• Nenhum resultado encontrado

Unidade IV. A governança está relacionada com a possibilidade de se ter controle e sucesso nas operações e nos trabalhos de uma organização.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Unidade IV. A governança está relacionada com a possibilidade de se ter controle e sucesso nas operações e nos trabalhos de uma organização."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

cio - 12/0

1/20

10 || 2ª Revisão: Beatriz / Corr

eção: Már cio - 14/0 1/20 10

Unidade IV

4 A GOVERNANÇA DE TI

A governança está relacionada com a possibilidade de se ter controle e sucesso nas operações e nos trabalhos de uma organização.

4.1 A governança corporativa

Governança corporativa, em sentido amplo:

é o conjunto de processos, paradigmas, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma empresa é administrada.

Na governança, atores envolvidos ou stakeholders incluem: patrocinadores, acionistas, conselho da administração, alta administração, superintendentes e diretores gerais. Outros atores incluem os concorrentes, clientes, funcionários, fornecedores, governo, comunidade, bancos, instituições reguladoras (como a Banco Central, fiscalização etc.).

Government Environment Shareholders Management Stakeholders Consumers Suppliers Employees Local Community 5 10

(2)

cio - 12/0

1/20

10 || 2ª Revisão: Beatriz / Corr

eção: Már

cio - 14/0

1/20

10

O conjunto de condições e fatores que levam à boa gestão se constituem na governança de uma determinada área.

4.2 Governança em TI

Numa pesquisa realizada por Weill e Ross (2006, p. 2), os autores constataram que:

as empresas de melhor desempenho têm retornos sobre os investimentos em TI até 40% maiores que suas concorrentes. Essas empresas de desempenho superior auferem proativamente o valor de TI de diversas maneiras:

• deixam claras as estratégias de negócio e o papel da TI em concretizá-las;

• mensuram e gerenciam o que se gastas e o que se ganha com a TI;

• atribuem responsabilidades pelas mudanças organizacionais necessárias para tirar proveito dos novos recursos de TI;

• aprendem com cada implementação, tornando-se mais hábeis em compartilhar e reutilizar seus ativos de TI.

Na governança corporativa, num sentido mais estrito, existe o conceito de governança em TI. Segundo Weill e Ross (2006, p. 8), governança em TI é:

a especificação dos direitos decisórios e do framework de responsabilidade para estimular comportamentos desejáveis na utilização da TI.

5

10

15

(3)

cio - 12/0

1/20

10 || 2ª Revisão: Beatriz / Corr

eção: Már

cio - 14/0

1/20

10

Já na visão de Fagundes (2009), governança em TI é: uma estrutura de relações e processos que dirige e controla uma organização a fim de atingir seu objetivo de adicionar valor ao negócio através do gerenciamento balanceado do risco com o retorno do investimento de TI.

Para se implementar a governança em TI, é necessário realizar as boas práticas, que no caso incluem principalmente o uso da ITIL e do COBIT, que serão resumidos a seguir. Este assunto será estudado detalhadamente em outras disciplinas do curso.

A próxima figura ilustra a aplicação do ITIL e do COBIT conforme o nível gerencial de uma organização, ou seja, nível operacional (mais baixo), nível tático (intermediário) e nível estratégico (da alta administração).

Cobit

Nível estratégico

Nível tático

Nível operacional ITIL

®

Figura 24 – Níveis de aplicação do COBIT e do ITIL.

(Fonte: <http://www.meyer.eti.br/itil-cobit.png>) Information Technology Infrastructure Library (ITIL) é um conjunto de boas práticas (do inglês best practices) a ser aplicadas na infraestrutura, operação e manutenção de serviços de tecnologia da informação (TI).

5

(4)

cio - 12/0

1/20

10 || 2ª Revisão: Beatriz / Corr

eção: Már

cio - 14/0

1/20

10

Foi desenvolvido no final dos anos 1980 pela CCTA (Central Computer and Telecommunications Agency) e atualmente está sob custódia da OGC (Office for Government Commerce) da Inglaterra. Incidentes Problemas Configuração Mudanças Liberações

ITIL

Figura 25 – A biblioteca ITIL.

(Fonte: <http://www.mundoitil.com.br/wp-content/uploads/2008/11/itil.png>) Em relação à Biblioteca ITIL, o website Gosto de Ler define:

Biblioteca ITIL se trata de um instrumento baseado em processos já usados em gestão de TI. O governo britânico juntou uma única metodologia que envolve os melhores métodos para organizar o trabalho de uma empresa métodos estes encontrados no IT Infrastructure Library. Por ser uma metodologia já composta, entende-se que é algo inflexível, isto é, um processo pronto à entende-ser seguido. Percebemos então que se trata de “organização”, porque há um processo já definido e voltado à esfera da automatização; com objetivos já definidos e procedimentos organizados que conduz a um certo resultado. Não deixa de ser uma técnica de ensino, mas ele não foi criado para ser usado desta forma senão implantado todos seus procedimentos com regras e postulados conforme esboça

5

10

(5)

cio - 12/0

1/20

10 || 2ª Revisão: Beatriz / Corr

eção: Már

cio - 14/0

1/20

10

suas disciplinas. Logo, entende-se que um país criativo não precisa abrir mão de sua criatividade para seguir as práticas de disciplinas dos demais. Por um outro lado, tal teoria chega a ser relevante em algumas circunstâncias. Wiki [1] (2009) A ITIL busca promover a gestão com foco no cliente e na qualidade dos serviços de tecnologia da informação (TI).

A ITIL endereça estruturas de processos para a gestão de uma organização de TI apresentando um conjunto abrangente de processos e procedimentos gerenciais, organizados em disciplinas, com os quais uma organização pode fazer sua gestão tática e operacional, em vista de alcançar o alinhamento estratégico com os negócios.

ITIL dá uma descrição detalhada sobre importantes práticas de IT com checklists, tarefas e procedimentos que uma organização de IT pode customizar para suas necessidades.

Outro pilar importante relacionado com a governança de TI está no COBIT. Em relação ao COBIT, o website efagundes afirmou que:

O CobiT é um guia para a gestão de TI recomendado pelo ISACF (Information Systems Audit and Control Foundation, <www.isaca.org>). O CobiT inclui recursos tais como um sumário executivo, um framework, controle de objetivos, mapas de auditoria, um conjunto de ferramentas de implementação e um guia com técnicas de gerenciamento. As práticas de gestão do CobiT são recomendadas pelos peritos em gestão de TI que ajudam a otimizar os investimentos de TI e fornecem métricas para avaliação dos resultados. O CobiT independe das plataformas de TI adotadas nas empresas. O CobiT é orientado ao negócio. Fornece informações detalhadas para gerenciar processos baseados em objetivos de negócios. O CobiT é projetado para auxiliar três audiências distintas:

5 10 15 20 25 30

(6)

cio - 12/0

1/20

10 || 2ª Revisão: Beatriz / Corr

eção: Már

cio - 14/0

1/20

10

• gerentes que necessitam avaliar o risco e controlar os investimentos de TI em uma organização;

• usuários que precisam ter garantias de que os serviços de TI dos quais dependem os seus produtos e serviços para os clientes internos e externos estão sendo bem gerenciados;

• auditores que podem se apoiar nas recomendações do CobiT para avaliar o nível da gestão de TI e aconselhar o controle interno da organização.

O CobiT está dividido em quatro domínios: 1. planejamento e organização;

2. aquisição e implementação; 3. entrega e suporte;

4. monitoração.

Trabalhando nos quatro domínios mencionados, pode-se alcançar o sucesso na utilização do COBIT.

Objetivos do negócio CobIT Governança de TI Efetividade Eficiência Confiabilidade Integridade Disponibilidade Fidelidade Confiabilidade Pessoas Sistemas de informação Tecnologia Informação Recursos de TI Controle e

avaliação Planejamento e organização

Entrega e

suporte implementaçãoAquisição e

5

(7)

cio - 12/0

1/20

10 || 2ª Revisão: Beatriz / Corr

eção: Már

cio - 14/0

1/20

10

O estudo da governança em TI não deve se limitar às linhas aqui escritas. Pedimos aos alunos que continuem pesquisando sobre o assunto.

Caríssimo aluno, esperamos que este material didático seja útil no seu aprendizado. Temos a consciência de que este material se constitui apenas num apoio didático.

Lembre que o aprendizado de qualquer coisa depende do interesse, da vontade, do fato do aluno se envolver com o assunto, ler as referências, buscar mais informações, discutir o assunto com os colegas, buscar mais informações com os professores, e, enfim, desejamos sucesso.

Referências bibliográficas

ABRAED. O panorama da EaD: estatísticas 2008. Disponível em: <http://www.educalivre.files.wordpress.com/2009/.../ panorama-geral-da-ead.ppt>. Acesso em: 3 outubro 2009. ADMINISTRADORES. Educação a distância mantém crescimento de 40% ao ano. Disponível em: <http://www.administradores. com.br/noticias/educacao_a_distancia_mantem_

crescimento_de_40_ao_ano/13059/>. Acesso em: 3 outubro 2009.

MARQUES, Vitor. Futuro dos profissionais de ti – problema ou oportunidade? Disponível em: <http://www.administradores. com.br/artigos/futuro_dos_profissionais_de_ti_problema_ou_ oportunidade/25784/>. Acesso em: 3 outubro 2009.

ALVAREZ, Marisol P. Processo de terceirizar baseado no custeio por atividade (ABC). Disponível em: <www.geteq.ufsc.br/.../ar tigo%20fazer%20ou%20comprar%20e%20terce..03.doc>. Acesso em: 3 outubro 2009.

CAETANO, Rodrigo. Futuro de TI no Brasil está em xeque por falta de profissionais: ritmo de formação de profissionais

5

(8)

cio - 12/0

1/20

10 || 2ª Revisão: Beatriz / Corr

eção: Már

cio - 14/0

1/20

10

nas universidades não é suficiente. Procura por cursos de TI caiu 30% nos últimos cinco anos. Disponível em: <http:// computerworld.uol.com.br/carreira/2008/07/03/futuro-de-ti-no-brasil-esta-em-xeque-por-falta-de-profissionais/>. Acesso em: 3 outubro 2009.

CAETANO, Rodrigo. Terceirização: como definir acordos de níveis de serviços. Publicado em: 20 jul. 2009. Disponível em: <http://computerworld.uol.com.br/gestao/2009/07/17/ terceirizacao-como-definir-acordos-de-nivel-de-servico/>. Acesso em: 3 outubro 2009.

COMPUTERWORLD. Internet tem mais de 1 bilhão de usuários no mundo, diz comScore. Publicado em: 27 de janeiro de 2009. Disponível em: <http://computerworld.uol.com.br/ negocios/2009/01/27/Internet-tem-mais-de-1-bilhao-de-usuarios-no-mundo-diz-comscore/>. Acesso em: 3 outubro 2009.

EMDIANEWS. Tecnologia: Estimativa é que até 2014 o

comércio eletrônico cresça mais 30%. Disponível em: <http:// www.emdianews.com.br/noticias/estimativa-e-que-ate-2014-o-comercio-eletronico-cresca-mais-30-16600.asp>. Acesso em: 3 outubro 2009.

FAGUNDES, Eduardo M. COBIT - Um kit de ferramentas para a excelência de TI. Artigos. Disponível em: <http://www. efagundes.com/Artigos/COBIT.htm>. Acesso em: 06 jan 2010. FRARI, Douglas. Desenvolvimento de software para celulares baseados em RCP: TITAN. Disponível em: <http://profdouglas. blogspot.com/2008/03/desenvolvimento-de-software-para. html>. Acesso em: 3 outubro 2009.

GOSTO DE LER. Biblioteca ITIL na gestão de TI. Disponível em: <http://www.gostodeler.com.br/materia/1973/Biblioteca_ ITIL.html>. Acesso em: 3 outubro 2009.

(9)

cio - 12/0

1/20

10 || 2ª Revisão: Beatriz / Corr

eção: Már

cio - 14/0

1/20

10

INFO. Brasil ultrapassa 160 mi de linhas móveis. Publicado pela Abril Cultural em: 19 de agosto de 2009. Disponível em: <http://info. abril.com.br/noticias/mercado/brasil-ultrapassa-160-mi-de-linhas-moveis-19082009-31.shl>. Acesso em: 3 outubro 2009. INFRAESTRUTURA (Engenharia). Disponível em: <http:// pt.wikipedia.org/wiki/Infraestrutura_(engenharia)>. Visitado em: 27 nov 2009.

IT WEB. Exportação de software pode crescer 500% com medidas do governo. Disponível em: <http://www.itweb.com.br/noticias/ index.asp?cod=47900>. Acesso em: 3 outubro 2009.

JOAQUIM, Patrícia. Faltam profissionais em diversas áreas da TI. Website IT Web. Disponível em: <http://www.itweb.com.br/ noticias/index.asp?cod=21229>. Acesso em: 3 outubro 2009. LUCALM. Cabeamento estruturado. Disponível em: <http:// www.lucalm.hpg.ig.com.br/cabeamento.htm>. Acesso em: 27 novembro 2009.

MAYER, Roberto C. Regulamentação das profissões de TI: a quem interessa? Disponível em: <http://www.baguete.com. br/artigosDetalhes.php?id=758>. Acesso em: 3 outubro 2009. MC.GOV.BR. Hélio Costa apresenta ao presidente subsídios para o Plano Nacional de banda larga. Proposta do Ministério das Comunicações estabelece metas para 2014: 30 milhões de acessos à Internet pela rede fixa e 60 milhões por rede móvel. Publicada em: 27 nov 2009. Disponível em: <http://www. mc.gov.br/helio-costa-apresenta-ao-presidente-subsidios-para-o-plano-nacional-de-banda-larga/>. Acesso em: 27 nov 2009.

SARTORE, Décio. ROI em TI: por mais eficiência. Disponível em: <http://www.e-thesis.inf.br/index.php?option=com_content&tas k=view&id=2028&Itemid=52>. Acesso em: 3 outubro 2009.

(10)

cio - 12/0

1/20

10 || 2ª Revisão: Beatriz / Corr

eção: Már

cio - 14/0

1/20

10

WEILL, Peter; ROSS, Jeanne W. Governança de tecnologia da informação. São Paulo: Makron, 2006.

WIKI [1]. Information Technology Infrastructure Library. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Information_Technology_ Infrastructure_Library>. Acesso em: 3 outubro 2009.

WIKI [2]. Tecnologia de informação. Disponível em: <http:// pt.wikipedia.org/wiki/Tecnologia_de_informação>. Acesso em: 3 outubro 2009.

WIKI [3]. Total cost of ownership. Disponível em: <http:// pt.wikipedia.org/wiki/Total_cost_of_ownership>. Acesso em: 3 outubro 2009.

WIKI [4]. Contrato. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/ wiki/Contratos>. Acesso em: 3 outubro 2009.

WIKI [5]. Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/ Softex>. Acesso em: 25 nov 2009.

Referências

Documentos relacionados

Muitas são as proposições de Leôncio de Carvalho, porém deve-se destacar algumas para além das já citadas como: a coeducação de crianças de ambos os gêneros até dos dez anos,

Objetivo Geral:  Desenvolver e avaliar a qualidade do queijo tipo petit-suisse produzido a partir do leite de búfalas desnatado adicionado de lactobacilos com potencial

Estes sintomas podem ser explicados por um conjunto de fatores presentes na literatura, como presença de sarcopenia (11), fraqueza muscular respiratória (12), redução da

Mulheres e crianças, negros e índios, trabalhadoras domésticas ou retirantes da seca, lei e conflito, cultura e gênero, além de partidos e sindicatos, são hoje em

Com um caráter exploratório, este trabalho teve como objetivo verificar possíveis relações entre os IDHs longevidade, educação e renda com efetivo do rebanho bovino, produção e

Seus resultados dão margem a afirmar que, perante a complexidade de interações sociais compreendidas pela teoria da estruturação, os processos operados pela produtora

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA ECONÔMICA O cativeiro à sombra:

que o Teorema seja válido para todos os grupos cuja ordem do seu quociente pelo subgrupo de Fitting seja menor que |G/F (G)|... No entanto, como mostra a seguinte Proposição,