• Nenhum resultado encontrado

Apostila Completa de Informática

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Apostila Completa de Informática"

Copied!
298
0
0

Texto

(1)

ÍNDICE

MICROINFORMÁTICA ...2

TIPOS DE SOFTWARES QUANTO À FORMA DE DISTRIBUIÇÃO ...2

PLACA-MÃE (MOTHERBOARD) ...3 CHIPSET...4 BARRAMENTOS (BUS) ...4 SLOTS...7 PLACA DE VÍDEO...7 PLACA DE REDE...7 PLACA DE FAX-MODEM...7 PROCESSADOR ...7 MEMÓRIAS ...9

OUTROS EQUIPAMENTOS UTILIZADOS COM O COMPUTADOR ...12

UNIDADES DE ARMAZENAMENTO ...13

FORMATAÇÃO DE DISCOS ...14

SISTEMAS DE ARQUIVOS...15

TECNOLOGIA RAID ...15

UNIDADES DE MEDIDA DE INFORMAÇÕES ...18

PERIFÉRICOS DE ENTRADA ...18

(2)

MICROINFORMÁTICA

O Computador

Unidade Central de Processamento, Memória e Winchester ficam dentro do Gabinete

Mouse, outro Dispositivo de Entrada O Teclado Permite

a Entrada de Dados

Monitor de Vídeo Exibe a Saída

Um sistema computacional é formado basicamente por duas estruturas. Uma é denominada estrutura lógica (software) e a outra estrutura física (hardware). Ambas funcionam em conjunto. São elas:

• Hardware: é o conjunto e elementos físicos que compõe o sistema computacional. Como por exemplo, memória, periféricos, cabos, placas e chips que fazem do computador, impressora, etc.

• Software: são os programas que, utilizando o hardware, como por exemplo, o computador, executam as diferentes tarefas necessárias ao processamento de dados. Existem softwares de vários tipos. Os mais importantes são:

TIPOS DE SOFTWARES QUANTO À FORMA DE DISTRIBUIÇÃO

PROPRIETÁRIO: seu código fonte não é distribuído e só poderá ser alterado, copiado e distribuído mediante autorização de seu proprietário. A distribuição de seu módulo executável é feita mediante licença de uso e é geralmente paga. Exemplos: Windows XP, pacote Office, Norton, entre outros.

LIVRE: disponibiliza seu código-fonte e executável. Podendo seu código-fonte ser alterado, copiado e distribuído mediante ou não pagamento. Exemplos: Linux, Mozilla, BrOffice, ou outros.

SHAREWARE: disponibilizado não integralmente gratuitamente, porém com tempo de uso limitado. Para adquiri-lo integralmente, somente mediante pagamento. Seu código-fonte não é disponibilizado. Exemplos: Jogos e utilitários em geral, NERO, entre outros.

FREEWARE: disponibilizado integralmente e gratuitamente sem prazo de uso determinado. Podendo ser copiado e distribuído gratuitamente. Seu código-fonte não é disponibilizado. Exemplos: AVG, jogos e utilitários em geral.

(3)

conversão da linguagem do homem para a da máquina e vice-versa. Exemplo: sistema operacional

Software aplicativo: são sistemas complexos que visam a atender a uma determinada área de atuação.

Exemplo: editores de texto, planilhas de cálculo, gerenciadores de bancos de dados, entre muitos.

Software utilitário: são programas menos complexos que visam a atender a um objetivo específico.

Exemplo: desfragmentador de disco, formatador de disco, limpeza de disco, scandisk.

Componentes básicos de um computador:

PLACA-MÃE (MOTHERBOARD)

A placa mãe é a “espinha dorsal” do computador. É a base na qual são conectados o microprocessador, a memória, periféricos de entrada e saída, fonte de alimentação e qualquer soquete que ligue o computador a outras máquinas, som, vídeo ou rede sem a necessidade de serem conectados por meio de placas externas.

Recurso on-board => já vem integrado aos circuitos da própria placa-mãe como, por exemplo, som, vídeo, ou rede.

Recurso off-board => não vem integrado aos circuitos da placa-mãe, sendo necessário conectá-lo peconectá-lo seu meio de encaixe próprio (sconectá-lot). Exempconectá-lo: placa de som, vídeo, rede ou Fax-modem. OBSERVAÇÃO – Os recursos on-board são normalmente mais baratos e possuem um desempenho inferior aos off-board.

(4)

CHIPSET

Chipset são circuitos integrados de apoio ao computador, os quais gerenciam, praticamente, todo funcionamento da placa-mãe. Devido a complexidade das placas-mãe atuais, da sofisticação dos sistemas operacionais e do crescente aumento do clock, o chipset é, com certeza, o conjunto de circuitos integrados mais importante do computador.

Depois do processador, o chipset é considerado o mais importante dispositivo do computador.

BARRAMENTOS (BUS)

Barramentos são as vias físicas existentes na placa-mãe, pelas quais trafegam as informações entre os periféricos de entrada, processamento e saída em um computador.

Barramento Local

O barramento local é o principal barramento do micro. Nele, estão conectados os principais circuitos da placa-mãe tais como: memória RAM, chipsets, processadores, memória cache, memória ROM.

Barramento X

É o barramento no qual estão conectados os periféricos on-board ou seja, periféricos integrados à placa-mãe, como placa de som, vídeo, fax-modem e rede (on-board)...

Barramentos de Expansão

São barramentos nos quais estão conectadas as placas de expansão (off-board), como as placas de vídeo, fax-modem, som, rede, IDE, e demais placas. Estas placas são conectadas ao barramento através de conectores denominados Slot

Algumas características dos barramentos:

Plug and Play – Recurso inerente ao dispositivo e ao sistema operacional que possibilita a sua conexão e pronto uso.

Hot – Característica inerente ao dispositivo que pode ser conectado ou desconectado mesmo com o computador ligado.

Tipos de transmissão dos dados:

Transmissão paralela – São transmitidos vários bits ao mesmo tempo, portanto sua taxa de transmissão é medida em bytes por segundo (Bps). Ocorre geralmente entre dispositivos internos do computador, por exemplo, HD, disquetes, memórias em geral, entre outros.

Transmissão serial – É transmitido um bit por vez, portanto sua taxa de transmissão é medida em bits por segundo (bps). Ocorre geralmente externamente ao computador, por exemplo, na comunicação entre computadores em uma rede.

(5)

Tipos de barramentos de expansão:

ISA (Industry Standart Architeture)

VESA (Vídeo Eletronic Standart Association) Barramento Plug and Play (PnP)

PCI (Periferical Component Interconnect) – Criado pela Intel na época do desenvolvimento do processador Pentium, o barramento PCI (Peripheral Component Interconnect) é utilizado até hoje. O motivo de tanto sucesso se deve à capacidade do barramento de trabalhar a 32 ou 64 bits, o que oferecia altas taxas de transferência de dados. Só para dar uma noção, um slot PCI de 32 bits pode transferir até 132 MB por segundo. A versão de 64 bits do PCI, cujo slot era um pouco maior que os slots de 32 bits, nunca chegou a ser popular.

PCI EXPRESS

É o tipo de Barramento PnP, transmissão serial, e veio para substituir os barramentos PCI e AGP pelo fato de possuir maior taxa de transferência. Sua freqüência é de 2,5 GHertz.(GHz) podendo variar.

Cada “caminho” do PCIe, envia informações a uma taxa de 250 MB/s (250 milhões de bytes por segundo)

Cada slot PCIe roda a um, dois, quatro, oito, dezesseis ou trinta e dois caminhos de dados entre a placa mãe e a placa ligada ao slot. A contagem dos caminhos é escrita com um sufixo "x", por exemplo, 1x para um único caminho e 16x para uma placa de dezesseis caminhos. Por exemplo, um slot PCIe 4x terá uma taxa de transferência de qutro vezes 250 (4 vezes 250), totalizando 1 Gbyte por segundo.

O barramento PCI Express é hot plug, ou seja, é possível instalarmos e removermos placas PCI Express mesmo com o micro ligado.

AGP (Acelerated Graphics Port) – Visando obter uma maior taxa de transferência entre a placa-mãe e as placas de vídeo (principalmente para uma melhor performance nas aplicações 3D), a Intel desenvolveu um barramento especialmente aprimorado para a comunicação com o vídeo: o barramento AGP (Accelerated Graphics Port). A principal vantagem do barramento AGP é o uso de uma maior quantidade de memória para armazenamento de texturas para objetos tridimensionais, além da alta velocidade no acesso a essas texturas para aplicação na tela.

