• Nenhum resultado encontrado

*Michael Moraes Delgado é graduando em Educação Física pelo IEDA - Instituto Educacional de Assis.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "*Michael Moraes Delgado é graduando em Educação Física pelo IEDA - Instituto Educacional de Assis."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

DESVIOS POSTURAIS DA COLUNA VERTEBRAL

Michael Moraes Delgado*

*Michael Moraes Delgado é graduando em Educação Física pelo IEDA - Instituto Educacional de Assis.

RESUMO

Este trabalho propõe um estudo sobre os desvios posturais da coluna vertebral em alunos escolares. O objetivo central deste trabalho foi analisar as principais ocorrências dos desvios posturais. Com o intuito de abordar fatores causadores de desvios posturais na coluna, procuramos designar os fatores primordiais que fazem com que essas ocorrências possam aparecer e agravarem-se, a fim de identificar os tipos mais comuns dos desvios posturais, e a importância do profissional de educação física no ambiente escolar para transmitir seus conhecimentos da área da saúde adquirido em sua formação para a promoção de conscientização da saúde. Para tanto, foi feito um levantamento bibliográfico sobre o tema proposto; inclui desvios posturais em escolares e a importância da boa postura.

Palavras-chave: Desvios posturais, escola, educação física.

ABSTRACT

This research aims a study of the postural deviations of the vertebral column in students. The main objective of this study was to analyze the main occurrences of postural deviations. In order to subject factors that cause postural deviations in the vertebral column, seek to designate the primary factors that cause these occurrences to appear and worsen, also being able to identify the most common types of postural deviations, and the importance of the physical education professional in the school environment to transmit their knowledge of the health area acquired in their graduation for the promotion of health awareness. Therefore, theoretical bibliographical was used for this research, includes; themes about postural deviations in students and the importance of good body’s posture.

(2)

Desvios posturais da coluna vertebral

Na fase de crescimento e desenvolvimento certamente as crianças, jovens e adultos estão sujeitos a alterações e transformações corporais, a má postura corporal pode trazer como consequência diferentes desvios posturais que podem trazer maiores riscos a saúde na fase de envelhecimento, na fase infantil a criança esta conectada automaticamente a explorar o desconhecido de forma a conhecer tudo a seu redor e se auto-conhecendo tornando de extrema importância a valorização do conhecimento sobre o próprio corpo (VERDERI, 2005). Segundo Detsch e Candotti (2001) o ser humano passou por varias etapas de evolução para que se chegasse as características físicas atuais, segundo os estudos algumas espécies não era evoluídos suficientemente de modo a andar somente sobre as pernas (bípede), e sim com o apoio dos membros superiores no solo, (quadrúpede). Com essa transformação acreditasse que os desvios posturais foram aparecendo com o tempo, sendo eles por encurtamento do músculos, estrutura corporal fraca, formas de comportamentos posturais, desequilíbrio e entre outros fatores que veio junto e acompanha a vida do homem até os dias atuais.

Verderi (2005) retrata os desvios posturais mais comuns, que serão apresentados a baixo:

• Hiperlordose – Esse desvio é localiazado na região lombar composta por cinco(5) vertebras que apresenta uma curvatura mais acentuada à parte interna do corpo.

• Hipercifose - Localizado na região cervical que consiste sete (7) vertebras, esse desvio tem a mesmas caracteristicas da hiperlordose que apresenta curva acentuada a frente.

• Costa Plana- esse desiquilibrio consiste na diminuição da curvatura lombar, cervical, dorsal e sacral. Consequetntemente a sobrecarga maior em determinados pontos da coluna podera ocasionar dores, falta de equilibrio na postura, mobilidade.

A forma ideal para se detectar esse desvio de postura é analizar o corpo humano no plano frontal ou coronal que divide o corpo em duas partes sendo elas a parte frontal (anterior) e costas (posterio).

(3)

• Escoliose – esse tipo de desvio na coluna é identificado ou reconhecido das seguinte maneiras: curvatura acentuada da coluna seja ela para o lado direito ou para o lado esquerdo tendo como caracteristica da letra C, outra maneira também é quando a coluna apresenta dois desvios acentuados seja eles direcionados a ambos os lados tanto para o direito quanto para o esquerdo, formando assim a letra S.

Para detectar a escoliose na coluna vertebral de um indivíduo, devemos observar o mesmo em um plano sagital mediano que divide o corpo em duas metades, sendo elas o lado direito e o lado esquerdo.

Alterações no Joelho

Na fase de crescimento e desenvolvimento as estruturas osseas podem sofrer deformidade devido a presença de desequilibrio muscular contudo afetando e alterando os desvios posturais por consequencia ou não.

Alguns desvios corporais podem ser classificados de forma cogenita, neuromuscular ou adquirida. A congenita é quando o ser humano já nasce com algum dos problemas, a neuromuscular é decorrente a paralisia cerebral ou musculares que consiste em fraquesa muscular, distrofia muscular entre outros.

