• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ UNIVERSIDADE ABERTA DO PIAUÍ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ UNIVERSIDADE ABERTA DO PIAUÍ"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

UNIVERSIDADE ABERTA DO PIAUÍ Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD

Coordenação do curso de Administração / EaD Rua Olavo Bilac, 1148 – Centro Sul

CEP 64280-001 – Teresina PI Site: www.ufpi.br

Manual de Estágio.

1. Base Legal

O Estágio Obrigatório do Curso Piloto de Administração Modalidade EAD tem sua base legal pautada na Legislação Federal e Estadual vigente, Regimento Geral e Estatutos internos da instituição, a saber:

I. Lei Federal nº. 11.788 de 25 setembro de 2008 da Subchefia para assuntos Jurídicos da Presidência da República – Dispõe sobre os estágios de estudantes; altera a redação do artigo 428 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº5. 452, de 1º de maio de 1943, e a Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996; revoga as Leis nº. 6.494, de 7 de dezembro de 1977, e 8.859, de 23 de março de 1994, o parágrafo único do art. 82 da Lei nº9.394, de 20 de dezembro de 1996, e o art.6º da medida Provisória nº. 2.164-41, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências.

II. Decreto nº. 87.497 de 18 de agosto de 1982 da Subchefia para Assuntos Jurídicos da Presidência da República – Regulamenta a Lei nº. 6494 nos limites que especifica e dá outras providências;

III. Decreto nº. 89.467 de 21 de Março de 1984 do Presidente da República – Revoga dispositivo do regulamento da Lei nº. 6.494 de 7 de dezembro de 1977, que dispõe sobre o estágio de estudantes de estabelecimentos de ensino superior e de 2º grau regular e supletivo;

IV. Decreto nº. 2.080 de 26 de novembro de 1996 do Vice-Presidente da República – Dá nova redação ao art. 8º do Decreto nº. 87.497 de 18 de agosto de 1982, que regulamenta a Lei nº. 6.494 de 07 de dezembro de 1977, que dispõe sobre os estágios de estudantes de estabelecimentos de ensino superior e de ensino profissionalizante do 2º grau e supletivo;

V. Portaria nº. 8 de 23 de janeiro de 2001 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – Revê, atualiza e consolida os procedimentos operacionais para aceitação como estagiários de alunos regularmente matriculados nos cursos de educação superior, ensino médio de educação profissionalizante ou de educação especial;

VI. Resolução nº. 04 de 13 de Julho 2005 do Conselho Nacional de Educação que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, Bacharelado e dá outras providências;

(2)

VII. Decreto n° 5.622 de 19/12/2005 da subchefia para assuntos jurídicos – Regulamenta o art. 80 da Lei n° 9.394, de 20/12/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional;

VIII. Regimento Geral da Universidade Federal do Piauí;

IX. Projeto Político Pedagógico do Curso Piloto de Administração Modalidade EaD.

2. Estágios

2.1. Objetivos

O estágio obrigatório objetiva propiciar oportunidades ao aluno o conhecimento prático daquilo que na Universidade, conheceu na teoria, enfatizando o caráter pedagógico do estágio obrigatório. Este ainda prepara o aluno do Curso Piloto de Graduação em Administração a Distância para lidar com as mudanças do mercado de trabalho.

2.2. Relevância

A importância do estágio para a formação profissional do aluno do Curso Piloto de Graduação em Administração da UAPI é de suma importância, haja vista que será desenvolvido um trabalho, aliando conhecimento científico e conhecimento prático em uma dada área de conhecimento.

A UAPI como instituição de ensino superior que forma e informa alunos para atuarem nos mais diversos mercados de trabalho se preocupa com o ingresso e a qualidade desses futuros profissionais, para tanto, dispõe de esforço para que antes mesmo formados estes tenham contato e interajam de forma proveitosa com seu futuro campo de atuação profissional.

Atendendo aos perfis dos alunos desta instituição de ensino, foi sistematizada uma forma de estágio para os alunos do Curso Piloto de Graduação em Administração a Distância, que já atuam no mercado de trabalho em situação definida e estável e procuram a formaç ão continuada como forma de satisfação pessoal ou crescimento profissional.

