• Nenhum resultado encontrado

MUITO URGENTE. Exmo(a). Senhor(a) Presidente da Câmara Municipal. Nª. Refª. CIR_5_2012_AG Data:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MUITO URGENTE. Exmo(a). Senhor(a) Presidente da Câmara Municipal. Nª. Refª. CIR_5_2012_AG Data:"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Exmo(a). Senhor(a)

Presidente da Câmara Municipal

MUITO URGENTE

Nª. Refª.CIR_5_2012_AG Data: 03.02.2012

Assunto: IMI – Reavaliação Geral de Prédios Urbanos

1. Na sequência da n/circ 161/2011, (que reenviamos em anexo) de 22 de dezembro, realizaram-se, entre os dias 6 e 25 de janeiro, abrangendo o território nacional por NUTs III (ou agrupamentos de NUTs III), um conjunto de 12 ações de formação e informação, nas quais participaram mais de 300 dirigentes e quadros técnicos de cerca de 230 Municípios, tendo em vista o processo de Reavaliação Geral de Prédios Urbanos, conforme previsto no Orçamento Suplementar ao Orçamento de Estado para 2011 (Lei nº. 60-A/2011, de 30 de novembro).

Tais ações foram organizadas pela ANMP e tiveram apresentações de dirigentes da Autoridade Tributária.

2. Por motivos que não conhecemos, não participaram nas referidas ações técnicos de algumas Câmaras Municipais, entre as quais se encontra aquela a que Vª. Exª. preside.

3. Entretanto, na sequência daquelas ações de formação e informação (e conforme previsto), a Autoridade Tributária (A.T.) iniciou o processo de envio de pedidos de avaliação dos 5 milhões e 200 mil prédios urbanos que serão reavaliados, para os peritos locais e para as Câmaras Municipais, para fornecimento dos elementos previstos na Lei.

Na sequência deste início de trabalhos, foram já reavaliados cerca de 100 mil prédios urbanos, a nível nacional, na primeira semana.

4. Perante esta situação, alguns Municípios que não participaram nas ações atrás referidas, contataram a ANMP, solicitando a eventual repetição das mesmas.

5. Face a esta solicitação, a ANMP, em colaboração com a Autoridade Tributária irá realizar mais 2 ações de “repescagem” a nível nacional. Para essa Câmara Municipal, será possível participar nesta última repetição, na ação a ter lugar no dia 10 de fevereiro, às 14H00, no Auditório da Junta de Freguesia de Nª. Senhora da Vila, no Largo Dr. Banha de Andrade, (junto ao Convento de S. Domingos) em Montemor-o-Novo.

(2)

6. Sugerimos que seja tida em conta esta nova possibilidade, que poderá contribuir para o trabalho a desenvolver por essa Câmara Municipal, na reavaliação na área desse Município.

Há que ter em conta que se irão obter, entre outras, duas vantagens, neste processo ― o aumento da equidade fiscal entre os contribuintes e o aumento das receitas municipais.

7. Solicita-se que, para o efeito, seja remetida a ficha em anexo, até ao dia 9 de fevereiro, devidamente preenchida com indicação do nome do participante na respetiva ação de formação e informação para:

agirao@anmp.pt

Tal como anteriormente, a participação nestas ações é gratuita.

Todas as dúvidas e questões relativas a este assunto deverão ser encaminhadas para os seguintes contactos:

Delegação de Lisboa da ANMP

Av. Elias Garcia, 7 - 1.º 1000-146 Lisboa

Tel.: 21 793 66 57

catarina.segorbe@anmp.pt

DSA - Direção de Serviços de Avaliações

Av. Eng. Duarte Pacheco, 28 3.º 1099-013 Lisboa

Tel.: 21 383 42 00

dsa@dgci.min-financas.pt

Com os melhores cumprimentos.

