• Nenhum resultado encontrado

O primeiro texto em II Rs 6:1 7 (versão RA), onde um servo perdeu um machado e o profeta Eliseu faz um ato profético e o machado flutua.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O primeiro texto em II Rs 6:1 7 (versão RA), onde um servo perdeu um machado e o profeta Eliseu faz um ato profético e o machado flutua."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Vigie com os Valores e Ferramentas espirituais.

Veremos dois textos que falam sobre perda, e tiraremos a lição para nossas vidas, para Não perdermos o que Deus já nos deu, e para que isso não aconteça, precisamos vigiar.

O primeiro texto em II Rs 6:1‐7 (versão RA), onde um servo perdeu um machado e o profeta Eliseu faz um ato profético e o machado flutua .

1 Disseram os discípulos dos profetas a Eliseu: Eis que o lugar em que habitamos contigo é estreito demais para nós. 2 Vamos, pois, até ao Jordão, tomemos de lá, cada um de nós uma viga, e construamos um lugar em que habitemos. Respondeu ele: Ide. 3 Disse um: Serve‐te de ires com os teus servos. Ele tornou: Eu irei. 4 E foi com eles. Chegados ao

Jordão, cortaram madeira. 5 Sucedeu que, enquanto um deles derribava um tronco, o machado caiu na água; ele gritou e disse: Ai! Meu senhor!

Porque era emprestado. 6 Perguntou o homem de Deus: Onde caiu? Mostrou‐lhe ele o lugar. Então, Eliseu cortou um pau, e lançou‐o ali, e fez flutuar o ferro, 7 e disse: Levanta‐o. Estendeu ele a mão e o tomou. E o segundo texto em Lc 15:8‐10 (versão RA) sobre a dracma perdida.

8 Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma, não acende a candeia, varre a casa e a procura diligentemente até encontrá-la? 9 E, tendo‐a achado, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai‐vos comigo, porque achei a dracma que eu tinha perdido. 10 Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador

que se arrepende.

Nestes dois textos, que nós vimos hoje, um do AT e outro do NT, encontramos duas histórias de pessoas que perderam um objeto.

O primeiro que lemos, um homem perdeu um machado, dentro d’água e não tinha como encontrá‐lo, e o segundo, uma mulher que perdeu uma moeda e procurou insistentemente. Mas, ambos encontraram o que tinha perdido.

(2)

O machado foi devolvido por uma interferência milagrosa do profeta Eliseu e a moeda foi encontrada por perseverança e interferência da própria mulher, que resolveu buscar, encontrar o que havia perdido.

Então, façamos hoje uma comparação através de uma alegoria entre o que foi perdido pelo homem e pela mulher.

Exemplo: O machado, nós chamaremos de ferramentas espirituais e a moeda de valores espirituais.

O homem, nós compararemos ao cristão em si, e a mulher à Igreja como um todo.

Portanto, nós vemos nesse texto, e identificamos o que a Igreja tem perdido atualmente.

E também nós, como seres humanos, podemos estar perdendo? Vamos começar vendo quais as coisas que a Igreja não pode perder: 1‐ À Igreja não pode perder as ferramentas espirituais.

Amados, a semelhança àquele homem, muitas vezes perdemos uma ferramenta, muito importante que está em nossas mãos, e ficamos sem condições nenhuma para desenvolver o nosso ministério.

Vejamos 5 ferramentas espirituais que a Igreja não pode perder de forma alguma:

1) Comunhão.

O texto de II Rs 6:1‐3, diz assim:

1 Disseram os discípulos dos profetas a Eliseu: Eis que o lugar em que habitamos contigo é estreito demais para nós. 2 Vamos, pois, até ao Jordão, tomemos de lá, cada um de nós uma viga, e construamos um lugar em que habitemos. Respondeu ele: Ide. 3 Disse um: Serve‐te de

ires com os teus servos. Ele tornou: Eu irei.

Eu quero que você note que aquele machado era emprestado. E nós podemos ver no versículo 5, que por causa daquele machado, aquele

(3)

homem que pegou o machado emprestado estava correndo um risco, de perder a comunhão, a amizade com o homem que emprestou o machado.

5 Sucedeu que, enquanto um deles derribava um tronco, o machado caiu na água; ele gritou e disse: Ai! Meu senhor! Porque era emprestado. Amados, o propósito daqueles homens ali era de fazer uma casa para estarem juntos, para se ter comunhão.

O que podemos aprender é que a comunhão é uma arma poderosa, a comunhão é uma ferramenta para o fortalecimento da Igreja, e que devemos preservar, e estarmos atentos para não perder essa ferramenta espiritual.

