• Nenhum resultado encontrado

Campanha de prevenção a leishmaniose é iniciada em Vila Valério

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Campanha de prevenção a leishmaniose é iniciada em Vila Valério"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Campanha de prevenção

a leishmaniose é iniciada

em Vila Valério

Detran|ES

esclarece prazos

para recurso de

multas e penalidades

durante pandemia

Avião que buscará vacinas na Índia

parte hoje à noite do Recife

Faixas de contribuição à Previdência dos

servidores são reajustadas

Atualização é feita todos os anos, com base no INPC do ano anterior

Pág. 05

Pág. 04

Pág. 06

Pág. 02

(2)

Reflexao

~

"Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus."

Refletindo: A Bíblia é bem clara sobre a

necessidade de uma pessoa nascer de novo para receber a vida eterna. Nascemos de novo quando aceitamos Jesus como Senhor e Salvador, e o convidamos para fazer parte da nossa vida. Ao aceitar a Jesus e chamá-lo de Senhor, nos colocamos na condição de servos, porque servir a Deus ou ao próximo, é a maneira de demonstrar o amor que está em nós. Portanto se não estamos servindo, o amor de Deus não está em nós, e sendo assim, precisamos pensar se, de fato, nascemos de novo e somos novas criaturas.

Oração: Pai querido, obrigado por me permitir

nascer de novo, ter uma nova vida, ser uma nova criatura, e ainda me permitir morar no Seu reino. Ajuda-me a entender o que é a atitude de servir bem ao Senhor e ao meu próximo, me perdoa porque eu não tenho praticado o amor como deveria, que eu possa receber uma porção transbordante do Espirito, pois eu sei que só Ele me capacita para praticar o amor e o serviço. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

de

Momento

João 3:3

27 3117-1030

Dados para envio:

Ana Gomes da Silva - 80 Jardim Passamani -São Gabriel da Palha - ES - CEP.: 29780-000

Deseja participar? Seja opinando, criticando, denunciando, elogiando, agradecendo, comentando ou enviando poemas e A publicação é gratuíta, sendo publicada ou não conforme a original recebida ou resumidamente, a critério da redação (as correspondências recebidas não serão reenviadas aos remetentes). Para sua carta ter validade, coloque nome completo e endereço juntamente com telefone de contato e nunca esqueça de assinar

crônicas, escreva para o HN!

a mesma de forma legível.

jornalhojenoticias@hotmail.com Hoje Notícias E-mail: Cartas/Correspondências Exemplar de arquivo: R$ 1,00 Sujeito a disponibilidade Filiado à:

Editora Hoje Eireli

Cnpj.: 08325314/0001-76 Insc. Municipal: 32594 Rua Ana Gomes da Silva - 80 - Jardim Passamani

São Gabriel da Palha - ES - CEP.: 29780-000

Central de Atendimento: 27 3117-1030 E-mail: jornalhojenoticias@hotmail.com

Municípios do Estado do Espírito Santo

Circulação: Uma publicação: www.jornalhojenoticias.com/ www.jornalhojenoticias.com.br Contatos: Publicação: Diária Diretor: Editor Chefe:

Os artigos assinados, pronunciamentos e citações, não representam a opinião do Jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Julio Cesar S. Fernandes - DRT 2397/ES Harley Kalk da Silva - DRT 3672/ES

WWW.ES1.COM.BR

ENTRETENIMENTO + DIVERSÃO + MOBILIDADE + INFORMAÇÃO =ES1

PARA FICAR BEM INFORMADO

UMA CAMPANHA:

CORONAVÍRUS C O V I D - 1 9

MANTENHA O DISTANCIAMENTO

SOCIAL! Cuide de vocêe dos outros.

USE MÁSCARA!

#FiqueEmCasa Se puder!

Campanha de prevenção a

leishmaniose é iniciada em Valério

Em Vila Valério, a

Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a equipe de Vigi-lância Epidemiológica e Ambiental, iniciou nesta semana uma cam-panha de prevenção a leishmaniose. A ação busca precaver a disse-minação da doença, que afeta tanto huma-nos, quanto cães.

