• Nenhum resultado encontrado

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS 2021 ENTENDA TUDO SOBRE AS ETAPAS AQUI :)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS 2021 ENTENDA TUDO SOBRE AS ETAPAS AQUI :)"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS 2021

(2)

1. INTRODUÇÃO

2. QUEM SOMOS?

AULA MAGNA ARRAIEINSTEIN SIMUFSC OSCAREINSTEIN

Bem-vindo ao Manual do Candidato!

Ficamos muito felizes em saber que você está interessado em participar do nosso Pro-cesso Seletivo e se tornar um aluno Einsteiniano. Nas próximas páginas, contaremos um pouco mais sobre o funcionamento do projeto e desmistificaremos todas as principais etapas do PS, para que possamos sanar seus questionamentos. Lembre-se: este mate-rial é apenas um facilitador, para obter todas as informações recomendamos ler nosso edital com muita atenção :)

Caso após o final você ainda tenha alguma dúvida, sinta-se livre para entrar em contato conosco pelas redes sociais (Facebook/Instagram: @einsteinfloripa) ou por meio do e-mail einsteinfloripa.ps@gmail.com.

Boa leitura!

O Einstein Floripa é considerado um Cursinho Universitário Popular (CUP), ou seja, um pré-vestibular voltado a pessoas de baixa renda. Nosso corpo administrativo e docente é formado por universitários da Grande Florianópolis, que trabalham voluntariamente para lecionar e manter a estrutura do projeto funcionando, ao mesmo tempo em que se desenvolvem pessoal e profissionalmente.

Iniciamos nossas atividades em 2015, com uma turma de 30 alunos, e fomos crescendo ao longo do tempo até chegarmos no momento atual, no qual conseguimos atender turmas de 120 alunos. Nossas aulas acontecem de segunda a sexta, entre 18h e 22h, e nossas monitorias de segunda a sexta, entre 17h e 17h45. No momento, devido à pande-mia e ao isolamento social, estamos realizando todas as nossas atividades de forma online, através do Google Meet para aulas e uma plataforma para disponibilização de material didático. Veja a seguir alguns de nossos eventos que acontecem durante o pre-sencial:

Com o crescimento da instituição e, depois de muito estudo, no último ano percebemos que temos a estrutura para expandir. Por isso, o Processo Seletivo de Alunos 2021 recrutará 180 novos alunos!

(3)

Veja a seguir as datas de todas as etapas que você poderá participar durante o processo seletivo:

3. CALENDÁRIO DE ETAPAS

PERÍODO DE

INSCRIÇÃO PERÍODO DE PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

(exceto boleto que emitido até o dia 22, pode-se pagar até o dia 25)

APROVADOS PROVA TEÓRICA

RESULTADO PROVA TEÓRICA E GABARITO OFICIAL ESCOLHA DE HORÁRIO

PARA ENTREVISTA E ENVIO DE DOCUMENTOS PARA

VALIDAÇÃO DE RENDA

PERÍODO DE ENTREVISTAS APROVADOS PRIMEIRA CHAMADA

PERÍODO DE MATRÍCULA PRIMEIRA CHAMADA APROVADOS

SEGUNDA CHAMADA ENVIO DO LINK PARA REALIZAÇÃO DA PROVA

PROVA TEÓRICA PRAZO PARA ENVIO

DE RECURSO

15/01 a 22/02

03/03

06/03

06/03 e 07/03

10/03 a 13/03

26/03

01/04

INÍCIO DAS AULAS

12/04

09/03 e 10/03

19/03 a 21/03

27/03 a 31/03

15/01 a 22/02

03/03

2

(4)

4. DESTRINCHANDO AS ETAPAS

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

Sabemos que o processo é longo e algumas etapas podem ser confusas. Por isso, falaremos um pouco mais sobre como funcionará cada uma delas:

DÚVIDAS FREQUENTES

QUAIS AS FORMAS DE PAGAMENTO

DA TAXA DE INSCRIÇÃO? NÃO VOU CONSEGUIR PAGAR NO DIA EM QUE FIZER A INSCRIÇÃO, POSSO PAGAR OUTRO DIA?

Sim! Além de ter acesso ao link do pagamento no final da inscrição, você receberá por e-mail também para ter acesso e pagar quando for possível.

