• Nenhum resultado encontrado

HISTÓRIA 9 o ANO PROF PADRÃO VOL III

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "HISTÓRIA 9 o ANO PROF PADRÃO VOL III"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)
(2)

Direção Executiva:

Fabio Benites

Gestão Editorial:

Maria Izadora Zarro

Diagramação, Ilustração

de capa e Projeto Gráfico:

Alan Gilles Mendes

Alex França

Dominique Coutinho

Erlon Pedro Pereira

Estevão Cavalcante

Paulo Henrique de Leão

Estagiários:

Amanda Silva

Fabio Rodrigues

Gustavo Macedo

Lucas Araújo

Irium Editora Ltda

Rua Desembargador Izidro,

n

o

114 - Tijuca - RJ

CEP: 20521-160

Fone: (21) 2560-1349

www.irium.com.br

É proibida a reprodução total ou parcial, por qual-quer meio ou processo, inclusive quanto às caracte-rísticas gráficas e/ou editoriais. A violação de direitos autorais constitui crime (Código Penal, art. 184 e §§, e Lei nº 6.895, de 17/12/1980), sujeitando-se a busca e apreensão e indenizações diversas (Lei nº 9.610/98).

Biologia:

D. Geométrico:

Espanhol:

Física:

Geografia:

História:

Inglês:

Matemática:

Português:

Química:

Redação:

Autores:

Bruno Zeitone

Thiago Santos

Verônica Louro

Collyer

João Paulo Prado

Michelle Trugilho

Maria Izadora Zarro

Luanna Ramos

Luiza Marçal

Wendel Medeiros

Cláudia Pires

(3)

1

ORIENTADOR METODOLÓGICO PADRÃO

ENSINO FUNDAMENTAL 2016/2017

O material didático da Irium Educação foi reformulado para o biênio 2016/2017 com o intuito de estar atualizado com as demandas educacionais dos principais concursos do país e alinhado com os pilares educacionais elementares defendidos pela editora.

Além de conter um projeto pedagógico inovador, o projeto gráfico é totalmente inovador. O design de cada página foi projetado para ser agradável para a leitura e atrativo visualmente, favorecendo a passagem das informações. Há uma identidade visual para cada disciplina e as seções são marcadas para favorecer a aprendizagem.

(4)

Didaticamente, há um projeto traçado que envolve fundamentos pedagógicos de vanguarda. Além disso, o material impresso “conversa” com o site galeracult.com.br, além de vídeos dispostos na videoteca do irium.com.br.

Confira os fundamentos pedagógicos do material e suas justificativas: Fundamento 01:

Apresentar um conteúdo em termos de ementa e nível de acordo com os Parâmetros

Curriculares Nacionais (PCNs), refletidos pelos principais concursos do país do referido segmento, assim como do segmento subsequente (Ensino Médio).

Descrição: O conteúdo de cada série segue as orientações dos PCNs, porém existe a possibilidade de reordenação, pois o material é constituído de cadernos independentes, que possibilitam a construção de acordo com a vontade da escola parceira. Para isso, basta a escola utilizar o nosso cronograma – que está apresentado a seguir – e escolher a nova ordem dos cadernos, inclusive trocando de séries, caso seja necessário. Fundamento 02: Alinhar desde o princípio os objetivos pedagógicos de cada caderno (capítulo).

Fundamento 02:

Alinhar desde o princípio os objetivos pedagógicos de cada caderno (capítulo).

Descrição: Ainda na capa de cada caderno (capítulo), professores e alunos encontrarão os objetivos a serem alcançados naquela unidade. Dessa forma, pretende-se que docentes e discentes comecem “com o objetivo em mente”, ou seja, que tenham clareza desde o início dos objetivos.

Como funciona na prática? Após a contextualização, sugerimos que o professor apresente os objetivos pedagógicos do caderno, ou seja, o que o aluno deve assimilar e quais competências ele deve desenvolver, quando o caderno estiver com a teoria vista e os exercícios realizados.

Na capa do caderno de Sinais de Pontuação, ao lado, ao ler os objetivos da unidade, junto com os alunos, o professor deixa claro que visa ensinar para compreensão dos alunos dos erros de comunicação gerados por má emprego da pontuação, reconheçam e saibam empregar corretamente os sinais de pontuação.

(5)

3

Fundamento 03:

Transcender o conteúdo tradicional, através do diálogo entre este e outros saberes,

não previstos na Base Nacional Comum, mas considerados relevantes para a formação do jovem, segundo a visão da Irium Educação.