Por isso, os serviços de aplicação de inseti-cida já começaram a ser realizados pelas equipes. Umas das pri-meiras localidades a receber a ação, foi o Córrego Paraju, onde foi identificado um ca-so da doença leishma-niose tegumentar ame-ricana.

O que causa a leishmaniose?

O calazar é causado pelo protozoário para-sita leishmania que é transmitido pela pica-da de mosquitos-palha infectados. O parasita ataca o sistema imuno-lógico e, meses após a infecção inicial, a

doen-ça pode evoluir para uma forma visceral ma-is grave, que é quase sempre fatal se não for tratada.

Fique atento

Os sintomas mais frequentes da leishma-niose são: febre irregu-lar, falta de apetite, ema-grecimento, fraqueza e

pequenos nódulos que evoluem ao longo da doença. Já nos animais como os cães, os sinto-mas são apatias, lesões na pele, ao redor dos olhos e nas orelhas.

Ao sentir os sinto-mas da doença, deve-se procurar a Secretaria de Saúde Municipal e realizar o exame, que é totalmente gratuito.

Foto: divulgação Editora Hoje/PMVV

(3)

Secretários de educação vão informar situação

da rede municipal de ensino para volta às aulas

Os secretários muni-cipais de educação rece-berão questionário

vir-tual em que indicarão a situação de sua rede de ensino nas 78 cidades do Estado. A iniciativa ficou definida após

ma-is uma etapa de dma-iscus- discus-sões para estabelecer a volta às aulas nas esco-las públicas no ano leti-vo de 2021, mesmo em

período de pandemia da Covid-19. A reu-nião virtual contou com a participação do Ministério Público do Estado do Espírito San-to (MPES), por meio da promotora de Justi-ça Maria Cristina Ro-cha Pimentel, dirigente do Centro de Apoio de Implementação das Políticas de Educação (Caope), e com repre-sentantes da Associa-ção dos Municípios do Espírito Santo (Amu-nes) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Espíri-to SanEspíri-to (Undime-ES), além dos secretários de

educação e suas equi-pes.

O objetivo do ques-tionário é verificar se as cidades já possuem as condições para permi-tir o retorno às aulas na rede pública e o que deve ser feito para via-bilizar essa retomada. A sondagem abordará informações de áreas como transporte lar, alimentação esco-lar, contratos de desig-nação temporária de professores, total de professores com co-morbidades, quantita-tivo de alunos, quanti-tativo de equipamentos de proteção individual

(EPIs) e materiais já adquiridos, entre ou-tros dados.

Os secretários muni-cipais de educação e suas equipes terão até hoje, sexta-feira, para apresentar as respostas aos questionamentos. Posteriormente, inte-grantes da Undime-ES e da Amunes vão siste-matizar as respostas e será agendada nova reunião, prevista para segunda-feira (18). No encontro, serão reto-madas as discussões para definir como o ano letivo de 2021 será efetivado nas escolas da rede municipal.

Ficar muito tempo deitado nas férias enfraquece a coluna

Ortopedista do ES explica que é preciso manter o corpo em

movimento para evitar futuras lesões. Entenda o que pode acontecer

O mês de janeiro tradicionalmente é mar-cado pelas férias e pelo verão. Por conta da pan-demia do novo corona-vírus, em que há a reco-mendação do distanci-amento social, muita gente aproveita o perío-do de descanso para ficar deitada em casa por longos períodos. Entretanto, essa prática faz mal à coluna.

De acordo com o ortopedista Lourimar Tolêdo, do Ráquis Instituto da Coluna, ficar deitado durante um longo período pode prejudicar a estabilida-de da coluna vertebral, o que aumenta o risco de lesões.

“Descansar é bom, principalmente nas féri-as, mas ficar em repou-so por muito tempo en-fraquece a musculatura da coluna, fazendo com que ela perca o tônus aos poucos, afe-tando a estabilidade da região. Isso contribui

para um significativo aumento no risco de lesões”, explica Louri-mar Tolêdo.

Para o ortopedista, o segredo para uma co-luna saudável em perío-do de férias e descanso é manter o corpo em movimento. Caminhar, andar de bicicleta, fazer alongamentos ou prati-car algum tipo de es-porte libera endorfina, hormônio ligado à sen-sação de prazer e rela-xamento.

