• Nenhum resultado encontrado

Lista 01 (TB 1) - 8 ano / 82 24/05/2019

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Lista 01 (TB 1) - 8 ano / 82 24/05/2019"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Lista 01 (TB 1) - 8° ano / 82

24/05/2019

TEXTO BASE 1

Textos para a questão

Posto, logo existo, de Martha Medeiros

Começam a pipocar alguns debates sobre as consequências de se passar tanto tempo conectado à internet. Já se fala em saturação social, inspirado pelo recente depoimento de um jornalista do The New York Times que afirmou que sua produtividade no trabalho estava caindo por causa do tempo consumido pelo Facebook, Twitter e agregados, e que hoje ele se vê diante da escolha entre cortar seus passeios de bicicleta ou alguns desses hábitos digitais “que estão me comendo vivo”.

Antropofagia virtual. O Brasil, pra variar, está atrasado (aqui, dois terços dos usuários ainda atualizam seus perfis semanalmente), pois no resto do mundo já começa a ser articulado um movimento de desaceleração dessa tara por conexão: hotéis europeus prometem quartos sem wi-fi como garantia de férias tranquilas, empresas americanas desenvolvem programas de software que restringem o acesso à web e na Ásia crescem os centros de recuperação de viciados em internet. Tudo isso por uma simples razão: existir é uma coisa, viver é outra. Penso, logo existo. Descartes teria que reavaliar esse seu

cogito, ergo sum, pois as pessoas trocaram o verbo pensar por postar. Posto, logo existo.

Tão preocupadas em existir para os outros, as pessoas estão perdendo um tempo valioso em que poderiam estar vivendo, ou seja, namorando, indo à praia, trabalhando, viajando, lendo, estudando, cercadas não por milhares de seguidores, mas por umas poucas dezenas de amigos. Isso não pode ter se tornado tão obsoleto.

Claro que muitos usam as redes sociais como uma forma de aproximação, de resgate e de compartilhamento – numa boa. Se a pessoa está no controle do seu tempo e não troca o real pelo virtual, está fazendo bom uso da ferramenta. Mas não tem sido a regra. Adolescentes deixam de ir a um parque para ficarem trancafiados em seus quartos, numa solidão disfarçada de socialização. Isso acontece dentro da minha casa também, com minhas filhas, e não adianta me descabelar, elas são frutos da sua época, sua turma de amigos se comunica assim, e nem batendo com um gato morto na cabeça delas para fazê-las entender que a vida está lá fora. Lá fora!

O grau de envolvimento delas com a internet ainda é mediano e controlado, mas tem sido agudo entre muitos jovens sem noção, que se deixam fotografar portanto armas, fazendo sexo, mostrando o resultado de suas pichações, num exibicionismo triste, pobre, desvirtuado. São garotos e garotas que não se sentem com a existência comprovada, e para isso se valem de bizarrices na esperança de deixarem de ser “ninguém” para se tornarem “alguém”, mesmo que alguém medíocre.

Casos avulsos, extremos, mas estão aí, ao nosso redor. Gente que não percebe a diferença entre existir e viver. Não entendem que é preferível viver, mesmo que discretamente, do que existir de mentirinha para 17.870 que não estão nem aí.

(2)

PARA RESPONDER A QUESTÃO, LEIA O TEXTO BASE 1

Em “...dois terços dos usuários ainda atualizam seus perfis semanalmente...”, observamos a concordância verbal correta. Assinale a concordância verbal nos períodos abaixo; em seguida, marque a resposta correta.

A – Não só o encontro de pessoas mas também o diálogo entre elas (pode / podem) demonstrar que o mundo tem jeito. B – Havia apenas um campo de batatas para as duas tribos, mas outros (poderia / poderiam) haver na vertente posterior da montanha.

C – No centro da cidade, (via-se / viam-se) os representantes dos professores grevistas. D – Não (havia / haviam) meios de saber que já (faz / fazem) vinte anos do ocorrido. A sequência correta está marcada na resposta:

a pode – poderiam – viam-se – havia – fazem b podem – poderia – via-se – havia – fazem c pode – poderia – viam-se – havia – faz d podem – poderia – viam-se – havia – faz Questão 2

Identifique a alternativa que apresenta erro quanto à concordância verbal: a O bando de passarinhos cantavam no jardim.

b Nesta sala há bons e maus alunos. c Precisam-se de professores.

d Alugam-se apartamentos mobiliados.

e Ninguém, amigos, primos, irmãos veio visitá-lo Questão 3

Leia a frase a seguir: “Os meninos têm observado fatos curiosos nesta região”. É CORRETO afirmar que “têm observado” indica:

a um fato passado que foi concluído no presente.

b um fato passado que costuma acontecer e que pertence a qualquer tempo verbal. c um fato presente que costuma acontecer com frequência.

d um fato presente que teve início num passado mais ou menos distante. e um fato que se inicia no passado, dura e se repete até o presente. Questão 4

Considere a concordância nas seguintes frases:

I. Havia histórias estranhas sobre a mulher do sobrado.

II. Devem existir mais dois aprovados que não constam da lista.

III. Cerca de 50% dos produtos importados ficaram presos na alfândega. Assinale a alternativa adequada:

a Apenas I está correta. b I, II e III estão corretas. c Apenas II está correta d Apenas II e III estão corretas. e Apenas III está correta.

