• Nenhum resultado encontrado

29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul COLESTEROL EM COMUNIDADES CARENTES DE PORTO ALEGRE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul COLESTEROL EM COMUNIDADES CARENTES DE PORTO ALEGRE"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1

FEIRAS DE SAÚDE BIOMEDICINA UFCSPA: TRIAGENS DE GLICEMIA E COLESTEROL EM COMUNIDADES CARENTES DE PORTO ALEGRE

Área temática: Saúde

Cristine Souza Goebel1 (Coordenadora da Ação de Extensão) Alexandre de Almeida Monteiro2, Leonardo de Carvalho3, Elizabeth de Carvalho4 , Aline Lins Camargo5, Pedro Roosevelt Torres Romão6, Cristine Souza Goebel1. Palavras-chave: Feira de Saúde, Glicemia, Colesterol, Biomedicina.

Resumo:

A Feira de Saúde é uma atividade de extensão promovida pela UFCSPA em escolas públicas. O objetivo é desenvolver atividades interdisciplinares, envolvendo acadêmicos das diversas áreas da saúde. São realizados testes de triagem para glicemia e colesterol, além de esclarecimentos e conscientização para a relação entre os altos níveis de glicemia e colesterol com algumas doenças. Os testes são realizados com medidores específicos utilizando-se sangue capilar. Com este trabalho espera-se melhorar a qualidade de vida da comunidade atendida.

Introdução

O projeto “Feira de Saúde" teve início em 2001, sendo um programa de extensão universitária que envolve acadêmicos das diversas áreas da saúde. Tem como objetivos promover a vivências e experiências através da promoção e educação em saúde nas comunidades periféricas e mais vulneráveis da cidade de Porto Alegre. É realizada através de uma parceria entre a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), o Rotary Clube Porto Alegre Leste e escolas da rede pública1.

Estas ações têm como característica desenvolver uma atividade interdisciplinar e interinstitucional, envolvendo acadêmicos das diversas áreas da saúde, docentes e a comunidade para promoção e educação em saúde. O Curso de Biomedicina participa destas ações desenvolvendo testes de triagem para glicemia e colesterol com a finalidade de promover a saúde e detectar precocemente graves problemas de Saúde Pública como, por exemplo, dislipidemias, obesidade e diabetes melito.

Coordenador da Ação de Extensão: Cristine Souza Goebel. Contato: cristineg@ufcspa.edu.br

1 Mestre em Biologia Celular e Molecular. Professor Assistente do Departamento de Métodos Diagnósticos Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

2 Bolsista PROBEXT UFCSPA 2010/2011. Acadêmico do Curso de Biomedicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

3 Bolsista PROBEXT UFCSPA 2010/2011. Acadêmico do Curso de Medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

4 Mestre em Genética e Biologia Molecular. Professor Assistente do Departamento de Ciências Básicas da Saúde da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

5 Mestre em Ciências Médicas. Professora Assistente do Departamento e Ciências Básicas da Saúde.

6 Doutor em Imunologia Básica e Aplicada. Professor Adjunto do Departamento de Ciências Básicas da Saúde da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

(2)

Através destas ações na comunidade, esclarecemos e conscientizamos sobre a relação entre os altos níveis de glicemia e colesterol com diabetes e dislipidemias, respectivamente, e sobre medidas de prevenção. Realizam-se também os testes de triagem através de medidores específicos para glicemia e colesterol utilizando-se sangue capilar. Em caso de detecção de resultados acima dos valores de referência, encaminha-se o participante ao posto de saúde mais próximo. Desta forma, através da promoção e educação em saúde, espera-se uma melhora na qualidade de vida da comunidade atendida.

Material e Metodologia

A Feira de Saúde ocorre em escolas públicas no município de Porto Alegre-RS onde são realizadas várias bancas temáticas. O Curso de Biomedicina da UFCSPA promove atividades relacionadas com a triagem de glicemia e colesterol na comunidade. Este projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFCSPA e os participantes assinaram um termo de consentimento para a realização destas atividades.

Nesta banca são selecionados em média 8 acadêmicos de graduação da UFCSPA escolhidos através de sorteio para a realização de treinamento para o desenvolvimento destas atividades na comunidade.

A banca de glicemia/colesterol é dividida em três etapas. Na primeira etapa, os alunos recepcionam os participantes da comunidade, informam-se sobre seu estado de jejum e orientam sobre dislipidemias e diabetes. Na segunda etapa, são realizadas as triagens. Para glicemia e colesterol, utilizam-se aparelhos Accutrend GC (Roche), com as respectivas tiras reativas. A obtenção do sangue capilar utilizando-se lancetadores Accu Check Softclix Pro (Roche) com lancetas descartáveis. Para a análise, o aparelho é ligado, introduz-se a fita reativa e coleta-se a gota de sangue na tira teste. Aguarda-coleta-se então o tempo de leitura para verificação do resultado.

Por fim, realiza-se a coleta dos dados em uma ficha, que contem as seguintes perguntas: sexo, idade, glicemia, colesterol. Os valores utilizados como padrão para a realização dos testes são os padrões da International Diabetes Federation2 e da Associação Americana de Diabetes (ADA)3, que recomendam valores até 140 mg/dl para glicemia pós-prandial. Em pessoas hígidas, os níveis de colesterol total praticamente não se alteram logo após a ingestão de lipídios, permitindo a realização da triagem4. Esta, no entanto, não mensura os níveis de LDL, HDL ou VLDL separadamente, o que torna necessário fazê-los em um laboratório.

