• Nenhum resultado encontrado

Ciência de Dados aplicada ao Direito I Fundamentos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ciência de Dados aplicada ao Direito I Fundamentos"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Curso de Ciência de Dados aplicada ao Direito Agosto de 2018

Ciência de Dados aplicada ao Direito I

Fundamentos

Obs. Atualizado em 6/09

Coordenação: Alexandre Zavaglia Coelho

Realização: Future Law

Carga-horária: 32 h/a

Quando: 27/08 a 22/10. Segundas-feiras das 19h00 às 22h30. (exceção da aula 6 (2/10), que será na terça-feira).

Onde: Av. Juscelino Kubitschek, 1327, 2ºandar – Future Law Innovation Center | São Paulo

I - Conteúdo e Cronograma das aulas:

AULA 1

27/08 (segunda-feira) - A ciência de dados aplicada ao direito e o futuro (presente) dos serviços jurídicos – Alexandre Zavaglia

Coelho, CEO da Legal Science, VP de Educação da Future Law,

professor e palestrante de diversas instituições de ensino superior e Diretor Executivo do IDP | São Paulo. Advogado especializado em novas tecnologias com vários projetos relacionados ao cruzamento e análise de dados para a solução de problemas jurídicos. Mestre pela PUC-Campinas e Doutorando pela Unicamp, pós-graduado em Direito Digital pela GVLaw, membro de diversos grupos de estudo sobre aplicações de inteligência artificial na área do Direito e um dos Coordenadores da Revista Direito e Novas Tecnologia da Revista dos Tribunais - RT.

Ao longo da aula, serão apresentados cases de uso de técnicas de ciência de dados aplicada ao direito.

AULA 2

03/09 (segunda-feira) – Digital Disruption & GDPR - Graziela Galli, mestre em Direito pela USP, especialista em Direito Empresarial pela PUC-SP e recentemente participou do Program on Negotiation (Advanced Negotiation e Strategic and Complex Deals) da Harvard Law School. Foi diretora do Departamento Jurídico da Oracle no Brasil com interface direta com a Oracle Corporation nos Estados

(2)

Unidos e painelista no Oracle Global Legal Meeting (Califórnia, Estados Unidos), é advogada com experiência em renomadas empresas nos setores de Telecomunicações e IT, e professora convidada em diversas entidades e instituições de ensino. Membro da LACCA (Latin American Corporate Counsel Association), do Comitê de Departamentos Jurídicos da Ordem dos Advogados de São Paulo e do WIL4IT (Women in Law for IT).

AULA 3

10/09 (segunda-feira) – Estudo de Casos de aplicação prática de Legal Data Science com representantes das empresas Thomson Reuters, Semantix e Digesto.

AULA 4

17/09 (segunda-feira) - Aplicação prática de inteligência artificial no Direito - Renato Mandaliti, um dos pioneiros na utilização de ciência de dados e inteligência artificial na área do Direito no país, CEO da Finch Soluções, empresa brasileira que foi case na Universidade de Harvard. Sócio do JBM/Mandaliti advogados, tem MBA pela Universidade de Wisconsin-Madison/EUA.

AULA 5

24/09 (segunda-feira) – As diversas fontes e as técnicas de integração de dados - Marcelo Pimenta, Head Latam do DataLabs da Serasa Experian, físico pela USP com MBA em Gestão pela FGV, tem grande experiência na área Business Intelligence, em empresas como Telefônica, Tecban e Itaú.

AULA 6

02/10 (terça-feira) – Jurimetria e realismo jurídico - Marcelo Guedes Nunes, mestre e doutor em Direito Comercial pela PUC-SP, do Instituto de Direito Societário Aplicado – IDSA, Presidente da Associação Brasileira de Jurimetria – ABJ, participante da Conference of Empirical Legal Studies - CELS e coordenador de projetos de pesquisas para diversas entidades do governo e da iniciativa privada. Advogado em São Paulo, sócio de Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Advogados.

