• Nenhum resultado encontrado

COMO CONCORRER À BOLSA CARÊNCIA EM 2020/1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMO CONCORRER À BOLSA CARÊNCIA EM 2020/1"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

COMO CONCORRER À BOLSA CARÊNCIA EM 2020/1

1. Abrir no Portal do Aluno requerimento “Bolsa Carência” entre os dias 02/12/2019 e 08/12/2019.

2. Anexar os documentos de todo o grupo familiar, inclusive do próprio aluno, conforme o art. 4º deste Regulamento.

3. As bolsas serão concedidas conforme a ordem de renda familiar bruta per capita, desde que cumpridos todos os requisitos deste Regulamento.

4. O resultado será divulgado através de parecer no requerimento a partir do dia 10/01/2020.

5. O acadêmico deverá efetuar a “Rematrícula Antecipada” exclusivamente entre os dias

18/11/2019 e 14/12/2019 e selecionar as correspondentes disciplinas impreterivelmente entre os dias 10/01/2020 e 17/01/2020. A primeira parcela da semestralidade deverá estar confirmada mediante pagamento até o dia 20/01/2020.

6. Para concorrer à bolsa carência é fundamental o cumprimento do Regulamento abaixo. REGULAMENTO BOLSA CARÊNCIA 2020/1

O Centro Universitário Fadergs torna público o Regulamento da Bolsa Carência 2020/1, onde concederá 50 (cinquenta) bolsas de 30%, que serão distribuídas conforme a ordem de renda familiar bruta per capita, desde que cumpridos todos os requisitos deste Regulamento.

REQUISITOS E CONDIÇÕES

Art. 1º - Com base neste Regulamento, o Fadergs concederá 50 (cinquenta) bolsas carência de 30% (trinta por cento) para alunos veteranos do Fadergs, conforme as regras constantes deste Regulamento.

Art. 2º - Constituem requisitos para a concorrer à Bolsa Carência:

I. Ser aluno veterano de cursos de Graduação do Fadergs, com o vínculo ativo. II. Inscrever-se para concorrer à bolsa no Portal do Aluno, por meio do requerimento “Bolsa Carência”, entre os dias 02/12/2019 e 08/12/2019.

III. Não possuir pendência financeira com o Fadergs até a data da rematrícula, conforme item VII abaixo.

IV. Não gozar de qualquer bolsa, incentivo, benefício ou financiamento concedidos pelo Poder Público ou pela própria Instituição.

V. Possuir renda familiar bruta per capita não superior a 1,5 (um vírgula cinco) salários mínimos nacionais.

VI. Apresentar, impreterivelmente, todos os documentos listados no art. 4º deste Regulamento de todos os membros do grupo familiar.

VII. Realizar a Rematrícula Antecipada para 2020/1 exclusivamente entre os dias 18/11/2019 e 14/12/2019 e confirmar o pagamento até o dia 16/12/2019

(2)

VIII. Selecionar as correspondentes disciplinas impreterivelmente entre os dias 10/01/2020 e 17/01/2020, respeitando a quantidade de créditos financeiros estabelecida no Anexo I deste Regulamento.

IX. Efetuar o pagamento da Rematrícula Antecipada até 16/12/2019 e a primeira parcela da semestralidade até 20/01/2020.

Parágrafo primeiro: Serão considerados membros do grupo familiar as pessoas que residem no mesmo endereço, tais como pai, padrasto, mãe, madrasta, cônjuge, companheiro (a), namorado (a), filho(a), enteado(a), irmão(ã), avô(ó), tio(a), sogro(a), cunhado(a), cujos vínculos deverão ser comprovados por meio dos documentos legais aplicáveis (casamento, união estável, guarda, tutela, curatela, adoção, separação, divórcio, dissolução de união estável, etc.).

Parágrafo segundo: A concessão da bolsa carência está condicionada ao cumprimento de todas as regras previstas neste Regulamento e, no que for aplicável, no Regulamento da Rematrícula Antecipada 2020/1, em especial no que se refere à etapa de escolha de disciplinas.

