiu todas as forças marcianas na luta e na ação para conquistar o êxito material, chega a um momento na vida em que fica desamparado dos recursos habituais: vivacidade, entusiasmo, necessidade de tomar a iniciativa. Passa então a formular perguntas a si próprio e esse grande lutador costuma sentir a necessidade de grandes idéias, de ideais e, em resumo da idealização da própria vida. Além da sua grande atividade parece que deve haver algo mais. Poderá alcançá-lo? E sobretudo por que meios o consegui-rá? Pela meditação? Pela religião? Pela filosofia? Realizando obras sociais?

(20)

A meio caminho da vida nem mesmo sabe. juntar-se-á, porém a qualquer pessoa que o ajude a aproximar-se da nova necessidade que lhe domina o espírito, para humanizar a vida, para retroceder.

Em certas ocasiões, embora seja necessário admitir que raramen-te, o amor lhe oferece a solução de todos os problemas. É raro que assim aconteça, eis que o mundo do amor lhe é privativo, diferindo daquele em que vive a maior parte dos mortais. O homem nascido sob Áries exerce poderosa atração sobre as mulheres, que o acham fasci-nante e sedutor, tanto pela espontaneidade quanto pela força magnéti-ca. Além disso, apaixona-se arrebadatamente e sem reservas. Por igual o dominam tanto as grandes paixões como a temível loucura do ciúme.

Se a fidelidade não é o seu forte, deve-se tanto aos motivos que acabamos de expor quanto à vaidade. A esta porque freqüentemente se julga obrigado a desempenhar o papel que lhe atribui a posição social, e a ceder às tentações que lhe dão “prestígio”. Tais aventuras, em geral, não têm importância esquecendo-as com a mesma rapidez com que as empreendeu. Nota-se uma exceção: que se apaixone por um ser mais misterioso do que ele, um pouco médium, um pouco oculto, de vida interior intensa e que possua visão supraterrestre de tudo. Neste caso, seu espírito, cansado de errar de um lado para outro, poderá achar neste ser um ponto de fixação e, pela primeira vez, ele que sempre ajudou a outros, encontrará ajuda verdadeira.

Não sendo assim, um matrimônio normal passará por altos e baixos, devidos ao caráter de quem nasce sob Áries. Se a união se mantém, converter-se-á durante o segundo período do matrimônio, em companheiro fiel e excelente, tanto mais que, extintas as forças com-bativas de que dispunha, experimenta relaxação, deixando que falem a ternura e a linguagem dos sentimentos.

Em geral dá mais importância aos amigos do que aos membros da família a que pertence, seja porque as recordações da infância não se mostrem bastante alegres, seja porque o destino o leve a afastar-se dos pais. Tal o motivo por que sente verdadeira afeição pelas pessoas com quem se aparentou em virtude do casamento.

(21)

Signos favoráveis a quem nasce sob Áries

Os signos favoráveis são: Leão, Sagitário, Gêmeos e Aquário. Tem freqüentemente conflitos com os que nascem sob Câncer, Capri-córnio e Libra.

A união de Leão “signo do coração” com Áries, “signo da cabe-ça” forma o binômio “coração-cabecabe-ça” A união com Sagitário é exce-lente, porque este, com a sua sabedoria, filosofia e tranqüilidade, mo-dera aquele. Enquanto que os Gêmeos e o Aquário, dispondo de paci-ência, contém, mais do que qualquer outro, a impetuosidade de Áries.

Com Libra haverá grande atração física e possibilidade de cho-que imediato ou de entendimento profundo. Com os Peixes ou o Touro grande compreensão e afinidade de gostos, mas possibilidade de cho-ques, em particular com os Peixes.

À compreensão inicial com o signo de Virgem segue-se um res-friamento provocado em grande parte pelo sentimento crítico dos que nascem sol, este sigilo, que consegue destruir com facilidade o idealis-mo dos que nascem sob Áries.

São numerosas as uniões com o Escorpião, visto como, mesmo quando os caracteres dos dois signos são diferentes, originam-se afini-dades devidas a intensiafini-dades dos sentimentos.

Á união com Câncer e com Capricórnio é mais complicada: nem os casamentos nem as uniões conseguem resistir bastante. Com os que nascem sob estes signos os de Áries estabelecem amizades duradouras, irias a boa harmonia física e sentimental cede ao desgaste.

A mulher que nasce sob Áries é ativa

Quase todas as mulheres que nascem sob Áries abraçam uma profissão. Como são ativas, por igual com os homens nascidos sob este signo, encontrâmo-las em todos os terrenos, sobretudo nas profissões e cargos mais próprios dos homens, aos quais superam freqüentemente em habilidade. Seria fácil encontrá-las na Cruz Vermelha, no exercício da medicina, nos diferentes ramos da ciência e nas instituições de assistência. Podem ser fotógrafas, jornalistas, decoradouras, artistas, ou então ocupar-se de modas com originalidade notável.

A mulher que nasce sob Áries pode ser excelente organizadora do lar, mas sente-se pouco inclinada a acompanhar a marcha dos

(22)

deta-lhes cotidianos. Participa das inclinações poéticas dos primitivos na maneira de viver, alimentar-se e vestir-se. Prefere os tons vivos. A cor preferida é o vermelho em todos os matizes. As pedras preciosas de que gosta são: rubi, granada e cornalina. Inclina-se mais para o que é prático e simples do que para a excentricidade.

Sente grande atração pela arte. Nas criações artísticas revela vi-gor, vivacidade e naturalidade, dentro de orientação independente. É também capaz de dedicar-se a um artista, escritor ou músico, para viver feliz e sem grandes necessidades. Quanto ao caráter possui os mesmos dotes que os homens nascidos sob este signo.