O primeiro AGP (1X) trabalhava a 133 MHz, o que proporcionou uma velocidade 4 vezes maior que o PCI. Além disso, sua taxa de transferência chegava a 266 MB por segundo quando operando no esquema de velocidade X1, e a 532 MB quando no esquema de velocidade 2X (hoje, é possível encontrar AGPs com velocidades de 4X e 8X). Geralmente, só se encontra um único slot nas placas-mãe, visto que o AGP só interessa às placas de vídeo.

USB (Universal Serial Bus)

Trata-se de um conector de 10 pinos existentes na placa mãe do micro. Existem cabos em desuso

(6)

diferentes. A USB2 é até 40X mais rápida que a USB1. FIREWIRE

A firewire foi criada para resolver o padrão de velocidade, transmitindo 100, 200 e 400Mbytes por segundo. Foi desenvolvida pela Sony e é, hoje, um padrão aberto, geralmente usado para conectar dispositivos que precisam de maior velocidade (som e imagem). É muito parecida, física e

tecnologicamente, com a USB, mas muito mais rápida que aquela

Observação – Tanto a USB quanto a Firewire pode conectar mais de um

dispositivo por vez (através dos extensores de expansão), dividindo a capacidade de transmissão entre todos, de forma concorrente. O barramento USB permite ligarmos através de uma única porta até 127 dispositivos ao mesmo tempo. Neste caso, usa-se um hub USB. Já no firewire é possível ligar até 63 dispositivos ao mesmo tempo.

Taxas de transmissão dos barramentos

TIPO DE BARRAMENTO TAXA DE TRANSMISSÃO

PCI 132 Mbytes/seg AGP 266 Mbytes/seg (velocidade 1x) 533 Mbytes/seg (velocidade 2x) 1066 Mbytes/seg (velocidade 4x 2133 Mbytes/seg (velocidade 8x) PCI EXPRESS 250 Mbytes/seg (velocidade 1x) 500 Mbytes/seg(velocidade 2x) 1 Gbytes/seg(velocidade 4x) 2 Gbytes(velocidade 8x) 4 Gbytes/seg(velocidade 16x) 8 Gbytes/seg(velocidade 32x) USB (1.0 ou original) 12 Mbits/seg

1.5 Mbytes/seg USB 2.0 (Hi-Speed USB) 480 Mbits/seg

60 Mbytes/seg.

Firewire (IEE1394) 100, 200, 400 e 800 Mbits/seg 12 ~100 Mbytes/seg

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DOS BARRAMENTOS TIPO DE

BARRAMENTO TRANSMISSÃO PARALELA TRANSMISSÃO SERIAL PLAY (PnP) PLUG AND HOT

PCI SIM SIM

PCI-EXPRESS SIM SIM SIM

AGP SIM SIM

USB SIM SIM SIM

(7)

SLOTS

Slots são conectores que servem para encaixar as placas de expansão de um micro, ligando-as fisicamente aos barramentos por onde trafegam dados e sinais. Exemplo: placa de vídeo, placa de som, placa de fax-modem, placas de rede, pentes de memória, ou outro.

PLACA DE VÍDEO

É a placa responsável pelo armazenamento (memória de vídeo – VRAM) e conversão dos dados que serão enviados para o monitor.

PLACA DE REDE

É a placa responsável pela comunicação entre dois ou mais computadores.

PLACA DE FAX-MODEM

Permite a comunicação entre computadores via linha telefônica. Realiza o processo de conversão de sinais digitais em analógicos e vice-versa. (modula e demodula)

PROCESSADOR

O processador é o “cérebro” de um computador. É considerado sinônimo de CPU (“Central Processing Unit” ou Unidade Central de Processamento), tem a finalidade de processar as informações, controlar as operações lógicas e aritméticas e efetuar o processamento de entrada e saída.

O processador possui três unidades básicas, a saber:

U.C. => Unidade de controle: responsável pelo recebimento, controle de execução e devolução das instruções recebidas da memória RAM.

U.L.A. => Unidade lógica e aritmética: responsável pela execução das instruções recebidas da unidade de controle.

REGISTRADORES: pequenas memórias internas do processador utilizadas pela U.C. e U.L.A. para armazenar informações durante um processamento.

QUANTO À FREQÜÊNCIA DE PROCESSAMENTO

CLOCK: gerador de impulsos que serão repetidos dentro de um determinado tempo, formando, assim, a freqüência que será medida em hertz.

Processador

(8)

é o HERTZ. Exemplos:

1 Hz – e ciclo por segundo

1 KHz – 1.000 ciclos por segundo 1 MHz 1.000.000 ciclos por segundo 1 GHz – 1.000.000.000 ciclos por segundo

350 Mhertz significa 350 milhões de ciclos por segundo

2.2 Ghertz siguinifica 2 bilhões e duzentos milhões de ciclos por segundo.

FREQÜÊNCIA EXTERNA: os processadores se comunicam com os dispositivos externos através da freqüência do barramento externo a ele (geralmente barramento local).

Exemplos: 100 Mhertz, 133 Mhertz, 266 Mhertz, 366 Mhertz, 400 Mhertz, entre outros.

Os processadores são também constituídos por um conjunto de instruções que dizem respeito aos seus recursos internos e modus operandi.

Os dois principais conjuntos de instruções são os seguintes:

CISC – (Complex Instruction Set Computing) Computação usando um conjunto complexo de instruções internas do processador.

Principais características:

• número grande de instruções; • velocidade de processamento lenta; • tamanho físico maior;

• sistema mais antigo;

RISC – (Reduced Instruction Set Computing) Computação usando um conjunto reduzido de instruções internas do processador.

Principais características:

• número reduzido de instruções; • velocidade de processamento rápida; • tamanho físico menor;

• sistema mais atual.

OBSERVAÇÃO – Os processadores que possuem intruções CISC e RISC são denominados processadores HÍBRIDOS.

QUANTO AO NÚMERO DE NÚCLEOS

Atualmente os processadores são constituídos por mais de um núcleo e, por esse fato são conhecidos como MULTICORE, ou seja, vários núcleos.

DUAL CORE OU CORE 2 DUO: processador cujo módulo possui dois núcleos, conseqüentemente aumentando o seu desempenho em comparação aos processadores com apenas um núcleo.

(9)

MEMÓRIAS

As memórias são dispositivos que armazenam temporária ou permanentemente informações. Entre as memórias, podem-se destacar:

RAM (RANDOM ACCESS MEMORY)

É uma memória de acesso aleatório. Só funciona enquanto o computador estiver ligado. Por este fato, as informações contidas nela só permanecerão enquanto existir impulso elétrico. Por esta característica ela é chamada de memória volátil, ou seja, quando desligado o computador, o seu conteúdo será apagado.

Ela é chamada de memória principal ou de trabalho porque todo e qualquer programa, exceto os contidos na memória ROM, para ser executado, deverá ser carregado nela.

Permite leitura e gravação.

Caso a memória RAM “acabe”, isto é, caso você tente carregar mais dados na memória RAM do que ela comporta (por exemplo a memória RAM já está cheia e você manda o micro carregar mais um programa), o processador transfere o conteúdo atual da memória RAM para um arquivo do disco rígido, chamado arquivo de troca, liberando espaço na memória RAM . O conteúdo do arquivo de troca é colocado de volta na RAM quando for solicitado algum dado que esteja armazenado. Esse recurso é conhecido como MEMÓRIA VIRTUAL.

MEMÓRIA VIRTUAL: é um espaço reservado pelo sistema operacional no disco rígido, que serve como memória auxiliar à memória RAM, quando esta necessitar de mais espaço de armazenamento.

A ação de salvar consiste em levar os dados da memória RAM para um disco de armazenamento. Há, basicamente, dois tipos de memória RAM:

Memória Dinâmica (DRAM): este tipo de memória tem maior capacidade de armazenamento, menor velocidade de processamento (necessita de uma recarga de seus capacitores – refresh) e um custo menor em comparação com o tipo de memória RAM Estática.

Memória Estática (SRAM): este tipo de memória possui menor capacidade de armazenamento, chega ser até três vezes e meia mais rápida do que a memória dinâmica (não necessita de refresh – recarga), porém tem um custo bem maior.