Fique atento ao prazo :)

Anexar captura de tela ou foto do e-mail de confirmação de pagamento enviado pela plataforma PagSeguro para o candidato

Enviar para o e-mail da comissão organizadora einsteinfloripa.ps@g-mail.com uma captura de tela ou foto do e-mail de confirmação de paga-mento enviado pela plataforma Pag-Seguro, contendo o nome completo do candidato no assunto do e-mail;

Colocar o nome do candidato na plataforma de pagamento PagSeguro

O pagamento da taxa poderá ser feito em qualquer banco, através de:

Pagseguro:

- Boleto (a partir do momento da emissão o mesmo estará válido por 3 dias úteis, e possui taxa de R$1,00);

- Cartão de crédito; - Cartão de débito; - PIX - QR CODE

Essa é a primeira etapa do Processo Seletivo, que ocorrerá entre os dias 15/01 até 22/02. Você responderá um formulário, que estará disponível em www.einsteinfloripa.com.br/ps-alunos, com dados pessoais e questões socioeconômicas. Não se preocupe, pois as informações não serão divulga-das para o público :)

Após o preenchimento do formulário, você deverá pagar a taxa de R$20,00 e nos enviar o comprovante de pagamento para efetivar sua inscrição, até o dia 22/02. Quando tivermos recebido, será enviada uma confirmação para o seu email. Veja aqui as formas de comprovar o pagamento:

(5)

PROVA TEÓRICA VIRTUAL

DÚVIDAS FREQUENTES

COMO É A PROVA? MINHA INTERNET CAIU,

O QUE FAÇO?

Serão 60 questões de múltipla escolha, sendo elas:

12 (doze) questões de Língua Portuguesa e Literatura;

10 (dez) questões de Matemática; 06 (seis) questões de Física; 06 (seis) questões de Química; 06 (seis) questões de História; 06 (seis) questões de Geografia; 06 (seis) questões de Biologia;

03 (três) questões de Filosofia e Sociologia; 05 (cinco) interdisciplinares.

Não feche a aba! Isso fará com que você perca todo o progresso da prova. Conti-nue realizando a prova e, caso a conexão volte a tempo, poderá ser enviada sem problemas.

ATENÇÃO: o sistema consi-derá APENAS a primeira resposta.

Por conta da pandemia, este ano não poderemos realizar as etapas de forma presencial. Portanto, a prova teórica será feita de forma online, no dia 06/03. Será enviado um link com o formulário da prova para todos os candidatos que passaram para esta etapa. Terá 04h de duração, iniciando-se às 14h e termi-nando às 18h.

Fique atento ao horário! Esteja preparado com uma antecedência mínima de 30 minutos, para evitar problemas de conexão com a internet, e se organize para terminar a prova dentro do tempo estipulado.

Obs: Não será possível realizar a prova em outro momento, já deixe essa data reservada em sua agenda :)

Após o horário de término, disponibilizaremos o gabarito preliminar, às 18h30. O prazo para recursos se inicia no dia 06 de março de 2021 às 18h31-min e encerra-se no dia 07 de março de 2021 às 23h5918h31-min, através do preen-chimento de uma ficha específica que será disponibilizada em www.einstein-floripa.com.br/ps-alunos.

Os 320 candidatos que alcançarem as maiores notas serão selecionados para a etapa de entrevista e validação de renda, e a lista de aprovados para estas etapas será divulgada no dia 10/03.

(6)

DÚVIDAS FREQUENTES

COMO É FEITA A LIBERAÇÃO

DO RESULTADO?

Na aba “resposta”, há a opção “Liberar pontuação” que manda o resultado da prova para o e-mail dos automaticamente.

COMO É FEITA A LIBERAÇÃO DO GABARITO?

No e-mail que os candidatos recebem, há um botão escrito "visualizar" onde eles podem visualizar as próprias respostas e as respostas corretas de cada pergunta.

COMO OS RECURSOS SÃO RECEBIDOS?

Os candidatos podem mandar o formu-lário de recurso preenchido (Como criar um arquivo em pdf preenchível) e enviar para o e-mail do ps de alunos. À medida que recebermos os recursos, mandare-mos para os professores de plantão para averiguação.

IDENTIFICAÇÃO?

Nome completo, CPF e e-mail válido. O e-mail impede que a prova seja feita mais de uma vez.

COMO IMPLEMENTAR OS CRITÉRIOS DE DESEMPATE?

Na planilha com as respostas dos candidatos, há uma coluna intitula-da “Pontuação”. Ao se aplicar a classificação decrescente, selecio-nam-se os primeiros 320 candida-tos. Caso haja empate, verificare-mos quais os alunos se classificam melhor de acordo com os critérios de desempate. A princípio, essa classificação seria feita a mão pela própria seleção.

(7)

ENTREVISTA E VALIDAÇÃO DE RENDA

DÚVIDAS FREQUENTES

QUAIS DOCUMENTOS

PRECISO ENTREGAR? QUAL O CLIMA DA

ENTREVISTA?

SOU MENOR DE IDADE, POSSO PARTICIPAR?

PERDI A DATA POIS TIVE UM IMPREVISTO, POSSO FAZER EM OUTRO HORÁRIO?

Temos a lista comple-ta de todos os docu-mentos necessários para a entrega da validação de renda, envolvendo recibos de salário, extratos de contas bancárias, entre outros, em nosso edital! Reco-mendamos que olhe com atenção esses pontos para que não esqueça de nenhum.

Será uma conversa amigável e tranquila, queremos apenas te conhecer melhor :)

Não serão aceitos pedi-dos de alterações do horário da entrevista, independentemente dos motivos do candidato.

