• Nenhum resultado encontrado

Aluno(a): Turma: Data: 23/10/ da professora:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aluno(a): Turma: Data: 23/10/ da professora:"

Copied!
31
0
0

Texto

(1)

Tarefa de estudos dirigidos à distância

1.

1. Orientações.

Querido(a) estudante, continuando os estudos dentro do tema do autorretrato na Arte Contemporânea, conheceremos o trabalho do artista brasileiro Alex Flemming.

Este artista paulista tem desenvolvido uma arte mista, mesclando linguagem visual com linguagem verbal. Na obra que podemos ver, logo abaixo, o artista relata um interessante processo criativo, que envolveu a interação com o público1 em sua criação. Durante a construção da Estação de Metrô Sumaré (1998), em São Paulo, Alex pediu às pessoas que passavam em uma avenida movimentada, ao lado da construção, que se deixassem fotografar em uma cabine fotográfica que ele havia instalado. Mais tarde, nestas fotografias, o artista fez montagens com poesias que ele escolheu especialmente para cada imagem. Ele desconstruiu as palavras da poesia, invertendo ou separando as letras. Estas composições que misturavam linguagem visual (fotografias) e linguagem verbal (poesia) foram impressas com tinta industrial sobre placas de vidro e instaladas na Estação Sumaré que estava sendo construída.

Obras de arte que são pensadas para ficarem expostas permanentemente em um lugar público, são conhecidas por Arte Pública. A obra de arte pública Estação Sumaré passou a ser chamada pelas pessoas de Os Paulistanos. Ao todo são 21 fotografias repetidas em cada lado da estação (42 imagens), incluindo a do próprio artista (autorretrato), nesta instalação.

1 A Arte Contemporânea visa a reflexão subjetiva, a interação com o público, o processo criativo, a integração com o ambiente, a produção de sentidos, o conceito, as realidades do mundo e as novas linguagens, isto tudo contribuindo para que os artistas questionem a vida e expressem este questionamento em suas obras.

Professora: Simone Fogazzi Componente curricular: Artes Visuais

Aluno(a): Turma: 81-82 Data: 23/10/2020 E-mail da professora: simone.fogazzi@ufrgs.br

Autorretrato de Alex Flemming

Fonte das imagens: https://heloisabomfim.com/historia-da- arte/alex-flemming1954-estacao-sumare-do-metro-1998/

(2)

Tarefa de estudos dirigidos à distância

Por estar instalada em uma estação de metrô é uma obra para ser vista todos os dias por muitas pessoas. Neste contato a obra provoca questionamentos no público: "Quem será esta pessoa?" "Eu já a vi nesta estação?" "No que esta pessoa pensa?" "Quais seu sonhos?" "Que poesia é esta no rosto de um estranho?"

Recentemente, em uma ação pública, o artista colocou máscaras nas imagens da instalação, para conscientizar a população da importância do uso deste acessório.

Fonte das imagens: https://diariodotransporte.com.br/2020/05/06/metro-coloca-mascaras-nos-retratos-da-estacao-sumare/

2. Tarefa.

Vamos experimentar o processo criativo do artista? Para isso, escolha uma poesia que você goste e se identifique ou crie sua própria poesia. É importante que a poesia faça sentido para você. Imprima uma fotografia sua ou desenhe sua própria imagem. Com estes dois materiais inicie a composição do autorretrato com poesia, escrevendo a poesia sobre sua própria imagem, mesclando as duas linguagens: visual e escrita. Envie sua obra para a professora, cuidando para fotografar nitidamente, pois possivelmente será exposta.

3. Para saber mais, consulte as referências:

http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa8626/alex-flemming

Canton, Kátia. Novíssima Arte Brasileira, um guia de tendências. Editora Iluminuras, 2001, São Paulo.

(3)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

.

Ta efa da e a a 29: Fa R

Na emana pa ada, en iei m e o ob e o i ema ABO, do g po ang neo h mano . Ma e i e m o o fa o e encial na an f e de ang e q e o fa o Rh.

N de e R + ( ) R ( e a ).

A a efa de a emana ma con in idade da emana an e io ( emana 28) e oc de e b ca na in e ne e em li o ( e oc i er ace o) e con e a com a pe oa da a fam lia ob e:

O q e o fa o Rh;

Q al a impo ncia dele na an f e de ang e;

Q al o fa o Rh da pe oa da a fam lia e o e (ca o o be );

Com e a an f o de ang e pen ando no fa o Rh de cada pe oa en ol ida na an f o (q em doa e q em ecebe).

Como e a a efa m con i e pa a pe q i a e con e a com o memb o da a fam lia, e p eoc pe em fa e com a en o e dedica o, e n o e e ce o o e ado e nem em en ega apena po en ega .

Ab a o.

Al no(a): P ofe o : Feli e A end Com onen e c ic la : Ci ncia 80

T ma: Da a: E-mail do ofe o : feli elohmanna end@gmail.com

(4)

Tarefa de estudos dirigidos à distância

1.

Educação Física 29 – DIFERENCIAR OS TIPOS DE GINÁSTICA

Os estudantes que encontram-se de 1 a 15 na lista de chamada de sua turma devem realizar a tarefa e encaminhar ao professor Ivan (ivanlivindocap@gmail.com) ou pelo Whatsapp: 99324-8562 enquanto que os alunos que encontram-se de 16 a 30 na lista de chamada deverão realizar e encaminhar ao professor Daniel (dgvasques@hotmail.com). Identificar a tarefa com o nome e a turma.

O mundo das Ginásticas contempla diferentes práticas, que visam a prática esportiva, a manutenção/melhoria de indicadores de saúde, a busca por estética, por condicionamento físico ou, ainda, por relaxamento e conscientização corporal. De modo geral, essa variedade de práticas corporais pode ser classificada em três diferentes tipos: 1) a Ginástica Geral; 2) a Ginástica de Condicionamento Físico; e 3) as ginásticas de conscientização corporal. Na tarefa dessa semana, vamos nos deter às duas primeiras, as quais são definidas pela BNCC1:

A Ginástica Geral reúne as práticas que têm como elemento organizador a exploração das possibilidades acrobáticas e expressivas do corpo, a interação social, o compartilhamento do aprendizado e a não competitividade. Podem ser constituídas de exercícios no solo, no ar (saltos), em aparelhos (trapézio, corda, fita elástica), de maneira individual ou coletiva, e combinam um conjunto bem variado de piruetas, rolamentos, paradas de mão, pontes, pirâmides humanas etc. Integram também essa prática os denominados jogos de malabar ou malabarismo. (p.217)

As ginásticas de condicionamento físico, por sua ve , se caracterizam pela exercitação corporal orientada à melhoria do rendimento, à aquisição e à manutenção da condição física individual ou à modificação da composição corporal. Geralmente, são organizadas em sessões planejadas de movimentos repetidos, com frequência e intensidade definidas. Podem ser orientadas de acordo com uma população específica, como a ginástica para gestantes, ou atreladas a situações ambientais determinadas, como a ginástica laboral. (p.217)

1 BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília:

MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. BRASIL.

