• Nenhum resultado encontrado

Guia de Orientação. Primeira Infância (0 3 anos de idade)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Guia de Orientação. Primeira Infância (0 3 anos de idade)"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Claridente – Odontologia Preventiva

Rua das Bandeiras, 50 - Bairro Jardim – Santo André (SP) - 11 4994-1499

www.clinicaclaridente.com.br

Guia de Orientação

Primeira Infância (0 – 3 anos de idade)

Os primeiros dentes do bebê começam a aparecer na boca por volta dos 6 meses de idade. Eles iniciam a sua formação no período de vida intra- uterina: os decíduos por volta da 6ª semana e os permanentes por volta do 5o mês. Durante esse período de formação, alterações na gestação como infecções, febres e medicamentos inadequados, podem levar a alterações, como defeitos na mineralização do dente. À partir do nascimento do primeiro dentinho, o bebê deve ser levado ao odontopediatra. Nessa consulta, além do início do condicionamento da criança, podemos fazer uma análise da cavidade bucal para detecção de alterações. Aliado a esse procedimento, a mãe receberá orientações de higiene bucal, dieta, flúor, cárie, chupeta, mamadeira e etc.

Higiene Bucal

Antes mesmo da erupção dos dentes, deve-se fazer a higiene da cavidade bucal do bebê com gaze ou fralda embebida em água filtrada ou soro fisiológico. Esse hábito precoce treina o bebê a aceitar mais facilmente a higienização dos dentes que irão erupcionar no futuro e remove os resíduos de leite materno. Após o nascimento do primeiro dentinho, a gaze deve ser trocada por uma escova pequena de cerdas macias. Como até os 6 anos as crianças não conseguem ou têm dificuldades para cuspir a pasta, deve-se optar por dentifrícios sem flúor, com exceção quando dentifrícios com flúor são recomendados pelo dentista. Esses são específicos para bebês, pois possuem baixas quantidades de flúor.

(2)

Claridente – Odontologia Preventiva

Rua das Bandeiras, 50 - Bairro Jardim – Santo André (SP) - 11 4994-1499

www.clinicaclaridente.com.br

Escovação:

A escovação deve ser feita com escova de cabeça pequena e cerdas macias, próprias para cada idade. Deve ser colocado o mínimo de dentifrício, na ponta da escova em sentido transversal. A mãe deve se posicionar atrás da criança segurando o queixo com uma mão e a escova com a outra. Deve-se escovar todas as superfícies dentais, direcionando as cerdas da escova para o colo do dente em 45. Nessa posição, deve-se fazer movimentos vibratórios, deixando as cerdas da escova penetrar no sulco gengival. Pode ser utilizada também a técnica de movimentos circulares. Não esquecer de escovar a língua. Na língua se acumulam detritos: restos alimentares, bactérias e etc que causam o mau hálito.

Fio Dental:

A sua utilização é muito importante, pois a escova não alcança o espaço entre os dentes. Deve ser utilizado, pelo menos, uma vez ao dia. O fio deve ser enrolado nas pontas dos dedos indicadores e inserido delicadamente entre os dentes até o sulco entre o dente e a gengiva. Ele deve abraçar a superfície de um dente e deve ser removido. Com uma parte nova do fio, deve-se inserir no mesmo local e limpar a superfície do outro dente.

(3)

Claridente – Odontologia Preventiva

Rua das Bandeiras, 50 - Bairro Jardim – Santo André (SP) - 11 4994-1499

www.clinicaclaridente.com.br

Doença Cárie

A cárie dental é uma doença infecciosa, contagiosa e multifatorial, causada principalmente pela interação entre bactérias, dieta rica em açúcares e higiene oral inadequada. Ao entrar em contato com os restos de alimentos depositados nas superfícies dentais, as bactérias cariogênicas (causadoras da cárie) produzem ácidos que atacam a camada protetora do dente, o esmalte. No início, forma-se uma mancha branca, a qual, caso não seja tratada a tempo, evolui para cavitação, ou seja, forma-se um buraco no dente. Em estágios mais avançados, pode haver comprometimento da polpa (nervo) do dente, causando a tão temida dor de dente.

A melhor forma de prevenção dessa doença é a adoção de bons hábitos de higiene bucal, aliados a uma dieta equilibrada e consultas regulares ao seu dentista.