Descrição: Além do conteúdo tradicional, o material do Ensino Fundamental II é focado em novos saberes essenciais para a formação dos jovens hoje em dia. Saberes como Educação Financeira, Noções de Nutrição, Noções de Direito, Empreendedorismo, entre outros, são apresentados de forma dialógica com os conteúdos tradicionais. De forma prática, em cada caderno há pelo menos uma inserção transdisciplinar em formato de observação. Essas inserções surgem no material impresso em uma versão reduzida e o artigo na íntegra pode ser acessado no site do projeto galeracult.com.br.

Como funciona na prática? As inserções são apresentadas em um quadro específico e o conteúdo é exposto por um personagem ficcional criado pelo time da Irium Educação. Esses personagens são jovens e possuem características e linguagem próprias da adolescência, o que gera identificação com os alunos. Para os professores, fica a sugestão de utilizar esses artigos transdisciplinares para apresentar como o conteúdo presente “dialoga” com outros, estendendo a aprendizagem e mostrando outras áreas do conhecimento onde alguns alunos, com certeza, irão se identificar. Esse fundamento do material didático é uma grande oportunidade para fazer conexões entre os saberes, valorizando cada um e ainda mais a sinergia entre eles. Além do artigo presente na apostila, os educadores podem incentivar os educandos a acessar o conteúdo completo, no site, possibilitando a navegação por outros artigos e, consequentemente, o acesso a mais informações de qualidade. Veja no recorte abaixo, como a música do Cazuza foi utilizada para exemplificar uma Oração Subordinada Adverbial e, com isso, acaba sendo conectada a história do próprio compositor, enriquecendo o conhecimento cultural do aluno.

(6)

Fundamento 04:

Sugerir contextos para apresentação dos conteúdos a fim de tornar o aprendizado

mais prático e concreto para o aluno.

Descrição: Um desafio para os educadores é não cair no “conteudismo” puro, distante da aplicabilidade desses e da realidade dos alunos. Para isso não acontecer, o material traz sugestões de contextualizações para o início do conteúdo, além de outras exemplificações práticas ao longo da apresentação da teoria.

Como funciona na prática? Na capa de cada caderno, há uma charge, uma tirinha, uma citação, um meme ou outra representação que o professor pode usar como “gancho” para iniciar a sua aula de forma contextualizada, trazendo mais significado para o aprendizado desde o início da aula. Repare que o texto abaixo (à esquerda) – entre a imagem principal e a seção “Objetivos” – propõe uma reflexão sobre o conceito de História. Essa provocação cabe perfeitamente para o início da exposição, considerando que se pretende desconstruir o conceito vulgar de História. No outro exemplo (à direita), o autor inseriu uma tirinha para exemplificar uma oração subordinada adverbial.

(7)

5

Fundamento 05:

Promover uma linguagem mais dialógica e sedutora para o aluno, a fim de

sensibilizá-lo para a importância do conteúdo, facilitando o processo de aprendizagem. Descrição: A forma como as informações são apresentadas é essencial para criar simpatia ou rejeição por parte dos alunos. Pensando nisso, reformulamos a linguagem do material, especialmente no início de cada caderno – na primeira impressão, - para que ela fosse mais atrativa para os jovens. Assim, o texto “conversa” com o leitor, favorecendo a apresentação do conteúdo e evitando rejeições devido a forma como ele é apresentado.

Como funciona na prática? Os textos do material não possuem linguagem coloquial, eles são técnicos. Porém, não são puramente técnicos no sentido tradicional. Eles buscam uma aproximação do leitor, como se o autor estivesse “conversando” com o leitor. Esse tipo de construção favorece a compreensão e os professores podem usar isso em exercícios como: reescreva determinado texto com suas palavras, deixando claro o que você entendeu. Nos textos tradicionais, normalmente, os alunos tem dificuldade de entenderem sozinhos. Veja os textos abaixo como são convidativos.

(8)

Fundamento 06:

Articular conteúdo e exercícios de forma planejada, a fim de tirar o melhor do

proveito desses últimos, funcionando como validação dos conceitos básicos trabalhados ou espelhando a realidade dos mais diversos concursos.

Descrição: Há três seções de exercícios “tradicionais”. Os Praticando possuem o aspecto de validação da aprendizagem, os Aprofundando refletem a clássica abordagem dos concursos e os Desafiando são os mais difíceis, até mesmo para os principais concursos do país. Existem também, em todas as seções, questões resolvidas em vídeo. Elas estão sinalizadas com um ícone de uma câmera, que indica que há solução gravada, e podem ser localizadas pelo código justaposto. Através desse código, o aluno-usuário deverá acessar a área da Videoteca, localizada em irium.com.br.