Talvez seja este o motivo de pretender assumir papel autoritário no matrimônio. Pelo temperamento independente, sincero e espontâ-neo, embora por vezes demasiado impetuoso, antes do casamento ver-se-á rodeada de admiradores, na maioria inteligentes e atraentes, mas fracos e pouco confiantes em si. Ela os ajudará a organizar-se e a situar-se na vida; assumirá também o papel de protetora. Com efeito, embora possua grande sensibilidade e sensualidade bastante femininas, a mentalidade e o modo de conduzir-se são freqüentemente masculi-nos. A mulher deste signo procura na realidade um caráter mais forte, ao qual se adapte e que a domine, pelo menos espiritualmente. Não costuma ter muitos filhos, mas estes a estimam e respeitam, embora ela se mostre pouco mãe no sentido clássico da palavra.

Saúde dos que nascem sob Áries

Os que nascem sob Áries possuem saúde muito curiosa, sofrem dores de cabeça, dos olhos, que têm delicados, da boca e do aparelho digestivo (fígado, estômago, intestinos), bem como de moléstias rápi-das, acessos de febre, que às vezes desaparecem, mesmo antes que se lhes aplique qualquer remédio. Mas cuidado, quem nasce sob Áries, apesar dessa “má saúde de ferro” não é doente imaginário. Tem sim-plesmente sensibilidade nervosa tão aguda que provoca indisposições passageiras, embora deva sempre verificar a natureza do mal.

Se o leitor nasceu sob o signo de Áries aprenda a ter paciência se não quiser tudo perder devido à irascibilidade. Medite a respeito da própria existência. Se é jovem continue a lutar, construa, organize a vida, os êxitos e ponha em ação todas as forças vivas de que dispõe; de

(23)

qualquer maneira, não terá outro remédio senão assim fazer. Se não é bastante jovem, não procure levar por diante a todo custo a vida inte-rior e a vida social. Proceda com menos precipitação, conceda a si próprio um pouco de tempo para meditação e interesse pelos livros, pelas artes e pela música; ofereça a si próprio a oportunidade de passar da atividade intensa e exterior para a vida espiritual, acalmando desse modo as angústias: o horror à fuga do tempo e à inação. Precisa trans-formar as forças ativas em reflexão e a espontaneidade em madureza. Desse modo a inteligência sairá ganhando e o leitor ou a leitora trans-formar-se-á em perfeito cavalheiro ou grande senhora, possuindo tanto o poder material quanto o espiritual.

Em várias religiões, considerava-se o símbolo deste signo como o animal do sacrifício. Para o cristianismo é o símbolo de São Pedro, da luta que teve de sustentar e o elo ideal da união com São João, expressão máxima do amor e da espiritualidade. Ao meio do caminho da vida há de passar por grandes provações espirituais e talvez experi-mente tão grandes transformações que a vida se lhe modificará com-pletamente.

Crianças nascidas sob o signo de Áries: forças a utilizar

Não têm como característica a dificuldade de compreender-se. Mas tal se dá por isso que não é fácil aos pais acompanhar-lhes a curva de vitalidade, interrompida por bruscas prostrações nervosas, exceto se for possível constrangê-los rigorosamente à vida normal, precisamente porque o excesso de vitalidade não tem qualquer ponto vulnerável.

Os que nascem sob Áries possuem a alegria de viver, visto como este signo corresponde ao despertar da Primavera. Força, dinamismo, caráter exuberante.

Nas diversões ou nos esportes manifestam amor pela luta (são os que começam a atirar) e horror pelo repouso. Sentem-se orgulhosos das possibilidades da vida. Encontra-se dificuldade em organizar racio-nalmente as férias dos jovens nascidos sob Aries, que não sabem nun-ca deter-se.

O menino nascido sob Aries não é positivamente indócil, mas não pode conceber, em plena vitalidade, que deva adaptar-se a uma ordem social determinada, seja da família ou da escola.

(24)

Com ele não se conseguem jamais bons resultados com ordem breve, simples, rigorosa. Como é inteligente, é preferível dar-lhe expli-cações, procurando conseguir que obedeça por meio da compreensão.

Como lhe falta a malícia, é afetuoso, mas cheio de pudor. É preciso saber consolá-lo, visto como freqüentemente se vê desiludido em amizades e admirações infantis. Entrega-se sempre totalmente e põe o coração em cada um dos atos que pratica.

Ao atingir a adolescência, lança-se contra qualquer obstáculo, escolhe os caminhos mais difíceis e profissões totalmente inacessíveis, entrando em conflito com os pais. Se estes não souberem amoldar-se a tais caracteres inteiriços, produzir-se-á a ruptura e o ressentimento por parte desses adolescentes, que continuarão a viver solitariamente. Deve pensar-se, se não se quiser chegar a tais extremos, na fogosidade do potro novo, afrouxando-lhe as rédeas, sem, contudo, soltá-las intei-ramente.

De grande auxílio para os pais serão a natureza, os esportes, as viagens, o artesanato e a habilidade de desviar para um desses leitos a correnteza excepcional de energia, que é preciso canalizar, utilizar e transformar em ação eficaz.

Durante a adolescência quem nasce sob Áries deve ser sóbrio, bebendo pouco.

(25)

De 21 de abril a 21 de maio

TOURO

SIGNO DA TERRA, SOB A DOMINANTE DE VÊNUS

Vênus é planeta enfeitiçador, que distribui toda sorte de encantos. Deusa do Amor, das Belas Artes, da Poesia e da Bondade.

(26)
(27)

CARÁTER CONTRADITÓRIO

Realista e Vulnerável

Maria Tereza da Áustria Macchiavel Carlos Marx Lenine Marconi Samuel Morse Henri Dunant Freud Balzac

Signo da Terra, o Touro deve a esse parentesco firme a força e a constância, o bom sentimento e o espírito prático. Dominado, contudo, por Vênus, o Touro não se apresenta como grande signo só por si, como seria possível acreditar-se. Vênus é planeta de influências pode-rosas, que marca profundamente os “filhos”. Ao Touro duro e firme, Vênus comunica suavidade, graça e gosto pelos prazeres, sensualidade, capacidade de amor, e certa dose de negligência, desordem e debilida-de.