Transmissibilidade da cárie

As bactérias causadoras da cárie são transmitidas para o bebê logo cedo, geralmente pela mãe. Evite assoprar alimentos, beijar na boca do bebê e o uso compartilhado de copos e talheres.

(4)

Claridente – Odontologia Preventiva

Rua das Bandeiras, 50 - Bairro Jardim – Santo André (SP) - 11 4994-1499

www.clinicaclaridente.com.br

Cárie de mamadeira

São cáries agudas, de acometimento precoce e que provocam grandes destruições em curtos espaços de tempo. Elas ocorrem quando a mãe persiste em dar mamadeira à noite para a criança, sem qualquer tipo de higiene posterior. Clinicamente, os incisivos são os dentes mais acometidos (pela própria ordem de erupção), porém também atinge os molares. Para prevenir a cárie de mamadeira, o dentista deve ter a oportunidade de examinar a criança e orientar os pais ou responsáveis antes dos 3 anos de idade.

A importância do flúor

O flúor ajuda a fortalecer o esmalte dental tornando-o menos susceptível à ação dos ácidos bacterianos causadores da cárie. Ele pode ser encontrado nas pastas dentais, enxaguatórios bucais, nas águas de abastecimento público e em outros produtos. Em quantidades excessivas, porém, o flúor pode ser tóxico. Dessa forma, somente o dentista tem a capacidade de prescrever a freqüência e a forma de administração desse composto, com base na necessidade individual de cada paciente, que varia de acordo com a idade e o risco ou atividade de cárie. Esquema de aplicação tópica de acordo com a idade do paciente:

(5)

Claridente – Odontologia Preventiva

Rua das Bandeiras, 50 - Bairro Jardim – Santo André (SP) - 11 4994-1499

www.clinicaclaridente.com.br - a cada 3 meses: para pacientes com risco de cárie

- Mensalmente: para pacientes com atividade de cárie

- Tratamento de choque: crianças de baixa idade, até 4 anos com lesões ativas, onde não se consegue adequação do meio.

Fluorose

A Fluorose Dentária é um distúrbio de formação dentária provocada pela ingestão prolongada de fluoretos, tendo como conseqüência, uma opacidade do esmalte (primeira camada dos dentes). Pode se apresentar com aspectos que variam desde linhas esbranquiçadas e imperceptíveis, até áreas completamente esbranquiçadas. Manchas amareladas nos dentes, comum nos casos de fluorose acontecem pelo contato com pigmentos alimentares. Afeta crianças de 0 a 12 anos. A melhor forma de prevenir é o controle do uso de fluoretos em crianças, durante a formação dos dentes.

Uso de chupetas e mamadeiras

A necessidade de sucção é muito forte no início da vida do bebê para a sua sobrevivência. A sucção é uma ação reflexa que pode ter função nutritiva ou não-nutritiva. Na função nutritiva, o bebê se alimenta, satisfaz suas necessidades psico-emocionais, exercita a musculatura facial, estimula o bom crescimento da mandíbula e a respiração nasal. Então, quando a criança recebe aleitamento materno exclusivo, ela satisfaz suas necessidades nutricionais e emocionais. Se ela mama na mamdeira, ela não realiza a sucção adequada (o leite sai sem que precise fazer o movimento de ordenha), portanto satisfaz apenas a necessidade nutricional e fica insatisfeito emocionalmente. Nesse momento, ela busca outros meios para aliviar o seu estresse, como dedos, chupetas e etc. Essa é a sucção não-nutritiva. A necessidade de sucção é grande nos 3 primeiros meses de vida da criança e começa a diminuir gradativamente até os 6, 7 meses, onde começam a ser introduzidas as papinhas, suquinhos, etc. Dessa foram, o ideal é que a criança abandone o

Baixa

concentração de flúor

(6)

Claridente – Odontologia Preventiva

Rua das Bandeiras, 50 - Bairro Jardim – Santo André (SP) - 11 4994-1499

www.clinicaclaridente.com.br hábito de sucção por volta de 1 ano de idade. É considerado hábito prolongado quando perdura até os 2, 3 anos e se torna um hábito nocivo acima dos 3, 4 anos.

