• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS INSTITUTO DE GEOGRAFIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA ME & DO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS INSTITUTO DE GEOGRAFIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA ME & DO"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

EDITAL

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA – PPGEO – TURMA 2017 MESTRADO ACADÊMICO

O Programa de Pós-graduação em Geografia - PPGEO da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ torna público o presente Edital para ingresso no Curso de Mestrado Acadêmico, Área de Concentração em Gestão e Estruturação do Espaço Geográfico, turma 2017.

O Programa de Pós-graduação em Geografia estrutura-se em 02 (duas) Linhas de Pesquisa, a saber:

a) Linha 1: Globalização, Políticas Públicas e Reestruturação Territorial - contempla as dimensões das reestruturações e as iniciativas de interesse sobre o território, enfocando a multiplicidade de processos pertinentes ao campo da Globalização, que se articula com política, economia, cultura e território.

b) Linha 2: Cultura e Natureza - contempla novas investigações geográficas das relações entre homem, cultura e natureza; a dimensão espacial da cultura em suas manifestações materiais e imateriais, história ambiental, paisagens culturais e simbólicas; mudanças ambientais e qualidade de vida, patrimônio geológico e geoconservação; geotecnologias aplicadas à análise ambiental

1 – VAGAS E CANDIDATOS

1.1. Serão oferecidas 33 (trinta e três) vagas para o Curso de Mestrado Acadêmico, destinadas a portadores de diploma de curso de graduação plena em áreas de conhecimento que, preferencialmente, abranjam as linhas de pesquisa do Programa, outorgado por Instituição de Ensino Superior (IES) oficial ou reconhecida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), sendo:

a) 23 (vinte e três) vagas para os candidatos não optantes pelo sistema de cotas;

b) 10 (dez) vagas para os candidatos optantes pelo sistema de cotas (Lei Estadual nº 6.914/2014).

1.2. Todos os candidatos serão submetidos a processo seletivo único.

1.3. A Coordenação do Programa reserva-se o direito de não preencher o total de vagas oferecido. 2 – DA REALIZAÇÃO

2.1- Em cumprimento à Lei Estadual nº 6.914/2014, que dispõe sobre o Sistema de Cotas para ingresso nos cursos de pós-graduação, mestrado, doutorado e especialização, nas universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro, e a Lei Estadual nº 6.959/2015, ficam reservados, para os candidatos comprovadamente carentes, 30% (trinta por cento) do total das vagas oferecidas neste edital para o sistema de cotas, distribuídos pelos seguintes grupos de cotas:

a) 12% (doze por cento) para estudantes graduados negros e indígenas.

b) 12% (doze por cento) para graduados da rede pública e privada de ensino superior.

c) 6% (seis por cento) para pessoas com deficiência, nos termos da legislação em vigor, filhos de policiais civis e militares, bombeiros militares e inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço.

(2)

2.2- Caso persistam vagas depois de esgotados os procedimentos para o preenchimento das vagas destinadas ao sistema de cotas, essas vagas remanescentes serão preenchidas por candidatos não optantes pelo sistema de cotas, aprovados e classificados no processo seletivo, respeitando-se a ordem de classificação final.

2.3- Em conformidade com as Leis Estaduais nº 5.346/2008 e nº 6.914/2014, entende-se por: a) negro e indígena: aquele que se autodeclarar como negro ou indígena;

b) estudante carente graduado da rede privada de ensino superior: aquele que, para sua formação,

foi beneficiário de bolsa de estudo do Fundo de Financiamento Estudantil - FIES, do Programa

Universidade para Todos - PROUNI ou qualquer outro tipo de incentivo do governo, devidamente comprovado;

c) estudante carente graduado da rede de ensino público superior: aquele assim definido pela universidade pública estadual, considerando o nível socioeconômico do candidato, identificado a partir de indicadores utilizados por órgãos públicos oficiais, devidamente comprovados pelo estudante.

d) pessoa com deficiência: aquela que atender as determinações estabelecidas na Lei Federal nº 7.853/1989 e pelos Decretos Federais nº 3.298/1999 e nº 5.296/2004;

e) filhos de policiais civis e militares, de bombeiros militares e de inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço: aquele que apresentar a certidão de óbito juntamente com a decisão administrativa que reconheceu a morte em razão do serviço ou a decisão administrativa que reconheceu a incapacidade em razão do serviço, além da fotocópia autenticada do Diário Oficial com as referidas decisões administrativas.

