• Nenhum resultado encontrado

13ª Semana EEB Prof. José Arantes Entrega: 07/08/2020 Devolução: 21/08/2020 Turma 201

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "13ª Semana EEB Prof. José Arantes Entrega: 07/08/2020 Devolução: 21/08/2020 Turma 201"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)
(4)
(5)

Atividades não presenciais Página 5 Disciplina: Educação Física Professor: Débora da Silva Ribeiro Turmas: 105 -201- 202 - 203- 204 -205 - 301 - 302- 303 – 304

(Marque com X) Estudante:

Orientação da atividade. Entregar atividade. Questionario.

1. O que é esporte de aventura radical? 2. Quais são os esportes radicais?

3. Quais são os benefícios dos esportes de aventura radicais?

4. Esportes radicais mais praticados no Brasil e seus benefícios, cite 2 esportes. 5. Aonde surgiu o skate e o surf?

ESPORTES RADICAIS MAIS PRATICADOS NO BRASIL: CONFIRA OS

BENEFÍCIOS

As paisagens brasileiras favorecem os esportes radicais, o clima, a vegetação e o relevo diversificados faz com quem no Brasil sejam praticadas diversas modalidades consideradas radicais. Os esportes mais praticados no Brasil e seus benefícios são:

Skate

Proporciona grande gasto calórico, tonifica a musculatura, o skate trabalha de forma simultânea a parte aeróbica e a parte anaeróbica, contribuindo para melhoras cardiorrespiratórias. Além disso contribui para a melhora da flexibilidade e o equilíbrio, o skate também contribui para a socialização.

Surfe

Melhora do condicionamento físico, aumento da capacidade respiratória, ganho de força, velocidade e potência, contato com a natureza e é claro melhor qualidade de vida.

Rafting

Beneficia o condicionamento físico, reduz risco de estresse, além de trabalhar a musculatura do abdômen, bíceps, ombro e pernas, desenvolve habilidades como liderança e trabalho em equipe.

Voo livre

As duas principais modalidades são parapente e asa delta, seu principal benefício é o contato com a natureza e também auxilia no tratamento de estresse, o voo livre contribui para a flexibilidade, já que é necessária a realização de alongamentos e aquecimentos antes do voo.

Rapel

Controla a ansiedade, melhora a concentração e a coordenação motora, aumenta a força muscular, fortalece ossos e músculos, reduz o estresse.

Paraquedismo

Alívio do estresse, aumento da força dos membros superiores, ajuda no enfrentamento do medo e ajuda no contato com a natureza.

Os esportes radicais no geral, trazem muitos benefícios, pois dão aquela sensação de liberdade, contribuem para enfrentar medos, além de fornecer muita adrenalina, o que ajuda no alívio do estresse e da ansiedade, ou seja, é quase que uma terapia. Beneficia a mente e o corpo, proporcionando uma sensação de bem-estar, além

(6)

Atividades não presenciais Página 6 de contribuir para a autoconfiança e superação. Esses esportes também exigem da praticante dedicação, respeito, coragem, senso de responsabilidade e muitos deles trabalham diversos grupos musculares, melhoram a coordenação motora, aumentam a força e o equilíbrio, além de melhorar a agilidade, a concentração e consequentemente a autoestima.

