• Nenhum resultado encontrado

Aporte de serapilheira em fragmentos florestais na Fazenda Três Irmãos no município de Ituiutaba-MG

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aporte de serapilheira em fragmentos florestais na Fazenda Três Irmãos no município de Ituiutaba-MG"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

82

REVISTA DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS DA TERRA ISSN 1519-5228

Volume 12 - Número 2 - 2º Semestre 2012

Aporte de serapilheira em fragmentos florestais na Fazenda Três Irmãos no município

de Ituiutaba-MG

Nicolas Fernandes Martins1; Vitor Antônio da Silva2 RESUMO

Durante o período de um ano, foram avaliadas a quantidade de serapilheira depositada e a sazonalidade de sua queda em uma floresta estacional decidual, próximo ao município de Ituiutaba-MG. . Para o estudo foram utilizados 20 coletores de madeira e de formato quadrado e circular, tendo 50 por 50 cm de largura, sendo o chamado de EG, os de 25 por 25 cm chamados de G formato quadrados sendo os circulares de 15 cm de raio chamados de M e os de 9 cm de raio denominados de P. Foram distribuídos de maneira aleatória numa reserva permanente. O material depositado foi coletado mensalmente, separado em diferentes frações, secado em uma estufa e posteriormente pesado. O trabalho fora desenvolvido na fazenda Três Irmãos, localizado a 20 km do Município de Ituiutaba (sentido a Uberlândia na BR-365). Dessa forma este estudo teve por objetivos quantificar a produção anual de serapilheira e correlações com as variáveis climáticas. Os resultados obtidos as folhas constituiu-se como o principal componente da serrapilheira, e os meses maiores totais de deposição da serapilheira ocorreram nos meses de novembro e dezembro. O total de serapilheira registrada em todos os coletores foi de 8975 kg.ha-1 e no coletor EG onde a amostragem dos dados foram melhores obtivemos um decorrência de serrapilheira num total 4101 kg.ha-1, sendo 2611 kg.ha-1 (63,66%) de folhas, 704 kg.ha-1 (17,16 %) de caule, 453 kg.ha-1 (11,04 %) de frutos e 333 kg.ha-1 (8,12%) de material indiferenciado. A grande quantidade de serrapilheira nos meses de novembro a dezembro pode ser justificada por uma perturbação na floresta estacional decidual.

Palavras-chave: Floresta estacional decidual, Dinâmica de serapilheira.

Litter production in forest fragments in Três Irmãos Farm in the municipality

of Ituiutaba-MG

ABSTRACT

During the period of one year, we tested the amount of litter and its seasonal fall in a deciduous forest near the city of Ituiutaba-MG. . For the study, 20 wood collectors and square-shaped and circular, with 50 by 50 cm in width, with the call of GE, a 25 by 25 cm square format called G and the circular of 15 cm radius called M and 9-cm radius called P. Were randomly distributed in a permanent reserve. The deposited material was collected monthly, separated into different fractions, dried in an oven and subsequently weighed. The work carried out in the Three Brothers Farm, located 20 km from the city of Ituiutaba (meaning to Uberlandia BR-365). Thus this study aimed to quantify the annual litter production and correlations with climatic variables. The results obtained from the leaves was established as the main component of litter, and the largest total months of litter deposition occurred in the months of November and December. The total litter recorded in all of the traps was 8975 kg ha-1 and EG in the collector where the sampling data, we obtained a better result in litter totaling 4101 kg ha-1, being 2611 kg ha-1 ( 63.66%) of leaf, 704 kg ha-1 (17.16%) of stem, 453 kg ha-1 (11.04%) of fruit and 333 kg ha-1 (8.12%)

(2)

83 undifferentiated material. The large amount of litter in the months November-December may be explained by a disturbance in deciduous forest.

Keywords: Deciduous forest, Dynamics and Litter.

1 INTRODUÇÃO

Tentando compreender os processos dinâmicos que envolvem a queda de serapilheira no solo entre diferentes sucessões climáticas o presente trabalho representa uma ferramenta valiosa de investigação da dinâmica necessária para um ideal de medidas mitigadoras que atendam a relação custo e beneficio para os sistemas perturbadores (exploração) pelo homem moderno (FRANCO & CAMPELLO 1997).

