• Nenhum resultado encontrado

Enrico Trotta, Itaú BBA:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Enrico Trotta, Itaú BBA:"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1

Enrico Trotta, Itaú BBA:

Bom dia a todos. Obrigado pela apresentação. Eu tenho duas perguntas rápidas. A primeira pergunta, eu queria que vocês comentassem um pouco mais como está o mercado de M&A. Vocês recentemente compraram o Marina Palace, eu gostaria de saber se já dá para esperar mais alguma aquisição ainda em 2013 e como está o pipeline, o que vocês estão vendo em termos de pipeline para 2014.

A segunda pergunta é um pouco mais relacionada à estratégia, o dia a dia da Empresa. Eu queria saber se houve alguma mudança efetiva nas metas do management com a entrada do Eduardo. Basicamente eu queria entender se houve alguma mudança material desde que o Peter saiu e quais são os próximos passos que o Eduardo vai começar a focar na Empresa a partir de agora. Eu queria saber a visão de vocês. Basicamente é isso do meu lado, obrigado.

Eduardo Bartolomeo:

Obrigado pela pergunta. O mercado de M&A vem bem agitado, como o Marina mostra. Existe muita coisa, nós temos uma atividade forte, temos várias praças, todas inclusive fora do Rio de Janeiro, que nós estamos olhando. Não vou citar para não causar frisson. Temos três views que nós chamamos de rota, nós tratamos como hot, warm and cold na área de M&A, os bons, em praças boas.

Nós estamos muito seletivos, eu até já vou esbarrar em algumas coisas da segunda pergunta. Nós não vamos arredar o pé de ter muita disciplina para fazer as aquisições corretas porque o nosso compromisso de transformar esse caixa em EBITDA saudável é o que vai nos diferenciar no longo prazo, então nós não vamos fazer nenhuma aquisição equivocada em termos de valor nem de localização e qualidade do ativo. Tem coisa rolando em quatro estados, estados bons, cidades boas que vão melhorar a nossa distribuição geográfica, diminuir um pouco o nosso risco em relação ao Rio de Janeiro, então nós estamos muito animados. Isso para 2013, add step, (em diante) alguma coisa assim, mas acho que é importante todo mundo que acompanha o nosso negócio, eu sou recém chegado e consigo até aceitar e entender, são deals muito complexos, envolve família, envolvem estruturas societárias, são deals longos.

Eu vejo com muito otimismo que nós podemos anunciar sim, como o Ricardo colocou, algo para 2013 e com certeza 2014 tem muita coisa no pipeline também que vai escorregar de 2013, porque como eu falei leva tempo, tem deals que levam 180 dias para fazer desagregação. Como foi o caso do Marina, foi um deal que levou mais de seis meses só na questão de reorganização societária. Muitos ativos estão atrelados à família e etc.

Essa é a questão de mercado e M&A. A segunda questão de estratégia, eu já mais ou menos toquei no ponto, não vejo de forma alguma algum desvio. Nós fomos ao mercado em maio, nós acertamos com todo mundo uma estratégia e essa estratégia vai ser extremamente, para quem me conhece, a palavra disciplina é muito importante, então nós vamos executar com muita disciplina o que nós nos comprometemos com o mercado.

Em relação à meta, não houve alteração nenhuma. Nós estamos muito focados. Eu dei muita sorte, vamos chamar assim. O mercado deu uma recuperada muito boa no 3T, está dando sequência no 4T. As metas de desempenho operacional não foram alteradas. As metas estratégicas de forma alguma serão alteradas e passo para os assuntos que vocês sabem que são issues que a BHG tem que resolver, que é o land

(2)

2

bank, que é o Sofitel, no momento era a aquisição do Marina, quando eu estava entrando.

Então não há nenhum desvio de estratégia. Os primeiros passos, como eu falei, eu sou uma pessoa de gestão, então eu estou focado em implantar um sistema de gestão e não é uma coisa que se faz da noite para o dia, e trazer pessoas de alta qualidade para o negócio.

Nós fizemos um golaço na área de M&A trazendo o Felipe Gomes que era um ex-BHG e foi para Host, voltou, está conosco. Acelerou demais o processo de M&A. Trouxemos uma pessoa de gente e de gestão no mercado que veio da Contax, que também é uma pessoa com um potencial muito grande.

Estamos trazendo pessoas boas para dentro do sistema, estamos mantendo as pessoas boas dentro do sistema. A estratégia é de continuidade nos pilares estratégicos da Companhia, mas fundamentalmente com maior estruturação e maior velocidade.

Espero ter respondido a sua pergunta, Enrico.

Enrico Trotta:

Perfeito. Obrigado, Eduardo.

