• Nenhum resultado encontrado

CADERNO DE EXERCÍCIOS 3F

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CADERNO DE EXERCÍCIOS 3F"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Caderno de exercícios

1

CADERNO DE EXERCÍCIOS 3F

Ensino Fundamental – Ciências Humanas

Questão

Conteúdo

Habilidade da Matriz

da EJA/FB

1

Programas de transferência de renda e

combate à exclusão social

H33, H40

(2)

1. Observe o trecho da reportagem divulgada no Jornal Gazeta do Povo, em abril de 2015: Queda no número de filhos é maior entre beneficiárias do Bolsa Família

Dados da Pnad revelam que diminuição na taxa de natalidade é maior entre os 20% mais pobres da população

Famílias que recebem o benefício do Bolsa Família tiveram menos filhos que a média brasileira entre os anos de 2003 e 2013. Enquanto o número de crianças de até 14 anos caiu 10,7% no país, entre os 20% mais pobres do País, porcentagem que coincide com o público beneficiário do programa, a queda foi ainda maior: 15,7%. (...)

O governo viu nos resultados uma forma de quebrar o preconceito de que as mães beneficiárias do Bolsa Família procuram ter mais filhos para receber mais dinheiro do programa. (...)

Entre os motivos considerados pelo ministério para a queda da fecundidade estão o maior acesso à informação sobre os métodos contraceptivos e sobre a sexualidade, o aumento da escolaridade da mulher jovem, a ampliação da urbanização e o acesso aos serviços médicos.

Disponível em: < http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/queda-no-numero-de-filhos-e-maior-entre-beneficiarias-do-bolsa-familia-afjt1uggrqf9b42i2qubbajdm>. Acesso em: 12 mai. 2015. 11h50min.

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda instituído em 2004, pelo governo federal, durante o primeiro mandato do presidente Luís Inácio Lula da Silva. Com ele, as famílias cadastradas recebem benefícios mensais específicos para crianças, jovens, gestantes e mães lactantes.

Para recebê-lo, no entanto, é necessário que as famílias cumpram algumas exigências, entre elas,

a) casa própria e carteira de trabalho assinada para todos os membros adultos. b) manutenção das crianças nas escolas e acompanhamento da saúde dos filhos. c) acompanhamento pré-natal das gestantes e previdência privada.

d) residência em áreas urbanas e nível superior comprovado por certificado. e) caderneta de poupança e nome limpo no serviço de proteção ao crédito (SPC).

(3)

Caderno de exercícios

3

2. Em abril de 2014, a chapa estudantil conhecida como Lista R – Reset à AAC, da Universidade de Coimbra (Portugal), divulgou em uma rede social, os cartazes reproduzidos a seguir, que fazem parte de uma campanha, criada por estudantes brasileiros e portugueses, para denunciar situações de constrangimento e preconceito no interior do campus universitário. Observe:

*FLUC: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

*FEUC: Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/album/2014/01/30/>. Acesso em: 12 mai. 2015. 15h40min.

(4)

a) Os cartazes ganharam espaço nas redes sociais denunciando a xenofobia contra brasileiros e brasileiras estudantes da Universidade de Coimbra, em Portugal. Explique o que é xenofobia e dê exemplos de outros lugares onde ela se manifesta.

... ... ... ... ... ... ... ...

b) Além da xenofobia, a campanha expõe outras formas de preconceito praticado por alunos e professores, diariamente na Universidade. Identifique-as e discorra sobre ao menos uma delas. ... ... ... ... ... ... ... ...

(5)

Caderno de exercícios

5

GABARITO COMENTADO

1. Alternativa B – H33, H40

Comentário: o Bolsa Família é um programa de transferência de renda que visa beneficiar famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o Brasil. O programa integra o

Plano Brasil Sem Miséria, que busca prestar assistência a milhões de brasileiros com renda

familiar per capita inferior a R$ 77 mensais, garantindo-lhes acesso à saúde e educação e outros serviços públicos. Os programas de distribuição e transferência de renda, indiretamente, também procuram movimentar economias locais, fragilizadas pela miséria e desemprego de parte da população.

Para receber o benefício é necessário que as famílias cumpram algumas exigências, tais como manutenção das crianças nas escolas, acompanhamento da saúde dos filhos (por exemplo, atualização do cartão de vacinação), bem como acompanhamento pré-natal no caso das gestantes.

Apesar de ter ganhado destaque no governo Lula, é importante ressaltar que essas ações não são propriamente medidas inovadoras. Na verdade, nos últimos anos, elas apenas se tornaram mais abrangentes pois atingiram um número maior de beneficiados. Vale lembrar que, ainda no governo de Getúlio Vargas, na década de 1930, o Brasil deu início ao desenvolvimento de políticas sociais e programas de assistência à população.