• Genoflexo - não apresenta extensão total no joelho, tendo certa limitação apresentando a flexão do mesmo.

• Genorecurvado – apresenta hiperextesão do joelho, curvatura acentuada para trás.

• Genovaro – quando o joelho apresenta leve curvatura à parte externa, conhecido também como pernas curvas ou de cawboy. • Genovalgo – apresenta curvatura oposta ao genovaro, a

curvatura é acentuada para o lado interno das pernas fazendo co que os joelhos fiquem mais proximos um do outro.

(4)

A sobrecarga e má distribuição de peso nas articulações são fatores responsaveis por alterarem consideravelmente os arcos plantares com isso comprometendo a absorção de impacto e a mobilidade dos mesmos.

• Plano ou Chato – esta ligado a diminuição do arco plantar, contudo o pé dos indivíduos matem contato com o chão contactando toda a sola. Esse tipo de desvio pode ser congênito ou adquirido e pode provocar outros desvios posturais como já citado antes das pernas que é o genovalgo. • Cavo – percebe-se que o arco do pé está aumentado, por ser

uma postura ainda desconhecida sobre sua origem ela pode tambem ser provenientes de doenças neurologicas, paralisia e etc.

• Supinado ou Varo – associado a um joelho genovaro essa deformidade caracteriza de queda lateral do arco transversal e o tendão calcaneo torna-se varo.

• Pronado ou Valgo – associado ao joelho genovalgo, essa deformidade apresenta queda medial do arco transversal e o tendão calcaneo torna-se valgo.

• Convergente – o indivíduo é diagnosticado com esse desvio quando os pés são voltados para dentro, o hálux aproxima-se da linha medial e o calcaneo fica direcionado ligeiramente para fora.

• Abduto – extremamente ao contrário do convergente o hálux é direcionado para fora enquando os calcâneos são voltados para dentro.

Para se detectar esses desvios posturais deve-se selecionar o plano em que o indivíduo será avaliado e contudo obter um diagnóstico sucinto

Desvios posturais mais comuns em alunos escolares do ensino fundamental

Com base sobre artigos podemos observar que as alterações nos desvios posturais é cada vez mais comum, um dos ambientes mais propícios

(5)

para essas incidências é a sala de aula onde os alunos passam grande parte da vida sentados. Para Oshiro (et al, 2010) as alterações mais frequentes que os alunos possuem sendo elas: Escoliose, Hipercifose torácica e Hiperlordose lombar, que tambem é comprovado em um estudo de (Barbosa, 2010), com maior prevalência. Em seus estudos, Petenucci (2011) identificou que a incidencia de alunos com hipercifose foi maior.

Esses estudos apontam os desvios posturais com maior incidência nos alunos escolares, a porcentagem de outros desvios posturais existem mesmo que em escala menor. Esses desvios ocorrem devido ao mal comportamento da postura corporal em sala de aula, onde o aluno passa uma parte do tempo sentado, também não podemos generalizar essa ideia e jogar a responsabilidades apenas no professores já que os alunos passam a outra parte do tempo com os pais ou responsáveis. Deve-se passar um feedback e salientar a importância dos da postural vertebral sobre os riscos de deformidade e desvios posturais que pode ocorrer e prejudicar a nossa saúde.

Qual a importância do professor de Educação Física nos desvios posturais

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN (BRASIL, 1996) a educação tem como finalidade o desenvolvimento pleno do educando. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental - PCN’s (1998), entre os objetivos da Educação Física está a capacidade do aluno reconhecer-se como elemento integrante do ambiente, adotando hábitos saudáveis de higiene, alimentação e atividades corporais, relacionando-os com os efeitos sobre a própria saúde, e que seja capaz de conhecer os limites e possibilidades do próprio corpo de forma a poder controlar algumas de suas atividades corporais com autonomia e a valorizá-las como recurso para a manutenção de sua própria vida.

O professor pelo seu conhecimento na area da saúde tem como dever orientar de forma que contribua para a prática de hábitos saudáveis, com tudo melhorando e contribuindo com a qualidade de vida dos alunos. Com breve conhecimento sobre desvios posturais o professor através de um olhar

(6)

avaliativo pode diagnosticar alterações posturais já existente nos alunos e orienta-los de forma a se corrigirem posturalmente prevenindo para que o mesmo não se agrave e para que outros não adquiram com o tempo. Para que os alunos se conscientizem e criem hábitos preventivos sobre a postura, o professor poderá desenvolver um trabalho que os direcione através de informações conscientizadoras.