PROCEDIMENTO PARA SOLICITAÇÃO DA BOLSA CARÊNCIA

Art. 3º - O aluno interessado deverá abrir o requerimento “Bolsa Carência” exclusivamente por

meio do portal do aluno, entre os dias 02/12/2019 e 08/12/2019, anexando os documentos comprobatórios exigidos neste Regulamento.

Parágrafo primeiro: Será indeferido o requerimento desprovido dos documentos referidos no art. 4º, bem como documentos incompletos ou que não comprovem adequadamente as informações declaradas no formulário.

Parágrafo segundo: Não é admitida a complementação de documentos por meio de abertura de requerimentos posteriores. Será analisado apenas o primeiro requerimento aberto pelo interessado. Caso o interessado abra mais de um requerimento, os demais serão automaticamente indeferidos. Assim como não é possível enviar os documentos por outros meios que não seja via o requerimento específico da Bolsa Carência no Portal do Aluno.

Parágrafo terceiro: O Fadergs reserva-se no direito de solicitar a qualquer tempo a apresentação dos documentos originais, devendo o aluno cumprir a solicitação no prazo estipulado, sob pena de indeferimento ou cancelamento do benefício.

Parágrafo quarto: O Fadergs reserva-se no direito de estornar valores pagos com o usufruo do benefício, caso encontrado divergências no cumprimento do regulamento, mesmo após o seu deferimento.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA SOLICITAÇÃO DA BOLSA CARÊNCIA Art. 4º - Para concorrer à bolsa carência o aluno deverá apresentar cópia digitalizada dos seguintes documentos:

(3)

II. Comprovante de residência do aluno e dos demais membros do grupo familiar (item B abaixo). III. Comprovante de rendimentos do aluno e demais membros do grupo familiar (item C abaixo). IV. Documentos comprobatórios do vínculo familiar havido entre os seus membros (parágrafo único do art. 2°).

Item A: São considerados comprovantes de identificação (apresentar um dos documentos abaixo):

• Carteira de Identidade;

• Carteira Nacional de Habilitação;

• Registro Nacional de Estrangeiros – RNE, quando for o caso; • Passaporte emitido no Brasil;

• CTPS - Carteira do Trabalho e Previdência Social;

• Menores de 16 (dezesseis) anos poderão apresentar como documento de identificação a certidão de nascimento.

Item B. São considerados comprovantes de residência (apresentar um dos documentos abaixo):

• Contas de água, gás, energia elétrica ou telefone (fixo ou móvel);

• Boleto bancário de mensalidade de plano de saúde, de condomínio ou de financiamento habitacional;

• Fatura de cartão de crédito;

• Declaração de residência do membro do grupo familiar e titular do comprovante, atestando a residência dos demais membros no seu endereço.

Item C. São considerados comprovantes de rendimentos (apresentar um dos documentos abaixo):

Assalariados:

• Três últimos contracheques, no caso de renda fixa.

• Cópia da CTPS, das páginas de identificação, contrato e atualização.

Aposentados e Pensionistas:

• Extrato mais recente do pagamento do benefício obtido do site do Ministério da Previdência Social.

• Extrato mais recente do pagamento do benefício emitido por órgão do Poder Público, se não vinculado à Previdência Social.

Profissionais liberais e Autônomos: • Pró-Labore ou DECORE.

• Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) completa, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal e da notificação de restituição, quando houver.

Trabalhadores informais:

(4)

• Declaração assinada e registrada em cartório, contendo a profissão e a média da renda mensal auferida.

Estagiários:

Demonstrativo de pagamento dos últimos 3 meses.

Termo de Compromisso de Estágio.

Recebedores de pensão alimentícia:

Demonstrativo ou recibo de pagamento dos últimos 3 meses.

• Sentença judicial.

• Acordo homologado judicialmente. Acordo extrajudicial.

Parágrafo primeiro: Os documentos acima deverão ser apresentados por todas as pessoas residentes no mesmo endereço (grupo familiar).

Parágrafo segundo: Para as pessoas, inclusive menores de 18 anos, que não possuírem qualquer dos documentos exigidos nos itens B e C, deverá ser apresentada declaração atualizada (no máximo 30 dias antecedentes à data deste Regulamento), com firma reconhecida em cartório. Anexo a este Regulamento existem modelos de declarações que podem ser utilizados, devendo o Candidato verificar o documento adequado para comprovar o item desejado. Pode ser confeccionada apenas 1 declaração por membro contemplando expressamente residência e ausência de atividade remunerada.

