• Nenhum resultado encontrado

Palavras-chave: Candidíase Bucal; Diagnóstico Bucal; Prótese Dentária.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Palavras-chave: Candidíase Bucal; Diagnóstico Bucal; Prótese Dentária."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Centro Universitário Católica de Quixadá Rua Juvêncio Alves, 660, Centro de Quixadá/CE www.unicatolicaquixada.edu.br RESUMO

A Candidíase é uma infecção fúngica produzida pelos microrganismos Candida sp, sendo a espécie mais comumente encontrada a C. albicans. Os fungos do gênero Candida fazem parte da microbiota bucal nos seres humanos, caracterizados pelo oportunismo. Podem tornar-se patológicos quando existem condições que favoreçam seu crescimento, quando, por exemplo, os mecanismos de defesa do indivíduo estão comprometidos, quando uma prótese está mal adaptada ou foi confeccionada com um material inadequado e a falta de higienização das próteses. Este trabalho tem como objetivo avaliar a situação clínica dos tecidos de suporte sob próteses removíveis através de um exame clínico que será realizado pelo pesquisador, visando determinar a prevalência da candidíase atrófica crônica e a queilite angular, bem como avaliar, qualitativamente, a conduta desses pacientes quanto à higiene das próteses removíveis e o tratamento. A pesquisa será realizada com pacientes, de ambos os sexos, atendidos no Complexo Odontológico São João Calábria no Centro Universitário Unicatólica de Quixadá. Ao fim, os dados serão inseridos em um banco de dados no programa de análise estatística utilizando o Excel 2016 e o T de Student, e analisados de acordo com os testes estatísticos pertinentes.

Palavras-chave: Candidíase Bucal; Diagnóstico Bucal; Prótese Dentária. INTRODUÇÃO

A cavidade oral apresenta uma grande variedade de microrganismos que se mantém em equilíbrio com o indivíduo (SHAFER, 1987; PENHA, 1996; JORGE, 1997). A presença de dispositivos orais como a prótese, pode alterar o ambiente oral, levando à modificações nas características físicas e biológicas das estruturas orais, muitas vezes causando um desequilíbrio na microbiota local (CAMPBEELL, 2003).

Além disso, a prótese dentária é muitas vezes relacionada com o aparecimento de retenção de placa bacteriana e lesões orais, tais como úlceras traumáticas, lesões hiperplásicas e candidíase oral (GOIATO et al., 2005).

A candidíase é uma infecção causada por um microrganismo fúngico conhecido como Candida albicans que é um tipo de levedura e é a infecção fúngica que mais acomete o homem. A candidíase é caracterizada pelo dimorfismo, sendo hifas a forma associada com a invasão de tecidos no hospedeiro (NEVILLE et al., 2009).

Hygor José Andrade Martins hyvinamariaandrademartins@yahoo.com.br José Laurentino Ferreira Filho joselaurentinof@gmail.com

: sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

https://publicacoesacademicas.fcrs.edu.br

(2)

Centro Universitário Católica de Quixadá Rua Juvêncio Alves, 660, Centro de Quixadá/CE www.unicatolicaquixada.edu.br

Os pacientes usuários de próteses têm uma maior facilidade à reinfecção, por isso os cuidados com a higiene são tão importantes. A capacidade que os fungos têm de crescer sobre os materiais da prótese é bem alta, pouco se conhece, porém, a respeito de quais propriedades do substrato colaboram para isso. Algumas dessas propriedades com a energia livre de superfície, hidrofobicidade, rugosidade, pH ácido, higiene da mucosa oral e da prótese, tempo de uso e estado de conservação da mesma (D’AVILA, 2006; PEREIRA et al., 2008).

Com isso, é necessário compriender como os fungos interagem com as superfícies, entender como funciona a velocidade de crescimento e as necessidades nutricionais (DOUGLAS, 2002). Quanto mais rugosa for a prótese, mais propensa ela será à formação de biofilmes. Essa característica está profundamente relacionada ao tempo de uso da prótese e a do material, tanto é que, próteses antigas e confeccionadas em material áspero dificultam a limpeza e a remoção mecânica do biofilme. Dentre os fatores que colaboram para a manifestação da candidíase atrófica crônica, a higiene é uma das poucas variáveis cuja participação do usuário pode interferir positivamente (RADFORD et al., 1999; GUSMÃO, 2007; APARNA; YADAV, 2008; PEREIRA-CENCI et al., 2008).

O procedimento de limpeza deve ser realizado com escovas adequadas ou quando isso não for viável, com escovas convencionais e sabão neutro ou dentifrício, outro procedimento é manter as próteses submersas em água e solução de limpeza durante a noite. Entre as soluções mais comuns e de fácil acesso, temos o hipoclorito de sódio diluído em água, na concentração entre 2 a 3% (MARTINS NETO et al., 2005).

