• Nenhum resultado encontrado

PROPOSTA DIDÁTICA. Origem da Estatística

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROPOSTA DIDÁTICA. Origem da Estatística"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

PROPOSTA DIDÁTICA

1. Dados de Identificação

1.1 Nome do bolsista: Camila Dorneles da Rosa 1.2 Público alvo: Alunos do 6° e 7° ano.

1.3 Duração: 2,5 horas.

1.4 Conteúdo desenvolvido: Estatística.

2. Objetivo(s) da proposta didática

- Conhecer e interpretar gráficos e tabelas; - Conhecer a história da estatística;

- Identificar os tipos de gráficos; - Construir gráficos.

3. Desenvolvimento da proposta didática

(10 min) - Acomodação dos alunos e realização da chamada

(20 min) – Introdução a estatística

Atividade 1 (10 min)

Será contado aos alunos uma pequena história sobre a origem da estatística, conforme as informações descritas abaixo.

Origem da Estatística

Estatística é uma ciência que visa fornecer subsídios ao analista para coletar, organizar, resumir, analisar e apresentar dados.

A estatística fornece-nos as técnicas para extrair informação de dados, os quais são muitas vezes incompletos, na medida em que nos dão informação útil sobre o problema em estudo, sendo assim, é objetivo da Estatística extrair informação dos dados para obter uma melhor compreensão das situações que representam.

(2)

Muitos anos antes de Cristo as necessidades que exigiam o conhecimento numérico começaram a surgir, pois contar e recensear sempre foi uma preocupação em todas as culturas. O primeiro dado estatístico disponível foi o de registros egípcios de presos de guerra na data de 5000 a.C., em 3000 a.C. existem também registros egípcios da falta de mão-de-obra relacionada a construção de pirâmides.

A palavra estatística é considerada uma palavra recente se tratando de história da matemática, porém não se tem certeza do ano em que foi usada pela primeira vez e nem o país, tem origem na palavra em latim status, traduzida como o estudo do Estado e significava, originalmente, uma coleção de informação de interesse para o estado sobre população e economia. Essas informações eram coletadas objetivando o resumo de informações indispensáveis para os governantes conhecerem suas nações e para a construção de programas de governo.

Atividade 2 (10 min)

Após a explanação inicial, os alunos irão assistir a um vídeo sobre a História da estatística, com duração de cerca de 3 minutos.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=jCzMPL7Ub2k

(120 min) – Explorando Gráficos

Atividade 1 (80 min) – Conhecendo gráficos

 Gráfico 1: Gráfico de Colunas

O gráfico de colunas é um dos gráficos mais utilizados para representar um conjunto de dados, sendo a representação de uma série de dados por meio de retângulos dispostos verticalmente. A altura destes retângulos são proporcionais às suas respectivas frequências. Este gráfico pode ser utilizado para representar qualquer tipo de variável (qualquer evento ou fenômeno que sofra algum tipo de alteração ou variação) em qualquer nível de mensuração (nominal, ordinal, intervalar ou razão) por este fato é um recurso extremamente utilizado em pesquisas.

(3)

Nível de mensuração:

1. O nível nominal de mensuração utiliza dados que informam nomes, rótulos ou categorias. 2. O nível ordinal de mensuração engloba dados que podem ser organizados em alguma

ordem.

3. O nível intervalar de mensuração é similar ao ordinal, mas sabemos as magnitudes das diferenças entre dois valores. Os dados não possuem um ponto inicial zero natural. 4. Por fim, o nível de mensuração de razão é similar ao intervalar, mas há um ponto inicial

zero natural.

 Atividade Construindo um gráfico de colunas "Time de Futebol do coração" O professor iniciará a atividade lançando a seguinte questão: "Qual a maior torcida que temos em nossa sala?" Várias especulações aparecerão dando início a uma "guerra de torcidas", o professor deverá, então, propor uma pesquisa para verificar afinal qual a maior torcida. Para isto ele solicita aos alunos que confeccionem (a partir de um tamanho modelo fornecido pelo professor) a camiseta de seu time do coração. Enquanto os alunos confeccionam suas camisetas o professor desenhará no papel pardo dois eixos (um vertical e outro horizontal). No eixo horizontal o professor colocará o nome dos times existentes na sala de aula, e no eixo vertical ele traçará uma escala de valores que representará o número de alunos. Terminada a confecção das camisetas os alunos irão até o papel pardo e colarão suas camisetas no seu respectivo time de futebol, preferido. As camisetas do mesmo time devem ser coladas uma acima da outra sem deixar espaços em branco, pois estas formarão as colunas do gráfico. Terminada a colagem de todas as camisetas o professor poderá discutir com seus alunos os resultados apresentados no gráfico: "Qual a maior torcida?", "Quantos alunos torcem para o time XX?", etc.

