• Nenhum resultado encontrado

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA ESTATISTICA DE USO DE PERIÓDICOS DA BIBLIOTECA DO INSTITUTO DE BIOLOGIA UNICAMP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA ESTATISTICA DE USO DE PERIÓDICOS DA BIBLIOTECA DO INSTITUTO DE BIOLOGIA UNICAMP"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA ESTATISTICA DE USO DE PERIÓDICOS DA BIBLIOTECA DO INSTITUTO DE BIOLOGIA – UNICAMP

Ana Maria Rabetti∗ Ladaslav Sodek∗∗

RESUMO

Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um programa de coleta de dados para fins estatísticos, servindo de suporte nas tomadas de decisões, com base na análise da nossa coleção de periódicos.

INTRODUÇÃO

A Biblioteca do Instituto de Biologia da UNICAMP, fundada em 1967 é uma das bibliotecas nacionais de referência na área de Ciências Biológicas, tendo atualmente um acervo de 737 títulos de periódicos correntes em Biologia e ciências afins, constituindo, assim, um patrimônio expressivo na área.

O grande volume de assinaturas de periódicos, principalmente estrangeiros que atende a comunidade exige constantes avaliações, devido ao custo geralmente elevado das publicações e da escassez de recursos financeiros.

Torna-se evidente a necessidade de estudos frequentes que subsidiem tomadas de decisões, para garantir a manutenção das coleções.

Tais decisões relacionadas ao cancelamentos e/ou remanejamentodas coleções, são tomadas de acordo com a aplicação de critérios adotados com a participação da comunidade usuária.

Para servir de suporte nas tomadas de decisões , desenvolvemosum software de coleta de dados sobre o uso de periódicos, no momento da guarda diária do material consultado e emprestado pela Biblioteca.

A avaliação da coleção de periódicos é feita a cada dois anos, quando a partir dos dados obtidos, é possível estabelecer-se parâmetros para uma política

(2)

de desenvolvimento de acervo adequada às linhas de pesquisas e, os projetos desenvolvidos no Instituto de Biologia da UNICAMP.

OBJETIVO

- Melhorar a distribuição de recursos, possibilitando a atualização e otimização dos acervos.

- Manter o desenvolvimento harmonioso das coleções.

- Padronizar a coleta de dados, possibilitando maior rapidez na totalização dos dados de: consultas, empréstimos, reprografia e comutação bibliográfica. - Reunir dados para avaliar e tomar decisões.

APRESENTAÇÃO DO SOFTWARE

Este software foi desenvolvido localmente, empregando linguagem Dbase5 para DOS. A interface do programa é amigável, possibilitando recuperação rápida das informações desejadas. A forma dos registros e o gerenciamento dos dados são seguras, enquanto a capacidade de armazenamento é compatível com o volume de dados a serem inseridos.

Nesse programa, determinamos nossas necessidades obrigatórias e criamos operações desejáveis, para atendimento das funções básicas, tais como: - facilidade de uso;

- padronização dos títulos; - possibilidade de expansão;

- flexibilidade e adaptabilidades a mudanças;

- necessidades/possibilidades de customização local; - facilidades para geração de arquivos e relatórios.

(3)

Os registro na tela são definidos de forma detalhada, baseados em menus fáceis de usar. São empregados comandos breves, oferecendo opções nas suas descrições, permitindo ajustes de acordo com as necessidades.

• O Menu inicial do programa é composto pelos seguintes módulos: Período: 01/01/2004 Consultas: 28310 [ 1 ] Registrar Consultas [ 2 ] Relatório de Dados [ 3 ] Modificar Títulos [ 4 ] Encerrar Período [ 0 ] Sair

Registro por Título:

*

* Revistas *

* JOURNAL OF AGING STUDIES

Título: Journal of Biological Chemistry * JOURNAL OF AGRICULTURALSCIENCE Número de consultas a somar: 6 * JOURNAL OF ANATOMY

* JOURNAL OF ANIMAL ECOLOGY Último registro:432 em: 6/7/2004 * JOURNAL OF APPLIED ECOLOGY

* JOURNAL OF BACTERIOLOGY

* JOURNAL OF BIOGEOGRAPY

Total para esta revista: 438 * JOURNAL OF BIOLOGICAL CHEMISTRY

* JOURNAL OF BIOLOGICAL RHYTHMS

* JOURNAL OF BIOTECHNOLOGY

(4)

<ESC> sair

* Selecionar com <enter> correr a lista: PGDN – PGUP e setas

A alimentação dos dados é feita diariamente, registrando, para cada título, o número de vezes que o mesmo foi consultado.

O Programa permite visualizar os dados e a extração da informação poderá ser apresentada em forma de relatórios/listagens semanais/mensais ou anuais.

MÉTODO ADOTADO

1. Consulta à comunidade:

Cada Departamento, através dos representantes na Comissão de Biblioteca/IB, recebe uma lista de títulos de periódicos e assinala, em ordem de importância, os periódicos relativos às linhas de pesquisa desenvolvidas no Departamento.

2. Estatística de Uso:

São os dados decorrentes da circulação de cada título, durante os últimos dois anos: empréstimos, consultas, periódicos xerocados e periódicos atendidos pelo serviço de Comutação Bibliográfica (COMUT e SCAD).

Para aplicação desses critérios, consideramos:

PESO X ESTATÍSTICA DE USO = PONTUAÇÃO

Peso= número de vezes que o título do periódico foi indicado pelos

Departamentos

(5)

Exemplificando: O periódico Journal of Biological Chemistry é do interesse de

seis Departamentos do IB, multiplicado pelo número de estatística de uso na Biblioteca (946), ou seja,( 6X946=5652 ).

Resultado Final:

1- Os dados são coletados e transportados para uma planilha por título, com o somatório dos pontos em ordem decrescente da pontuação.

2- Os periódicos não indicados passam por reavaliação nos Departamentos: 2.1. Após essa análise, os títulos que continuam sem indicação são automaticamente substituídos.

2.2. Os títulos mantidos são colocados no final da listagem e, futuramente podem ser substituídos por outros.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Apesar das crises orçamentárias crônicas que têm sido enfrentadas pelas universidades brasileiras, nossa coleção de periódicos tem sido construída dentro de alto padrão de qualidade e relevância. Por outro lado, o crescimento rápido dos acessos eletrônicos, obtidos conjuntamente com as assinaturas de periódicos impressos, faz com que o gestor da informação tenha que adotar metodologias para avaliar e reajustar constantemente a coleção da Biblioteca.

Várias propostas de avaliação são apresentadas pela literaturabiblioteconômica, mas o importante é estabelecer critérios, de acordo com as especificidades das diferentes áreas do conhecimento.

Por meio da coleta de dados estatísticos e dos estudos quantitaivos, podemos verificar o grau de eficiência do acervo, para subsidiar o estabelecimento de políticas de seleção, aquisição, descarte e encadernação, como também medir o uso da literatura periódica.

(6)

O desenvolvimento desse software tornou-se uma ferramenta de gestão, de suma importância, para tomada de decisões, contribuindo para análise de nossa coleção de periódicos.

Consideramos que priorizar o desenvolvimento adequado da coleção de periódicos científicos é um fator preponderante para a manutenção da qualidade e excelência das atividades de pesquisa e de ensino do Instituto de Biologia – UNICAMP.

REFERÊNCIAS

EVANS, G.E. Developing livrary and information center collection. 2.ed. Littleton: Libraries Unlimited, 1987. (Library Science test Series)

KRZYZANOWSKI, R.F., FERREIRA, M.C.G. Avaliação de periódicos científicos e técnicos brasileiros. Ciência da Informação, v.27, n.2, p. 165-175, maio/ago. 1998.

MARCHIORI, P.Z. Ciberteca ou bliblioteca virtual: uma perspectiva de

gerenciamento de recursos de informação. Ciência da Informação, v.26, n.2, p.115-124, maio/ago.1997.

MESTRINER, M. A. A. et al. Avaliação de coleções de periódicos. São Paulo: USP/SIBI, 2002. (Caderno de projeto,8)

NASCIMENTO, M. A.R. , SANTORO, M.I. Consolidação de critérios para avaliação de periódicos em bibliotecas universitárias: projeto piloto em desenvolvimento na UNICAMP. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE

BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 17., Belo Horizonte, 1994. Anais..., Belo Horizonte, 1994.

PORCELLO, A.M.B. et al. Análise da coleção de periódicos adquiridos por compra para o Sistema de Bibliotecas da UFRGS 1982-1985. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 5., 1987, Porto Alegre.

Anais... Porto Alegre: UFRGS/BC, 1987. V.1, p.9-26.

Bibliotecária e Diretora da Biblioteca do Instituto de Biologia- UNICAMP Caixa Postal 6109, Campinas, SP, Brasil, CEP 13083-862 rabetti@ unicamp.br

∗∗Prof.Dr. Departamento de Fisiologia Vegetal do Instituto de Biologia – UNICAMP Caixa Postal 6109, Campinas, SP, CEP, Brasil, CEP 13083-862 lsodek@unicamp.br

Referências

Documentos relacionados

Este estudo, assim, aproveitou uma estrutura útil (categorização) para organizar dados o que facilitou a sistematização das conclusões. Em se tratando do alinhamento dos

Somente na classe Aberta Jr e Sr, nas modalidades de Apartação, Rédeas e Working Cow Horse, que será na mesma passada dessas categorias e os resultados serão separados. O

Para disciplinar o processo de desenvolvimento, a Engenharia de Usabilidade, também conceituada e descrita neste capítulo, descreve os métodos estruturados, a

Para atingir este fim, foram adotados diversos métodos: busca bibliográfica sobre os conceitos envolvidos na relação do desenvolvimento de software com

Quando os dados são analisados categorizando as respostas por tempo de trabalho no SERPRO, é possível observar que os respondentes com menor tempo de trabalho concordam menos que

Objetivo: Garantir estimativas mais realistas e precisas para o projeto, ao considerar nesta estimativa o esforço necessário (em horas ou percentual do projeto) para

Ainda segundo Gil (2002), como a revisão bibliográfica esclarece os pressupostos teóricos que dão fundamentação à pesquisa e às contribuições oferecidas por

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no