As limpezas das próteses também podem ser feitas por efervescentes que contem o perborato de sódio. A eficácia de alguns agentes limpadores efervescentes de próteses totais na remoção dos microrganismos ocorre devido a sua alta alcalinidade, visto que boa parte dos microrganismos se reproduz e sobrevivem em meio ligeiramente acido. O digluconato de clorexidina também tem sido utilizado para a desinfecção de próteses totais. Em uma concentração de 4%, em imersões de 10 minutos (TELLES, 2009).

A candidíase localizada sob dentadura pode ser tratada com a pomada de nistatina aplicada à prótese, com clotrimazol, cetoconazol, fluconazol e outros antifúngicos como o Iodoquinol que apesar de não ser exatamente uma droga antifúngica, tem propriedades antifúngicas e antibacterianas. Quando apresentado em uma base de creme com corticoesteróide, é muito eficiente para o tratamento tópico para queilite angular. Na maior parte dos casos, a candidose oral é uma infecção superficial sendo fácil de ser resolvida com tratamento antifúngico. Se a infecção voltar após o tratamento, será necessária uma busca meticulosa dos fatores que possam predispor a candidose, como a imunossupressão. Apenas nos pacientes comprometidos de forma grave a candidíase provoca doença profundamente invasiva (NEVILLE et al., 2009).

Este trabalho tem como objetivo avaliar os pacientes usuários de próteses removíveis quanto à possível infecção por Candida albicans.

METODOLOGIA

Trata-se de um estudo descritivo, transversal, qualitativo e quantitativo. A pesquisa será realizada no Complexo Odontológico São João Calábria, no Centro Universitário Católica de

(3)

Centro Universitário Católica de Quixadá Rua Juvêncio Alves, 660, Centro de Quixadá/CE www.unicatolicaquixada.edu.br

Quixadá. A escolha desse local aconteceu devido ao grande número de pacientes portadores de prótese oral, que passam por essa clínica.

A amostra será aleatória, composta por pacientes, de ambos os sexos e de qualquer faixa etária do Complexo Odontológico do referido centro universitário. A pesquisa em questão terá como requisito de inclusão os pacientes usuários de próteses removíveis, pacientes que possuem prontuário clínico e estejam sendo atendidos na clínica odontológica da Unicatólica e pacientes que assinem e concordem com o termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Serão excluídos do estudo os pacientes que não colaborem com o exame clínico, pacientes que neguem a realização de fotos necessárias para a realização desse estudo e pacientes sem capacidade de responder por si.

A pesquisa se dará em dois momentos.

Primeiramente será realizada uma abordagem inicial onde serão apresentados os objetivos do estudo, os pacientes que irão participar da pesquisa serão esclarecidos que será garantida a sua liberdade quando a permanência ou não.

Os pacientes que utilizam algum tipo de prótese oral serão submetidos à aplicação de um questionário que conterá variáveis referentes ao tipo de prótese, orientação e importância da higiene oral.

No segundo momento serão analisados os questionários desses pacientes atendidos no Complexo Odontológico São João Calábria para identificar quais as principais causas destas lesões patológicas, a idade e o sexo mais acometido.

Após a coleta de dados, estes serão inseridos, armazenados e tabulados em um banco de dados no programa de análise estatística utilizando o Excel 2016, e analisados de acordo com os testes estatísticos pertinentes. Todas as perguntas abertas que permitirem mais de uma resposta serão reorganizadas em categorias de análise e seus conteúdos posteriormente analisados.

Os possíveis riscos desta pesquisa podem estar relacionados ao constrangimento psíquico, social ou físico do paciente na realização do exame. Os benefícios obtidos com essa pesquisa estarão relacionados à prevenção das lesões causadas pela candidíase associado às próteses removíveis e promover instrução de higiene oral.

O presente estudo seguirá as normas e diretrizes da resolução 466\12 do Conselho Nacional de Saúde e será enviado ao Comitê de Ética do Centro Universitário Católica de Quixadá com fins de obtenção de aprovação para a execução do estudo.

Cada participante após ser devidamente esclarecido sobre o estudo deverá consentir com a sua participação por meio da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (APÊNDICE 1).

A instituição onde será realizada a pesquisa também assinará a carta de anuência a fim de permitir a realização desse estudo.

REFERÊNCIAS

D’AVILA, S. Avaliação clínica e laboratorial da estomatite por prótese. 2006. 153f. Tese (Doutorado em Reabilitação Oral – Área de Prótese) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Odontologia. Araraquara, 2006.

