• Nenhum resultado encontrado

REGIMENTO PARA ELEIÇÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA, COLEGIADO DE DIRETORES REGIONAIS E CONSELHO FISCAL TRIÊNIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGIMENTO PARA ELEIÇÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA, COLEGIADO DE DIRETORES REGIONAIS E CONSELHO FISCAL TRIÊNIO"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

REGIMENTO PARA ELEIÇÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA,

COLEGIADO DE DIRETORES REGIONAIS E CONSELHO FISCAL –

TRIÊNIO 2017 - 2020

CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

Art. 1º O presente Regimento estabelece normas para Eleições da

DIRETORIA

EXECUTIVA, COLEGIADO DE DIRETORES REGIONAIS E CONSELHO

FISCAL

do Sindicato dos Servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Mato Grosso – SINETRAN-MT para o triênio 2017 -2020.

CAPÍTULO II

DA ORGANIZAÇÃO DAS ELEIÇÕES

Art. 2º Caberá à Comissão Eleitoral: a divulgação, organização, acompanhamento, fiscalização das eleições, recebimento das inscrições das chapas concorrentes, constituição das mesas coletoras e a apuração das urnas, bem como o julgamento dos recursos interpostos. Parágrafo único - Todas as decisões da Comissão Eleitoral são passíveis de recurso através

de requerimento de qualquer uma das chapas ou filiados.

Art. 3º As eleições devem ocorrer em turno único, pelo voto por urna, direto e secreto.

Art. 4º As eleições devem ocorrer conforme previsto no Edital de Convocação publicado em jornal de grande circulação no Estado e site do Sindicato.

CAPÍTULO III DOS ELEITORES

(2)

Art. 5º Têm direito a votar os sócios efetivos em situação regular com o SINETRAN-MT em pleno gozo dos direitos sociais conferidos no Estatuto Social e que contar com no mínimo 01 (um) mês de filiação.

§1º O sócio em situação regular é aquele que não possui débito de qualquer natureza com o SINETRAN-MT, em condições de exercer suas funções e em pleno gozo de seus direitos estatutários.

§2º Os débitos poderão ser quitados até trintadias antes da votação, sendo que para efeitos de comprovação de quitação dos débitos será considerado o holerite do mês de agosto de 2017 ou declaração fornecida pelo sindicato.

§3º O eleitor pode votar apenas uma vez.

Art. 6º A lista dos eleitores aptos a votar ficará a disposição para consulta na sede do Sindicato a partir do dia 26 de agosto de 2017, até um dia antes da votação, nos termos do artigo 18 do Estatuto da Entidade.

Art. 7º Os membros da Comissão Eleitoral ficam impedidos de concorrer a qualquer dos cargos em disputa.

Art. 8º É vedado aos membros da Comissão Eleitoral manifestar-se, de qualquer forma, a favor ou contra os candidatos durante o processo eleitoral, sob pena de afastamento.

CAPÍTULO IV DOS CANDIDATOS

Art. 9º Podem ser candidatos os sócios efetivos que tenham pelo menos 06 (seis) meses de filiação, em situação regular com o SINETRAN-MT e que não ocupem cargo comissionado, função de confiança ou qualquer outra função que receba gratificação, bonificação, retribuição ou remuneração por indicação política/governamental, nos termos do artigo 17 do Estatuto Social da Entidade.

Art. 10 É inelegível o candidato que:

I - Não seja filiado ao SINETRAN-MT há pelo menos 06 (seis) meses antes da data de publicação do Edital de Convocação das Eleições;

II - Esteja impedido por lei ou por determinações do Estatuto do SINETRAN-MT, ou deste Regimento.

CAPÍTULO V DOS REGISTROS

Art. 11 As Chapas candidatas deverão requerer o registro da sua candidatura, no prazo de 15(quinze) dias nos termos do artigo 19 do Estatuto, à Comissão Eleitoral através de requerimento devidamente protocolado, assinado e instruído com os seguintes documentos:

(3)

I – Requerimento padrão em duas vias à Comissão Eleitoral;

II – Ficha de Qualificação de padrão, em duas vias de todos os componentes da Chapa; III – Cópia dos Documentos Pessoais (CPF, CNH e RG) de todos os componentes da Chapa; IV – Cópia dos holerites dos últimos seis meses anteriores à data de publicação do edital das Eleições, com a finalidade de comprovar a adimplência e o pertencimento à categoria;

V – Declaração/certidão de que pertence à categoria e não ocupe cargo comissionado, função de confiança ou qualquer outra função que receba gratificação, bonificação, retribuição ou remuneração por indicação política/governamental, de todos os componentes da Chapa. §1º Os pedidos de registro de candidatura das Chapas devem ser protocolados para a Comissão Eleitoral na Sede do SINETRAN-MT, sito à Rua 02, Casa 05, Setor Centro Sul, Bairro Morada do Ouro em Cuiabá – MT, no horário das 09:00h das às 18:00h.