2.4- O candidato às cotas reservadas para estudantes negros e indígenas, em caso de declaração falsa, estará sujeito às sanções penais, previstas no Decreto-lei nº 2.848/1940 e no Código Penal, artigos 171 e 299, e administrativas e civis, além das sanções previstas nas normas internas da UERJ.

2.5- As instruções e documentação específica para concorrer às vagas reservadas pela Lei Estadual nº 6.914/2014 estão estabelecidas nos Anexos 2 ao 12.

2.6- Conforme artigo 5º da Lei 6.914/2014, suas disposições se aplicam no que for cabível. 3 – INSCRIÇÃO

3.1 - As inscrições serão realizadas no período de 19 de setembro a 11 de outubro de 2016, de segunda a quinta-feira, das 10 às 17 horas, conforme Calendário no item 9 deste Edital.

3.2 - O candidato deverá acessar o site www.cepuerj.uerj.br, preencher a Ficha de Inscrição do CEPUERJ e gerar o boleto bancário até às 15 horas do dia 11 de outubro de 2016.

O valor da inscrição é de R$100,00 (cem reais), em favor do CEPUERJ.

3.3 - O candidato, munido do comprovante de pagamento e da documentação listada no item 4 deste Edital, poderá efetivar a sua inscrição de duas maneiras:

(3)

a) pessoalmente ou por meio de procuração, na Secretaria do Programa de Pós-graduação em Geografia-PPGEO UERJ, de segunda a quinta-feira, das 10 às 17 horas; ou

b) pelo correio - a documentação deverá ser enviada para a Secretaria do Programa de Pós-graduação em Geografia-PPGEO UERJ, postada até o dia 11 de Outubro de 2016, para o seguinte endereço:

Programade Pós-graduação em Geografia-PPGEO UERJ

Rua São Francisco Xavier, nº 524 - Pavilhão João Lyra Filho, 4º andar, Bloco F, sala 4.006 – Maracanã - Rio de Janeiro – RJ - CEP 20550-900

3.4 - No ato da inscrição, todos os candidatos deverão:

a) entregar a Ficha de Inscrição com os documentos listados no item 4;

b) optar, na Ficha de Inscrição, pelo idioma de língua estrangeira no qual prestarão prova, a saber: Inglês, Francês ou Espanhol;

c) informar a linha de pesquisa para a qual irão concorrer, a saber:

• Linha 1: Globalização, Políticas Públicas e Reestruturação Territorial ou • Linha 2: Cultura e Natureza.

4 – DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA A INSCRIÇÃO a) Ficha de Inscrição do PPGEO UERJ obtida no site

http://www.ppgeo.igeog.uerj.br/formularios.php ou retirada na secretaria do Programa,

devidamente preenchida;

b) 02 (duas) fotos 3x4 coloridas, de data recente;

c) Cópia da Carteira de Identidade (não será aceita Carteira Nacional de Habilitação); d) Cópia do CPF;

e) Cópia frente e verso do Diploma de Curso de Graduação Plena outorgado por Instituição de Ensino Superior (IES) oficial ou reconhecida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE);

e.1)candidatos cujos diplomas ainda não tiverem sido expedidos pela IES no ato da inscrição para o processo seletivo, poderão se inscrever, desde que apresentem declaração da IES indicando as datas de conclusão e colação de grau do curso de graduação plena.

e.2)candidatos cujo término do curso de graduação plena esteja previsto para o final do segundo semestre de 2016 deverão apresentar declaração da IES de origem, indicando a data da provável conclusão do curso ou colação de grau.

e.3)candidatos brasileiros com diploma de graduação plena emitido no exterior deverão apresentar cópia do diploma com vistos consulares brasileiros e traduzido por tradutor público juramentado no Brasil.

f) Cópia do Histórico Escolar completo da graduação plena com a data da colação de grau;

f.1)cópia do Histórico Escolar da graduação com os registros até o semestre em questão, para os candidatos que estejam na condição expressa no item e.2.

f.2)candidato brasileiro com Histórico Escolar da graduação plena emitido no exterior deverá apresentar cópia do histórico com vistos consulares brasileiros e traduzido por tradutor público juramentado no Brasil.