Como funciona na prática? Os exercícios Praticando, por serem validações da aprendizagem, permeiam a teoria, ou seja, teoria 1 → praticando 1 → teoria 2 → praticando 2 → ... Os Aprofundando servem como mini simulados de concursos e são recomendados “para casa” para serem corrigidos na aula seguinte. Os Desafiando, por serem os mais difíceis, podem valer pontos extras em atividades a parte.

Fundamento 07:

Incentivar o aluno a estender sua aprendizagem além da sala de aula, seja com links

com sites e aplicativos ou através de atividades complementares de pesquisa e reflexão. Descrição: O material possui também exercícios não ortodoxos. As questões “tradicionais” são testes para verificar se o aluno consegue reproduzir aquilo que deveria ser aprendido. Na seção Pesquisando, o material propõe exercícios novos, que incentivam a pesquisa on-line e off-line, reflexões sobre escolhas e comportamentos e servem também, para possibilitar a atuação dos responsáveis na educação formal do filho, pois podem ajuda-los nas pesquisas e reflexões sugeridas pela atividade.

Como funciona na prática? A seção Pesquisando é constituída de exercícios “fora da caixinha”, isto é, aqueles que exigem pesquisas e/ou reflexões. Há algumas utilizações pedagógicas interessantes para essa seção. Exemplos: 1) O professor poderia pedir um caderno separado para registro desses exercícios. Ao final ele teria um verdadeiro portfólio da produção dos alunos ao longo de determinado tempo; 2) Os pais poderiam ser convidados a participar da educação formal do filho, ajudando-o ou simplesmente perguntando sobre os temas abordados nesses exercícios, pois são mais fáceis para esse intuito do que os exercícios tradicionais; 3) O aluno poderia exercitar sua oratória apresentando atividades propostas nessa seção; 4) Alguns Pesquisando podem ser usados como temas para debates em sala, desenvolvendo as habilidades de ouvir e compreender o outro, além, obviamente, da capacidade de argumentação.

(9)

7

Fundamento 08:

Oferecer informações sintetizadas, a fim de atender momentos de revisão do

conteúdo.

Descrição: No final de todo caderno, apresentamos uma seção denominada Resumindo, onde é apresentado uma síntese do conteúdo do caderno. O intuito é possibilitar que o aluno tenha um resumo bem construído para uma revisão rápida, quando necessária.

(10)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

9º ANO – 2016 / 2017

HISTÓRIA

1º bimestre

EF2HIS901: Os anos iniciais da República no Brasil

• A transição da Monarquia para a República no Brasil

• A República da Espada

• A República Oligárquica

• Rebeliões da República Oligárquica

EF2HIS902: Rebeliões na República Oligárquica

• Guerra de Canudos • Guerra do Contestado • Revolta do Juazeiro • Cangaço • Revolta da Vacina • Revolta da Chibata • Movimento Operário

• Tenentismo e Coluna Prestes

EF2HIS903: A Primeira Guerra Mundial

• A corrida imperialista

• A ascensão germânica e o revanchismo francês

• A questão balcânica

• A formação de alianças e a corrida armamentista

• O conflito

• O Tratado de Versalhes

• Consequências da Primeira Grande Guerra

2º bimestre

EF2HIS904: Revolução Russa

(11)

9

• A Revolução burguesa de 1917

• A Revolução socialista de 1917

• O governo Lênin

• A ditadura de Stalin

EF2HIS905: O período entre guerras

• A crise de 1929

• Características dos regimes totalitários

• A Itália fascista

• A Alemanha nazista

• A guerra civil espanhola

EF2HIS906: Era Vargas

• A ascensão de Vargas

• O governo constitucional

• O Estado Novo

3º bimestre

EF2HIS907: A Segunda Guerra Mundial

• A formação do eixo e sua política expansionista

• A invasão da Polônia e o início da guerra

• A participação do Brasil na guerra

• A política racial nazista e o Holocausto

• Consequências da Segunda Grande Guerra

EF2HIS908: A Guerra Fria

• Principais características

• O apogeu e o declínio

EF2HIS909: O processo de descolonização da África e da Ásia

• Lutas anticoloniais na África

• Independência da Índia

• Revolução chinesa

(12)