TIPOS DE MEMÓRIAS DINÂMINCAS QUANTO À TECNOLOGIA

FPM DRAM (Fast Page Mode DRAM EDO DRAM (Extended Data Out DRAM)

SDRAM (Syncronous Dinamic Random Access Memory) – transfere um dado a cada clock. DDR-DRAM (Dual Date Rate Dinamic Random Access Memory) – transfere dois dados a cada

ciclo de clock. As DDR tem as seguintes freqüências:133, 266, 333 e 400 MHz (megahertz), consumo de energia de 2,5 volsts

(10)

dois dados por ciclo de clock, porém seu consumo de ernergia é menor do que as suas anteriores (1,5 volts) e freqüências que variam de 800 a 1600 MHz .

RDRAM (Rambus DRAM)

FORMATO FÍSICO DAS MEMÓRIAS (MÓDULOS)

As memórias, quanto ao formato físico, se apresentam em módulos que são pequenas placas de circuito, nas quais são soldados os chips de memória. Esses módulos recebem a seguinte classificação:

SIMM/30-Single in Line Memory Module. SIMM/72

DIMM/168-Double in Line Memory Module.

Single channel – Tipos de memórias simples, mais comuns, que transferem 64 bits por vez. Dual Channel – Tipos de memórias que devem ser usadas aos pares e, de preferência, seus módulos devem ter as mesmas características (mesmo tipo, freqüência, tamanho e fabricante). Os módulos de memórias dual channel transferem 128 bits, enquanto os módulos antecessores transferem 64 bits por vez.

Observação – Para ser utilizado esse tipo de memória, a placa deve possuir recurso para tal. MEMÓRIA CACHE

Este tipo de memória (tipo RAM estática) é utilizado em um computador com a finalidade de acelerar o desempenho de processamento; pois, pelo fato do processador ter uma velocidade muito maior do que a memória principal RAM, haverá um tempo de espera por parte do processador, sempre que ele fizer uma solicitação à memória RAM. Para reduzir este tempo de espera, foi criada a memória cache. Ela é um tipo de memória que possui velocidade de acesso maior do que a RAM, portanto é uma memória de alta velocidade e seu custo é alto comparado com as outras memórias.

Até os computadores 386, estas memórias eram adquiridas nas lojas de informática e conectadas na placa mãe por meio de um slot (conector). Nos atuais processadores, esta memória cache vem conectada internamente. São identificadas por L1, L2.

Atualmente, o processador busca as instruções nas memórias cache; mas, eventualmente, não obtém sucesso nessa busca, ocasionando, assim, os seguintes processos:

CHACHE MISS: processo raro que ocorre quando o processador busca e não encontra instruções na memória cache (raramente ocorre).

CACHE HIT: processo normal que ocorre quando o processador busca e encontra instruções na memória cache (normalmente ocorre).

ROM

A Memória ROM (Read Only Memory) é somente utilizada para leitura, pois nelas estão gravadas as características do computador. Essa memória vem de fábrica com toda a rotina

(11)

BIOS (Basic Input Output System – Sistema Básico de Entrada e Saída): “ensina” o processador a trabalhar com os periféricos mais básicos do sistema, tais como os circuitos de apoio, a unidade de disquete e o vídeo em modo texto.

POST (Power-On Self-Test, Autoteste ao Ligar): um autoteste sempre que ligamos o micro. Por exemplo, ao ligarmos o micro verificamos que é feito um teste de memória, vídeo, teclado e posteriormente o carregamento do sistema operacional.

SETUP (Configuração): programa de configuração de hardware do microcomputador, normalmente chamama-se este programa apertando um conjunto de teclas durante o processamento do POST (geralmente basta pressionar a tecla DEL durante a contagem de memória. Esse procedimento, contudo, pode variar de acordo com o fabricante da placa mãe).

OBSERVAÇÃO – É muito comum haver confusão nos nomes. Veja que se acabou de chamar o POST ou o SETUP de “BIOS”. Atualmente, usa-se a nomenclatura “BIOS”, como algo genérico, podendo ser interpretado como “ tudo que está contido na memória ROM do micro ”, mas quando se fala de upgrade de BIOS, refere-se a atualização dos programas contidos na memória ROM ( SETUP, BIOS e POST)

TIPOS DE MEMÓRIAS ROM

1 PROM: programável (prom) : memórias “em branco” que, mediante circuitos especias, podem ser escritas somente uma vez, assim como os CD-R (mask-rom).

2 EPROM: programável e apagavél mediante o uso de ultravioleta em uma pequena janela do chip, podendo ser reescrita.

3 EEPROM: programável e eletricamente apagável, também podendo ser reescrita, facilitando a atualização de seus programas.

4 FLASH-ROM: espécia de memória ROM rápida que permite gravação e alteração de seu conteúdo via software.

CMOS (Complementary Metal Oxide Semiconductor – semicondutor óxido metálico completmentar): tipo de memória volátil, mantida energeticamente por uma bateria, na qual ficam armazenadas as configurações do SETUP feitas pelo usuário, assim como mantém atualizados o relógio e o calendário do sistema.

Quando a bateria perde total ou parte de sua energia, a CMOS perde suas informações, ou seja, o SETUP volta a sua configuração de fábrica (DEFAULT), o calendário e relógio do sistema ficam desatualizados. Neste caso, deverá ser trocada a bateria.

(12)

OUTROS EQUIPAMENTOS UTILIZADOS COM O COMPUTADOR

IMPRESSORAS

Dispositivo de saída capaz de converter em papel as imagens e textos que são captados pelo computador. Podem ser:

1 Matricial => funciona com um cabeçote composto de várias agulhas enfileiradas que, a cada vez que atingem a fita, imprimem pontos de tinta no papel. Tem menor resolução, são mais lentas e barulhentas, porém mais baratas e as únicas que imprimem formulários contínuos ou carbonados.

2 Jato de tinta => dispara um jato de tinta no papel para fazer a impressão. Costuma ter uma qualidade e rapidez de impressão superior às impressoras matriciais. Outro ponto forte delas é serem muito silenciosas e imprimirem em cores. Estas impressoras utilizam cartuchos com as tintas.

3 Laser ou de Páginas => são assim chamadas por serem uma espécie de laser para desenhar os gráficos e caracteres; porém, antes, montam uma página para depois imprimir. Libera pequenos pontos de tinta em um cilindro, no qual é passado o papel que é queimado, fixando melhor a tinta. Utiliza toner. Seu trabalho é mais perfeito, são mais silenciosas, rápidas, porém o preço mais elevado.

Velocidade de impressão: a velocidade de impressão pode ser medida em CPS (caracteres por segundo) ou por PPM (páginas por minuto)

Resolução de impressão: característica que permite definir a qualidade de impressão e também comparar os vários modelos de impressoras. Exemplo: 300 dpi (pontos por polegada).

SCANNER

O scanner é outro tipo de dispositivo de entrada de dados . Podem ser scanneadas fotos, gravuras, textos. Os dados são transmitidos ao computador por meio de refletância de luz e convertidos de sinais analógicos para digitais.

Observação – Já existem no mercado, multifuncionais, que xerocam, scanneam e imprimem. Uma das principais caraterística de uma scanner é a sua resolução que também é medida em dpi. Um outro termo que também é necessário saber é o pixel (picture element), ou seja, elemento de imagem. Uma imagem digital é dividida em linhas e colunas de pontos. O pixel consite na interseção de uma linha com uma coluna.

ESTABLIZADOR

O estabilizador é o equipamento utilizado para proteger o computador contra eventuais danos causados por piques de energia, ou seja, flutuações na rede elétrica. A energia que alimenta o sistema deve ser estabilizada.

NO-BREAK

O no-break é o transferidor de energia. O no-break impede que o computador desligue quando acaba a energia, ou seja, ele é automaticamente acionado quando ocorre a falta de energia elétrica e permanece transferindo energia durante o tempo que está programado para o fornecimento (autonomia). Este tempo poderá ser de meia hora, uma ou mais horas. Isto depende do tipo de no-break.

(13)

UNIDADES DE ARMAZENAMENTO

Os dados são enviados para a memória do computador, pelo teclado ou por um outro dispositivo de entrada, para serem processados mediante instruções preestabelecidas. Mas as informações contidas na memória são rapidamente repassadas para os dispositivos de saída ou ficam residentes enquanto o computador estiver ligado. Diante desses fatos, é necessário armazenar os dados em um meio capaz de mantê-los gravados de forma permanente. Para isso, são utilizadas as unidades de armazenamento permanente. Estas unidades são conhecidas como memórias de massa, secundária ou auxiliar.