“Os cuidados com a coluna não tiram férias. O nosso corpo não foi feito para ficar parado em uma mesma posi-ção por muito tempo. Quando fazemos al-gum tipo de atividade física, fortalecemos os músculos e diminuí-mos o risco de ter dores nas costas”, afirma o ortopedista.

Uso do celular

Outro aspecto que o ortopedista chama a atenção é para os

lon-gos períodos de utiliza-ção do celular, seja para jogar, seja para assistir a filmes e vídeos com a cabeça inclinada para baixo.

Segundo Lourimar Tolêdo, a forma correta de utilizar o smartpho-ne sem prejudicar a co-luna é mantê-lo na altu-ra dos olhos, de forma que o pescoço não se curve.

A coluna cervical sofre força de acordo com a posição da cabe-ça. Enquanto está nu-ma posição neutra, com ângulo de zero grau, a carga é de 6kg, ou seja, o peso natural da cabeça. Mas quando a angulação aumenta, a força também aumen-ta.

“Quando o pescoço fica curvado para bai-xo, o peso da cabeça aumenta de 6kg para 27kg, o equivalente a uma criança de 8 anos e quase 5 vezes mais do que o suportado pela coluna. Um prato cheio para desenvolver

pro-blemas na região cervi-cal (pescoço)”, alerta o médico.

Cuidados com a coluna nas férias Prevenção diária

Segundo Lourimar Tolêdo, os cuidados com a coluna não tiram férias. A atividade física durante este período de descanso também aju-da a fortalecer os mús-culos e a diminuir o

ris-co de dores nas ris-costas.

Não fique parado

O corpo humano não foi feito para ficar parado em uma mesma posição por muito tem-po. Pratique atividade física, como caminha-da, natação, alonga-mento, andar de bici-cleta, dança, etc. Elas liberam endorfina, hor-mônio ligado à sensa-ção de prazer e relaxa-mento.

Blitz do celular

Evite passar longos períodos utilizando o celular de cabeça baixa. Segundo Lourimar To-lêdo, isso é um prato cheio para lesões na cervical (região do pes-coço), pois o peso da cabeça aumenta de 6kg para 27kg, o equivalen-te a uma criança de 8 anos e quase 5 vezes mais do que o suporta-do pela coluna.

Vera Caser Comunicação

Foto: divulgação

Foto: divulgação MPES

(4)

Índia parte hoje à noite do Recife

O Ministério da Saúde (MS) informou que o avião da compa-nhia aérea Azul pre-visto para decolar on-t e m e m d i r e ç ã o à Índia para buscar 2 milhões de doses da vacina contra a covid-19, só sairá de solo bra-sileiro hoje (15) à noi-te.

Em nota, a pasta disse que o voo foi re-programado em algu-mas horas devido a questões logísticas internacionais. Com a reprogramação, a ae-ronave decolou de Vi-racopos em direção a Recife.

Em nota, a Azul também comentou a mudança: "a aeronave decola de Campinas nesta tarde e deve che-gar à capital pernam-bucana à noite, perno-itando no aeroporto dos Guararapes [fo-to]". A aeronave deve decolar do aeroporto paulista às 15h30.

A volta da aerona-ve ao Brasil estava mar-cada para o sábado (16), pelo Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. Mas, com a alteração no voo, ain-da não há informa-ções sobre a data e ho-ra do retorno da aero-nave.

"A data de retorno do avião ao Brasil, com a carga de vaci-nas estimada em 15 toneladas, ainda está s e n d o ava l i a d a d e acordo com o anda-mento dos trâmites da operação de logística feita pelo Gover no Federal em parceria com a Azul", diz a no-ta do ministério da Saúde.

Ao chegar ao país, a vacina ainda precisa aguardar o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que as doses comecem a ser aplicadas. A agência

se reúne no domingo (17) para analisar o pedido de uso emer-gencial apresentado pela Fundação Oswal-do Cr uz (Fiocr uz), parceira da AstraZe-neca e da Universida-de Universida-de Oxford no Bra-sil. De acordo com o Ministério, a vacina será distribuída aos estados em até cinco dias após o aval da Anvisa para, assim, dar início à imuniza-ção em todo o país, de forma simultânea e gratuita.