Este duplo apadrinhamento transforma, portanto, o Touro em si-gno de grande complexidade, e o encanto um pouco desconcertante que possui reside precisamente em achar-se nele força exemplar e grande abandono. Como aprecia o concreto organiza-se segundo a co-modidade material, que acaba convertendo-se em apetite pelo luxo por vezes desenfreado, devido à malícia de Vênus. Tudo assim sucede na vida de quem nasce sob o signo do Touro: é solidamente materialista mas põe sempre uma nota de beleza, arte e poesia no cotidiano. Se só pode comprar uma mesa de madeira branca, põe-lhe por cima um pano de veludo purpurino. Quem nasce sob o signo de Touro é desse modo, exagerado na riqueza, inspirado na pobreza. Como possui o sentimento dos tesouros, adora os ganhos e fica possuído pelo instinto da posse.

(28)

O Touro gosta das tradições

Não há dúvida alguma que quem nasce sob o signo do Touro gosta das tradições, sejam de família, sejam sociais. Orgulha-se- depo-sição e das prerrogativas. Tal acontece porque representa a vida sã, conservadora, conforme se desenvolve em ambiente determinado e de modo bastante conciliador.

Procura atingir o objetivo com vontade e tenacidade devidas à grande resistência física de que dispõe, à calma e à paciência, somente interrompidas por ataques repentinos de cólera, dos quais não deixa nunca de arrepender-se, passando a dominá-los melhor à medida que vai adquirindo madureza.

Donde tira quem nasce sob o signo do Touro tantas forças ines-gotáveis? Da Terra. Assemelha-se à árvore de raízes profundas, que colhe e absorve as substâncias do solo.

O Touro no campo

Por outro lado, ama profundamente a Terra, seja que se orgulhe do próprio lar, que defende com energia, seja que se dedique realmente à exploração agrícola. Intimamente ligado à natureza, que sente pro-fundamente como necessidade e complemento indispensáveis da pró-pria vida, quem nasce sob o signo do Touro pode tornar-se modesto lavrador, dos que possuem virtudes acrisoladas ou então fazendeiro importante que saberá valorizar regiões inteiras anteriormente abando-nadas.

Pelos mesmos motivos, muito embora viva ao ritmo da natureza e suas estações, possui um dom que o oriente para as terras ricas, evitando as pouco férteis. Parece mago. Fará de fazendas abandonadas explorações modelares, cujas colheitas se multiplicarão. O simples fato de cultivar nos fins de semana pequeno jardim pode proporcionar ao que nasceu sob o signo do Touro a própria renovação das forças.. Todavia este sentimento pela terra não está isento de perigo. Pode convertê-lo em colonizador, orgulhoso, pródigo em generosidades ou, ao contrário, em possuidor de terras ambicioso e avarento. O móvel, porém, será idêntico; acumular riquezas e conservar a terra, para si e para os herdeiros. Possessório em grau extremo, tem muito zelo pelos seus bens. E mais comumente do que se acredita, tormento sombrio o

(29)

corrói, emprestando-lhe, sob certos aspectos, algo de personagem de Balzac. Nele se opõe a necessidade de adquirir ao desejo de gozos e sentimento de luxo.

O Touro na cidade

Se não ceder à tentação do absoluto, quem nasce sob o signo do Touro será cidadão apurado e magnífico. Neste caso Vênus supera a Terra. Diletante, enamorado da vida, realiza uma transmutação das próprias forças no sentido do sucesso e dos negócios. Empreendedor de espírito largo, possuindo o sentimento inato dos bons negócios, com ele se depara nas esferas mais elevadas do mundo. Mesmo quando se trata de um sapateiro, possuirá a melhor clientela do bairro e as solas que aplicar serão as melhores e mais sólidas, visto como quem nasce sob o signo do Touro não engana nunca em relação à natureza do trabalho que executa.

Associa-se com facilidade a pessoas importantes. Cultiva as rela-ções. Sabe ser útil com encanto e simpatia. Excelente colaborador, espírito positivo, granjeia a confiança de todos ao dar essa extraordiná-ria impressão de solidez. E assim acontece, em primeiro lugar por ser reservado por natureza. Se dá a impressão de falar muito é, na realida-de, reservado e discreto. Trata da sua situação, mas não se mostra nunca mesquinho. Se, entretanto, “lança” a própria força, lenta e con-centrada, em torno a um único objetivo, consegue poder de realização que raramente se encontra nos seres humanos. Assim é a tal ponto que pode às vezes adoecer por falta de discernimento. Superpõe-se, porém, a todas as dificuldades e a todos os duros golpes do destino, com o instinto de um animal que sabe proteger-se cegamente.

Vulnerável

Quem nasce sob o signo do Touro, apesar de ser tão “duro” em certas ocasiões é terrível e mesmo perigosamente vulnerável. Entretan-to, custa-lhe muito não se entregar à boa mesa ou aos bons vinhos. A inclinação pelos bons pratos pode apoderar-se dele, correndo não só o risco de engordar mas a sensualidade com que se entrega ao ato de comer ou de beber é capaz de levá-lo à total intemperança. De igual

(30)

maneira é vulnerável aos encantos de terceiros; pode interessar-se ou desinteressar-se, até levar vida sentimental inescrupulosa e mais do que turbulenta. A fim de vencer essa dupla personalidade, é capaz de refazer-se e conter-se, especialmente se existirem sólidos laços de fa-mília. Caso contrário poderá ver-se arrastado à maior imoralidade e luxúria.

Vida em família

Quem nasce sob o signo do Touro é, como marido, autoritário; exigindo da esposa completa submissão; se não o consegue obstina-se até pôr em perigo o matrimônio. Não gosta de discussões, ofende-se facilmente, poucas vezes perdoa e não admite conselhos de bom grado; mas será atencioso e generoso para com a mulher que amar: presentes, jóias, perfumes, flores e peles. Quando feliz no matrimônio será fiel e isto pouco lhe custa, porquanto não lhe agrada, uma vez estabelecido socialmente, ver-se arrastado à aventura, visto como as suas preocupa-ções primordiais consistem sempre na posição, na família, nos filhos e no lar. Costuma ser pai feliz, tendo raramente problemas graves com os filhos; as relações com eles são fáceis, sobretudo quando crescem. Em compensação é difícil como irmão, por pretender dar conselhos ou fazer prevalecer pontos de vista próprios. Com os pais tem os mesmos problemas e dificuldades.