Resultados e discussão

Para promover a integração entre os alunos, dos 28 participantes nas Feiras de Saúde, foram selecionados 23 alunos do curso de Biomedicina e 5 do curso de Medicina (Gráfico 1). Alguns destes participaram em mais de uma edição da feira. Esta integração entre os cursos estimulou a interdisciplinaridade entre os alunos participantes, auxiliando o trabalho em equipe, tão necessário para os profissionais da área da saúde.

(3)

Gráfico 1 - Participação dos alunos por curso.

Durante as quatro últimas Feiras de saúde de 2010, participaram 281 pessoas de diferentes comunidades, apresentando média das idades de 40,5 anos (Tabela 1). Tabela 1 - Média das idades dos participantes da Feira de Saúde.

Participantes Média das Idades

Homens 40,9

Mulheres 40,1

Das 281 pessoas atendidas, 200 eram do sexo feminino (Gráfico 2), o que demonstra uma maior preocupação destas com a saúde.

Gráfico 2 - Perfil dos participantes da Feira de Saúde

A quantidade de pessoas que realizaram cada uma das triagens foi variável, uma vez que em uma das feiras a triagem para colesterol não foi realizada. Outro fator importante que colaborou para esta diferença entre as triagens é o fato de muitas pessoas não realizam a triagem para colesterol total, visto que o tempo para a realização do teste é um pouco maior. Sendo assim, 278 pessoas realizaram triagem para glicemia e 186 realizaram triagem para colesterol.

(4)

A análise das pessoas que realizaram triagem para glicemia está relacionada na Tabela 2.

Tabela 2- Nível Glicêmico dos participantes da Feira de Saúde. Glicemia ≤ 140 mg/dL Glicemia >140 mg/dL

Homens 74 6

Mulheres 176 22

Total 250 28

Podemos observar que 10% dos participantes apresentaram níveis glicêmicos acima de 140 mg/dL de sangue, e destes, 78% são mulheres. É valido ressaltar que não se pode relacionar diretamente estes resultados com diabetes, pois devem ser feitos novos exames em laboratório com o jejum recomendado. Podem ocorrer também variações entre os valores obtidos com os glicosímetros e os valores laboratoriais, fato que deve ser de conhecimento dos profissionais que utilizam este método e da população atendida.5

A análise das pessoas que realizaram triagem para colesterol total é demonstrada na Tabela 3.

Tabela 3 - Níveis de Colesterol Total dos participantes da Feira de Saúde. Colesterol ≤ 200 Colesterol > 200

Homens 46 3

Mulheres 116 21

Total 162 24

Através dos dados obtidos na Tabela 3, podemos observar que aproximadamente 12,9% das pessoas estavam com os níveis de colesterol total elevados, e destas, 87,5% eram mulheres. Mais uma vez esta diferença encontrada nos valores entre homens e mulheres pode estar relacionada à maior procura nos cuidados à saúde por parte das mulheres. É importante ressaltar que para todas as pessoas que presentaram resultados elevados, foi sugerido a realização de novos exames em um laboratório, com o período necessário de jejum, e em alguns casos, foram encaminhadas ao posto de saúde mais próximo.

Conclusão

Através do projeto “Feira de saúde/Biomedicina” foi possível constatar a importância da prática da atenção e educação em saúde, com as quais comunidades e estudantes da área da saúde são beneficiados. O projeto cumpre o importante objetivo da integração entre os alunos das diversas áreas, promovendo o trabalho interdisciplinar, além de mostrar aos alunos novas realidades, muitas destas diferentes das vivenciadas por estes.

Com a realização das triagens de glicemia e colesterol, há uma aproximação entre a universidade e as comunidades carentes, na qual o conhecimento adquirido na universidade se transfere para estas comunidades, e em troca, os acadêmicos adquirem conhecimentos e vivências para sua formação profissional.

(5)

Observando-se os resultados, conclui-se que há a necessidade da manutenção destas ações em comunidades carentes, buscando melhorar ainda mais a qualidade de vida dessas comunidades.

Referências

1 CASTRO, Elizabeth de Carvalho; GONÇALVES, Marcelo Rodrigues; NOGUEIRA, Marcelo; PANIZ, Graziela. FEIRAS DE SAÚDE: PROMOÇÃO DE SAÚDE À POPULAÇÃO E FORMAÇÃO ACADÊMICA EXTRAMUROS – UFCSPA / BRASIL. 9°Congresso Ibero-Americano de Extensión Universitária, 2009, Montevidéu. Anais. Montevidéu: Universidad de La República, Anais, 2009. 13p.CD-rom.

2 Federação Internacional de Diabetes. Disponível em: http://www.diabetesvoice.org/files/attachments/article_521_en.pdf Acesso em 4 jun. 2011.

3 American Diabetes Association. Postprandial blood glucose. Diabetes Care 2001;24:775-8.

4 Lima JG, Nóbrega LHC, Nóbrega MLC, Bandeira F, Souza AGP. Dislipidemia pós-prandial como achado precoce em indivíduos com baixo risco

cardiovascular. Arq Bras Endocrinol Metab 2002;46/3:249-254

5 CORDOVA, C.M.M; VALLE,J.P; YAMANAKA,C.N; CORDOVA,M.M.

Determinação das glicemias capilar e venosa com glicosímetro versus

dosagem laboratorial da glicose plasmática. Jornal Brasileiro de Patologia Médica

Referências

Documentos relacionados

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

Intervalo de ínicio da câmara úmida h Figura 1 – Supressão da esporulação de Botrytis cinerea por isolados de Clonostachys rosea em folhas de morangueiro, submetidas a

O presente trabalho tem como objetivo geral analisar como instrumentos interativos podem contribuir no processo de aprendizado e do desenvolvimento do indivíduo,

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,