A pasta disse ainda que, além do apoio da Azul, conta também com a Associação Bra-sileira de Empresas Aéreas por meio das companhias Gol, La-tam e Voepass, para a logística de transporte gratuito do imunizan-te.

A s e g u r a n ç a n o transporte das doses pelo Brasil será reali-z a d a p e l a s Fo r ç a s Ar madas, em ação conjunta com o Minis-tério da Defesa.

Aeronave

O avião que partirá em direção à Índia é um Airbus A330neo, maior aeronave da frota da companhia e estará equipado com contêineres específi-cos para garantir o con-trole de temperatura das doses que, de acor-do com as recomenda-ções do fabricante, é de menos de 80 graus Celsius (°C). Quarta-feira (13), a a Agência Nacional d e A v i a ç ã o C i v i l (Anac) autorizou as e m p r e s a s a é r e a s a transportarem vaci-nas refrigeradas com gelo seco na cabine de p a s s a g e i r o s d o s aviões. O transporte só ocorrerá, entretan-to, se não houver pas-sageiros durante o voo.

Inovação, informação e tecnologia

marcam o ano de trabalho na saúde

Com os desafios im-postos pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) a toda sociedade, a área da tecnologia da informa-ção se destacou pelas entre-gas e desenvolvimento de novas tecnologias em bene-fícios à população, trazen-do um marco importante à saúde pública capixaba em 2020.

A Gerência de Tecno-l o g i a d a I n f o r m a ç ã o (GTI), da Secretaria da Saúde (Sesa), realizou ao longo do ano, uma série de melhorias em toda rede estadual de saúde com o objetivo de ampliar a per-formance dos serviços on-line e garantir celeridade às demandas de todos os seto-res e a atualização aos no-vos fluxos de trabalho, des-de os hospitais aos setores administrativos.

“Está sendo um perío-do desafiaperío-dor para toperío-dos da área da Tecnologia da Informação, que nos exigiu uma reorganização da

equi-pe para melhor atender às demandas e às solicitações que a situação da pande-mia nos impõe. E vemos que a tecnologia tem de-monstrado a sua importân-cia, com um cenário com urgência de entregas de recursos fundamentais, como disponibilizar a tec-nologia para executar as atividades de forma remo-ta”, informou o gerente da GTI, Marcio Merçon.

Em um dos setores pri-mordiais para o enfrenta-mento da Covid-19 – com trabalho ininterrupto para a entrega em tempo hábil das confirmações da doen-ça –, o Laboratório Central de Saúde Pública do Espí-rito Santo (Lacen/ES), Merçon ressaltou a imple-mentação, em todo prédio, da rede wireless para favo-recer os processos labora-toriais. Além de melhorias e atualizações no sistema de Gerenciador de Ambi-ente Laboratorial (GAL), agilizando resultados e entregas de exames aos municípios.

O Lacen/ES, junto aos hospitais estaduais, as se-des administrativas da Se-sa, as Superintendências, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Espírito Santo (Hemoes), a Central Estadual de Transplantes e os Centros Regionais de Especialidades, também está em processo de rees-truturação para adequa-ções dos cabeamentos para rede de dados e parte elétri-ca. As reestruturações con-taram com investimento de pouco mais de R$ 8,4 mi-lhões.

“É um trabalho funda-mental que está sendo rea-lizado para o funciona-mento dos recursos tecno-lógicos, podendo, assim, garantir que os sistemas funcionem de forma mais adequada, estável e com melhor performance, co-mo melhor acesso à inter-net e às ferramentas que propiciam o atendimento mais oportuno ao pacien-te”, afirmou o gerente da GTI.

Adaptação à nova realidade de trabalho

on-line

Para acompanhar os novos fluxos de trabalho que a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) trouxe à realidade dos ser-vidores, a Sesa deu início à aquisição de equipamentos e tecnologias para a realiza-ção de videoconferências.