A serapilheira é um componente de suma importância em um ecossistema florestal, pois responde pela ciclagem de nutrientes, além de indicar a capacidade produtiva da floresta ao relacionar os nutrientes disponíveis com as necessidades nutricionais de dada espécie arbóreas (FIGUEIREDO FILHO et al., 2003). No presente trabalho, houve vários fatores bióticos e abióticos afetam a produção de serapilheira, tais como: vegetação, altitude, latitude, precipitação, regimes de luminosidade entre outros. Assim, as características de cada ecossistema, determinam o fator pode prevalecer sobre os demais (FIGUEIREDO FILHO et al., 2003). A serapilheira é formada por vários materiais vegetais que, depositados no solo, são responsáveis pela liberação dos nutrientes que serão utilizados pela planta para o seu próprio desenvolvimento. A serapilheira é de material decíduo constituído de folhas, gravetos, sementes, flores, cascas, galhos, partes vegetais não identificáveis, bem como restos de animais e material fecal.

O estudo da ciclagem de nutrientes minerais via serapilheira é de fundamental importância para o conhecimento da estrutura e funcionamento de ecossistemas florestais. Parte do processo de devolução da matéria orgânica e de nutrientes para a camada florestal se dá por meio da deposição da serapilheira, sendo esta considerado o meio mais importante de transferência de elementos essenciais da vegetação para o solo (VITAL et al., 2004). Dessa forma a serapilheira controlam muitas das

propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, caracterizando-se como um grande fator na manutenção de sistemas florestais e controle de processos erosivos, tais como o fornecimento de substâncias agregantes ao solo (FACELLI & PICKETT 1991).

O presente estudo teve por objetivo a avaliação temporal da deposição da serapilheira, bem como a quantificação do material decíduo aportado em formações florestais com diferentes regimes de saturação hídrica numa região de floresta Estacional Decidual.

A floresta Estacional Decidual é caracterizada por ter duas estações climáticas bem definidas, sendo uma chuvosa seguida por um longo período de seca, sendo o estrato predominante caducifólio tendo mais de 50 % de indivíduos perdem suas folhagens em períodos desfavoráveis (VELOSO et al.1991), sendo as machas da Floresta Estacional Decidual no Brasil é distribuídas pelos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Bahia (RIZZINI, 1979). A sua ocorrência sendo em solos de origem calcária, sendo às vezes com afloramentos rochosos típicos, podendo ocorrer em solos de outras origens (RIBEIRO & WALTER 1998). É de suma importância em termos botânicos por apresentar fisionomia e florísticas próprias (RODRIGUES, 1999). Estudos a respeito da dinâmica de produção e ciclagem de serapilheira ainda são escassos tendo poucas informações sobre a estrutura e funcionamento dessas comunidades

(KRONKA, 1998). O trabalho tem como objetivos quantificar a produção de serrapilheira na floresta estacional decidual e a relação com as variáveis climáticas, ao longo de um ano na fazenda Três Irmãos no município de Ituiutaba-MG.

OBJETIVO

Identificar o padrão de deposição de serapilheira em fragmentos de Floresta Estacional Decidual, sendo quantificado o

(3)

83 material decidual e estabelecida sua relação com

as variáveis climáticas.

MATERIAIS E MÉTODOS

Foram instalados aleatoriamente 20 coletores, sendo numerados de 1 a 20, os quais foram divididos em quatro grupos, sendo 1 ao 5 denominados EG de forma quadrada cuja medida eram 50 por 50 cm (0,250 m2), os coletores numerados de 6 a 10 chamados de G eram de forma quadrada de largura 25 por 25 cm(0,0625 m2), os de 11 a 15 eram M de forma circular de seção circular de raio 15 cm (0,0706m2) e os coletores de 16 a 20 o P de forma circular de raio 9 cm de raio (0,0254 m2).

Mensalmente, a serapilheira era coletada, totalizando um ano de coleta que fora nos períodos de agosto de 2009 a julho de 2010. O material fora triado e seco em estufa nas dependências do ECOZOOL (Laboratório de Ecologia e Zoologia) da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, unidade da Universidade federal de Uberlândia em Ituiutaba-MG. A triagem do material consistiu em separá-lo em caule, folhas e frutos. Após esta, o material era submetido a uma estufa a temperaturas de aproximadamente 70 ºC por um período de três dias e, após a secagem, pesado em uma balança de precisão (em gramas, com duas casas decimais).

