• Nenhum resultado encontrado

2ª Feira, 29 de fevereiro O amor cura!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2ª Feira, 29 de fevereiro O amor cura!"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

BOM DIA!

10-a-fio: Sê misericordioso!

2ª Feira, 29 de fevereiro

O amor cura!

BOM DIA!

Bom dia! Nesta 3ª semana da Quaresma é-nos colocado o desafio de pormos em prática mais duas Obras de Misericórdia: “assistir os enfermos” e “corrigir os que erram”.

Hoje vamos compreender melhor como podemos assistir e ajudar os doentes: esta obra de misericórdia consiste em dar toda a atenção a alguém que esteja debilitado. Pode ser alguém da nossa própria família, algum conhecido ou até mesmo uma pessoa desconhecida. Esta assistência refere-se não só aos atendimentos essenciais como vestuário, alimentação, me-dicação, ou cuidados de saúde especializados, mas também a visitas, palavras de ânimo e gestos de amor. Tratando-se de um doente da nossa família acresce a nossa responsabili-dade de cuidar. No entanto, quantas vezes os nossos avós ou tios acabam por viver a sua doença sem companhia e carinho?

… “a assistir os enfermos”

Todos conhecemos pessoas que atualmente se encontram doentes e todos podemos fazer algo por elas. Seja uma breve visita, um telefonema, a oferta de um desenho colorido ou de uma fotografia… Tantas são as formas de expressarmos caridade por quem sofre. Quando estamos doentes gostamos que os outros se preocupem connosco, nos ajudem, assistam e acompanhem. Estamos também nós disponíveis para ir ao encontro de quem mais sofre?

# Hoje recorda alguma pessoa que esteja doente e manifesta o teu amor por ela. Seja qual for a tua idade, todos somos capazes de sorrir e fazer sorrir.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Senhor Jesus, concede-me um coração sensível diante da doença e do sofrimento. Que eu procure visitar, socorrer e encorajar os enfermos que estão mais abandonados e necessita-dos.

Pai-nosso…S. João Bosco…Rogai por nós.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Bom dia a todos!

 Durante esta semana vamos ter a visita do Padre Artur Pereira, que é o Provincial dos

Sa-lesianos de Portugal e Cabo Verde.

(2)

BOM DIA!

10-a-fio: Sê misericordioso!

3ª Feira, 01 de março

Ama: vais ver que não doi nada!

BOM DIA!

Bom dia! Hoje continuamos a debruçarmo-nos sobre a Obra de Misericórdia: assistir os en-fermos. Sabias que muitos doentes são abandonados pelas próprias famílias nos hospitais e nas suas próprias casas? Sabias que muitos filhos e netos deixam de visitar e de assistir os seus próprios familiares? Nos hospitais portugueses, a maioria dos doentes nestas circuns-tâncias tem mais de 70 anos, é do sexo feminino e sofre de doenças crónicas incapacitantes. É muito triste saber que no momento em que mais precisam de alguém, acabam por ficar sós… Mas graças à solidariedade de muitos voluntários os seus dias são mais felizes. Os voluntários visitam os doentes que vivem sozinhos ou que estão internados em hospitais, procurando animar, encorajar e confortar quem mais sofre.

… “a assistir os enfermos”

O acolhimento dos doentes em meio hospitalar passa por gestos simples como acompanhar os doentes aos diversos serviços ou ajudar nas refeições, mas especialmente em dialogar e escutar atentamente. Muitos voluntários assistem e acompanham doentes isolados no seu domicílio, com grande amor e cuidado. Nem sempre é fácil assumir esta responsabilidade pois exige tempo e muita paciência. No entanto, todos os voluntários que se comprometem com esta missão assumem ser muito gratificante.

# Hoje procurarei dedicar um minuto da minha oração a todos os doentes isolados e sós.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Senhor Jesus, hoje recordamos os voluntários que procuram dedicar tempo ao cuidado de quem mais sofre. Fortalece-os com as tuas graças para que consigam animar, encorajar e confortar os doentes a quem se dedicam.

Avé-Maria…Nossa Senhora Auxiliadora…Rogai por nós.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

(3)

BOM DIA!

10-a-fio: Sê misericordioso!

4

ª Feira, 02 de março

Corrige-te antes de corrigires

BOM DIA!

Bom dia! Hoje vamos procurar compreender a obra: “corrigir os que erram”. Mas, na prática, como corrigir alguém que está errado? Deixamos-te algumas sugestões:

1. Corrige com caridade, com calma, sem acusação, carregada de bondade.

2. Corrige com compreensão e delicadeza, com conhecimento das limitações da pes-soa.

3. Corrige com humildade, fala sem ofender, sem humilhar, pois também tu precisas de ajuda.

4. Corrige com prudência, procura um momento propício, verifica e ouve as circunstân-cias pelas quais a pessoa está a passar.

Contudo, a melhor correção é o nosso testemunho, a exigência e coerência das nossas ati-tudes.

… “a corrigir os que erram”

Mais importante que apontar defeitos é indicar caminhos, ajudar a crescer, sinalizando ma-neiras de conquistar virtudes.