Todos os hospitais esta-duais e demais setores es-tratégicos da Secretaria foram contemplados, ten-do um investimento de cerca de um milhão de rea-is.

“São recursos essencia-is para o momento em que vivemos, com a urgência da comunicação rápida e sem contato. Fizemos a aquisição e distribuição para toda rede, o que pro-porcionou a facilidade de comunicação a distância em reuniões entre setores, entre órgãos estaduais, municipais e do Governo Federal”, pontuou Mer-çon.

Janeiro Branco: mês de prevenção e cuidados às doenças emocionais

De forma estratégica, foi pensado e planejado para que no mês de janeiro as pessoas conheçam e se envolvam com as ações de prevenção às do-enças emocionais, como de-pressão, ansiedade, pânico e suicídio. Assim nasceu a Campanha Janeiro Branco, um movimento que ocorre no Brasil e em outros países, dedicado à conscientização e à prevenção em relação à saúde mental e ao bem-estar. As ações são realizadas por profissionais da saúde, estu-dantes e a população em ge-ral, com o objetivo de chamar a atenção para que as pessoas se mobilizem e se sensibili-zem quanto à importância da prevenção, das condições, orientações e características emocionais que podem mu-dar e salvar vidas.

No Espírito Santo, o go-vernador do Estado, Renato Casagrande, sancionou a Lei Estadual nº 11.078, publica-da no Diário Oficial do Esta-do, no dia 06 de dezembro de 2019, que instituiu no Calen-dário Oficial o Janeiro Bran-co.

A depressão é um dos problemas mais comuns da saúde mental e pode afetar qualquer pessoa, inclusive, aquelas que parecem viver em circunstâncias relativa-mente ideais, e levar a

conse-quências graves, como a auto-mutilação e o suicídio. É uma doença psiquiátrica crônica e recorrente, que produz uma alteração do humor caracteri-zado por uma tristeza profun-da, associada a sentimentos de dor, amargura, desencan-to, desesperança, baixa auto-estima e culpa, assim como a distúrbios do sono e do apeti-te.

Vários são os motivos que podem levar uma pessoa à depressão e à ansiedade, como transtornos psiquiátri-cos, estresse crônico, disfun-ções hormonais, vícios (cigar-ro, álcool e drogas ilícitas), experiências de violência doméstica ou abuso, perda do emprego, desemprego por tempo prolongado, separação conjugal, ambiente familiar e social, entre outros.

Segundo a referência técnica em Vigilância de Vio-lências e Acidentes da Secre-taria da Saúde, Edleusa Cu-pertino, diversos fatores, co-mo a violência e o ambiente familiar têm impactos imedi-atos que levam à urgência e emergência, a médio e longo prazo, e que, se somatizados, geram consequências para toda uma existência.

“É muito interessante que tenhamos uma provoca-ção para que todos reflitam, debatam, conheçam, plane-jem e até efetivem ações em prol da saúde mental e do

combate ao adoecimento emocional dos indivíduos. Além disso, é preciso incenti-var as próprias pessoas a pen-sarem a respeito de suas vi-das, dos seus relacionamen-tos e do que andam fazendo para investirem e garantirem saúde mental e saúde emoci-onal em suas vidas e nas vi-das dos membros de sua famí-lia ou das suas relações socia-is”, afirmou Edleusa Cuperti-no.

Onde buscar atendi-mento

Uma pessoa que necessi-ta de atendimento em saúde mental deve, primeiro, buscar acolhimento na rede de aten-ção básica mais próxima de seu domicílio. Em caso de surto psiquiátrico, é preciso acionar o Serviço de Atendi-mento Móvel de Urgência (Samu 192), para ser encami-nhado para o atendimento de urgência e emergência mais próximo.

A porta de entrada da Rede de Atenção Psicossocial é a Atenção Primária à Saúde (APS). Os pacientes são aten-didos e acompanhados nas Unidade Básica de Saúde e pelas Equipes de Saúde da Família. Aproximadamente, uma em cada cinco pessoas na APS tem um ou mais transtornos mental ou com-portamental, sendo os mais

comuns a depressão, ansieda-de e transtornos ansieda-devido ao uso de substância psicoativa.