(3)

Questão 5

Escolha entre as alternativas a adequada para completar as lacunas: I – Agora ___ meia-noite, vá dormir!

II – Hoje ____ primeiro de janeiro.

III – O escolhido para participar do encontro ___ eu. IV – Daqui até sua casa, ____ duas horas de ônibus.

a São – é – foi – é b São – são – foi – é c São – são – fui – é d É – é – fui – são e É – é – foi – é Questão 6

Um dos motivos pelos quais o estudo da concordância verbal e nominal é muito importante é o fato de que, dentro das normas da língua culta, é possível que duas construções diferentes sejam ambas aceitas como corretas. Tendo isso em conta, avalie cuidadosamente as construções numeradas a seguir.

I. A maioria dos jornalistas fotografou os suspeitos do crime. II. A maioria dos jornalistas fotografaram os suspeitos do crime. III. Quantos de nós serão punidos?

IV. Quantos de nós seremos punidos?

V. Naquela viagem, conhecemos um museu e uma igreja exótica. VI. Naquela viagem, conhecemos um museu e uma igreja exóticos. Assinale, agora, a única alternativa CORRETA.

a Somente as construções I, III, IV e V estão corretas na norma culta da língua. b Somente as construções II, III, IV e VI estão corretas na norma culta da língua. c Somente as construções I, II, III, V e VI estão corretas na norma culta da língua. d Somente as construções I, II, IV, V e VI estão corretas na norma culta da língua. e Todas as construções estão corretas na norma culta da língua.

Questão 7

Indique a sequência que preenche as lacunas do período abaixo sem desrespeitar as normas de concordância verbal. Quando se ... de situações como estas, que ... rápidas medidas, não ... tantos embaraços.

a trata - exige - devem haver b tratam - exigem - devem haver c tratam - exige - deve haver d trata - exigem - deve haver e trata - exigem - devem haver

(4)

A tira abaixo serve de base para a questão. Leia-a com atenção.

(Disponível em: http:// www.universeforwords.com. Acesso em: 30 de set de 2015)

Questão 8

PARA RESPONDER A QUESTÃO, LEIA O TEXTO BASE 2 Analisando a fala de Mafalda, é correto afirmar que ela:

a Critica o funcionamento dos bancos.

b Compara, em termos de igualdade, a importância dos bancos e das bibliotecas. c Desconhece a importância dos bancos na sociedade.

d Atribui às bibliotecas uma importância superior aos bancos. e Reconhece a importância social e econômica dos bancos.

(5)

Questão 9

A leitura do texto revela uma ideia implícita e a partir dela podemos inferir que os personagens são a desonestos.

b obesos. c corruptos. d mentirosos. e arrogantes.

(6)

TEXTO

Disponível em: http://comidanarede.com.br/tirinhas/reeducacao-alimentar/. Acessado em 17 out. 2015.

Questão 10

PARA RESPONDER A QUESTÃO, LEIA O TEXTO BASE 3

Considerando-se os elementos verbais e visuais da tirinha, é correto afirmar que o que contribui de modo mais decisivo para o efeito de humor é:

a A inocência do médico em acreditar que o paciente vai cumprir com a dieta. b A diferença de classes sociais dos personagens.

c A tentativa fracassada do personagem em seguir uma dieta. d O duplo sentido do verbo “cortar”.

Referências

Documentos relacionados

Resumidamente existem disponíveis três classes de drogas utilizadas para tratar a infecção pelo HIV (re- centemente foi acrescentada ao arsenal terapêutico uma nova classe de

SOBRECARGA: É um carimbo usado em máquina impressora na qual se passavam as folhas excedentes de alguma emissão, para que pudesse ser reutilizada com novo valor

Quer você esteja planejando os próximos cinco anos por obter sua graduação em Direito em Harvard, procurando estudar Inglês por um mês no programa em São Francisco, ou

Nos ensaios observou-se que os parâmetros mais importantes para a análise do desempenho de um sistema termoelétrico para condicionamento de ar são; a máxima taxa de

Através do diagnóstico ambiental realizado na granja em estudo, o principal impacto ambiental observado relacionado às atividades foi a geração de resíduos sólidos diversos, que

situação na gravidez. Vocês mais do que nunca precisam de atenção neste período e infelizmente os homens somem nestes momentos, ou seguem com as suas rotinas, como se nada

Para verificação, aplicou-se o teste de Kolmogorov-Smirnov (teste K-S), que testa a hipótese nula da normalidade da população. Ao nível de significância de 1%, três

devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando. Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três