• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO PARCIAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. PIBIC (x ) PIBITI ( ) SEM BOLSA ( )

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO PARCIAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. PIBIC (x ) PIBITI ( ) SEM BOLSA ( )"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1 RELATÓRIO PARCIAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PIBIC (x ) PIBITI ( ) SEM BOLSA ( )

CNPq ( ) RUSP ( )

1– IDENTIFICAÇÃO

Título do projeto: Tipologia documental para o arquivo do Laboratório de informação e memória do curso de Artes Cênicas (LIM CAC): Entidades privadas – o caso ASSITEJ

Nome do bolsista: Mariane Parente Nascimento

NOME DO ORIENTADOR:Prof.ª Drª Elizabeth F. C. R. Azevedo

VIGÊNCIA: 2012/2013

AGÊNCIA FINANCIADORA:CNPQ

2-SÚMULA DO PROJETO:

O projeto inicial intitulado “Tipologia documental para o arquivo do Laboratório de informação e memória do curso de Artes Cênicas: Programas Teatrais” foi substituído por outro recorte de documentação também pertencente ao Fundo Clóvis Garcia, o da entidade ASSITEJ (Association Internationale du Théâtre pour l’Enfance et la Jeunesse). A substituição ocorreu pois a aluna que detinha a bolsa de pesquisa precisou se desligar da mesma, porém o projeto foi levado adiante, por isso a necessidade de realizar um novo recorte temático.

Dentro da documentação existente no LIM CAC, a série ASSITEJ compõe um dos maiores conjuntos documentais do fundo, sendo classificada

(2)

2 no arranjo como “série entidades”. Esta série ainda se divide entre entidades públicas e entidades privadas, onde se encontra a ASSITEJ. O conjunto conta com aproximadamente 800 documentos divididos em 15 pastas, que variam entre cartas, boletins informativos, ofícios, programas, convites, críticas teatrais, programações, entre outros. A maior parte da documentação é composta por correspondências trocadas entre os centros nacionais dos 39 países listados entre os anos 1968-2001.

O atual projeto consiste em analisar a atuação da ASSITEJ no Brasil ao longo de sua história e estabelecer quais medidas foram tomadas para o desenvolvimento do teatro infanto-juvenil do país, assim como o impacto dessas ações. Toda a pesquisa será concebida a partir da organização e catalogação dos documentos existentes no LIM CAC dentro da série-entidade/entidades particulares/ ASSITEJ.

3- ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

As atividades desenvolvidas neste primeiro semestre consistiram na análise e catalogação dos documentos. Houve uma divisão preliminar do acervo de acordo com o país de origem da documentação, onde foram identificados 39 países.

Posteriormente os documentos foram organizados também de acordo com sua data, a entidade a qual pertencem e tipologia documental. Esta foi baseada no glossário de documentos utilizado por Ana Maria Camargo no livro Tempo e circunstância: a abordagem contextual dos arquivos pessoais: procedimentos metodológicos adotados na organização dos documentos de Fernando Henrique Cardoso.

Após a análise e separação, o registro dos documentos foram lançados em uma planilha de excel, a qual está em fase de finalização e que deverá integrar a base de dados que está sendo preparada para o LIM CAC.

(3)

3 Em 11 de dezembro foi realizada uma entrevista com a professora do CAC, Dr.ª Maria Lúcia Puppo, especialista em questões do teatro para a juventude sobre a Associação, resultando de esclarecimentos sobre a atuação da ASSITEJ, suas possíveis ligações com grupos e pessoas envolvidas, na avaliação da atuação do prof. Clóvis Garcia e na indicação de novos contatos para futuras entrevistas.

4-PESQUISA BIBLIOGRÁFICA:

ANDRÉ, Simone Ribeiro Barros. Questões acerca do teatro infantil- História e prática. Disponível em: http://www.cbtij.org.br/arquivo_aberto/pesquisa.htm#infa

ARTES CÊNICAS, Equipe Técnica de Pesquisa. Cronologia das artes em São Paulo 1975 - 1995: artes cênicas- teatro. São Paulo: Centro Cultural São Paulo; 1996.

BELLOTO, Heloísa Liberalli. Arquivos Permanentes: Tratamento documental. São Paulo: T A. Queiroz, Editor; 1991.