Para receber atendimento nos Centros de Atenção Psi-cossocial, a pessoa deve, pri-meiro, procurar a unidade de saúde básica mais próxima de sua casa. Havendo necessida-de necessida-de um tratamento necessida-de mai-or complexidade, a própria unidade faz o encaminha-mento para os centros.

Muitos chegam esponta-neamente ou encaminhados pela equipe de Saúde da Famí lia ou de hospitais e prontos-socorros e todos os casos pas-sam por uma avaliação pela equipe multiprofissional. Caso o paciente se encaixe no perfil do CAPS, ele é integra-do à instituição.

A Sesa conta hoje com leitos psiquiátricos para adul-tos, no Hospital de Atenção Clínica (HEAC) e no Centro de Atendimento Psiquiátrico Aristides Alexandre Campos (CAPAAC), e leitos de saúde mental infantojuvenis no Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardi-no Alves (Himaba). Além dos leitos próprios, a Sesa conta também com os filantrópicos contratualizados e clínicas credenciadas para atender aos pacientes, utilizando o Proto-colo Estadual de Classifica-ção de Risco em Saúde Men-tal para definição de priorida-de clínica para internação.

SESA Agência Brasil

(5)

Detran|ES esclarece prazos para recurso

de multas e penalidades durante pandemia

O D e p a r t a m e n t o Estadual de Trânsito do E s p í r i t o S a n t o ( D e-tran|ES) orienta os con-dutores capixabas sobre os prazos de recursos de infrações notificadas du-rante a pandemia do no-vo Coronavírus (Covid-19) e de penalidades ins-tauradas no período.

O órgão destaca que, apesar da possibilidade de suspensão da emissão das notificações pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o Detran|ES manteve du-rante todo o período da pandemia a emissão e o envio das Notificações de Autuação e de Penalida-de Penalida-de infrações, assim como as notificações de instauração e penalidade de suspensão do direito de dirigir e a cassação do documento de

habilita-ção, e também recebeu os recursos dos condutores. Por esse motivo, as notifi-cações não serão reenvia-das para os condutores.

Aqueles condutores com infrações cometidas de 26 de fevereiro a 30 de novembro deste ano e que tiverem interesse em recorrer terão o prazo para entrar com recurso até o dia 31 de janeiro de 2021. A medida vale para as infrações autuadas pelo Detran|ES e pelos órgãos conveniados – prefeituras com o trânsi-to municipalizado e De-partamento de Estradas de Rodagem (DER-ES).

Os condutores po-dem consultar se há noti-ficações emitidas em seu nome ou se tiveram pro-cessos administrativo de suspensão do direito de dirigir ou cassação do documento de habilita-ção aberto no período,

por meio do site www.de-tran.es.gov.br.

Notificação de Autu-ação – Para as infrações cometidas entre 26 de fevereiro e 30 de novem-bro de 2020, as datas fina-is de apresentação de defesa prévia e de indica-ção do condutor infrator ficam prorrogadas para o dia 31 de janeiro de 2021. É importante desta-car que os interessados devem direcionar o re-curso ou a indicação de condutor para o órgão autuador da infração, conforme procedimento de cada órgão. Caso a multa seja de competên-cia do Detran|ES, o con-dutor poderá fazer o re-curso de multa on-line e a indicação de condutor on-line.

Notificação de Pena-lidade – Para as Notifica-ções de Penalidade (NP), com vencimento entre 20

de março e 30 de novem-bro de 2020, as datas fina-is de apresentação de re-curso ficam prorrogadas para o dia 31 de janeiro de 2021. O recurso tam-bém deve ser direcionado ao órgão autuador da infração, conforme pro-cedimento do órgão. Ca-so a multa seja de compe-tência do Detran|ES, o condutor poderá fazer o recurso de multa on-line.