# Hoje terei o maior cuidado na forma como me dirijo e relaciono com os meus colegas. Através das minhas atitudes, mostrarei o melhor caminho, desafiando discretamente os outros a seguirem o mesmo caminho. Procurarei ser exemplo sem apontar o dedo.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Senhor Jesus, quero ser reflexo do teu amor. Ajuda-me a ser tua testemunha, revelando aos outros o caminho do bem.

S. João Bosco…Rogai por nós.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Bom dia a todos!

 “

A Quaresma trata-te da saúde” e para que a tua alma esteja em plena forma, a Comissão Pas-toral Jovem quer promover a tua saúde desafiando os jovens do secundário para uma “Consulta” gra-tuita na Clínica Privada! Aparece às 14h, na Sala da Alegria. Não te vais arrepender!

(4)

BOM DIA!

10-a-fio: Sê misericordioso!

5ª Feira, 03 de março

Corrige em particular

BOM DIA!

Bom dia! Na sua Mensagem para esta Quaresma, o Papa Francisco recorda-nos que corrigir os que erram é um “dever de caridade e muitas vezes de justiça”: Um pai que não corrige o filho, um professor que não corrige o aluno, um amigo que não corrige o seu amigo, não é pai, não é professor, não é verdadeiro amigo. É sempre mais fácil o desprezo, a indiferença, a acusação, a crítica ou mesmo o aviso genérico… No entanto o Evangelho diz-nos: «Se um teu irmão peca… vai e corrige-o entre ti e ele a sós» Mt 18,15. É um gesto de grande cobardia acusar em público, sobretudo quem não está presente e não se pode defender.

…a “corrigir os que erram”

Todos temos o direito a ser advertidos pessoalmente. O certo é que qualquer correção é mais fácil de fazer, e de receber, quando existe autêntica amizade e respeito mútuo.

# Hoje, procura aquele amigo que tem tomado más opções e que precisa da tua ajuda. Partilha com ele a tua preocupação e amizade, sugerindo a correção de determinadas atitu-des, ou palavras. Não o exponhas aos outros, fala-lhe em particular!

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Senhor, hoje peço-te sabedoria para saber corrigir com misericórdia os meus amigos. Sem julgamentos ou condenações, mas disponível para amar e servir discretamente.

Avé-Maria…Nossa Senhora Auxiliadora…Rogai por nós

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Bom dia a todos!

Um dia vou à Missa à hora do almoço: “Hoje é o dia”! Às 14:00, na capela da escola! É o Padre Artur, Provincial, que preside.

(5)

BOM DIA!

10-a-fio: Sê misericordioso!

6ª Feira, 4 de março

Deixa que te corrijam!

BOM DIA!

Bom dia! Os erros podem ser grandes mestres nas nossas vidas. Mas, para isso, precisamos de alguém que nos oriente, que nos corrija e nos dê oportunidade para que façamos o que é certo. Independentemente da idade, todos precisamos de orientação.

Hoje sabemos escrever o nosso nome, atar os atacadores, lavar os dentes porque alguém nos ajudou, nos ensinou e corrigiu. Seja em tarefas simples, ou em atitudes significativas, devemos estar disponíveis a acolher críticas construtivas. Quem recebe uma correção fra-terna deve ter a humildade de aceitar com serenidade as palavras do amigo que o corrige, e ser-lhe agradecido. Devemos por isso receber a correção com alegria de coração, pois a pes-soa que nos fala é alguém que se interessa por nós e se preocupa connosco.

… a “corrigir os que erram”

Não queremos viver a nossa vida mergulhados nos nossos erros e ignorâncias! Por isso, sempre que alguém nos repreende ou nos faz um aviso devemos acolher com respeito e apreço.

# O desafio de hoje é aprender a aceitar as críticas a mim dirigidas para que me possa tornar um melhor estudante, um melhor amigo e um melhor cristão.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Senhor Jesus, hoje quero-te agradecer por todos os educadores que me ensinam e corri-gem. Ajuda-os a continuar a missão de educar e corrigir com amor e carinho.

Pai Nosso…S. João Bosco…Rogai por nós.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Bom dia a todos!

Boa sorte para quem vai participar na grande Corrida dos Salesianos, neste domingo, em Belém. Que se divirta muito!

Referências

Documentos relacionados

As condições testadas na síntese de ésteres a partir do isopen- tanol presente no óleo fúsel com o ácido caprílico estão apresentadas na Tabela 2, juntamente com os

Na noite de quarta-feira (13), mais 14 alunos concluíram o curso de teatro “Crescendo em Cena”, oferecido pela Prefeitura de Angra, por meio da secretaria

Portanto, o objetivo deste trabalho foi verificar a presença de Enterococcus spp em amostras de carcaças de frango congeladas e resfriadas, efetuar o

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Esta investigação consiste de dois estudos que examinaram as relações entre Papéis Sexuais, Ajustamento Conjugal e Emocional de mulheres e homens no contexto da transição para

Uma ameaça pode continuar sendo uma ameaça por tempo suficiente para uma agressão letal mesmo após ter sido atingida.

Diante disso, esse estudo tem como objetivo estimar um modelo explicativo para o comportamento da série trimestral do número de óbitos por câncer de pele na Região Sul

A adição dos polímeros SBS e EVA ao CAPFA proporcionou um aumento da rigidez e da elasticidade do ligante, mas, dentre as misturas asfálticas produzidas, observou-se que,