§2º No ato da inscrição a Comissão Eleitoral verificará a regularidade da documentação apresentada, em observância das normas dispostas neste artigo e no artigo 19 do Estatuto da entidade, em caso de falha estritamente documental notificará o representante da chapa para que nos termos do Parágrafo único do Artigo 19, em 72(setenta e duas) horas sane a pendência, sob pena de cancelamento do registro.

§3ºA Comissão Eleitoral comunicará às Chapas até 72 (setenta e duas) horas após o fim do prazo para o registro das Chapas.

Art. 12 O prazo para registro de chapas é de 15 (quinze) dias corridos a contar da data de publicação do Edital.

Art. 13 Será recusado pela Comissão Eleitoral o registro de chapas que não cumprirem integralmente o disposto no Art. 11.

Parágrafo único – Os Membros das Chapas inscritas somente poderão fazer parte de uma

única chapa.

Art. 14 A numeração das chapas será dada pela Comissão Eleitoral, de acordo com a ordem cronológica de inscrições.

Art. 15 No prazo de 72h, a contar do encerramento do prazo para registro de chapas, a Comissão Eleitoral afixará nas dependências do SINETRAN-MT e publicará no site e em jornal de grande circulação no Estado a listagem das chapas registradas.

Art. 16 Se ocorrer o falecimento de um candidato o seu nome poderá ser substituído a pedido, por escrito, dos representantes da chapa, até 24 (vinte e quatro) horas antes da eleição.

Art. 17 O prazo para impugnação de candidatura é de 15 (quinze) dias contados da publicação da listagem das chapas registradas, nos termos do artigo 20 do Estatuto da Entidade.

§ 1º A impugnação poderá ser interposta por qualquer filiado apto a votar e em pleno gozo de seus direitos estatutários;

(4)

§ 2º A impugnação, que somente poderá versar sobre as causas de inelegibilidade previstas neste Regimento, será proposta através de documento que o fundamente, encaminhado à Comissão Eleitoral, e entregue mediante protocolo.

§ 3º Ao término do prazo de impugnação, lavrar-se-á o respectivo Termo de Encerramento, em que serão consignadas as impugnações propostas, destacando-se nominalmente os impugnantes e as Chapas impugnadas.

§ 4º A Comissão Eleitoral notificará a Chapa impugnada 24 horas após o término do prazo de impugnação.

§ 5º A Chapa impugnada apresentará defesa no prazo de 24 horas contados da data de notificação.

§ 6º A Comissão Eleitoral decidirá sobre a procedência ou não da impugnação em 24 horas após o recebimento da defesa.

Art. 18 Caberá a Comissão Eleitoral, em caso de impugnação de chapa: I – Decidir sobre a impugnação;

II - Comunicar a decisão proferida aos interessados;

Art. 19 Caberá à diretoria do SINETRAN-MT convocar Assembléia Geral Extraordinária, se necessário, para definição de nova data para as eleições na hipótese da ocorrência de incidentes que impliquem na impossibilidade de cumprimento do cronograma originalmente previsto.

CAPÍTULO VI

DA CAMPANHA ELEITORAL

Art. 20 A Comissão Eleitoral fiscalizará a campanha eleitoral das Chapas.

§ 1º Identificada alguma irregularidade a Comissão Eleitoral notificará a Chapa imediatamente.

§ 2º A Chapa terá prazo de 24 horas para apresentar defesa.

§ 3º A Comissão Eleitoral decidirá em 24 horas após o recebimento da defesa se houve irregularidade na conduta da chapa e/ou de membros da chapa que gere impugnação da candidatura.

CAPÍTULO VII

(5)

Art. 21 O processo eleitoral tem início com a publicação do Edital de Convocação, concluindo-se com o resultado das eleições homologado pela Comissão Eleitoral e posse da Chapa Eleita.