Também até o dia 31 de janeiro de 2021, o con-dutor poderá efetuar o pagamento da multa com 20% de desconto sobre o valor expresso na notifi-cação. O Documento Único de Arrecadação (DUA) da multa pode ser impresso no site do De-tran|ES, na área de Con-sulta e emissão de boleto de multa. Suspensão e cassação da CNH – Os processos de suspensão do direito de dirigir e de cassação do documento de habili-tação, com prazo para recurso entre os dias 20 de março e 30 de novem-bro de 2020, terão prazo para recurso ampliado até o dia 31 de janeiro de 2021.

Os interessados po-dem apresentar o recurso de forma on-line na área de Infrações no site do Detran|ES, nos ícones de 'Recurso de suspen-são' e 'Recurso de cassa-ção'.

Os condutores que

optarem por abrir mão do recurso e preferirem começar a cumprir o pra-zo previsto na penalida-de penalida-de suspensão do direi-to de dirigir, devem reali-zar agendamento para entregar a CNH para cumprimento na Cire-tran mais próxima de sua residência no site www.a-gendamento.es.gov.br.

Todos os serviços rela-cionados a multas e pena-lidades podem ser aces-sados na área de Infra-ções, no site do De-tran|ES.

São Gabriel: Mais Copiadora e

Papelaria abre vaga de emprego

A Mais Copiadora e Papelaria em São Ga-briel da Palha, infor-mou que está com uma oportunidade de em-prego para o cargo de atendente de papelaria e informática. Requisitos: — Comunicativo; — Conhecimentos bási-cos de informática e avançado em papela-ria; — Organização; — Trabalho em equipe. Será um diferencial,

o candidato que tiver conhecimento do Corel Drawn e saber fazer estampas em máquinas de sublimação.

Os interessados de-vem encaminhar seu currículo para o e-mail: L u c a s t h a u m a t u r-go@gmail.com

Editora Hoje

Almaq Peças para escavadeiras contrata

vendedor/estoquista em São Gabriel

A Almaq Peças para escavadeiras em São Ga-briel está recebendo currí-culos. A vaga é para o c a r g o d e v e n d e-dor/estoquista. Exigências: — Possuir CNH-AB; —Disponibilidade de segunda-feira a sábado; — Ensino médio comple-to; —Informática interme-diária; —Habilidade de comuni-cação e negociação. Principais Atividades: — Atendimento ao clien-te; —Realizar a venda de peças para máquinas em geral.

Os interessados de-vem encaminhar seu cur-rículo para o e-mail: al-m a q p e ç a s e s c av a d e i-ras@gamil.com Maior informação pelo número (27) 99972-4949 ou (27) 99837-7117. Editora Hoje Detran Foto: divulgação

CLA$$IFICADOS

Editais, Comunicados, Atas, Relatórios, Balancetes jornalhojenoticias@hotmail.com 27 3117-1030

Comprando, vendendo ou trocando! Anuncie conosco

jornalhojenoticias@hotmail.com

27 3117-1030

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL DA SEDE DE SÃO GABRIEL DA PALHA – ES

Faço saber que pretendem casar-se:

JOSÉ GOMES E EVANI DE OLIVEIRA

JOSÉ GOMES, nacionalidade brasileira, profissão lavrador aposentado, com setenta e oito (78) anos de idade, estado civil viúvo, natural de Rubim-MG, residente na Rua Adolfo Buzetti, 540, Santa Helena em São Gabriel da Palha-ES e EVANI DE OLIVEIRA, nacionalidade brasileira, profissão cuidadora de crianças, com cinquenta e cinco (55) anos de idade, estado civil solteira, natural de Palmópolis-MG, residente na Rua Adolfon Buzetti, 540, Santa Helena em São Gabriel da Palha-ES.

12 de janeiro de 2021. ELOIR CARLOS AHNERT

Oficial do Registro Civil

27 3117-1030

jornalhojenoticias@hotmail.com

PUBLIQUE AQUI

SEU EDITAL

(6)

Comitê de emergência da OMS analisa

variantes do novo coronavírus

O comitê de emer-gência da Organização Mundial da Saúde se reuniu para discutir as variantes do novo coro-navírus, que são mais contagiosas e têm preo-cupado as autoridades no mundo inteiro.

