• Nenhum resultado encontrado

Relatório de conclusão de trabalhos da Comissão Interna de Prevenção. de Acidentes CIPA FCFRP Gestão 2015/2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório de conclusão de trabalhos da Comissão Interna de Prevenção. de Acidentes CIPA FCFRP Gestão 2015/2016"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Ribeirão Preto, 30 de março de 2016.

Relatório de conclusão de trabalhos da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA FCFRP – Gestão 2015/2016

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) na gestão de 2015/16 foi formada por representantes do empregador (indicados pela Diretoria desta Faculdade - Carlos Artério Sorgi (Presidente), Patrícia Sper Simão, Alessandro Cantolini e Luciana Ambrósio) e dos empregados (eleitos em votação - Alexandre Luiz da Cunha (Vice-Presidente), Fernando Santa Cecília Artuzo, Antonio Flávio Quintanilha Marongio e Ivelise Gavarrom), e duas secretárias (Raquel Bárbara Vieira Barata (titular) e Cristiane de Oliveira Gobbi (suplente)). Em geral a CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais decorrentes do trabalho. Desta forma, a CIPA é uma comissão obrigatória nos locais de trabalho seja qual for o tipo de negócio, com ou sem fins lucrativos, desde que tenham o mínimo legal de empregados regidos pela normas de trabalho CLT. No Brasil a CIPA é regulamentada pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) nos artigos 162 a 165 e pela Norma Regulamentadora 5 (NR-5), contida na portaria 3.214 de 08 de Junho de 1978, baixada pelo Ministério do trabalho.

(2)

Para executar a sua função no ambiente de trabalho, a CIPA deve auxiliar na identificação dos riscos e na elaboração do mapa de riscos; elaborar planos de ação para definir ações preventivas que evitem a ocorrência de acidentes; auxiliar o SESMT na abordagem com os funcionários corrigindo atos inseguros realizados no ambiente de trabalho; realizar reuniões periódicas; participar das reuniões de investigação de incidentes/acidentes; promover, anualmente, de acordo com a Portaria nº 3.214, NR-5, item 5.16 letra O, a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) e por fim, divulgar informações importantes de saúde e de segurança para os funcionários. Em consequência destas funções, a CIPA pode ter um impacto positivo na produtividade da empresa e também no bem estar dos funcionários no ambiente de trabalho.

Durante a nossa gestão, colocamos como meta um plano de trabalho diversificado, que buscava a prevenção de acidentes através de informação e da educação. Também priorizamos a conscientização da melhoria das condições de saúde e bem estar do trabalhador e a interlocução entre as necessidades e deveres dos trabalhadores desta da Unidade (Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - FCFRP) com a Diretoria da mesma.

No sentido de criar um canal de comunicação ativo entre a CIPA e os funcionários da FCFRP, desenvolvemos o website oficial da CIPA da nossa Unidade (www.fcfrp.usp.br/cipa), e criamos campanhas de educação que

(3)

foram divulgadas por e-mail, chamadas de CIPALERTA. O site foi um grande avanço para divulgação do trabalho da CIPA e para tornar os processos de avaliação de riscos mais transparentes e disponíveis a toda nossa comunidade. Além disso, o site criou um histórico de atuação de outras comissões da CIPA, tornando visível o esforço e o trabalho de todas as comissões. Assim, podendo ser uma ferramenta para embasamento de planos e metas para futuras comissões, levando em conta os avanços já obtidos pelas comissões anteriores e as pendências que merecem maior atenção.

O CIPALERTA foi um método barato e eficaz de comunicação, onde pudemos expressar nossas campanhas direcionadas aos problemas apontados por funcionários, ou relacionadas com o momento atual dos problemas de saúde dos mesmos. Dessa forma, ao longo deste ano tivemos campanhas de alerta sobre assuntos como: uso de chuveiros e lava olhos de emergência; vacinação contra a gripe e uso racional da água. Nestas campanhas utilizamos métodos pedagógicos como jogos de perguntas e respostas, e incentivamos a participação dos funcionários através de sorteios de brindes. Além destes, enviamos via e-mail, informativos sobre assuntos como: combate ao mosquito da dengue; importância da vacinação e manter a carteira de vacinação em dia; dia nacional de prevenção de acidentes de trabalho; prevenção do câncer de mama; prevenção do câncer de próstata e dia mundial de combate a AIDS.

