• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA COORDENAÇÃO GERAL DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Portfólio Tecnológico

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA COORDENAÇÃO GERAL DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Portfólio Tecnológico"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

COORDENAÇÃO GERAL DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Portfólio Tecnológico - 2011

01

Título: GECILOZ-1G – ADITIVO RETARDADOR DE PEGA E SUPERPLASTIFICANTE PARA GESSO USANDO O LÁTEX DO AVELOZ (EUPHORBIA TIRUCALLI).

Número: PI 1107327-6 RPI: 2180

Titularidade: UFPB

Data de depósito: 15/12/2011

Inventor: Jesus Charles do Amaral Nogueira

Resumo: GECILOZ-1G – Aditivo retardador de pega e superplastificante para gesso usando o látex do aveloz (Euphorbia tirucalli) trata-se de um produto aditivo para materiais aglomerantes à base de pastas de gesso, com a finalidade de conferir a este material aumento da plasticidade, redução da água, redução da água de amassamento e extensão dos tempos de início e fim de pega com baixo calor de hidratação. O aditivo interfere nas propriedades do aglomerante gerando um produto final com características apropriadas para utilização na construção civil, racionalizando seu uso e conferindo estabilidade e funcionalidade às pastas com ele preparadas. Na sua preparação utiliza-se como base extratos de Euphorbia tirucalli, produto natural, eco-eficiente, de baixo custo e com tecnologia de produção aplicável em qualquer região que possibilite o seu plantio, o que torna o produto uma inovação no campo da produção de aditivos para gesso.

Área: Construção civil.

02

TÍTULO: MECANISMO AUXILIAR PARA A TROCA DE PNEU AUTOMOTIVO Número: PI 1102470-4

RPI: 2160

Titularidade: UFPB

Data de depósito: 05/05/2011 Inventor: Jair Silveira

Resumo: Mecanismo auxiliar para troca de pneu automotivo, composto de uma base de apoio para fixar um macaco automotivo que tem fixado em sua articulação um motor elétrico, e na parte superior do macaco uma chapa de aço em forma de disco contendo uma mola de compressão que tem em sua extremidade outro disco de aço acoplado ao pneu reserva , para o levantamento da roda reserva quando houver necessidade de sua substituição permitindo uma melhor distribuição de esforço do usuário, prevenido lesões anatômicas nesta operação.

(2)

03

Título: PROCESSO PARA A OBTENÇÃO DE ENZIMAS XILANOLÍTICAS DE BACTÉRIA TERMOFÍLICA

Número: PI 1105941-9 RPI: 2179

Titularidade: UFPB

Data de depósito: 11/11/2011

Inventor: Teresa Cristina Soares de Lima Grisi

Resumo: Processo para a obtenção de enzimas xilanolíticas de bactéria termofílica particularmente produzidas por bactéria do solo Paenibacillus favisporos, utilizando resíduos agroindustriais como fonte de carbono, preferencialmente palha de arroz e bagaço de cana de açúcar . As xilanases bacterianas atuam na faixa de pH de 5,0 a 8,0 e em temperaturas de 50 a 70°C podendo ser usadas em processos industriais alimentícios, químicos, farmacêuticos, têxteis, papeleiras e ainda na degradação da biomassa lignocelulósica para a produção de xilitol, furfural,etanol de segunda geração, branqueamento da polpa de papel e no aumento da digestibilidade de rações para animais.

Área: Industria alimentícia, química e farmacêutica.

04

Título: ANALISADOR DAS PROPRIEDADES TÉRMICAS PELA HARMÔNICA PURA, COM A INCLUSÃO DA CONTÍNUA

Número: PI 1105940 – 0 RPI:

Titularidade: UFPB Data de depósito: 16/11/2011 Inventor: Abel Cavalcante Lima Filho,

Resumo: Uma região da amostra recebe uma onda térmica senoidal e uniforme em toda região. Desta onda também é conhecido o fluxo térmico e o campo térmico. Em outra região são medidos os capôs de temperaturas. Com a variação da Amplitude e dos atrasos são determinados as propriedades ou parâmetros térmicos.

Área: Engenharia Térmica. 05

Título: PROCESSO DE NEUTRALIZAÇÃO A SECO PARA BIODIESEL USANDO ÁCIDO TEREFTÁLICO COMO TROCADOR IÔNICO

Número: PI 1102398 – 8 RPI:

Titularidade: UFPB

Data de depósito: 05/05/2011 Inventor: José Maria Barbosa

Resumo: O Processo compreende o uso do ácido fereftalático, de fontes industriais ou de material reciclado, para ser aplicado na purificação de biodiesel obtido por catalise homogênea básica, prevê ainda a

(3)

Título: FILTRO DESFLUORETADOR REGENERÁVEL Número: PI 1105876-5

RPI: 2178

Titularidade: UFPB

Data de depósito: 01/09/2011 Inventor: Fábio Correia Sampaio

Resumo: Filtro desfluoretador domiciliar regenerável de água para consumo humano com capacidade desfluoretadora que é compreendido por uma carcaça externa alongada e verticalizada, fechada por parede inferior e dotado de boca superior, a qual é vedada por uma placa de plástico. Esta placa possui duas aberturas, sendo uma para entrada e outra para saída da água, após a filtração. Internamente, o filtro possui carga composta por cápsula de plástico atarraxável em ambas as extremidades. A água rica em flúor flui até a parte inferior do filtro, onde penetra na cápsula contendo material filtrante por suas ranhuras laterais. Depois do contato com este material, a água atinge a saída do filtro pela abertura superior.