Parágrafo terceiro: Serão aceitos exclusivamente os documentos listados no art. 4º deste Regulamento.

PROCEDIMENTO PARA A REMATRÍCULA ANTECIPADA

Art. 5º - Os interessados em concorrer à Bolsa Carência deverão realizar a Rematrícula Antecipada conforme Regulamento próprio divulgado no seguinte link:

https://materiais.fadergs.edu.br/rematricula

Parágrafo único: Para fins deste Regulamento, na etapa de escolha de disciplinas da Rematrícula Antecipada o aluno que estiver concorrendo à bolsa carência deverá considerar a quantidade mínima de créditos financeiros constantes do Anexo I deste Regulamento, conforme o seu curso de vínculo, bem como realizar todo o processo de escolha das disciplinas impreterivelmente entre 10/01/2020 e 17/01/2020.

CARACTERÍSCIAS DO BENEFÍCIO

Art. 6º - Será admitido o ajuste de matrícula para incluir ou substituir disciplina(s), devendo, todavia, o aluno manter-se matriculado, durante todo o semestre 2020/1 minimamente na quantidade de créditos financeiros estabelecida no Anexo I deste Regulamento.

Art. 7º - A bolsa carência incidirá apenas sobre as parcelas regulares das mensalidades, não contemplando disciplinas cursadas em modo intensivo, de cursos de extensão, de taxas da

(5)

biblioteca e de serviços solicitados em caráter especial, tais como emissão de documentos, cursos de língua estrangeira, palestras, seminários, dentre outros serviços não relacionados ao contrato de prestação de serviços do curso ao qual se vincula o benefício deste instrumento. Art. 8° - A fruição do benefício está condicionada à manutenção da quantidade mínima de créditos financeiros durante todo o semestre. O Fadergs reserva-se no direito de cancelar automaticamente e de forma definitiva, a qualquer tempo, a bolsa se constatada a alteração de disciplinas ou a redução de crédito aquém do mínimo exigido.

Art. 9º - A bolsa carência não é cumulativa com qualquer outra condição/desconto/bolsa eventualmente praticado pelo Fadergs, inclusive no que diz respeito aos benefícios financeiros da Rematrícula Antecipada. Assim, caso o aluno seja beneficiário de algum outro incentivo deverá fazer a opção por apenas um deles.

Art. 10 - O benefício incidirá sobre a(s) parcela(s) vincenda(s) do semestre 2020/1 a contar do deferimento da solicitação pelo Fadergs. Portanto, a bolsa não será concedida retroativamente para as parcelas já pagas ou vencidas antes da data de deferimento.

Art. 11 - O benefício será concedido apenas para o semestre 2020/1, desde que cumpridas as regras deste Regulamento.

Art. 12 - O benefício será válido até o final do semestre se mantidas as condições deste Regulamento e desde que não haja interrupção ou suspensão do vínculo acadêmico (trancamento, cancelamento, abandono ou desistência)

Art. 13 - O benefício será cancelado em caso de aplicação de penalidade administrativa por comportamento inadequado, conforme Regimento Geral da Instituição, disponível em www.fadergs.edu.br.

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

Art. 14 - Os 50 alunos que atenderem aos requisitos deste Regulamento e forem elegíveis à bolsa carência 2020/1 serão informados por meio de parecer no requerimento aberto para concorrer à bolsa carência.

Parágrafo primeiro: Serão contemplados os 50 alunos com as menores rendas familiares, considerada a regra do art. 2º, V, deste Regulamento, e que realizarem a Rematrícula Antecipada 2020/1. Em caso de empate será utilizado como critério de definição o requerimento aberto primeiro.

Parágrafo segundo: Não fará jus ao benefício o aluno que deixar de realizar a Rematrícula Antecipada, de efetuar o pagamento da parcela da rematrícula antecipada e/ou de concluir o processo de seleção das disciplinas dentro dos prazos estabelecidos neste Regulamento.