Dentre elas, há os seguintes exemplos: UNIDADES MAGNÉTICAS

 HD - Disco rígido (unidade magnética) de vários tamanhos: 40, 50, 80, 160, 250, 500 GBs

Os HDs são conectados ao computador por meio de interfaces capazes de transmitir os dados entre um e outro de maneira segura e eficiente.Há várias tecnologias para isso, sendo as mais comuns os padrões IDE, SCSI e, mais recentemente, SATA.

A interface IDE (Intelligent Drive Electronics ou Integrated Drive Electronics) também é conhecida como ATA (Advanced Technology Attachment) ou, ainda, PATA (Parallel Advanced Technology Attachment).

PATA faz transferência de dados de forma paralela, ou seja, transmite vários bits por vez, como se estes estivessem lado a lado.

Taxa de transferência de 133 MB por segundo.

SATA I: a transmissão é em série, tal como se cada bit estivesse um atrás do outro.

Taxa máxima de transferência de dados de 150 MB por segundo (MB/s) ou 1,5 Gbps (1,5 gigabits por segundo).

SATA II: taxa máxima de transferência de dados de 300 MB/s ou 2,4 Gbps (2,4 gigabits por segundo), o dobro do SATA I.

Interface SCSI é sigla para Small Computer System Interface. Trata-se de uma tecnologia criada para acelerar a taxa de transferência de dados entre dispositivos de um computador, desde que tais periféricos sejam compatíveis com a tecnologia. O padrão SCSI é muito utilizado para conexões de HD (disco rígido), scanners, impressoras, CD-ROM ou qualquer outro dispositivo que necessite de alta transferência de dados.

As vantagens do SCSI não se resumem apenas à questão da velocidade, mas também da compatibilidade e estabilidade. Sendo o processador o dispositivo mais rápido do computador, o uso do padrão SCSI permite que essa velocidade seja aproveitada e, assim, aumenta-se de forma considerável o desempenho do computador.

Um disco rígido é composto por trilhas, setores, clusters ou unidades de alocação e cilindro.

(14)

Cilindro é um conjunto de clusters dentro de uma mesma trilha localizadas paralelamente nos pratos diferentes de um HD.

Particionar um disco: recurso que permite a divisão de um único HD em duas ou mais partes, iguais ou não, chamadas de partição. Cada partição será considerada pelo sistema operacional como se fosse um disco local. Serve, por exemplo, para instalação de sistemas operacionais diferentes.

No caso da instalação de dois sistemas operacionais diferentes, será criado um recurso chamado de DUAL BOOT, pelo qual o usuário poderá escolher o sistema que irá iniciar o computador.

FORMATAÇÃO DE DISCOS

Sempre que for utilizada uma nova mídia, um novo meio para armazenar dados, é necessário, em primeiro lugar, formatá-lo. É a formatação que define a quantidade de trilhas e de setores que terá essa mídia (ou a forma como os dados serão organizados dentro dela). A maioria das mídias vendidas hoje já vêm pré-formatadas. No entanto, o Windows possui uma ferramenta para formatar disquetes de 3.1/2”, que são as mídias externas mais utilizadas nos dias de hoje. Situação que não deve perdurar por muito tempo, visto que já é possível armazenar dados em CDs regraváveis, com capacidade de armazenamento muito maior e com maior vida útil.

 Para disparar o utilitário de Formatação, clique sobre o ícone Meu

Computador (ou no Explorer), selecione o drive do disquete (geralmente A:\) e, no menu Arquivo, escolha a opção Formatar.

 Também é possível fazê-lo pelo menu Rápido sobre o drive do disquete disparado pelo ícone Meu Computador ou pelo Explorer do Windows.

Em todas as situações, a mesma janela aparecerá para o usuário: AS OPÇÕES DE FORMATAÇÃO DE DISCOS SÃO:

 Capacidade: quando houver mais de uma unidade com capacidades diferentes no micro

 Sistema de Arquivos: podem aparecer FAT32 ou NTFS – adote aquela que for sugerida pelo programa

 Tamanho da unidade de alocação: nas mídias comuns, aparece apenas a opção “tamanho de alocação padrão”.

 Rótulo do volume: nome que aparece na árvore de diretório após a formatação da mídia

 Formatação Rápida: apenas apaga os arquivos que existirem no disco. Leva menos tempo; mas, se houver erros físicos (aranhões ou trilhas danificadas), não serão detectados, podendo gerar erros na hora da utilização da mídia. Se esta opção estiver desmarcada, o programa fará

(15)

cópia dos arquivos de sistema necessários à inicialização da máquina.

SISTEMAS DE ARQUIVOS

Um sistema de arquivos define a forma como os dados serão gravados ou lidos em uma unidade de armazenamento, assim como também define a organização da estrutura física da unidade. E para cada tipo de unidade de armazenamento teremos tipos específicos de sistemas de arquivos que poderão ser implementados a mesma. Dependerá também do tipo de sistema operacional que vai utilizar a unidade.

UNIDADE DE DISQUETE

Quando a unidade de armazenamento for um disquete, por padrão, o sistema de arquivo será FAT12 ou apenas FAT.

UNIDADE DE DISCO RÍGIDO (HD)

Quando a unidade de armazenamento for um disco rígido, podem-se escolher os seguintes sistemas de arquivos compatíveis com o Windows XP.

FAT32: sistema mais veloz em comparação com o NTFS, porém não possui recursos de segurança. Neste sistema, há um desperdício maior de espaço em relação ao NTFS devido ao tamanho de seu cluster ou unidade de alocação. Para unidades de disco rígido acima de 2 GB, o tamanho de cada cluster é de 4 KB. Portanto, no armazenamento de um arquivo com tamanho de 10 KB, serão utilizadas três unidades de alocação totalizando 12 KB, restando 2 KB desperdiçados, pois o sistema não utiliza bytes restantes de uma unidade já ocupada. Sendo assim, quanto maior for a ocupação de uma unidade de armazenamento com o sistema FAT32, maior será o desperdício de espaço.

Neste tipo de sistema de arquivos existe uma tabela que contém informações quanto a espaços e informações contidas na unidade de armazenamento chamada de FAT (File Alocation Table – Tabela de Alocaçãode Arquivos)

NTFS: sistema de arquivos que possui maiores recursos de segurança de dados, como por exemplo, criptografia de arquivos, compactação de pastas e arquivos, controle de acesso a pastas e praticamente inexiste desperdício de espaço. Nesse tipo de sistema de arquivos a tabela de controla informações e espaços é chamada de MFT (Master File Table – tabela Mestre de Arquivos)

TECNOLOGIA RAID

RAID é a sigla para Redundant Array of Independent Disks. Sua definição em português seria Matriz Redundante de Discos Independentes. Trata-se de uma tecnologia que combina vários discos rígidos (HD) para formar uma única unidade lógica, onde os mesmos dados são armazenados em todos (redundância). Em outras palavras, é um conjunto de HDs que funcionam como se fossem um só. Isso permite ter uma tolerância alta contra falhas; pois, se um disco tiver problemas, os demais continuam funcionando, disponibilizando os dados. O RAID é uma tecnologia consolidada, já que surgiu pelas mãos de pesquisadores da Universidade de

(16)

disponibilidade dos dados em caso de falha de um disco, é possível também equilibrar o acesso às informações, de forma que não haja "gargalos".

Os níveis de RAID

A tecnologia RAID funciona de várias maneiras. Tais maneiras são conhecidas como "níveis de RAID". No total, existem seis níveis básicos, os quais são mostrados a seguir:

RAID nível 0 – Este nível também é conhecido como "Striping" ou "Fracionamento". Nele, os dados são divididos em pequenos segmentos e distribuídos entre os discos. Este nível não oferece tolerância a falhas, pois não existe redundância. Isso significa que uma falha em qualquer um dos HDs pode ocasionar perda de informações. Por essa razão, o RAID 0 é usado para melhorar a performance do computador, uma vez que a distribuição dos dados entre os discos proporciona grande velocidade na gravação e leitura de informações. Quanto mais discos houver, mais velocidade é obtida. Isso porque, se os dados fossem gravados em um único disco, esse processo seria feito de forma seqüencial. Com o RAID, os dados cabíveis a cada disco são gravados ao mesmo tempo. O RAID 0, por ter essas características, é muito usado em aplicações de CAD e tratamento de imagens e vídeos.