A área amostrada está localizada na Fazenda Três Irmãos, totalizando uma área de 3 hectares1 de reserva permanente, localizada na região urbana do município de Ituiutaba, no Pontal do Triângulo Mineiro, oeste do estado de Minas Gerais.

Figura 1 - Foto do Coletor G (0,0625 m2). 1 hectare = 10 000 m2

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os nutrientes podem retornar ao solo através da queda dos componentes senescentes das partes aéreas da planta e sua posterior decomposição. Os fragmentos orgânicos, ao caírem no solo, formam uma camada de serapilheira que compreende folhas, caule, frutos, flores e bem como os restos de animais.

O total de serapilheira registrada nos coletores foi de 8975 kg.ha-1.Ano -1 no período referido, os melhores resultados foram obtidos com o coletor EG, mas os coletores G e M obtivemos excelentes resultados.

A coleta de 8975 kg.ha-1.Ano -1 obtido na floresta estacional decidual na fazenda Três Irmãos ( Ituiutaba) foram diferentes dos resultados obtidos em floresta semidecidual, sendo valores menores de Schlittler e colaboradores (1993) obteve 6560 kg.ha-1.Ano -1 Werneck e colaboradores (2001 ) , obteve 6780 kg.ha-1.Ano -1, os maiores os resultados de Meguro et al. (1979) 9.400 kg.ha-1.Ano -1; Pagano (1989), Santos (1989) 9.014 kg.ha-1.ano

-1

e valores próximos na floresta estacional semidecidual foram encontrados 8.643 kg.ha

-1

.Ano -1; Cesar (1993), 8.800 kg.ha-1.Ano -1; Durigan et al. (1996).

Em trabalhos na floresta estacional decidual (VOGEL, 2007) obtidos 7436 kg.ha

-1

.ano -1 e König et al. (2002) obtiveram uma deposição de 9,2 Mg ha-1, já Cunha (1997) 5,8 Mg ha-1.

Dentre esses fatores, Mason (1980) e Bray e Gorham (1964) propôs que o clima é um fator importante para a queda de serrapilheira e as temperaturas elevadas no maior período de crescimento das plantas e maior quantidade de insolação constituem dessa forma fatores relevantes para a produção de serrapilheira, sendo a produção de serrapilheira é relacionada a diferentes ecossistemas florestais, ou seja, as deposições de serrapilheira podem apresentar diferentes proporções de frações de constituintes. O coletor EG obteve um total 4101 kg.ha-1, sendo 2611 kg.ha-1 (63,66%) de folhas, 704 kg.ha-1 (17,16 %) de caule, 453 kg.ha-1 (11,04 %) de frutos e 333 kg.ha-1 (8,12%) de material indiferenciado.

(4)

84 Os maiores totais de deposição da

serapilheira ocorreram nos meses de novembro e dezembro, diferente dos dados obtidos por Pinheiro (2006), cuja maior deposição ocorrera em outubro.

Figura 2 - Variação mensal média na deposição de serapilheira (kg.há-1), comparada com a precipitação (mm) na fisionomia savânica do Cerradão.

No referido período, o mês de fevereiro apresentou a menor coleta de serrapilheira, sendo 192 kg/ha-1 e dezembro a maior coleta, sendo 551 kg/ha-1. A maior fração de folhas foi obtida nos meses de novembro a janeiro (meses de maior precipitação pluviométrica), sendo o mês de dezembro obteve-se a maior fração de folhas de 355 kg.ha-1.

No mês de maio, a menor fração de folhas foi obtida (111 kg.ha-1). A menor fração de caule ocorreu em janeiro, uma deposição de 20 kg.ha-1 e a maior em junho com 108 kg.ha-1. A maior fração de fruto foi observada no mês de dezembro com 99 kg.ha-1 e não houve coleta de frutos no mês de fevereiro. A maior fração para o material indiferenciado ocorreu no mês de agosto com 79 kg.ha -1 e não houve coleta referente ao material mês de maio.