Aluno(a): Professores: Daniel Vasques e Ivan Livindo Componente curricular: Educação Física

Turma: 81, 82, 91 e 92 Data: 23/10/2020 E-mail dos professores: dgvasques@hotmail.com ivanlivindocap@gmail.com

(5)

Tarefa de estudos dirigidos à distância

Sendo assim, classifique as imagens que seguem escrevendo no pontilhado o nome do exercício e se aquela atividade corresponde a uma prática de Ginástica Geral ou a um exercício da Ginástica de Condicionamento Físico:

1- ... 2-...

3-... 4-...

5-... 6-...

(6)

Tarefa de estudos dirigidos à distância

9-... 10-...

11-... 12-...

(7)

Tarefa de estudos dirigidos à distância 1.

Título da tarefa: O QUE É PATROMÔNIO PARTE II (semana 29)

Nesta semana continuaremos nossos trabalhos sobre o tema do Patrimônio. Para isso, eleia e O e a im ni e e nda a e e ede.

1. Escreva, com suas palavras, uma definição do conceito de patrimônio.

2. Diferencie o que é patrimônio material e o que é patrimônio imaterial, dando exemplos de seu cotidiano.

3. Cite ao menos 2 patrimônios materiais e 2 patrimônios imateriais da América Latina, a partir do material que já foi estudado em ELA, até o presente momento.

Envie sua produção para o e-mail do professor responsável por sua turma, no prazo estipulado.

TURMA 81: victornedelquarentena@gmail.com TURMA 82: profarlenehistoria@gmail.com

Observação: arquivos com respostas idênticas ou muito similares serão desconsiderados. Colo e, no a n o do e-mail o eg in e: A i idade 29 seu nome ELA80 turma. Exemplo: Atividade 29 – João Silva – ELA80 – 81.

Aluna(o):

Professores: Arlene Foletto e Victor Nedel Componente curricular: Estudos Latino-americanos 80 Turma: Data:

E-mail dos professores: os estudantes devem encaminhar a atividade conforme sua turma. TURMA 81: victornedelquarentena@gmail.com

(8)

Tarefa de estudos dirigidos à distância TEXTO: O QUE É PATRIMÔNIO?

Conseguimos lembrar de tudo o que já aconteceu conosco? De tudo que já falamos, de tudo que sonhamos, todas as pessoas que já passaram por nós, os detalhes das ruas de nossa cidade, das árvores, os sons, de todos os cheiros que já sentimos?

Para existir precisamos lembrar e esquecer certas coisas, não conseguimos lembrar de tudo. Nós, humanos, selecionamos nossas lembranças, logo, também selecionamos nossos esquecimentos. Tais lembranças estão vinculadas aos nossos contextos de vida específicos, ao grupo de pessoas que nos cercam e formam nosso pensamento, nosso jeito de ser e estar no mundo.

As lembranças são sociais: falam sobre a nossa relação com o mundo a partir do lugar que nos encontramos nesse mundo, a partir de nossas subjetividades. É esse processo que damos o nome de memória.

Podemos entender a memória como reconstrução do passado, toda vez que lembramos de algo estamos reconstruindo aquela experiência a partir do momento presente. Nosso movimento em relação ao passado não é de repetição, envolve criatividade para construir as lembranças do que já vivemos. Para rememorar selecionamos o que nos afeta, nesse processo transformamos o passado e atualizamos as experiências desde nossas necessidades presentes.

Será que todos nós, habitantes de Porto Alegre (e região), produzimos a mesma memória sobre a cidade? Ou seja, guardamos as mesmas lembranças do passado por vivermos neste mesmo território?

Nós, brasileiros, compartilhamos a mesma memória sobre o Brasil? Existe uma memória comum de todos?

Após a independência do Brasil, em 1822, era necessário criar um sentimento comum entre os habitantes dessa nova nação: a nacionalidade brasileira. Assim, um grupo de pessoas se dedicou a criar os símbolos que iriam representar o Brasil: uma bandeira, um hino, os heróis, os mitos. Todos esses símbolos estavam sendo selecionados para construir o patrimônio nacional brasileiro.

O que significa patrimônio? A palavra deriva de pater: pai, o legado/herança transmitida de pai para filho; também, pátria: país que pode ser entendido como legado transmitido aos cidadãos legitimando a narrativa do estado-na . A i, a im ni e a Hi ia ficial andam j n na construção da memória nacional, selecionando o que deve ser construído e que(m) será apagado. Em outras palavras, a memória do passado brasileiro estava sendo selecionada. Quais memórias deveriam ser mantidas? O que a população brasileira precisa lembrar e o que precisa esquecer? Em uma caminhada atenta pela nossa cidade, se nos detemos a observar as estátuas e monumentos podemos reconhecer a escolha da herança colonial, militar, positivista, católica, latifundiária, patriarcal. E assim, o apagamento de outras expressões que compõe a sociedade brasileira, por exemplo a matriz indígena e africana.

Houve um giro, bastante recente, no entendimento desse conceito, essa mudança de perspectiva foi causada pela falta de representatividade da população no conjunto do patrimônio cultural brasileiro. Reconhecemos um processo de ampliação da noção de patrimônio: não só a cultura material, os objetos produzidos pelos coletivos como ferramentas, tecidos, moradias, armas, edifícios, etc., mas os diferentes saberes e modos de vida, os quais denominamos cultura imaterial. Hoje, todos os diferentes modos de agir (cozinhar, pintar, moldar, tecer, rezar, plantar, cantar, viver) que tenham relação com a memória de determinado grupo humano constituem seu bem cultural, se assim esse grupo reconhecer. É o que chamamos de autodeterminação, os próprios coletivos identificam o que vem a ser seu patrimônio.