Luís Otávio, Ágora Corretora:

Bom dia a todos. Eu queria saber até que ponto vocês podem falar se nessa aquisição da Marina vocês veem agregação de valor para a Empresa, mais a partir de aumento de tarifas, quanto aos investimentos que vocês estão fazendo ou viria mais a parte de gestão com custos mais baixos ou seria a combinação desses dois fatores? Obrigado.

Eduardo Bartolomeo:

Se o Ricardo quiser, ele pode comentar, porque vocês fazem investment case, eu vou fazer parte do investment execution. Querendo ou não o nosso negócio olha os dois lados da equação. Nós olhamos o Marina, como eu falei no começo, é um land mark, é um ícone, mas é um ativo cansado. Quem tiver curiosidade de entrar e olhar no Trip Advisor, Booking, tem muita coisa para fazer lá.

Quando você faz o que nós fizemos, por exemplo no Regente, melhoramos a qualidade do produto, naturalmente você pode exercer melhor tarifa e nós vamos buscar isso e vamos preservar isso de certa forma, porque o Marina tem uma reputação muito boa.

Obviamente, nós já estivemos lá, nós estamos fazendo um processo muito suave de transição com a equipe do Marina, que está muito positivo, como nós estamos adquirindo um ativo a partir de janeiro, mas tem uma equipe de transição.

Sobre o nosso ponto de vista execucional, com a experiência que a nossa turma tem em hotelaria, tem muito fruto, low hanging fruit, muita coisa que nós podemos buscar rapidamente, quartos que não são utilizados, estrutura um pouco maior, até porque é uma estrutura familiar e nós não vamos precisar dela. Como o Ricardo colocou, absorve a nossa estrutura que também deve aumentar por causa disso.

(3)

3

É uma agregação de valor que é o nosso case, é nosso DNA, é a fábula da raposa, é o nosso DNA. Nós vamos lá, nós vamos querer melhorar tarifa, vamos ter que melhorar tarifa porque o ativo tem que ser melhorado e obviamente vai melhorar a gestão operacional e vai conseguir melhor margem.

Temos falado muito em margem. Eu tenho um discurso, talvez voltando à pergunta anterior, de que a BHG tem um upside muito grande. Nós temos ativos na BHG com 50% de margem. Nossa margem média é 35%, 36%, e é óbvio que tem outros ativos trazerem margem.

O Marina é um ativo que agrega margem para o nosso negócio, e obviamente, se você olha margem atual, com certeza não é a que conseguimos obter nos nossos ativos. OK, Luís, espero ter respondido sua pergunta.

Luís Otávio:

OK. Obrigado.

Marcello Milman, BTG Pactual:

Bom dia. Minha pergunta tem a ver com as anteriores, mas é mais específica do Marina. Se vocês puderem falar um pouco dos trâmites da aquisição, quando veremos, o Ricardo comentou um pouco ao longo da apresentação um pouco, mas se puderem detalhar um pouco mais em qual estágio, e quando vocês esperam arriscar para ter aporte, e já pensar no resultado do ativo?

E a segunda, se puderem dar um pouco mais de detalhes da aquisição, eventualmente preço, o quanto é a tarifa média que vocês acham que aquele ativo pode ter. Um pouco mais de detalhes para podermos fazer as contas aqui. Obrigado.

Ricardo Levy:

Em relação ao processo, só recapitulando, o Eduardo mencionou a dificuldade, às vezes, de implementar uma aquisição, porque são hotéis familiares etc. Esse é um exemplo que podemos falar que o primeiro documento assinado foi em junho, aí tem irmãos etc., e agora pudemos anunciar porque (30:42 – Falha auditível). Nós temos todos os vendedores e os compradores, que é a BHG, com as condições definidas. A BHG ainda não entrou porque tem condições precedentes, que basicamente a BHG está comprando uma empresa que terá apenas o Marina, Marina Palace hotel, o Marina grande. Neste caso, tem uma empresa que tem alguns outros ativos que precisam passar por uma reorganização societária já em curso. Isso leva algumas semanas.

Em termos de timing, esperamos 2014 praticamente full, de estar no hotel, pagar, operar e gerar resultado. Esse é o cronograma; ou seja, até o final do ano isso está praticamente resolvido.

Com relação a detalhes da operação, em breve daremos disclosure, até conversamos, e somos bem transparentes, que quando assinamos o MOU, e neste caso é uma venda, mas ainda não fazemos o pagamento, o próprio valor pode ser deduzido de alguma dívida que vem, alguma coisa assim. Então, o valor exato de pagamento, damos o disclosure no momento em que estivermos efetuando isso.

(4)

4

Para efeito de expectativa, até hoje a BHG tem uma política de comprar ativos até determinado múltiplo de EBITDA. Se olharmos todos os ativos que compramos até hoje vis-à-vis todo o investimento, e aí é não só o valor de compra, mas também CAPEX inicial, CAPEX recorrente etc., a BHG opera hoje, ordem de grandeza, entre 7x e 8x EBITDA.

