• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE UFF Curso de Extensão: Escolas sustentáveis e Com-Vida, na modalidade semipresencial.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE UFF Curso de Extensão: Escolas sustentáveis e Com-Vida, na modalidade semipresencial."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – UFF

Curso de Extensão: Escolas sustentáveis e Com-Vida, na modalidade semipresencial.

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – UFF PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO – PROEX

COMITÊ GESTOR INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO – COMFOR Rua São Pedro, 24/8º andar

Centro, Niterói - CEP: 24020-050 Telefones: 2629-2975 e-mail: comforsecretaria.uff@gmail.com

EDITAL

Estabelece normas do processo seletivo de tutores para o Curso de Extensão Escolas Sustentáveis e Com-Vida, na modalidade semipresencial.

A Universidade Federal Fluminense – UFF, por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão – PROEX, do Núcleo e Educação para a Cidadania – NUEC, da Coordenação de Educação a Distância – CEAD e do Departamento de Empreendedorismo e Gestão, no uso de suas atribuições, considerando as disposições estabelecidas pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI – do Ministério da Educação - MEC, torna pública a normatização que regerá o processo seletivo de bolsistas na função de tutor para atuar no Curso de Extensão Escolas Sustentáveis e Com-Vida, na modalidade semipresencial.

1. OBJETIVO DO PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo tem por objetivo selecionar tutores para o Curso de Extensão, na modalidade semipresencial Escolas Sustentáveis e Com-Vida, a ser ofertado a gestores públicos, professores e outros profissionais da educação que atuam na Educação Básica.

2 REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

2.1. São requisitos mínimos para a candidatura à tutoria no presente processo seletivo:

2.1.1. Ter diploma de curso superior reconhecido pelo MEC ou graduando de curso reconhecido pelo MEC.

2.1.2. Possuir disponibilidade para participar dos encontros presenciais de formação continuada do Departamento de Empreendedorismo e Gestão/UFF e do CEAD/UFF em Niterói - RJ.

2.1.3. Ter acesso e habilidade no uso de computadores e ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Internet e ambientes virtuais de aprendizagem).

2.1.4. Possuir disponibilidade de 12 (doze) horas semanais, em média, distribuídas entre o acompanhamento do processo de ensino por meio das atividades desenvolvidas pelos alunos na

(2)

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – UFF

Curso de Extensão: Escolas sustentáveis e Com-Vida, na modalidade semipresencial.

2 plataforma CEAD/UFF e participação nos encontros presenciais que se realizarão em 3 (três) sábados durante os quatro meses de duração do curso.

2.1.5. Ser responsável pela dinamização de forma criativa e reflexiva das atividades à distância, de acordo com o Plano de Atividades do curso e dos encontros presenciais que acontecerão em Niterói - RJ.

2.1.6. Não possuir vínculo de bolsa-auxílio junto ao governo federal (FNDE/CAPES).

3. OFERTA DE VAGAS

3.1. Serão oferecidas 10 (dez) vagas para preenchimento imediato e 10 (dez) vagas para o quadro de reserva, sendo os 20 (vinte) classificados deverão participar da formação presencial no CEAD/UFF, em Niterói - RJ.

4. ATRIBUIÇÕES

4.1. Participar do curso de formação presencial em Niterói - RJ, com carga horária de 16 horas. 4.2. Participar de todos os momentos de planejamento, execução e do processo avaliativo do curso e dos cursistas.

4.3. Dialogar de modo virtual e presencial, permanentemente, com a equipe de professores do curso, tirando dúvidas, propondo sugestões e informando o acompanhamento mensal dos cursistas.

4.4. Utilizar os textos propostos na plataforma Moodle e mediar o diálogo com os cursistas, manter hábitos de estudo, de pesquisa e de elaboração atividades que enriqueçam as propostas do livro-texto. 4.5. Fazer a mediação entre os cursistas e as propostas de trabalho desenvolvidas, esclarecendo dúvidas, orientando e incentivando a realização das atividades propostas.

4.6. Contribuir de forma efetiva com o registro de informações relativas ao desenvolvimento do curso, acompanhando e mediando os debates nos fóruns virtuais e as atividades realizadas, assim como fornecer outras informações que lhes forem solicitadas pela equipe de professores do curso.

5. DO VÍNCULO E DA REMUNERAÇÃO.

5.1. O candidato selecionado deverá ter vínculo ao curso no período de 4 (quatro) meses, com carga horária média de 12 horas semanais.

5.2. O valor mensal da bolsa de tutoria será de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais).

5.3. A bolsa de tutoria poderá ser cancelada a qualquer momento, caso haja qualquer procedimento – por parte do tutor – que acarrete perda de interatividade, acompanhamento, ética, ou ação que venha a ser configurado como prejudicial à integridade de algum participante do curso e/ou

(3)

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – UFF

Curso de Extensão: Escolas sustentáveis e Com-Vida, na modalidade semipresencial.

desenvolvimento pedagógico.

