• Nenhum resultado encontrado

LOGÍSTICA REVERSA DE LÂMPADAS FLUORESCENTES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LOGÍSTICA REVERSA DE LÂMPADAS FLUORESCENTES"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

LOGÍSTICA REVERSA DE LÂMPADAS FLUORESCENTES

RODRIGUES, G. A.; MARTINS, C. F.; CARVALHO, J. H. B.; SILVA, K. F.;

MIRANDA, M. B.; GONÇALVES, L. V.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é examinar o processo e à destinação final de Lâmpadas Fluorescentes, bem como, identificar se este processo e a destinação final são eficientes. O estudo utilizou a pesquisa bibliográfica para examinar os processos de logística reversa de lâmpadas fluorescentes (LF). Verificou que as LF têm em sua composição o Mercúrio, que torna o seu descarte cauteloso, pois em contato com o meio ambiente pode ser prejudicial.

Palavras-chaves: Logística Reversa. Lâmpadas Fluorescentes. Descarte. Abstract

The objective of this research is to examine the process and final destination of Fluorescent Lamps, as well as to identify if this process and final destination are efficient. The study used the literature search to examine the reverse logistics processes of fluorescent lamps (LF). He verified that the LF have in their composition Mercury, which makes their disposal cautious, because in contact with the environment can be harmful.

Keywork: Reverse logistic. Fluorescent lamps. Discard. Introdução

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (ABILUX), as lâmpadas fluorescentes (LF) possuem uma eficiência luminosa de 3 a 6 vezes superior quando comparadas às lâmpadas incandescentes, sendo sua vida útil de 4 a 15 vezes maior.

A logística reversa é o fluxo de materiais do seu período de aquisição até o seu ponto de consumo e o fluxo logístico reverso que é desde o ponto de consumo ate o ponto de origem.

(2)

O fluxo logístico reverso é mais comum nas empresas, por exemplo: lâmpadas fluorescentes devem haver um descarte adequado por ser considerado um resíduo extremamente perigoso, pois é composto de substâncias tóxicas como o mercúrio. O consumidor deverá levar as lâmpadas até o ponto de entrega, que geralmente, são mercados, lojas especializadas, igual a política dos 'cascos' de garrafas, ou em algum ponto de coleta seletiva.

A partir daí, o comércio e a empresa responsável por pegar esses resíduos, devem saber como manipular e onde levar, o que poderia ser para as próprias fabricas das lâmpadas, que por sua vez conseguiria reaproveitar alguns componentes e o que sobrar descartar de forma correta respeitando o meio ambiente.

Considerando que este assunto possui uma alta relevância, este trabalho justifica-se, pois, a pesquisa contribui para o conhecimento referentes ao processo e a destinação final, além da possibilidade de servir como base para estudos futuros.

Objetivo

O objetivo desta pesquisa é examinar o processo e à destinação final de Lâmpadas Fluorescentes, bem como, identificar (embasada nos conceitos da Logística Reversa) se este processo e a destinação final são eficientes.

Método

A metodologia utilizada pelos pesquisadores foi a pesquisa bibliográfica, que visa compreender melhor a gestão da logística reversa de pós consumo de lâmpadas fluorescentes, que ao final de sua utilidade, retorna para a fabrica para um descarte correto e para reciclagem. Os materiais para a abordagem da pesquisa (livros, artigos) foram buscados na plataforma google acadêmico.

Resultados

A logística reversa significa todas as operações relacionadas com a reutilização de produtos e materiais ou o descarte correto dos resíduos que não são reutilizados. Para Rogers e Tibben-Lembke (1999) a logística reversa é o processo de planejamento, implementação e controle de fluxos de matérias-primas, de produtos em processo e acabados e de informações, desde o consumidor final até o

(3)

fornecedor, com o objetivo de recuperar valor ou fazer uma apropriada disposição ambiental.

A lâmpada fluorescente começou a ser comercializada em 1938, seu criador foi o cientista Nikola Tesla, nome dado a essa nova criação foi lâmpada de mercúrio baixa pressão. As lâmpadas fluorescentes são caracterizadas por apresentarem vida útil maior e um consumo de energia elétrico reduzido comparado com as lâmpadas incandescentes. Assim, no mercado consumidor a lâmpada fluorescente é a primeira opção aos seus usuários por causa da sua alta redução no consumo de energia.

As lâmpadas fluorescentes são constituídas pelos compostos químicos: Tubo selado de vidro (soda e sálico); Pó de fosforo (clorofluorapatita e fosfato de ítrio vanadato); Mercúrio; Gás inerente. O composto mais perigoso da lâmpada fluorescentes é o mercúrio. Na tabela 1 pode ser verifica a quantidade do mercúrio nos diversos tipos de lâmpadas fluorescentes.

Tabela 1: Relação da quantidade de mercúrio nos diferentes tipos de lâmpadas fluorescentes:

Fonte: Apliquim Tecnologia Ambiental (2010, s.p.)

Apesar das LF serem um produto muito consumido em todo o país, é um produto que tem pouca divulgação referente a forma de descarte correto.