Vale lembrar que muitos países centrais (desenvolvidos), como os Estados Unidos, a Suécia, a Inglaterra, a Bélgica e a Alemanha, em diferentes momentos de suas histórias, promoveram (alguns ainda promovem) diferentes programas de redistribuição de renda para suas populações. Argentina, Chile e Colômbia também adotam programas semelhantes ao brasileiro.

2. H46 Comentário:

a) A xenofobia é uma forma de preconceito que se caracteriza pela aversão e a discriminação dirigidas a pessoas de outras nacionalidades, etnias, culturas, crenças e grupos. O termo é de origem grega e se forma a partir das palavras “xénos” (estrangeiro) e “phóbos” (medo). Geralmente, ela se manifesta por meio de ações discriminatórias e ódio por indivíduos estrangeiros. Essa aversão, em alguns casos, desencadeia ações violentas, animosidade e preconceito com tudo o que se julga ser diferente.

A xenofobia é bastante comum na Europa, principalmente nos países onde há um grande fluxo de imigrantes vindos da América Latina e, especialmente, da África. No caso mencionado no exercício, alguns portugueses manifestam sentimentos xenófobos em relação a brasileiros. A Europa, historicamente, é considerada uma região de atração de imigrantes. A população de países periféricos (subdesenvolvidos) busca no continente, além de empregos, melhores condições de vida, fugindo da realidade econômica de seus locais de origem.

Assim, cresce a intolerância com os grupos estrangeiros, motivada pelas diferenças culturais e sociais. Além disso, a população europeia, em muitos casos, se considera ameaçada pelos estrangeiros, com receio de que eles diminuam a oferta de empregos existentes em seus países.

(6)

Nos Estados Unidos a xenofobia também se manifesta em relação aos mexicanos, sobretudo, com aqueles que migram ilegalmente para o país. No Brasil, imigrantes bolivianos, peruanos e haitianos também são alvos de manifestações xenofóbicas.

b) Além da xenofobia, a campanha expõe o preconceito contra a mulher, o preconceito racial e a homofobia.

O preconceito contra a mulher fundamenta-se numa crença de inferioridade do gênero. Trata-se de um conjunto de práticas, comportamentos e fraTrata-ses considerados ofensivos contra as mulheres, isto é, é um tipo de hostilidade que discrimina e cria estereótipos sobre o sexo feminino. A violência contra a mulher assume diversas formas, desde a discriminação e desvalorização do trabalho, até a violência física e o assédio moral, psicológico, sexual.

A homofobia, por outro lado, é o termo usado para designar a repulsa, o desrespeito e a aversão a diferentes formas de expressão sexual e amorosa. Atualmente, a palavra é usada para indicar a discriminação não apenas ao homossexual, mas às diversas minorias sexuais, como os diferentes grupos inseridos na sigla LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, transgêneros, travestis e intersexuais).

O preconceito racial, ou racismo, é caracterizado pela convicção da existência de superioridade de indivíduos com características físicas e genéticas, determinados traços de caráter e inteligência e manifestações culturais, em relação a outros pertencentes a etnias diferentes. O preconceito racial é uma das formas mais comuns de violação aos direitos humanos, tendo em vista que, historicamente, foi utilizado para justificar a escravidão, a violência e o domínio de alguns povos sobre outros.

Vale destacar que, no Brasil, ações violentas e o preconceito de gênero, a homofobia e o preconceito racial são crimes previstos por leis.

Referências

Documentos relacionados

Sendo assim, ao (re)pensar a prática do professor em uma sala de aceleração, dispõe-se sobre ações que envolvem o contexto gerencial e pedagógico do programa, bem como

Constata - se, portanto, que, tanto o PNBE, quanto o PNLL colocam o desenvolvimento da competência leitora e a formação de leitores em destaque, seja por meio do acesso

da equipe gestora com os PDT e os professores dos cursos técnicos. Planejamento da área Linguagens e Códigos. Planejamento da área Ciências Humanas. Planejamento da área

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Para solucionar ou pelo menos minimizar a falta ou infrequência dos alunos dos anos finais inscritos no PME, essa proposta de intervenção pedagógica para o desenvolvimento

 Há certa resistência ou falta de conhecimento dos professores e da própria escola a respeito do Programa com o intuito de utilizá-lo como instrumento que

O caso de gestão estudado discutiu as dificuldades de implementação do Projeto Ensino Médio com Mediação Tecnológica (EMMT) nas escolas jurisdicionadas à Coordenadoria

Outras possíveis causas de paralisia flácida, ataxia e desordens neuromusculares, (como a ação de hemoparasitas, toxoplasmose, neosporose e botulismo) foram descartadas,