Vida Social

Tem altos e baixos. Quase sempre tem intenção determinada no desejo de acumular certa fortuna. A primeira parte de sua vida se assinala pela. incerteza embora muita vez receba heranças, rendas ou importâncias. Sob este aspecto terá de desconfiar das especulações e dos processos longos e dispendiosos. Nos negócios cria freqüentemen-te inimigos devido ao caráfreqüentemen-ter obstinado que possui e que às vezes faz dele indivíduo de trato difícil. Rompe amizades que nunca mais reata, porquanto se nega a transigir.

(31)

Ocupações de quem nasce sob o signo do Touro

Entre as pessoas que nascem sob o signo do Touro contam-se políticos notáveis, frequentemente partidários de idéias revolucionári-as. Os grandes banqueiros podem pertencer a este signo; sabem fazer o dinheiro render e organizam a marcha dos negócios com certa naturali-dade que não se encontra nos que nascem sob qualquer outro signo. Não sentem inclinação pela especulação nem pelos jogos de azar mas possuem grande intuição para as inversões.

Além disso, os que nascem sob o signo do Touro sentem-se atraí-dos especialmente pelas artes de construção, arquitetura, decoração, desenho, pintura, escultura, antigüidades, comércio e negócio de ho-téis.

Entre as artes, prefere a música. A constituição física os faz grandes cantores. Devido ao tórax amplo, grande corpulência e pesco-ço de touro, desenvolvem-se neles perfeitamente as cordas vocais e a laringe, tornando-os os melhores intérpretes da música de ópera.

Também os atraem o artesanato e a moda, sendo capazes de lhes impor gosto apurado.

Como esportista também o é à sua maneira no volante do carro (que troca dificilmente). É motorista seguro, preferindo à velocidade a contemplação da paisagem.

Conjunções mais felizes

São as da Virgem, Capricórnio, Câncer e Peixes (pode casar-se com os que nascem sob estes signos), enquanto o Leão, Escorpião e Aquário não lhe dão sorte.

O Touro possui muitos pontos comuns com Aries, podendo, en-tretanto, a ele se opor violentamente. É vantajosa a fusão nos domínios da atividade, aos quais Áries traz dinamismo e o Touro estabilidade.

Com os que nascem sob os Gêmeos, o nascido sob o Touro mantém excelentes relações, mas contanto que somente se encontrem de quando em vez, pois os Gêmeos não querem ser absorvidos. Quem nasce sob o Câncer é capaz de determinar forte corrente de simpatia. As relações entre os que nascem sob estes dois signos consolidam-se em base de suave simplicidade. Os raros pontos de atrito que entre eles

(32)

se produzem despertarão a fantasia do que nasceu sob Câncer em oposição ao realismo do que nasceu sob o signo do Touro.

Com o Leão notam-se mais atritos do que acordo mútuo. Os que nascem sob um ou outro signo acham-se, com toda certeza, demasia-damente encastelados em suas posições para que admitam crítica recí-proca.

O signo da Virgem suscita corrente de simpatia e compreensão; os dois signos possuem sólido sentido prático. Entendem-se bem e se associam eficazmente para a defesa de interesses comuns. A união é favorável graças à grande elasticidade mental de quem nasce sob o signo da Virgem. Existem igualmente afinidades com Libra, visto como estes dois signos possuem a mesma sensibilidade. Têm gostos comuns, embora os de Libra sejam mais apurados.

Pode dar-se forte atração mútua com o que nasce sob o signo do Escorpião ou, ao contrário, profundo antagonismo, ruas nunca indife-rença. A união costuma ser mui superficial com o Sagitário. Com o Capricórnio o Touro forma geralmente associação estável, que repousa em afinidades substanciais. O Aquário encontra-se nos antípodas do Touro; é quase impossível harmonizar a paixão deste com a sensibili-dade espiritual daquele.

A união com o que nasce sob os Peixes é sólida no sensual e afetivo, bem como no que se refere à compreensão mútua.

Entre duas pessoas nascidas no Touro podem existir boa amizade e colaboração proveitosa. Apesar disso, o matrimônio entre elas ofere-ce riscos, porque as mulheres do Touro, e possuem as mesmas qualida-des dos homens nascidos sob esse signo, são ainda mais exclusivistas do que eles.

Mulher nascida sob o signo do Touro: encanto e sedução

Possui a mesma natureza que o homem nascido sob o signo do Touro, acentuada pelo encanto de Vênus que a torna terrivelmente feminina. O que no homem nascido sob o signo do Touro é debilidade, nela converter-se em atração e sedução.

O amor pelas Belas Artes, pelos tecidos luxuosos, jardins flori-dos, residências maravilhosas, boa cozinha e mesa bem enfeitada

(33)

redo-bram os encantos desta mulher para os homens, que lhe apreciam o apuro e a arte de servir.

É preciso advertir que a mulher nascida sob o signo do Touro deve combater a mesma tendência à obesidade acima referida.

Esta filha de Vênus também é ciumenta e possessória Com os filhos corre o risco de tornar-se mãe absorvente, principalmente com os varões. De caráter exclusivista e inteiriço, para ela vale muito a palavra empenhada. Possui o sentimento da família (terrícola) e não gosta de ver o lar desfeito. Se tal se der, lutará para que tudo volte ao “que deve ser”.

Conseguirá êxito nas profissões artísticas ou profissionais, bem como em qualquer ocupação feminina que exija intervenções decisivas da intuição e da sensibilidade.

As mulheres que nascem sob o signo do Touro precisam, por vezes, da vontade construtiva, se esta tiver de conservar-se por muito tempo. Se não encontrarem o companheiro para a vida, correrão o perigo de deixar-se arrastar por paixões muita vez nefastas, de que dificilmente sairão vitoriosas visto se obstinarem no mal tão fortemen-te quanto no bem.