Como Podemos Identificar os Desvios Posturais

Os desvios posturais podem ser identificados utilizando vários métodos sendo por anamnése, métodos mais aguçados e olhar avaliativo onde o professor interessado observa os alunos em seu cotidiano dentro da aula e através de pequenos desvios e comportamentos posturais consegue identificar e intervir para que seja feita a correção quando sobre a postura nos periodos letivos ou direcionar/ indicar para que o aluno possa fazer uma avaliação mais detalhada. Na avaliação anamnése o professor utiliza de questionário voltado a assuntos posturais e atividades do dia a dia, podendo assim detectar algum problema. Na avaliação mais aguçada cabe o professor poderá fazer uma avaliação mais detalhada da postura corporal sobre os desvios através de avaliações mais expecíficas. Com a utilização do semitrógrafo pode-se identificar os desvios posturais mais acentuados e observar os pontos corporais, para fazer essa avaliação é necessario que o individuo fique de sunga e se mulher as vestimentas poderá ser o biquini, no caso quando se trata de crianças é interessante que os avaliadores sejam do mesmo sexo. Geralmente os desvios posturais acaba afetando os indivíduos como nas atividades diárias, exercícios, desequilibrios, caminhar e entres outros.

O Professor de Educação Física, o que ele pode contribuir sobre a questão dos desvios posturais

Como o profissional de Educação Física se enquadra na área da saúde, já que por sua vez trabalha como educador físico e com vasto conhecimento das áreas motoras, fisiológicas e anatômicas. Por sua vez o mesmo pode orientar através de temas transversais sobre a importância e riscos que essa

(7)

doença pode causar e também a prevenção e cuidados que devemos tomar diante de determinadas situações.

Segundo Moreira (et al, 2013) o profissional desta área deve estar atendo a qualquer disfunção que o aluno possa apresentar e se necessário colocar em prática todos seus conhecimentos acadêmicos ou cursos direcionados podendo contribuir para o desenvolvimento do sistema musculoesquelético. Esse profissional deve estar apto com conhecimentos mais elevados para poder recondicionar a musculatura e postura de modo a amenizar tais distúrbios. Para que se adquira bons resultados o professor deve sempre estar se atualizando sobre a temática com intuito de favorecer os alunos e a si mesmo.

(8)

Referências:

BARBOSA, L. M. F. Educação Física escolar como contribuição para prevenção de problemas posturais da coluna vertebral. Monografia (Licenciatura em Educação Física). Universidade Nove de Julho. São Paulo, 2010

DETSCH, Cíntia; CANDOTTI, Cláudia Tarragô. A incidência de desvios posturais em meninas de 6 a 17 anos da cidade de Novo Hamburgo. Movimento. (ESEFID/UFRGS), Porto Alegre, v. 7, n. 15, p. 43-56, dez. 2007.

ISSN 1982-8918. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2622>. Acesso em:

09 out. 2016.

MICHAEL D. Sockol, Davii A. Raichlen, and Herman Pontzer. Chimpanzee

locomotor energetic and the origin of human bipedalism. PNAS 2007 104

(30) 12265-12269; published ahead os print July 16, 2007, doi: 10.1073/pnas. 0703267104.

MOREIRA, Jaqueline; DOS REIS, Bianca Cornelian, Bianca; BARBOSA, Carmem Patricia Lopes. A IMPORTÂNCIA DO BOM POSICIONAMENTO POSTURAL EM ESCOLARES--O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA. UNINGÁ Review, v. 16, n. 3, 2013.

OSHIRO, Valéria Akemi; FERREIRA, Palmira Gabriele; DA COSTA, Roberto Fernandes. Alterações posturais em escolares: uma revisão da literatura postural deviations in schoolchildren: a literature review. Revista de Atenção à

Saúde, v. 5, n. 13, 2010.

PETENUCCI, Viviane Bressan. Desvios Posturais: Uma Revisão de Literatura. Pontificia Universidade Catolica de Goias.

VERDERI, Érica. Programa de Educação Postural. São Paulo: Phorte, 2005

Recebido em: 22/11/2016 Aprovado em: 29/11/2016

Referências

Documentos relacionados

Sistema-teste: qualquer animal, planta, microorganismo, bem como, outro sistema celular, subcelular, químico ou físico, ou combinação destes, incluindo os sistemas ecológicos

Deus, nosso Pai, santificai este pão e este vinho de modo que se convertam para nós no corpo e sangue de Jesus, Vosso filho, que nos mandou fazer o que ele próprio fez!. Na véspera

Rode o comando de selecção de temperatura no sentido dos ponteiros do relógio para a posição ‘•••’ (3 pontos) (para uma qualidade de vapor óptima, não utilize as

Este trabalho possui como principais contribui¸ c˜ oes: (i) apresenta¸ c˜ ao das cau- sas atribu´ıdas no surgimento da DT de requisitos, a qual despertou nos profis- sionais

São  vários  os  métodos  de  medição  e  demarcação  que  podem  ser 

A influência de Varnhagen e de Capistrano pode ser observada nas obras Casa Grande &amp; Senzala (1933) de Gilberto Freyre, Raízes do Brasil (1936) de Sérgio Buarque

Há, porém, pelo menos duas formas de analisarmos o que isso significa: (i) esses nominais estão na posição de argumento porque saturam a valência do verbo com

IV - possibilidade de diferenciação dos limites de emissão, em função do porte, localização e especificidades das fontes de emissão, bem como das