Então, dizer que compramos 10, 12, 8, depende do timing em que vamos fazer algum tipo de investimento. Mas certamente esse é um ativo que, no ano de 2014, operando full, esperamos que esteja em linha com a média que a BHG vem operando.

Marcello Milman:

OK. Se eu puder fazer um follow-up, vocês vão pagar basicamente quando todas as condições precedentes forem cumpridas, provavelmente só em 2014?

Ricardo Levy:

Pode ser late dezembro ou primeiros dias de janeiro. Esse é o timing esperado.

Marcello Milman:

E ela virá como uma empresa separada. Não será plugada na holding, de forma a eventualmente capturar um pouco mais do tax shield de algumas despesas que vocês têm. Esse não é um ativo em que vocês conseguem fazer isso?

Ricardo Levy:

Esse é um bom ponto que você levantou. Deixaremos a operação na holding, diferente do que vínhamos fazendo por questões de benefícios de financiamento etc. Esse é um hotel que operaremos na holding, para que possamos, como você falou, otimizar fiscalmente as despesas recorrentes que temos na holding, que é o centro de custos, vis-à-vis a operação.

Essa é uma condição dessa aquisição. Eu só citei essa questão da Empresa para mostrar porque ainda não estamos lá dentro e porque ainda não efetuamos o pagamento, porque estamos comprando um ativo que precisa estar limpo de demais ativos dos antigos proprietários.

Marcello Milman:

Está ótimo. Obrigado.

Operadora:

A sessão de perguntas e respostas está encerrada. Gostaria de passar a palavra ao Sr. Eduardo Bartolomeo para as considerações finais.

Eduardo Bartolomeo:

Obrigado pela atenção. Como colocamos no começo, estamos muito animados. Nós falamos que tivemos um 3T muito positivo, back to track. As aquisições aconteceram na sua possibilidade, com a disciplina que temos que ter, e vemos, com certeza, um cenário muito positivo pela frente. Muito obrigado, e bom dia a todos.

(5)

5

Operadora:

A teleconferência dos resultados do 3T13 da BHG está encerrada. Muito obrigada, e tenham uma boa tarde.

“Este documento é uma transcrição produzida pela MZ. A MZ faz o possível para garantir a qualidade (atual, precisa e completa) da transcrição. Entretanto, a MZ não se responsabiliza por eventuais falhas, já que o texto depende da qualidade do áudio e da clareza discursiva dos palestrantes. Portanto, a MZ não se responsabiliza por eventuais danos ou prejuízos que possam surgir com o uso, acesso, segurança, manutenção, distribuição e/ou transmissão desta transcrição. Este documento é uma transcrição simples e não reflete nenhuma opinião de investimento da MZ. Todo o conteúdo deste documento é de responsabilidade total e exclusiva da empresa que realizou o evento transcrito pela MZ. Por favor, consulte o website de Relações com Investidor (e/ou institucional) da respectiva companhia para mais condições e termos importantes e específicos relacionados ao uso desta transcrição.”

Referências

Documentos relacionados

No dia da festa, em Agosto, todos os marujos e catopês, mais Caboclinhos, reuniam-se, desfilando pelas ruas poerentas de Montes Claros, em homenagem ao Divino, São Benedito e

OBJETO: Primeira prorrogação do prazo de vigência do Contrato nº 398/2017 de contratação temporária de Assistente Social, desenvolvendo esta atividade na Secretaria

O Presidente da NitTrans e Subsecretário Municipal de Trânsito e Transporte da Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade, no cumprimento dos dispositivos do art..

14- A retirada dos lotes arrematados só será permitida após a integralização de todos os pagamentos previstos nestas condições, comprovadas mediante apresentação de nota

17 - Obriga-se o arrematante a proceder junto ao órgão competente à mudança de nome no Registro de Trânsito, fazendo a transferência da titularidade do veículo arrematado no

OS VEÍCULOS LOCALIZADOS FORA DO DEPÓSITO DO LEILOEIRO SERÃO RETIRADOS EM DATA AGENDADA COM O COMITENTE VENDEDOR E DESCUMPRIDO O PRAZO PREVISTO PARA A RETIRADA DO VEÍCULO

OS VEÍCULOS LOCALIZADOS FORA DO DEPÓSITO DO LEILOEIRO SERÃO RETIRADOS EM DATA AGENDADA COM O COMITENTE VENDEDOR E DESCUMPRIDO O PRAZO PREVISTO PARA A RETIRADA DO VEÍCULO

Especificações técnicas • Quantidade: 02 faces • Medida: a definir Technical specifications • Quantity: 02 sides • Size: to be defined 14 Vidraça Anfiteatro.