Principais alterações causadas pelo uso prolongado de chupetas mamadeiras e dedos:

- mordida aberta anterior

- alteração do formato do palato (palato ogival) - mordida cruzada posterior

- Inclinação para vestibular dos incisivos superiores - Inclinação para lingual dos incisivos inferiores - Interposição de língua na deglutição.

Deve-se proibir então o uso de chupetas, mamadeiras e dedos?

Não, porém seu uso deve ser racional. Deve-se avaliar se é uma real necessidade da criança ou comodidade dos pais. A criança chora por uma série de motivos, principalmente nos primeiros meses de vida, onde essa é a

(7)

Claridente – Odontologia Preventiva

Rua das Bandeiras, 50 - Bairro Jardim – Santo André (SP) - 11 4994-1499

www.clinicaclaridente.com.br sua única forma de comunicação. Avaliar, antes de colocar a mamadeira ou a chupeta, se é choro de calor, frio, troca de fraldas, e etc. Se toda vez que criança chorar, for introduzida uma mamadeira em sua boca, ela cria uma dependência emocional com a comida. Além de levar em conta a idade da criança, esses complementos de sucção devem ter seu momento de uso:

- Limite o tempo da chupeta.

- Não amarre a chupeta nos pescoço, berço ou outro local de fácil acesso da criança.

- Remover a chupeta quando a criança adormecer.

- O bico da chupeta e da mamadeira deve ser compatível com a boca da criança: dar preferência para os ortodônticos e anatômicos.

Não deixar a criança dormir com a mamadeira. O leite (normalmente com açúcar ou achocolatado) que fica ali concentrado é o principal causador de cáries nos dentes da frente (cárie rampante ou de mamadeira).

Dieta

O acréscimo de novos alimentos à dieta láctea, antes do período referido, não propicia nenhuma vantagem nutricional. Além disso, tal conduta sujeita o lactente a riscos desnecessários como intolerância alimentar e tendência à ingestão excessiva, podendo levar à obesidade. Atenção deve ser dada ao consumo de chás, adoçados com açúcar ou mel, pois podem antecipar o desmame. O bebê amamentado exclusivamente no peito está acostumado com o sabor do leite materno suavemente adocicado, ao conhecer um sabor bem mais doce, passa a preferir esse alimento, sugando menos a cada mamada, podendo chegar até a rejeição total do leite. O desmame, quando bem conduzido permite a criança conhecer diferentes sabores, amadurecer suas preferências e formar hábitos alimentares baseados em uma variedade de alimentos. Inicie o desmame pelos sucos e pelas papinhas de frutas. Não adicionar açúcar, o melhor é habituar a criança com os sabores das frutas. O ideal é oferecer os sucos nos intervalos das mamadas, de preferência pela manhã, e as papinhas de frutas no período da tarde, o tamanho da porção é estipulado pela criança. Após aproximadamente duas semanas da introdução das frutas, é o momento de oferecer as papas salgadas, de preferência no horário do almoço, e só depois que a criança já estiver substituindo a mamada desse horário é que se deve dar a papa do jantar. Não é indicado durante o período do desmame oferecer sobremesas, que devem, caso seja hábito da família, ser introduzido bem mais tarde.

Evite dar balas, pirulitos, chocolates e chicletes ao seu bebê, quanto mais tarde ele entrar em contato com esses alimentos, melhor.

(8)

Claridente – Odontologia Preventiva

Rua das Bandeiras, 50 - Bairro Jardim – Santo André (SP) - 11 4994-1499

www.clinicaclaridente.com.br

Atendimento de bebês

Os cuidados com a saúde bucal do recém-nascido devem incluir o exame da cavidade bucal e a orientação preventiva dentro dos 6 meses após a erupção do primeiro dente. A importância do primeiro contato não se resume apenas aos cuidados preventivos e à realização de tratamentos de boa qualidade, mas também é uma oportunidade de construir com o bebê, através de consultas sucessivas, um relacionamento positivo com a odontologia, para que ele no futuro seja um adulto sem cáries, doenças de gengivas e sem traumas.