Essa mudança vem a reconhecer a multiplicidade cultural que compõe nossa realidade brasileira, e latino-americana. As memórias partem dos diferentes grupos que compõe tal realidade, essa é a característica central da memória: ela é local, particular, ela parte das relações que as pessoas estabelecem umas com as outras, com a terra, os animais, a vida. Sendo assim, não há algo como uma memória universal, homogênea ou mesmo nacional.

(9)

Tarefa de estudos dirigidos à distância 1.

Título da tarefa:

PARA PENSAR O QUADRO FÍSICO DA ÁFRICA: O DESERTO DO SAARA... (semana 29)

Dando seguimento aos estudos sobre o continente africano, nessa semana vamos abordar algumas questões sobre a Geografia Física da África. Para isso, leia as informações que estão nas páginas seguintes e, após, realize o que se pede.

Responda:

1. Descreva como seria o período de 24h, se você estivesse fazendo um roteiro turístico pelo Deserto do Saara. O que você veria? Como você se sentiria? Quais seriam as paisagens? Que sensações você teria?

2. Sobre o processo de desertificação do Saara, ele ocorreu de que forma? Descreva esse processo.

3. Já nevou no Deserto do Saara? Onde? Como? Quando? Por quê?

4. O Deserto do Saara é inteiramente formado por dunas arenosas? Justifique sua resposta.

5. O que é um oásis e quais são suas principais características?

Sobre o encaminhamento da atividade desta semana 29, o mesmo pode ser realizado de duas formas (escolher uma, preferencialmente a forma 1).

FORMA 1 (preferencialmente): através do link de atividade encaminhado pela Sala de Aula Virtual do Google Classroom (Google Sala de Aula).

a) Acessar: https://classroom.google.com/ e entrar na sala de aula virtual Pixel 80 Geografia 2020 ;

b) Abrir o link com a atividade da semana – semana 29; c) Responder ao que se pede;

d) Clicar em enviar.

FORMA 2: encaminhar as respostas ao e-mail:

victornedelquarentena@gmail.com

Prazo para submissão da atividade: 23/10.

Desejo que tudo ocorra bem! Boa atividade! Prof. Victor Nedel Aluna(o): Professor: Victor Nedel Componente curricular: Geografia 80 Turma: Data: E-mail do professor: victornedelquarentena@gmail.com

(10)

Tarefa de estudos dirigidos à distância O nome Saara tem origem na palavra árabe ṣaḥrā, que significa deserto . Em

árabe o Saara é chamado de Aṣ-ṣaḥrā al-koubra, literalmente O grande deserto ; O Saara ocupa uma área de mais de 9.000.000 km², sendo o maior deserto quente

do mundo;

Imagem de satélite do Saara pelo NASA World Wind

A região do atual Saara já abrigou florestas densas e grande diversidade de fauna, mas uma mudança no eixo de rotação da Terra ocorrida no início do Holoceno (cerca de 6000 a.C.) provocou diminuição nas chuvas da região, gerando um processo natural de desertificação;

É possível que haja precipitação de neve em ondas de frio ocorridas no Saara. Em 2016 ocorreu a primeira nevasca desde 1979. O fenômeno, que também ocorreu em 2017 e 2018, pôde ser visto na cidade de Aïn Sefra, uma cidade argelina localizada na Cordilheira do Atlas, a cerca de 1000 metros de altitude. Uma massa de ar frio e úmido que estava localizada sobre a Europa se deslocou rumo ao norte da África devido à alta pressão, provocando a precipitação de neve;

(11)

Tarefa de estudos dirigidos à distância O Saara pode ser dividido em duas partes, sendo uma formada principalmente por

dunas de areia e a outra por formações pedregosas e montanhas, como as Montanhas Hoggar e as Montanhas Tibesti, onde se localiza o Emi Koussi, o ponto mais alto do Saara, com 3445 metros;

A flora do Saara compreende cerca de 2800 espécies de plantas, sendo que cerca de 25% destas espécies são endêmicas. Essas plantas estão restritas a poucas regiões, como o Vale do Rio Nilo e algumas regiões montanhosas e de oásis.

Oásis de Bahariya, Egito. Foto: Anton_Ivanov / Shutterstock.com

Referências

Kröpelin, Stefan; et al. (2008). "Climate-Driven Ecosystem Succession in the Sahara: The Past 6000 Years" (PDF). Science. (disponível em https://rb.gy/ibdrjk)

Houérou, Henry N. (2008). Bioclimatology and Biogeography of Africa. Springer. p. 82. (disponível em

https://rb.gy/sfg4cg)

https://brasil.elpais.com/brasil/2018/01/08/internacional/1515432276_779261.html

Para saber mais:

- https://www.infoescola.com/geografia/deserto-do-saara/

- https://www.todamateria.com.br/deserto-do-saara/

- https://www.youtube.com/watch?v=NSV-AFcPguA

(12)

Tarefa de estudos dirigidos a distância 1. Título:

A HISTÓRIA EM HQ

SEMANAS 28 e 29

1.

Orientações para a realização da tarefa:

Nestas próximas semanas você está convidado(a) a fazer uma análise sobre o que viemos estudando. Para tal, vamos imaginar a seguinte situação: você vai virar um(a) jovem historiador(ra) e produzir uma HISTÓRIA EM QUADRINHOS, para ser divulgada em um blog famoso da área de conhecimento – História, e que vai servir de material para outros(as) estudantes.

“Uauu, que responsa!”

Vamos manter a temática que estamos explorando. Ou seja, O Flautista de Hamelin é o nosso ponto de partida. Já exploramos muitas informações sobre a História que cerca o história do Conto. Agora é sua vez de fazer uma nova versão!

Obs: As atividades desenvolvidas entre as semanas 08 e 27, tem o suporte que você precisa. Mas você também pode fazer outras pesquisas.

Abaixo segue um tutorial, leia-o com atenção!

UM PASSO A PASSO COMPLETO PARA CRIAR A SUA HQ!

Por: Pedro Ponzo Este artigo é um tutorial que vai te guiar em um passo a passo simples para você fazer a sua própria história em quadrinhos (...) para ajudar a resolver os problemas de roteiro, narrativa e publicação. A questão é que não tem uma fórmula mágica (...) Não há consenso sobre o processo de produção de quadrinhos, cada artista tem o seu próprio método e esses métodos podem ser bem diferentes uns dos outros. Este passo a passo é uma simplificação do meu próprio método, uma síntese que vai ajudar você a estruturar suas ideias e expressá-las através da linguagem dos quadrinhos.

PASSO 1:

A ideia é a semente da sua história. É o princípio básico, é sobre o que se trata a sua história, e a partir de onde ela irá se desenvolver. A ideia é o elemento principal de qualquer narrativa. É interessante expressá-la da forma mais cexpressá-lara e sintética possível, como um texto curto, um resumo de poucas paexpressá-lavras.

Exemplo 1: Em um mundo de fantasia medieval, um anão toma posse de um anel mágico que é na verdade

uma parte da força vital de um grande demônio. Se este anel cair nas mãos deste demônio, todo o mundo irá acabar em trevas. Por isso o anel precisa destruído e há uma aliança com os campeões de várias raças para ir até o único lugar onde este anel pode ser destruído, bem no meio do território inimigo. As coisas dão errado pois há muitos inimigos que tentam frustrar esse plano, mas no final o anão consegue se infiltrar no território inimigo e destrói o anel, salvando o mundo.

Exemplo 2: Na Itália medieval, dois adolescentes de famílias rivais se apaixonam, e o rapaz termina matando

o primo da moça em uma briga de rua. O jovem casal planeja fugir e a moça planeja fingir sua morte, mas há um erro de comunicação e o rapaz pensa que a moça está realmente morta, e se suicida. Acordando e vendo o seu amado morto, a moça também se suicida. A tragédia termina acabando com a rivalidade entre as famílias.

Você deve ter reconhecido esses resumos. Existem várias formas de encontrar ideias. A principal delas é a partir das suas referências pessoais. A sua própria vida, sua rotina, é uma fonte muitas vezes subestimada Aluno(a): Professor(a): Arlene Componente curricular: História - 80

(13)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

de referências para criar a sua arte. Lendas, folclore, contos de fadas, também são excelentes fontes de ideias, que você pode modificar, e dar a elas aspectos diferentes e criativos. Tenha consciência que ninguém é 100% original, ninguém cria nada do zero.

PASSO 2:

Tendo uma ideia geral da história que você contar, é hora de fazer uma breve reflexão e planejar como você vai fazer a sua história em quadrinhos. Para isso, responda às seguintes perguntas:

Você vai desenhar com técnicas tradicionais ou digitais? Você tem os equipamentos e materiais que precisa? Qual técnicas de desenho você utilizar?

Qual público você quer alcançar?

Qual o estilo de desenho e narrativa você vai utilizar? Mais puxado para o mangá, super-heróis ou autoral?

Você vai fazer uma publicação impressa ou será apenas online?

Você não precisa planejar todos os detalhes de antemão, mas é importante ter pelo menos uma noção do seu caminho, para onde você vai com a sua história em quadrinhos.

PASSO 3:

Sobre o roteiro em si, procure simplificar ao máximo em um primeiro momento. Evite tramas muito intrincadas e textos extensos. Dê prioridade à narrativa com as imagens. Procure imaginar os fatos, as ações, como se fosse em um filme. Planeje começo, meio e fim. Essa é a estrutura fundamental de qualquer narrativa, e não poderia ser diferente nos quadrinhos. É importante que haja um conflito principal, que começa com um evento traumático que força o protagonista a agir para resolver esse conflito. Depois da resolução, o mundo volta a um estado de estabilidade e controle, mas modificado de alguma forma. O personagem também se transforma, tornando-se uma versão aprimorada de si mesmo.

Existem basicamente duas formas de se fazer roteiro:

Roteiro fechado: É como trabalham a maioria dos roteiristas profissionais. Eles enviam ao desenhista um roteiro fechado, ou seja, descrevendo quadro a quadro, página a página, tudo o que acontece. Também incluem todo o texto que será incorporado à HQ.

Roteiro aberto: Quando o roteiro e o desenho ficam a cargo da mesma pessoa, não é necessário criar um roteiro fechado. Se você desenha e vai fazer o roteiro (ou escreve e vai fazer o desenho), vai precisar apenas de uma sequência dramática para passar para a próxima fase.

A sequência dramática é uma lista com todas as cenas mais importantes da sua HQ. É a descrição objetiva do que vai acontecer, em ordem cronológica.

Exemplo: O herói acorda em seu quarto. Olha pela janela. A cidade é invadida por naves alienígenas. O

herói se prepara para enfrentar os alienígenas. Os aliens jogam uma bomba na cidade. O herói cria um escudo de energia. A bomba explode. O herói consegue proteger uma parte da cidade.

PASSO 4:

Agora você vai desenvolver a narrativa gráfica, vai entrar no domínio mais característico, próprio das histórias em quadrinhos. Para ter uma boa narrativa você precisa se acostumar a fazer os layouts. Os layouts são miniaturas de páginas, que servem para você planejar como ficará cada página de quadrinhos. Dessa forma, na hora de desenhar os originais, você poderá se concentrar na qualidade do desenho sem se preocupar com aspectos de narrativa. Como saber quais imagens você vai colocar dentro do quadro? O que mais importa, na verdade, não é cada quadro isoladamente, mas a relação entre eles. É nessa relação, nessa transição entre os quadros, que se constrói o fluxo da narrativa. Essas transições podem ser mais rápidas ou lentas, mais suaves ou intensas, entre outras variáveis.

(14)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

Importante: DICAS PRÁTICAS

Crie um RESUMO de 3 a 5 linhas sobre a sua HQ, onde hajam os seguintes elementos: Localização no espaço e no tempo. Onde vai acontecer a história? Em que época? Breve descrição do protagonista e do antagonista.

Trama e drama: Qual o conflito principal e o que acontece efetivamente na história.

Fim: Planeje como será o desfecho da história. Mesmo sendo uma história curta, é importante que haja uma conclusão.

Desenvolva o conceito da sua HQ. Faça uma breve reflexão sobre como você vai produzir, publicar e divulgar a sua HQ. Faça um cronograma de acordo com as suas possibilidades.

Elabore a sua sequência dramática. Escreva tudo o que vai acontecer na sua HQ, cena a cena.

Lembre que você vai contar uma história curta, então não exagere na quantidade de cenas. Seja sucinto e específico, foque na ação, imagine como se você estivesse vendo um filme.

In: https://artedosquadrinhos.com.br/fazer-hq-do-zero/

Obs: se puder entre no link, o tutorial é um pouco mais detalhado (a cima é um recorte) e contém um vídeo.