Skate

O skate é um esporte radical muito praticado no mundo todo inclusive no Brasil. Ele consiste em realizar manobras sobre uma prancha chamada shape que possui dois eixos chamados trucks, rolamentos e quatro pequenas rodas, as manobras são feitas no solo e sobre pistas de skate. Mais do que um esporte, muitos praticantes o consideram como um estilo de vida, pois além do equipamento, os praticantes usam roupas com características próprias, além de suas próprias gírias e costumes.Esse esporte surgiu no final dos anos de 1950 e início de 1960 na Califórnia, Estados Unidos. Foi criado por alguns surfistas através de uma brincadeira qualquer, só que eles utilizavam rodinhas de patins. Ele se chamava Sidewalk Surfing (surf de calçada) e rapidamente tornou-se popular nos EUA.Em 1963, o esporte já tinha suas próprias manobras e estilo, também foi nessa época que o nome mudou para Skateboarding e tinha o apelido de Skate, o que até os dias atuais conhecemos e usamos. Ainda nessa época o esporte era muito influenciado pelo surf, foi então que surgiu o skate vertical, que era uma extensão da praia no asfalto. Na década de 1970 os skatistas usavam piscinas vazias para fazer suas manobras radicais lembrando as manobras de surf. No ano de 1995, a ESPN criava os X-Games, foi nessa época que o skate deu um grande salto e ficou ainda mais popular com a construção de muitas pistas inclusive no Brasil e a WCS (World Cup os Skateboarding) acabou se estabelecendo com o Circuito Mundial. No atual século surgiram muitos shows e campeonatos de skate além do X-games, o Mountain Dew e Tony Hawk Gigantesc Tour, são realizados nos Estados Unidos atualmente. Apesar das competições de skate serem transmitidas em todo o mundo, o skate não é uma modalidade olímpica.

Surf

A forma mais antiga de surfar chamava se bodysurf, apesar de existir registros, acredita-se que o surf surgiu no Oceano Pacífico. Porém, no Peru também existe relatos que os primeiros habitantes daquele país já deslizavam em ondas usando uma espécie de prancha feita com cana, isso data de 4.000 anos.Mas é mais comum os polinésios terem a fama da origem do surf, pois sempre fez parte da cultura polinésia a arte de surfar. No entanto é o Havaí até os dias atuais o epicentro da evolução do surf mundial.O surf começou a ser conhecido no mundo ocidental no ano de 1779, através de anotações de um diário escrito pelo Tenente James King que estava a bordo de uma expedição britânica no Havaí. Porém, missionários calvinistas da Grã-Bretanha que vinham catequizar os havaianos, aboliram o surf por achar que era uma prática imprópria e durante muito tempo não se realizava mais manobras em cima de uma prancha nas praias havaianas. O ressurgimento do surf aconteceu graças a George Freeth e Duke Kahanamoku. O primeiro tornou-se o pioneiro beach boys de Waikiki, que era um grupo que praticava o surf, ele também conheceu um escritor americano, Jack London, que publicava assuntos relacionados ao esporte e também sobre Freeth, que se tornou muito conhecido e mudou-se para a Califórnia onde divulgou o surf para os americanos.Duke Kahanamoku também deixou seu nome escrito no surf, em 1912 ganhou várias medalhas nos Jogos Olímpicos em Estocolmo representando o EUA. Ele viajou para vários lugares do mundo divulgando o surf. Em meados de 1920 surgiram os primeiros campeonatos na Califórnia, EUA.

(7)

Atividades não presenciais Página 7 Disciplina: Sociologia. Professor: Edemilson Conradi. Atividade Avaliativa Ao mês de Agosto. Turmas: 201, 202, 203, 204, 205, 207, 208, 209, 210. Aluno: COMUNICAÇÃO E CULTURA.

1- Quem integra, navega em internet, jogos eletrônicos, desenvolve qual cultura? ( Segundo o nosso livro Didático) a) Cultura Social.

b) Cultura Games. c) Cultura Hackers. d) Cultura Virtual do Real.

2- Qual sociólogo, desenvolveu estudos para compreensão da realidade virtual, que é a simulação artificial da relação humano – máquina.

a) O Escocês – Sociólogo – Manuel Castelis – 1948. b) O Espanhol – Sociólogo – Manuel Castelis – 1942. c) O Dinamarquês – Sociólogo – Manuel Castelis – 1945. d) O Francês – Sociólogo – Manuel Castelis – 1944.

3- O que permite a Tecnologia da Informação e Comunicação? (Segundo o nosso livro didático, no texto do título Comunicação e Cultura).

a) Descanso e Trabalho. b) Trabalho e Religião. c) Tecnologia Operacional. d) Trabalho e Lazer.