2) Outra ferramenta é o Serviço.

II Rs 6:4‐5

4 E foi com eles. Chegados ao Jordão, cortaram madeira. 5 Sucedeu que, enquanto um deles derribava um tronco, o machado caiu na água; ele

gritou e disse: Ai! Meu senhor! Porque era emprestado.

Ou seja, eles estavam trabalhando, e por causa do machado, eles tiveram que parar o serviço, para procurá‐lo.

Eu quero orientar a Igreja. Existem muitas coisas que acontecem, para fazer a Igreja parar, e nós não podemos deixar de servir ao Senhor.

O nosso serviço na obra do Senhor é uma ferramenta espiritual importantíssima para o desenvolvimento da Igreja, que nós devemos lutar e cuidar para não perder o ânimo de servir a Deus.

3) Outra ferramenta espiritual é o Culto à Deus.

Os discípulos de Eliseu estavam com ele para aprender e certamente cultuavam ao Senhor juntos. Portanto, todos nós sabemos que a adoração é uma ferramenta espiritual, importantíssima para a Igreja. E é através de um culto à Deus que aprendemos e formamos conceitos como Igreja. Muitos perdem essa ferramenta, conversando, mexendo em celular, caminhando, indo ao banheiro sem uma extrema necessidade etc.

(4)

Portanto, existem várias maneiras, que todo o cristão, precisa se policiar para não perder essa ferramenta espiritual importantíssima.

4) Outra ferramenta espiritual é a Oração.

Todo o cristão sabe que, associada ao jejum, a oração é a força de uma Igreja.

Esta ferramenta é a ‘chave mestra’ para tudo na obra do Senhor. Note que são ferramentas espirituais que podem ser perdidas, e que quando perdidas trazem para nossas vidas sérios problemas no físico.

5) A quinta ferramenta espiritual é poderosíssima, que é a Palavra.

A Bíblia é uma ferramenta que deve ser usada e manuseada por todo servo de Deus.

II Tm 2:15 diz:

15 Procura apresentar‐te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. Portanto, a palavra é a fonte, é o recurso para tudo que fazemos na Igreja.

Não podemos trocar um conhecimento da Bíblia, por qualquer outra atividade, para que a palavra de Deus não venha a se tornar apenas um entretenimento religioso.

A pregação e o ensino da palavra devem ser prioridade na Igreja, e se isso não estiver assim, significa que têm valores secundários na Igreja, e que precisam ser imediatamente corrigidos.

Portanto, as 5 ferramentas espirituais importantíssimas são: Comunhão, servir, cultuar, oração e palavra, e essas, são as coisas que a Igreja não pode perder, são ferramentas espirituais.

2‐ A segunda coisa que a Igreja não pode perder são os Valores espirituais:

No texto de Lucas vemos que como aquela mulher, muitas vezes a Igreja também perde alguns valores espirituais, e que devem ser procurados,

(5)

com muito cuidado, para não ficar sem seu tesouro ou com a sua pureza em risco.

Vejamos 5 (cinco) valores que como Igreja não podemos perder ou se forem perdidos, devem ser imediatamente procurados:

1º) Valor, não podemos perder o Testemunho. Lc 15:8 (versão RA).

8 Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma, não acende a candeia, varre a casa e a procura diligentemente até encontrá-la? Esse “acende a candeia” significa acender a luz para encontrar a moeda, encontrar um valor. E esse "acender a candeia" trazendo para a Igreja, significa que precisamos lutar para manter a luz acesa, porque Jesus disse em Mateus 5:14.

14 Vós sois a luz do mundo.

Precisamos levar o brilho do evangelho aos que estão perdidos em trevas. Existem pessoas dentro da Igreja que não tem mais luz, porque as trevas invadiram os valores cristãos da sua vida.

Passam a brincar com as coisas de Deus, palavras do mundo fluem com facilidade em seus lábios.

São pessoas que não vigiam, não dão testemunho mais, são pessoas contenderas, briguentas, relheiras, brutas, grossas, em casa com sua esposa e filhos são verdadeiros monstros, e uma hora ou outra Deus vai tratar, tenha a certeza disso.

Não perca esse valor tremendo que é o testemunho como o que está escrito em At 1:8.

2º) Valor: Não podemos perder a Perseverança. Lc 15:9 (versão RA)

9 E, tendo‐a achado, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai‐vos comigo, porque achei a dracma que eu tinha perdido.

(6)

Precisamos achar esses valores espirituais, que muitos já perderam, mas que é possível serem achados.

Até achar a dracma perdida, aquela mulher foi perseverante. Ela não desistiu enquanto não achou a moeda.

Assim também nós devemos ser perseverantes e procurar, até achar os valores que precisamos para ser uma Igreja forte e madura. Mas quero lhe adiantar, isso começa primeiro em nossa casa, é um valor que perdemos dentro da nossa casa, e se não concertarmos, trazemos para casa do pai. Portanto, persevere, porque além de cuidar da nossa casa, precisamos cuidar da casa do Pai(igreja) que é a casa espiritual.

3º) Valor, é que Não podemos perder o que define o nosso futuro, que é o Perdão.

Lc 15:8 (versão RA)

8 Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma, não acende a candeia, varre a casa e a procura diligentemente até

encontrá-la?

Com certeza, aquela mulher ao “varrer a casa”, também tirou algumas sujeiras que encontrou.

Da mesma forma quando a Igreja procura os valores que precisa, às vezes são encontradas algumas sujeiras e é preciso primeiro arrumar a casa para então se alegrar.

Se a casa não for arrumada, e tirada toda a sugeria, a alegria do Senhor não repousará.

Portanto, o perdão é um valor importante para manter a Igreja limpa de toda mágoa e pecado. Lembrando, que quando se fala em Igreja, estamos falando de você.

4º) Valor, que Não podemos perder, é Alegria. Lc 15:9‐10.

(7)

9 E, tendo‐a achado, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai‐vos comigo, porque achei a dracma que eu tinha perdido. 10 Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador

que se arrepende.

Aquela mulher festejou com suas amigas e Jesus declarou, que no céu também tem festa. A Igreja deve ter sempre um ambiente festivo. Mas, não de um clube social.

Porque, o motivo da festa deve ser a salvação de almas, como conseqüência de um ambiente sadio.

Não podemos perder a alegria, porque a alegria do Senhor é a nossa força. Portanto, nunca perca a alegria, se esforce, persevere porque esse valor tem um poder muito grande.

5º) Valor que Não podemos perder é o Respeito.

A dracma da mulher tinha um sentido de valor, algo muito importante. E esse valor, se não fosse encontrado, significaria que teria perdido sua pureza e poderia ser julgada por isso, e esse ato, justifica seu cuidado em procurar a dracma.

Amados do mesmo modo, nós como Igreja, ou a Igreja hoje, procura os valores do respeito como o Ap. Paulo orientou a Timóteo como tratar mulheres, donzelas, pessoas idosas e líderes, I Tm 5:1‐2, ou esses valores foram perdidos.

1 Não repreendas ao homem idoso; antes, exorta‐o como a pai; aos moços, como a irmãos; 2 às mulheres idosas, como a mães; às moças,

como a irmãs, com toda a pureza.

Porque o fim desta admoestação é o amor, que procede de um coração puro, de uma boa consciência, e de uma fé não fingida.

Precisamos aprender a respeitar mais o irmão e ter temor de Deus antes de tudo. Será que tantas divisões no meio do povo de Deus, não tem significado que esses valores tem se perdido!

(8)

Não podemos perder o que Deus já nos deu e que o diabo quer nos roubar!

Procure a sua dracma, que você já perdeu em sua casa. Ap 3:11

11 Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.

As ferramentas que Deus tem nos dado, são muito importantes para vencer as lutas, e o valor que recebemos do Senhor, nunca pode ser subestimado.

Portanto, cuide do que tens recebido de Deus, que Ele te recompensará. Ele faz flutuar o que se perdeu, e dá alegria dobrada, ao que se perdeu e foi achado!

Referências

Documentos relacionados

Simultaneamente ao estabelecer uma conexão com o consumidor a empresa não apenas alimenta certa fidelidade, mas fortalece o seu produto. 12) defendem também que dessa forma os

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

O objetivo deste estudo foi avaliar a atividade anti-Trypanosoma cruzi de compostos nitroimidazólicos usando quatro ensaios seqüenciais: (i) a avaliação da eficácia de uma

Após os golpes os moldes foram levados para a máquina de prensagem, onde com o auxilio de um cilindro de aço foi aplicada uma pressão de 3 MPa durante 5 minutos (Figura 3-3),

É primeiramente no plano clínico que a noção de inconscien- te começa a se impor, antes que as dificuldades conceituais envolvi- das na sua formulação comecem a ser

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

Baseado em curvas típicas de carga diária (curvas de média e desvio padrão), representadas em intervalos de 10 minutos da demanda (ativa e reativa) e o modelo elétrico da rede,

Artigo 17.. b) Promover as acções necessárias aos trabalhos de avaliação de candidaturas a financiamentos de programas e projectos de investigação cien- tífica e