As reuniões do co-mitê ocorrem normal-mente de três em três meses, mas, "agora, o diretor-geral [da OMS] convocou os membros duas semanas antes do previsto para analisar assuntos que necessi-tam de um debate ur-gente. Trata-se das vari-antes recentes e do uso

de certificados de vaci-nação e de testes para viagens internaciona-is", disse um comuni-cado da OMS, divulga-do em Genebra.

O comitê de peritos, presidido pelo francês Didier Houssin, vai reunir-se nesta quinta-feira, e as recomenda-ções para a OMS e paí-ses membros serão pu-blicadas após o encon-tro.

As variantes do co-ronavírus - identifica-das inicialmente no Reino Unido e na Áfri-ca do Sul - são particu-larmente contagiosas e circulam agora por de-zenas de países, com

uma nova vaga de con-taminações e confina-mentos, enquanto ocor-rem as campanhas de vacinação.

Números

Segundo a OMS, o número de países e ter-ritórios onde já foi de-tectada a variante bri-tânica pode passar de 50 e a variante identifi-cada na África do Sul surgiu em 20, mas a organização considera que esta avaliação po-de estar subestimada.

Uma terceira muta-ção, originária da Ama-zónia brasileira e cuja descoberta foi

anunci-ada no domingo pelo Japão, está sendo ana-lisada e pode impactar a resposta imunitária, segundo a OMS, que

fala no seu boletim se-manal numa "variante preocupante".

A pandemia de co-vid-19 provocou pelo

menos 1.963.557 mor-tos resultantes de mais de 91,5 milhões de ca-sos de infecção em to-do o munto-do.

Faixas de contribuição à Previdência dos servidores são reajustadas

Os servidores públicos da União – ativos, apo-sentados e pensionistas – deverão contribuir mais para o regime próprio de Previdência. Os valores das faixas salariais de con-tribuição subiram 5,45%, conforme portaria publi-cada ontem (14) no Diá-rio Oficial da União.

Desde a reforma da Previdência, as contribui-ções passaram a ser rea-justadas todos os anos pela variação do Índice Nacional de Preços ao

Consumidor (INPC) do ano anterior. O aumento é o mesmo aplicado aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Soci-al (INSS) que recebem mais de um salário míni-mo.

Aprovada em 2019, a reforma da Previdência estabelece alíquotas pro-gressivas de contribuição para cada faixa salarial, que variam de 7,5% a 22%. Servidores que ga-nham mais pagam alíquo-tas maiores para custear a aposentadoria, os auxíli-os e as pensões de quem

passou para a inativa. Com a tabela atualiza-da, as faixas de incidência ficaram da seguinte for-ma:

As alíquotas incidem sobre a parcela da remu-neração que se enquadra em cada faixa. Segundo a Lei 10.887, de 2004, a remuneração dos servi-dores inclui tantos os ven-cimentos do cargo efeti-vo, como adicionais de caráter individual, vanta-gens pecuniárias perma-nentes estabelecidas em lei e quaisquer outras van-tagens. A exceção são os

auxílios alimentação, creche ou moradia e as parcelas recebidas em decorrência de ocupação de cargo em comissão, função comissionada ou gratificada.

Quem entrou no ser-viço público federal a par-tir de 2013 e, portanto, contribui para a previdên-cia complementar da cate-goria tem a contribuição limitada ao teto do INSS (R$ 6.433,57). Dessa for-ma, a alíquota mais eleva-da não ultrapassa os 14% para essa parcela dos ser-vidores.

Arte/Agência Brasil

Atualização é feita todos os anos, com base no INPC do ano anterior

EBC Saúde

Referências

Documentos relacionados

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1

Discussion The present results show that, like other conditions that change brain excitability, early environmental heat exposure also enhanced CSD propagation in adult rats.. The

En este sentido, el concepto de interés general, ahora abierto a la participación por exigencias de un Estado que se presenta como social y democrático de Derecho, presenta

Em estudos mais aprofundados, tem-se a análise dinâmica não linear geométrica de estruturas laminadas modeladas com elementos tridimensionais de barra considerando o efeito

Os doentes paliativos idosos que permanecem nas instituições privadas são encaminhados pelos hospitais em que estavam ou internados pelos próprios familiares

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de