Os maiores constituintes da serapilheira são as folhas (PROCTOR, 1983). Em estudos realizados em diferentes florestas do mundo, identificaram-se uma grande quantidade (média de 70%) de folhas na serapilheira e nossos resultados estão em acordo com os desses estudos. A produção máxima de folhas durante a estação seca está de acordo com resultados de outros trabalhos realizados em florestas tropicais (BRAY e GORHAM, 1964, CUEVAS e MEDINA, 1986).

A deposição média anual de serapilheira encontrada demonstra a importância desta via de ciclagem de nutrientes para manutenção da produtividade dos nutrientes para o solo.

O grande pico de devolução de serapilheira é do mês de dezembro e é associado à fenologia predominante das espécies que compõem a floresta em estudo, a qual, mesmo sendo muito diversificada, obedece a um padrão quase único referente à derrubada das folhas no final do período da seca e verão.

Uma das causas para queda de folhas é sua regulação estar relacionada à oferta de água para a vegetação (BARBOSA e FARIAS, 2006), ou seja, a oferta de água para a vegetação na estação inverno (maio a agosto), cujo índice pluviométrico é menor quando comparado às demais estações, temos abscisão foliar representando uma estratégia para minimizar a menor disponibilidade de água. Houveram resultados semelhantes obtidos por Pagano (1998) e César (1993) em florestas semideciduais do estado de São Paulo e em fisionomia do cerradão (PINHEIRO, 2006), confirmando a maior produção de serapilheira na estação de seca, influenciada, sobretudo, pelo estresse hídrico. 0 50 100 150 200 250 300 350 400 A S O N D J F M A M J J Meses(2009 a 2010) Kg /h a 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 T e m p er at u ra ( ºC ) Folhas Caule Fruto Material Indiferenciado Temp. media Max

Temp. media Min.

Figura 3 - Variação mensal média na deposição de serapilheira (kg.há-1) do coletor EG (área: 0,250 m2).

Os vários estudos realizados em formações florestais no Sudeste brasileiro, tendo por objetivo a dinâmica da produção de serrapilheira durante o ano, tem-se registrado padrões semelhantes ao estudo, tendo a maior deposição de serrapilheira no final da estação da seca (CESAR, 1993; MARTINS e RODRIGUES, 1999; WERNECK et al., 2001). Para a ciclagem de nutrientes, as folhas representam a via mais rápida e mais rica de

(5)

85 reposição, a predominância da fração foliar

reflete a importância nutricional para manutenção florestal, pois a fração foliar é mais rápida para o processo de decomposição.

O clima exerce um grande influencia sobre a produção de serapilheira, influenciando a as plantas da florestas etacional em seus processos de floração, brotação, crescimento dos frutos e queda das folhas, sendo que cada uma dessas fases necessita de uma quantidade adequada de calor, água, luz para que a produção de serrapilheira seja efetiva, uma das possíveis causas para o aumento da produção de serrapilheira na estação de verão é as plantas da área de abrangência dos coletores terem suas queda de folhas nesse período, diferentes dos trabalhos de florestas estacionais deciduais que aumento da produção de serrapilheira se dá nos meses de seca e baixas precipitações pluviométricas.

De acordo com a figura 3, o fator principal para a queda da serapilheira da floresta estudada fora a temperatura, onde no mês de dezembro tivemos a maior temperatura, sendo 32,5 º C (máxima) obtendo a maiorpesagem nesse mês. O trabalho continua para investigar essa grande diferença que obtivemos de maior produção de serrapilheira nos meses de outubro, novembro e dezembro, comparados com outros trabalhos de floresta estacional decidual.

CONCLUSÕES

As folhas foram responsáveis pela maior parte da serapilheira produzida pela floresta estaciona decidual, seguidas de caule, frutos e material indiferenciado. A deposição estacional de serapilheira seguiu uma escala decrescente em quantidade com as estações do ano de primavera, inverno, verão e outono, nesta ordem, e a deposição anual registrada mostrou-se bem similar por outras formações florestais estudadas na literatura.

Os resultados de queda de serrapilheira no mês de dezembro foram diferentes de vários trabalhos podem ser justificado pelo tamanho dos coletores serem menores dos utilizados na literatura, que recomenda o mínimo de 18 cm de diâmetro (PROCTOR, 1983) e os números de coletores foram menores que a literatura recomenda de 20 coletores, sabendo que temos

muito trabalhos com números abaixos de 20 coletores. A outra possível causa para a diferença nos resultados é a floresta estar passando.