Art. 22 O processo eleitoral deve ser organizado pela Comissão Eleitoral, de acordo com as normas estabelecidas neste Regimento Eleitoral e no Estatuto do SINETRAN-MT, constando dos seus autos, os seguintes documentos:

I – Designação dos membros integrantes da Comissão Eleitoral; II – Edital de convocação;

III – Lista dos servidores aptos a votar;

IV - Designação dos mesários integrantes das Mesas Coletoras de Votos; V – Modelo da cédula eleitoral;

VI – Atas eleitorais;

VII – Recursos interpostos;

VIII – Outros documentos considerados relevantes.

Art. 23 O sigilo do voto será assegurado através das seguintes exigências:

I - Uso de cédula única contendo a identificação (número e nome) das chapas registradas, bem como o nome do(a) seu(a) respectivo(a) candidato (a) a presidente;

II - Isolamento do eleitor para o ato de votar;

III - Garantia da autenticidade da cédula única, à vista das rubricas dos membros da Comissão Eleitoral, o Presidente da Mesa e os mesários se houver;

IV - Emprego de urna que assegure a recepção e a inviolabilidade do voto;

Art. 24 Serão utilizadas urnas itinerantes para a coleta dos votos dos sindicalizados aptos a votar, inclusive dos aposentados e pensionistas, em todas as CIRETRANS e Agências VIPs, exceto naquelas em que não houver nenhum apto;

§ 1º O roteiro das urnas itinerantes e a data em que se encontrará em cada CIRETRAN será definido pela Comissão Eleitoral e divulgado no dia 11 de setembro de 2017, atendendo-se aos critérios geográficos e de densidade de votos.

§ 2º Na ocorrência de impedimento para coleta de voto em alguma unidade, desde que devidamente justificado, não gera nulidade no pleito.

Art. 25 A comissão eleitoral indicará o presidente das mesas coletoras de votos, sendo que cada chapa poderá indicar 1 (um) mesário para cada mesa coletora

(6)

§ 1º. A urna será aberta no horário estipulado e na presença do Presidente da Urna.

Art. 26 As mesas coletoras de votos funcionarão sob a exclusiva responsabilidade do Presidente da Urna, cabendo a ele apresentar de imediato à Comissão Eleitoral e fazer constar na ata da urna qualquer ocorrência fora do previsto, para que a Comissão decida e oriente acerca das medidas a serem adotadas.

§ 1º. Caberá ao SINETRAN-MT assegurar as condições estruturais de funcionamento das mesas coletoras, inclusive alimentação dos mesários e pernoite, veículos e combustível quando for o caso.

Art. 27 Não poderão ser nomeados mesários: a) Os candidatos;

b) Os diretores do Sindicato;

Art. 28 Somente poderão permanecer no recinto das mesas coletoras os seus mesários e durante o tempo necessário à votação, o eleitor.

Art. 29 Iniciada a votação, cada eleitor, pela ordem de apresentação à mesa coletora, depois de devidamente identificado, assinará a folha de votantes, receberá a cédula única rubricada pela comissão eleitoral, pelo Presidente da Mesa Coletora e mesários quando houver, dirigir-se-á a mesa de votação, onde colocará o seu voto, e depositará a cédula única na urna.

Art. 30 O associado que se encontrar em outro município, que não aquele em que conste registrado junto ao SINETRAN-MT ou cujo nome não conste da lista de votantes, mas que comprove sindicalização votará em separado, assinando lista própria elaborada pela Comissão Eleitoral. Seu voto será depositado em um primeiro envelope sem qualquer identificação, que será colocado dentro de outro envelope maior em que será anotando por um dos mesários ou presidente da mesa, o nome completo do associado, sua unidade de lotação e o motivo da votação em separado, sendo que, após tais procedimentos será lacrado e depositada na urna.

§ 1º. Para fins de comprovação de sindicalização será aceito o holerite do mês de agosto de 2017, em que conste o desconto para a referida entidade.

Art. 31 São documentos válidos para identificação do eleitor aqueles oficiais de identificação com foto (RG, CNH) ou crachá funcional, desde que com foto nítida.

Art. 32 A votação se dará dentro do horário de expediente das unidades do DETRAN-MT. § 1º. As urnas fixas da sede do DETRAN-MT funcionarão no dia 28 de setembro de 2017, das 12:00 às 18:00;

§ 2º. A urna itinerante das Agências VIPs de Cuiabá passará no dia 28 de outubro de 2017, das 12:00 às 18:00, obedecendo o roteiro estabelecido pela comissão eleitoral;

(7)

§ 3º. As urnas itinerantes passarão nas CIRETRANs das 12:00 às 18:00, obedecendo ao roteiro a ser estabelecido e divulgado pela Comissão Eleitoral, conforme § 1º do Art. 28 deste Regimento.