CAMARGO, Ana Maria de Almeida; GOULART, Silvana. Tempo e circunstância: a abordagem contextual dos arquivos pessoais: procedimentos metodológicos adotados na organização dos documentos de Fernando Henrique Cardoso. São Paulo: IFHC; 2007.

FARIA, João Roberto Faria, GUINSBURG, J. e LIMA, Mariangela Alves de (org.). Dicionário do teatro brasileiro: temas, formas e conceitos. São Paulo: Perspectiva – SESC SP, 2006.

NEGREIROS, Lizette. Teatro Infantil- Década de 80. Coleção Cadernos de pesquisa- Um pouquinho de teatro infantil: Centro Cultural São Paulo.

Disponível em:

(4)

4 PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. Tradução de J. GUINSBURG e Maria Lúcia PEREIRA. São Paulo: Editora Perspectiva, 1999/1947.

PUPO, Maria Lúcia de Souza Barros. No reino da desigualdade: teatro infantil em São Paulo nos anos setenta. São Paulo: Perspectiva; 1991.

VIANNA, Isa. História do teatro para Crianças no eixo Rio-São Paulo. Disponível em: http://www.cbtij.org.br/arquivo_aberto/historia/teatro_rj-sp.htm

5. PRIMEIRAS ANÁLISES:

Criada em 1965, a ASSITEJ é uma entidade internacional sediada em Paris com 83 centros nacionais espalhados pelo mundo. Sua atuação conta com profissionais da área teatral, além de companhias de teatro associadas. Através de congressos, seminários e encontros, a ASSITEJ busca promover e discutir o desenvolvimento do teatro infanto-juvenil, assim como unir teatros, grupos e organizações em todo o mundo que compartilhem o interesse pelo teatro infantil. No Brasil, a entidade é representada pelo Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude (CBTIJ).

Segundo a documentação do LIM CAC sobre a ASSITEJ, o Centro Brasileiro de Teatro para Infância e Juventude (CBTIJ) foi criado em 1983 pelo Prof. Dr. Clóvis Garcia, que foi seu representante até o início da década de 1990. Entretanto, outras fontes indicam datas diferentes de sua fundação, como 1981, ou 1995.

De acordo com a documentação, o CBTIJ era um projeto particular de Clóvis Garcia. Ele era um dos poucos no país que sabiam da existência da ASSITEJ e tinha contato muito próximo não apenas com a sede, mas também com os demais centros nacionais. Um dos elementos analisados na documentação que indicam essa característica (corroboram essa afirmativa) é o fato de não existir um espaço físico destinado ao Centro. Toda

(5)

5 correspondência trocada entre a ASSITEJ e o CBTIJ está endereçada à residência do professor Clóvis, ou ao seu local de trabalho, a Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Com base na pesquisa realizada, foi possível constatar que a atuação do CBTIJ no Brasil foi pouco significativa no período. Mas sua concepção foi importante para estabelecer um contato com entidades internacionais e dar continuidade ao debate acerca da produção de teatro infantil que surgiu nas décadas de 1970/80.

6. DIFICULDADES ENCONTRADAS:

Durante a pesquisa, poucas fontes acerca da atuação do CBTIJ foram encontradas. Entre estas, há muitas informações desencontradas, como a data de criação do Centro.

Além disso, há uma escassez de bibliografia especializada sobre a produção de teatro infantil no Brasil e no exterior. Esta ausência dificultou a pesquisa e a conferência dos dados encontrados na documentação.

Por outro lado, demonstra a necessidade e a relevância de se trabalhar o material existente no LIM CAC como forma de começar a compreender melhor a história do teatro infanto-juvenil no país e contribuir para seu estudo.

7.ATIVIDADES PREVISTAS PARA O PRÓXIMO SEMESTRE:

Estabelecer um contato mais direto com a sede nacional, localizada no Rio de Janeiro, em busca de novas informações e dados.

As atividades previstas consistem na finalização da planilha em excel e na padronização com os demais fundos documentais existentes no LIM CAC, a partir da nova base de dados, através de uma parceria entre o laboratório e o LIM CAC e o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB).

(6)

6 A partir dessa organização e novas informações, será possível estabelecer, minimamente, as atividades desenvolvidas pela Associação no Brasil no período estudado.

8. AVALIAÇÃO DO ALUNO SOBRE O PROGRAMA DE INICIAÇÃO:

O programa de iniciação científica possibilita ao aluno a oportunidade de ter contato, ainda na graduação, com os diferentes segmentos de pesquisa oferecidos pela Universidade. Com isso, é possível que o aluno de graduação já estabeleça um foco temático para futuros projetos acadêmicos.

Dentro do projeto de iniciação foi possível estabelecer contato com fontes primárias e relatos acerca do tema estudado, o que é de grande relevância para a formação do historiador . Além disso, o trabalho arquivístico realizado neste projeto foi de extrema importância, já que possibilita ao graduando em história explorar mais uma área de atuação.

9. APRECIAÇÃO DO ORIENTADOR SOBRE O RELATÓRIO:

O relatório parcial é sucinto mas claro e relata com correção as atividades realizadas pela bolsista, desde o trato da documentação, do ponto de vista arquivístico, até a pesquisa bibliográfica e o levantamento de dados sobre a instituição estudada.

Como a própria bolsista declara, é bastante escasso o volume de informações sobre a Associação, muito embora seja muito grande o volume documental preservado no Laboratório.

A continuidade da pesquisa certamente revelará as circunstâncias e o contexto em que as atividades da Associação, e do próprio professor Clóvis Garcia, se deram.

(7)

7

10. APRECIAÇÃO DO ORIENTADOR SOBRE O DESEMPENHO DO BOLSISTA:

Deve-se dizer incialmente que o foco específico do projeto precisou ser alterado, uma vez que a bolsista original teve que se desligar do programa, mas declarou que continuaria sua pesquisa sobre os programas teatrais, com os quais já vinha trabalhando há algum tempo. Assim sendo, decidiu-se que a bolsa e a nova bolsista se dedicariam a um outro recorte, ainda dentro do universo da documentação existente no Fundo Clóvis Garcia do LIM CAC, especialmente referente a aspectos do teatro paulista.

A bolsista tem demonstrado interesse e assiduidade no desenvolvimento do projeto. Tem participado de todos os encontros com a orientadora e com os demais colegas do centro.

Recentemente, participou de oficinas de treinamento em arquivos pessoais, oferecidas pelo IEB e Sausp aos bolsistas do LIM CAC.

Como aluna do Departamento de História da FFLCH, certamente seu contato no trato da documentação primária, não só sob aspecto da conservação, mas também da pesquisa será de importância no seu desenvolvimento como historiadora.

11. RENOVAÇÃO DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA:

( X )SIM ( )NÃO

12. LOCAL:SÃO PAULO,10 DE FEVEREIRO DE 2013.

ASSINATURA DO ORIENTADOR: ELIZABETHR.AZEVEDO. CAC/ECA/USP

Referências

Documentos relacionados

No Brasil e no mundo, é elevado o número de turistas interessados nesse tipo de atividade, em busca de conhecimentos e aventuras em cavernas e demais paisagens cársticas,

Assim, o objetivo deste trabalho foi investigar o efeito da suplementação com vitamina C sobre os parâmetros de desempenho (ganho de peso, sobrevivência, taxa de crescimento

Desenvolvidos na Primeira Grande Guerra como uma tentativa de varar as defesas e ultrapassar as trincheiras, rompendo com a longa e custosa guerra estática, os carros

Promptly, at ( τ − 2 ) , there is a reduction of 4.65 thousand hectares in soybean harvested area (statistically significant at the 1% level), an increase of 6.82 thousand hectares

Reduzir desmatamento, implementar o novo Código Florestal, criar uma economia da restauração, dar escala às práticas de baixo carbono na agricultura, fomentar energias renováveis

Reducing illegal deforestation, implementing the Forest Code, creating a restoration economy and enhancing renewable energies, such as biofuels and biomass, as well as creating

6.2 Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem NFCM (Nota Final Candidato Mestrado) ou NFCD (Nota Final Candidato Doutorado) igual ou superior a 7,0

Comparando os valores apresentados nas tabelas 12, 13 e 14, as intensidades colorísticas que apresentaram uma maior variação foram os das amostras de tecido acrílico tinto com