O Secretário-Geral Adjunto da ANMP Fernando Cruz

(3)

FICHA DE INSCRIÇÃO ___________

COORDENADORES MUNICIPAIS

Ação de formação e informação/IMI a realizar em Montemor-o-Novo, no dia 10 de fevereiro de 2012 Município de___________________________________________________________________ Nome___________________________________________________________________________ Função e Habilitações_________________________________________________________ E-mail_________________________________________________________________________ Telefone_______________________________________________________________________

Responsável pela informação:

Nome:______________________________________

Funções:____________________________________

(4)

Exmo(a) Senhor(a)

Presidente da Câmara Municipal

Nª. Refª. CIR:161/2011-AGIRAO Data: 22.12.2011

URGENTE Assunto: IMI - Avaliação Geral de Imóveis

1. Foi publicado o segundo orçamento suplementar ao Orçamento de Estado para 2011 (Lei n.º 60-A/2011, de 30 de Novembro), que procedeu à alteração do Decreto-Lei n.º 287/2003, de 12 de Novembro e ao Código do Imposto Municipal sobre imóveis (CIMI).

Este diploma vem estabelecer, designadamente, os princípios e regras operacionais nos quais assentará a avaliação geral de imóveis, bem como a definição de novas competências por parte das entidades intervenientes.

2. Neste âmbito, estabelece o artigo 15.º - C que, no prazo de 10 dias após solicitação dos mesmos, as câmaras municipais devem enviar aos serviços de finanças da área da situação dos prédios urbanos, por via electrónica, a documentação relativa aos prédios urbanos e prevista nos nºs 2 e 3 do artigo 37.º do CIMI:

• “Plantas de arquitectura das construções correspondentes às telas finais aprovadas pela competente câmara municipal ou fotocópias das mesmas autenticadas e, no caso de construções não licenciadas, plantas da sua responsabilidade, com excepção dos prédios cuja data de construção é anterior a 7 de Agosto de 1951, caso em que deve ser efectuada a vistoria dos prédios a avaliar.

• Em relação aos terrenos para construção, deve ser apresentada fotocópia do alvará de loteamento, que deve ser substituída, caso não exista loteamento, por fotocópia do alvará de licença de construção, projecto aprovado, comunicação prévia, informação prévia favorável ou documento comprovativo de viabilidade construtiva.”

O referido artigo 15.º-C determina ainda que, em caso de impossibilidade da entrega dos documentos supra-mencionados e relativos aos prédios urbanos, as câmaras municipais terão de proceder ao apuramento da área de construção dos imóveis, com a cooperação dos proprietários, nos termos do artigo 40.º do CIMI.

(5)

3. Os Municípios terão um papel ativo e fundamental para que a avaliação dos imóveis situados na sua circunscrição territorial se efectue de forma eficiente e dentro do prazo previsto.

Assim, a

avaliação geral,

tanto pela sua complexidade, envolvendo cerca de 5,2 milhões de prédios urbanos, como pela urgência da sua execução, com prazo até ao final de 2012, implicará um grande empenhamento por parte dos Municípios, seus principais beneficiários.

A atualização do valor tributário, de cerca de 2/3 dos prédios urbanos existentes e não avaliados nos termos do CIMI, deverá originar um aumento na receita de IMI, conjugado com o fim do prazo de muitas isenções referentes a este imposto e também à já extinta Contribuição Autárquica.

Este processo irá simultaneamente aprofundar a equidade fiscal já visada na Reforma da Tributação do Património, corrigindo situações de profunda injustiça entre contribuintes.

Se, por um lado, os proprietários de prédios urbanos adquiridos após o ano de 2004 viram aumentados os valores patrimoniais dos mesmos (para cerca de 85% do valor de mercado), como consequência da avaliação fiscal nos termos do CIMI, os proprietários de imóveis adquiridos em anos anteriores, e não transaccionados desde então, têm sido tributados com base em valores patrimoniais inferiores aos que resultariam da aplicação dos novos critérios de avaliação, embora sujeitos a taxas mais elevadas.

4. Iniciando-se a

avaliação geral

já no próximo mês de Janeiro, torna-se urgente que os Municípios tomem, em seu próprio interesse, medidas que permitam antecipar problemas e obstáculos relacionados com o envio em formato digital de toda a documentação acima indicada e no prazo máximo de 10 dias, conforme referido anteriormente.