(4)

Com o mesmo propósito de educação e informação, organizamos a XXIV SIPAT da FCFRP. A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) é uma semana inteira dedicada à prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Nesse evento, são programadas várias atividades com esse intuito, tais como: palestras, jogos, mesa redonda, etc. Buscando transmitir todo o tipo de informação ou atividade que faça o funcionário refletir sobre a sua segurança, o seu bem estar, a sua saúde. Por isso, a SIPAT é uma importante ferramenta de educação, que não deve ser encarada como mera formalidade de protocolo da CIPA. Na XXIV SIPAT, foi ministrada palestras de diferentes assuntos como: comissão de Emergências Médicas do Campus; Brigada de Incêndio da FCFRP; CIPA da FCFRP; programa de emagrecimento, e importância dos exercícios físicos; segurança da informação e compreensão e possibilidades de enfrentamento do estresse. Mesmo em tempos de crise, e sem disponibilidade de verba institucional, conseguimos realizar a XXIV SIPAT com coffe-break diário e um coquetel de abertura, além de sorteio de dezenas de brindes após as palestras. Esses gastos foram amortizados através de patrocínio de empresas, e venda de lixo eletrônico /sucata, que foi pleiteado pelos membros de nossa gestão.

A atuação da CIPA (2015/16) na prevenção de acidentes de trabalho foi constante e prioritária. Para isso, emitimos ofícios para a Diretoria desta Faculdade e para o SESMT do nosso Campus. Salientamos, que todos os ofícios emitidos tiveram respostas positivas e muitas ações foram deliberadas

(5)

pela Diretoria da nossa Faculdade, entre elas adequações de pisos, rampas, escadas, sinalizações, equipamentos de combate a incêndios, troca de elevadores e adequações de transporte de cargas. Fizemos um estudo do uso e manutenção de chuveiros de emergência e lava-olhos, plotamos a disponibilidade dos mesmos em mapas, desenvolvemos um plano de ação para novas instalações e uso de modelos padrões, fizemos levantamento de preço e viabilidade de compra. Para esses fins, utilizamos informações de normas em vigor, enviadas pelo SESMT através de ofícios. Os ofícios e documentos pertinentes a estes processos estão arquivados e disponibilizados na secretaria da CIPA.

No sentido de priorizar a segurança pessoal dos servidores da FCFRP, fizemos um comunicado direcionado aos chefes de Departamento/ chefias imediatas, dos servidores que trabalham em laboratórios e que estão sem registro de EPI há mais de 2 anos, e disponibilizamos informações em nosso website sobre o uso correto de EPIs, como adquirir os mesmo, como preencher fichas de uso de EPI (modelo on-line) e centralizamos as informações em nossa secretaria.

A atualização anual dos Mapas de Risco do nosso ambiente de trabalho, é uma das principais tarefas da CIPA. Porém, o processo é falho e muitas vezes não permite uma análise real da evolução de um determinado risco em um determinado ambiente. Por isso, com o intuito de criar ferramentas de análises efetivas e um histórico dos riscos da nossa Unidade,

(6)

criamos o processo de atualização de Mapas de Riscos on-line. Nestes formulários on-line, parte das informações dos funcionários são obtidas de bancos de dados oficiais da FCFRP, evitando erros sobre a rotina laboral dos mesmo, e o preenchimento dos riscos segue uma pré-lista, que foi baseada nos riscos mais comuns de formulários de outros períodos, e riscos fornecidos pelas normas em vigor. Dessa forma, reduzimos o erro no preenchimento dos formulários e conseguimos obter informações mais detalhadas dos riscos em que o servidor está exposto. Em consequência, diminuímos o tempo de preenchimento e análise dos Mapas de Risco, e disponibilizamos a informação dos Mapas de Riscos em nosso site, ampliando a sua divulgação e uso. Outra tarefa importante sobre os Mapas de Risco, foi preencher e fixar um resumo de um laboratório ou conjunto de salas na porta de entrada destes ambientes. Esta ideia foi originada na gestão anterior (2014/2015) e nós apoiamos, fazendo a instalação de quadros de acrílicos perto das portas de entrada destes ambientes, e desenvolvemos um modelo impresso resumido dos riscos daquele ambiente. Assim, qualquer pessoa que passar por estas portas terão informação dos possíveis riscos que estão expostos naquele local de trabalho e poderão tomar atitudes de prevenção, como uso correto de EPIs antes de começar a executar qualquer trabalho naquele ambiente.