(4)

g) Curriculum Lattes/Plataforma CNPq documentado. O candidato deverá anexar todas as comprovações das atividades e produção intelectual informadas no Curriculum Lattes.

h) Pré-projeto de Pesquisa, impresso em 01 (uma) via, contendo no máximo 15 páginas, constando:

1. Indicação do projeto e da linha de pesquisa aos quais pretende se filiar; 2. Justificativa da escolha do tema, do projeto e da linha de pesquisa; 3. Objetivos da pesquisa;

4. Fundamentação teórico-conceitual ou filosófica e respectivos autores; 5. Metodologia proposta;

6. Cronograma de pesquisa; 7. Viabilidade da pesquisa; 8. Referências bibliográficas

4.1- O candidato estrangeiro deverá apresentar:

• Cópia do diploma de graduação plena e histórico escolar completo com vistos consulares brasileiros e tradução feita por tradutor público juramentado no Brasil;

• Cópia do Passaporte válido com visto de entrada no Brasil, se cabível.

4.2- O candidato que deseje concorrer pelo sistema de cotas, nos termos da Lei Estadual nº 6.914/2014, deverá adicionalmente:

• declarar a sua condição de carência socioeconômica e optar por um único grupo de

cotas na Ficha de Inscrição, obtida no site

http://www.ppgeo.igeog.uerj.br/formularios.php ou retirada na secretaria do PPGEO;

• preencher o Formulário de Informações Socioeconômicas (Anexo 3) e entregá-lo, juntamente com a documentação comprobatória da carência econômica e da sua opção de cota, em envelope, conforme instruções no Anexo 2.

5 – DA CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO

5.1- A inscrição dos candidatos no processo seletivo para o Programa de Pós-graduação em Geografia só será aceita mediante a entrega de toda a documentação completa.

5.2- A inscrição dos candidatos somente será confirmada após a verificação da documentação requerida.

5.3- Os candidatos que não apresentarem a documentação listada no item 4 serão eliminados do processo seletivo.

5.4- O resultado da inscrição será divulgado pela Secretaria do PPGEO UERJ no dia 18 de Outubro de 2016, a partir das 14 horas, através de uma listagem contendo a menção: Inscrição Aceita ou Inscrição não Aceita, disponível no site do PPGEO UERJ (http://www.ppgeo.igeog.uerj.br/) e no mural da Secretaria do Programa.

5.5- A divulgação do resultado da análise da documentação referente ao sistema de cotas (Lei 6.914/2014) será feita em data posterior à realização das provas, conforme o calendário do processo seletivo, no item 9 deste Edital.

6 – DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo será constituído por 04 (quatro) etapas obrigatórias: 6.1 - Análise do Pré-projeto de Pesquisa (caráter eliminatório), com peso 2.

(5)

a) Na análise do Pré-projeto de Pesquisa serão valorizadas as condições expressas no item h.2.

6.2 - Prova Escrita de Conhecimentos Geográficos (caráter eliminatório), com peso 5. a) A prova terá duração máxima de 03 (três) horas, sem consulta;

b) Bibliografia (Anexo 1);

c) Haverá um período de 30 (trinta) minutos de tolerância, contados do horário previsto de início da prova, para a entrada de candidatos. Será vedada a entrada ao candidato que chegar ao local da prova depois de encerrado esse período.