RAID nível 1 - Também conhecido como "Mirroring" ou "Espelhamento", o RAID 1 funciona adicionando HDs paralelos aos HDs principais existentes no computador. Assim, se, por exemplo, um computador possui dois discos, pode-se aplicar mais um HD para cada um, totalizando quatro. Os discos que foram adicionados trabalham como uma cópia do primeiro. Assim, se o disco principal recebe dados, o disco adicionado também os recebe. Daí o nome de "espelhamento", pois um HD passa a ser uma cópia praticamente idêntica do outro. Dessa forma, se um dos HDs apresentar falha, o outro pode imediatamente assumir a operação e continuar a disponibilizar as informações. A conseqüência neste caso, é que a gravação de dados é mais lenta, pois é realizada duas vezes. No entanto, a leitura dessas informações é mais rápida, pois se pode acessar duas fontes. Por esta razão, uma aplicação muito comum do RAID 1 é seu uso em servidores de arquivos.

RAID 0 + 1 - O RAID 0 + 1 é uma combinação dos níveis 0 (Striping) e 1 (Mirroring), em que os dados são divididos entre os discos para melhorar o rendimento, mas também utilizam outros discos para duplicar as informações. Assim, é possível utilizar o bom rendimento do nível 0 com a redundância do nível 1. No entanto, é necessário pelo menos 4 discos para montar um RAID desse tipo. Tais características fazem do RAID 0 + 1 o mais rápido e seguro, porém o mais caro de ser implantado. A ilustração abaixo ilustra este tipo de RAID.

Observação: existem outros níveis de RAID.

 Disquetes - discos flexíveis (unidade magnética) – tamanho 1,44 MB  Fita (unidade magnética) – Vários tamanhos 2, 4, 8, 12, 18, 120, 320 Gb  Disco de ZIP (unidade magnética) – Tamanhos de 100, 250, 750 MB

(17)

 CD - disco óptico (unidade óptica) – tamanho 700, 800 MB  CD-ROM: já vem gravado e serve apenas para leitura

 R: vem virgem, mas admite apenas uma gravação fechada e passa a ser um CD-ROM.

 CD-RW: vem virgem, porém admite várias gravações  DVD (unidade óptica) –

DVD-ROM: que já vem gravado e serve apenas para leitura

DVD-RAM: este é um tipo de DVD gravável e regravável. Sua principal vantagem em relação aos outros padrões é sua vida útil: um DVD-RAM suporta mais de 100 mil gravações, sendo muito útil para backups (cópias de segurança) periódicos. Além disso, esse tipo de DVD geralmente pode ser usado sem um programa de gravação, como se fosse um HD.

Os primeiros DVDs do tipo possuíam 2,9 GB de capacidade e ficavam dentro de uma capa protetora, devido a sensibilidade da mídia à sujeira e a marcas de dedo. Versões seguintes surgiram oferecendo capacidade de gravação de 4,7 GB à 9,4 GB, não necessitando mais de tal capa.

DVD-R: este tipo é um dos que tem maior aceitação nos mais diversos aparelhos. É a melhor opção para a gravação de filmes, pois é aceito por praticamente todos os DVD-players, com exceção para alguns dos primeiros modelos. O DVD-R, assim como o seu antecessor CD-R, só aceita gravação uma única vez e, após isso, seus dados não podem ser apagados. Sua capacidade de armazenamento padrão é de 4,7 GB.

DVD-RW: é equivalente ao CD-RW, pois permite a gravação e a regravação de dados. A grande maioria dos players recentes são totalmente compatíveis com DVD-RW, mas exigem que a mídia esteja fechada para executar filmes. Mídia "aberta" significa que você pode inserir dados de maneira gradativa, como em um disquete. Porém, se você fechá-la (isso é feito através do software de gravação), a gravação de novas informações é impossibilitada, sendo necessário formatar o DVD-RW para reutilizá-lo. Assim como seu "irmão" DVD-R, a capacidade de armazenamento padrão do DVD-RW é de 4,7 GB. Formato Capacidade Single-sided, single-layer 4.7 GB dual-layer 8.5 GB single-layer 9.4 GB dual-layer 17 GB

 BLU-RAY DISC (Disco de Raio Azul): unidade óptica de armazenamento com aparência similar a um DVD, poré sua capacidade de

(18)

óptica de armazenamento também similar aparentemente a um DVD, porém compacidade de armazenamento de 15 GB ou 30 GB (dual layer). Observação: o termo Dual Layer quer dizer dupla camada, ou seja, duas camadas em um mesmo lado do DVD ou Blu-Ray, por exemplo.

UNIDADES DE MEMÓRIA FLASH

 Pen drive (unidade óptico-magnética) – Tamanhos de 64, 128, 256, 512 MB ou 4 GB ou mais.

UNIDADES DE MEDIDA DE INFORMAÇÕES

A unidade que representa o volume de dados gravados em um disco ou outro dispositivo de armazenamento, é o byte – representa um caractere.

As outras grandezas são:

 1 bit = menor unidade de medida de informação (1(ligado) ou 0 (desligado)).  1 Byte (B) = conjunto de 8 bits

 1 Kilobyte(KB) = 1024 bytes - 210;  1 Megabytes(MB) = 1024 kilobytes - 220;  1 Gigabyte(GB) = 1024 megabytes - 230;  1 Terabyte (TB) = 1024 gigabytes - 240.

PERIFÉRICOS DE ENTRADA

São chamados de periféricos de entrada os dispositivos utilizados para ativar comandos ou inserir dados a serem processados pelo computador, como por exemplo:

· Teclado · Mouse · Joiystick. · Caneta óptica · Scanner · Microfone

PERIFÉRICOS DE SAÍDA

São periféricos de saída os dispositivos utilizados para exibir, armazenar ou enviar dados já processados pelo computador, como por exemplo:

· Impressora · Monitor de vídeo

· Monitor de Vídeo com tecnologia touch screen.(entrada e saída) · Caixa de som

· Plotter

OBSERVAÇÃO – Existem periféricos que são tanto de entrada quanto de saída.Exemplos: os drives de disquetes, gravadora de CD, zip drive, HD, modem e os monitores que possuem

(19)

1. O termo BIOS corresponde a

a) Basic lnformation of operating System b) Basic Input of Operating System c) Basic input Output System

d) Begin Informatory for Operating System e) Best Information for Output System

2. Um disquete de 1,44 MB tem a capacidade nominal em KB correspondente a (CEF-2004): a) 1000

b) 1024 c) 1440 d) 1474 e) 1512

3. O equipamento do tipo scanner é usado para (TRT/2003 - FAURGS) a) Verificar a existência de vírus em um computador

b) Pesquisar e eliminar erros do disco rígido c) Imprimir documentos

d) conectar um computador em uma rede de computadores e) Digitalizar uma imagem

4. Qual da alternativas abaixo, relaciona apenas memórias do tipo não voláteis: a) EEPROM – DDR – SDRAM – Massa

b) DDR – SDRAM – ROM – Secundária c) Virtual – EPROM – RAM – Secundária d) Massa –ROM – EPROM – EEPROM e) RAM – SDRAM – DDR – Virutal

5. Um componente de hardware do microcomputador classificado como periférico é:( TRT/2004 – FDRH adaptada)

a) O processador b) O disco rígido

c) A placa de vídeo on-board d) A memória RAM

e) A impressora

6. (Técnico Judiciário/Operação de Computador/TRE-RN/FCC/2005) Analise as afirmativas abaixo, a respeito das características do armazenamento de dados.

I. Partição é a porção de um disco rígido tratada como se fosse uma unidade independente. II. FAT (File Allocation Table) refere-se à lista mantida pelo sistema operacional para controle

(20)

É correto o que se afirma em a) I, II e III. b) I e III, apenas. c) I e II, apenas. d) II e III, apenas. e) II, apenas.

7. (Analista de Sistemas/CEAL/FCC/2005) Em relação ao sistema de arquivos do Windows, considere:

I. No Windows 98, deve-se utilizar o sistema de arquivo NTFS para possibilitar o compartilhamento de recursos em rede.

II. No Windows 98, uma vez convertido o disco rígido para o formato FAT32, não será possível converte-lo de volta ao formato FAT16.

III. Os sistemas de arquivos FAT16, FAT32, NTFS e EXT3 são suportados pelo Windows 2000 e Windows XP.

IV. Fragmentação é a dispersão de partes do mesmo arquivo em áreas diferentes do disco. A fragmentação ocorre à medida que arquivos em um disco são excluídos e novos arquivos são adicionados.