6. DAS INSCRIÇÕES

6.1. As inscrições serão gratuitas, realizadas do período de 23 de setembro a 01 de outubro de 2014. 6.2. Para efetuar a inscrição, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico do Concurso <www.empreendedorismo.uff.br >, preenchendo corretamente a Ficha de Inscrição com dados pessoais e informações solicitadas sobre a experiência prévia em atividade de tutoria ou monitoria de ensino. O currículo vitae e seus documentos comprobatórios deverão ser entregues no dia da entrevista. Somente serão considerados os itens do currículo que estiverem devidamente comprovados.

6.3. A ficha de inscrição deverá ser totalmente preenchida com dados corretos e atualizados. O não cumprimento dessa exigência implicará na anulação da ficha de inscrição.

6.4. O candidato será responsável pelas informações prestadas ao inscrever-se, dispondo a CEAD/UFF do direito de excluir deste processo seletivo, a qualquer tempo, aquele que não preencher de forma completa ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos.

6.5. A inscrição implica o conhecimento e a tácita aceitação pelos candidatos das condições estabelecidas neste edital, comprometendo-se a tomar conhecimento de eventuais termos aditivos e avisos que vierem a ser publicados no site eletrônico <www.empreendedorismo.uff.br >, dos quais não poderá alegar desconhecimento.

6.6. É da responsabilidade do candidato, caso não receba qualquer informação de acordo com o cronograma apresentado, verificar eventuais problemas de comunicação e retorno da informação. 6.7. O candidato deve estar com o seu Curriculum Lattes atualizado até 01 de outubro de 2014, ocasião em que serão copiados e entregues à comissão avaliadora, que os analisará segundo os critérios definidos no item 8.1 deste edital.

6.8. Após análise do Curriculum Lattes dos candidatos inscritos, a comissão fará divulgar no site eletrônico www.empreendedorismo.uff.br a relação dos candidatos classificados para a entrevista em número três vezes o de vagas destinadas ao preenchimento imediato, conforme consta do item 3.1 deste edital, contendo as informações sobre o dia, a hora e o local das entrevistas e outras instruções. 6.9. O candidato deverá acompanhar no site eletrônico <www.empreendedorismo.uff.br >, o andamento e as instruções adicionais deste processo seletivo, que passam a constituir aditivos a este Edital.

(4)

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – UFF

Curso de Extensão: Escolas sustentáveis e Com-Vida, na modalidade semipresencial.

4 7. DO PROCESSO SELETIVO

7.1. O candidato se submeterá a uma entrevista perante uma comissão avaliadora, ocasião em entregará a documentação comprobatória de titulação acadêmica; experiência profissional; formação complementar e de atividades relacionadas à tutoria ou monitoria de ensino, constantes do seu Curriculum Lattes.

7.2. A comissão avaliadora julgará os currículos dos candidatos e a documentação comprobatória que se somará à nota obtida na entrevista, ambas valendo 100 pontos, num total máximo de 200 pontos, de acordo com a pontuação constante no item 8 do presente edital.

8. DOS CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO

8.1. Quanto ao curriculum vitae, os candidatos serão avaliados conforme os seguintes critérios:

ETAPA MÁXIMO DE

PONTOS

DESCRIÇÃO DOS PONTOS

Formação 10 Graduação – 05 Pós-graduação - 05 Experiência Profissional 55 Experiência em tutoria – 25 Experiência em monitoria – 15 Outras atividades em EAD – 15 Formação

Complementar

20 Curso sobre EAD presencial – 05

Curso sobre EAD a distância – 10 Outros cursos - 05

Atividades relacionadas à Educação Básica

15 Publicação na área - 10

Publicação na fora da área - 05

Total = 100

8.2. Quanto à entrevista, os candidatos serão avaliados conforme os seguintes critérios:

CRITÉRIO MÁXIMO DE PONTOS

Demonstra habilidade na comunicação 35

(5)

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – UFF

Curso de Extensão: Escolas sustentáveis e Com-Vida, na modalidade semipresencial.

Demonstra conhecimento sobre estrutura da Educação Básica no Brasil

20

Pontualidade, apresentação pessoal 10

Total de pontos 100

8.3. Não será avaliado o candidato que não apresentar qualquer um dos requisitos exigidos neste Edital, bem como aquele que apresentar documentos e/ou informações inconsistentes ou que não correspondam à verdade.

9. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

9.1 A lista dos tutores selecionados será disponibilizada no dia de 03 de outubro de 2014, no site <www.empreendedorismo.uff.br>, por meio do qual o candidato receberá as instruções complementares.

10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1. Os casos omissos serão decididos pela equipe de Coordenação do Curso de Escolas Sustentáveis e Com-Vida.

Niterói, 23 de setembro de 2014.

Boanerges do Amaral Couto Coordenador do curso

Regina Moreth

(6)

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – UFF

Curso de Extensão: Escolas sustentáveis e Com-Vida, na modalidade semipresencial.