6.3 - Prova Escrita de Língua Estrangeira (caráter eliminatório), demonstrando a capacidade de leitura e compreensão da língua francesa, inglesa ou espanhola.

a) A prova terá duração máxima de 03 (três) horas;

b) Será permitida a utilização de dicionário trazido pelo próprio candidato;

c) Haverá um período de 30 (trinta) minutos de tolerância, contados do horário previsto de início da prova, para a entrada de candidatos. Será vedada a entrada ao candidato que chegar ao local da prova depois de encerrado esse período.

6.3.1 - Candidatos estrangeiros prestarão, adicionalmente, exame de proficiência em Língua Portu-guesa, exceto aqueles oriundos de países lusófonos.

6.4 – Arguição Oral do Projeto com Análise do Curriculum Lattes documentado (caráter eliminatório), com peso 3.

6.4.1 - A avaliação do Curriculum Lattes obedecerá a critérios definidos pela banca examinadora.

Na análise do Curriculum Lattes será especialmente levada em consideração a produção científica, técnica e cultural do candidato na condição expressa no item 4.g. As informações curriculares não comprovadas não serão consideradas.

7 – CRITÉRIOS PARA APROVAÇÃO DO CANDIDATO

7.1. Será considerado aprovado na Análise do Pré-Projeto de Pesquisa, o candidato que obtiver nota mínima 7,0 (sete);

7.2. Será considerado aprovado na Prova Escrita de Conhecimentos Geográficos, o candidato que obtiver nota mínima 7,0 (sete);

7.3. Será considerado aprovado na Prova Escrita de Língua Estrangeira, o candidato declarado Apto na avaliação;

7.4. Será considerado aprovado na Arguição Oral do Projeto com Análise do Curriculum Lattes, o candidato que obtiver nota mínima 7,0 (sete);

7.5. Do resultado das etapas “7.1”, “7.2” e “7.4” será extraída a média final obtida pelo candidato; 7.6. A Média Final será o resultado da seguinte fórmula:

MF = [(Nota do Pré-projeto x 2) + (Nota da Prova Escrita x 5) + (Nota da Arguição Oral do Projeto e Análise do CVLATTES x 3)]/10

7.7. A média final mínima para aprovação no processo seletivo será 7,0 (sete). 7.8. O candidato poderá ser aprovado, mas não classificado;

7.9. A classificação final dos candidatos será divulgada em ordem decrescente da média final obtida pelo candidato, em duas listas, uma para cotistas e outra para não cotistas.

(6)

7.10.A classificação final dos candidatos optantes pelas vagas do sistema de cotas será divulgada em ordem decrescente considerando a média final e o grupo de cotas escolhido.

7.11.Poderá haver reclassificação para candidatos aprovados e não classificados, dentro de suas opções de concorrência, para ocupar vagas não preenchidas no prazo previsto para matrícula. 7.12.Em caso de empate entre os candidatos, a classificação será decidida com base nos seguintes

critérios, nesta ordem:

1º maior idade (candidatos a partir de 60 anos, conforme o Art. 27, parágrafo único, da Lei 10.741/2003)

2º maior nota na Prova Escrita de Conhecimentos Geográficos

3º maior nota na Arguição Oral do Projeto com Análise do Curriculum Lattes 4º maior nota na Análise do Pré-projeto de pesquisa

5º maior idade (candidatos não amparados pelo Art. 27, parágrafo único, da Lei 10.741/2003)

8 – MATRÍCULA

8.1.A matrícula dos candidatos selecionados para o Curso de Mestrado do PPGEO UERJ será realizada de 06 a 09 de fevereiro de 2017, de segunda-feira à quinta-feira, das 10 às 17 horas, na Secretaria do Programa.

8.2.Terão direito à matrícula os candidatos aprovados e classificados, respeitados os limites das vagas estabelecidas neste Edital.

8.3.No ato da matrícula, o candidato deverá apresentar os originais dos seguintes documentos: diploma de graduação, histórico escolar da graduação completo, CPF e identidade, para fins de conferência junto à Coordenação do Programa.

8.4.Em caráter excepcional, na ausência do diploma, poderá ser aceito, provisoriamente, um comprovante de colação de grau já efetivada em curso de graduação plena, expedida pela IES, mantendo-se a apresentação dos demais documentos previstos. A não apresentação do diploma de graduação no prazo de 12 (doze) meses, a contar da data da matrícula, implicará desligamento do aluno do Programa.

8.5.Os candidatos aprovados e classificados que não se matricularem no prazo previsto neste Edital perderão o direito à vaga.

8.6.A data para matrícula de possíveis candidatos reclassificados encontra-se estabelecida no calendário deste Edital.

9 - CALENDÁRIO a) INSCRIÇÕES

Data: 19 de setembro de 2016 a 11 de outubro de 2016 Horário: das 10 às 17 horas

Local: Secretaria do Programa de Pós-graduação em Geografia b) RESULTADO DA INSCRIÇÃO

Data: 18 de outubro de 2016 Horário: a partir das 14 horas

Local: Na Secretaria do Programa de Pós-graduação em Geografia. Será afixada a relação dos nomes dos candidatos com inscrição aceita. Também disponível no site do PPGEO UERJ (http://www.ppgeo.igeog.uerj.br/).

(7)

c) RESULTADO DA ANÁLISE DO PRÉ-PROJETO DE PESQUISA Data: 27 de outubro de 2016

Horário: a partir das 14 horas

Local: Na Secretaria do Programa de Pós-graduação em Geografia. Será afixada a relação dos nomes dos candidatos aprovados nesta etapa da seleção. Também disponível no site do PPGEO UERJ (http://www.ppgeo.igeog.uerj.br/).

d) PROVA ESCRITA DE CONHECIMENTOS GEOGRÁFICOS Data: 07 de novembro de 2016

Horário: das 10 às 13 horas

Local: Na Secretaria do Programa de Pós-graduação em Geografia. Será afixada a relação das salas onde a Prova Escrita de Conhecimentos Geográficos será aplicada. Também disponível no site do PPGEO UERJ (http://www.ppgeo.igeog.uerj.br/).

e) RESULTADO DA PROVA DE CONHECIMENTOS GEOGRÁFICOS Data: 08 de novembro de 2016

Horário: a partir das 16 horas

Local: Na Secretaria do Programa de Pós-graduação em Geografia. Será afixada a relação dos aprovados, automaticamente aptos para a realização da Prova Escrita de Língua Estrangeira. Também disponível no site do PPGEO UERJ (http://www.ppgeo.igeog.uerj.br/).

f) PROVA ESCRITA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA Data: 9 de novembro de 2016

Horário: das 10 às 13 horas

Local: Na Secretaria do Programa de Pós-graduação em Geografia. Será afixada a relação das salas onde a Prova Escrita de Língua Estrangeira será aplicada. Também disponível no site do PPGEO UERJ (http://www.ppgeo.igeog.uerj.br/).

g) PROVA ESCRITA DE LÍNGUA PORTUGUESA Data: 9 de novembro de 2016

Horário: das 10 às 13 horas

Local: Na Secretaria do Programa de Pós-graduação em Geografia. Será afixada a relação das salas onde a Prova Escrita de Língua Portuguesa será aplicada. Também disponível no site do PPGEO UERJ (http://www.ppgeo.igeog.uerj.br/).

h) DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DAS PROVAS ESCRITAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA E DE LÍNGUA PORTUGUESA E DA CONVOÇÃO DOS APROVADOS PARA ARGUIÇÃO ORAL DO PROJETO

Data: 9 de novembro de 2016 Horário: a partir das 17 horas

Local: Secretaria do Programa de Pós-graduação em Geografia. Também disponível no site do PPGEO UERJ (http://www.ppgeo.igeog.uerj.br/).

i) ARGUIÇÃO ORAL DO PROJETO COM ANÁLISE DO CURRICULUM LATTES: Data: 10 a 11 de novembro de 2016

Horário: entre 9h e 18h

Local: Secretaria do Programa de Pós-graduação em Geografia. Também disponível no site do PPGEO UERJ (http://www.ppgeo.igeog.uerj.br/).