AULA 7

08/10 - Estudo de Casos de aplicação prática de Legal Data Science com representantes das empresas Legal Labs, LexisNexis e Softplan. AULA 8

22/10 (segunda-feira) – Aula de encerramento com introdução ao Legal Design na Data Science – aula conjunta – Marina Feferbaum, Coordenadora da área de Metodologia de Ensino da DIREITO SP. Suas linhas de pesquisa abrangem direitos humanos, sistema jurídico africano, ensino jurídico brasileiro e métodos de ensino em Direito, coordena a pesquisa Observatório do Ensino de Direito e

(3)

cursos de pós-graduação lato sensu da rede conveniada. Foi professora da pós-graduação nas disciplinas de metodologia científica e internacionalização das áreas jurídicas. Já publicou e organizou diversas obras sobre direitos humanos, como “ Proteção internacional dos Direitos Humanos: análise do sistema africano”, e sobre ensino jurídico – “Ensino do Direito para um mundo em transformação”, “Ensino do Direito em Debate” e “Metodologia jurídica: um roteiro prático para trabalhos de conclusão de curso”. Doutora, Mestre e Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP); e Alexandre Zavaglia Coelho.

II - Sobre o Curso:

Em função do grande número de processos judiciais, das diversas publicações científicas na área do direito e as complexas informações de negócios jurídicos realizados pelo mundo corporativo, uma gigantesca quantidade de dados é produzida diariamente.

Neste contexto, existe uma demanda crescente para a utilização e análise de big data, aliada ao uso de inteligência artificial (computação cognitiva), estatística, predição, jurimetria, automação de procedimentos, entre outras técnicas para auxiliar as atividades das diversas carreiras jurídicas.

A Future Law inovou ao lançar o curso de Ciência de Dados aplicada ao Direito para ensinar noções de tecnologia e análise de dados com uma linguagem própria para a área do direito. Em todas as áreas do saber e do mercado, a tecnologia tem avançado exponencialmente e trouxe grandes transformações nas organizações, no modo de pensar e no modelo de trabalho. O profissional do futuro (presente) deve compreender o funcionamento dessas novas tecnologias e o potencial de sua utilização, como um grande diferencial para sua carreira.

A Ciência de dados é a ciência que visa compreender, identificar ou construir objetos de interesse a partir de dados, de modo que estes objetos possam servir como base para a aplicação das técnicas de análise. O cientista de dados é um modelador de dados com a finalidade de resolver um problema de sua área de atuação. É o arquiteto dos objetos de interesse, quem consegue entender os problemas de sua atividade profissional e trazer os elementos e indicadores para a sua solução.

É esse novo profissional quem formula as perguntas que guiam o trabalho interdisciplinar das equipes voltadas ao desenvolvimento de algoritmos, de modelos de análise de dados jurídicos, através do diálogo e do uso de ferramentas de análise e design de objetos. Outra função importante, é a de verificar a

(4)

assertividade do resultado dos algoritmos que foram gerados a partir do projeto, ou seja, garantir a segurança cognitiva desse resultado.

Desse modo, o programa busca formar profissionais da área do direito e afins, que procuram aprimorar seus conhecimentos de tecnologia e aplicar esses conceitos na sua atividade diária, de forma integrada com os demais membros da equipe. Ampliando o quadro, a utilização dessas novas tecnologias depende da organização de equipes multidisciplinares, em especial com a participação de profissionais que consigam gerir projetos e extrair valor na utilização de bancos de dados e de tecnologias da informação na sua área de atuação.

Nesse cenário, o Curso Ciência de Dados aplicada ao Direito I - Fundamentos, pretende demonstrar a esses profissionais o uso das novas tecnologias da informação aliada ao uso da computação cognitiva (inteligência artificial), conforme o “estado da arte”, para que tenham base para os próximos passos e, conforme avançam nessa formação e ampliam sua experiência profissional, possam aplicar esses conceitos e suas novas habilidades em projetos relacionados com o mundo jurídico.

O conceito de cientista de dados vem se aprimorando para demonstrar que não é mais só o programador, o estatístico, o matemático, mas também aquele que entende dos processos decisórios, que são a base de criação dos algoritmos. Como está cada vez mais ligado ao conceito de modelador, o profissional de cada área cresce em importância no time à medida que realmente entende do problema e consegue extrair o valor esperado dos dados, em conjunto com os demais membros.

E quanto mais esse profissional do direito compreender e se preparar para integrar essas competências, maior será o seu valor. Nesse ponto, podemos identificar três perfis principais:

a) quem conhece o potencial das ferramentas e as possibilidades de utilização, para ser um usuário avançado ou um gestor que vai demandar de sua equipe a implantação e o uso dessas soluções;

b) o profissional da área que vai participar da curadoria dos dados, das atividades de design jurídico (legal design) e do desenvolvimento dos modelos (prototipagem), como se fosse a ponte com o pessoal da tecnologia;

c) aquele que tem noções mais avançadas de programação e vai sentar efetivamente na mesa de inovação.