Até um ano de idade, a criança é receptiva, dificilmente estranha as pessoas. A partir de um ano, ela já passa a perceber as pessoas com estranhas e chora. O choro é a única forma de a criança extravasar suas emoções e de se comunicar, isso não quer dizer que a criança esteja sofrendo ou sentindo dor e nem que ela vai ficar traumatizada. Da mesma forma que ela chora para cortar a unha, o cabelo, ela vai chorar durante o atendimento odontológico. Isso ocorre porque ela não está familiarizada com o ambiente do consultório ainda não tem maturidade para entender o condicionamento. Existem outros comportamentos na tentativa do bebê de fugir do tratamento, que também são muito comuns nessa idade, tais como vômitos, movimentos de braços e pernas, urinar e etc. Portanto, até os 3 anos, o condicionamento não é real, necessitando na maioria das vezes de contenção para o atendimento. Dessa forma, de 0 a 36 meses, os diferentes métodos de restrição física têm seu uso justificado porque oferecem maior segurança e proteção ao paciente e à equipe contra eventuais acidentes durantes os procedimentos clínicos, facilitando a execução de manobras odontológicas. Porém, essa contenção nunca é feita de imediato, o profissional deve primeiro avaliar as reações da criança. A contenção não criará traumas na criança porque nesse processo trabalha-se com a individualidade de cada criança, respeitando suas reações e captando o que elas querem dizer. Quando o modo da criança expressar sua dor ou cansaço não é respeitado e os seus limites são ultrapassados, então ocorre o trauma. A partir dos 3,5 e 4 anos, a criança já está passível de ser condicionada e a contenção deve ser evitada.

Orientações aos pais quanto ao atendimento de bebês

- Mamãe fique tranqüila, certamente você passará essa tranqüilidade para seu filho. Se você estiver ansiosa, ele também ficará ansioso. Cuidaremos dele como se fosse nosso filho.

- Não se inquiete com o choro de seu filho. Na faixa etária dos 0 ao 3 ano, é a forma que eles têm de se expressar.

(9)

Claridente – Odontologia Preventiva

Rua das Bandeiras, 50 - Bairro Jardim – Santo André (SP) - 11 4994-1499

www.clinicaclaridente.com.br - Não se preocupe que seu filho não ficará traumatizado. Entendemos

suas diversas reações e sabemos analisá-las.

- Não iniba a curiosidade da criança, ela pode se sentir frustrada ao ser podada.

- A criança dos 0 aos 2 anos de idade é muito esperta, se eles conseguem memorizar mensagens intra-uterinas, do mesmo modo, vai memorizar todas as mensagens que estamos enviando para ela. Se você ignorar um comportamento negativo, ela perceberá que não conseguiu chamar a atenção.

- Nosso tratamento com a criança será carinhoso. As reações positivas serão reforçadas para motivá-la e realizarmos um trabalho clínico sem dor, respeitando a individualidade de cada uma.

- A criança é esperta e dinâmica, sempre reconhecerá o local do consultório. Diga sempre a verdade. Ela pode chorar no início, mas com o tempo, vai se acostumando.

- Se for necessário, vou pedir para você segurar a criança, evitando assim, movimentos bruscos e conseqüências desastrosa numa anestesia ou num tratamento. Essa contenção é uma proteção para a criança e um relacionamento de carinho entre mãe e filho. Transmita segurança para seu filho através de mensagens positivas.

- O movimento de perna e braços é normal nessa idade, não se preocupe, pois é o modo de dizer: “não quero ficar aqui”.

- Permaneça em observação: se a mãe fala muito, pode fazer comentários inadequados como: “já está acabando”, “não vai doer nada”, “pare de gritar”. Esse tipo de comportamento atrapalha o atendimento e a relação de confiança dentista-criança.

Referências

Documentos relacionados

Mestrado em Administração e Gestão Pública, começo por fazer uma breve apresentação histórica do surgimento de estruturas da Administração Central com competências em matéria

Este artigo está dividido em três partes: na primeira parte descrevo de forma sumária sobre a importância do museu como instrumento para construção do conhecimento, destaco

É sobre este documento 3 , que inclui sugestões de leitura orientada para a sala de aula por ano de escolaridade, bem como propostas de operacionalização subjacentes às

13 Além dos monômeros resinosos e dos fotoiniciadores, as partículas de carga também são fundamentais às propriedades mecânicas dos cimentos resinosos, pois

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

From this information it is concluded that being attended to by front office staff, and characteristics related to waiting time and the variety of services

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação