• Nenhum resultado encontrado

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO EE. CMT. MAURÍCIO COUTINHO DUTRA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO EE. CMT. MAURÍCIO COUTINHO DUTRA"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

EE. CMT. MAURÍCIO COUTINHO DUTRA

Plano de Ação PROGETEC(Professor Gerenciador de Tecnologias Educacionais e Recursos Midiáticos)/ 2015

(2)

Sonora – MS Março/2015 INTRODUÇÃO

As tecnologias estão inseridas no cotidiano de nossos estudantes que usam e dominam facilmente vários tipos de ferramentas tecnológicas e midiáticas, sendo assim se faz necessário esse plano de ação para que possamos planejar ações a ser desenvolvidas na Escola Estadual Comandante Maurício Coutinho Dutra no decorrer do ano letivo de 2.015.

Por meio destas ações pretendemos potencializar o ensino-aprendizagem integrando o currículo ao uso da tecnologia, para que ela seja uma ferramenta facilitadora do conhecimento.

(3)

JUSTIFICATIVA

Com a chegada das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na escola sugiram novas possibilidades e novos desafios na prática pedagógica de todos inseridos no contexto escolar (Professores, coordenadores, direção, etc.). Considerando a realidade e as potencialidades da nossa escola elaboramos este plano de ação para superarmos os desafios e problemas. Portanto tentaremos incorporar as tecnologias no decorrer deste ano letivo, fazendo com que seja usada de acordo com propósitos educacionais elencando estratégias mais adequadas para propiciar ao aluno a aprendizagem.

(4)

OBJETIVOS

 Auxiliar os professores regentes em seus planejamentos quinzenais, para que garantam o uso adequado da tecnologia disponível na escola;

 Trabalhar em parceria com a coordenação pedagógica;

 Oferecer Micro oficinas e treinamentos aos professores regentes;  Apresentar sugestões de aulas que resultem na utilização de algum

recurso tecnológico através do mural na sala dos professores;  Zelar pela limpeza e organização da STE;

 Alimentar o banco de dados da sala de tecnologia;

(5)

AÇÕES

Ação: Projeto Tabuada

Componente Curricular: Raciocínio lógico Etapa de Ensino: Ensino Fundamental Inicial Turmas: 1º ao 5º ano

Bimestre: 1º

• Desenvolver juntamente com a professora de raciocínio lógico do ensino fundamental do 1º ao 5º ano no primeiro bimestre o projeto Tabuada que consiste em aulas com jogos de matemática e raciocínio lógico. Os jogos educativos são ótimas ferramentas para desenvolver o raciocínio do estudante, pois aprendem de forma prazerosa. Essa ação é feita uma aula para cada turma na quinzena, o encerramento das atividades será feito através de uma atividade avaliativa.

Ação: Produção de poema e música

Componente Curricular: Produção Interativa Etapa de Ensino: Ensino Fundamental Final Turma: 9º ano

Bimestre: 1º

• Na disciplina de Produção Interativa as turmas do 9º ano do Ensino Fundamental os alunos produzirão textos informativos, poemas e música com temas selecionados previamente pela professora regente, os melhores textos serão gravados em áudio e lidos na rádio escolar, divulgado no facebook e blog da escola, se possível impressos e entregue um por sala ou exposto no mural da escola.

(6)

Ação: Áudio sobre a dengue

Componente Curricular: Biologia Etapa de Ensino: Ensino Médio Turma: 2º ano

Bimestre: 1º

• Na disciplina de biologia faremos com que os alunos do 2º ano do Ensino médio produzam um áudio de até dois minutos sobre a dengue, a proposta é que divulguem a doença, a prevenção e os cuidados, os três melhores áudios será divulgado na rádio escola, nos últimos dias da 1º bimestre, dia 22, 23 e 24 de abril.

Ação: Produção de textos instrucionais: Receita Componente Curricular: Literatura

Etapa de Ensino: Ensino Fundamental Inicial Turma: 4º ano

Bimestre: 2º

• Será feita uma aula com apresentação de slide e vídeos explicativos sobre textos instrucionais, na STE cada aluno de posse da sua receita digitarão no aplicativo Writer com um roteiro inserido no servidor, os alunos poderão colocar imagens que ilustre sua receitas, finalizada a digitação farei a montagem e impressão, que será entregue aos estudantes participantes, através do aplicativos Youblisher será feito um livro digital e disponibilizado no blog e facebook da escola.

Ação: Simulado

Componente Curricular: Matemática

(7)

Turma: 8º ano Bimestre: 2º

• Considerando a dificuldade dos estudantes em matemática faremos simulados online no ensino fundamental final, que será elaborado no aplicativo Free quiz Maker com flashs sobre o conteúdo para exemplificar e o estudante ter o aprendizado.

Ação: Produção de poemas

Componente Curricular: Literatura Etapa de Ensino: Ensino Médio Turma: 3º ano

Bimestre: 2º

• Faremos produção de poemas do Modernismo na disciplina de literatura nas turmas do 3º ano do Ensino Médio, criaremos um programa na rádio onde se chamará “Momento Literatura” que será exibido no 2º bimestre para expor os poemas dos estudantes, através do aplicativo Youblisher faremos um livro digital com os poemas produzidos e divulgaremos no blog e facebook da escola.

Ação: Produção de vídeo “brincadeiras” Componente Curricular: Educação física Etapa de Ensino: Ensino Fundamental Inicial Turma: 3º ano

(8)

• O professor de Educação física fará uma aula com uma roda de conversa para instigar a curiosidade dos alunos a respeito dos conhecimentos prévios referentes a jogos e brincadeiras que eles conhecem, em seguida o professor apresentará vídeos que mostram diversas brincadeiras com o objetivo de inspirar e motivar os alunos para a vivência da brincadeiras, nas próximas duas aulas os alunos realizarão algumas brincadeiras que assistiram nos vídeos, as brincadeiras deverão ser gravadas em vídeo pela PROGETEC, essa ação deverá ser comunicada antecipadamente aos estudantes, os vídeos serão apresentados aos alunos envolvidos, e divulgado no blog e facebook da escola.

Ação: Pesquisa e produção de texto Componente Curricular: História

Etapa de Ensino: Ensino Fundamental Final Turma: 8º ano

Bimestre: 3º

• Os estudantes farão em dupla uma pesquisa sobre a substituição da mão de obra escrava pela mão de obra imigrante na produção do café e as contribuições dos imigrantes europeus na construção da imagem do Brasil (na cultura, economia e política). A pesquisa seguirá um roteiro que será colocado no servidor e deverá ser registrada em forma de texto expositivo para posterior apresentação em sala de aula.

Ação: Simulado

Componente Curricular: Filosofia e Sociologia Etapa de Ensino: Ensino Médio

Turma: 3º ano Bimestre: 3º

(9)

• No 3º bimestre os estudantes do 3º ano do Ensino médio farão um simulado online de filosofia e sociologia, para aprender melhor essas disciplinas com questões contextualizadas, elaborado no formulário Google Drive.

Ação: Produção de uma revista digital Componente Curricular: Ciências

Etapa de Ensino: Ensino Fundamental Inicial Turma: 5º ano

Bimestre: 4º

• A professora trabalhará o tema “Por que crescemos? Conheça o funcionamento do seu próprio corpo” com roda de conversa, filme, na STE farão jogos e registrarão no aplicativo TuxPaint as fases de crescimento, os alunos deverão trazer fotos ou roupas que ilustrem seu crescimento, cada um irá expor para os colegas o material. A PROGETEC deverá fotografar cada etapa e organizar uma revista digital para divulgação no blog e facebook da escola.

Ação: Produção de dicionário Componente Curricular: Inglês

Etapa de Ensino: Ensino Fundamental Final Turma: 6º ano

Bimestre: 4º

• Os estudantes produzirão um dicionário de inglês, utilizando para isto o aplicativo Impress onde serão inseridas as palavras e as imagens relacionadas ao vocabulário “meios de transporte”, posteriormente utilizarei o aplicativo online Youblisher para divulgação no blog e facebook da escola.

(10)

Ação: Produção de fotos de brincadeiras antigas Componente Curricular: Educação Física Etapa de Ensino: Ensino Médio

Turma: 1º ano Bimestre: 4º

• A primeira atividade será a projeção através do data show ou projeto integrado da obra “Jogos e Brinquedos Infantis, 1560, de Pieter Brueghel, nesse momento o professor destacará que os jogos e brincadeiras estão presente em diferentes épocas e pedirá aos alunos que identifiquem os jogos e brincadeiras que estão na imagem. O professor deverá escolher cinco pontos da obra onde aparece jogos e brincadeiras. Assim a segunda atividade será a formação de grupos, cada grupo fará uma imagem conforme o “fragmento” da obra, depois apresentará a sua foto e de forma expositiva falará da sua brincadeira. Os estudantes deverão passar suas fotos para a Progetec para divulgação no blog e facebook da escola.

MICRO-OFICINAS

Micro-oficina: “Uso pedagógico dos formulário Google drive” Mês: Maio

Público: Professores do Ensino Médio

• Iniciarei essa oficina solicitando e auxiliando os professores que não tenham que criem o seu gmail, e os que tem que acessem, farei o passo a passo conforme o material fornecido pelo NTE-Coxim, começando pela criação de formulário, título, os tipos de perguntas, explorando todas funções do formulário, por fim mostrarei a planilha de respostas.

(11)

Micro-oficina: “Edilim” Mês: Junho

Público: Professores do Ensino Fundamental

• As primeiras orientações serão quanto aos download do aplicativo depois sobre a página “propriedades” e “salvar” a seguir iremos para a montagem mostrando as opções que se tem de atividades, seguindo o material do NTE-Coxim.

Micro-oficina: “iSpring Free e Free Quiz maker” Mês: Agosto

Público: Professores do Ensino Médio e Fundamental

• Falarei primeiro do iSpring Free que é o conversor de slide em flash, faremos o download, depois as funções de cada ícone, depois sobre o download do Free Quiz maker e suas funções e o modo como salvar e a configuração do Quiz.