(4)

Centro Universitário Católica de Quixadá Rua Juvêncio Alves, 660, Centro de Quixadá/CE www.unicatolicaquixada.edu.br

PEREIRA, C. A. Efeitos da Terapia Fotodinâmica in vitro em Biofilmes formados por

Candida albicans, Staphylococcus aureus e Streptococcus mutans. 2009. 93f. Dissertação

(Mestrado em Biopatologia Bucal) – Faculdade de Odontologia de São José dos Campos, Universidade Estadual Paulista, São José dos Campos, 2009.

DOUGLAS, L. J. Medical importance of biofilms in Candida infections. Revista Iberoam. Micologia, Bilbao, v. 19, p. 139-143, 2002.

APARNA, M. S; YADAV, S. Biofilms: microbes and disease. Brazilian Journal of Infectious

Diseases, Salvador, v. 12, n. 6, p. 526-530, 2008.

GUSMÃO, J. M. R. Leveduras do gênero Candida na saliva de usuários de prótese parcial

removível a grampo. 2007. 76f. Dissertação (Mestrado em Prótese Dentária) – Universidade

de Taubaté, Taubaté, 2007.

PEREIRA-CENCI, T. Avaliação da formação de biofilme de espécies de Candida sobre a

superfície de resinas acrílicas para base e reembasamento de próteses removíveis. 2008.

101f. Tese (Doutorado em Clínica Odontológica – área de Prótese Dentária) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Piracicaba, 2008.

RADFORD, D. R.; CHALLACOMBE, S. J.; WALTER, J. D. Denture Plaque and Adherence of Candida albicans to Denture-Base Materials in vivo and in vitro. Critial Reviews in Oral

Biology & Medicine, Boca Raton, v. 10, n. 1, p. 99-116, 1999.

MARTINS NETO, M.; DANESI, C.C.; UNFER, D. T. Candidíase Bucal: Revisão da Literatura. Saúde, Rio Grande do Sul, v. 31, n.1- 2, p. 16-26, 2005.

NEVILLE, W.B., DAMM, D.D., WHITE, D.H. Atlas de patologia oral clínica. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2009.

GOIATO, M. C.; CASTELLEONI, L.; SANTOS, D. M.; GENNARI FILHO, H.; ASSUNÇÃO, W. G. Lesões Orais Provocadas pelo Uso de Próteses Removíveis. Pesq. Bras. Odontoped. Clin. Integr., João Pessoa, v. 5, n. 1, p. 85-90, 2005.

SHAFER, W.G. et al. Tratado de patologia bucal: doenças de origem microbiana. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987. P. 363 – 367.837p.

PENHA,S.S. Frequência e atividade enzimática da Cândida Albicans em pacientes

desdentados totais com estomatite protética. 1996. 62p. Dissertação (Mestrado em

(5)

Centro Universitário Católica de Quixadá Rua Juvêncio Alves, 660, Centro de Quixadá/CE www.unicatolicaquixada.edu.br

JORGE,A.O.C.; et al. Presença de levedura do gênero cândidas na saliva de paciente de diferentes fatores predisponentes e de indivíduos controle. Revista Odontológica da USP, São Paulo, v.11, n.4, p.279-285, 1997.

TELLES D, HOLLWEG H, CASTEL-LUCCI L. Prótese total: convencional e sobre implantes. São Paulo: Santos; 2009.

Referências

Documentos relacionados

Os sedimentos da montante, próximo a criação de gado, apresentaram uma elevada remobilização no leito do rio, já os da jusante apresentaram elevada quantidade de matéria

depending on their type and quantity, increases the release rate of K present in minerals and rocks, the objective of this study was to evaluate the liberation (quantity and time)

Os frutos foram coletados maduros de indivíduos sombreados (S) e não sombreados (NS) e avaliados teores de umidade, pH, acidez total titulável, sólidos solúveis, açúcares

48 O AIRBNB DA ARMAZENAGEM •  A economia colaboraYva está a chegar à armazenagem •  Espaços flexíveis urbanos para reduzir as distâncias para as entregas no mesmo dia

Desse total, foram eliminadas da coleta 26 bibliotecas 4 , pois não foi possível acessar suas informações e/ou são de uma tipologia diferente da adotada para a análise

Levantamento e sistematização realizados no âmbito do Grupo de Estudo e Pesquisa "Negócios Imobiliários e Dispersão Urbana no Interior Paulista".. Variação anual do

Tabela 17 – Comparativo entre o motivo pelo qual os adultos costumam dar esmolas e a opinião sobre dar esmolas. Motivo Opinião Total Ajuda a pessoa que recebe

O Coritiba Foot Ball Club e Federação Paranaense de Futebol Digital terão controles disponíveis para empréstimo, mas não se responsabilizarão pelo perfeito funcionamento dos