§ 4º O cronograma apresentado pela comissão eleitoral poderá ser alterado, mediante requerimento justificado do presidente da mesa coletora a comissão eleitoral desde que aprovado pela comissão eleitoral.

Art. 33 Após o seu fechamento, cada urna deverá ser imediatamente dirigida à sede do SINETRAN-MT, onde será entregue pelo presidente da mesa coletora a comissão eleitoral, para apuração dos votos.

CAPÍTULO VIII

DO ENCERRAMENTO DA VOTAÇÃO

Art. 34 Terminada a votação e declarado o seu encerramento, o Presidente da Mesa Coletora e Mesários quando houver deverá preencher a ata da eleição cujo modelo padrão será fornecido pela comissão eleitoral, bem como lacrar a urna.

CAPÍTULO XI DA APURAÇÃO

Art. 35 Apuração deve ser iniciada pela Comissão Eleitoral imediatamente após o encerramento de todas as urnas, na sede do SINETRAN-MT, sendo os trabalhos de apuração coordenados pela Comissão Eleitoral, a qual receberá as atas de abertura e encerramento dos trabalhos das mesas coletoras de votos, as respectivas listas de votação e urnas devidamente lacradas, e todos os demais materiais que tenham sido utilizados;

§ 1º. A mesa apuradora de votos, que poderá, a critério da Comissão Eleitoral, ser mais de uma, e será composta por 01(um) escrutinador e 01 (um) fiscal indicados por cada chapa concorrente.

§ 2º. A Comissão Eleitoral procederá a verificação de cada uma das atas das mesas coletoras correspondentes e decidirá, uma a uma, pela validade ou não dos votos em “separado”. Sendo o voto em separado considerado válido, será o envelope sem identificação retirado do envelope identificado e misturado aos demais para a garantia do sigilo.

§ 3º. Apresentando a cédula única qualquer sinal, rasura ou dizeres suscetíveis de identificar o eleitor, ou mesmo este tendo assinalado duas ou mais chapas, o voto será anulado, sendo considerado válido o voto que demonstrar a intenção de preferência por uma das chapas concorrentes, a critério da Comissão Eleitoral.

(8)

Art. 36 Finda a apuração, a Comissão Eleitoral proclamará eleita a chapa que obtiver na votação a maioria dos votos válidos.

§ 1º. A ata de apuração mencionará obrigatoriamente:

a) Dia e hora da abertura e encerramento dos trabalhos de apuração; b) Local em que funcionaram as mesas coletoras;

c) Número total de eleitores aptos a votar; d) Número total de eleitores que votaram; e) Resultado de cada urna apurada;

f) Cédulas anuladas e o motivo, caso haja, com o respectivo julgamento pela Comissão Eleitoral;

g) Proclamação dos eleitos.

§ 2º. A ata geral da apuração será assinada pela Comissão Eleitoral e pelos representantes de cada chapa.

Art. 37 Após o encerramento da apuração a Comissão eleitoral providenciará a publicação do resultado da eleição.

CAPÍTULO X DOS RECURSOS

Art. 38 As impugnações interpostas à Comissão Eleitoral, no dia da votação e durante a apuração, que possam criar obstáculos aos trabalhos da mesa apuradora, devem ser julgadas de imediato pela Comissão Eleitoral.

§1º – Publicado o resultado da eleição abre-se o prazo de 15 (quinze) dias para pedido de impugnação.

§2º – O pedido de impugnação de eleição poderá ser feito até 15 (quinze) dias após o resultado do pleito, devendo o recurso ser encaminhado ao reconhecimento do presidente da Comissão Eleitoral.

(9)

CAPÍTULO XI

DA ELEIÇÃO DO CONSELHO FISCAL E DELIBERATIVO

Art. 39 A Comissão Eleitoral convocará a Assembleia Geral Extraordinária, nos termos do Estatuto do Sindicato, para realizar a eleição do Conselho fiscal.

I - Para o Conselho Fiscal, poderão se candidatar os trabalhadores filiados, quites com a tesouraria em pleno gozo de seus direitos estatutários.

§ 1º Antes da votação a Comissão Eleitoral procederá a conferência dos eleitores aptos a votar e a serem votados.