Nós acreditamos que através de nossas ações na gestão da CIPA 2015/2016, contribuímos para a promoção e divulgação das normas de segurança e medicina do trabalho; fomentamos uma cultura prevencionista

(7)

nos servidores; atuamos nas investigações de causas, circunstâncias e consequências dos acidentes e das doenças ocupacionais e acompanhamento das medidas corretivas; e participamos da divulgação e promoção do cumprimento das Normas regulamentadoras, bem como cláusulas de acordos e convenções coletivas e normas internas de segurança relativas a segurança no trabalho.

Nós conseguimos atingir estes objetivos através do trabalho de uma equipe dedicada, proativa e multidisciplinar. Que esteve sempre disposta à discussões e sugestões de melhorias de processos, e preocupada com o bem estar de todos. Findo este relatório, expressando toda a minha gratidão e admiração aos membros da CIPA 2015/16, que souberam fazer a diferença! Também aproveito para agradecer e cumprimentar a Diretoria da FCFRP, em nome da Profa. Dra. Maria Vitória Lopes Badra Bentley, que apoio todas as nossas ações, e direcionou esforços para solucionar os problemas apresentados por esta comissão.

Sugestões da CIPA (gestão 2015/2016) para a próxima gestão.

Como exposto neste relatório, e no entendimento de uma política contínua de educação e prevenção de acidentes em nosso ambiente de trabalho, os membros da CIPA atual apresentam algumas sugestões de metas:

(8)

• Continuar com as campanhas do CIPALERTA;

• Continuar com o processo de compra, instalações e vistorias de chuveiros de emergência e lava-olhos em nossa Faculdade;

• Agendar reuniões periódicas com a comissão da Brigada de Incêndio e Primeiros Socorros, para detalhar um plano de atividade em conjunto; • Direcionar informativos de uso adequado de EPIs para grupos de

funcionários de setores diversificados, como o LAC e processamento de resíduos químicos.

• Sugerir a participação oficial da CIPA na semana do calouro, ou em algum treinamento direcionado aos alunos ingressantes na graduação e/ou pós-graduação, para divulgar normas e segurança de trabalho em laboratórios didáticos.

• Aperfeiçoar o sistema on-line para preenchimento dos Mapas de Risco.

Desejamos boa sorte para a nova equipe e nos colocamos a disposição, sempre que necessário.

Atenciosamente,

Carlos Arterio Sorgi Presidente da CIPA- FCFRP – 2015/16

Referências

Documentos relacionados

Figura 3 Comportamento de dois genótipos (G1 e G2) em duas condições ambientais (E1 e E2) com interação cruzada ou qualitativa.. As respostas diferenciadas dos genótipos

Despite these limitations, other than pointing out the risks of air pollutant exposure in the genesis of admissions for myocardial infarction in a mid-sized city, the importance

• o ajuste da sobrecorrente de fase deve ter atuação com o menor curto-circuito da zona de proteção do equipamento; • a curva tempo × corrente das unidades de sobrecorrente de fase

Para determinar as tolerâncias foram feitas as mesmas considerações apresentadas na placa suporte apresenta na seção 5.7, com isso o valor da tolerância de

Para cada etapa o quadro traz: sua função, seus modos de falha, os efeitos dessas falhas, as causas dessas falhas, os índices de cada causa e as ações recomendadas para

A melhoria contínua é o grande desafio das empresas, partindo do princípio de que tudo pode ser melhorado, as empresas procuram alcançar um processo que seja ao

Deste modo, os estudantes classificaram as aulas práticas como melhor modalidade de ensino para o conteúdo de botânica, por funcionarem como uma ótima ferramenta para despertar

(1987) afirmam que os dados das famílias são primeiramente classificados por número de identificação do trecho de pavimento, IDADE e PCI, ou seja, a variável dependente, neste