Levando em consideração que a realização do estágio possibilita o conhecimento prático do que na Universidade conheceu na teoria, que a soma desses conhecimentos dará ao futuro profissional, a confiança suficiente para exercer a profissão escolhida. Aos que buscam uma formação continuada, o estágio é de suma importância, pois as mudanças estão ocorrendo em todos os campos profissionais, dada a sua velocidade, exige do profissional um preparo constante para que não corra risco na sua atuação, assim como esteja atualizado quanto ao ritmo ou procedimentos de produção do segmento empresarial de sua formação.

(3)

2.3. Estrutura de ensino

A Coordenação de Estágio oferece na modalidade a Distância, uma carga horária de 300 horas, conforme o Projeto Político Pedagógico e Lei nº. 11.788 de 25 de setembro de 2005.

O Estágio Obrigatório acontece em duas etapas:

a) Estágio I- a orientação será voltada para o desenvolvimento de um projeto de Trabalho de Conclusão de Curso. Este projeto deverá contemplar os seguintes itens: caracterização da organização, definição da situação problemática, objetivos do trabalho, revisão da literatura sobre o tema a ser trabalhado, metodologia a ser aplicada, cronograma das atividades e orçamento para execução.

b) Estágio II- desenvolvimento do TCC- sendo um trabalho monográfico aplicado a questões decorrentes do Estágio. Ao concluir e apresentar seu projeto de TCC, o aluno poderá utilizar um problema referente à sua experiência e elaborar uma pesquisa para respondê-lo.

Em consonância com o artigo 9º da Resolução CES/CNE nº 04, de 13 de julho de 2005, o Curso de Graduação em Administração EaD, adotará o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em caráter obrigatório, a ser submetido à apreciação de uma Banca Examinadora composta de 03(três) professores do Curso, no último semestre letivo (9º semestre).

A carga horária da monografia equivalerá a 60h/a de trabalho individual a ser desenvolvido sob a supervisão de um professor orientador e deverá seguir o regulamento da UFPI, quanto aos critérios de elaboração e apresentação, normas técnicas e formatação, mecanismos de avaliação e outras diretrizes que se fizerem necessárias.

2.4. Organização curricular

O estágio curricular será composto por 300horas, distribuído da seguinte forma:  Metodologia da Pesquisa -60 horas

 TCC – 60 horas

 Seminário – XV: Tecnologia e Inovação – 90horas.  Seminário _ XVII: Tópicos Emergente – 90horas. 2.5. Realização

O estágio obrigatório será realizado individualmente pelo aluno, com uma duração de 300 horas, sendo que, 60 horas para Metodologia da Pesquisa; 60 para TCC e 180 horas para Seminários. As atividades de estágio terão início a partir do mês de outubro de 2009.

O término das atividades de estágio, incluindo a entrega do TCC está previsto para o mês de dezembro de 2010.

2.6. Plano de Trabalho

O aluno será orientado a elaborar um Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso. É a proposta de trabalho a ser executado no TCC. O plano de trabalho pode aceitar modificações no decorrer das atividades, a critério do professor orientador.

(4)

Ao Professor Orientador cabe a orientação na elaboração do Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso, no que diz respeito à sua forma e conteúdo, o acompanhamento à distância do aluno a execução do estágio, bem como na elaboração do trabalho final e sua revisão.

Ao Professor Orientador cabe a orientação na elaboração do Projeto, quanto ao seu conteúdo técnico e na execução, dirimindo as dúvidas de caráter técnico-científico.

O acompanhamento do estágio será realizado de forma similar às regras da modalidade de ensino presencial. As únicas diferenças gerais são:

 Os encontros presenciais acontecerão de acordo com cronograma estabelecido pela Coordenação de Estágio;

 Os trabalhos deverão ser por meio eletrônicos;

As diferenças específicas para os alunos do Banco do Brasil são:

 A orientação será feita por um professor tutor e/ou um profissional do Banco do Brasil;  O conteúdo dos trabalhos poderá ser de interesse do Banco do Brasil;

 As bancas serão compostas por professores da UFPI e / ou profissional do Banco do Brasil.

2.7. Indicação de orientação

Os professores responsáveis pelas disciplinas de TCC indicarão os (as) professore (as) orientadores do TCC.

2.8. Critérios de Validação

A Coordenação de Estágios publicará a relação das áreas de conhecimento a serem consideradas para a realização do Estágio. O Estágio deve ser realizado dentro do conjunto de áreas assim definido. O discente poderá, a seu critério, propor à Coordenação de Cursos, a aceitação de uma nova área para contemplar temas novos ou de interesse imediato; validar estágio em curso; etc. A decisão de incluir a nova área, é da Coordenação do Curso, sendo soberana e irrecorrível.

2.9. Estágios Inválidos

O Estágio Obrigatório pode ser invalidado pela Coordenação de Estágio, pelo professor orientador, quando:

a) O estágio estiver em desacordo com a presente norma, com os regulamentos desta Universidade ou com a legislação brasileira vigente;

b) A área de conhecimento não tiver sido aprovada pela Coordenação de Estágio; c) A carga horária mínima não for atingida;

d) Os objetivos propostos para o estágio não forem atingidos;

e) O discente não comparecer e não justificar a ausência nas reuniões marcadas pela Coordenação de Estágio;

f) O discente deixar de apresentar ou apresentar fora de prazo, os atividades exigidos pela Coordenação do estágio;

(5)

g) O discente deixar de apresentar ou apresentar fora de prazo, a defesa do TCC perante a banca examinadora;

h) O estágio for suspenso, exceto se a suspensão for motivada por desinteresse em continuidade, por quaisquer das partes, após o cumprimento dos objetivos e da carga horária mínima;

i) Houver a ocorrência de situações que justifiquem a invalidação do estág io, segundo quaisquer partes envolvidas, cabendo ao discente recurso junto à Coordenação do Curso; j) A Coordenação não aprovar o Cadastro do trabalho ou o agendamento da banca examinadora.

A invalidação do estágio implica na reprovação do aluno na respectiva disciplina. 2.10. Estágios suspensos

O estágio deve ser imediatamente suspenso se:

a) O estágio estiver em desacordo com a presente norma, com os regulamentos desta Universidade ou com a legislação brasileira vigente;

b) As atividades desenvolvidas pelo estagiário estiverem fora dos objetivos do estágio obrigatório;

c) As atividades desenvolvidas pelo estagiário estiverem fora dos padrões de ética exigidos pelo curso;

d) As atividades desenvolvidas pelo estagiário estiverem fora dos padrões de qualidade exigidos pelo curso;

e) O estagiário não ser aprovado nas disciplinas que compõe o estágio; f) O estagiário deixar a condição de aluno desta Universidade;

g) Houver desinteresse de continuidade da parte desta Universidade ou da organização cedente do estágio, sem prejuízo dos trabalhos em curso;

h) O estagiário estiver exposto a/ou causando risco à vida, ao patrimônio e ao ambiente; i) Houver ato de má fé, fraude ou tentativa de fraude em atividades e documentação

relativas ao estágio, por quaisquer das partes;

j) Houver a ocorrência de situações que justifiquem a suspensão do estágio, segundo quaisquer partes envolvidas, cabendo ao discente recurso junto à Comissão Permanente.

A suspensão do estágio implica na reprovação do aluno na respectiva disciplina, exceto se a suspensão for motivada por desinteresse em continuidade, por quaisquer das partes, após o cumprimento dos objetivos e da carga horária mínima.

(6)

2.11. Obrigações do Estagiário

São obrigações dos alunos matriculados nas disciplinas de Estágio Obrigatório:

a) Tomar conhecimento integral do conteúdo das normas que regem as disciplinas, que estão disponibilizadas na página da UAPI e na Coordenação do Curso.

b) Procurar o(s) professor (es) coordenador (es) e agendar horários para a definição do projeto preliminar, projeto esse que deverá estar definido segundo as áreas de conhecimento inseridas nas normas vigentes.

c) Disponibilizar as atividades na Plataforma;

d) Agendar com o professor orientador, as datas e horários para o acompanhamento do projeto.

e) Reservar recursos necessários para a data e local da defesa / apresentação. 2.12.Atribuições da Coordenação de Estágio

a)

Divulgar as normas referentes ao estágio curricular obrigatório;

b) Acompanhar as atividades dos alunos na plataforma e nos encontros presenciais; c) Avaliar o projeto apresentado pelo aluno;

d) Acompanhar as atividades de elaboração do projeto de pesquisa e produção do TCC; e) Credenciar os professores orientadores do TCC;

f) Definir um critério de avaliação que leve em conta a qualidade e a pontualidade das atividades e anota exaurada pela banca examinadora.

2.13.Outros documentos

A Coordenação pode acrescentar mais dados e documentos se assim for necessário. 3.0. Trabalho de Conclusão de Curso

3.1. Objetivos

O objetivo do Trabalho de Conclusão de Curso é desenvolver um trabalho monográfico aplicado a questões decorrentes do Estágio. Ao concluir e apresentar seu projeto de pesquisa, o aluno poderá utilizar um problema referente à sua experiência e elaborar uma pesquisa para respondê-lo.

(7)

3.2. Coordenação

3.2.1. Dos deveres do professor coordenador de TCC.

a) Auxiliar os alunos na definição da área de conhecimento a ser seguida e do projeto de pesquisa a ser elaborado;

b) Encaminhar os alunos ao Professor Orientador de acordo com a área escolhida na definição do projeto;

c) Estabelecer prazos e verificar seu cumprimento junto aos alunos e orientadores, servindo assim de elo de ligação entre Coordenação e orientadores e alunos;

3.3. Realização

O Trabalho de Conclusão de Curso será realizado individualmente sob a supervisão de um professor orientador indicado pelo professor da disciplina de TCC.

3.4. Indicação de orientação

Os professores responsáveis pelas disciplinas de TCC indicarão os (as) professores (as) orientadores do TCC.

3.4.1. Dos deveres dos orientadores

a) Nomear a banca examinadora composta de 4 docentes, (3 titulares ( um dos titulares deve ser o orientador) e1 suplente), sendo que fica a cargo do orientador contactar os membros e verificar a disponibilidade;

b) Disponibilizar para a Coordenação de Estágio, o resumo do trabalho, a data, horário, local, data e composição das bancas examinadoras para apreciação.

c) Enviar a Coordenação de Estágio, a ata resultante do processo de avaliação realizada pela banca examinadora,imediatamente após a realização do mesmo.

3.5. Plano de Trabalho

O aluno deve para iniciar o Trabalho de Conclusão de Curso apresentar um plano de trabalho em comum acordo com o professor orientador. O plano do Trabalho de Conclusão de Curso pode aceitar modificações no decorrer das atividades, a critério do professor orientador.

3.6. Critérios de validação

A Coordenação de Estágio publicará a relação das áreas de conhecimento a serem consideradas para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso. Os trabalhos devem ser realizados dentro do conjunto de áreas, assim definido. O discente poderá, a seu critério, propor à Coordenação de Curso, a aceitação de uma nova área para contemplar temas novos ou de interesse imediato.

(8)

3.7. Trabalho de Conclusão de Curso Invalidado

O Trabalho de Conclusão de Curso pode ser invalidado pela Coordenação de Estágio e Trabalho de Conclusão de Curso ou pelo docente orientador,quando: a) O Trabalho de Conclusão de Curso estiver em desacordo com a presente norma, com os regulamentos desta Universidade ou com a legislação brasileira vigente;

b) A área de conhecimento não tiver sido aprovada pela Coordenação de Estágio e Trabalho de Conclusão de Curso;

c) As atividades efetivamente realizadas não forem condizentes com o plano de trabalho; d) A carga horária mínima não for atingida;

e) Os objetivos propostos para o Trabalho de Conclusão de Curso não forem atingidos;

f) O discente não comprovar conhecimento do Código de Ética relativo ao Trabalho de Conclusão de Curso;

g) O discente deixar de apresentar ou apresentar fora de prazo os relatórios exigidos pela Coordenação de Estágio. O discente deixar de apresentar ou apresentar fora de prazo, a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso perante a banca examinadora;

h) O Trabalho de Conclusão de Curso for suspenso;

i) Houver a ocorrência de situações que justifiquem a invalidação do Trabalho de Conclusão de Curso, segundo quaisquer partes envolvidas, cabendo ao discente, recurso junto à Coordenação de Estágio e Trabalho de Conclusão de Curso;

j) A Comissão Permanente não aprovar o Cadastro do trabalho ou o agendamento da banca examinadora.

A invalidação do Trabalho de Conclusão de Curso implica na reprovação do aluno na respectiva disciplina.