4º bimestre

EF2HIS911: Intervalo Democrático no Brasil

• O governo Dutra

• O segundo governo Vargas

• O governo Juscelino Kubitschek

• O governo Jânio Quadros

• O governo João Goulart

EF2HIS912: Ditadura Militar no Brasil

• O governo Costa e Silva

• O governo Médici

• O governo Geisel

• O governo Figueiredo

EF2HIS913: Nova República no Brasil

• O governo Sarney

• O governo Collor

• O governo Itamar

• O governo FHC

• O governo Lula

(13)

9

ENSINO FUNDAMENTAL 2016/2017

9º ano

HISTÓRIA

3

o

bimestre:

Aula: 21

Tópico: Segunda Guerra Mundial

Objetivos: A formação do eixo e sua política expansionista; A invasão da Polônia e o início da guerra; Subtópicos: A formação do eixo; Invasão da Polônia; O avanço do eixo; As mudanças nos rumos da Guerra;

Exercícios: x

Para casa: Praticando 1 ao 4

Aula: 22

Tópico: Segunda Guerra Mundial

Objetivos: A participação do Brasil na guerra; A política racial nazista e o Holocausto; Consequências da Segunda Grande Guerra

Subtópicos: A participação do Brasil; Principais consequências da Guerra Exercícios: Praticando 5 ao 7

Para casa: Aprofundando e Desafiando

Aula: 23

Tópico: Segunda Guerra Mundial

Objetivos: Revisão Subtópicos: x

Exercícios: Aprofundando e Desafiando Para casa: Pesquisando

Aula: 24

Tópico: Guerra Fria

Objetivos: Principais características; O apogeu e o declínio

Subtópicos: A Guerra Fria; Principais características; A fase inicial; Apogeu e declínio; Guerra Fria e a URSS

Exercícios: Praticando 1 ao 5

(14)

Aula: 25

Tópico: Guerra Fria

Objetivos: Revisão Subtópicos: x

Exercícios: Aprofundando e Desafiando Para casa: Pesquisando

Aula: 25

Tópico: O processo de descolonização da África e da Ásia

Objetivos: Lutas anticoloniais na África; Independência da Índia; Revolução chinesa; A guerra do Vietnã Subtópicos: O context histórico; A conferência de Bandung; As lutas anticoloniais; A Indepedência da Índia; Guerra do Vietnã

Exercícios: Praticando 1 ao 7

Para casa: Aprofundando e Desafiando

Aula: 27

Tópico: O processo de descolonização da África e da Ásia

Objetivos: Revisão Subtópicos: x

Exercícios: Aprofundando e Desafiando Para casa: Pesquisando

Aula: 28

Tópico: Revisão

Objetivos:

Subtópicos: Revisão

Exercícios: Revisão bimestral Para casa: Revisão bimestral

(15)

EF2HIS9-07

1

Conteúdo:

• A formação do Eixo;

• O desenvolvimento da Segunda Guerra Mundial; • A Batalha de Stalingrado;

• A participação do Brasil;

• Principais consequências da Guerra; • A política racial nazista.

Objetivos de aprendizagem:

• Compreender as razões que levaram à eclosão da Segunda Guerra Mundial;

• Destacar a importância de alguns episódios vivenciados no contexto da Guerra, den-tre os quais a Batalha de Stalingrado e o lançamento das bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki;

• Destacar a criação da FEB e a participação do Brasil na Segunda Guerra;

• Analisar a política racial nazista e suas consequências para os grupos considerados indesejáveis.

Sugestões Didáticas:

• Exibição do filme Círculo de Fogo (sobre a Batalha de Stalingrado) ou Pearl Harbour; • Exibição seguida de debate de trechos do filme: O Pianista.

Praticando:

1) Alemanha, Itália e Japão.

2) Foi o pacto de não agressão firmado entre Alemanha e URSS, que, além de adiar o conflito entre os dois países, estabelecia a divisão da Polônia entre ambos.

3) A blitzkrieg, também conhecida como “guerra relâmpago”, foi a estratégia que permitiu a rá-pida expansão nazista sobre a Europa ocidental, conjugando forças aéreas, navais e terrestres. 4) Foi o dia em que ocorreu o desembarque das tropas aliadas na Normandia, no norte da França, iniciando a libertação do país, que se encontrava sob a dominação nazista.

5) O Brasil entrou no conflito devido ao interesse do governo Vargas em fortalecer o Exército brasileiro, devido aos ataques a navios no litoral do país, e pelo financiamento do governo dos EUA à construção da CSN.

(16)

A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

6) O fim do regime nazista e a divisão territorial do país que perdeu completamente sua autonomia.

7) Foi o extermínio em massa, determinado pelo governo nazista, de indivíduos conside-rados integrantes das “raças inferiores”, sobre tudo judeus, durante a Segunda Guerra Mundial.

Aprofundando:

1) Porque desejava evitar um novo conflito militar em território europeu e porque espera-vam que o avanço alemão fosse em direção à URSS, contendo o avanço do socialismo. 2) A anexação da Áustria foi importante para o governo nazista porque, além de marcar o início da expansão territorial do III Reich, representava a união dos povos de origem germâ-nica.

3) Os judeus eram considerados um povo sem pátria, e, por isso, não estariam participando do processo de fortalecimento da Alemanha, por não serem capazes de amá-la e defendê-la acima de tudo.

4) Através da violência e de uma intensa propaganda baseada num discurso pseudocientí-fico.

5) Porque os deficientes eram considerados um empecilho à política de manutenção da pureza e força da raça ariana.

6) D 7) C 8) B 9) C 10) A 11) C 12) E 13) D

(17)

EF2HIS9-07

3

b) A principal intenção dos EUA ao lançarem as bombas atômicas era demonstrar força diante de URSS, intimidando, assim, a potência comunista.

(18)
(19)

EF2HIS9-08

Conteúdo:

• Principais características da Guerra Fria; • Apogeu e declínio do conflito;

• As mudanças geopolíticas ocorridas com o fim da Guerra Fria e da URSS.

Objetivos de aprendizagem:

• Destacar as origens e os principais aspectos da Guerra Fria;

• Ressaltar o clima de tensão mundial decorrente da expectativa de eclosão de um con-fronto direto entre EUA e URSS;

• Analisar a forma como se desenvolveu o socialismo no Leste Europeu;

• Identificar as razões que levaram à queda do socialismo na Europa Oriental, a partir, especialmente, das reformas de Gorbatchev;

• Destacar as transformações políticas e geográficas ocorridas com o fim da URSS.

Sugestões Didáticas:

Exibição do filme Adeus, Lênin!

Praticando:

1) Sim, pois ficou definido que o mundo seria dividido em duas áreas de influência, uma so-cialista – sob o comando da URSS – e outra capitalista – sob o domínio dos EUA, de maneira que um não poderia interferir na área controlada pelo outro.

2) A corrida espacial foi a disputa travada entre as duas superpotências no sentido de de-monstrar qual delas era superior tecnologicamente e, portanto, tinha o sistema político--econômico mais avançado.

3) Foi o processo de eliminação do regime ditatorial, a partir da morte de Stalin.

4) Unipartidarismo, economia planificada, investimento na indústria de base, pouco incenti-vo à produção agrícola e concessão de privilégios para um pequeno grupo ligado ao Estado. 5) Comunidade de Estados Independentes, liderada pela Federação Russa, que visa à inte-gração econômica entre os Estados que faziam parte da antiga URSS.

(20)

A GUERRA FRIA

Aprofundando:

1) Sim, pois ficou definido que o mundo seria dividido em duas áreas de influência, uma so-cialista – sob o comando da URSS – e outra capitalista – sob o domínio dos EUA, de maneira que um não poderia interferir na área controlada pelo outro.

2) A guerra direta entre as duas superpotências era improvável pois a sua concretização poderia levar à destruição do planeta. A paz, por sua vez, era impossível devido à forte riva-lidade entre o comunismo e o capitalismo, além dos altos investimentos na indústria bélica. 3) O fato da URSS ter ajudado a libertar tais países da dominação nazista, passando a impor aos mesmos o sistema socialista.

4) Foram as reformas políticas, econômicas e sociais colocadas em prática na URSS, no go-verno de Gorbachev visando à descentralização política e ao afrouxamento do regime a partir da abertura econômica.

5) Por abranger em seu território mais de 120 nacionalidades, além de fazer fronteira com outras doze nações.

6) Manter a integração do bloco socialista e conter revoluções que pudessem ocorrer dentro do mesmo como objetivo de se desvencilhar do domínio exercido por Moscou.

7) A crise econômica vivenciada pela URSS e a luta por liberdade realizada pelas nacionalida-des submetidas ao poder moscovita, a partir da flexibilidade política iniciada por Gorbachev. 8) D 9) C 10) D 11) E 12) D 13) C 14) A

(21)

EF2HIS9-08

17) A

Desafiando:

1) Porque o Muro de Berlim separou a capital alemã em duas áreas, Berlim Ocidental e Ber-lim Oriental, tornando-se o maior símbolo da Guerra Fria, por mostrar, de forma concreta, a divisão e oposição entre o comunismo e o capitalismo.