É correto o que consta APENAS em a) I e III.

b) I e IV. c) II e III. d) II e IV. e) III e IV

8. (Analista de Sistemas/PM SANTOS/FCC/2005) No Windows XP, o primeiro arquivo em um volume de disco NTFS, que contém informações sobre cada arquivo e pasta no volume, denomina-se:

a) VMT - Tabela de memória virtual. b) GPT - Tabela de partição GUID. c) MFT - Tabela de arquivo mestre. d) FAT - Tabela de alocação de arquivos. e) FAT32.

9. (Técnico Judiciário/TRE-RN/FCC/2005) Com relação aos componentes de hardware de microcomputadores, a

a) instalação de gravadores de DVD nos computadores atuais só foi possível, graças a tecnologia SCSI que conecta esse dispositivo.

b) RAM, ao contrário da memória ROM, é uma área de armazenamento definitivo e seu conteúdo somente é alterado ou apagado através de comandos específicos.

c) interface AGP, um dispositivo do tipo EIS, é utilizada, principalmente, para conexão de impressoras.

d) interface AGP é o dispositivo responsável pela comunicação entre o processador e memória cache.

(21)

que transportam sinais entre o processador e qualquer dispositivo periférico. Atualmente, existe um padrão de barramento de dados que permite a conexão de vários periféricos externos ao computador, através de uma única interface e um único protocolo, eliminando a

necessidade de instalação e configuração de placas extras. Trata-se do barramento a) PCI. b) USB. c) SCSI. d) DDR. e) ISA.

11. (Agente da Fiscalização Financeira/TRE-SP/FCC/2005) Diversos modelos de barramento tais como ISA e PCI, por exemplo, são disponibilizados na placa mãe dos microcomputadores por meio de conectores chamados de

a) clocks. b) boots. c) bios. d) cmos. e) slots.

12. (Agente da Fiscalização Financeira/TRE-SP/FCC/2005) O elemento de um

microcomputador que não pode ter dados gravados pelo usuário, mas cuja gravação das

informações referentes às rotinas de inicialização é feita pelo fabricante do microcomputador é a) o cache de disco rígido.

b) a memória ROM. c) a memória virtual. d) o UniversalSerial8us. e) a memória RAM

13. (Técnico Judiciário/Operação de Computador/TRE-RN/FCC/2005) Com relação ao hardware da plataforma IBM-PC, a

a) interface PCI é um dispositivo do tipo EIS, concebido especificamente para otimizar a conexão gráfica das placas de vídeo com o monitor.

b) RAM, ao contrário da memória ROM, é uma memória de armazenamento definitivo e seu conteúdo somente é alterado ou apagado através de comandos específicos. c) RAM é uma memória de armazenamento permanente, enquanto a memória ROM é

um tipo de memória que perde informações quando a energia é desligada.

d) Unidade de Aritmética e Lógica passou a ocupar o mesmo chipset da cache Li, com o objetivo de aumentar a velocidade de processamento nos microcomputadores atuais. e) ordem de busca realizada pela CPU para alocar os dados para processamento

inicia-se na Cache L1, em inicia-seguida na Cache L2 e por último na memória principal. 14. Analise as seguintes afirmações relativas a conceitos básicos de informática.

(22)

III. Um slot PCI só pode aceitar placas no padrão PCI.

IV. RAM é uma memória de acesso randômico, formada por pentes de chips ligados à placa-mãe, onde são guardados temporariamente dados e comandos de que a CPU esteja fazendo uso num determinado momento. Ao se desligar o computador, o conteúdo da memória RAM é perdido.

Indique a opção que contenha todas as afirmações acima verdadeiras. a) I, II e III

b) I e IV c) II, III e IV d) II e IV e) III e IV

15. Dentre as funções executadas pelo microprocessador de um microcomputador, pode-se citar a de

a) armazenamento temporário de programas e aplicativos. b) armazenamento permanente de programas e aplicativos. c) busca de instruções na memória

d) interface entre o usuário e o hardware. e) buferização de dados a serem impressos.

16. Não é um componente constituinte da estrutura básica do processador de um microcomputador

a) O clock.

b) O chip de memória RAM.

c) A unidade de controle de instruções. d) A unidade lógico-aritmética.

e) Os registradores

17. À medida que os caracteres são digitados, através do teclado, eles são armazenados a) no disco rígido.

b) No vídeo

c) Na memória ROM. d) Na memória secundária. e) Na memória principal

18. São componentes constituintes de um processador a) a memória principal e a unidade de controle.

b) a unidade Iógica-aritmética e a unidade de controle. c) a memória ROM e o disco rígido.

d) a memória cache e o CD-ROM.

e) as controladoras de hardware e o clock.

19. A memória interposta entre RA M e microprocessador, ou já incorporada - aos microprocessadores, destinada a aumentar a taxa de transferência entre RAM e processador denomina-se memória: a) Virtual b) Secundária c) Principal d) Cache e) ROM

(23)

a) boot.

b) sistema operacional.

c) sistema de gerenciamento de memória. d) POST

e) sistema de gerenciamento de periféricos.

21. As ferramentas do Painel de controle do Windows são utilizadas para personalizar o computador. Este é o local indicado para instalar novo hardware, adicionar e remover programas, alterar a aparência da tela, entre diversos outros recursos. Em relação aos recursos e ferramentas do painel de controle do Windows XP é incorreto afirmar que

a) as contas de usuário personalizam o Windows para cada pessoa que está compartilhando um computador. Você pode escolher nome, imagem e senha da sua própria conta e escolher outras configurações que se aplicam somente a você.

b) por meio da ferramenta “Impressoras e aparelhos de fax” é possível instalar uma nova impressora e seus drivers, assim como o recurso “Adicionar ou remover programas” permite a instalação e a remoção de programas, independentemente do tipo de conta do usuário.

c) nas Opções de acessibilidade os portadores de deficiência auditiva podem configurar o Windows para utilizar sinais visuais em vez de sonoros ou aumentar o volume de áudio do sistema e do programa.

d) embora o mouse funcione somente quando o computador é iniciado, é possível fazer algumas alterações não só na sua funcionalidade mas também na aparência e no comportamento do ponteiro do mouse. Por exemplo, você pode alterar a função dos botões do mouse ou ajustar a velocidade do clique duplo.

e) a Limpeza de disco ajuda a liberar espaço na unidade de disco rígido. Ela pesquisa a unidade e mostra os arquivos temporários, os arquivos em cache de Internet e os arquivos de programa desnecessários que você pode excluir com segurança. É possível fazer com que a Limpeza de disco exclua alguns ou todos esses arquivos.

8

22. Analise as seguintes afirmações relacionadas a Conceitos Básicos de Informática e gerenciadores de banco de dados.

I. Um SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados) é um sistema computadorizado de armazenamento e organização de dados. Pode trazer vantagens, como alteração e recuperação de dados com mais rapidez, armazenagem de informação em menor espaço, minimização de redundâncias e de inconsistências de informações, compartilhamento de estrutura e dados.

II. No Windows, o DMA (Direct Memory Access ou acesso direto à memória) é usado freqüentemente para transferir dados diretamente entre a memória e um dispositivo periférico, como uma unidade de disco.

III. Para qualquer modelo de geração de backup adotado por uma empresa, a utilização do último backup incremental é necessária e suficiente para recuperar qualquer tipo de desastre que

(24)

bem como acessar seus recursos.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras. a) I e II

b) II e III c) III e IV d) I e III e) II e IV

23. Em uma empresa de advocacia, com o escritório-sede no Rio de Janeiro e filiais em sete outras capitais - um escritório por capital -, será implantado um sistema de gerenciamento que permita armazenar e manipular as informações relacionadas aos processos de seus clientes, tanto os já encerrados quanto os em andamento. O sistema deverá funcionar da seguinte forma: em cada escritório (da sede ou das filiais) haverá um equipamento (servidor) contendo um banco de dados para armazenar todas as informações relativas aos processos específicos daquele

escritório; a cada servidor, será conectada, por meio de uma LAN, uma quantidade de

computadores igual ao número de empregados do escritório, devendo formar, naquele escritório, uma Intranet; o acesso às informações de um escritório a partir de outro será realizado por meio da Internet, em uma rede dial-up, utilizando sistema de segurança específico. O único

computador que deverá ter acesso direto à Internet é o servidor. A compra de todo o material necessário será realizada em uma empresa especializada, que possui as seguintes opções de equipamentos para a venda.