Área: Doméstica

07

Título: CONVERSO ANALÓGICO-DIGITAL SIGMA-DELTA BASEADO EM CONTADOR DE UM. Número: PI 1100983 – 7

RPI:

Titularidade: UFPB

Data de depósito: 01/03/2011

Inventor: Cleonilson Protasio de Souza

Resumo: Um conversor Analógico-Digital baseado em contador de Um que recebe um sinal analógico de entrada e converte em um sinal digital de saída, composto por um modulador sigma-delta e por um Contador de Um. O sinal analógico de entrada é densidade de Uns Lógicos é proporcional ao valor do sinal analógico de entrada, e que, na medida em que a modulação é realizada em uma específica frequência de amostragem, a cadeia serial de bit resultante é aplicada ao Contador de Um que realiza a contagem dos bits Uns e produz em sua saída o valor digital correspondente ao sinal analógico de entrada. O resultado da conversão é transferido ao Registrador de saída que é atualizado a uma taxa de conversão igual à Fs/2n em que Fs é a taxa de amostragem do modulador sigma-delta e N é a resolução do conversor analógico-digital que é igual ao número de Flip-Flops contidos no Contador de Um descrito nesta invenção.

(4)

08

Titulo: COMPOSTO ANÁLOGO DA PODOFILOTOXINA COM AÇÃO CITOTÓXICA TUMORAL E PROCESSO PARA SUA PREPARAÇÃO.

NÚMERO: PI 1102759 - 2 RPI:

Titularidade: UFPB

Data de depósito: 15/06/2011

Inventor: Demetrius Antônio Machado de Araújo

Resumo: Possuindo ação citotóxica sobre as desordens proliferativas celulares malignas e baixo efeito tóxico sobre as células saudáveis, podendo ser utilizado individualmente ou associado a outras substâncias de origem natural ou sintética, para o tratamento de doenças em humanos e animais, apresentando uma baixa atividade citotóxica sobre células saudáveis e um potente efeito antitumoral induzindo a morte apoptótica em linhagens tumorais, tais como HT-29, MCF-7, MOLT-4, HL-60, K562 e K562-Lucena.

Área: Industria farmacêutica.

09

Título: SISTEMA TETRAFACE DE PROJEÇÃO E VISUALIZAÇÃO ESTEREOSCÓPICA ANAGLÍFICA BASEADA EM UM ÚNICO COMPUTADOR

Número: PI1106065 – 4 RPI:

Titularidade: UFPB

Data de depósito: 24/10/2011

Inventor: Liliane dos Santos Machado

Resumo: Para a visualização estereoscópica tridimensional coletiva ou individual de objetos ou ambientes, definidos computacionalmente, aplicado às áreas, como o ensino e treinamento de atividades e ações em ambientes de realidade virtual, por meio da visualização realista e interação em ambientes computacionais tridimensionais. O sistema desenvolvido é constituído por um único computador com um único processador, duas placas de vídeo com dupla saída, quatro projetores, telas de projeção e óculos com filtros coloridos. O sistema também permite a sua execução usando-se quatro monitores convencionais montados em ângulos A e B compreendidos entre 90 graus e 180 graus. O sistema incorpora um programa de computador que controla e exibe as imagens estereoscópicas, permitindo que o sistema atinja os seus objetivos.

(5)

COCOS NUCIFERA COMO MEIO REACIONAL E FONTE DE PEROXIDASE Número: PI 1101946-8

RPI: 2157

Titularidade: UFPB

Data de depósito: 18/04/2011 Inventor: José Maria Barbosa Filho

Resumo: Processo oxidativo biocatalisador utilizando água de coco de cocos nucifera como meio reacional e fonte de peroxidase para realização de reações oxidativas biocatalisadas por peroxidase, utilizando água de coco, sumo natural contido no interior do coco, que é fruto de Cocos nucifera, como meio reacional e fonte de peroxidase; empregando oxigênio molecular, ar atmosférico ou peróxido de hidrogênio como agente oxidante.

Área:

Título: FORMULAÇÃO LÍQUIDA DE ÁLCOOL COMBUSTÍVEL ADITIVADO PARA MOTORES DO

CICLODIESEL Número: PI1103098-4 RPI: 2265

Titularidade: UFPB

Data de depósito: 20/06/2011

Inventor: Petrônio Filgueiras de Athayde Filho

Resumo: FORMULAÇÃO LÍQUIDA DE ÁLCOOL COMBUSTÍVEL ADITIVADO PARA MOTORES DO

CICLODIESEL como objetivo de preparar formulações de álcool, preferencialmente etanol, como um melhorador de cetato, preferencialmente uma mistura de isômeros de dinitratos de isorbida, em mistura com um agente lubrificante, preferencialmente do óleo de mamona, e um agente anticorrosivo, preferencialmente um aminoéter que em volumes e quantidades ideais, formando uma composição liquida para permitir o uso do álcool como um combustível para motores do ciclo disel.

Referências

Documentos relacionados

versity; Dewajtis 5, 01-815 Warszawa, Poland; a.syryt@uksw.edu.pl Abstract: The terms “university”, “teaching” and “research” are closely related. The reason for the

Janaína Oliveira, que esteve presente em Ouagadougou nas últimas três edições do FESPACO (2011, 2013, 2015) e participou de todos os fóruns de debate promovidos

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que conforme a

No Brasil, a falta de uma fiscalização mais rigorosa é uma das razões que possibilitam que certas empresas utilizem os estágios como forma de dispor de uma mão-de-obra qualificada,

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de