Ano XX - Nº 675 Fortaleza, 5 de Agosto de Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida.

Loading....

Loading....

Loading....

Loading....

Loading....

Texto

(1)

Ano XX - nº 675 • FortAlezA, 5 de Agostode 2007

I

greja

B

atIsta

F

undamentalIsta

C

rIstoé

V

Ida www.cristoevida.com

(2)

Ao rebAnhode deus – Pr. José Nogueira –

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA

CRISTO É VIDA

VOCÊ FAZ PARTE DESTA HISTÓRIA

Aniversário para nós, que somos crentes em Jesus Cristo e que procuramos sempre ver e viver a vida do ponto de vista de Deus, é um tempo de ações de graça. Contar os anos é testemunhar a fidelidade de Deus e promover celebrações em honra dAquele que tudo nos possibilitou.

A igreja é o povo de Deus. A igreja é composta de crentes congre-gados sob uma aliança de servirem ao SENHOR Deus, em comunhão espiritual. Assim, como a igreja somos nós, então este é o aniversário de cada membro da IBF Cristo é Vida.

Celebramos, no último final de semana, 23 anos de nossa funda-ção, de quando solenemente deixamos de ser uma congregação. Em 1984 fizemos um pacto de formar uma igreja autônoma que vivesse conforme os preceitos do Novo Testamento e que em nossa união honrássemos ao Senhor Jesus Cristo.

Há muito que aprender com a história. E podemos dizer que bem-aventurados os que perseveraram durante as tempestades, que choraram sem desistir, e que mantiveram a esperança. Bem-aventu-rados os que sorriram sem falsidade, que venceram sem se tornarem orgulhosos. Bem-aventurados os que se deixaram ser carregados e mantidos pelo SENHOR Deus, na dependência do Espírito Santo, e que hoje estão aqui para continuarem honrando a Jesus Cristo, o SENHOR da Igreja.

É gratificante testemunhar o que Deus tem feito, apesar de nós, na saga de nossa igreja. As igrejas que já se formaram a partir da ação do Espírito Santo em nosso meio são, como o apóstolo Paulo afirmou em 2 Coríntios 3:2 e 3, cartas vivas da bênção do SENHOR em nos fazer frutificar no ministério missionário.

Nossas congregações (tanto as próximas - como a do Araturi, quanto as mais distantes - como em Atalaia do Norte, no Amazonas) são desafios presentes de que a ordem do SENHOR Jesus não é para ficarmos parados, acomodados, estagnados, mas é para conti-nuarmos firmes em estender com fé a Palavra do Senhor, salvando e edificando vidas.

Enfim, irmãos em Cristo Jesus, como era o nosso propósito inicial, as celebrações de nossos 23 anos serviram também para marcar nosso compromisso com a Missão que o Senhor da Igreja, Jesus Cristo, nos comissionou: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15).

Honremos, portanto, ao SENHOR Deus, sendo fiéis ao espírito de nosso pacto, glorificando-O em nossas vidas, perseverando unidos e pregando o Evangelho da Salvação por aqui e por todo o mundo!

Igreja BatIsta FundamentalIsta CrIstoé VIda

Av. K, nº 911 - Planalto da Barra - Fortaleza - CE - Telefone: (85) 3286.3330 Pr. Nogueira (8841.3710) - Pr. Joaquim (8712.6796) - Pr. Luiz (8875.9719) Jornalista Resp.: Mariana Cadete - MTB-CE 01820-JP • Diaconia de TI & M Boletim interno, semanal e gratuito • Tiragem: 450 cópias • www.cristoevida.com

INFORMISSõES

(3)

TEOLOGIA DE MISSÕES

UMA IMPORTANTE LIÇÃO UNIVERSAL

SOBRE MISSõES

“Disse ainda Abraão: Não se ire o SENHOR, se Lhe falo somente esta vez: Se, porventura, houver ali dez? Respondeu o SENHOR:

Não a destruirei por amor dos dez” Gênesis 18:32

Abraão intercedeu por Sodoma. O argumento de Abraão não se baseou no pecado de Sodoma, mas sobre o princípio que a presença de dez justos ali havia de salvar a cidade do juízo. Ma-teus 11:23 revela a possibilidade de Sodoma ter sido conservada. Dez justos como sal poderiam ter mudado a sua situação. Se a esposa de Ló fosse sal (Mateus 5:13), ela não teria sido julgada como coluna de sal. Ela não acreditou que Deus havia de julgar Sodoma. Há muitos como ela hoje em dia.

Este princípio ainda está em operação. Deus abençoa aqueles que cumprem a Grande Comissão.

Entre 1815 e 1914, a Inglaterra formou o maior império na história, composto de 25% do mundo. A sua marinha de guerra controlou os sete mares. E o Reino Unido enviou missionários para todos os cantos da terra. Nos séculos XVIII e XIX havia uma verda-deira febre de heroísmo missionário nas igrejas da Grã-Bretanha: missionários da Inglaterra e Escócia foram aos mais distantes, difíceis e perigosos campos e pregaram o Evangelho.

Contudo, o Império Britânico não existe mais. Em 1941, a Inglaterra precisou de armas, mas os EUA só vendiam a dinheiro. Assim, precisando de dinheiro, o governo inglês proibiu a saída de dinheiro para o sustento de missionários. A Inglaterra deixou de obedecer a Grande Comissão. Quando a Índia saiu do Império Britânico em 1947, o Império sucumbiu. É bem possível que a razão porque Deus levantou esse império e causou sua queda seja a relação da Inglaterra com a Grande Comissão.

De 1807, quando Robert Morrison foi enviado da Inglaterra para China, até 1949, a China recebeu milhares de missionários. Ela deveria ter recebido o Evangelho e pregado por toda a Ásia. Mas a China não fez assim, e em 1949 Deus entregou a China ao comunismo em julgamento (Romanos 1:18 e Gênesis 18:32).

É possível fazer a mesma observação na história do continente africano. A África recebeu milhares de missionários e a maioria deles deu a vida para que o povo africano fosse salvo. De forma geral, a África desprezou a graça de Deus. Deveriam ter crido e tornado-se uma força missionária para alcançar o restante do seu povo e outras regiões. Hoje a África vive em terríveis crises sociais e políticas. Um povo que conhece o Evangelho tem que observar fielmente a Grande Comissão.

Este princípio tem que ser visto por todas as famílias e igrejas de um país que recebe o Evangelho. Os crentes têm uma grande responsabilidade como atalaias. Eles devem avisar seu povo e sua nação dos princípios bíblicos que governam a bênção e o juízo de Deus. O homem de Deus entende estes princípios. O profeta Daniel entendeu e o tornou tema de seu livro (Daniel 12:3).

(4)

PEQUIM’2008

OREMOS PELO

EVANGELISMO

Nos últimos três meses a China expul-sou mais de cem missionários cristãos, em uma operação silenciosa, especialmente vindos de países como os EUA, Canadá, Coréia do Sul, Cingapura, Austrália e Israel.

Trata-se da mais ostensiva ação do gênero desde 1954. De acordo com a Associação Cristã de Ajuda à China, o governo chinês tem como objetivo retirar todos os estrangeiros cristãos que estejam no país até a Olimpíada de 2008, pois temem uma ação evangelística em massa.

As expulsões têm ocorrido principalmente em Beijing, Xinjiang, Tibet e Shandong. Só em Xinjiang, mais de 60 trabalhadores cristãos – dentre professores de inglês, homens de negócios e funcionários de organizações humanitárias – foram expulsos, alguns deles já viviam na região há pelo menos 15 anos. E cerca de quinze casais cristãos dos EUA foram obrigados a deixarem o país no mês de maio. No dia 31 de maio, em Linyi, um cidadão israelense e outro norte-americano foram presos durante uma reunião de oração com 70 líderes de igrejas domésticas.

Em Beijing, no dia 1 de julho, três cristãos dos Estados Unidos foram presos e obrigados a deixarem o país sem ao menos poderem entrar em contato com a Embaixada norte-americana na China. O ministro chinês de Relações Exteriores não quis comentar o assunto. Susan Stevenson, porta-voz da embaixada americana, admitiu a ocorrência de algumas deportações, sem dar mais detalhes. Ação missionária na Olimpíada de Pequim 2008

Grupos cristãos ao redor do mundo têm divulgado que planejam enviar milhares de voluntários para evangelizar a China durante a Olimpíada de Pequim (Beijing), em uma ação inédita. Mas terão que enfrentar grande perseguição, pois o governo chinês controla a religião e exige que qualquer atividade seja vinculada às organi-zações oficiais religiosas, submetidas ao partido comunista. Todo o tipo de atividade religiosa autônoma é punida com prisão. MOTIVOS DE ORAÇÃO

1 - Oremos pelos grupos missionários que planejam utilizar a “liber-dade” durante as Olimpíadas de Pequim, em 2008, para a pregação do Evangelho. Que sejam sábias, corajosas e eficientes. Que mais chineses e asiáticos ouçam o Evangelho.

2 - Oremos pelos atletas cristãos que participarão dessa Olimpíada: que sejam, acima de tudo, missionários. Que aproveitem as oportu-nidades, a liberdade que têm e o prestígio para a promoção dAquele que merece a honra: Jesus Cristo.

3 - Oremos pelos irmãos em Cristo da China, há milhões de chineses crentes que têm que viver escondendo sua fé por causa das persegui-ções. Oremos por eles para que nessas olimpíadas possam ver seus irmãos de fé de outras partes do mundo, que possam saber que são amados e que oramos por eles. Que eles sejam encorajados. 4 - Oremos para que os crentes do Ocidente entendam que a fé em Cristo tem que ser pregada por todo o mundo, custe o que custar. Oremos para que aprendamos com os crentes da China o que é sofrer pelo Evangelho, que nós oremos e nos envolvamos cada vez mais com a Missão.

(5)

PROJETO ALTO SOLIMõES

“Penso em fazê-lo quando em viagem para a Espanha, pois espero que de passagem estarei convosco e que para lá seja por vós encaminhado...”

Romanos 15:24

A

viagem do Pr. José Nogueira ao Alto Solimões - Amazonas, tem uma data provável: 19 de novembro. Nessa viagem o Pr. José Nogueira tem a intenção de visitar Atalaia do Norte – cidade onde há uma congregação de nossa igreja e tem se tornado a nossa base missionária naquela região extrema da Amazônia. Lá trabalham Pr. Eduardo e família, Marliene e Meyrinha.

Pr. José Nogueira pretende também visitar a cidade de São Paulo de Olivença (há possibilidade de ministrar um curso de teologia intensivo) e conversar com o Pr. Alan Yoder, missionário da ABWE, que trabalha naquela região. Eles têm conversado sobre a possibilidade de utilizar o avião monomotor do Pr. Alan para visitar Santa Rita – lugarejo bem no centro da região do Alto Solimões. Ali é possível fazer uma reunião com as lideranças dos índios ticunas, saber como estão as igrejas batistas nativas e estudar o que podemos fazer para ajuda-los mais. O grande alvo da viagem será visitar e conhecer Palmeiras do Javari, povoado onde moram Pr. Ricardo, Arlete e família. Pr. Ricardo tem desenvolvido um ministério pastoral na Igreja Missionária em Palmeiras do Javari e feito um trabalho de Missões com os índios mayorunas, inclusive domina a língua mayoruna.

Com o Pr. Ricardo será estudada a possibilidade dele e sua família se transferirem para Atalaia do Norte, assim, juntamente com o Pr. Eduardo, intentarem esforços para alcançar os índios matiz e korubos que vivem nas proximidades de Atalaia do Norte. Em Atalaia, o Pr. Ricardo ainda poderia manter contatos e cursos de treinamento bíblico com lideranças crentes dos índios mayorunas. Também, caso seja a vontade de Deus que Pr. Ricardo e família se transfiram, precisamos providenciar uma família missionária para trabalhar em Palmeiras do Javari, pois não podemos desamparar a igreja missionária que ali foi estabelecida.

PEDIDOS DE ORAÇÃO

1 - Por recursos financeiros da IBF Cristo é Vida a fim de que seja

possível essa viagem. Oremos para que o SENHOR Deus providencie os meios para esta viagem.