4- Qual a terminologia teve sua origem nos Estados Unidos, centrada na Informação da Revolução; Decorrente de inovações na microeletrônica, o circuito integrado, do microprocessador e o microcomputador?

a) Tendências Tecnológicas. b) Tendências da Comunicação. c) Tendências Ciberespacial.

d) Tendências Tecnológicas da Informação e Comunicação.

5- Diante desse cenário da pandemia, que modificou nosso hábito de vida, como comunicação, de nós para

familiares, amigos e escola. A relação comercial de compras e vendas. A saber em tempo real, Isso tornou-se possível devido á?

a) Tecnologias de correios e telégrafos. b) Tecnologia Robótica.

c) Tecnologia de Informação. d) Tecnologia Chinessa.

(8)

Atividades não presenciais Página 8 Disciplina: Inglês Professor: Édina Tomazini Turmas:201-202-203-204-205-

212-213-214 Estudante:

Orientações: Esta atividade deve ser entregue na escola. Consulte o material no seu caderno. Use o dicionário/tradutor. Responda todas as 10 questões. Não deve ser entregue em branco.

Leia atentamente as perguntas!! Leia o tira-dúvidas!!!!

1)Complete com o passado do verbo to be:Last month I was on holiday in Ireland with my mum and dad. One day, we …. driving through a small village. It ... time for lunch, so we stopped at a restaurant . a. Was-were b) were-was

2) Escreva na forma negativa: They were eating , drinking and chatting . A musician was playing the violin.

a. They were not eating , drinking and chatting . A musician wasn't playing the violin. b. They were are eating , drinking and chatting . A musician was is playing the violin 3) What instrument was the musician playing ? a)chatting b) violin

4) They were wearing hats, jackets and dresses from another century . Assinale na forma interrogativa. a. Was They were wearing hats, jackets and dresses from another century?

b. Were They wearing hats, jackets and dresses from another century? 5)Assinale a alternativa correta no Presente: She/ drive/ the car.

a)She are driving the car. b) She is driving the car.

6) Ricky’s first activity today is mountain biking. He isn’t riding down the road – he’s riding up the road. It isn’t easy! What is he doing? a)He is riding up the road. b) He is riding down the road.

7) Responda:We aren’t on the mountain, we’re on Copacabana beach. Ricky is swimming and surfing. What is Ricky doing? a)Ricky is on Copacabana beach. b) Ricky is swimming and surfing. 8) Escreva no passado: They’re playing football at the moment.

a. They wasn’t playing football at the moment. b)They weren’t playing football at the moment. 9) Desembaralhe as frases a seguir:

a. The dog / swimming / in the river / is

b. Nat and Mia / are / in the mountains / hiking

10) Assinale a alternativa correta no Simple Present Continuous e Simple past Continuous: Your teacher / talk / to the class?

a) Are your teacher talking to the class? Were your teacher talking to the class? b) Is your teacher talking to the class? Was your teacher talking to the class? Tira dúvidas Simple present Continuous No presente temos o Am/ are/ Is. Na forma negativa acrescentamos o Not depois de Am/ are/ Is.

Na Interrogativa colocamos o Am/are/ is antes do pronome I, you, he,she It, we, they Para deixar no Continuous devemos acrescentar Ing depois do verbo principal. No passado temos o Was/ were

Na forma negativa acrescentamos o Not depois de Was/Were

Na Interrogativa colocamos o Was/Were antes do pronome I, you, he,she It, we, they. Presente

I / watch Tv I am watching Tv I am not watching Tv. AM I watching Tv?

(9)

Atividades não presenciais Página 9 EEB Prof. José Arantes Atividades Não Presenciais Disciplina: Filosofia

Professor: Felipe B. Arboith

Instruções: Responda as questões abaixo Turmas: 201 – 202 – 203 – 204 – 205 – 207 – 208 – 209

ATIVIDADE AVALIATIVA 02 – II Trim

Nome do Aluno: ____________________________________________________________________________ Turma: ____________________________________________________________________________________ 1 – Explique com suas palavras o que afirma o racionalismo sobre as fontes do conhecimento.

