• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS CURSO DE MESTRADO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE EDITAL EXAME DE SELEÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS CURSO DE MESTRADO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE EDITAL EXAME DE SELEÇÃO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS

CURSO DE MESTRADO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE EDITAL – EXAME DE SELEÇÃO turma 2011

(Publicado em 12/08/2010)

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas do Instituto de Biociências comunica a abertura de inscrição para candidatos a vagas no Curso de Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade (PPG-ECB), Exame de Seleção 2011.

1.0 - O PPG-ECB oferecerá 20 vagas para o curso de Mestrado (seleção em Novembro 2010).

1.1 – As vagas para alunos estrangeiros serão regidas pelas normas estabelecidas no Anexo I deste Edital.

2 - Podem candidatar-se à seleção do Curso de Mestrado portadores de diploma (ou documento equivalente) de curso superior. O não enquadramento nesta especificação será indeferido.

3 - O Curso de Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade requer dedicação integral dos alunos para o cumprimento da programação didática, que compreende, além de aulas, reuniões de estudo, debates, práticas de campo, elaboração de trabalhos, desenvolvimento de pesquisa e participação em eventos técnico-científicos.

4 - As inscrições serão realizadas na Secretaria da Coordenação de Pós-Graduação/Instituto de Biociências, Universidade Federal de Mato Grosso, Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2.367 – Bairro Boa Esperança, CCBS-II, CEP 78060-900, Fone/Fax (65) 3615 - 8878, no período de 18 a 22/10/2010 das 08:00 às 11:00 horas e das 14:00 às 17:00 horas, mediante a entrega da documentação abaixo:

a) Formulário de inscrição devidamente preenchido;

b) Cópia do Diploma de graduação, devidamente registrado, ou outra documentação que comprove estar o candidato em condições de concluir o curso de graduação, antes de iniciado o curso de Pós-Graduação;

c) Cópia do Histórico escolar do curso de graduação expedido por instituição de ensino superior devidamente credenciada;

d) Copia da Carteira de identidade; e) Cópia do CPF;

f) Cópia da Certidão de nascimento ou casamento; g) Cópia do Título de eleitor;

h) Cópia do Comprovante da última eleição;

i) Cópia do Comprovante de quitação com o serviço militar, se for do sexo masculino; j) Uma foto 3x4 recente;

k) Recibo do pagamento da taxa de inscrição;

l) “Curriculum vitae” atualizado (formulário próprio) e documentado (fotocópias acompanhadas dos originais ou fotocópias autenticadas). O “Curriculum vitae” deverá ser entregue impresso e em formato digital. O “Curriculum vitae” que estiver fora destas normas, não será avaliado;

(2)

n) Carta de aceite do orientador;

4.1 - Não haverá inscrições condicionais. O registro da inscrição dependerá da apresentação integral dos documentos acima solicitados. Não será aceito a entrega de qualquer documento depois de encerrado o período de inscrição. As fotocópias dos documentos deverão ser autenticadas ou estarem acompanhadas dos originais para conferência na Secretaria do Programa, no ato da inscrição.

4.2 - O candidato residente fora de Cuiabá poderá solicitar a inscrição mediante procuração de próprio punho com firma reconhecida em cartório, ou correspondência registrada. No caso de correspondência registrada, a documentação deverá ser postada até 22/10/2010, via encomenda expressa. Neste caso os documentos deverão ser autenticados ou os originais deverão ser apresentados na secretaria para conferência no dia posterior a prova de ecologia (29/11/2010). O candidato inscrito por correspondência deverá entrar em contato com a Secretaria do Programa para confirmar o recebimento da inscrição e se a documentação está completa.

4.3 – A taxa de inscrição é de R$ 100,00 (cem reais) e o seu pagamento deverá ser efetuado mediante boleto bancário emitido pela Fundação Uniselva através do site www.fundacaouniselva.org.br. Efetivado o pagamento, não haverá devolução da taxa de inscrição. O comprovante de pagamento apresentado deverá ser o original, não sendo aceito nenhuma fotocópia.

5 - Os professores com disponibilidade para orientar novos alunos de Mestrado a partir de março de 2011, bem como os respectivos números de vagas por eles oferecida(s), serão disponibilizados na página do programa (http://www.ufmt.br/ib/ppgecb.html) e na página oficial da UFMT (http://www.ufmt.br), no dia 30/08/2010.

5.1 - O docente orientador poderá autorizar a inscrição de 1 (um) ou mais candidato(s) à(s) vaga(s) sob sua responsabilidade, disponibilizada(s) no Exame de Seleção. Uma vez de posse do aceite do docente orientador responsável pela vaga, os candidatos farão sua inscrição para o Exame de Seleção, reservando-se o direito de concorrer apenas à vaga pela qual fez opção.

5.2 - As vagas oferecidas pelo Programa (20) serão preenchidas de acordo com a classificação final do candidato, respeitando-se a disponibilidade de vagas oferecida pelo orientador pretendido.

6 - A Seleção para o PPG-ECB compreende:

- Prova Escrita em Ecologia e Conservação da Biodiversidade, com duração máxima de 04 (quatro) horas.

- Prova de Aptidão a Leitura de Inglês, de caráter eliminatório, com duração máxima de 02 (duas) horas e nota mínima igual a 7,0. A Prova versará sobre um texto em Ecologia e Conservação da Biodiversidade em inglês, na qual será avaliada a interpretação do texto, sendo permitido o uso de dicionário. A Prova de Aptidão a Leitura de Inglês não substitui a Prova de Proficiência em Inglês, que deverá ser realizada ao longo do curso.

- Análise de “Currículum Vitae”, que deverá ser preenchido segundo normas a serem divulgadas na página do PPG-ECB (http://www.ufmt.br/ib/ppgecb.html) e na página oficial da UFMT (http://www.ufmt.br) até 15 de Outubro de 2010. O currículo que estiver fora das normas não será avaliado.

(3)

6.1 - A nota final do candidato no Exame de Seleção, que será utilizada para obter a sua classificação final, será calculada através da média ponderada das notas das 03 (três) provas, conforme os seguintes pesos:

a) Prova Escrita em Ecologia e Conservação da Biodiversidade: peso 05 (cinco). b) Prova de Aptidão a Leitura de Inglês: peso 01 (um).

c) Análise de “Curriculum Vitae”: peso 04 (quatro).

7 - As provas serão realizadas no período de 29 de Novembro a 06 de Dezembro de 2010, nas dependências da Universidade Federal de Mato Grosso, de acordo com o seguinte cronograma: 29/11/2010 08:00h Prova de Ecologia e Conservação da Biodiversidade (Escrita).

29/11/2010 15:00h Prova de Aptidão a Leitura de

Inglês.

06/12/2010 Até 17:00 Resultado da Prova de Aptidão a Leitura de Inglês, Ecologia e Análise do “Curriculum Vitae” e Resultado Final

7.1 - A correção da prova de Ecologia e Conservação da Biodiversidade e a análise de “Curriculum Vitae” serão realizadas apenas para aqueles candidatos aprovados na Prova de Inglês.

7.2 - Bibliografia mínima sugerida para a Prova de Ecologia e Conservação da Biodiversidade:

• Begon, M; Towsend, C.R; Harper, J.L. 2007. Ecologia: de indivíduos a ecossistemas. 4ª. Edição. Porto Alegre, Artmed.

• Gotelli, N.J. 2007. Ecologia. Londrina, Editora Planta.

• Ridley, M.. 2006. Evolução. 3ª. Edição. Porto Alegre, Artmed. • Vieira, S. 2008. Introdução à Bioestatística. 4ª. Edição. Elsevier.

7.3 - A partir do dia 22/11/2010, será afixado um comunicado no Instituto de Biociências/UFMT, informando o local das atividades do Exame de Seleção, que também será publicado na Home-page do Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade (http://www.ufmt.br/ib/ppgecb.html) e na página oficial da UFMT (http://www.ufmt.br).

7.4 - Os candidatos deverão apresentar documento original de identificação com foto, em todas as etapas do processo de Seleção.

7.5 - As avaliações das provas de Ecologia Geral e Conservação da Biodiversidade e de Aptidão a Leitura de Inglês, bem como a análise de “Curriculum Vitae” serão feitas sem identificação nominal dos candidatos.