2 - Pelo avião do Pr. Alan Yoder. Para ir àqueles campos distantes só

há dois meios. De barco (algumas viagens demoram mais de 10 dias). De avião (os percursos podem ser feito em poucas horas). Mas, o avião do Pr. Alan Yoder está precisando de uma licença por causa da manutenção. Oremos por esse entrave burocrático.

3 - Pelas viagens de avião: Essas viagens são caríssimas por causa

do combustível, e também é preciso que haja muita água nos afluentes para a aterrissagem do hidroavião. Oremos para que o Pr. Alan consiga esses recursos para o combustível e que as chuvas de outubro daquela região providenciem cheias nos afluentes.

4 - Oremos pela esposa do Pr. José Nogueira: A Dona Margarida tem estado

(6)

notAs & notíciAs

IMPERDÍVEL TOM

Nosso Tempo de Oração por Missões na próxima quarta-feira será inesquecível. Traga sua família inteira e chegue pontualmente às 19 horas (ou um pouco mais cedo) para não perder nada. Teremos lições que marcarão nossa visão sobre a obra missionária e sobre a vida. Não perca, ore e traga seu marido, esposa e filhos.

CONGREGAÇÃO DO ARATURI Estamos iniciando uma nova fase de planos e trabalhos em nossa Congregação no Araturi. Te-remos uma Escola Bíblica de Evan-gelização de Crianças (EBEC), nas manhãs de domingo, que ficará sob a liderança da Paula Machado. E enviaremos aos domingos uma família de nossa igreja para ser responsável pelos Cultos.

AGOSTO:

05 - Fernando e Iraci; 12 - Pr. Joaquim e Lourdes; 19 - Rômulo e Diana Karla; 26 - Alexandre e Glau. SETEMBRO: 02 - Fernando e Iraci; 09 - Pr. Joaquim e Lourdes; 16 - Rômulo e Diana Karla; 23 - Pr. Luiz e Glória; 30 - Roberto e Verônica.

ENCONTRO COM OS NOIVOS No dia 11 de agosto, às 17 horas, teremos um encontro de noivos com o Pr. José Nogueira. Por favor, marque a sua presença com a Ligy. CENTRO BÍBLICO DISCIPULAR – CBD O CBD terá início na próxima quarta-feira (08/08), às 16 horas, com as aulas para o Curso Disci-pulado Intensivo. O CTB (Curso de Treinamento Bíblico) começará sexta-feira, dia 10, às 19 horas, com a Disciplina de Introdução ao Antigo Testamento.

A Taxa de Inscrição é de 10 re-ais e o aluno recebe o Manual. CURSO DE PROFESSORES DA BÍBLIA

A Educadora Cristã Carmen Cinira está formando uma turma de formação de professores bíblicos para o ministério com as crianças. O primeiro módulo (Bases Bíbli-cas) será ministrado nos dias 11 e 18 de AGOSTO (aos sábados). O segundo módulo (Métodos de Evangelismo) será no dia 23.

Maiores informações e inscri-ções com a irmã Carmen Cinira. EBEC - ESCOLA BÍBLICA DE EVANGELIZAÇÃO DE CRIANÇAS

Nossa EBEC começará as atividades do segundo semestre no próximo sábado, dia 11, às 15 horas. A EBEC, como uma escola bíblica, teve férias em julho e agora está retornando suas atividades semestrais com seu abençoado trabalho de ministrar ensino bíblico às crianças.

PASSEIO DA MOCIDADE

DIA 18 DE AGOSTO

F

aremos o passeio da Mocidade, como encerramento da EBJ (Escola Bíblica de Jovens), a Baturité. Sairemos às 7 horas da manhã e iremos à Redenção – a cidade brasileira que primeiro libertou os es-cravos, e visitaremos o Museu da Senzala. Depois prosseguiremos a nossa aventura indo até o Balneário de Baturité, que será nosso ponto de apoio. De lá faremos uma caminhada subindo a serra até o Mosteiro dos Jesuítas, onde teremos uma aula sobre os jesuítas, estudando do ponto de vista histórico, bíblico e missionário. As inscrições serão até o dia 13 de agosto, com a Lucinha Marculayne. Os que tiverem 100% de freqüência na EBJ só pagam 5 reais (apenas os ingressos nos museus e balnerário), para os outros a taxa é de 15 reais.

Imagem

Referências

temas relacionados :