6 ANEXO I

CRONOGRAMA SELEÇÃO TUTOR

ETAPAS PRAZOS

Publicação edital 23 de setembro

Período de Inscrição 23 de setembro a 01 de outubro

Divulgação da lista de

classificados até 03 de outubro

Entrevista 4 de outubro

Divulgação da lista dos

aprovados 7 de outubro

Período de formação na tutoria

do curso 20 a 25 de outubro

Aula Inaugural 08 de novembro

(7)

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – UFF

Curso de Extensão: Escolas sustentáveis e Com-Vida, na modalidade semipresencial.

ANEXO II

TERMO DE CONDUTA NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Departamento de Empreendedorismo e Gestão – STE

Art. 1º - Os alunos, tutores, coordenadores de tutoria, coordenadores de disciplina e funcionários que atuam nos Cursos e nas Disciplinas vinculados ao Departamento de Empreendedorismo e Gestão – STE, caracterizados como participantes, quando iniciarem suas atividades nos supracitados cursos, deverão firmar compromisso com o disposto nos termos deste instrumento.

Art.2º – Todo participante que acesse o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do CEAD/UFF, deverá se comportar de forma respeitosa, ética e cordial nos fóruns constituintes dos referidos cursos. Art. 3º – No cumprimento do disposto no artigo 2º e de forma a se garantir a boa condução dos relacionamentos, todo participante, no que se refere a cada tarefa ou post enviados para o AVA-CEAD/UFF, deverá atender às seguintes exigências:

a) Não utilizar termos chulos;

b) Não fazer comentários preconceituosos ou sarcásticos (em tom pejorativo) acerca da contribuição de outros participantes do AVA;

c) Ser seu único autor, a menos que a permissão de elaboração colaborativa tenha sido dada explicitamente na descrição do fórum/tarefa. O envio de um mesmo post, ou de uma mesma tarefa, feito por mais de um aluno, seja de

um mesmo grupo ou de grupos diferentes, será considerado plágio e será tratado e conduzido administrativamente como tal;

d) Não utilizar trechos de textos de outros autores, ou sites, sem citá-los formalmente em acordo com as normas da ABNT em vigor. A utilização de trechos textos de outros autores, ou sites, que não cumpram esta exigência será considerada plágio e será tratada e conduzida administrativamente como tal;

e) Nos fóruns acadêmicos, não tratar de assuntos que se coloquem fora do tema proposto;

f) Não fazer propagandas/divulgações de eventos/assuntos/objetos que não perpassem o perfil acadêmico da disciplina e do curso;

g) Criticar, reclamar, elogiar e sugerir são práticas desejáveis, mas as mesmas devem se dar em fóruns específicos ou, na ausência dos mesmos, juntamente ao tutor, coordenador de tutoria, coordenador de disciplina ou coordenador do curso, por e-mail (mensagem privada), conforme sejam seus posicionamentos na esfera do curso.

Art. 4º - O participante que não cumprir qualquer das exigências acima listadas estará incurso em quebra de conduta disciplinar.

Art. 5º - Aquele participante que atingido pelo artigo 4º será, em primeira instância, advertido, por mensagem privada enviada pela Coordenação do Curso. Os casos em que tiver sido configurado o plágio (itens c e d) serão tratados pelo

Colegiado do Curso, ou Comissão de Sindicância;

Art. 6º - No caso de reincidência, após ter sido advertido, conforme dispõe o artigo 5º, o participante terá seu acesso ao AVA-CEAD/UFF, suspenso por, no mínimo, 7(sete) dias, ad referendum da Comissão de Ética do Curso.

§ 1º - Neste inquérito, será exigido do participante o comparecimento (presencial) à UFF, em Niterói/RJ, a fim de que o mesmo possa apresentar defesa/justificativa diante dos membros da Comissão de Ética do Curso.

(8)

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – UFF

Curso de Extensão: Escolas sustentáveis e Com-Vida, na modalidade semipresencial.

8 § 2º - Caberá a Comissão de Ética do Curso decidir pela prorrogação do período de suspensão ou encaminhar um processo formal às instâncias superiores da Universidade, solicitando a desvinculação do participante do curso.

Niterói, 23 de setembro de 2014.

______________________________

Referências

Documentos relacionados

Ao instalar os serviços da Informatica, você cria um repositório de configuração de domínio em um banco de dados relacional para armazenar metadados e contas de usuário do

Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) UFF e Universidade do Porto:  O Curso de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF - Brasil) estabeleceu junto à Faculdade de

A presente pesquisa teve o objetivo de avaliar, radiograficamente, a média e a freqüência da reabsorção radicular externa apical, correlacionando com a

Além de servir de base para conhecer como o processo funciona e analisar casos que foram para a frente ou não, o tempo de estudo também deve ser usado para ampliar a rede

13.6 A solicitação realizada após o período constante do item 13.3 deste Edital será indeferida. 13.7 Durante o período de que trata o item 13.3, o candidato poderá desistir

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO – UNIVASF Pró-Reitoria de Extensão – PROEX.. Diretoria de Extensão – DIREX Coordenação

A Universidade Federal do Acre (Ufac), por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) e da Diretoria de Ações de Extensão (Daex), com base na

A Universidade Federal do Acre (Ufac), por intermédio da Diretoria de Ações de Extensão (Daex), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) com base