7.6 - Os resultados finais do exame de seleção serão divulgados publicamente no quadro de aviso do IB – Instituto de Biociências e na página do Programa

(4)

(http://www.ufmt.br/ib/ppgecb.html) e na página oficial da UFMT (http://www.ufmt.br) de acordo com a ordem decrescente de classificação e afixada no quadro de avisos da Pós-Graduação/IB. Em caso de empate, será observada a vantagem obtida pela maior nota na seguinte ordem: Prova Escrita em Ecologia e Conservação da Biodiversidade, Curriculum Vitae e Prova de Aptidão a Leitura de Inglês.

7.7 - Somente caberá recurso, por escrito, se houver suspeita fundamentada de ilegalidade quanto ao cumprimento das normas estabelecidas neste Edital. Os recursos não terão efeito suspensivo das etapas do Processo de Seleção. Todo recurso deverá ser protocolado, na seção de Protocolo da Universidade e dirigido ao Presidente da Banca de Seleção, até 48 horas após a divulgação do resultado final.

7.8- As matrículas para os candidatos aprovados no Processo Seletivo do PPG-ECB serão realizadas no período de 01 a 12 de Fevereiro de 2011.

7.9- O início das aulas do 1º semestre de 2010 será em 21 (vinte e um) de Fevereiro de 2011.

8 - A documentação dos candidatos reprovados no Exame de Seleção deverá ser retirada no prazo máximo de 60 (sessenta) dias após a divulgação do resultado final, caso contrário, será incinerada.

9 - Nenhum resultado do processo de seleção será divulgado por telefone.

10 - O Programa não garante bolsas de estudos para os candidatos aprovados.

11 - Todos os casos omissos no presente Edital serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Processo de Seleção.

12 - Aprovado na 110ª Reunião Ordinária da Comissão de Pós-graduação do dia 02 de Agosto de 2010.

Cuiabá-MT, 02 de Agosto de 2010.

Profa. Dra. Lúcia Aparecida de Fátima Mateus

Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade.

Instituto de Biociência /IB/UFMT

Profa. Dra. Edna Lopes Hardoim

(5)

ANEXO I

Dos Estudantes Estrangeiros

Vagas para alunos estrangeiros são regidas pelas seguintes normas:

a) O aluno estrangeiro está dispensado do Exame de Seleção de Ingresso no Mestrado do Programa desde que contemplado com bolsa de estudo que assegure a realização do processo de capacitação do Mestrado; Caso não se enquadre nessa condição, o ingresso do aluno estrangeiro será regido pelas Normas configuradas neste Edital;

b) Anterior ao ingresso no Programa o candidato deverá obter o aceite do orientador responsável pela vaga pretendida além do aval da Coordenação do Programa, se responsabilizando pelo trâmite relacionado à concessão de bolsa e matrícula. Cada docente credenciado poderá avalizar somente 01 (um) candidato estrangeiro por ano, sendo que o total do ingresso não poderá exceder a 02 (dois) estudantes por ano;

c) As inscrições para ingresso de novos estudantes estrangeiros no Programa serão efetuadas no período de outubro a dezembro de cada ano, acompanhado dos seguintes documentos: (i) carta do orientador manifestando o potencial do candidato; (ii) projeto de pesquisa a ser desenvolvido como dissertação; (iii) parecer do orientador (documento fornecido pelo Programa) expressando sua concordância com o projeto de pesquisa; (iv) diploma de Graduação na Área de Ciências Biológicas ou correlatas; (v) fotocópias de documentos pessoais (passaporte e documento de identidade, quando houver); (vi) duas fotos; (vii) Curriculum Vitae; (viii) Documento comprobatório de obtenção da bolsa de estudo para a realização do Mestrado junto ao PPG-ECB/UFMT.

d) O candidato deverá apresentar, no ato da matrícula, o compromisso escrito de prestar Exame de Proficiência em Português, no prazo de 01(um) ano após a matrícula no PPG-ECB.

Referências

Documentos relacionados

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

Muito embora, no que diz respeito à visão global da evasão do sistema de ensino superior, o reingresso dos evadidos do BACH em graduações, dentro e fora da

Para Azevedo (2013), o planejamento dos gastos das entidades públicas é de suma importância para que se obtenha a implantação das políticas públicas, mas apenas

Em que pese ausência de perícia médica judicial, cabe frisar que o julgador não está adstrito apenas à prova técnica para formar a sua convicção, podendo

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é