2.

TAREFA:

Agora é com você. Crie a sua HQ. Tendo como inspiração o Flautista de Hamelin: identifique, interprete, analise, contextualize, compare, o ACONTECIMENTO HISTÓRICO, que será o objeto principal de HQ. Escolha o tempo e o espaço do ACONTECIMENTO, e os personagens que vão vivê-lo. Já exploramos muitas informações sobre a História que cerca o história do Conto, não é mesmo? Portanto, você tem muitas referências para lhe auxiliar. Faça com calma, terá tempo (duas semanas). Leve em conta a explicação e as dicas no texto acima.

Alguns pontos a prestar mais atenção. A HQ tem que ter: entre 12 e 18 quadradinhos;

um título;

uma ideia, narrativa e trama;

personagens claros dentro da sequência; começo, meio e fim;

IMPORTANTE: Sora, eu não sei desenhar? Não tem problema: pode fazer bonecos palitinhos (neste

caso use e abuse das cores para marcar os diferentes personagens); pode usar colagens; pode usar recursos tecnológicos; pode misturar todos. O que vale é o conteúdo, coerência, o esforço e levar em conta o tutorial acima.

DICA: Pense que a “prof” ou a “sora” não conhece nada sobre o assunto. Que é a primeira vez que eu vou ler uma HQ sobre ele. Se coloque como se você fosse o/a primeiro/a historiador/ra que vai produzir um material importante, que outras pessoas (imaginárias) e eu vamos ler para conhecer um pouco sobre o tema.

Até a mona veio em quadrinhos, nesta atividade, para inspirar você. Só que ela ainda não decidiu que estilo vai adotar e deixou a trama e a sequência um pouco confusas. Mas não tem problema, é a mona . E ela é um meme, né?

Vamos juntos, né? Tem duas semanas para fazer a atividade! Capricha aí! Estou ansiosa pelos resultados!!! abra os q entinhos

#aindanãopassou #fiqueemcasa #acreditenaciência #usemáscara #mantenhaodistânciamento #tamojunto #vaipassar

(15)
(16)
(17)
(18)
(19)
(20)
(21)

1.

Título ou conteúdo da tarefa: Línguas estrangeiras

Continuaremos hoje com a Lektion 2 do livro didático Magnet neu 1, que trata de atividades de lazer (Freizeitaktivitäten, literalmente, atividades de tempo livre). Lembrando que quem não tiver o material em casa, poderá solicitar um pdf das páginas do livro para a professora através do e-mail acima.

1. Na página 36 do Kursbuch temos figuras representando pessoas conectadas a uma atividade que elas gostam de realizar. Abaixo, tens exemplos de perguntas e respostas sobre elas. O que precisas observar aqui é que ele é er e ela é sie. Importante também é ver que os verbos na terceira pessoa do singular (er/sie) terminam com t. Para quem já estudou inglês fica fácil perceber que o sie é parecido com she.

Escreve as frases como nos exemplos:

- Was macht Florian in seiner Freizeit? * Er hört Musik. - O que Florian faz em seu tempo livre? * Ele ouve música. - Was macht Sara in ihrer Freizeit? * Sie lernt Französisch. - O que Sara faz em seu tempo livre? * Ela estuda francês.

... ...

2. Agora lê o texto sobre Fatma, exercício 12, página 36, e responde as perguntas. É importante que escrevas também as perguntas para ir te

acostumando à escrita em alemão. Escrever ajuda a fixar a escrita das palavras. Fatma estuda várias línguas estrangeiras e gostaria de ser intérprete no futuro. ... ... ... ...

3. E tu, qual a importância que atribuis ao estudo das línguas estrangeiras? ... ... ... Aluno(a): Professora: Rosita Schmitz Data: 16-23/10/ 2020

Componente curricular: Alemão Turma: 81/82 E-mail da professora: rositaschm@gmail.com

(22)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

Tarefa 28 e 29 (8°ano): La laïcité à l’école en France

Bonjour à tous et à toutes ! Nesta tarefa, continuaremos abordando assuntos relacionados à escola, à infância e à adolescência na França. Vamos descobrir que as crianças e os adolescentes franceses e todos aqueles que moram na França têm direito à educação pública, laica e totalmente gratuita. Na França, é a constituição que garante que toda escola pública seja laica, ou seja, que não se imponha dentro das escolas nenhum tipo de religião aos alunos e que seja responsabilidade de cada família a decisão de como será a presença ou a ausência da religião na vida de suas crianças. Para ajudar nessa organização, todos os alunos do « collège » não têm aulas às quartas-feiras para que cada família tenha um dia útil na semana dedicado à instrução religiosa de seus filhos, fora da escola, se assim o desejar. Para aquelas famílias que desejam que seus filhos estudem em escolas confessionais (onde há a presença e o ensino de uma religião), existem na França escolas particulares (pagas) que permitem que as crianças recebam na escola instruções sobre uma religião específica.

I. Observez: 


Aluno(a):

Turma: Data:

Professora: Gabriela J. Componente curricular: Língua francesa 80

E-mail: gabrielaj.fr@gmail.com

Enviar a tarefa para a professora preferencialmente até dia 23/10/2020.

Vocabulaire :

(23)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

A) Quais são as duas principais características da escola na França, garantidas em lei desde

1882?

B) Como podemos definir o termo « laïcité » (laicidade) quando pensamos nas escolas na

França?

C) Dites si c’est vrai (V) ou faux (F) et justifiez votre réponse: 


1. Na escola pública francesa, os conhecimentos não precisam ser ensinados a todos da mesma maneira. Se algum aluno ou aluna na França não quiser participar de alguma atividade por conta de sua religião, ele poderá ser dispensado da aula.

Justification: __________________________________________________________________

( )V / ( )F

2. É proibido usar símbolos religiosos na escola pública francesa de maneira exposta/visível. (Por exemplo, muçulmanas não podem usar o véu que cobre seus cabelos; os judeus não podem usar o kipá, tipo de chapéu ou boina; católicos não podem usar um crucifixo; umbandistas não podem usar um turbante, etc.)

Justification: __________________________________________________________________

( )V / ( )F

3. Na França, há escolas privadas (pagas) onde é possível ter aulas de uma religião específica. Nas escolas públicas francesas, as religiões não devem ser manifestadas. Elas são reservadas à vida privada/íntima de cada cidadão francês.