(8)

j) DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA ANÁLISE DA DOCUMENTAÇÃO DOS CANDIDATOS COTISTAS (LEI 6.914/2014)

Data: 16 de novembro de 2016 Horário: até às 10 horas.

Local: Secretaria do Programa de Pós-graduação em Geografia. Também disponível no site do PPGEO UERJ (http://www.ppgeo.igeog.uerj.br/).

k) RECURSO REFERENTE AO RESULTADO DA ANÁLISE DA DOCUMENTAÇÃO DOS CANDIDATOS COTISTAS (LEI 6.914/2014)

Data: 16 de novembro a 22 de novembro de 2016 Horário: até às 17 horas.

Local: Secretaria do Programa de Pós-graduação em Geografia. Também disponível no site do PPGEO UERJ (http://www.ppgeo.igeog.uerj.br/).

l) DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DO EXAME DO RECURSO DOS CANDIDATOS COTISTAS (LEI 6.914/2014)

Data: 29 de novembro de 2016 Horário: até às 17 horas.

Local: Secretaria do Programa de Pós-graduação em Geografia. Também disponível no site do PPGEO UERJ (http://www.ppgeo.igeog.uerj.br/).

m) DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL Data: 30 de novembro de 2016

Horário: até às 17 horas.

Local: Secretaria do Programa de Pós-graduação em Geografia. Também disponível no site do PPGEO UERJ (http://www.ppgeo.igeog.uerj.br/).

n) RECURSO DO RESULTADO FINAL Data: 01 de dezembro de 2016 Horário: até às 17 horas.

Local: Secretaria do Programa de Pós-graduação em Geografia. Também disponível no site do PPGEO UERJ (http://www.ppgeo.igeog.uerj.br/).

o) RESULTADO FINAL APÓS ANÁLISE DO RECURSO Data: 05 de dezembro de 2016

Horário: até às 17 horas.

Local: Secretaria do Programa de Pós-graduação em Geografia. Também disponível no site do PPGEO UERJ (http://www.ppgeo.igeog.uerj.br/).

p) MATRÍCULA:

Data: 06 a 09 de fevereiro de 2017 Horário: das 10 às 17 horas

Local: Secretaria do Programa de Pós-graduação em Geografia. q) DIVULGAÇÃO DOS CANDIDATOS RECLASSIFICADOS:

Data: 15 de fevereiro de 2017 Horário: a partir das 15 horas

Local: Secretaria do Programa de Pós-graduação em Geografia. Também disponível no site do PPGEO UERJ (http://www.ppgeo.igeog.uerj.br/).

(9)

r) MATRÍCULA DOS RECLASSIFICADOS: Data: 16 de fevereiro de 2017

Horário: das 10 às 17 horas

Local: Secretaria do Programa de Pós-graduação em Geografia. s) INÍCIO DO CURSO:

A data de início do curso de Mestrado Acadêmico do PPGEO UERJ, turma 2017, será fixada futuramente no calendário acadêmico da UERJ para o primeiro semestre de 2017.

10 - DISPOSIÇÕES GERAIS

a) A inscrição do candidato implicará conhecimento e aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, não sendo aceita alegação de desconhecimento.

b) Poderá haver vista de prova, mas só serão analisados recursos para revisão de erro material. Por erro material entende-se erro no cômputo das notas.

c) As importâncias pagas não serão devolvidas quaisquer que sejam os motivos alegados. d) Este exame de seleção só terá validade para Curso que será iniciado em 2017.

e) Havendo desistência após o início das atividades didático-pedagógicas não haverá chamada para candidatos aprovados e não classificados, fora do calendário de reclassificação.

f) As notas individuais somente serão disponibilizadas ao final de todo o processo seletivo.

g) A documentação dos candidatos não selecionados neste processo seletivo ficará à disposição dos respectivos interessados para retirada, na Secretaria do Programa de Pós-graduação em Geografia, por um prazo de 30 (trinta) dias, a contar da divulgação do Resultado Final da Seleção. Após esse prazo, os documentos serão destruídos.

h) Os casos omissos no presente edital serão resolvidos pela Coordenação do Programa de Pós-graduação em Geografia.

ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIAS E INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - PPGEO

Rua São Francisco Xavier, nº 524 - Pavilhão João Lyra Filho - 4º andar - Bloco F - Sala 4006. Bairro Maracanã CEP: 20550-900 Rio de Janeiro-RJ.

Telefone: (21) 2334-0219 E-mail: ppgeo.uerj@gmail.com

(10)

ANEXO 1 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1 – Geral - Bibliografia para todos os candidatos

GEOGRAPHIA, Revista da Pós-Graduação em Geografia UFF. Edição Especial de Aulas Inaugurais. Niterói/RJ, UFF/EGG, 2012.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo. Razão e Emoção. São Paulo: Edusp, 2008.

2 – Específica para cada Linha de Pesquisa

2.1 – Linha 1 - Globalização, Políticas Públicas e Reestruturação Territorial

Bibliografia para os candidatos aos professores: Gláucio José Marafon, Hindenburgo Francisco Pires, Miguel Ângelo Campos Ribeiro, Ulisses da Silva Fernandes.

HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2005, 252p. PACHECO, Susana M. M., MACHADO, Mônica S. (orgs.) Globalização, políticas públicas e reestruturação territorial. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2012, 254 p.

2.2 – Linha 2 - Cultura e Natureza

Bibliografia para os candidatos aos professores: Alexander Josef Sá Tobias da Costa, Antonio Soares da Silva, Hugo Portocarrero, Leandro Andrei Beser de Deus, Nadja Maria Castilho da Costa, Thaís Baptista da Rocha e Vivian Castilho da Costa.

GARAY I. (Org.); BECKER, B. (Org.). As dimensões humanas da biodiversidade. O desafio de novas relações sociedade-natureza no século XXI. 1a. ed. Petrópolis: VOZES, 2006. v. 1. 483p.

VITTE, Antônio Carlos; GUERRA, Antônio José Teixeira. Reflexões sobre a Geografia Física no Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007, 280p.

Bibliografia para os candidatos aos professores: André Reyes Novaes, Inês Aguiar de Freitas, João Baptista Ferreira de Mello, Nilton Abranches Junior e Zeny Rosendahl.

ROSENDAHL, Zeny; CORRÊA, Roberto L (orgs.). Geografia Cultural: uma antologia (volume 1). Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012.

ROSENDAHL, Zeny; CORRÊA, Roberto L. (orgs.). Geografia Cultural: uma antologia (volume 2). Rio de Janeiro. EdUERJ, 2013.

Referências

Documentos relacionados

A aplicação de doses crescentes de lodo de esgoto tratado com cal promoveram o aumento do pH nos teores de matéria orgânica, fósforo, potássio, sódio, cálcio CTC total

A saída AC recebe alimentação do AC entrada e vai passer pela AVR para apoiar a energia para carga. No mesmo tempo, o utilitário AC entrada é convertida pelo AC/DC CHA e

Garantía: 3 años (Cuando proceda: 1 año de garantía para componentes de adaptadores de corriente, fuente de alimentación y ventiladores de refrigeración.) Visite TRENDnet.com

A escolha feita pelos alunos da União Brasileira de Faculdades – UniBF, de Paraíso do Norte, no estado do Paraná, em cursar o ensino superior em uma cidade de aproximadamente

veículos no Grid de Largada e na área de alinhamento para pista, no momento das tomadas de tempo oficiais.. 18 - A condução do veículo na pista por piloto não inscrito

Neste trabalho, é analisado o desempenho de um motor multicombustível para várias razões de compressão funcionando com gasolina, álcool etílico e gás metano

Contudo o processo de certificação para os combustíveis sin- téticos, os quais incluem os SAF, é mais complexo pois tem como ob- jetivo garantir que os combustíveis de

O pagamento da inscrição deverá ser efetuado em qualquer agência bancária ou terminal de autoatendimento, até o dia 10 de novembro de 2014, com o boleto