§ 2º Aberta a Assembleia de que trata o caput deste artigo, os trabalhadores que postularem ao cargo de Conselheiro Fiscal, deverão apresentar chapa composta por 3 (três) membros titulares e 3 (três) suplentes, nos termos do artigo 31 do Estatuto.

§ 3º Serão proclamados eleitos Conselheiros Fiscais titulares e suplentes do Sinetran-MT os membros da chapa que obtiver maior número de votos.

§ 4º Em caso de empate será convocada nova eleição em até 15 (quinze) dias.

CAPÍTULO XII DA POSSE

Art. 40 A posse da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Colegiado de Diretores Regionais do SINETRAN-MT, será realizada até do término do mandato da atual gestão.

CAPÍTULO XIII

DO CALENDÁRIO ELEITORAL

Art. 41 O Calendário Eleitoral deve obedecer aos seguintes prazos:

I – Edital de Convocação das Eleições: até 45 (quarenta e cinco) dias antes do pleito;

II – Registro de Candidaturas: até 15 (quinze) dias depois da publicação do Edital de Convocação;

III – Prazo de 15 (quinze) dias após a publicação das chapas inscritas para impugnação de candidatura;

(10)

CAPÍTULO XIV DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 42 Em caso de empate será convocada nova eleição em até 15 (quinze) dias.

§1º A nova eleição será regida por este regimento e as disposições do estatuto do SINETRAN-MT.

Art. 43 Quem, de qualquer forma, contribuir para a ocorrência de fraude ou descumprimento deste Regimento está sujeito às penalidades do Estatuto do sindicato, sem prejuízo da responsabilidade civil e criminal decorrentes.

Art. 44 A eleição para o SINETRAN-MT, só terá validade, se participarem da votação 50% (cinquenta por cento) dos filiados aptos a votar.

§ 1º A nova eleição será realizada 15 (quinze) dias após a primeira, se não obtiver o quorum previsto, e, será válida, se nela tomarem parte mais de 50% (cinqüenta por cento) dos eleitores inscritos e aptos para votar, observadas as mesmas formalidades da anterior.

§ 2º Na ocorrência de qualquer das hipóteses previstas no parágrafo anterior, apenas chapas inscritas na primeira convocação poderão concorrer na convocação subseqüente.

§ 3º Só poderão participar da eleição em segunda e última convocação, os eleitores que se encontravam em condições de exercitar o voto por ocasião da primeira convocação.

Art. 45 O pedido de impugnação da eleição poderá ser feito até 15 (quinze) dias após a publicação do resultado do pleito, devendo o recurso ser encaminhado ao conhecimento do Presidente da Comissão Eleitoral.

§ 1º Para efeito deste Artigo, vale o disposto no Art. 2º deste Regimento.

Art. 46 Os casos omissos a este Regimento serão julgados pela Comissão Eleitoral. Art. 47 O presente Regimento Eleitoral entra em vigor a partir de sua publicação.

Alexandre Bispo Aragão Filho

Eliana Maria Siqueira Carvalho

Referências

Documentos relacionados

A avaliar a Tabela 17, os resultados demonstram que nos atributos 01 (Quando a empresa promete fazer algo em um dado momento, ela realmente o faz), 2 (Presteza

§ 2º As inscrições das chapas para Diretoria Executiva e para os candidatos ao Conselho Fiscal serão recebidas pela Comissão Eleitoral ou por quem for por ela designado para

§ 9o Em sendo constatada a impossibilidade de reintegração da criança ou do adolescente à família de origem, após seu encaminhamento a programas oficiais ou

forte, dentro das áreas urbanas quando for conveniente advertir a um condutor que se tem o propósito de ultrapassá-lo. c O condutor pode utilizar, desde que em

Com o objetivo de estudar as crianças indígenas Kaiowá e Guarani 3 da Aldeia Pakurity, como vivem e percebem a situação de acampamento em que estão submetidas no

{\}newline 3o Semestre: 3 UC’s obrigat´ orias num total de 21 ECTS e 1 UC optativa a escolher de entre as indicadas no{\}newline quadro n.o 9 num total de 3 ECTS e UC optativa Livre

A análise da correlação entre a quantidade de desmineralização in situ e o fluxo salivar estimulado, a capacidade tampão da saliva e os níveis salivares de estreptococos mutans

3.36 - Membro de comissão organizadora de eventos científicos ou artísticos culturais regionais 3.37 - Mesas-redondas, palestras, seminários, cursos ministrados em