• Opção I - desktop

processador Intel Celeron de 1 GHz

SDRAM de 128 MB de 100 MHz winchester de 20 GB Ultra ATA CD-ROM de 48×

placa de vídeo 3D AGP monitor de 15"

Microsoft Windows Millenium Microsoft Works 2000

• Opção III - desktop

processador Intel Pentium 4 de 2 GHz

SDRAM de 64 MB de 133 MHz winchester de 20 GB Ultra ATA DVD de 16×

placa gráfica de 32 MB AGP monitor de 15"

Microsoft Windows XP Microsoft Works 2000 • Opção II - desktop

processador Intel Pentium 4 de 1,5 GHz SDRAM de 64 MB de 133 MHz

winchester de 20 GB Ultra ATA CD-ROM de 48×

placa gráfica de 16 MB AGP monitor de 15"

Microsoft Windows XP Microsoft Works 2000

• Opção IV - servidor

processador Intel Pentium III de 1 GHz RAM de 256 MB

(25)

Com base na situação apresentada, julgue os itens que se seguem.

a) Independentemente da configuração das máquinas, se a empresa possui 100 empregados, distribuídos entre os escritórios da sede e das filiais, então, para que o sistema de informação que se deseja implantar possa funcionar adequadamente, deverão ser adquiridas e instaladas nos computadores e servidores, ao todo, 100 placas de fax/modem e 8 placas de rede.

b) Apesar de as opções II e III constituírem configurações de melhor desempenho, comparadas à opção I, a escolha da configuração I para a formação da Intranet, ou seja, para uso por parte dos empregados da empresa, é mais acertada devido às características do tipo de processamento de informação a ser realizado, que exige maior capacidade de armazenamento de dados que velocidade de processamento.

c) Na configuração do servidor mostrada na opção IV, a compra do winchester é desaconselhada, já que, sem winchester, a invasão do sistema por hackers seria impossível.

d) Para o sistema funcionar adequadamente, os recursos do Windows 98 para o compartilhamento de uma conexão à Internet com vários computadores em uma Intranet podem ser utilizados. Nesse caso, cada servidor fará a comunicação com a Internet, e as solicitações de outros computadores na rede interna serão direcionadas para a Internet por meio do servidor, que será o único computador visível à Internet.

e) Uma vez que os computadores serão conectados em rede e, portanto, terão a facilidade de acessar e transferir arquivos entre eles, é recomendável que eles tenham instalados utilitários específicos para a Web, como, por exemplo, o Microsoft Access, para a compactação e edição de arquivos com imagens.

24. As informações contidas nos periféricos de entrada de um computador são transferidas para serem manipuladas no processador por meio do

a) barramento de endereços. b) barramento de dados.

c) BIOS – Basic Input/Output System. d) firewall.

(26)

GABARITO HARDWARE QUESTÃO RESPOSTA 1 C 2 C 3 E 4 D 5 E 6 A 7 D 8 C 9 E 10 B 11 E 12 B 13 E 14 C 15 C 16 B 17 E 18 B 19 D 20 B 21 B 22 A 23 B 24 B

(27)

RUA VICENTE DA FONTOURA, 1578

90640-002 PORTO ALEGRE - RS www.idc.org.br (51)3028-4888

(28)

ÍNDICE

O SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS ...29 PROCESSO DE LOGON NO WINDOWS XP ...29 COMPONENTES DA ÁREA DE TRABALHO ...30 A BARRA DE TAREFAS...32 O SISTEMA DE MENUS DO WINDOWS ...34 MENU INICIAR ...35 ACESSÓRIOS DO WINDOWS ...38 COMPONENTES DAS JANELAS ...40 PAINEL DE CONTROLE ...42 EXECUTAR (tecla de logotipo do windos + R) ...51 O WINDOWS EXPLORER ...52 A ÁREA DE TRANSFERÊNCIA...54 OPERAÇÕES COM PASTAS E ARQUIVOS...64 CRIANDO PASTAS ...65 SELEÇÃO DE PASTAS E ARQUIVOS ...66 RENOMEANDO OBJETO (F2) ...67 DELETANDO OBJETOS ...67 PROPRIEDADES DA LIXEIRA...70 FERRAMENTAS DO SISTEMA ...71 PRINCIPAIS TECLAS DO WINDOWS...74

(29)

O SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS

Compete ao Sistema Operacional de um computador realizar o gerenciamento de todas as tarefas executadas na máquina, servindo de interface (meio) entre as solicitações do usuário e o processamento da máquina (utilização do processador e da unidade lógica e aritmética), assim como servir de intermediário entre o computador e outros programas, com exceção daqueles contidos na memória ROM (BIOS, POST e SETUP).

A Microsoft divide seus sistemas em dois grupos básicos: Domésticos: Windows 95, 98, Milleniun, XP Home Edition.

Corporativos (clientes): Windows 2000 Profissional, XP Profissional. Corporativos (servidores): Windows NT, 2000 server, 2003 server.

Os sistemas corporativos trabalham por meio de contas de usuários, devido a isso possuem um controle de acesso chamado de processo de logon, ou seja, processo pelo qual um usuário pode acessar um ambiente de rede ou o sistema local (no próprio computador).

PROCESSO DE LOGON NO WINDOWS XP

Conforme o sistema for configurado, poderá apresentar dois tipos de tela de logon. Uma chama-se tela de BOAS-VINDAS e a outra TELA DE LOGON NO WINDOWS.

(30)

Tela de boas-vindas

Tela de logon no Windows ou logon clássico

Independentemente do tipo de tela de logon que o usuário utilizar ao entrar com o nome do usuário ou clicar sobre a figura do usuário desejado, o Windows efetuará o Logon (entrada no sistema) e apresentará a área de trabalho da respectiva conta logada.

Para alternar da tela de boas-vindas para a tela de logon no Windows, pressionar CTRL+ALT+DEL por duas vezes consecutivas e, para alternar da tela de logon no windows para a tela de boas-vindas, pressionar apenas ESC.

COMPONENTES DA ÁREA DE TRABALHO

Uma das principais características do Sistema Operacional Windows é a uniformidade nas funções e na aparência dos diversos programas que utiliza.

Sua tela inicial é chamada de Desktop ou Área de Trabalho e sua aparência tem características bem específicas, que podem ser ajustadas pelo usuário. Como de regra, tudo no Windows é ajustável ao gosto do usuário.

(31)

Independentemente da versão, existem três elementos obrigatórios no Desktop do Windows:

Na Área de trabalho, encontram-se os seguintes itens: • Ícones

• Barra de tarefas o Botão iniciar

Ícones

Ícones são figuras que representam os recursos do computador. Um ícone pode representar um texto, música, programa, fotos e entre outros. Você pode adicionar ícones na área de trabalho, assim como pode excluir. Alguns ícones são padrão do Windows: Meu Computador, Meus Documentos, Meus locais de Rede, Internet Explorer e Lixeira.

Atalhos

Além de programas, documentos e pastas, a Área de Trabalho também pode conter Atalhos.

Um atalho é um vínculo para um objeto que se encontra armazenado em outro lugar. Em outras palavras: um atalho não é o próprio objeto, mas sim um ponteiro indicando o objeto.

Um arquivo de documento pode estar armazenado no diretório Meus Documentos, mas pode ser representado por um ícone na Área de Trabalho.

Por exemplo: o atalho de um documento na Área de Trabalho não é propriamente o arquivo, mas sim um arquivo de vínculo especial que dá acesso direto ao documento.

A extensão de um arquivo de atalho é *lnk

Ao dar um duplo clique no atalho, o Windows usa a informação armazenada no arquivo de vínculo para encontrar e abrir o objeto associado a ele. Neste caso, o arquivo de documento. Se o processador de texto não estiver sendo executado, o Windows iniciará o programa também.

Por que criar Atalhos

Os atalhos permitem tornar um objeto acessível a partir de diferentes locais, sem ter que copiar o programa, documento ou objeto para cada local.

Os atalhos também permitem tornar um objeto acessível em uma pasta, sem, na realidade, copiá-lo para a tal pasta.

É possível criar atalhos para programas, arquivos de documentos, pastas, impressoras, recursos da rede ou para o Painel de Controle.

Há diversas maneiras de criar atalhos no Windows XP - Arrastando um objeto com o botão direito do mouse.