(4)

Após a construção do gráfico será explorado as porcentagens que cada coluna representa no gráfico.

 Gráfico 2: Gráfico de Barras.

O gráfico de barras é uma representação de uma série de dados através de retângulos dispostos horizontalmente. Os comprimentos destes retângulos são proporcionais às suas respectivas frequências. Este gráfico é semelhante ao gráfico de colunas, contudo, a posição da escala e da frequência é trocada, ou seja, na linha horizontal temos a frequência de casos observados e na linha vertical temos a variável de estudo.

(5)

Exemplo: Qual o seu animal de estimação?

o Dau

 Gráfico 3: Gráfico de Setores

O gráfico de setores, também conhecido como gráfico pizza, torta, queijo ou bolacha é um dos mais simples recursos gráficos, sua construção é baseada no fato de que o círculo possui 360º, sendo que este círculo é dividido em fatias de acordo com o percentual em cada categoria. É um gráfico útil para representar variáveis nominais ou apresentadas em categorias de respostas.

Exemplo: Qual seu esporte preferido?

 Atividade Construindo um gráfico de setores "No galinheiro do Seu Chico"

No galinheiro do seu Chico encontramos galinhas, galos e pintinhos. Após contar a quantidade de animais de cada tipo, ele organizou os dados em uma tabela.

(6)

Animal Quantidade %

Galinhas 30 50

Galos 9 15

Pintinhos 21 35

Total de animais 60 100

Com os dados da tabela podemos construir um gráfico de setores.

Como construir o gráfico de setores usando o transferidor.

Para saber qual fração equivale determinado percentual façamos o seguinte:

Pegamos a parte que queremos descobrir, por exemplo, qual é a fração que as galinhas representam no gráfico, dividimos pelo todo, igualamos a fração x/360° e multiplicamos cruzado:

=

°

→ 60 = 10.800° →

= 180°

, temos que o circulo todo equivale a 360°, e que 180° corresponde a 50% do gráfico, com isso chegamos a conclusão que a fração que corresponde a quantidade de galinhas e a metade do gráfico.

Galinheiro de Seu Chico

(7)

Atividade 2 (40 min) – Interpretando gráficos Aplicação do Jogo Interpretando gráficos. Objetivo: Interpretar gráficos.

Material: Trilha, um dado, marcadores dos jogares, cartas com perguntas Regras:

1. Pode ser jogado com dois jogadores ou duas duplas.

2. Um jogador de cada vez movimenta um dado e anda quantas casas o dado indicar, cada casa terá uma cor que indica o que o jogador deve fazer.

Cor amarela = volte duas casas. Cor branca = fique onde está. Cor vermelha = ande duas casas.

Cor azul = responda uma pergunta, se acertar ande uma casa se errar volte uma casa. 3. As cartas com as perguntas deverão ser embaralhadas e ficar viradas para baixo.

4. Ganha o jogo quem chegar primeiro no final da corrida.

Referências Bibliográficas

BARBOSA, A.C.M. e VAIANO,A.Z. O uso da história da matemática e outras

metodologias de ensino em sala de aula. 2004. Disponível em: <http://www.sbembrasil. org.br /files/viii/pdf/05/MC00661388760.pdf>. Acesso em: 29 abr. 2016.

ECHEVESTE,S. Estatística divertida: Trabalhando com Gráficos na Escola. Disponível em:

Referências

Documentos relacionados

Defende-se um ensino que utilize metodologias ativas para o estudo de conteúdos centrados no cotidiano do aluno como, por exemplo, temas de meio ambiente e de produção de

A Rarev, fundada em 28 de Janeiro de 2000 é uma fundação de direito privado sem fins lucrativos, apolítica, com sede e foro na cidade de Ribeirão Preto, atua na área de dependência

PRODUTOS ORIUNDOS DA AGRICULTURA FAMILIAR -

Visor digital Descrição da avaria “Torneira da água fechada” “FH” “Avaria no fornecimento de água”. “Limpar bomba” “FP” “Avaria na drenagem

Como em qualquer forma de higiene corporal é muito importante que em primeiro lugar as mãos estejam bem lavadas, no caso dos olhos não são eles propriamente ditos

Já está muito tarde e desse jeito não vou conseguir ficar acordado na estrada — Miguel falou, enquanto conferia o relógio mais uma vez.. — Você

O deslocamento está associado à sensibilidade do fazer manual e ao cálculo estético — aspectos que constantemente se entrecruzam, podendo-se destacar um ou outro deles apenas

Tal possibilidade permite dizer que os trabalhos de Canella dão a perceber a passagem do tempo, às vezes de forma imediata quando reúne num díptico dois