• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO PROCURADORIA-GERAL CÂMARA DE COORDENAÇÃO E REVISÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO PROCURADORIA-GERAL CÂMARA DE COORDENAÇÃO E REVISÃO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ORIGEM: PRT-2ª REGIÃO INTERESSADOS: MPT/PRT 2ª REGIÃO

PETROBRÁS DISTRIBUIDORA S/A PROCURADOR OFICIANTE: RODRIGO LESTRADE PEDROSO ASSUNTO(S): OUTROS TEMAS 08

MEIO AMBIENTE DO TRABALHO. CONTAMINAÇÃO POR BENZENO. Relatório da Analista Pericial da PRT-2ª Região evidencia a complexidade da matéria e a necessidade de prosseguir-se na investigação.

Promoção de arquivamento que não se homologa.

I – RELATÓRIO

O presente procedimento foi instaurado em razão de expediente enviado pelo Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo no Estado de São Paulo – SINPETROL-SP denunciando problemas de contaminação no meio ambiente de trabalho da investigada, nos autos do então PP-2894/01, que investiga a Petrobrás S/A empresa, portanto, distinta da investigada em epígrafe. Na verdade, tal documentação fora juntada por questão alheia ao objeto tratado naquele PP, em razão da falta de recadastramento do terminal da investigada, junto ao órgão do Ministério do Trabalho e Emprego.

Foi expedido ofício ao sindicato denunciante para que informasse se a implantação do plano de melhorias de fls. 54/69 proporcionaria a adequação das condições do trabalho no tocante aos riscos de contaminação pelo benzeno e metanol e para que se explicitasse, em caso negativo, as pendências existentes.

Foram anexadas cópias dos documentos requisitados às fls. 97 a 105, vindo aos autos relatório emitido pela CETESB para averiguação da contaminação do solo.

Relatório de diligência fiscalizatória no TECUB, elaborado pela analista Sheila Pereira Mota, no qual

(2)

consta que diversos itens da legislação foram atendidos e com a sugestão de requisição de mais documentos.

Entretanto, o Procurador Oficiante arquivou o procedimento, sendo os autos remetidos a essa Câmara de Coordenação e Revisão para homologação.

É o relatório.

II – VOTO

Considerando a complexidade da gestão do Programa de Prevenção da Exposição Ocupacional do Benzeno, a Analista Pericial sugeriu a apresentação da seguinte documentação:

1. Descrição detalhada das funções e das atividades dos trabalhadores de cada grupo homogêneo de exposição conforme item 4.1.2.b do anexo da IN nº 01, enfatizando o tempo e a freqüência de cada operação ou procedimento e identificando as atividades de curta duração. Lembrando que devem ser levados em consideração os procedimentos de operação normal, procedimentos para manutenção, procedimentos pré-operacionais e situações de emergências. 2. Justificativa técnica das escolhas do grupo homogêneo de exposição.

3. Comprovação de como foi realizada a escolha dos dias da jornada considerados típicos, já que através dos resumos das avaliações, foram realizadas cinco avaliações para cada GHE para cinco atividades diferentes.

4. Apresentar em detalhes os demais dados relacionados no item 5.4 do Anexo 13-A e do item 4 do anexo da IN nº 01 que está descrita no item 3 do Anexo II do PPEOB apresentado.

5. Descrever a operação da Unidade de Recuperação de Vapores e do sistema “botton load”, contendo no mínimo, processo operacional, a relação de equipamentos e das possíveis fontes de emissão de vapores de benzeno para a atmosfera.

6. Comprovação de acompanhamento das ações realizadas conforme anexo IV – Planejamento

(3)

Plurianual de metas e cronograma de previsão da implantação das ações preventivas.

7. As ações de vigilância à saúde dos trabalhadores próprios, conforme IN nº 02 citada no item 5.4 do anexo 13-A.

8. Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO vigente conforme NR-07 e os relatórios anuais desde a implantação do PPEOB em 1996.

9. Os resultados do trabalho referente a reanálise das séries históricas dos hemogramas. Todo documento médico referente ao trabalhador deve ser remetido aos cuidados do Analista Pericial em medicina do trabalho em volume apartado para emissão de parecer técnico.

10. Demonstrar de como está sendo realizado a gestão das empresas contratadas nas ações de vigilância à saúde dos trabalhadores terceirizados, conforme item 5.4 do anexo 13-A, itens 5.47 a 5.50 da NR 5 e 9.6.1 da NR 9.

11. Demonstrar como informa os trabalhadores terceirizados e motoristas sobre os riscos ambientais que possam originar-se nos locais de trabalho e sobre os meios disponíveis para prevenir ou limitar tais riscos e para proteger-se, conforme item 9.5.2 da NR 9. Também, informar quem e como é indicado, para os motoristas, o tipo correto de proteção respiratória. Demonstrar como são realizadas as determinações do PPR como verificação de periodicidade de troca, da limpeza, dos ensaios de vedação e demais procedimentos para proteção dos motoristas.

12. Programa de Proteção Respiratória – PPR de acordo com a IN nº 01 de 11/04/1994 da SST/MTE. 13. Demonstrar como e por quem é realizados o treinamento sobre os cuidados e as medidas de prevenção aos trabalhadores expostos ao benzeno, conforme item 10 do Anexo 13-A da NR-15. Vale ressaltar que, no item j, anexo 2 no Plano de Melhorias, a empresa deverá comprovar que participa do programa de capacitação em

(4)

desenvolvimento profissional desenvolvido pela DRT e Fundacentro na RPBC.

14. Demonstrar como e por quem são realizadas as manutenções, já que, conforme informado, não realiza nenhuma manutenção nas linhas de benzeno.

Comprovação do dimensionamento e especificação das bombas de acoplamento magnético instalada que envia benzeno para carregamento de caminhões tanque, já que isto, libera a empresa de enchimento em atendimento ao item “a” do Plano de Melhorias.

15. Informação de que não realiza mais procedimento de análises de amostras do produto no tanque, já que isto libera a empresa de atendimento ao item b – Anexo 2 do Plano de Melhorias.

16. Indicação em planta tamanho A3 da localização dos detectores de vazamento de benzeno e informar de que forma ocorre o monitoramento e onde está instalado o sistema de alarme.

17. Programa de Emissões Fugitivas.

18. Demonstrar como funciona o sistema de drenagem de benzeno.

19. Demonstrar as ações de integração entre a TECUB e a RBPC.

20. Informar qual atividade era realizada para se ter resíduo de benzeno na oficina indicado na pg. 73, Anexo V do PPEOB apresentado pela empresa. Esta ação ainda persiste? Se negativo, quais as ações foram implantadas para eliminação dessa exposição?

21. Esclarecer os motivos para o uso do recipiente conforme registro fotográfico nº 03.

A leitura do minucioso e bem elaborado Relatório de Diligência elaborado pela Analista Pericial da PRT-2ª Região revela a necessidade de prosseguir-se na investigação, data venia do Procurador Oficiante. A uma porque, o desarquivamento dos autos é desaconselhável por medida de economia e celeridade procedimentais. A duas

(5)

porque, considerando-se o caráter técnico da matéria, o silêncio do denunciante a respeito da questão não possui qualquer relevância. A três porque o Ministério Público pode inspecionar empresas, convindo salientar que, muitas Procuradorias Regionais, a exemplo da 2ª Região, são dotadas de Setor Pericial, com profissionais habilitados para proceder a inspeções.

III - CONCLUSÃO

Não homologo a promoção de arquivamento. Deixo, no momento, de aplicar o inciso II, § 4º, art. 10 da Resolução 69/07, devendo a designação atender às práticas da Regional.

Brasília, 26 de abril de 2010.

EVANY DE OLIVEIRA SELVA RELATORA

Referências

Documentos relacionados

Quadro 5-8 – Custo incremental em função da energia em períodos de ponta (troços comuns) ...50 Quadro 5-9 – Custo incremental em função da energia ...52 Quadro 5-10

OBJETIVOS: O curso visa fornecer aos profissionais do Direito, conceitos fundamentais de Saúde Baseada em Evidências e conhecimentos para que possam utilizar

Consciente do papel de destaque que se encontra reservado à Protecção Civil ao nível do bem-estar das populações e dando continuidade ao seu empenho na reestruturação dos

Os níveis de emergência são avaliados pelo Comandante Operacional Municipal (COM), mediante informação de confirmação da gravidade do Comandante das Operações de Socorro (COS). Sem

O presente estudo e trabalho de estágio visou compreender como ocorre o processo de integração através da formação e aprendizagem de novos trabalhadores na sua chegada à empresa,

Este termo tanto pode designar um qualquer texto pertencente a determinado género literário que trata outros textos ou géneros literários, sendo exemplo um romance que tem como

Os estudos iniciais em escala de bancada foram realizados com um minério de ferro de baixo teor e mostraram que é possível obter um concentrado com 66% Fe e uma

Com base no trabalho desenvolvido, o Laboratório Antidoping do Jockey Club Brasileiro (LAD/JCB) passou a ter acesso a um método validado para detecção da substância cafeína, à