Neste sentido, sugere-se que os Municípios:

• Procedam à indicação explícita de um coordenador responsável, neste âmbito, por formar e monitorizar outros técnicos municipais;

• Preparem e digitalizem toda a documentação referente aos prédios sujeitos a avaliação.

• No caso do o município não estar apetrechado com equipamentos apropriados para o efeito, este trabalho possa ser centralizado na respectiva CIM, reduzindo desta forma os custos relacionados com a aquisição do referido equipamento e ganhando economias de escala.

5. Face ao exposto, a ANMP em parceria com a DGCI, promoverá durante o mês de Janeiro um conjunto de acções de formação e informação por CIM/Área Metropolitana à semelhança das acções realizadas no passado mês de Setembro, conforme quadro em anexo.

(6)

Solicita-se que, para o efeito, seja remetida a ficha em anexo devidamente preenchida com indicação do nome do participante na respetiva ação de formação e informação para: agirao@anmp.pt

Todas as dúvidas e questões relativas a este assunto deverão ser encaminhadas para os seguintes contactos:

Delegação de Lisboa da ANMP

Av. Elias Garcia, 7 - 1.º 1000-146 Lisboa Tel.: 21 793 66 57

catarina.segorbe@anmp.pt

DSA - Direção de Serviços de Avaliações

Av. Eng. Duarte Pacheco, 28 3.º 1099-013 Lisboa

Tel.: 21 383 42 00

dsa@dgci.min-financas.pt

Com os melhores cumprimentos.

O Secretário-Geral Adjunto da ANMP Fernando Cruz

(7)

REUNIÕES

AÇÕES DE FORMAÇÃO – IMI

2012

Data Hora Local

(a confirmar)

CIM ou Área Metropolitana 6 Janeiro 9H30 Ass. Municípios do Douro Sul

Rua Marquês de Pombal, Lamego

Tâmega e Sousa Dão Lafões Serra da Estrela 9 Janeiro 9H30 Auditório da Biblioteca

Municipal, Rua Eugénio de Andrade

Fundão

Comurbeiras Beira Interior Sul Pinhal Interior Sul Pinhal Interior Norte 10 Janeiro 9H30 CIM Médio Tejo

Convento de S. Francisco, Tomar

Oeste

CIM Médio Tejo Lezíria do Tejo

12 Janeiro 9H30 Centro de Formação da DGCI, Campo Mártires da Pátria, 3 Lisboa

AM Lisboa 13 Janeiro 9H30 Pavilhão Multiusos

Arraiolos

Alto Alentejo

Alentejo Central Litoral Alentejano Baixo Alentejo 16 Janeiro 9H30 AMAL, Rua General

Humberto Delgado, 20 Faro

AMAL 20 Janeiro 9H30 Auditório da ANMP

Coimbra Baixo Vouga Baixo Mondego Pinhal Litoral 20 Janeiro 14H00 AMRAM Funchal - Madeira 23 Janeiro 9H30 AMRAA

Ponta Delgada - Açores 23 Janeiro 14H00 AM Porto,

Avª. dos Aliados, 236 Porto

AM Porto

24 Janeiro 9H30 CIM do Cávado Rua do Carmo, 29 Braga

Minho Lima CIM Cávado Ave

25Janeiro 9H30 Auditório da Câmara Municipal de Murça

Trás-os-Montes Douro

Referências

Documentos relacionados

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

Conforme explicitado na introdução desta dissertação, este estudo teve como objetivo analisar a emblemática situação do baixo desempenho em Matemática dos alunos do 3º ciclo

Declaro que fiz a correção linguística de Português da dissertação de Romualdo Portella Neto, intitulada A Percepção dos Gestores sobre a Gestão de Resíduos da Suinocultura:

18.5 Quando não seja possível a apresentação do projeto da rede de infraestruturas de telecomunicações, este seja substituído por um certificado emitido por entidade credenciada

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced