• Nenhum resultado encontrado

Campanha Salarial Procempa: assembleia exige resposta sobre as reivindicações

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Campanha Salarial Procempa: assembleia exige resposta sobre as reivindicações"

Copied!
33
0
0

Texto

(1)

Campanha Salarial Procempa:

assembleia exige resposta

sobre as reivindicações

Passado quase 1 mês da data-base (1º de Maio), trabalhadores da PROCEMPA não tiveram NENHUM posicionamento da empresa sobre a pauta entregue ainda em Abril. Categoria já acumula 3 anos sem receber a reposição da inflação.

Em assembleia realizada na tarde de 4ª feira (22/05), os trabalhadores da PROCEMPA aprovaram, por unanimidade, oficiar a direção da empresa exigindo que se posicione em relação às reivindicações da categoria. Nos próximos dez dias deverá ser convocada nova assembleia para avaliar a situação.

Na assembleia, também tratou-se sobre o Plano de Saúde. Foram dados relatos sobre a permanente preocupação da CT (comissão de trabalhadores) e do sindicato, desde a preparação do edital e termo de referência, da reunião realizada com a direção da PROCEMPA na semana passada sobre o tema e da busca de agilização do processo licitatório que está marcado para o dia 28 de Maio.

Em relação à campanha salarial, a categoria começa a discutir agenda de mobilizações frente ao fato de que estamos chegando no final do mês de Maio e, até agora, nenhum sinal de que teremos nossas reivindicações atendidas. Vale lembrar que a pauta dos trabalhadores tem como reivindicações a manutenção de todas as cláusulas sociais e recomposição nos salários e benefícios. Foi aprovado, por unanimidade, o envio de ofício

(2)

para a empresa cobrando posicionamento.

A assembleia também acatou a sugestão da CT (comissão de trabalhadores) de enviar um documento à PROCEMPA para apresentar os principais problemas que estão afetando a companhia de TI municipal de Porto Alegre. Os trabalhadores que tiverem alguma sugestão diferente das propostas pela CT devem procurá-la para levar suas preocupações. O texto ainda está sendo construído; assim que estiver pronto, será divulgado.

Sobre a MENSALIDADE DOS SINDICALIZADOS/ FILIADOS ao sindicato, foi informado que ganhamos liminar na Justiça para que continue sendo feito o desconto em folha de pagamento. Quanto ao mês de Abril, em que não houve o desconto, ficou decidido na assembleia que será feito em duas parcelas de meio por cento (0,5%) a mais na parcela normal. Desta forma, em Maio ocorrerá um desconto em folha de 1,5% do salário e, em Junho, de 1,5%, sempre do salário nominal. A partir de Julho, o desconto será normalizado.

Prossigamos mobilizados, colegas da PROCEMPA!

À luta, sempre!

(3)

PROCEMPA – Informações sobre

o não desconto da mensalidade

sindical na PROCEMPA em Abril

A mensalidade sindical dos colegas da PROCEMPA que são sindicalizados era descontada normalmente até o mês de Março. Ocorre que, em 21 de Abril, o sindicato recebeu comunicado da direção da empresa de que não seriam mais feitos os descontos na folha de pagamento devido à MP 873 do Governo Bolsonaro, a qual foi assinada na sexta-feira (1º/03), véspera do Carnaval.

Frente a este fato, o sindicato, imediatamente, entrou com ação na Justiça do Trabalho para garantir o referido desconto. A decisão judicial favorável ao Sindppd/RS foi comunicada pela Justiça à empresa em 3 de Maio. Por este motivo, a PROCEMPA comunicou na ação que não houve tempo de colocar em folha de pagamento.

Solicitamos para a empresa que faça o devido desconto do 1% referente ao mês de Abril nas folhas de Maio e de Junho. Desta forma, ficaria um desconto de 1,5% em Maio e outro de 1,5% nesses dois meses, a fim de compensar o não desconto de Abril e não causar mais gastos para a própria empresa e os trabalhadores ao final da ação.

Vale lembrar que o desconto é sempre sobre o salário base de cada sindicalizado e sindicalizada. O sindicato já informou para a representação da empresa que se compromete a informar aos trabalhadores sobre o assunto tirando todas as dúvidas e, inclusive, estaria aberto para, além de tirar dúvidas dos trabalhadores, sanar problemas individuais caso venham a ocorrer.

(4)

Agora, só aguardamos a posição da empresa para confirmar os procedimentos para o desconto do próximo mês.

Sindppd/RS

PROCEMPA – Carta aberta do

Sindppd/RS contra o desmonte

e em defesa da empresa de TI

pública

Hoje de manhã (26/04), o Sindppd/RS enviou uma carta aberta à direção da PROCEMPA em que denuncia o desmonte da empresa e conclama a todos e defenderem os funcionários e a PROCEMPA pública.

(5)
(6)
(7)

Sindppd/RS

denuncia

privatização de serviços da

Procempa na Câmara

Diretora do Sindppd/RS, Vera Guasso, buscou ajuda dos vereadores da Capital para defender a empresa pública de TI contra o desmonte já iniciado pelo prefeito Nelson Marchezan Jr.

No final da matéria, veja as matérias que repercutiram os assuntos no site da Câmara de Vereadores e no jornal Correio do Povo.

O Sindppd/RS e os trabalhadores da PROCEMPA (empresa de TI do município de Porto Alegre) utilizaram, na segunda-feira (22/04), o espaço da Tribunal Popular na Câmara de Vereadores da Capital para alertar sobre a situação bastante crítica enfrentada pela empresa. Cerca de 20 colegas da PROCEMPA, entre eles integrantes da CT (Comissão de Trabalhadores), estiveram presentes no plenário para acompanhar a denúncia e suas repercussões.

A diretora do sindicato, Vera Guasso, teve 10 minutos para fazer a denúncia. Ela relatou que está sendo implementado, pela direção da empresa e pela gestão do prefeito Nelson Marchezan Jr., um processo de PRIVATIZAÇÃO de serviços importantes que hoje são prestados pela empresa: os sistema para o DMAE e a contratação da Fábrica Externa de Software. Vera ressaltou que a PROCEMPA presta serviço ao DMAE há 40 anos, o qual responde em torno por 10% do faturamento da empresa municipal de TI. É um serviço especializado, desenvolvido e mantido por funcionários com qualidade técnica,

(8)

sem interrupção e com custo abaixo dos preços de mercado.

Ela comparou a possibilidade de quebra de contrato com o DMAE com o antigo e desgastante caso da terceirização do SIAT, sistema fundamental de arrecadação da Secretaria Municipal da Fazenda. Com o discurso de pressa e redução de custos para a prefeitura, o SIAT foi terceirizado há 12 anos atrás. Após muitos problemas e erros, a PROCEMPA reassumiu o SIAT e, em 2018, trouxe o conjunto dos sistema de volta para a empresa. Mas esta situação criou, entre 2011 e 2014, uma grande instabilidade no sistema, e foi contabilizado, pela própria prefeitura, um prejuízo de R$ 160 milhões aos cofres por conta do não envio dos carnês do IPTU e outras demandas não cobradas pela prefeitura. “Assim como não tinha empresa de TI no mercado em condições de manter o SIAT da forma que a prefeitura de Porto Alegre necessita, possivelmente não terá para o novo sistema que o DMAE precisa, o ACQUA”, argumentou a diretora do Sindppd/RS. “A PROCEMPA presta serviço com preço 40% mais barato do que as empresas privadas, segundo um levamento feito pela empresa em 2016, já neste governo. Dificilmente, alguma empresa do mercado cumpriria os contratos nessas condições”, sustentou.

Vera Guasso também denunciou que a Gestão Marchezan Jr. está prevendo uma licitação para contratar uma fábrica externa de software. O contrato seria de 125 mil horas técnicas por ano, 15 mil horas a mais das 110 mil horas técnicas anuais que a prefeitura municipal paga à PROCEMPA pelos serviços prestados. Diante disso a gestão Marchezan Jr e a direção da empresa pretendem praticamente esvaziar a empresa municipal de TI, correndo ainda o risco de ter que pagar a fábrica externa sem a devida prestação dos serviços devido à enorme quantidade de demanda que estas 125 mil horas irão acarretar.

(9)
(10)

Acima, à esquerda, foto da Câmara de Vereadores. As restantes são do Sindppd/RS

ESVAZIAMENTO DA PROCEMPA: UM PERIGO CONCRETO

Após a exposição do Sindppd/RS, vereadores utilizaram-se da Tribuna Popular para se manifestar e, em sua maioria, defenderam a manutenção da PROCEMPA pública e exaltaram seus serviços prestados, destacando os mais de 1 mil km de infovia que cobrem a Capital. Entre eles, falaram Adeli Sell e Engenheiro Comassetto (PT); Roberto Robaina e Karen Santos (PSOL) e Airto Ferronato (PSB).

A manifestação destoante foi a do vereador Valter Nagelstein (MDB) que, representando todo o seu partido na Câmara, o MDB, defendeu publicamente a privatização da PROCEMPA. Para ele, o Estado precisa se deter em áreas prioritárias, entre as quais não está a TI. Os colegas presentes no plenário vaiaram o vereador.

Se antes o debate da privatização estava velado, colega da PROCEMPA, agora ele ganha corpo como uma possibilidade real. As medidas do prefeito Nelson Marchezan Jr., com o aval da

(11)

gestão da PROCEMPA, têm sido no sentido de desmontar a empresa.

Temos que nos manter MOBILIZADOS e em MOVIMENTO, colegas da PROCEMPA. Para isso, a LUTA é fundamental. Estejam com a CT e o Sindppd/RS!

## Matérias sobre o pronunciamento do Sindppd/RS:

Site da Câmara de Vereadores: Sindppd pede apoio da Câmara sobre contratos com a Procempa

(12)
(13)

Sindppd/RS

PROCEMPA – Nesta

SEGUNDA-FEIRA (22/04), às 14h, todos

e

todas

na

Câmara

de

(14)

SOBREVIVÊNCIA DA PROCEMPA

PÚBLICA!

Colegas da PROCEMPA,

nesta SEGUNDA-FEIRA (22/04), às 14h, o Sindppd/RS participará da TRIBUNA POPULAR no plenário da Câmara de Vereadores. Iremos

fazer uma fala denunciando a nova tentativa de desmonte da empresa pelas políticas definidas pela gestão e pela prefeitura municipal. Devido ao risco iminente de perda dos sistemas do DMAE, contratação MILIONÁRIA de fábrica de SOFTWARE e outros sistemas que também estão em risco. Não precisamos deixar acontecer o que aconteceu em outros tempos, ainda é tempo de salvar a empresa e a qualidade de seus serviços para a população da Capital. NÃO vamos permitir que se repita a experiência trágica do SIAT, não vamos deixar que se repita!

A política adotada pela gestão de Marchezan já é antiga: ir sucateando e retirando serviços das empresas públicas para que depois, esvaziadas e mal vistas pela população, possam ser extintas ou privatizadas. Em ambas as situações, os serviços e produtos que antes eram disponibilizados pela empresa pública é absorvido pela iniciativa privada, que vende ao poder público em valores mais caros e com qualidade – em boa parte das vezes – duvidosa. E os trabalhadores são demitidos, incentivados a pedir demissão ou alocados em outros órgãos do governo, muitas vezes em funções totalmente diferentes das suas de origem.

Este é o RISCO que a PROCEMPA ESTÁ CORRENDO, colegas. Não é “alarmismo”, mas sim estamos abrindo os olhos para a dura realidade que está posta. Se ficarmos parados, o ataque será consumido e ficaremos a ver navios.

(15)

A hora de lutar pela PROCEMPA pública e pelos nossos empregos é AGORA! Vamos arregaçar as mangas e ir à luta! Coloque sua camiseta da campanha salarial, que fala sobre a valorização da PROCEMPA, e VAMOS LOTAR O PLENÁRIO PARA MOSTRAR, AOS VEREADORES, QUE ESTAMOS ATENTOS E RESISTIREMOS!

Nos vemos na Tribuna Popular!

TRIBUNA POPULAR: Em defesa da PROCEMPA!

Nesta SEGUNDA-FEIRA (22/04) – A partir das 14h

No plenário da Câmara de Vereadores de Porto Alegre

Participem!

Sindppd/RS

PELA

SOBREVIVÊNCIA

DO

SINDPPD/RS >> Ainda dá tempo

de fazer a tua contribuição

financeira ao sindicato. Veja

como!

(16)

Em Março, o Sindppd/RS solicitou a toda a categoria, EM ESPECIAL dos NÃO sindicalizados, que fizessem uma CONTRIBUIÇÃO ESPONTÂNEA naquele mês a fim de cobrir os gastos mensais da nossa entidade. Sugerimos que a doação fosse no valor de 1 dia de trabalho de cada colega (representa 3,33% do salário base/ nominal – incluindo as rubricas anuênio/ quinquênio e outras parcelas salariais de um mês. Não entram no cálculo as férias, auxílio creche/educação etc), a exemplo de como era o imposto sindical, cuja cobrança compulsória foi extinta pela Reforma Trabalhista em 2017.

Para recebermos as contribuições, o sindicato abriu duas contas bancárias específicas com este fim: uma no BANCO DO BRASIL que recebeu, até o momento, R$ 12.781,67 (referente a 69 trabalhadores que contribuíram); e outra no BANRISUL, a qual concentra R$ 7.754,92.

Os valores recebidos até agora são bem importantes, pois nos ajudam a manter a estrutura e os serviços do Sindppd/RS em ativa. No entanto, ainda não são suficientes para cobrir nossas despesas, que seguem mais altas do que as nossas receitas.

Neste sentido, pedimos que caso ainda não tenha contribuído com o sindicato, por favor o faça colega da TI! A sugestão é de que a CONTRIBUIÇÃO ESPONTÂNEA seja no valor de 1 dia de trabalho mas, se puderes contribuir com um valor menor ou, até mesmo, mais alto, por favor efetua.

As contas do Sindppd/RS para depósito ou transferência são: BANCO DO BRASIL

AGÊNCIA: 3252-2

CONTA CORRENTE: 21.200-8 BANRISUL

(17)

CONTA CORRENTE: 06.199604.0-1

*Ambas as contas estão em nome de Sindppd/RS (Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados do estado do Rio Grande do Sul)

CNPJ 90.273.442/0001-02

Sindicato FORTE é o que tem os trabalhadores JUNTO, na organização da categoria, nas lutas e no sustento financeiro da entidade. Venha junto, colega!

Contribua com o Sindppd/RS!

A SAÍDA PARA O SINDPPD/RS É A SINDICALIZAÇÃO. FILIE-SE AO SINDICATO, TRABALHADOR DE TI!

Além do pedido de contribuição espontânea, estamos realizando uma CAMPANHA DE SINDICALIZAÇÃO em todo o RS. Nosso objetivo é conquistar mais 300 novas sindicalizações!

Desde a entrada em vigor da Reforma Trabalhista em Novembro de 2017, que extinguiu a contribuição sindical obrigatória (imposto sindical), as receitas do Sindppd/RS reduziram em pouco mais de R$ 1,4 milhão. Em 2017, arrecadamos cerca de R$ 2,8 milhões, montante que caiu para R$ 1, 382 milhão em 2018. Isso resultou que, no ano passado, gastamos R$ 659.590,32 a mais do que recebemos de contribuição, forçando-nos a lançar mão das reservas do sindicato para poder pagar as contas.

(18)

os serviços prestados à categoria, mas não foi o suficiente. Nossos gastos mensais, que giravam em torno de R$ 115 mil, passaram a ser de R$ 78.856,00 no final do ano passado. Mas ainda assim estão acima dos R$ 56 mil que arrecadamos mensalmente via as contribuições dos trabalhadores sindicalizados.

A contribuição espontânea que pedimos a todos no mês de Março, e que ainda pode ser efetuada, é uma importante ajuda. No

entanto, apenas as MENSALIDADES oriundas dos TRABALHADORES SINDICALIZADOS é que conseguirão manter o Sindppd/RS com atuação viva nas campanhas salariais, nas lutas em defesa aos direitos dos trabalhadores e prestando serviços aos colegas da TI.

Sindicato FORTE é o que tem os trabalhadores JUNTO! SINDICALIZE-SE ao Sindppd/RS!

Como se SINDICALIZAR: pegue uma ficha de sindicalização com a CT, a OLT ou diretores do sindicato; preencha, assine e devolva. A ficha também pode ser preenchida on line; após preenchimento, imprima, assine e entregue às comissões nos locais de trabalho ou no Sindppd/RS. A ficha está neste link:

http://www.sindppd-rs.org.br/ficha.php

À luta!

(19)

PROCEMPA – Nesta 2ª feira

(22/04), às 14h, vamos à

Câmara de Vereadores para

defender

a

Procempa.

Participe!

Colegas da PROCEMPA,

No dia 22 de Abril (segunda-feira), às 14h, o Sindppd/RS fará uso da Tribuna Popular na Câmara de Vereadores de Porto Alegre (RS) para levar as preocupações sobre a situação da empresa. É importante que os trabalhadores que puderem estar presente no plenário o façam, como forma de apoiar a iniciativa e para mostrar, aos vereadores, que a categoria está bastante preocupada para com a empresa e com os serviços de TI prestados à população da Capital. Participe!

A fábrica de software e o desdém ao sistema Acqua: a PROCEMPA novamente AMEAÇADA!

O esforço da direção da empresa, com o apoio de pessoas que vendem a alma para ficar na “onda”, está novamente levando a PROCEMPA aos velhos caminhos da terceirização e à perda de

(20)

serviços fundamentais para o município e para a sobrevivência da companhia. A contratação de fábrica de software externa pela PROCEMPA continua gerando muitas dúvidas e preocupações entre os trabalhadores. Embora a representação da empresa se esforce em convencer que este é o melhor caminho, os trabalhadores permanecem com muitas dúvidas:

# Por que a empresa não aproveitou todos os concursados e deixou vencer o prazo, para agora dizer que não tem recursos suficientes?

# Por que a empresa/prefeitura disseminam insegurança e, com isso, perdeu-se – e continuaremos a perder – excelentes profissionais?

# Quem garante que a tal fábrica de software terá menor custo? Hoje a PROCEMPA estabelece contratos com seus clientes utilizando, como medida, horas de desenvolvimento e consultoria. Não existe, atualmente, qualquer estimativa a respeito da capacidade de entrega da PROCEMPA em pontos de função. Mesmo assim, a contratação da fábrica de software externa será realizada utilizando como medida os pontos de função. Como é possível ter certeza de que a fábrica de software terá um custo menor do que o de desenvolvimento pela própria PROCEMPA, se não existem comparativos utilizando as mesmas unidades de medida?

# Sem novos concursos públicos, como a PROCEMPA garantirá os trabalhadores necessários para gerenciar os projetos da fábrica de software e para realizar a manutenção dos novos sistemas? É importante lembrar que a fábrica de software interna não foi criada, entre outros motivos, por falta de recursos, e que o edital publicado para contratação da fábrica de software prevê que as entregas não validadas, no curto período estipulado pela minuta de contrato existente no edital, serão automaticamente aceitas e pagas pela PROCEMPA.

(21)

# Um dos argumentos apresentados para não realizar novos concursos públicos é o fato de que não existem garantias de que os clientes da PROCEMPA continuarão demandando projetos que ocupem toda a capacidade de desenvolvimento da empresa. Porém, a contratação da fábrica de software estabelece um número fixo de 12.500 PF. Neste caso, não existe a preocupação com a redução da demanda por novos projetos?

# Como a PROCEMPA manterá o conhecimento a respeito da inteligência dos sistemas utilizados pelos clientes, se novos e importantes projetos forem transferidos para a fábrica de software? Experiências anteriores, como o caso do SIAT, mostram que a empresa perdeu o conhecimento a respeito do sistema e precisou de um longo período de transferência de conhecimento para ser capaz de assumir a manutenção do sistema.

# Em diferentes ocasiões foram feitas, pela direção da PROCEMPA, afirmações de que comparativos com outros sistemas que tiveram seu desenvolvimento terceirizado e com a contratação de fábrica de software externa por empresas públicas como a PROCERGS não são válidos. Quais são os comparativos válidos? Quais medidas foram adotadas para que a PROCEMPA não enfrente novamente os mesmos problemas que já o c o r r e r a m c o m o u t r o s s i s t e m a s q u e t i v e r a m o s e u desenvolvimento terceirizado?

# Um contrato com a fábrica de software externa criará uma nova despesa importante para a PROCEMPA. Como uma empresa que se diz com dificuldades financeiras para atender os trabalhadores pode suportar essa nova despesa?

# A PROCEMPA não contratou treinamento para validação da qualidade do trabalho da fábrica de software (QA) e, tampouco, especificou para seus funcionários qual seria a definição detalhada da contagem dos PF, sendo isso necessário para as etapas de validação do trabalho dela. A empresa justificou dizendo que a própria fábrica vai nos ensinar a contar os

(22)

pontos de função, configurando sério conflito de interesse com risco ao frágil erário da PROCEMPA. A falta dessa definição oficial feita pela empresa também impede que o custo do PF da PROCEMPA seja comparado ao custo daquele da fábrica, a fim de verificar se de fato ele é mais barato.

# A fábrica está sendo contratada sem que nem mesmo tenhamos no contrato com a prefeitura a possibilidade de cobrar em PF pelo nosso trabalho, de modo que hoje, às vésperas de contratar a fábrica, só podemos cobrar em horas, e estas justificadas na ferramenta de registro de trabalho, chamada OpenProject. Sendo o trabalho da fábrica muito mais burocrático, cheio de etapas de validação, reuniões, testes unitários, testes de integração, documentação, validações e verificações, o custo em horas faturadas por PF deverá utilizar muito mais horas do que hoje praticamos com a prefeitura e seus órgãos, encarecendo nossos serviços e reduzindo nossa atratividade, bem como a economicidade junto a nossos clientes.

Projetização, Projetos Estruturantes

Não bastando as dificuldades que a adaptação à fábrica e seus custos não dimensionados trazem ao escasso orçamento da PROCEMPA, surge uma possibilidade, colocada pelo novo formato de gerir o uso dos Analistas de Comunicação e de Informação, o chamado uso de Projetos Projetizados. Nesse formato, qualquer funcionário pode ser deslocado de quaisquer sistemas/projetos em desenvolvimento para ser colocado em novos projetos que a Prefeitura definiu como estruturantes. Há, nisso, o risco da falta de cautela prejudicar os prazos de entrega dos sistemas e m a n d a m e n t o s j á c o n t r a t a d o s , c r i a n d o s i t u a ç ã o d e instabilidade e mal-estar com os servidores da PMPA que nos requisitaram os sistemas, podendo culminar na indisposição de

(23)

contratar serviços da PROCEMPA nos órgãos por isso afetados, uma vez que a garantia dos prazos que nós prometemos já não mais existirá.

Esse risco se mostrou relevante quando, no primeiro projeto “projetizado”, iniciado ainda na semana passada, tivemos um colaborador atuante num sistema encomendado pelo DMAE, em pleno desenvolvimento e já prometido para mais dois sistemas subsequentes do mesmo órgão, sendo deslocado para esse novo projeto, sem ter nenhuma reposição de seu trabalho por outro colega. Já provocou um aumento na demora programada para a entrega desse sistema do DMAE.

O f a t o f o i q u e s t i o n a d o p e l o s r e p r e s e n t a n t e s d a C T informalmente, que exigiram cautela, pois já tínhamos a recente perda do Acqua Suite (1000h/mês), e isso implicaria na redução da taxa média de entregas de 600 horas/mês para 460 h/mês. O pedido, contudo, não recebeu a devida e imediata atenção e o colaborador segue desenvolvendo há mais de dois dias o novo projeto. O sistema encomendado pelo DMAE segue acumulando atrasos.

Se a projetização serviu de desculpa para fazerem isso com a frágil relação que temos com o DMAE, com qual secretaria se terá cuidado para não prejudicar as relações de modo a não culminar no rompimento de contratos?

A perda do sistema Acqua e a semelhança com o SIAT

É inadmissível para qualquer trabalhador que viveu a experiência dramática com a privatização do SIAT, a qual trouxe problemas gravíssimos para a empresa e prejuízos financeiros inestimáveis para o município, o tratamento dado

(24)

ao sistema Acqua em que, sistematicamente, os responsáveis pela empresa não deram importância para prazos, alocação de recursos e, hoje, a PROCEMPA perde o contrato. É proposital ou tem gente querendo brincar com fogo ao tomar atitude beligerante com o DMAE que coincidentemente vem sendo atacado e está em risco de privatização?

É inaceitável que, mais uma vez, uma atitude política privilegie o setor privado com contratos bilionários, seja com a fábrica de software externa, seja com a privatização do sistema Acqua. É inadmissível que a administração da empresa queira convencer que a fábrica externa seja necessária à modernização dos processos de execução de projetos no município. O que garante a modernização e a troca de experiência é ter um corpo funcional fortalecido, respeitado e concursos públicos que atraem novos profissionais, como aconteceu desde o concurso realizado em 2014.

A fábrica de software externa e a perda do contrato do DMAE só podem servir aos interesses de ENFRAQUECER a PROCEMPA e de abrir mão em manter os serviços públicos de qualidade e com menor custo. Basta de Cargos de Confiança externos ditando regras que levarão a empresa a uma nova crise semelhante ao que aconteceu em outros governos!

Os trabalhadores da PROCEMPA têm história de defesa da empresa, são excelentes profissionais e não podem se dobrar a esta grave situação imposta de fora para dentro, com o intuito de desmontar a empresa pública.

RISCO DE DESMONTE DA PROCEMPA SERÁ LEVADO À TRIBUNA POPULAR NA CÂMARA DE VEREADORES

(25)

No dia 22 de Abril (segunda-feira), às 14h, o Sindppd/RS fará uso da Tribuna Popular na Câmara de Vereadores de Porto Alegre (RS) para levar as preocupações sobre a situação da empresa. É importante que os trabalhadores que puderem estar presente no plenário o façam, como forma de apoiar a iniciativa e para mostrar, aos vereadores, que a categoria está bastante preocupada para com a empresa e com os serviços de TI prestados à população da Capital. Participe!

TRIBUNA POPULAR: Em defesa da PROCEMPA!

Nesta SEGUNDA-FEIRA (22/04) – A partir das 14h

No plenário da Câmara de Vereadores de Porto Alegre

Participe!

Sindppd/RS

PROCEMPA – Sindppd/RS e

vereador Roberto Robaina

(26)

PROCEMPA

ao

Ministério

Público de Contas (MPC)

Procurador recebe vereador e diretora do Sindppd/RS em audiência

sobre contrato da PROCEMPA com DMAE/ Crédito: MPC/RS

O Sindppd/RS, juntamente com o vereador Roberto Robaina (PSOL), visitou o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC/RS), Geraldo da Camino, na tarde da última terça-feira (02/04), para encaminhar denúncia referente ao riscos de desmonte que vem sofrendo a PROCEMPA, empresa de TI (Tecnologia da Informação) do município de Porto Alegre. A empresa está perdendo um importante sistema conhecido como ACQUA, o que coloca em risco todo o atendimento até hoje realizado para o DMAE (Departamento Municipal de Água e

(27)

Esgotos), um dos principais clientes da empresa. O DMAE também é um dos acionistas da PROCEMPA.

A perda deste sistema decorre da postura da própria direção da empresa e da prefeitura de Porto Alegre, que não têm dado a devida importância para esta demanda. Este “desinteresse” da PROCEMPA pelo sistema ACQUA resulta da política consciente do prefeito Nelson Marchezan Jr. de desmonte das empresas públicas, vide o caso do próprio DMAE.

A PROCEMPA necessita contratar trabalhadores urgentemente para atender as demandas de serviços importantes das secretarias municipais e das autarquias, como o DMAE. Vários trabalhadores que faziam o atendimento dos serviços já em andamento pediram demissão por conta da insegurança e da política de reajuste zero imposta pela prefeitura para todo o funcionalismo da cidade, inclusive para a PROCEMPA.

Corremos inclusive o risco de ver acontecer com o sistema ACQUA o mesmo que ocorreu, há mais de uma década, com o sistema SIAT da Secretaria da Fazenda. Na época, este sistema foi terceirizado por ordem da prefeitura, gerando enormes prejuízos para os cofres públicos. Os gastos da PROCEMPA com esta terceirização do SIAT custou o dobro do que havia sido previsto inicialmente. Devido à incapacidade da empresa terceirizada em manter o serviço, o sistema acabou sendo retomado pela PROCEMPA via acordo judicial, gerando ainda mais gastos de recursos para o município.

As ações do Sindppd/RS não vão parar. Seguiremos na defesa da PROCEMPA como empresa pública e exigimos o apoio dos órgãos públicos para que consigamos trazer o sistema ACQUA de volta para a empresa.

DENÚNCIA DO SINDPPD/RS SOBRE CC’S FANTASMA

DESENCADEIA OPERAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL NA PROCEMPA

Nessa 5ª feira (4/04), a Polícia Civil do RS deu início à

(28)

“Operação Fade Out”, com o objetivo de apurar, em tese, a prática de crimes de Peculato, Prevaricação, Falsidade Ideológica e Associação Criminosa, praticados no âmbito da PROCEMPA. A investigação foi acionada por denúncia do S i n d p p d / R S . V E J A M A I S I N F O R M A Ç Õ E S N E S T E L I N K : h t t p s : / / w w w . p c . r s . g o v . b r / o p e r a c a o f a d o u t a p u r a c r i m e s d e p e c u l a t o p r e v a r

-cacao-falsidade-ideologica-e-associacao-criminosa-na-capital

Sindppd/RS

PROCEMPA – Assinado aditivo

que regulará a nova licitação

para plano de saúde

A direção da PROCEMPA e o Sindppd/RS, juntamente com representantes da CT (Comissão de Trabalhadores), ajustaram e assinaram um aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) no que se refere à nova licitação para escolha da operadora do Plano de Saúde, que deve ser realizada em Maio próximo. O acordo foi fechado em mediação ocorrida nessa 3ªfeira (26/03), no TRT (Tribunal Regional do Trabalho), em Porto Alegre (RS).

(29)

No aditivo, constam os itens deliberados em assembleia, por ampla maioria dos presentes, na sexta-feira passada (22/03), no pátio da empresa. Participaram cerca de 120 trabalhadores.

Estão entre os itens:

# Plano com cobertura nacional;

# Além de todos os grandes hospitais de Porto Alegre e região metropolitana, terá também os hospitais Mãe de Deus e Moinhos de Vento;

# Participação no custeio do plano de 10% para titular e 33% para os dependentes, de acordo com o valor da faixa etária. Neste item é importante verificar a redação do aditivo, pois poderá ter variação a depender dos valores da licitação;

# Participação nas consultas no valor de R$ 25,00.

NOVA LICITAÇÃO DO PLANO DE SAÚDE É CONQUISTA DOS TRABALHADORES Este aditivo ao ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) atende às principais reclamações dos trabalhadores em relação ao plano de saúde. No início de 2018, o Sindppd/RS, a pedido dos funcionários da PROCEMPA, entrou com ação judicial para garantir o acesso ao serviço médico conforme consta no ACT e que estava sendo descumprido, de forma unilateral, pela direção da empresa. Desde então, as questões envolvendo o plano de saúde se tornaram objeto de negociação nas campanhas salariais e, pelo fato de trabalhadores e empresa não chegarem a um acordo, foram tratados nas mediações realizadas no TRT. O acordo foi obtido após 11 mediações no tribunal, com a

(30)

participação ativa do próprio TRT (Tribunal Regional de Trabalho) e do MPT (Ministério Público do Trabalho). A resistência e a mobilização dos trabalhadores em não aceitar as alterações impostas pela direção da PROCEMPA foram fundamentais para conseguirmos esta nova licitação.

Nos mantemos mobilizados! À luta pelos nossos direitos!

DIAS PARADOS DAS GREVES E REAJUSTES DE 2017/2018 E DE 2018/2019

Na mediação do TRT dessa terça-feira, também ficou registrado no aditivo que os dias de paralisação e os reajustes das campanhas salariais de 2017/2018 e de 2018/2019 serão tratados nas negociações deste ano.

Portanto colegas da PROCEMPA, precisaremos prosseguir unidos e mobilizados. A luta não para!

Sindppd/RS

PROCEMPA – Nesta quarta-feira

(20/03), tem ASSEMBLEIA dos

(31)

trabalhadores às 13h30min.

Participe!

Colegas da PROCEMPA,

nesta QUARTA-FEIRA (20/03), às 13h30min, teremos ASSEMBLEIA DOS TRABALHADORES. Na pauta, relatos e deliberação sobre os encaminhamentos da mediação junto ao TRT (Tribunal Regional do Trabalho) referente ao processo do plano de saúde.

A participação de todos e de todas é muito importante! Avise os colegas e vamos o pátio!

(32)
(33)

Sindppd/RS

Nos vemos no pátio! Sindppd/RS

Referências

Documentos relacionados

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O Cliente ao aderir aos serviços da plataforma Compras do Estado declara ter tomado conhecimento e concordar com todas as condições gerais presentes neste documento e com as

Embora existam trabalhos e pesquisas para investigar essa ligação (cf. Pensando nisso, foram comparados dois tempos marcantes do progresso religioso humano, a era

autor, as manifestações populares carnavalescas como os cordões, ranchos e blocos eram estratégias e artimanhas utilizadas pelos populares como meio de resistência,

O 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) é um estágio profissionalizante (EP) que inclui os estágios parcelares de Medicina Interna, Cirurgia Geral,

Todas as outras estações registaram valores muito abaixo dos registados no Instituto Geofísico de Coimbra e de Paços de Ferreira e a totalidade dos registos

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Por meio dos registros realizados no estudo de levantamento e identificação de Felinos em um remanescente de Mata atlântica, uma região de mata secundária