Parágrafo segundo: Na hipótese de os 50 primeiros alunos elegíveis a bolsa carência não realizarem a Rematrícula Antecipada, em especial no que diz respeito à etapa de escolha de disciplinas, o Fadergs reserva-se no direito de conceder bolsa carência, conforme o número de vagas remanescentes, aos demais alunos que tiverem formulado requerimento e preenchido os requisitos deste Regulamento.

(6)

DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 15 - O não cumprimento das condições previstas neste Regulamento implicará no automático cancelamento do benefício.

Art. 16 - A constatação, a qualquer tempo, de inidoneidade dos documentos apresentados, bem como de falsidade das informações prestadas pelo candidato implicará no imediato encerramento do incentivo e sujeitará o aluno às penalidades previstas no Código Penal e ao ressarcimento do valor correspondente ao desconto das mensalidades usufruído.

Art. 17 - Casos omissos serão decididos por comissão especialmente designada pelo Fadergs.

Porto Alegre, 27 de novembro de 2019

(7)

- Anexo I -

(Tabela de créditos financeiros por curso)

Curso Mínimo de

créditos

FCB - EDUCAÇÃO FÍSICA 12

FCB - ENFERMAGEM 12

FCB - ESTÉTICA 12

FCB - ESTÉTICA E COSMÉTICA (TECNÓLOGO) 12

FCB - FISIOTERAPIA 12 FCB - NUTRIÇÃO 12 FCB - PODOLOGIA (TECNÓLOGO) 12 FCB - PSICOLOGIA 12 FCB - SERVIÇO SOCIAL 12 FCE - ADMINISTRAÇÃO 12

FCE - ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE

SISTEMAS (TECNÓLOGO) 12

FCE - CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 12

FCE - CIÊNCIAS CONTÁBEIS 12

FCE - CIÊNCIAS ECONÔMICAS 12

FCE - COMÉRCIO EXTERIOR (TECNÓLOGO) 12

FCE - DESIGN DE INTERIORES (TECNÓLOGO) 12

FCE - DIREITO 12

FCE - GESTÃO COMERCIAL (TECNÓLOGO) 12

FCE - GESTÃO DA QUALIDADE (TECNÓLOGO) 12 FCE - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

(TECNÓLOGO) 12

FCE - GESTÃO FINANCEIRA (TECNÓLOGO) 12

FCE - GESTÃO HOSPITALAR (TECNÓLOGO) 12

FCE - GESTÃO PÚBLICA (TECNÓLOGO) 12

FCE - JOGOS DIGITAIS (TECNÓLOGO) 12

FCE - LOGÍSTICA (TECNÓLOGO) 12

FCE - MARKETING (TECNÓLOGO) 12

FCE - PROCESSOS GERENCIAIS (TECNÓLOGO) 12 FCE - PRODUÇÃO MULTIMÍDIA (TECNÓLOGO) 12 FCE - REDES DE COMPUTADORES (TECNÓLOGO) 12

FCE - SEGURANÇA PÚBLICA (TECNÓLOGO) 12

FCE - SERVIÇOS PENAIS (TECNÓLOGO) 12

(8)

FZN - DESIGN GRÁFICO (TECNÓLOGO) 12

FZN - DIREITO 12

FZN - ENFERMAGEM 12

FZN - ESTÉTICA E COSMÉTICA (TECNÓLOGO) 12

FZN - FOTOGRAFIA (TECNÓLOGO) 12 FZN - JORNALISMO 12 FZN - PODOLOGIA (TECNÓLOGO) 12 FZN - PUBLICIDADE E PROPAGANDA 12 FZS - ENFERMAGEM 12 FZS - FISIOTERAPIA 12 FZS - PSICOLOGIA 12

(9)

- Modelo A -

(Modelo para declarar conjuntamente residência e ausência de renda de menores de 18 anos) DECLARAÇÃO

(Lei n. 7.115/1983)

Eu,______________________________________, portador do CPF/MF nº ____________________ e do RG nº ______________, na qualidade de representante legal do(s) menor(es) _______________________________________, venho, por meio desta, com a finalidade de comprovar informações no processo de concessão de Bolsa Incentivo Carência junto ao Centro Universitário Fadergs referente ao Candidato

_______________________________________, inscrito no CPF/MF nº ____________________, DECLARAR que o(s) referido(s) menor(es) não possuem renda própria (pensão, estágio ou trabalho remunerado), sendo isento(s) de declaração anual de imposto sobre a renda à Receita Federal, e reside(m) no seguinte endereço: _________________________________________________.