2 – O que são as “ideias inatas”? 3 – Explique o que afirma o Empirismo.

4 – Quais as principais diferenças das afirmações do racionalismo e do empirismo? 5 – O que afirma o apriorismo de Kant?

(10)
(11)

Atividades não presenciais Página 11 Instruções: Segue abaixo a correção da atividade enviada na semana anterior. Estudem!? Na próxima semana enviarei atividade avaliativa. Boa semana!

Atividade de Fixação 1- Defina:

a) Pressão máxima de Vapor: é a pressão exercida por seus vapores quando estes estão em equilíbrio dinâmico com o líquido. Imagine um líquido em um recipiente fechado.

b) b) Propriedades Coligativas: são propriedades do solvente que se modificam na presença de um soluto não volátil.

2- Quais são os fatores que influenciam a pressão máxima de vapor?

• A temperatura: Quanto maior a temperatura, mais facilmente o processo ocorrerá;

• A presença ou não de ventos: Quanto maior a corrente de ar, maior a remoção das moléculas de vapor em contato com o líquido, favorecendo a vaporização;

• A superfície de conato entre o líquido e o ar atmosférico: quanto maior for a superfície de contato maior será a velocidade do processo.

3- O que acontece ao adicionarmos açúcar a água em ebulição? Justifique.

A água tende parar de ferver, pois quanto maior for a concentração do açúcar adicionado na água, maior será a temperatura de inicio de ebulição se tivesse apenas água.

4- As propriedades coligativas das soluções dependem, justifique sua resposta.

Dependem da quantidade de partículas de soluto que estão dispersas na solução. dispersas.

a) Da pressão máxima de vapor do líquido.

b) Da natureza das partículas dispersas na solução. c) Da natureza do solvente, somente.

d) Do número de partículas dispersas na solução. e) Da temperatura de ebulição do líquido.

5- (OSEC) A pressão do vapor de um líquido puro molecular depende: a) Apenas da estrutura de suas moléculas.

b) Apenas da massa específica do líquido. c) Apenas da temperatura do líquido.

d) Da estrutura de suas moléculas e da temperatura do líquido. e) Da estrutura de suas moléculas e do volume do vapor.

Para responder as questões 4 e 5 baseie- se em suas observações cotidianas e considere a seguinte situação: Três frascos abertos idênticos contendo volumes iguais de água, álcool e acetona são mantidos abertos: 6- Quais dos três líquidos é o mais volátil, ou seja que tem maior facilidade para se vaporizar?

A acetona evapora mais rápido devido a sua maior volatilidade.

(12)

Atividades não presenciais Página 12

Acetona Água Álcool

Observe a estrutura química dos três líquidos. No início do ano letivo pedir para vocês fizesse uma pesquisa sobre as forças intermoleculares. Consulte o caderno.

A água é menos volátil ( menor tendência de se vaporizar), pois as moléculas são fortemente atraídas umas pelas outras ( ligações de hidrogênio).Mas é importante esclarecer que na molécula do álcool possui ligações de hidrogênio e ligações do tipo dipolo induzido que são ligações mais fracas e fazem com que o álcool evapore primeiro.

8- Análise a o parágrafo em relação a pressão máxima de vapor em um sistema fechado: “Em um sistema fechado, a cada temperatura atinge-se um grau de saturação em que o número de moléculas no estado de vapor é o máximo não se altera mais”. O que Isso significa dizer?

Isso significa que as moléculas desse determinado líquido entraram em equilíbrio, simultaneamente, hora uma molécula está no estado líquido, hora está no estado de vapor.

(13)

Atividades não presenciais Página 13 Disciplina: Língua Portuguesa Professor: Paula Rodrigues Turmas: 101,102,103,104,105,109,110.201

Colar no caderno, não é preciso entregar na escola.