Justification: __________________________________________________________________

(24)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

D) O que você pensa de todos esses princípios garantidos pela constituição francesa?

E)

E no Brasil?

Como acontece no nosso país a relação entre vida escolar e laicidade e o que

você acha disso?

Em caso de dúvidas sobre alguma tarefa, entre em contato com a professora!

(25)

Tarefa de estudos dirigidos a distância Semana 29

Na semana 29 vamos trabalhar novamente com figuras geométricas! Agora, as figuras serão representadas em um Plano Cartesiano, que é formado por dois eixos perpendiculares, os quais podem ser chamados de eixo 𝑥 (horizontal) e 𝑦 (vertical).

Como vamos trabalhar com os conceitos de área e perímetro, você pode acessar o seu material relativo às semanas 9, 10 e 13, nas quais também trabalhamos com tais conceitos. Durante a realização das atividades, o material da semana 27 também pode ser utilizado – lá, trabalhamos com frações no Tangram.

Na abaixo (figura 1), temos um quadrado ABCD, ou seja, um quadrado que tem como vértices os pontos A, B, C e D.

Figura 1

Analisando a localização dos pontos e a escala representada nos eixos, podemos concluir que a medida do lado do quadrado é de 12 unidades.

Note que nesse sistema de eixos, cada ponto possui duas coordenadas: 𝑥 e 𝑦. Veja:

A (0, 12) 𝑥 = 0 e 𝑦 = 12 B (12, 0) 𝑥 = 12 e 𝑦 = 0 C (0, 0) 𝑥 = 0 e 𝑦 = 0 D (12, 12) 𝑥 = 12 e 𝑦 = 12

Para indicarmos a localização de cada ponto, utilizamos o que é chamado de par ordenado: 𝑥, 𝑦

Figura 2

Atividade 01:

a) Qual a medida da área do quadrado representado na figura 1?

b) Qual a medida do perímetro do quadrado representado na figura 1?

Atividade 02:

Sobre a figura 2: (à esquerda)

a) Qual a medida da área do triângulo?

b) Que relações existem entre a figura 1 e a figura 2? Observe com atenção e escreva suas conclusões.

Aluno(a): ______________________________________

Professor: Marcelo A dos Santos Componente curricular: Matemática

(26)

Tarefa de estudos dirigidos a distância Agora, observe as figuras abaixo. Todas foram construídas em um plano cartesiano, o qual também exibe uma malha quadriculada onde podemos observar com mais clareza as medidas utilizadas.

A partir dos valores representados em cada eixo, podemos obter a medida dos lados de cada figura. Exemplos:

a) Na figura 5, a base AB mede 6 unidades, mesma medida da altura AC.

b) Na figura 4, a distância entre os pontos B e D é de 6 unidades (linha tracejada).

z Figura 3 Figura 4 Figura 5 Figura 6 Figura 7 Atividade 03: Responda:

a) Qual a medida da área do paralelogramo da figura 3? Explique como você chegou a esse resultado.

b) Qual a medida da área dos triângulos representados nas figuras 6 e 7? Como você chegou a esse resultado?

c) Que forma geométrica está representada na figura 4? Qual a medida da área dessa figura?

d) Qual a medida da área do triângulo representado na figura 5? Explique como você chegou a esse resultado.

(27)

Tarefa de estudos dirigidos a distância Atividade 04:

Qual a medida da área do triângulo ABC representado na figura 8? Explique o raciocínio utilizado.

Figura 8

Faça as atividades e envie uma foto legível para proj.marcelosantos@gmail.com.

Lembretes:

As respostas e comentários sobre as atividades da semana 28 serão enviadas por e-mail posteriormente.

Sempre que necessário, entre em contato com o professor e apresente suas dúvidas e questionamentos relacionados às atividades.

(28)

Tarefa de estudos dirigidos à distância 1.

Inspiração Musical – Parte 2

Essa quinzena vamos fazer uma atividade um pouco diferente.

A tarefa consiste em ouvir a mesma música todos os dias e realizar um diário de emoções. Para dar tempo de vocês ouvirem por pelo menos 5 dias consecutivos, a atividade terá a duração de 15 dias.

1- Escreva o nome da sua música inspiração, da atividade da semana anterior.

2 – Preencha o diário de emoções ao ouvir essa música durante os 5 dias consecutivos. Escreva o que te chamou a atenção musicalmente. Quais os instrumentos. Os detalhes da voz, se tiver. O que você sentiu ao ouvir. Seja sincero e honesto nas suas respostas.

Dia Diário 1 2 3 4 5

Aluno(a): Professor(a): Ana Francisca S. Grings Componente curricular: Música

(29)

Tarefa de estudos dirigidos a distância 1.

ESE NE TEKREMA III: a continuação

Caríssimas alunas e alunos

A lição de hoje não traz somente a continuação do texto Os coloridos, de Cidinha da Silva, mas também o prosseguimento do estudo sobre a relação entre o sentido fundamental do adinkra Ese Ne Tekrema (a boca e os dentes) e o fazer teatral, seja ele em nível profissional ou escolar, como é o nosso caso. Na semana anterior, falei um pouco sobre o teatro textocentrista e do quanto ele causava dependência do trabalho de dramaturgas (os) para a realização das peças teatrais.

No entanto, quando analisamos a situação de forma mais atenta, percebemos que as autoras e autores dos textos para o teatro também dependem muito do trabalho de toda uma equipe. Veja bem: enquanto o texto teatral não é encenado, ele está apenas no papel. Para transformar-se em cena viva, com cores, sons, vozes, luzes e toda a rica magia que envolve o espetáculo, é imprescindível o trabalho de atrizes, atores, diretoras e diretores, musicistas, profissionais da cenografia, do figurino e da iluminação. É o trabalho desse grupo que concretiza e dá sentido ofício de dramaturgas e dramaturgos. E, quanto mais eficiente for o trabalho da trupe, mais bonito parecerá o texto escrito. Na minha opinião, a relação de solidariedade, colaboração e reciprocidade que existe na arte teatral é uma das coisas mais belas que se pode sentir e viver.

Agora, conforme prometido, segue a segunda parte do texto Os Coloridos. Boa leitura!

*******************************************************************************************************************************

Vermelho: Amarelinho, você não se cansa de falar tanta besteira, não? E as nuvens, seu bobo? Não vejo plenitude nenhuma no céu com aquele montão de nuvens! (Diz isso desafiador, olhando para o céu e convidando o público a fazer o mesmo).