Sim! Porém os menores de idade, não emancipa-dos, precisam estar acompanhados de seus responsáveis. Estes não poderão se manifestar durante a entrevista, pois estamos conhecendo apenas o candidato :)

Estamos quase no fim!

Da mesma forma que a prova teórica, a etapa de entrevista e validação de renda será feita de forma online. O objetivo é conhecer um pouco mais o perfil de cada candidato, sua história e situação financeira.

Depois da aprovação na segunda etapa, você receberá um e-mail contendo o formulário para escolha da data da sua entrevista, que poderá ser entre os dias 19/03 e 21/03. Como teremos muitos candidatos, há a possibilidade do horário escolhido já estar preenchido e ocorrer alguma alteração, então reco-mendamos deixar esses dias reservados :)

A escolha da data da entrevista e o envio dos documentos para validação de renda deverão ser feitos entre os dias 10/03 e 13/03. Tome cuidado para não perder o prazo, pois a não realização dessas atividades no tempo certo acarre-tará em desclassificação!

(8)

RESULTADO FINAL E MATRÍCULA

DÚVIDAS FREQUENTES

COMO FAZER MINHA MATRÍCULA?

Junto ao e-mail de aprovação, será enviado o link do formulário de matrí-cula, onde você irá responder algumas perguntas e adicionar informações pessoais para deixarmos registrado em nosso banco de dados.

PERDI O PERÍODO DE MATRICULA, É POSSÍVEL FAZER

EM OUTRO MOMENTO?

Não. Os candidatos que não preencherem o formulário de matrícula serão automaticamente desclassificados, portanto fique muito atento ao prazo!

Fim!

Agora é só esperar o resultado e torcer para que seu nome esteja na lista. A primeira chamada será disponibilizada no dia 26/03, em nosso site e nas redes sociais (Facebook e Instagram). Para que você seja oficialmente um Einsteiniano, precisa fazer sua matrícula, que ocorrerá entre os dias 27/03 e 31/03.

Caso o número de vagas não seja preenchido por completo, disponibilizare-mos a lista da segunda chamada, no dia 01/04, com o período de matrícula entre 02/04 e 06/04.

Nossas aulas se iniciam dia 12/04 e, caso ainda tenhamos vagas disponíveis, a terceira chamada será disponibilizada três semanas após o início do ano letivo.

(9)

5. DEPOIMENTO DE ALUNOS

Veja aqui depoimentos de alguns de nossos alunos que passaram pelo Einstein em 2020 e contaram sobre suas experiências!

DAVIJORGEPASQUIERPEREIRA

“Decidi entrar no Einstein, pois eu quero entrar na faculdade de direito e, sem a ajuda deles, seria muito difícil me preparar para as provas da UFSC e ENEM. Tive a melhor experiência possível com professo-res, monitores e coordenadores que fazem o projeto ser único”

STEFANYMARIADASILVALUCIANO

“Ao longo do tempo que passei no cursi-nho, criei vínculos maravilhosos e tive a oportunidade de conhecer pessoas incrí-veis, que me apoiaram e estiveram ao meu lado em diversas situações. Sou muito grata a todos os ensinamentos e momen-tos vividos, e desejo o mesmo para cada novo aluno.”

CAMYLLACRISTINARODRIGUES

“Mesmo sendo um ano atípico, cheio de novos desafios e obstáculos, fazer parte do projeto Einstein me mostrou que há uma forma de superá-los. O projeto é cercado de pessoas maravilhosas, que fazem a experiência de ser vestibulando algo mais leve de se encarar.”

JOANAMACHADORATTI

“Participar do Einstein floripa foi um importan-te suporimportan-te e incentivo para estudar. Os laços que criei foram através das interações diverti-das nas aulas com piadiverti-das, brincadeiras no chat e os “boa noite” assim que começavam as aulas. Ficou mais leve o aprendizado. As lições: nunca desistir das oportunidades, ter disciplina e força de vontade. surpresas e desafios nos fazem mais fortes. Desistir não é uma opção.”

Referências

Documentos relacionados

hands of the judiciary, a sort of way to apply effectively regulated justice, not an extension of justice, it is not king acting through its apparatus of justice, the king is

Esse deslocamento da Justiça para um primeiro plano, tem um preço, condenando o direito positivo a um déficit permanente, principalmente, pela omissão legislativa

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Finally,  we  can  conclude  several  findings  from  our  research.  First,  productivity  is  the  most  important  determinant  for  internationalization  that 

Declaro que fiz a correção linguística de Português da dissertação de Romualdo Portella Neto, intitulada A Percepção dos Gestores sobre a Gestão de Resíduos da Suinocultura:

6 Num regime monárquico e de desigualdade social, sem partidos políticos, uma carta outor- gada pelo rei nada tinha realmente com o povo, considerado como o conjunto de

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem