• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Coordenação de Projetos e Publicações (62)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Coordenação de Projetos e Publicações (62)"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

EDITAL N. 001/2013/EDITORA UEG, de 3 de dezembro de 2013

PROGRAMA DE PUBLICAÇÃO DE LIVROS RESULTANTES DE TESES, DISSERTAÇÕES OU OUTROS TRABALHOS CIENTÍFICOS – EDIÇÃO/2014

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Goiás – PrP/UEG, no uso de suas atribuições legais, torna público o presente Edital e convida os professores efetivos da UEG a apresentar propostas nos termos estabelecidos para a seleção e a publicação de livros acadêmicos, que poderão ser resultantes de teses, dissertações ou trabalhos científicos defendidos ou concluídos na UEG a partir de 2 de janeiro de 2011.

1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 Este Edital tem o objetivo de selecionar e publicar livros acadêmicos resultantes de teses, dissertações ou trabalhos científicos de professores efetivos da UEG, defendidos ou concluídos na UEG a partir de 2 de janeiro de 2011.

1.2 Este Edital é aberto a professores efetivos da UEG.

1.2.1. Considera-se autor da tese ou da dissertação o concluinte inscrito como discente de programa de pós-graduação, considerando a Lei dos Direitos Autorais n. 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, § 1º do art. 15.

2 DA INSCRIÇÃO

2.1 No ato da inscrição, o autor deverá:

2.1.1 Preencher formulário próprio (ANEXO I).

2.1.2 Depositar 3 (três) cópias impressas do texto final encadernadas em espiral, conforme as regras do item 3 deste Edital, acompanhadas do arquivo eletrônico, armazenado em formato de texto em CD ou DVD.

2.1.3 Preencher e assinar a declaração constante no Anexo IV, atestando que o conteúdo do texto final não foi publicado anteriormente na forma de livro ou capítulo de obra coletiva, em meio digital ou impresso, e comprometendo-se a não apresentar o texto a nenhuma outra editora até que haja decisão sobre o pedido de publicação.

2.1.4 Apresentar cópia da ata de defesa do trabalho acadêmico, no caso de dissertações e teses, e outro documento comprobatório, no caso de trabalho científico fruto de pesquisa realizada na UEG.

2.1.5 Apresentar fotocópia simples:

a) da carteira de identidade ou de outro documento equivalente com foto; b) do CPF; e

c) de comprovante de endereço.

2.2 Será permitida inscrição por procurador mediante apresentação de procuração conferindo poderes específicos para tal ato, com firma reconhecida em cartório, acompanhada de cópia autenticada da carteira de identidade e CPF do representado, além de cópia simples da carteira de identidade e do CPF do procurador.

2.3 O prazo de inscrição para a participação neste Edital será de 3 de fevereiro de 2014 até 4 de março de 2014, mediante o encaminhamento dos trabalhos à Coordenação de Projetos e Publicações da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – Universidade Estadual de Goiás,

(2)

Rodovia BR-153, Km 99, Quadra Área, Bloco 3, 1º andar – CEP 75.132-903 – Anápolis - GO, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, exceto feriados.

2.4 É permitida a inscrição via correio, exigindo-se que a postagem seja feita na modalidade Sedex, obedecendo ao período de inscrição.

2.5 As inscrições homologadas serão divulgadas no sítio eletrônico da UEG (www.ueg.br) em até 2 (dois) dias úteis contados a partir do último dia do período de inscrição.

3 DAS NORMAS DE APRESENTAÇÃO DO TEXTO

3.1 Os originais deverão ser apresentados sem resumos, abstracts, agradecimentos, extensas descrições metodológicas e estatísticas, anexos, notas de rodapé desnecessárias ou qualquer forma de interlocução com a banca examinadora.

3.2 Os originais apresentados deverão conter no máximo 200 (duzentas) páginas em fonte Times New Roman, corpo 12, entrelinha 1,5 e margens 2,5 cm.

3.3 Os trabalhos resultantes de teses e dissertações deverão passar por uma revisão e adequação para o formato livro, não apenas nos seus aspectos técnicos, mas também de conteúdo e linguagem, visando ao alcance de um público maior e heterogêneo.

3.4 As citações deverão ser feitas no sistema autor-data, conforme a NBR 10520/2002. 3.5 As referências deverão ser feitas no final do texto, conforme a NBR 6023/2002.

3.6 As notas explicativas deverão, quando possível, ser incorporadas ao próprio texto, ficando reduzidas a um mínimo indispensável. Caso ocorram, deverão ser indicadas com algarismos arábicos, em exponencial sequencial, imediatamente após a frase ou o trecho a que dizem respeito.

4 DO JULGAMENTO

4.1 A análise dos trabalhos inscritos ficará a cargo de um Comitê de Área, formado por 3 (três) membros, que adotará critérios gerais, formais, metodológicos e específicos de cada área para a avaliação, conforme Anexo II deste Edital.

Comitês de Área Número de Membros

Linguística, Letras e Artes 3

Ciências Humanas 3

Ciências Exatas e Engenharias 3

Ciências Agrárias e da Terra 3

Ciências Biológicas e da Saúde 3

4.2 Para compor os Comitês de Área, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação indicará professores doutores de cada área.

4.3 Apenas serão classificados os trabalhos que obtiverem a nota mínima de 7,0 (sete).

4.4 Cada Comitê de Área comporá uma lista de classificação específica de sua área. Posteriormente, será formada uma lista de classificação única, contendo todos os trabalhos analisados, a qual será encaminhada à Coordenação de Projetos e Publicações da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

4.5 Serão selecionados para publicação 2 (dois) trabalhos de cada área, observada a ordem de classificação.

(3)

4.5.1. Caso haja apenas 1 (um) ou nenhum trabalho classificado em uma ou mais áreas, deverá ser publicado trabalho das áreas já contempladas, considerando a classificação geral.

5 DO RESULTADO

5.1 O resultado preliminar será divulgado no dia 1º de setembro de 2014 no sítio eletrônico da UEG (www.ueg.br).

5.2 O resultado final será homologado pela PrP e divulgado no dia 15 de setembro de 2014 no sítio eletrônico da UEG (www.ueg.br).

6 DOS RECURSOS

6.1 Será assegurado ao candidato o direito de interpor recurso contra: a) o indeferimento da inscrição;

b) o resultado preliminar da seleção.

6.2 O prazo para interposição de recursos, em qualquer caso, será de 48 (quarenta e oito) horas, em dias úteis. Os pedidos poderão ser protocolados a partir do primeiro dia útil, após a publicação ou divulgação dos atos.

6.3 Os recursos deverão ser apresentados em formulário próprio (ANEXO III), disponível na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação na internet.

6.3.1. O formulário deverá ser entregue em 3 (três) vias na Coordenação de Projetos e Publicações da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – Universidade Estadual de Goiás, Rodovia BR-153, Quadra Área Km 99, Bloco 3, 1º andar – CEP 75.132-903 – Anápolis - GO, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h, exceto feriados.

6.4 Os resultados dos recursos serão divulgados conforme o calendário deste Edital.

7 DO PROCESSO EDITORIAL

7.1 O projeto gráfico, a revisão e a editoração caberão à empresa terceirizada contratada mediante procedimento licitatório próprio.

7.2 O processo editorial é de competência exclusiva da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, ficando o autor submetido às modificações indicadas pelo Comitê de Área, pela Coordenação Editorial e pelos revisores, sob pena de não ter sua obra publicada.

8 DA PUBLICAÇÃO

8.1 A edição, publicação e distribuição das obras serão financiadas com recursos da UEG. 8.2 Os livros serão publicados em suporte impresso e, posteriormente, seus arquivos digitais serão disponibilizados gratuitamente no sítio eletrônico da UEG (www.ueg.br).

8.3 O autor receberá 20% (vinte por cento) da tiragem, para divulgação de seu trabalho. 8.4 Os livros selecionados serão publicados e lançados em evento próprio organizado pela UEG.

(4)

9 DA DIVULGAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO

9.1 A divulgação deste Edital será feita pelo sítio eletrônico da UEG (www.ueg.br), bem como nas coordenações dos programas de pós-graduação da UEG.

9.2 A divulgação das publicações será feita pelo sítio da Editora UEG (www.editora.ueg.br). 9.3 A Coordenação de Projetos e Publicações fará a distribuição dos exemplares aos programas de pós-graduação das áreas das obras publicadas.

9.4 É vedada a comercialização dos exemplares dos livros disponibilizados aos autores, que deverão distribuí-los gratuitamente para divulgação de seu trabalho.

10 DO COMPROMISSO DOS AUTORES

10.1 Os autores contemplados serão convocados pela PrP/UEG para assinatura do contrato de edição.

10.2 Se forem retirar a obra antes da definição do resultado ou mesmo desistir de sua publicação depois de sua aprovação, os autores deverão apresentar os argumentos cabíveis por escrito e indenizar a UEG por todas as despesas feitas durante o processo de avaliação.

10.3 Uma vez assinado o contrato de edição, o autor deve acompanhar todas as etapas da publicação; cumprir no prazo previsto todas as exigências que possam ser feitas pela Coordenação de Projetos e Publicações da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação; acompanhar provas; estar presente nas ocasiões em que for solicitado, na condição de autor da obra.

11 DO CALENDÁRIO

Lançamento do edital 03/12/2013

Período de inscrição 03/02/2014 a 04/03/2014

Homologação de inscrição 06/03/2014

Apresentação dos recursos das inscrições

indeferidas 07/03/2014 e 08/03/2014

Divulgação dos resultados 01/09/2014

Apresentação de recursos 02/09/2014 e 03/09/2014

Resultado dos recursos 09/09/2014

Divulgação dos resultados finais 15/09/2014

12 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

12.1 A Coordenação de Projetos e Publicações da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação se incumbirá das atividades previstas neste Edital.

(5)

12.2 A participação neste processo implicará aceitação das normas estabelecidas neste Edital e em outros comunicados complementares a serem divulgados no sítio eletrônico da UEG (www.ueg.br).

12.3 A veracidade das informações prestadas, bem como da documentação apresentada, é de responsabilidade exclusiva do proponente, que responderá por elas, na forma da lei.

12.4 É responsabilidade do proponente acompanhar a publicação de todos os atos e comunicados referentes a este processo seletivo divulgados no sítio eletrônico da UEG (www.ueg.br).

12.5 Toda publicação e divulgação resultantes do financiamento pelo presente Edital deverão citar, obrigatoriamente, o apoio da UEG. A não observância desta exigência inabilitará os proponentes ao recebimento de outros auxílios ou bolsas pela UEG.

12.6 A UEG poderá adiar ou suspender os procedimentos do processo seletivo, dando conhecimento aos interessados, se assim exigirem as circunstâncias.

12.7 Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone: (62) 3328-1181.

12.8 Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pelo Conselho Editorial da Editora UEG.

(6)

ANEXO I – FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PARA O EDITAL N. 001/2014/EDITORA UEG DE PUBLICAÇÃO DE LIVROS RESULTANTES DE TESES, DISSERTAÇÕES OU OUTROS TRABALHOS CIENTÍFICOS – EDIÇÃO/2014

IDENTIFICAÇÃO DO PROPONENTE

Nome completo: ____________________________________________________________________ Endereço residencial: ___________________________________________________________ Telefone: ___________________________ E-mail: _____________________________________ Cidade: ____________________ Estado: ____________________ CEP: ______________________ RG: __________________________________ Órgão: _____________________________________ CPF: _________________________________ Matrícula do servidor: _________________________ INSTITUIÇÃO Unidade Universitária: ______________________________________________________________ Curso: ___________________________________________________________________________ Programa de pós-graduação: _________________________________________________________ Professor de nível superior: __________________________________________________________

CARACTERÍSTICAS DO TEXTO

Categoria: ( ) Tese ( ) Dissertação ( ) Outro trabalho científico

Título: ________________________________________________________________________

Comprovação em anexo (a ser preenchido pela editora):

• 3 (três) cópias encadernadas do trabalho ( ) • 1 (uma) cópia em editor de texto armazenado em CD ou DVD ( ) • Ata de aprovação (para tese ou dissertação) ( )