De porte sempre gracioso e geralmente mui belo, a mulher nasci-da sob o signo do Touro e de Vênus possui coração terno, é tenaz no ódio, tem espírito alegre e apetite sensual.

Se o leitor encontrar um homem nascido sob o signo do Touro forte e vulnerável, amigo simpático e maravilhoso, há de verificar que alimenta ocultamente grande desejo secreto: realizar-se plenamente no patriarcado. Se não for fundador de religião ou de sociedade filantrópi-ca, será na família patriarca cônscio da missão que lhe incumbe. Mas conservará sempre sentimento inato de justiça e coração de ouro, por-que conhece as próprias frapor-quezas... e, por conseguinte, também as do próximo.

As crianças nascidas sob o signo do Touro:

amáveis e gulosas

Não existe, a dizer a verdade, diferença profunda entre as crian-ças e os adultos nascidos sob o signo do Touro. O caráter, com as debilidades e a fortaleza, neles se acusa desde que nascem: tenacidade,

(34)

sensualidade, amor à justiça, como igualmente inclinação à comodida-de, boa mesa e indolência. Quando jovens revelam glutonaria um tanto inquietadora.

Para educá-los bem, é preciso, indiscutivelmente, sobre eles exer-cer grande autoridade, visando a disciplinar-lhes o imenso apego aos bens materiais.

O maior serviço que se pode prestar-lhes consiste em impor-lhes desde muito cedo o mais rigoroso regime alimentício, visto como ao atingirem a maioridade experimentarão inclinação desmedida pelos prazeres da mesa.

São crianças encantadoras, que seduzem facilmente os pais e sabem deles conseguir tudo quanto querem.

Convém despertar-lhes interesse pelos esportes, para combater a negligência e a falta de desejo de mover-se.

As meninas mostram-se precocemente faceiras, gostando desde muito cedo dos vestidos, jóias e futilidades.

Antes de atingirem a estabilidade, os meninos deste signo reve-lam grande sensibilidade e os desgostos que a eles se causam podem torná-los suscetíveis e em certas ocasiões, rancorosos.

Felizmente, o que é grande vantagem, adoram a natureza, os animais, as flores, o jardim... E deles obtêm serenidade.

Saúde de quem nasce sob o Touro

As moléstias de que sofre quem nasce sob o signo do Touro devem-se em grande parte aos excessos cometidos na mesa: em comer e em beber. Mostra predisposição à corpulência, à má circulação, às afeções da garganta e às vertigens. Os órgãos dominados por este signo, e, em conseqüência, os mais sensíveis, são a garganta, os rins e nas pessoas nascidas depois de dez de Maio, os olhos. O Touro conta com grandes reservas de energia e com uma capacidade de recupera-ção que lhe permite sobrepor-se com facilidade às enfermidades, mes-mo quando de grande duração. Quase todos vivem muitos anos.

(35)

De 22 de maio a 21 de junho

GÊMEOS

SIGNO DO AR, SOB A DOMINANTE DE MERCÚRIO

(36)
(37)

CARÁTER INACESSÍVEL

Dualidade e Constante

Françoise Sagan Federico Garcia de Lorca

Pouchkine Velásquez Gauguin Van Gogh Grieg Gounod Sartre Kafka Walt Whitman

Este é o primeiro signo do Zodíaco representado por figura hu-mana: dois adolescentes que, segundo a mitologia grega, foram Castor e Pólux, mortal o primeiro e imortal o segundo. Dizem que, quando Castor morreu, Pólux desesperado porque não podia segui-lo, por ser imortal, tanto pediu aos deuses que estes, comovidos por fidelidade tão grande, lhe permitiram passasse um dia com o irmão no inferno e o seguinte com os deuses no Céu.

Trata-se tão-só de uma lenda; mas se se observar a mobilidade dos que nascem sob os Gêmeos e sua natureza cheia de contrastes, parecem verdadeiramente dotados das características que personifi-cam: duplos, alternados, violentamente opostos, infinitamente misteri-osos.

Mercúrio, planeta da inteligência e do movimento, predomina sobre os Gêmeos e por acréscimo, aumenta o extraordinário poder de desdobramento que possui. Aos que nascem sob este signo torna inteli-gentes, versáteis e interessados sempre por várias questões ao mesmo tempo. A necessidade de desenvolver a atividade mental em novos domínios pode conduzir os nascidos sob este signo a conhecimentos superficiais. Sentem curiosidade por tudo, aprendem línguas com

(38)

faci-lidade e adaptam-se rapidamente a todas as situações. Mas estes dois seres em um só, que têm de afrontar igualmente dificuldades duplas, sofrem as conseqüências dessa qualidade de caráter, de que lhes proce-de a inproce-decisão e insegurança.

Tais circunstâncias põem uma dupla pergunta, fundamental no que diz respeito a este signo: São felizes os que nascem sob os Gême-os? Tem-se felicidade com eles? Para responder a tais perguntas, ne-cessário se torna definir este tipo humano, tão curioso como evasivo, penetrar-lhe a natureza cativante e o temperamento forte e violento, de reações imprevisíveis.

Nos casos de dualidade menor, o tipo dos Gêmeos é, em conse-qüência, mais harmonioso; possui então constância e tenacidade. De qualquer maneira, porém, é irritável, nervoso, atravessando estados nervosos que provocam uma espécie de mania de perseguição.

Se quem nascer sob o signo dos Gêmeos for muito intelectual, precisará esforçar-se para criar e concentrar-se para produzir. Vê-se atormentado constantemente por um sentimento de insegurança que corre o perigo de converter-se em obsessão. É vítima da necessidade de busca contínua. A tensão nervosa em que vive contra a vontade pode degenerar em neurastenia, em idéia fixa.

Em conseqüência, este signo produz variada gama de tipos huma-nos, que vai desde o brilhante e refletido, do que resolve todos os problemas como por manobras ocultas, ao que consome a existência no altar de uma causa perdida. O caráter de quem nasce sob os Gême-os pode ir desde a retidão moral exemplar até uma espécie de compla-cência, desde a evolução do pensamento quase espiritual até grande incoerência mental. Nenhum outro signo comporta de tal maneira dis-cordâncias maiores e mais imprevistas. Dessa natureza dupla procede o encanto dos Gêmeos, difíceis de entender, que tão depressa muito entregam de si mesmos quanto com a mesma rapidez se afastam sem que se possa saber por que motivo, mergulhando aos que deles gostam em um mar de dúvidas.

Os que, nascem sob os Gêmeos, que sempre se terá de conquistar e reconquistar, são companheiros cativantes, amigos tão rapidamente difíceis como serviçais. Possuem a graça enigmática dos que afastam qualquer compromisso afetivo.

(39)

Os que nascem sob os Gêmeos têm necessidade de saber-se ama-do e protegiama-do, sem que tenha forçosamente de responder por igual maneira, visto como é, em geral, demasiado mental e pouco dado a efusões de ternura. Mas a necessidade de afeto leva-os em certas ocasi-ões a suportar pessoas a quem não estimam por lhes parecer preferível à solidão e à falta de afeto. Tal situação de modo algum lhes parece injusta: gostam que os estimem, embora com certa altivez, mas com o desejo vivo e tranqüilizador de não causar mal algum. Evidentemente “o outro” o que o estima, procurará sempre no olhar insondável do nascido sob os Gêmeos uma resposta, um chamado, algo que não será nunca capaz, de ler nele, porque o olhar sedutor dos Gêmeos — todos eles possuem olhos estranhos — é, à semelhança do Céu, da noite ou do infinito, profundo, desconcertante, — encoberto, absoluto, rigoroso e magnificamente impessoal e mental.

Todos e particularmente os astrólogos gostariam de saber o que são realmente os Gêmeos. — Tudo quanto deles se pode dizer é que a colaboração com eles dá resultados muito bons, sempre que alguém esteja junto deles para reunir o que imaginam, utilizar as ondas que “emitem” ou, ao invés, para preparar todos os elementos de que vão precisar para se tornarem brilhantes, criadores e eficazes. É raro que quem nasce sob os Gêmeos possa fazer tudo. Embora seja acessível a todas as teorias e a todos os ensinamentos, sua inteligência privilegia-da não é capaz de reter as idéias, que lhe atravessam o intelecto e nele não permanecem.

Essa inteligência extraordinária é uma espécie de estação de trân-sito, em que, por outro lado, não se detêm pesares e lamentações. A mudança e o ritmo seduzem a quem nasce sob os Gêmeos.

Admite com facilidade que nada é eterno e tudo deve transfor-mar-se. No trabalho, os Gêmeos. procuram o ideal, que para eles con-sistiria em uma “combinação”, trabalho-pensamento. A vida assim equilibrada torná-los-ia muito felizes.

Embora pareçam indecisos e pouco perseverantes no trabalho, surpreendem pelo brio e rapidez de ação, bem como pela facilidade com que terminam uma tarefa. Seu comportamento, nisto como em tudo mais, assinala-se pela dualidade inata.

Pela habilidade e dinamismo, conseguem grande êxito na ativida-de profissional. Apesar disso, frequentemente a mania ativida-de empreenativida-der

(40)

diversas atividades ao mesmo tempo é capaz de levá-los até a ser perseguidos judicialmente e a dar origem a inimizades capazes de trazer-lhes grandes prejuízos.

As profissões características deste signo conjugam-se ao mundo da dialética, da ciência, da literatura e do jornalismo; trata-se, com freqüência, de escritores, jornalistas, editores, livreiros, professores, oradores, advogados, atores, bailarinas, pintores e músicos. Trabalham em agências de viagens, no trânsito terrestre e na aviação. Seu destino profissional está subordinado às viagens e às relações com outros paí-ses. Apesar disso, conforme dissemos acima, suas inclinações não fi-cam satisfeitas com uma única profissão, de sorte que se dedifi-cam a outras profissões anexas.

Tendo todos em estima, o que nasce sob os Gêmeos costuma ser inconstante e volúvel; nas relações sentimentais não se compromete por muito tempo principalmente se não for possível transportar a pai-xão a um plano intelectual e se não sentir-se preso por afinidade inte-lectual. Também nele, como nos pequenos detalhes da vida cotidiana, se manifesta evidentemente a dualidade.

No casamento prefere unir-se a pessoa tranqüila, porque, de tal modo, em ambiente doméstico sem nervosismo e calmo, encontrará compreensão para as crises nervosas e para a mobilidade incessante, que lhe caracterizam a vida.

Freqüentemente se casa mais de uma vez, podendo o casamento perigar em conseqüência do seu temperamento instável e inquieto e da indiferença com que repentinamente trata o cônjuge. Como tende a arriscar-se, pode ver-se envolvido em aventuras complicadas.

Mulher nascida sob os Gêmeos: independente

Vimos até aqui, no que respeita a Áries e ao Touro, que as carac-terísticas das mulheres nascidas sob estes signos são bastante parecidas às dos homens. O mesmo não sucede com todo os signos, e desde já assim acontece com os Gêmeos, signo que favorece extremamente às mulheres. Aqueles a quem a vida tenha proporcionado, no amor ou no trabalho, relação com mulheres nascidas sob este signo, não as des-mentirão. Criaturas misteriosas as mulheres dos Gêmeos! Este é gran-de signo feminino, como Áries é masculino. A mulher que nasce sob

(41)

os Gêmeos é grandemente amiga, inteligente, viva, sensível, perspicaz, alegre, otimista: com ela é quase impossível a gente aborrecer-se.

É capaz de entabular discussões sobre qualquer assunto, lê muito e está sempre ao corrente do que se passa. Freqüentemente exerce atividade ou profissão. É independente, tanto na conduta quanto no modo de pensar.

É dessas pessoas que chamam a atenção e se fazem admirar pela inteligência e finura do espírito, bem como pelos conselhos e pela ajuda que são capazes de oferecer. Tudo isso se deve tanto às suas qualidades inatas como à possibilidade de recorrer ao largo círculo de relações de amizade.

Como intermediárias nas relações é excelente secretária que re-solve com habilidade os problemas do chefe; mas é de grande impor-tância que seu trabalho não seja monótono, proporcionando-lhe grande número de derivações ou aplicações diversas que lhe permitam múlti-plas evasões.

Revela nos negócios habilidade consumada. É jornalista, fotógra-fa, hoteleira; salienta-se no teatro, no cinema, no rádio, na televisão. Além disso, sabe perfeitamente como combinar o trabalho doméstico com a atividade profissional.

Muitos homens sentem-se atraídos pela personalidade dessas mu-lheres, que quase sempre são altas e esbeltas, de feições irregulares, o nariz um pouco largo e acentuado na parte inferior. Pelos gestos, ma-neiras rápidas e diversidade de atitudes possuem algo de felino.

A mulher casada que nasceu sob os Gêmeos sabe adaptar-se ao esposo e amoldar o temperamento à semelhança do dele. A mentalida-de um pouco masculina, comporta certa segurança.

Envelhece lentamente, visto conservar prolongada juventude, não só de corpo como também de espírito.

Aborrece-se facilmente e por Isso necessita, uma vez casada, de uni círculo de amizades (que inclusive procura ampliar) de poder em-preender viagens, de dedicar-se à cultura e de ter mil assuntos a que acudir.

Se não conseguir o equilíbrio íntimo, com o fito de chamar a atenção torna-se particularmente agitada e descontente, assume atitu-des teatrais, acentua a personalidade, criticando e discutindo apaixona-damente.

(42)

É difícil ter certeza de que a mulher ou a moça dos Gêmeos encontre a felicidade, mas é perfeitamente capaz de “situar-se” depois de tentativas ambiciosas, desempenhando com perfeição o papel que lhe tenha sido distribuído sem que ninguém — se não se tratar de amizade mais perspicaz possa perceber que a perfeição na ação e a coerência extraordinária escondem nostalgia feroz. Quanto tempo du-ram essas tentativas? Às vezes a vida inteira, às vezes só até o meio e amiúde se vêem mulheres sensatas e admiráveis que, aparentemente sem explicação, começam a praticar as maiores loucuras. São mulhe-res nascidas sob os Gêmeos, vítimas da própria dualidade, que rebenta como bomba de explosão retardada.

Seus signos favoráveis

Conforme sucede com todos os outros signos, cabe predizer em princípio se as relações que se estabelecem entre os que nascem sob os Gêmeos e os que pertencem a outros signos do Zodíaco serão mais ou menos favoráveis.

As uniões mais harmoniosas dos nascidos sob os Gêmeos são as que se contraem com os que nascem sob Áries, Libra, Aquário e Leão; as menos harmoniosas, contraem-se com os que pertencem aos Peixes, à Virgem e ao Sagitário.

Com o que nasce sob Áries pode produzir-se simpatia recíproca; a versatilidade desses dois signos comporta renovação continuada e bom entendimento.

O que nasce sob os Gêmeos pode achar muitos pontos de contato com os nascidos sob o signo do Touro, tanto no espiritual quanto no sensual. Exige, contudo, que o do Touro refreie o caráter ciumento e dominador.

Pode realizar-se boa união com o tipo de Câncer. Conjugados colaborarão harmoniosamente, pela possibilidade de se imporem os dos Gêmeos no domínio do espírito e os do Câncer no do afeto. Am-bos possuem em comum a inclinação pelas mudanças.

O que nasce sob os Gêmeos colabora com o do Leão em virtude da identidade de pontos de vista na ação; é a união do espírito com a força, que só comporta riscos relativos. Se a atração inicial for muito forte será difícil que não se produzam crises devido principalmente ao

(43)

orgulho do tipo Leão, que se oporá à flexibilidade excessiva dos nasci-dos sob os Gêmeos. É pouco provável que se desenvolvam vínculos harmoniosos com o signo da Virgem. Na realidade, o signo da Virgem é demasiadamente pouco mental para os Gêmeos, que por seu lado, são demasiado inquietos para aquele. É difícil que entre esses dois signos se origine intimidade ardente.

Os Gêmeos e Libra podem entender-se perfeitamente porque am-bos estão sob a influência da sensibilidade que o signo do ar confere. Possuem gostos e interesses comuns, bem como forte atração física, que tornam oportuna e estável a união entre eles. Os Gêmeos encon-tram amiudadamente compenetração intelectual com o Escorpião; ape-sar disso, suas relações podem romper-se em conseqüência das respec-tivas críticas e dos ciúmes do Escorpião. Numerosos pontos de contato unem o signo dos Gêmeos com o do Sagitário; colaboração recíproca, afinidades materiais, inclinação pelas viagens e deslocamentos em ge-ral; apesar disso, a concepção da vida é diferente, parecendo até que não falem a mesma linguagem.

Com o signo de Capricórnio, a utilidade recíproca no trabalho não basta para estabelecer compenetração sólida. São em demasia as questões que os separam, sendo muito freqüente coincidirem em um ponto sem que cheguem a ver-se ou a compreender-se. São bem mais raros os casos em que se consegue vínculo profundo.

Os Gêmeos podem unir-se estreitamente com o Aquário, princi-palmente se têm ideal comum a defender. Em geral, sentem-se atraídos por afinidades de caráter e de pensamento.

Embora se sinta por ele atraído, o signo dos Peixes se encontra em plano demasiado diferente para que compreenda inteiramente o que nasce sob os Gêmeos. Os nascidos sob estes dois signos podem viver juntos um do outro; mas sem comunhão de idéias e aspirações, torna-se difícil a compreensão mútua.

Os nascidos sob os Gêmeos ligam-se raramente entre si; podem possuir muitas afinidades espirituais ou intelectuais, mas é mais prová-vel que entre eles exista boa amizade do q e casamento. Este é difícil porque, possuindo as mesmas qualidades e defeitos, acabam chocando-se chocando-sem poder complementar-chocando-se.

(44)

Saúde dos nascidos sob os Gêmeos

As moléstias dos que nascem sob este signo são geralmente de origem nervosa; podem sofrer crises de ansiedade que terão repercus-sões nos intestinos e na digestão. Por outro lado, revelam predisposi-ção por inflamações e estados febris, especialmente em relapredisposi-ção com as vias respiratórias e os pulmões. Muitas moléstias de que sofrem são devidas, igualmente, a excessos de toda espécie, como o fumo e a bebida. Têm propensão ao reumatismo das espáduas, dos braços e das mãos, bem como a pequenos acidentes.

Podem melhorar consideravelmente o estado de saúde por meio de exercícios de concentração e de respiração pelo sistema ioga.

Embora sejam comumente de constituição delicada, sem grande resistência física, a profunda vitalidade nervosa e fisiológica dos que nascem sol) os Gêmeos lhes assegura força considerável e longa vida.

Reveste-se de importância para os que nascem sob os Gêmeos conseguir dominar o intelectualismo; abrir-se-á então para eles largo campo de conhecimentos, tornar-se-ão profundos, espirituais e sua in-teligência chegará, finalmente, a abraçar todos os ramos da sabedoria.

Podem converter-se em homens de letras espiritualistas, como Dante e Thomas Mann; podem sobressair na teologia (Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus) ou na jurisprudência. Ne-nhum domínio lhe está fechado.

Quem nasce sob os Gêmeos é capaz de extrair ensinamentos úteis e edificantes no afã da pesquisa e dos esforços interiores. Conver-te-se na própria personificação de Mercúrio, “mensageiro dos deuses”, rápido, inteligente e de memória pronta, possuindo o dom de conven-cer e da eloqüência fácil.

Crianças nascidas sob os Gêmeos: precocidade e

gentileza

Desde os primeiros anos ou mesmo desde os primeiros meses, as crianças nascidas sob os Gêmeos mostram-se vivas, alegres e preco-ces, dotadas de vivacidade de espírito e observação. Gostam de mover-se e caminhar; os divertimentos preferidos são os que mover-se realizam ao ar livre. Apaixonam-se, principalmente, pela leitura.

(45)

Nas discussões inevitáveis com os companheiros de diversões obstinam-se em fazer prevalecer o próprio ponto de vista, com o que revelam tendência inata à discussão.

Embora lhes falte força de concentração, revelam grande facili-dade para os estudos, e têm tão boa memória como se mostram Turbu-lentos na escola. Os professores os apreciam porque vêem neles um vulcão de iniciativas e de possibilidades a desenvolver.

Como se interessam por tudo, a curiosidade é uma das suas fra-quezas. São corteses, afetuosos e de bom caráter. Aprendem rapida-mente como se devem comportar com os mais velhos e formam amplo círculo de amizades.

Na primeira adolescência, toda essa precocidade se transforma em vontade. Entre 12 e 13 anos o caráter profundo deles se fixará bem claramente e desde então, com grande vontade e surpreendente perse-verança, se esforçarão por alcançar o objetivo que lhes propuserem.

Os pais das crianças nascidas sob os Gêmeos devem evitar a tendência de mostrar admiração excessiva por essas crianças muito comumente brilhantes e sedutoras. Torna-se necessária educação bas-tante rigorosa para que as suas grandes qualidades não se transformem em defeitos. A extraordinária facilidade de expressão poderia, por exemplo, converter-se em dispersão e ociosa charlatanice.

(46)
(47)

De 22 de junho a 22 de junho

CÂNCER

SIGNO DA ÁGUA, SOB A DOMINANTE DA LUA

(48)
(49)

CARÁTER DIFÍCIL E RESERVADO

Natureza Imagiosa e Irreal

Júlio Cesar Garibaldi Mazzini Pearl Buck Herman Hesse Marcel Proust Jean-Jacques Rousseau George Sand Hemingway Puccini

O Câncer é o signo mais estranho do Zodíaco porque a Lua, rainha das noites e dos mundos cósmicos, sobre ele influi dramatica-mente. A Lua começa a 22 de junho a ascensão para o maior poder que vai crescendo até 22 de julho. O Câncer assinala-se prodigiosamente pela importância primordial desse corpo celeste, o mais “ativo” de todos e por ser o único signo do Zodíaco por baixo de sua dominante. A Lua, dominadora das forças naturais, da vida sentimental e da sensu-alidade, imprime impulsos tão diversos aos que nascem sob Câncer que por vezes se tornam completamente incompreensíveis para as pes-soas que os rodeiam. A Lua lhes confere mobilidade de espírito que chega ao extremo, intuição que é quase dom de adivinhação e qualida-des de médium que os condena a sofrer constantemente grande tensão nervosa. Regula também a existência feminina, a fertilidade, a gravi-dez e a maternidade.

Se a influência da Lua não se pudesse corrigir — conforme suce-de na maioria dos casos — por meio suce-de um dos seus influxos benéfi-cos, conduziria à extravagância, ao histerismo e às perturbações men-tais. Especialmente no plenilúnio e no quarto crescente, sua influência reveste-se do caráter mais nefasto para as pessoas hipersensíveis, e por

Referências

Documentos relacionados

Por isso, quando a quantidade de Oxigênio Dissolvido na água diminui, os peixes não conseguem compensar esta.. Diminuição, ficando prejudicados e,

O Museu Digital dos Ex-votos, projeto acadêmico que objetiva apresentar os ex- votos do Brasil, não terá, evidentemente, a mesma dinâmica da sala de milagres, mas em

nhece a pretensão de Aristóteles de que haja uma ligação direta entre o dictum de omni et nullo e a validade dos silogismos perfeitos, mas a julga improcedente. Um dos

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Os trabalhos foram realizados durante um ano, janeiro/2003 e dezembro/2003, quando foram registrados o tamanho da colônia em termos do número de pares reprodutores, sucesso

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

Os recursos de troca a quente do FAStT EXP700 permitem remover e substituir as unidades de disco rígido FAStT de 2 GB Fibre Channel, as fontes de alimentação, ESMs e as unidades

Completado este horário (09h do dia 24 de fevereiro), a organização encerra os revezamentos e fecha a área de troca, não sendo mais permitida a entrada de nenhum atleta