(22)
(23)

EF2HIS9-09

Conteúdo:

• O contexto histórico da descolonização afro-asiática; • A Conferência de Bandung;

• As lutas anticoloniais na África; • O caso da África do Sul;

• A independência da Índia; • A Revolução Chinesa; • A Guerra do Vietnã.

Objetivos de aprendizagem:

• Identificar as principais razões que impulsionaram o processo de descolonização afro-asiático, a partir de meados do século XX;

• Compreender o significado da Conferência de Bandung e discutir o conceito de neoco-lonialismo;

• Destacar as consequências da dominação imperialista e da descolonização africana; • Analisar o desenvolvimento e a queda do Apartheid na África do Sul;

• Analisar o processo de descolonização da Índia a partir dos princípios defendidos por Gandhi;

• Compreender o desenvolvimento da Revolução Chinesa a partir da atuação do PCC, sob a liderança de Mao Tsé-Tung;

• Destacar a importância da Guerra do Vietnã no contexto da Guerra Fria.

Sugestões Didáticas:

• Exibição do filme Hotel Ruanda ou Mandela;

• Análise e discussão da música: Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling

Stones.

Praticando:

1) Foi o processo por meio do qual os territórios coloniais da África e da Ásia conquistaram sua independência, a partir de meados do século XX.

2) Neocolonialismo é uma nova forma de dominação exercida pelos países desenvolvidos sobre os demais, baseada, principalmente, na dependência econômica.

3) Etiópia, Marrocos, Nigéria e África do Sul.

(24)

O PROCESSO DE DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA

4) O Apartheid foi um regime político baseado na discriminação racial, onde uma minoria branca controlava o governo e excluía a maioria negra. Esse sistema existiu na África do Sul entre o final da década de 1940 e início da década de 90.

5) As lutas pela independência da Índia se basearam no princípio da desobediência civil e no princípio da não violência.

6) A Revolução Chinesa se baseou no ideal comunista.

7) A Guerra do Vietnã terminou com a vitória do norte sobre o sul e, consequentemente, com a reunificação do país, sob o regime comunista.

Aprofundando:

1) Os principais conceitos criados na Conferência de Bandung foram os de “países de pri-meiro mundo” (capitalistas desenvolvidos), “países de segundo mundo” (socialistas desen-volvidos) e “países de terceiro mundo”, que seriam aqueles em desenvolvimento (subdesen-volvidos). Tais termos não são mais utilizados devido ao fim da União Soviética e do bloco socialista, ou seja, do segundo mundo.

2) Ambos se baseavam em critérios raciais, defendendo, portanto, a superioridade de uma suposta “raça” sobre as outras.

3) Mao Tsé-Tung foi o grande líder da Revolução Chinesa, comandando as massas campone-sas ligadas ao Partido Comunista Chinês desde a década de 1920.

4) D 5) D 6) C 7) E 8) C 9) E 10) C

(25)

EF2HIS9-09

12) D 13) B 14) B

Desafiando:

1) O princípio da autodeterminação dos povos.

(26)

Referências

Documentos relacionados

Venha com o trator em marcha à ré lentamente ao encontro do cultivador e esteja preparado para aplicar os freios. Ao se aproximar utilize a alavanca para controle da posição

Toda dor e pranto / Jesus contemplais,/ na cruz expiran__do,/ bendita sejais.

A avaliação é entendida na disciplina de alemão como uma prática social que deve favorecer e ajudar tanto o desenvolvimento cognitivo como o desenvolvimento da

No curso de preparação para este exame serão exercitadas as componentes orais e escritas através de produção de textos que prevejam uma relação intrínseca da língua com

4.3.2 De conformidade com o Decreto Municipal nº 17/2012, a pessoa com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo nacional ou a que possua

O dever indireto de buscar a felicidade pessoal, como um meio para a moralidade, pode ser entendido mais fortemente no sentido de que a falta de felicidade pode ser um empecilho para

Para a confecção dos corpos de prova, utilizou-se como metal base chapas de aço inoxidável austenítico AISI 304L com 6 mm de espessura, cortadas nas dimensões 70 X 50 mm. A Tabela

Esta equação, bem como as relações determinadas nos demais estudos relacionados à microestrutura do cordão de solda abarcados nesta planilha, já possui ampla cobertura