Se esse material não for descartado corretamente pode agredir o meio ambiente por causa da sua composição química. Devida a presença do mercúrio, o descarte das lâmpadas fluorescentes se torna muito complicado. O maior problema acontece quando a substância é inalada, o que pode causar intoxicação por mercúrio, causando tosse, dores no peito e outros problemas graves. De acordo com Apliquim Brasil Recicle (2013), no meio ambiente uma única gota de mercúrio em contato com a água pode contaminar 15 mil litros de água.

Para fazer o descarte corretamente é recomendado: a) Primeiramente, após o consumo desse produto envolver a lâmpada fluorescente em jornal, no caso de

(4)

quebra da lâmpada deverá abrir todas janelas do local e fazer o recolhimento dos cacos e envolver em jornal também; b) Segundo, devolver a sua caixa de origem; c) Terceiro, direcionar o material a uma empresa de coleta seletiva de sua cidade, onde estarão direcionando esse produto aos seus respectivos fornecedores.

Iniciando o processo de logística reversa, os respectivos fornecedores de origem, este inicia outro processo para o descarte correto desse produto. A operação utilizada se divide basicamente em algumas partes: a) Separação dos Soquetes Metálicos; b) Esmagamento do vidro; c) Separação pó fosfórico do vidro; d) Mercúrio em seu estado líquido.

Na figura 1, tem-se o processo completo da reciclagem das lâmpadas fluorescentes.

Figura 1: Ciclo de Descontaminação e Reciclagem de Lâmpadas Fluorescentes Fonte: designme3.wordpress.com lâmpadas / fluorescentes 2014

As destinações dos resíduos das LF podem ser descritas como: a) A poeira fosfórica pode ser reutilizada como material fluorescente na produção de lâmpadas; b) O vidro é destinado para a indústria cerâmica como esmalte para a vitrificação; c)

(5)

O terminal de alumínio segue para indústrias de fundição, e é realizada a separação do alumínio, cobre e latão; d) O mercúrio pode voltar ao seu ciclo produtivo de novas lâmpadas ou fabricação de termômetros comuns.

Realizando esse processo de logística reversa estará estabelecendo um controle do descarte correto desse produto onde não estará agredindo o meio ambiente por causa de seus compostos químicos.

Considerações Finais

A pesquisa proporcionou uma compreensão sobre o tema “logística reversa de lâmpadas fluorescentes” que é uma área pouco estudada academicamente e divulgada na mídia.

Com a pesquisa foi verificado o processo reverso da lâmpada fluorescente, e observado que deve ser responsabilidade do fornecedor de origem a sua coleta. Quando o descarte é realizado de forma correta esse material retorna ao seu ciclo primário, entretanto, se esse produto for descartado de forma incorreta, pode agravar a sua saúde e o meio ambiente.

Assim, esse trabalho proporcionou uma visão diferenciada referente o processo de logística reversa de lâmpadas fluorescente ao seu pós-consumo.

Referências

ABILUX. Brasil inicia processo para instalação da logística reversa. Disponível em: <http://www.abilux.com.br/noticias67.asp>. Acesso em: 11 set. 2018.

APLIQUIM. Apliquim Tecnologia Ambiental. Disponível em

<http://www.apliquimbrasilrecicle.com.br/>. Acesso em: 16 set. 2018.

LEITE, P.R. Logística reversa: meio ambiente e competividade. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

Logística Reversa de Lâmpadas Flourescentes. Emaze (www.emaze.com).

Disponível em: < https://www.emaze.com/@AQLICCOZ >. Acesso em: 14 set. 2018. MIQUILUCHI, GONCALVES, L.M. Gestão Estratégico. Disponível em:

<http://revistauniversitas.inf.br/index.php/UNIVERSITAS/article/view/41>. Acesso em: 13 Set. 2018.

Reciclagem: lâmpadas fluorescentes. Designme (designme3.wordpress.com). Disponível em: < https://designme3.wordpress.com/2014/03/10/reciclagem-lampadas-fluorescentes/ >. Acesso em: 14 set. 2018.

ROGERS, D. S.; TIBBEN-LEMBKE, R. S. An examination on reverse logistics practices. Journal of Business Logistics. v.22, n.2, p.129-148, 2001.

Referências

Documentos relacionados

Abstract: We consider the problem of robust model predictive control for linear sampled– data dynamical systems subject to state and control constraints and additive and

Quando as vias de evacuação horizontais têm se ser protegidas, por exemplo se o seu comprimento for superior a 10 metros, em pisos abaixo do plano de

Este incremento tanto no valor de energia como de potência nominais causam um aumento do valor do investimento (um incremento de 15%) mas, por outro lado, permite uma maior

For a better performance comparison, and due to the difficulty in categorizing ML approaches in a simple way, we began by characterizing them in agreement with Caret’s

“Sempre pensei que a comunidade portuguesa na Suíça precisava de um meio de comunicação para informar melhor todos os emigrantes. Já que muita gente se queixa

Assim, este trabalho apresenta uma abordagem que tem como objetivo principal: (i) analisar a cobertura de código levando em consideração os fluxos de chamadas existentes no sistema

Keywords: need for cognition, hedonic shopping motivation, materialism, impulse buying tendencies, adolescents, cross-cultural study, consumer behaviour.. The vast majority

Sylvia L. F. Reis 1 , Arlene M. S. Freitas 2 * , Geraldo D. de Paula 3  Marcílio S. R.  Freitas 4