3.8. Trabalho de Conclusão de Curso suspensos

O Trabalho de Conclusão de Curso deve ser imediatamente suspenso se:

a) O Trabalho de Conclusão de Curso estiver em desacordo com a presente norma, com os regulamentos desta Universidade ou com a legislação brasileira vigente; b) As atividades desenvolvidas pelo aluno estiverem fora dos objetivos do Trabalho

de Conclusão de Curso;

c) As atividades desenvolvidas pelo aluno estiverem fora dos padrões de ética exigidos pelo curso;

d) As atividades desenvolvidas pelo aluno estiverem fora dos padrões de qualidade exigidos pelo curso;

e) O aluno deixar a condição de aluno desta Universidade;

f) O aluno estiver exposto a / ou causando risco à vida, ao patrimônio e ao ambiente; g) Houver ato de má fé, fraude ou tentativa de fraude em atividades e documentação

(9)

h) Houver a ocorrência de situações que justifiquem a suspensão do Trabalho de Conclusão de Conclusão, segundo quaisquer partes envolvidas, cabendo ao discente, recurso junto à Coordenação do Curso.

A suspensão do Trabalho de Conclusão de Curso implica na reprovação do aluno na respectiva disciplina.

3.10. Cronograma de Atividades

O aluno deverá apresentar cronograma de suas atividades ao(s) orientador (es), com os quais serão discutidas as atividades realizadas e/ou previstas. O aluno deve apresentar monografia final referente ao Trabalho de Conclusão de Curso, em conformidade com os padrões de produção de trabalhos científicos da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. O TCC final deve ser encaminhado ao docente orientador em 4 cópias.

3.11.Banca examinadora

A banca examinadora será composta de 4 docentes, (3 titulares ( um dos titulares deve ser o orientador) e1 suplente), sendo que fica a cargo do orientador contactar os membros e verificar a disponibilidade;

3.12.Defesa

O aluno deverá apresentar defesa pública da monografia do Trabalho de Conclusão de Curso, perante a banca examinadora indicada pelo orientador. O período de apresentação dos trabalhos ficará no último período de 2010/2. A publicação, a forma da defesa, com a duração da apresentação e da argüição e demais detalhes necessários ficarão disponíveis na plataforma TCC. A defesa constará de uma exposição de 30 minutos feita pelo aluno e de uma argüição feita pela banca de até 20 minutos.

4.0. Obrigações dos alunos

São obrigações dos alunos matriculados nas disciplinas de Estágio Supervisionado e TCC: f) Tomar conhecimento integral do conteúdo de Caderno de Normas que regem as

disciplinas, que estão disponibilizadas na página da UAPI e na Coordenação do Curso. g) Procurar o(s) professor(es), coordenador(es) e agendar horários para a definição do

projeto preliminar, projeto esse que deverá estar definido, segundo as áreas de conhecimento inseridas nas normas vigentes e encaminhado ao professor coordenador no prazo máximo de 15 dias, após o início das aulas do semestre.

h) Disponibilizar as atividades na Plataforma;

i) Entregar cópia da documentação no protocolo a ser analisada pela banca examinadora para cada membro da mesma com 5 dias úteis de antecedência;

j) Agendar com o professor orientador, as datas e horários para o acompanhamento do projeto.

(10)

5.0. Disposições Gerais 5.1. Casos omissos

Os casos omissos nestas normas serão resolvidos pela Coordenação do Curso, sendo sua decisão soberana e irrecorrível.

Referências

Documentos relacionados

Por fim, destacamos que esta recomendação para o elemento Atividades de Controle tem o potencial de, após verificado êxito de atuação dos controladores adstritos a cada

O Programa REUNI foi instituído pelo governo federal em 2007 e possuía, como principal objetivo, reestruturar a educação superior no Brasil, dotando as

Vale ressaltar que o PNE guarda relação direta com o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) que tem como objetivo o desenvolvimento econômico e social, além de

O caso de gestão a ser estudado irá discutir sobre as possibilidades de atuação da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e Educação Inclusiva (PROAE) da

Depois de exibido o modelo de distribuição orçamentária utilizado pelo MEC para financiamento das IFES, são discutidas algumas considerações acerca do REUNI para que se

Em 2008 foram iniciadas na Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID) as obras para a reestruturação de seu espaço físico. Foram investidos 16 milhões

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..