Micro-oficina: “Edmodo” Mês: Setembro

Público: Professores do Ensino Médio

• Nessa micro-oficina abordarei o cadastro, os recursos do Edmodo: anotação, alerta, tarefa, quiz e enquete e os aplicativos Educreations e Educanon.

(12)

• Realizarei treinamentos com os professores interessados em aprender a manusear a lousa digital, diário online e aplicativos disponíveis no Linux educanional, estarei divulgando no momento do recreio essa ação para que os interessados me procurem, será realizada no período de abril á setembro;

METODOLOGIAS

• A atualização do sistema será feita mensalmente quanto horário, a atualização de fotos, quando necessário, o acompanhamento dos planejamentos e agendamento dos recurso é feita diariamente;

• Fazer reuniões quinzenais na sala de tecnologia e quando necessário com as coordenadoras pedagógicas, assim trocaremos ideias, analisarei junto a coordenação as aulas executadas na STE, se atingiram os objetivos propostos e se foi ou não proveitosas, consultarei as coordenadoras para elaborar estratégias para sanar os problemas enfrentados com planejamentos e a utilização dos recursos midiáticos.

• O planejamento com o professor regente já é uma prática na nossa escola, pois muitos me procuram para elaborarmos juntos as aulas com os recursos tecnológicos, estarei solicitando aos novos docentes que me procurem para essa ação e aqueles que têm resistência insistindo na importância desse acompanhamento. Assim o planejamento é diário, a coordenação pedagógica e direção ajudam nessa ação solicitando aos professores que me procurem.

• O mural com sugestões da TV escola e Portal do professor será atualizado quinzenalmente, as aulas anexadas nele são previamente selecionadas conforme o referencial curricular, toda quinzena que for mudado a sugestão estarei alertando os professores no momento do recreio para que leiam e divulgando no facebook e email.

• O banco de dados será diariamente alimentado, pois estamos buscando a todo o momento atividades, vídeos, aula, flash, etc. para

(13)

os professores regentes, então sempre que acho algo interessante insiro imediatamente na pasta do banco de dados.

• Com a ajuda da coordenação pedagógica, da direção e professores regentes e sob orientação e auxílio do Núcleo de Tecnologia de Coxim cumprirei com as atribuições da PROGETEC, solicitando sempre que necessário esses seguimentos e trabalhando em conjunto e integrado todos eles.

• Limparei uma vez na semana os equipamentos da Sala de Tecnologia Educacional, procuro fazer a limpeza em dias que tem duas ou mais aulas vagas no mesmo turno, pois assim é possível limpar todos equipamentos, se não for possível farei a limpeza em turnos diferentes dessa forma em partes devido ao tempo.

• Todas as ações e projetos elencados neste plano de cão será divulgados através do facebook e blog da escola. Links: Facebook / Blog .

Professora Luana!

Para dinamizar as ações e projetos previstos em seu plano, descreva qual ferramenta on-line utilizará para expor as etapas, divulgar, apresentar produto final, fomentar a interação, etc.(Blog, Facebook, Twitter)

Para isso criei o facebook e blog da escola que não tínhamos, irei colocar em metodogias essa ação.

(14)

CRONOGRAMA

Ações Meses

Micro-Oficina “Uso pedagógico dos formulários Google drive”

Maio

Micro-Oficina Edilim Junho

Micro-Oficina iSpring Free e Free Quiz maker

Agosto

Micro-Oficina Edmodo. Setembro

Projeto Rádio Escolar (1ª Etapa) Inicio do ano Letivo Projeto Rádio Escolar (2ª Etapa) 23 de fevereiro a 06 de Março Projeto Rádio Escolar (3ª Etapa) Dia 12 de março

Projeto Rádio Escolar (4ª Etapa) Do dia 16 de março a 16 de dezembro

Cumprir a resolução 2.491 da SED/MS de 08/12/2011

Ano letivo de 2015.

(15)

http://educarparacrescer.abril.com.br/gestao-escolar/tecnologia-na-escola-618016.shtml Resolução 2.491 da SED/MS de 08/12/2011 http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/14-perguntas-respostas-projetos-didaticos-626646.shtml http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/2sf.pdf http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=51228 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5331 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=57348

Referências

Documentos relacionados

Bento Pereira apresenta uma lista de autores e obras em língua portuguesa, de vários pendores: religioso, enciclopédico, dicionarístico, e literário.A escolha destas obras

A proposta do Plano de Ação Educacional indicou ações que poderão ser executadas, no sentido de favorecer as escolas inseridas na referida região através de um treinamento que

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

O presente questionário se configura em instrumental de pesquisa como parte de um estudo sobre a política de Educação Profissional em andamento no estado do Ceará, sob o

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Pensar a formação continuada como uma das possibilidades de desenvolvimento profissional e pessoal é refletir também sobre a diversidade encontrada diante

A constatação de que a leptina também é um forte modulador dos níveis endocanabinóides no hipotálamo foi um marco importante na identificação do sistema endocanabinóide