Azul: seu Vermelho, o senhor atrapalhou a história de novo!

Vermelho: (sem se importar com o aviso): vamos, vamos, Amarelinho, responda!

Amarelo: é simples, Vermelho! As nuvens se formam quando o céu espirra! Cada nuvem é bolsão cheio de água que chove quando fica muito cheio e...

Vermelho: ai que nojento! Quer dizer então que os deuses Amarelos chovem cuspe aqui na terra? Azul: senhor Vermelho, por favor, você continua atrapalhando a história.

Vermelho: tá, tá! Vamos amarelinho, acaba logo com essa história, mas eu te peguei, você não respondeu à pergunta das nuvens.

Amarelo: pode ser, Vermelhinho! Mas o mundo não teria sonho se tivesse resposta para tudo. Vermelho: ora veja, é muita bobagem junta! Que história sem pé nem cabeça. Onde já se viu um bando de Amarelinhos com poder para sustentar o céu? É uma piada pronta e sem graça. Amarelo: pois saiba, amigo Vermelho...

Vermelho (in e ompe Ama elo com o dedo em i e): S . Ve melho, po fa o ! Pa a oc e o enho . N o o e amigo e n o lhe dei intimidade.

Amarelo (aproximando-se de Vermelho e colocando a mão em seu ombro em total desconsideração ao aviso de Vermelho): pois saiba, amigo Vermelho, que tem sido assim desde que o mundo é mundo (Vermelho faz uma cara relaxada e deixa Amarelo com as mãos em seu ombro). Os deuses não sustentam o céu sozinhos! Tem sempre uma mulher ou um homem que os ajudam. Em contrapartida, os deuses mantêm a alegria na Terra, mesmo quando ficam tristes por causa da guerra e das matanças, da destruição.

Azul: é uma história muito bonita, amigo Amarelo!

Vermelho: (mau humorado): que história bonita que nada! É uma história boba, uma bobagem e vocês são dois bobões! Amarelo: sabe, amigo Vermelho...

Vermelho: já falei que não te dou intimidade pra me chamar de amigo!

Azul: é preciso ter ginga para viver a vida, amigo Vermelho, já nos ensinaram os africanos.

Vermelho: hahahahaha, ginga é esse negócio de ficar balançando a bunda que a gente vê nas danças dos Azuis? Aluno(a): Professora: Dedy

Turmas: 81 e 82 Data: 12/10/2020

(30)

Tarefa de estudos dirigidos a distância Amarelo: acho que não, amigo Vermelho...

Vermelho: fica quieto, Amarelinho, nem Azul você é. O que é que sabe deles?

Azul: não seja tolo, amigo Vermelho, o conhecimento é uma bebida doce e nutritiva que todos devem provar. A ginga é a alma de uma luta chamada Capoeira, que nasceu no Brasil. Alguns di em q e eio de ma dan a chamada N golo l de m pa chamado Angola. A ginga o movimento que faz que vai e não vai só para ver como o outro reage. Às vezes você ginga mais rápido, às vezes mais devagar, às vezes em trevo ou em X, com os pés trocados. Depende do que a vida sugere ou exige. A ginga é única, cada pessoa tem a sua, é como uma impressão digital. Gingar é uma maneira de não entrar no confronto direto como nosso amigo Vermelho faz. A ginga é o movimento que embala o corpo, como a música embala as palavras. Quando você ginga, você não olha, mas vê.

Amarelo: o que acontece com o bebê esperto quando está na barriga da mãe? Ele ginga, faz esforço para não ser sufocado pelo cordão, até na hora de nascer tem que ser malandro, não pode ficar sentado, preguiçoso, precisa se movimentar e se encaixar no lugar certo. Gingar é falar com o corpo inteiro, e quando alguém fala com o corpo inteiro, fala mais.

Azul: tem uma história que aconteceu na Nigéria, outro país do continente africano, como Angola, de onde veio a dança que inspirou a nossa capoeira, que explica muito bem o que é a ginga. Veja se ouve com atenção e aprende alguma coisa, amigo Vermelho. Contam que Ogum, um deus muito bravo, depois de mais um dia de fúria, feriu muitas pessoas inocentes, e então ele se escondeu na mata, envergonhado. Não mais trabalhava afundado em remorso e sofrimento. Como resultado, as pessoas na vila padeciam duas vezes, pois Ogum era ferreiro, e quando ele não trabalhava, não havia ferramentas para cultivar a terra, não havia armas para a guerra, não havia tecnologia. Ogum é o deus da tecnologia. Os súditos tentavam se aproximar dele no coração da floresta, mas era inútil. Só Oxum, moça graciosa e arteira, enviada pelos mais-velhos conseguiu aproximar-se daquele coração de menino frágil e turrão. Ela canta, dança e encanta Ogum, que a segue boquiaberto por sua juventude e beleza. Oxum se exibe, faceira, sempre gingando de frente para o guerreiro e vai seduzindo e enganando, andando de costas até chegar à vila, e lá os súditos recebem o Ferreiro em festa e o convencem a ficar. E a ciência no mundo volta a florescer.

Vermelho (mais flexível, sensibilizado por tudo o que ouviu): hummm... quer dizer que outro povo além do povo Vermelho conhece a tecnologia há muito tempo?

Azul: sim, Vermelho. O conhecimento, além de doce e nutritivo, é também generoso, habita a casa de todos os povos do mundo. Música: Cores do mundo - Autoria: Belize Pombal

Tem no mundo tanta gente

Tem no mundo tanta história diferente Tantas cores, tanta vida

Pare e pense

Quantas formas de viver no passado e no presente No mundo tem muito mais que mil sabores Tem no mundo vários tipos de cheiros e flores Em todos os povos lindas descobertas, Que podem fazer da vida,

Uma generosa festa No mundo há vários povos Muito pra se conhecer

São tantas sabedorias diferentes Pode crer

Você aprende comigo Eu aprendo com você

Todo ser tem algo bom pra ensinar e aprender Tem no mundo tanta gente

Tem no mundo tanta história diferente Tantas cores, tanta vida

Pare e pense

Quantas formas de viver no passado e no presente

No mundo tem muito mais que mil sabores Tem no mundo vários tipos de cheiros e flores Em todos os povos lindas descobertas, Que podem fazer da vida,

Uma generosa festa

Em todos os povos lindas descobertas, Que podem fazer da vida,

Uma generosa festa.