Estudante:

(14)

Atividades não presenciais Página 14 Disciplina: Língua Portuguesa Professor: Paula Rodrigues Turmas: 101,102,103,104,105,109,110.201

Colar no caderno, não é preciso entregar na escola. Estudante:

(15)

Atividades não presenciais Página 15

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROF. JOSÉ ARANTES Disciplina: HISTÓRIA

Professor: Roberto A. Maraschin. Turmas: 201,202,203,204,205,212,213

(COLE ESSE TEXTO NO SEU CADERNO) TEMA: Revisão sobre a Revolução Francesa.

Revisão geral sobre a Revolução Francesa de 1789.

Se existe um fato importante na história mundial, esse é a Revolução Francesa, que aconteceu em 1789 e foi responsável por grandes mudanças na política no mundo inteiro.

Invasão da Bastilha de 14 de julho de 1789, considerado como o estopim do conflito.

• O absolutismo (monarquia) perdeu a sua força e a burguesia prevaleceu no poder.

• O período é marcado pelo iluminismo, o mundo estava sendo influenciado por novas ideias. • Os burgueses detinham poder econômico e também queriam participar das decisões em seu país.

• A França não estava numa situação muito agradável e isso motivou os ideais da Revolução, que consistiam nos dizeres: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

• A Revolução Francesa durou até 1799 e é considerada uma das maiores revoluções da humanidade. Com a queda da monarquia, a democracia começou a ser divulgada pelo mundo.

• Revolução Francesa foi o conjunto de eventos que, de 1789 a 1799, alterou o quadro político e social da França, até então dominada pelo Antigo Regime.

• É considerado um marco na história, iniciando o que chamamos de Idade Contemporânea.

• Uma revolução não ocorre do nada. Dentre as principais causas da Revolução Francesa, podemos destacar: Custo da monarquia, o rei Luís XVI e a sua corte gastavam enormes quantias para sustentar seus privilégios;

Ideias iluministas: os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade influenciaram os rumos da revolução, desde o início; Gastos com guerras: a França participou da Guerra da Independência dos Estados

Unidos (Treze Colônias) e perdeu a Guerra dos Sete Anos, contra a Inglaterra; Crise econômica: os gastos da monarquia, as guerras, assim como a escassez na agricultura, aumentaram a miséria, a fome e o descontentamento dos franceses. A divisão da sociedade francesa também pode ser considerada causa da revolução, pois não havia mobilidade social.

(16)

Atividades não presenciais Página 16

A sociedade era dividida em três estados: Primeiro Estado: Clero (0,5%), Segundo Estado: Nobreza (1,5%), Terceiro Estado: Burguesia, artesãos, camponeses, trabalhadores urbanos..., somavam 98%). Os privilégios se concentravam nas mãos do clero e da nobreza, que oprimiam o terceiro estado. Além disso, apenas o terceiro estado pagava impostos. Porém, este dinheiro não estava sendo suficiente para sustentar o custo do estado francês. Para tentar resolver os problemas econômicos da França, o rei Luís XVI convocou a Assembleia dos Estados Gerais. Esta assembleia reunia membros dos três estados. Naquele momento, o objetivo era fazer a nobreza e o clero também pagar impostos. Seria feita, então, uma votação, que poderia ocorrer de duas maneiras: por estado ou por cabeça. A votação por estado, ou seja, um voto por estado agradava a nobreza, pois, obtendo apoio do clero, sempre vencia o povo nas decisões. Eram dois votos contra um. Já a votação por cabeça, considerando a decisão individual na assembleia, agradava ao povo. Isto porque, sendo maioria, garantiria a vitória dos seus interesses. Sem conseguir conciliar o interesse dos três estados e sem tomar decisão alguma Luís XVI mandou fechar a Assembleia. Descontentes, o terceiro estado liderado pela burguesia exigiu a criação de uma constituição para a França. A manifestação do povo chegou à Bastilha, prisão política da monarquia francesa. Assim, a Queda da Bastilha se tornou o símbolo do início da Revolução Francesa.

• A partir daí, a Revolução Francesa se subdivide em algumas fases principais: Assembleia Nacional Constituinte, Convenção e Diretório. Com a França imersa no caos, e sob a ameaça de ataques internos e externos, a alta burguesia articulou entregar o poder a alguém influente e poderoso. O escolhido foi Napoleão Bonaparte, que, a partir de 1799, começou a governar a França, alcançando feitos notáveis e consolidando os interesses da burguesia no poder.

(17)

Atividades não presenciais Página 17

EEB Prof. José Ara Atividades Não Presenciais Disciplina: Geografia Entrega: Devolução: Professor: Robison Alves Aluno: Turma: 201-202-203-204 OBS:

Orientações:

Leia atentamente o texto abaixo e analise a imagem ao lado, em seguida copie apenas as perguntas e responda em seu caderno. Qualquer dúvida estou a disposição.

O que é migração?

O QUE É?

O que é migração? Migração é o deslocamento populacional de um lugar para o outro. Ocorre por diversas razões, provocando transformações socioespaciais.

Migração é o deslocamento populacional pelo espaço geográfico, de forma temporária ou permanente, que desde o início da humanidade têm contribuído para a sobrevivência do ser humano. O homem quem migra o faz por alguma razão e, muitas vezes, a sobrevivência de um determinado grupo social depende de seu deslocamento pelo espaço, como, por exemplo, durante a pré-história, quando os primeiros seres humanos migravam em busca de alimento.

Razões para migração

Dentre as principais razões para a migração estão as de origem:

Econômica, quando o migrante sai em busca de melhores qualidades de vida, empregos, salários, muito comum em países ou regiões subdesenvolvidas.

Cultural e religiosa, no caso de grupos sociais que migram para o local com o qual identifica, como os muçulmanos que migram para Meca a fim de facilitar a prática de sua religião.

Políticas, ocorre com bastante frequência durante crises políticas, guerras, ditaduras, nas quais vários

contingentes políticos migram, de forma livre ou forçada, para evitar os problemas de seu país. Exemplo disso, atualmente, são os refugiados sírios que deixam seu país para fugir de uma guerra civil que já dura quase 3 anos e contabiliza mais de 130 mil mortos.

Naturais, muito comum em lugares com a ocorrência de desastres ambientais, secas, frio intenso, calor excessivo etc.

ATIVIDADES 1)O que é migração?

2)Quais são as principais razões para a ocorrência dos processos migratórios? 3)Fale sobre cada razão dos processos migratórios.

4)Na região onde vivemos existe um grande processo migratório de pessoas? Qual principal motivo dessa migração?

Referências

Documentos relacionados

Objetivou-se utilizar a seleção genômica (via duas metodologias: single-step e o índice de seleção combinado) e a análise tradicional baseada em pedigree para

O presente estudo teve como objetivo a análise quantitativa dos casos de linfoma felino nos felinos domésticos atendidos no Hospital Veterinário da UnB e sua associação do tipo

tualmente o cenário na área da Saúde é cada vez mais crítico para as Instituições que ainda teimam em priorizar o chão de mármore ao invés da capacitação técnica

Vida, experiência e aprendizagem são inseparáveis na teoria de educação de John Dewey (2010), em que o conceito de educação é compreendido como um processo de reconstrução

O presente trabalho avaliou o desempenho comparativamente de quatro reatores de lodos ativados de fluxo intermitente em escala piloto, com volume útil de 85 l, sendo dois

Isso atrasa o desenvolvimento da criança, que enfrenta desafi os maiores para aprender a se mover, para erguer a cabeça, apoiar-se nos braços, erguer as mãos e os pés para o

Os efeitos indesejáveis mais frequentes (observados em > 1% dos doentes) associados com o uso da olanzapina em ensaios clínicos foram sonolência, aumento de peso,

[...] insere-se numa práxis de proclamação do orgulho de ser negro, contrariando a alienação provocada pela zoomorfização e coisificação a que o etnocentrismo europeu votava