(5)

Sendo assim, a capacitação dos profissionais da área do direito para qualificar sua participação em projetos de ciência de dados não é apenas essencial, mas um grande diferencial em sua carreira. Mesmo que seja apenas para conhecer as ferramentas e seu uso potencial e liderar sua equipe para essa mudança de cultura, ou para se tornar um usuário avançado dessas soluções.

A grande tendência é o jurídico data-driven, orientado por dados, que potencializa os conhecimentos técnicos de seus profissionais com potentes ferramentas para aprimorar a tomada de decisão pela construção de cenários baseados na integração de diversas fontes de dados.

Ao longo dessa primeira etapa (Fundamentos), os alunos terão condições de compreender que a automação e os denominados “robôs” não vão substituir as atividades de alto valor agregado, uma vez que serão utilizados principalmente para a realização de tarefas repetitivas e no desenvolvimento de estudos avançados para suportar a tomada de decisão. Existe um campo de trabalho aberto e com muitas possibilidades para a aplicação desse conhecimento de ponta para aprimorar a prestação de serviços jurídicos.

Seguindo a organização do Curso e respeitando os diferentes perfis de alunos e seus interesses, a primeira etapa, denominada Ciência de Dados aplicada ao Direito I - Fundamentos, descreve toda a contextualização da temática e de seus conceitos principais, em conjunto com estudos de casos que vão demonstrar o que existe de mais avançado nesse ambiente, incluindo uma visão geral da modernização das empresas tradicionais de tecnologia voltadas para o universo jurídico, assim como do movimento das Lawtechs ou Legaltechs.

Na segunda etapa do Curso, denominada Ciência de Dados aplicada ao Direito II - Legal Design, que começa também no segundo semestre de 2.018 para os que quiserem avançar nessa formação, os temas serão relacionados ao Desenvolvimento de Modelos de análise de dados jurídicos e ferramentas de Análise e Design.

Na terceira etapa - Ciência de Dados aplicada ao Direito III – Labs, que será oferecido no primeiro semestre de 2.019, os temas serão relacionados à implementação desses conceitos e atividades práticas de testes de modelos.

Temos muito prazer em recebe-lo(a) como aluno(a) da Future Law. Estamos todos juntos para colaborar com sua preparação para esse momento de rápidas transformações em todos os setores da economia, com grandes impactos no direito e na prestação de serviços jurídicos.

(6)

A Future Law© tem o propósito de preparar e conectar os profissionais do direito à realidade exponencial, em um ambiente que incentiva a criatividade e a co-criação, colocando o ser humano no centro das técnicas de design de soluções jurídicas.

Com conteúdo inovador e a formação especializada para essas novas habilidades, preparamos as pessoas e suas organizações para a revolução que a tecnologia está proporcionando na prestação de serviços jurídicos.

Este é momento certo para iniciar ou ampliar sua preparação nesses temas, para integrar essas inovações em suas atividades.

Sejam todos bem vindos!

Future Law

_

future thinking | empowerment | legal design

_

Alexandre Zavaglia Coelho

Bruno Feigelson

Christiano Xavier

Referências

Documentos relacionados

However, we found two questionnaires that seemed interesting from the point of view of gathering information about students' perspective on the use of

Uma dessas saídas é o uso da inteligência artificial que, através de robôs e aparelhamento tecnológico cada vez mais acessível e personalizável às necessidades dos

Um exemplo muito claro, exposto por Lucas Salomão (SALOMÃO, 2018) para ilustrar a relação entre a administração pública e a Educação ambiental, refere-se

Redução da desigualdade e fomento do diálogo (desenvolvimento democrático), garantia de patamares mínimos e progressivos de qualidade de vida

Aplicativos como o extinto GirlsAroundMe (NILTON, 2012), possuíam em suas databases não somente informações de contato, mas também suas localizações exatas em

– uma definição de qual seria a natureza jurídica desses porque apenas assim o poder judiciário poderá definir os direitos e deveres das partes envolvidas e,

O presente trabalho se destina ao estudo dos limites e possibilidades do combate às fakenews pela Justiça Eleitoral no pleito que se aproxima considerando, principalmente, os

A presente pesquisa se presta a discutir a questão da influência da "Fake News" no ambiente da disputa política nacional, analisando como uma suposta noticia inverídica