Trabalhos realizados por Lam e Dudgeon (1985) há alguns fatores que podem influenciar na dinâmica da queda de serrapilheira, tais como: precipitação, temperatura, disponibilidade de luz e umidade do solo e a distribuição dos vegetais, mas o que pode ter representados elevadas quantidades de serrapilheira nesses meses de dezembro é a maturação das plantas ocorrerem nesse período e alguma perturbação na floresta estudada.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARBOSA, J, H, C.; FARIA, S, M.; Aporte de Serrapilheira ao Solo em Estágio Sucessionais Florestais na Reserva Biológica de Poços das Antas, Rio de Janeiro. Revista da Embrapa Agrobiologia, V.3, p. 461-476, 2006.

BRAY, J. R., GORHAM, E. Litter Production in Forest of the Word. Advances in Ecological Research, v. 2, p.101-157, 1964.

CARVALHO, L. M.; SCOLFORO, J. R. S. Inventário florestal de Minas Gerais: monitoramento da flora nativa 2005-2007. Lavras: UFLA, p.357..

CESAR, O. 1993. Produção de serapilheira na mata mesófila semidecídua da Fazenda Barreiro Rico, Município de Anhembi, SP. Revista Brasileira de Biologia 53:671-681.

CORREIA, M. E. F.; ANDRADE, A. G. Formação da serrapilheira e ciclagem de nutrientes. In: SANTOS, G. A. CAMARGO, F. A. O (Eds). Fundamentos da Matéria Orgânica do Solo Ecossistemas Tropicais e Subtropicais. Porto Alegre: Genesis, 1999.

CUEVAS, E., MEDINA, E. Nutrient dynamics within amazonian Forest ecosytems. Nutrient flux in fine litter fall and efficiency of nutrient utilization. Oecologia, Berlim,v.68, n. 3, p.466-472, 1986.

(6)

86 CUNHA, G. C. Aspectos da Ciclagem de

nutrientes em diferentes fases sucessionais de uma Floresta Estacional do Rio Grande do Sul. Piracicaba: Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, 1997. 86 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, 1997.

DURIGAN, G., RODRIGUES, R.R. & SCHIAVINI, I. 2000. A heterogeneidade ambiental definindo a metodologia de amostragem da floresta ciliar. In Matas ciliares: conservação e recuperação (R.R. Rodrigues & H.F. Leitão Filho, eds.). Editora da USP/Fapesp, São Paulo, p.159-167

FACELLI, J.M. & PICKETT, S.T.A. 1991. Plant litter: its dynamics and effects on plant community structure. The Botanical Review 57:1-32.

FIGUEIREDO FILHO, A.; MORAES, G. F.; SCHAAF, L. B.; FIGUEIREDO, D. J. Avaliação estacional da deposição de serapilheira em uma floresta ombrófila mista localizada no sul do Estado do Paraná. Ciência Florestal, v. 13, p. 11-18, 2003.

FRANCO, A. A.; MARADEI, M.; CAMPELLO, E. F. C. Moirões vivos para a construção de cercas ecológicas. A Lavoura, Rio de Janeiro, v. 100, n. 621, p. 26-28, 1997.

Kronka, F.J.N. 1998. Áreas de domínio do cerrado no Estado de São Paulo. São Paulo, Secretaria do Meio Ambiente, São Paulo.

LAM,P.S., DUDGEON, D. Seasonal effects on literfall in a Hong Kong mixed Forest. Journal of Tropical Ecology. Aberdeen, n.1, p.55-64, 1985

MARTINS, S.V. & RODRIGUES, R.R. 1999. Produção de serapilheira em clareiras de uma floresta estacional semidecídua no Município de Campinas, SP. Revista Brasileira de Botânica 22:405-412

MASON, C. F. Decomposição. São Paulo: EPU, 1980. 63 p.

MEGURO,M.VINUEZA,G.N.,

DELITTI,W.B.C.1979. Ciclagem de nutrientes minerais em mata mesófila secundária. São Paulo. I: Produção e composição de nutrientes minerais no folhedo. Bol. Bot., Universidade de São Paulo, 7:11-31.

