• Nenhum resultado encontrado

Modificações: Carburador: dois carburadores Weber 40, com coletores de admissão.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Modificações: Carburador: dois carburadores Weber 40, com coletores de admissão."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

A potência do veículo, porém, está disfarçada, já que o Fusquinha mantém boa parte de sua estética original, onde se percebe que as belas rodas, bem próximas das originais, foram cromadas. Mas reparando bem no “vovô” nota-se um peque-no radiador de óleo, que segundo o dopeque-no é o coração do siste-ma. “Sem ele a temperatura sobe muito”, afirma Fábio.

O motor refrigerado a ar agora gira a altas 6.200 rpm e estima-se que a potência de 95 cavalos faça o carro atingir 180 km/h. Para manter a segurança e estabilidade do Fusca, a suspensão recebeu amortecedores TAG mais firmes e bar-ra estabilizadobar-ra na tbar-raseibar-ra. O freio também recebeu modi-ficações, com os cilindros de rodas maiores: os dianteiros do Fuscão e os traseiros, do Fusca 1300.

Modificações:

Carburador: dois carburadores Weber 40, com coletores de admissão.

Pistões Mali forjados, motor com cilindrada de 1678 cm3(graças à adoção de um jogo

de cilindros e pistões de SP2). Cabeçotes rebaixados, chegando à taxa de compressão de 11:1, com polimento nos dutos.

Vibrabrequim balanceado e comando de válvulas Engle.

Suspensão com amortecedores TAG de maior carga e barra estabilizadora na traseira. Pneus 195/55-15 na frente e 195/65-15 atrás, montados nas rodas de Porsche 356 .

No interior quase tudo permanece original, a não ser os mostradores adicionais embaixo do painel.



Se a casca é pacata, o coração bate forte com esse 1600 com direito a comando de válvula, peças forjadas e dois carburadores.

(2)

FUSCA TURBO, O BESOURO

VOADOR: TURBINADO E

LEGALIZADO, SIM, SENHOR!

Este modelo 1979, único dono, com 98% de originalidade e apenas oitenta mil qui-lômetros rodados, é realmente de dar inveja. O seu proprietário, Ed Carlos Galbe, paciente e de extremo bom-gosto, foi comprando as peças aos poucos, e quando estava com tudo na mão, começou a preparar o “veneno”.

O motor 1.300 foi substituído por um 1.600 turbo; o câmbio original deu lugar a um de SP2; a suspensão foi trocada por uma de catraca; os freios a tambor foram substituídos por discos e os traseiros por tambores maiores. Também foram feitos trabalhos nos cilindros para melhora da frenagem; os amortecedores foram substi-tuídos por outros e preparados.

Turbinado e Legalizado. Esse liso vermelhinho está fuçado, conta ainda com uma turbina, mas tudo documentado e legalizado, como manda o figurino.

(3)

Modificações:

Carburador: dois Weber 40, alimentando em conjunto com o comando Engle de duração 276º/286º.

Cabeçote re-trabalhado em volume das câmaras, dutos polidos e válvulas de admissão maiores com molas Engle duplas. Suspensão: amortecedores retrabalhados, bem como os freios e cilindros de roda. Conta ainda com um tambor de Brasília na traseira. Pneus 195/60-15 na frente, e

195/65-15 atrás.

Com as modificações, o motor chega a 195cv, faz de 4,5 a 5 km/litro e atinge os 200 km/h. Simplesmente um verdadeiro “Besouro Voador”.

A busca pela manutenção da originalidade se reflete tam-bém na pintura do carro. O proprietário passou três anos pro-curando alguém pra fazer a pintura, que estava queimada em virtude dos 24 anos de vida. Mesmo assim, o Fusca foi pinta-do apenas onde era extremamente necessário, pois embaixo dos pára-lamas e na parte de dentro do Fusca foi mantida a pintura original, sendo feito somente um polimento.

Vale mencionar que o carro é legalizado, portanto, pode rodar tranqüilamente pelas ruas. No documento indica que ele foi modificado e vistoriado pelo Inmetro. O visual externo é impecável, com as belas rodas aro 15 do Porsche 914, assim como o interior, que também não deixa a desejar, com volan-te de Passat TS, conta-giros e diversos manômetros. Mas não é apenas a beleza que impressiona, porque o Fusca é um canhão equipado com seu turbocompressor IHI e ajustado para rodar com 1,2 bar de pressão.

A turbina fica bem guardada no cofre do motor e além de render mais alguns cavalos também garante um zumbido especial.



Além do volante no estilo TS mostradores monstros ajudam a monitorar o possante.

(4)

FUSCA AP:

FUSCA COM SABOR DE GOLF

É difícil acreditar que este belo Fusca 1980 já foi pura sucata. Verdadeira fênix de lata, o carro foi refeito quase completamente: tapeçaria, mecânica, funilaria, suspensão e diversos outros itens.

Aqui, a necessidade foi, de fato, mãe da invenção. O “Projeto AP”, como foi batizado, nas-ceu da adversidade. Sem recursos para comprar um carro novo, o proprietário teve a idéia de montar um Fusca que fosse confortável, moderno, diferente e silencioso. O resultado foi o pro-jeto AP, que apesar de não ser inédito é bastante inovador e com configurações que o tornam um bom exemplo da união perfeita entre a modernidade e o estilo clássico. O AP também tem vantagens práticas. Além de bonito, é econômico e bastante silencioso.