Grande Área:

( ) Linguística, Letras e Artes ( ) Ciências Humanas

( ) Ciências Exatas e Engenharias ( ) Ciências Agrárias e da Terra ( ) Ciências Biológicas e da Saúde

(7)

ANEXO II – FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO Título Peso Gerais 1 2 3 4 5 Ciências Agrárias e da Terra Ciências Biológic as Ciências Exatas e Engenhar ias Ciências Humanas Linguística, Letras e Artes 1 – Adequação do título 2 2 2 3 2 2 – Linguagem – correção 3 – Linguagem – fluidez 4 – Linguagem – clareza Formais 1 1 1 2 2 5 – Indicaçãode referências bibliográficas 6 – Fidelidade na transcrição de notas e citações

7 – Adequação e qualidade das ilustrações (mapas, tabelas, figuras etc.)

8 – Pertinência de notas e fontes Metodológicos

4 4 4 4 4

9 – Atualização das fontes bibliográficas

10 – Clareza no tratamento dos dados (primários, secundários e experimentais)

11 – Coerência conceitual (utilização dos conceitos) 12 – Inovação metodológica 13 – Posicionamento do autor em relação às fontes Específicos da Área 3 3 3 1 2 14 – Originalidade 15 – Relevância 16 – Potencialidade do impacto (possíveis usos no âmbito acadêmico e fora dele) 17 – Inovação (contribuição inovadora para o campo do conhecimento ou para aplicações técnicas)

TOTAL

(8)

ANEXO III – FORMULÁRIO DE RECURSO

a) Preencher o formulário em letra legível.

b) Entregar este recurso em duas vias, uma das quais será devolvida com protocolo.

IDENTIFICAÇÃO DO PROPONENTE

Nome completo: ____________________________________________________________________ N. de inscrição: ___________________________ Área: ___________________________________

DO OBJETO DO RECURSO E DA ARGUMENTAÇÃO

Descrição resumida do objeto do recurso, embasada pela devida argumentação.

_______________________, _____ / _____/ _____. Local Data

______________________________________ Assinatura do autor

(9)

ANEXO IV – DECLARAÇÃO DE TERMO DE TEXTO ORIGINAL E DE RESPONSABILIDADE

Ao Conselho Editorial

Editora da Universidade Estadual de Goiás

Rod. BR-153, Quadra Área Km 99, Bloco 3, 1º andar 75.132-903 – Anápolis – Goiás

DECLARAÇÃO

Declaro que o conteúdo da tese, dissertação e/ou trabalho científico de minha autoria, de acordo com a Lei de Direitos Autorais, é inédito e não foi publicado na forma de livro ou de capítulo de obra coletiva, em meio digital ou impresso.

Na oportunidade, comprometo-me a não apresentar esta obra a nenhuma outra editora até que haja uma decisão sobre o presente pedido de publicação. Por último, asseguro que, sendo do meu interesse retirar a obra antes de uma definição resultado ou desistir de sua publicação depois de sua aprovação pelo Conselho, apresentarei os argumentos cabíveis por escrito e indenizarei a Editora UEG por todas as despesas feitas durante o processo de avaliação/edição.

Anápolis - GO, ____ de ____________ de 201____. _____________________________________

Referências

Documentos relacionados

A introdução de um sistema de contratualização do serviço público de transportes e o saneamento financeiro da empresa são uma garantia para que a empresa pública possa “limpar”

Apesar da diversidade de povos e da sucessão de impérios, a Mesopotâmia aparece como uma civilização que compartilhou estruturas e organizações entre os povos que lá

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão através da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão através da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e

A localização seletiva dos NTCPM na fase PCL teve grande influência nas propriedades morfológicas, térmicas, mecânicas e elétricas dos nanocompósitos..

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPPG) da Universidade Federal Rural do Semi- Árido (UFERSA), no uso de suas atribuições legais, torna público o presente Edital de

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG), no uso de suas atribuições legais, torna público o presente edital de abertura de

Mais que o relatório anterior, O ciclo revolucionário do Ministério de Viação (1934) aponta um exercício do então ex-ministro – dessa vez pensando uma gestão já