PACIULLO, D. S. C., C. A. B. CARVALHO, L. J. M. AROEIRA, M. F. MORENZ, F. C. F. LOPES & R. O. P. ROSIELLO,. Morfofisiologia e valor nutritivo do capim-braquiária sob sombreamento natural e a sol pleno. Pesquisa Agropecuária Brasileira. V. 4, p. 573-579, 2007.

PINHEIRO, M, H, O ; Composição e Estrutura de uma Comunidade Savânica em Gradiente Topográfico no Município de Corumbataí (SP, BRASIL). Tese de Doutorado. Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2006.

PORPINO, G. Cobertura vegetal. Disponível em: http:www.embrapa.gov.br/outros/probio/ Acesso em: 04 jan. 2011

RIBEIRO, J. F. & WALTER, B. M. T. 1998. Fitofisionomias do bioma cerrado. pp. 85-166. In: Cerrado: ambiente e flora. EMBRAPA-CPAC, Planaltina

RIZZINI, C. T. 1979. Tratado de fitogeografia

do Brasil.Hucitec, São Paulo.

RODRIGUES, R. R. 1999. A vegetação de Piracicaba e municípios do entorno. IPEF,

Circular Técnica, n.189.

SANCHEZ, J. A. e SADA, S.G. Litterfall dynamics in a mexican lowland tropical rain forest. Tropical Ecology, V.4, p 127-142, 1993. SILVA, H.G. Fitossociologia de um Cerradão na Fazenda Bonfim, Município de Urbano Santos-MA. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas) - Depto. Biologia, C.C.B.S., Universidade Federal do Maranhão, São Luis-MA. 2004

SUTTON, S. L.; WHITMORE, T. C.; CHADWICK, A. C. (Eds). Tropical rain forest: Ecology and management. III. Decomposition

(7)

87 and nutrient cycling. London. Special

publications series of Britsh Ecological Society, p. 267-273, 1983.

VELOSO, H. P.; RANGEL FILHO, A. L. & LIMA, J. C. A. 1991. Classificação da vegetação brasileira, adaptada a um sistema universal. IBGE, Rio de Janeiro.

VITAL, A. R.T. et al. Produção de serapilheira e ciclagem de nutrientes de uma floresta estacional semidecidual em zona riparia. Revista Árvore, Viçosa, v. 28, n. 6, p. 793-800, 2004. VOGEL,H,L,M et al .,Avaliação da deposição de serapilheira em uma floresta estacional decidual em Itaara, RS, Brasil. , Ciências Florestais, V17, n.3,p187-196.2007.

WERNECK, M. S.; PEDRALLI, G.; GIESEKE, L. F., Produção de serapilheira em trechos de uma floresta semidecídua com diferentes graus de perturbação na Estação Ecológica do Tripuí. Revista Brasileira de Botânica, v. 24, n. 2, p.195-198, 2001.

_____________________________________ [1] - Graduado pela Universidade Federalde Uberlândia-Campus do Pontal. Aluno de Pós Graduação da Universidade Federal de São Carlos(UFScar) nicolas.scp@gmail.com

[2] - Graduando pela Universidade Federal de Uberlândia - Campus do Pontal.

Referências

Documentos relacionados

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Nesse sentido, Ridola (2014) afirma o Estado possui como dever, perante a sociedade, a criação de condições que permitam o devido exercício da dignidade.. Entretanto,

Em que pese ausência de perícia médica judicial, cabe frisar que o julgador não está adstrito apenas à prova técnica para formar a sua convicção, podendo

Assim, cumpre referir que variáveis, como qualidade das reviews, confiança nos reviewers, facilidade de uso percebido das reviews, atitude em relação às reviews, utilidade

Não se pode portanto concluir por uma relação evidente entre a noção de autonomia destes autores e as teorias liberais (discutidas no caps. 3 e 4), até porque em

A partir das curvas tensão-deformação apresentadas nas Figuras 54 e 55, foram analisadas as seguintes propriedades mecânicas em função no número de

In general, the dynamic power consumption is higher for modes of operation with higher resource utilization (Table 5.9 ). This observation is more evident for the

One of the main strengths in this library is that the system designer has a great flexibility to specify the controller architecture that best fits the design goals, ranging from