Vermelho: é, talvez vocês tenham razão. (Azul e Amarelo piscam um para o outro).

Azul: Eu vejo uma arara que atravessa o horizonte. Estão vendo como ela é colorida? Parece mentira que um só pássaro tenha tantas cores. (Azul mostra a Vermelho, a Amarelo e ao público uma arara multicolorida, real ou imaginária). Os mais velhos contam que a arara não era assim. Ela quase não tinha nenhuma cor. Era só cinza. Suas penas eram curtas, como uma galinha molhada. Os próprios deuses não sabiam

(31)

Tarefa de estudos dirigidos a distância quem fizera as araras. Ou como haviam sido feitas. Assim era a vida. Os deuses despertaram depois que a noite disse para o dia ago a a minha e . E a pe oa e a am do mindo e o de e l a am, empre lutavam. Esses deuses eram muito briguentos. Eles guerreavam porque o mundo era muito chato, pois era todo pintado somente com duas cores; uma era o preto, que comandava a noite, a outra era o branco, que caminhava durante o dia. A terceira não era uma cor, era o cinza. Esses deuses eram briguentos, mas sábios. E, durante uma reunião, conseguiram chegar a um acordo para criar mais cores. Um dos deuses machucou a cabeça e deu nome à cor do sangue de vermelho. Depois, outro deus procurava uma cor para pin a a e pe an a e encon o o e de . O o de come o a ca a f ndo na e a e encon o o ma om-caf . O o foi pa a cima. Vo olha de q e co o m ndo , di e, e come o a bi e a bi a l no al o. Q ando chego bem al o encon o o a l . Um o o De e a a p oc ando co e q ando e c o ma c ian a indo, ap o imo -se com cuidado e, quando a criança se distraiu, o deus lhe arrebatou a risada e encontrou o amarelo. (Durante essa descrição, os atores vão buscando ajuda da plateia para dizer os nomes das cores). Nesse momento, os deuses já estavam cansados e foram beber aluá, uma bebida refrescante, e dormiram, deixando as cores numa caixinha, debaixo de uma árvore chamada baobá. A caixinha não estava muito bem fechada e as cores saíram, começaram a brincar, se amaram e surgiram mais cores diferentes. Quando os deuses acordaram, já não eram sete cores, eram muitas cores. Então subiram no alto da copa do baobá e dali começaram a jogar as cores ao acaso: o azul ficou parte na água e parte no céu, o verde caiu nas árvores e nas plantas. Os deuses lançavam as cores e nem se preocupavam onde elas iam parar, e algumas cores salpicaram nas pessoas e é por isso que existem pessoas de diferentes cores e diferentes pensamentos. E então, para não esquecer ou perder as cores, pensaram numa forma de guardá-las. Foi então que viram a arara e nela começaram a colocar todas as cores. Aumentaram suas penas para que coubessem todas. E foi assim que arara ganhou tantas cores e anda por aí passeando, para que os homens e as mulheres não se esqueçam que existem muitas cores e pensamentos, e que o mundo só será alegre e belo se todas as cores e todos os pensamentos tiverem seu lugar.

Música: Diferenças - Autoria: Margareth Darezzo Cada um tem um...

Rosto, corpo, nome, jeito de ser Todo mundo tem nariz

Todo mundo tem um pé, outro pé... Todo mundo é diferente sendo igual Todo mundo é igual, sendo diferente A linda paisagem tem mil cores E todas as cores são tão importantes Todo mundo é diferente sendo igual Todo mundo é igual, sendo diferente

Cada um tem um...

Rosto, corpo, nome, jeito de ser Todo mundo quer amar

Todo mundo quer viver e ser feliz Todo mundo é diferente sendo igual Todo mundo é igual, sendo diferente A linda orquestra tem mil sons E todos os sons são tão importantes Todo mundo é diferente sendo igual Todo mundo é igual, sendo diferente

Amarelo: isso, vamos espalhar as cores pelo mundo e fazer de todas elas irmãs.

Vermelho: como as pessoas, não é, amigo Amarelo? Diferentes, mas respeitando umas às outras. FIM

E então, gostou da história? Pois bem, agora que vocês conhecem o texto do início ao fim, vamos aos exercícios:

1) Faça um breve comentário sobre o texto (mínimo 10 linhas). Aqui você poderá colocar sua opinião sobre a história, indicar qual das personagens você gostaria de representar, pode falar a respeito da sua impressão sobre cada uma das personagens e também se você teria uma proposta diferente para o final. Você também deve fazer uma relação entre características do texto de Cidinha da Silva (na foto à esquerda) e os elementos que já estudamos ao longo do ano.

2) Escolha uma das personagens do texto e crie para ela uma ficha de personagem. Você pode utilizar as mesmas questões da tarefa 23/24 (Ese ne tekrema), mas também pode acrescentar outras perguntas que considerar importante para detalhar a personagem. Esse trabalho deverá ser entregue até o dia 30/10/2020.

Um grande beijo e bom trabalho! Profe Dedy.

Referências

Documentos relacionados

Tendo como parâmetros para análise dos dados, a comparação entre monta natural (MN) e inseminação artificial (IA) em relação ao número de concepções e

Nishizawa et al (1999) modelaram um pavimento composto do tipo WTUD considerando o efeito do gradiente térmico sobre este, chegando à conclusão de que para um gradiente negativo, em

Comparações entre o valor médio de fluxo salivar não estimulado entre pacientes que receberam laserterapia (grupo laser) e pacientes que receberam apenas cuidados clínicos

Em caso de cessão à entidades não abrangidas, esta última assume a obrigação de pagamento de todos os encargos (bónus e contribuições) que a cedente liquidaria se

Os estudos iniciais em escala de bancada foram realizados com um minério de ferro de baixo teor e mostraram que é possível obter um concentrado com 66% Fe e uma

6.54- Valor médio de cobre e seu desvio padrão, em µg.cm-2, e coeficiente de variação, em %, para as faces, considerando o factor sectores da rampa e sua interacção com as versões

a) afastamento das atividades do Projeto por período superior a 14 (quatorze) dias; b) para averiguação de descumprimento de normas do Pibid. 11.4 A bolsa do Pibid será

Ainda na última parte da narrativa, outro “milagre” acontece: Grenouille apa- rece, de súbito, em meio ao povo, destampa uma pequena garrafa que trazia consi- go, borrifa-se com