Declaro, ainda, estar ciente de que a declaração de informações falsas sujeita o declarante às sanções civis, administrativas e criminais, bem como o Candidato à reprovação ou perda da bolsa.

Porto Alegre/RS, [data atual] de [mês atual] de [ano atual].

[Nome e assinatura do representante legal com reconhecimento de firma]

(10)

- Modelo B -

DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA (Lei n. 7.115/1983)

Eu,______________________________________, portador do CPF/MF nº ____________________ e do RG nº ______________, venho, por meio desta, com a finalidade de comprovar informações no processo de concessão de Bolsa Incentivo Carência junto ao

Centro Universitário Fadergs referente ao Candidato

________________________________________, inscrito no CPF/MF nº ____________________, DECLARAR que ,______________________________________, portador do CPF/MF nº ____________________ e do RG nº ______________, é residente e domiciliado no seguinte endereço:

____________________________________________________________________________ _______________________________________________________________.

Declaro, ainda, estar ciente de que a declaração de informações falsas sujeita o declarante às sanções civis, administrativas e criminais, bem como o Candidato à reprovação ou perda da bolsa.

Porto Alegre/RS, [data atual] de [mês atual] de [ano atual].

[Nome e assinatura com reconhecimento de firma]

(11)

- Modelo C -

DECLARAÇÃO DE NÃO EXERCÍCIO DE ATIVIDADE REMUNERADA E DE NÃO RECEBIMENTO DE QUALQUER RENDIMENTO

(Lei n. 7.115/1983)

Eu,______________________________________, portador do CPF/MF nº ____________________ e do RG nº ______________, venho, por meio desta, com a finalidade de comprovar informações no processo de concessão de Bolsa Incentivo Carência junto ao Centro Universitário Fadergs referente ao Candidato ________________________________________, inscrito no CPF/MF nº ____________________, DECLARAR que não desenvolvo qualquer atividade remunerada e não recebo rendimentos de qualquer natureza.

Declaro, ainda, estar ciente de que a declaração de informações falsas sujeita o declarante às sanções civis, administrativas e criminais, bem como o Candidato à reprovação ou perda da bolsa.

Porto Alegre/RS, [data atual] de [mês atual] de [ano atual].

[Nome e assinatura com reconhecimento de firma]

Referências

Documentos relacionados

Informamos a todos os(as) estudantes-convênio PEC-G vinculados à UFPE a abertura das inscrições para participar da Bolsa Mérito – 2021.1; este Edital visa à concessão

Este artigo tem como objetivo analisar o perfil de atuação de uma Ouvidoria Universitária e a resolutividade das manifestações recebidas pela Ouvidoria Central da UPE,

Quadro 2 - Conjunto de regras para descrição definidos na ISAD(G). Fonte: Documentação web do AtoM.... DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA PARA OBJETOS DIGITAIS.. A NORMA RDA PARA CATALOGAÇÃO

Afinal de contas, se você não inovar na sua forma de pensar e não deixar de lado conceitos e hábitos que afastam você do sucesso, nada vai mudar� A parte 2 traz dez

Handbook de Estudos Organizacionais: modelos de análise e novas questões em estudos organizacionais.. The Art of Strategy: A Game Theorist's Guide to Success in Business

Para evitar danos no depósito por sobrepressão, deverá no momento da sua instalação observar-se o seu correto funcionamento, de referir que as vál- vulas deverão ter um valor

de 21 espectros de tecido de tireoide, sendo 8 normais e 13 tumorais (carcinoma papilífero), foram obtidos pela técnica de espectroscopia Raman confocal e processados pelos softwares

Como o objetivo é a aquisição de biopotenciais da face, devem ser utilizados eletrodos superficiais pois são baratos, descartáveis e evitam procedimentos de