Estilo liso e uma mecanica AP, modernidde e passado no mesmo carro.

(5)

Reciclado

Um Golf batido foi o doador da mecânica. Para colocar esse motor na parte traseira do Fusca foi preciso realizar um bom trabalho de adaptação. O suporte de baixo é do Gol geração III. Outro item adaptado foi o escapamento, que faz uma volta por trás do motor para atingir o comprimento necessário. O câmbio é da Kombi com carcaça de embreagem maior e foi acoplado ao motor com um flange especial – a parte mais complicada da adaptação. O radiador fica entre o câmbio e o motor, fixado com coxins do escapamento do Opala. A ventilação fica por conta de duas ventoinhas elétricas.

O conjunto com ótimos resultados foi conseguido, porém, por conta da qualida-de das adaptações mecânicas. Uma incrível combinação entre o qualida-design clássico qualida-de um mito automobilístico e a modernidade da mecânica de hoje.

Modificações:

Discos de freio maiores com pinça de Santana e atrás tambor original com lonas traçadas.

Pneus 195/65-15 com rodas de Golf 5 furos.

Potência de 110 cv.

E se a mecanica é moderna o interior não fica para trás e acomoda com estilo e conforto seus ocupantes.



O Ap é silencioso, por isso o típico barulhinho do motor refrigerado a ar não aparece nesse Fusca.

(6)

O MÍNI ROYCE: ALEMÃO PARA

INGLÊS VER

O carisma do Fusca vem da sua beleza rústica, da sua praticidade mecânica e principalmente do tradicional conceito de ser o carro mais amado do Brasil. Disso ninguém duvida! No entan-to, a Volkswagen, num lance divertido e ousado, decidiu fazer um Fusca mais sofisticado em suas linhas. E foi buscar a inspiração no mais luxuoso. O paradoxal projeto reuniu o carro mais caro do mundo (e um dos mais bonitos, também) e o mais popular: um híbrido entre o clássi-co e luxuoso Rolls-Royce e o Fusca.

De Rolls Royce só a cara, por que debaixo desse capo de fibra está um legítimo Fusca.

(7)

Para criar o modelo que imitava o desenho do milionário Rolls-Royce, os engenheiros da montado-ra tivemontado-ram de quebmontado-rar a cabeça e logo fomontado-ram obriga-dos a fazer algumas alterações no besouro. As modi-ficações incluíam um kit em plástico reforçado com fibra-de-vidro com duas peças, capô dianteiro e capô do motor.

O desenho dá um aspecto bem diferente ao Fusca, ideal para os amantes dos famosos carros ingleses de luxo, mas que não possuíam condições de importar um. Note como o capo dianteiro se encaixa bem no lugar onde antes estava o original do Fusquinha. Nesse modelo, os faróis dianteiros foram colocados ao lado da grade.



Não é só a frente que muda, nesse mini Royce o capô do motor e as lanternas traseiras foram mudadas também.

(8)

FUSCA V-8:

MAIS DO QUE VOCÊ ESPERAVA

É noite. O carro turbinado pára no semáforo. Verdadeira fera do asfalto, ronca sua potência em marcha-lenta. À sua direita está um carrinho da moda turbinado; à esquerda, um pacato Fus-quinha. O “piloto”, ensaiando um desafio, sequer considera o Volks. Acelera olhando para a direita, para o turbinado que teria condições de encarar o “racha”. Os dois motoristas sorriem cinicamente e se concentram. No entanto, quando o verde do semáforo sinaliza a largada, os dois perplexos “pilotos” ouvem o barulho de um V-8 roncando alto. Só então percebem,

atôni-tos, que o desprezado Fusquinha largou bem na frente. Acabavam de testemunhar um mito. Um brinquedo para gente grande, um simpático fusquinha com uma mecanica de Maverick V8.

Referências

Documentos relacionados

§ 1º Os(as) atletas ficam cientes que deverão assumir, no ato da inscrição, todos os riscos e danos da eventual suspensão da corrida (iniciada ou não) por questões de

Vá muito mais longe com o PrefSuite, o software gráfico de gestão técnica mais avançado para esquadrias e fachadas, presente em mais de 40 países há mais de 25 anos, que integra

(um) dia do salário do mês de julho de 2013, já reajustado. 1.d) As empresas com estabelecimentos industriais no âmbito de representação da FEDERAÇÃO no município de ERECHIM,

Descrição Detalhada do Objeto Ofertado: CABO VGA 1,80M PARA MONITOR HD15 MACHO X HD15 MACHO, DOIS FILTROS ANTI-RUÍDOS. 29 ACESSÓRIO / COMPONENTE PARA MICROCOMPUTADOR UNIDADE 20

Os prováveis resultados desta experiência são: na amostra de solo arenoso ou areia, a água irá se infiltrar mais rapidamente e terá maior gotejamento que na amostra de solo

Declaro meu voto contrário ao Parecer referente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentado pelos Conselheiros Relatores da Comissão Bicameral da BNCC,

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São

trabalho entra como categoria funcional, que define um trabalhador. Por outro lado, para Marx, o trabalho é uma categoria que, no capitalismo, só pode ser pensada a partir