Apontar para o objeto, clicar com o botão direito do mouse e arrastá-lo até o local desejado. Será exibido um menu com as opções para mover, copiar ou criar um atalho. Ao escolher a opção Criar Atalho Aqui, o atalho será

(32)

Ao apontar para o objeto e clicar com o botão direito do mouse será exibido um menu com as opção enviar para => Área de trabalho (criar atalho)

A BARRA DE TAREFAS

A Barra de Tarefas do Windows, situada na parte inferior do Desktop, é a porta de entrada do Windows. Todas as tarefas que estão sendo executadas no computador têm um “atalho”, um botão nesta barra. Além disso, ela é composta vários campos, cada qual com sua função específica.

A barra de tarefas possui uma área destinada a exibir os botões de todas as janelas exibidas na área de trabalho. Essa área, além de exibir, permite que o usuário alterne janelas através de um simples clique sobre o botão da respectiva janela que quiser colocar em primeiro plano.

Por meio da combinação de teclas ALT+TAB é possível se obter também essa alternância entre janelas na área de trabalho.

♦ O primeiro destes campos (obrigatório) está reservado ao botão iniciar;

♦ O segundo (opcional), é uma área configurável pelo usuário, onde atalhos para os programas mais utilizados são colocados facilitando, assim, o acesso a esses programas. Este segundo campo é chamado de “Inicialização Rápida” – pode ser ligado/desligado pelo usuário; ♦ O terceiro campo (obrigatório) é reservado aos botões dos programas que estão sendo

executados pelo Windows. Estes programas também são chamados de programas ativos;

Barra de inicialização rápida Área de notificação Barra de idioma Menu Iniciar

(33)

♦ O quarto (opcional), é uma área configurável pelo usuário, chamada de Barra de Tarefas, a qual é destinada às opções do teclado, como por exemplo, idioma, layout, entre muitas. ♦ O quinto campo (obrigatório), chamado de Área de Notificação, destina-se aos programas

que rodam na máquina independentemente da vontade dos usuários, ou seja, os programas que são disparados pelo sistema operacional durante a sua inicialização (relógio, protetor de tela, antivírus, controle de volume e outros).

Uma novidade do XP é a consolidação dos botões, ou seja, para organizar a barra os botões são agrupados por afinidade: dois e-mails para o mesmo usuário são mostrados em um único botão, facilitando o acesso.

PROPRIEDADES DA BARRA DE TAREFAS

Acesso: para acessar as propriedades da barra de tarefas há dois caminhos: um poderá ser por meio do ícone Propriedades da Barra de Tarefas e Menu Iniciar, localizado no Painel de controle, ou pelo menu rápido (tecla direita do mouse) com o ponteiro sobre uma área livre da própria barra de tarefas.

Bloquear a barra de tarefas: bloqueia a barra de tarefas na posição atual, na área de trabalho, para não poder ser movida para um novo local. Bloqueia também o tamanho e a posição de qualquer barra de ferramentas exibida na barra de tarefas para não ser possível alterá-la.

Ocultar automaticamente a barra de tarefas: Oculta a barra de tarefas. Para exibir novamente a barra de tarefas, aponte para a área de sua tela em que a barra de tarefas está localizada.

Manter a barra de tarefas sobre as outras janelas: Garante que a barra de tarefas fique sempre visível, mesmo quando você executar um programa em uma janela maximizada (tela inteira).

Agrupar botões semelhantes na barra de tarefas: exibe os botões da barra de tarefas que estejam relacionados com arquivos abertos pelo mesmo programa na mesma área da barra de tarefas. Além

(34)

botão. Ao clicar no botão, você poderá acessar o documento desejado. Se clicar com o botão direito neste botão, você poderá fechar todos os documentos.

Mostrar barra “Inicialização rápida”: exibe a barra de inicialização rápida na barra de tarefas. A barra inicialização rápida é uma barra de ferramentas personalizável, que permite a exibição da área de trabalho do Windows ou inicia um programa com um único clique. Você pode adicionar botões para iniciar seus programas favoritos.

Mostrar o relógio: exibe um relógio digital na barra de tarefas. O relógio exibe a hora conforme especificado pelo relógio interno do seu computador. Você pode apontar para o relógio para exibir a data e clicar duas vezes nele para ajustar a hora ou a data.

Ocultar ícones inativos: evita a exibição de ícones não usados na área de notificação da barra de tarefas.

O SISTEMA DE MENUS DO WINDOWS

Como já se afirmou, uma das características marcantes do Windows é a uniformidade. Suas janelas e seus menus obedecem sempre uma padronização que facilita o trabalho do usuário.

Assim, símbolos como “seta para a direita” ou “reticências”, têm sempre o mesmo significado, não importa em qual janela e de que programa do Windows sejam encontrados.

• Reticências: presença de Caixa de Diálogo, pela qual o usuário terá de informar ao Sistema Operacional o que deseja fazer;

• Seta para direita: presença de submenu;

Área de personalização, acrescida pelo usuário. Opções configuráveis pelo usuário. Área acrescida pelos programas utilizados com

maior freqüência. Área de

(35)

MENU INICIAR

O menu iniciar pode ser configurado. No Windows XP, você pode optar por trabalhar com o novo menu Iniciar ou, se preferir, configurar o menu Iniciar para que tenha a aparência das versões anteriores do Windows (95/98/Me).

Para tanto, siga os passos a seguir:

1. Clique na barra de tarefas com o botão direito do mouse e selecione propriedades. 2. Clique na aba menu Iniciar.

A aba contém duas opções:

Menu iniciar: oferece a você acesso mais rápido a e-mail e Internet, seus documentos, imagens e música e aos programas usados recentemente, pois estas opções são exibidas ao se clicar no botão Iniciar. Esta configuração é uma novidade do Windows XP.

Menu Iniciar Clássico: deixa o menu Iniciar com a aparência das versões antigas do Windows, como o Windows ME, 98 e 95.

Propriedades do menu Iniciar

Para ativar as propriedades do menu iniciar, siga um dos passos a seguir:

1. no painel de controle, ativar o ícone propriedades da barra de tarefas e do menu iniciar ou item propriedades do menu rápido (tecla direita do mouse) sobre a barra de tarefas;

2. ativar a aba menu iniciar;

(36)

Na aba Geral, podem ser configurados os seguintes recursos (painel esquerdo do menu iniciar):

• determinar o tamanho dos ícones do painel de ícones de programa; • determinar a quantidade máxima

de ícones de programas exibidos;

• limpar a lista de ícones de programas que foram ativados; • mostrar ou ocultar os ícones

referentes ao browser e software de correio eletrônico.

Na aba Avançado, podem ser configurados os seguintes recursos (painel direito do menu inciar):

• ativar submenu quando o ponteiro do mouse estiver sobre uma opção que o possuir;

• realçar programas recentemente instalados;

• definir quais itens farão parte do painel direito do menu iniciar e sua forma de operacionalização;

• ocultar ou exibir o item Documentos recentes;

(37)

TODOS OS PROGRAMAS

O menu Todos os Programas ativa automaticamente outro submenu, no qual aparecem todas as opções de programas. Para entrar neste submenu, arraste o mouse em linha reta para a direção em que o submenu foi aberto. Assim, você poderá selecionar o aplicativo desejado. Para executar, por exemplo, o Paint, basta posicionar o ponteiro do mouse sobre a opção Acessórios. O submenu Acessórios será aberto. Então aponte para Paint e dê um clique com o botão esquerdo do mouse.

LOGON E LOGOFF

Este ícone abre uma janela onde você poderá optar por fazer logoff ou mudar de usuário. Veja a função de cada um:

TROCAR USUÁRIO: clicando nesta opção, os programas que o usuário atual está usando não serão fechados e uma janela com os nomes dos usuários do computador será exibida para que a troca de usuário seja feita. Use esta opção na seguinte situação: outro usuário vai usar o computador, mas depois você irá continuar a usá-lo. Então o Windows não fechará seus arquivos e programas, e quando você voltar ao seu usuário, a área de trabalho estará exatamente como você deixou.

FAZER LOGOFF: este caso é também para a troca de usuário. A grande diferença é que, ao efetuar o logoff, todos os programas do usuário atual serão fechados e, só depois, aparece a janela para escolha do usuário.

O recurso de troca de usuário é desabilitado automaticamente, quando o sistema operacional estiver configurado para um domínio de rede, porém o usuário com permissão para desabilitá-lo poderá fazê-lo a qualquer momento, mesmo não estando configurado para um domínio de rede.

Teclas de atalho:

Referências

Documentos relacionados