• Nenhum resultado encontrado

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Nome do produto: DOWANOL PM Page: (1 de 6) Código do produto: 01ETG002

Data de elaboração: (06/03/2003) Data de revisão: (03/03/2006) Número de Revisão: (01) ATENÇÃO: Leia atentamente esta Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico (FISPQ) antes de manusear, usar ou descartar este produto, seguindo as precauções identificadas. As informações aqui contidas devem ser divulgadas aos funcionários, usuários, clientes, distribuidores e terceiros, para um manuseio seguro e conhecimento dos riscos associados ao mesmo.

1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E EMPRESA Nome do Produto: Dowanol PM

Código do produto: 01ETG002 Aplicação: Industrial Nome da Empresa Distribuidora: Arinos Química LTDA.

Endereço: Rua Arinos, 15

Parque Industrial Água Vermelha – Osasco CEP 06276-032

Telefone: 55 11 3602.7222

Telefone de Emergência: SOS COTEC: 0800 111767 Fax: 55 11 3602.7244

e-mail: arinos@arinos.com.br

2. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES

Nome químico ou genérico Concentração ou faixa No CAS –

1-metoxi-2-propanol 99% 107-98-2

2 metóxi-1-propanol <0,5% 1589-47-5

3. IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS

Principais perigos: Inflamável. Vapores podem percorrer grandes distâncias. Efeitos do produto à saúde

Olhos: Pode causar leve irritação. A ocorrência de lesões na córnea é improvável. Pele: Uma exposição prolongada da pele pode causar irritação.

Ingestão: Toxicidade muito baixa se ingerido. Não é provável que a ingestão acidental de poucas quantidades relacionadas com o manuseio cause lesão.

Inalação: O odor é incômodo a 100ppm , níveis mais elevados causam irritação á vista, nariz e garganta e são intoleráveis em concentração maior ou igual a 1000 ppm.

(2)

Efeitos sistemicos:

Observações em animaias expostos a quantidades potencialmente tóxicas incluem lesões ao fígado e aos rins.

4. MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS

Inalação: Remover a pessoa para ar livre . Se não estiver respirando, uma pessoa treinada deve realizar respiração artificial.Procurar ajuda médica.

Contato com a pele: Lavar com água em abundância.

Contato com os olhos: Lavar os olhos com bastante água corrente por vários minutos. Remover as lentes de contato um ou dois minutos. Se ocorrer algum efeito adverso, consultar um médico.

Ingestão: Procurar atendimento médico. Não induzir ao vômito.

Informações ao médico:Não há antídoto epecífico. Tratar os sintomas de acordo com o quadro clínico do paciente.

5. MEDIDAS DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO

Meios de extinção apropriados: àgua nebulizada, dióxido de carbono, Pó químico seco. O uso de espumas resistentes à álcool ( tipo ATC) são preferíveis quando disponíveis.

Perigos específicos: A fumaça gerada durante o incêndio pode conter vapores do produto original e vapores tóxicos não identificados. Os produtos da combustão podem incluir dióxido de carbono e monóxido de carbono.

Métodos especiais: Não direcionar um jato de água intenso. Tal medida pode causar respingos e espalhar o incêndio.

Equipamentos especiais para proteção dos bombeiros: Utilizar aparelho autônomo de respiração e vestuário de proteção contra fogo.

6. MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO / VAZAMENTO

Prevenção de inalação ou contato c/ pele, mucosa e olhos: Utilizar equipamentos de proteção adequados (vide seção 8).

(3)

Métodos para remoção e limpeza

Absorver o produto derramado com material absorvente inerte ( areia, terra).Caso seja necessário o bombeamento, utilizar bombas à prova de explosão.

7. MANUSEIO E ARMAZENAMENTO

Manuseio

Manter o produto afastado de chamas, faíscas e fontes de calor.Evitar a respiração dos vapores . Não cortar, perfurar, soldar ou ralizar qualquer operação em recipientes vazios ou próximo dos mesmos, pois as embalagens vazias contém resíduos do produto (vapores).

Armazenamento

Armazenar em recipientes de Aço-carbono, aço inoxidável, Teflon. Não armazenar próximo a fontes de calor e ignição.Manter as embalagens bem fechadas.

8. CONTROLE DE EXPOSIÇÃO E PROTEÇÃO INDIVIDUAL

Medidas de controle de engenharia: Fornecer sistema de exaustão geral ou local para manter os níveis do produto no ambiente abaixo do limite de exposição.

Parâmetros de controle

Limites de exposição: 150 ppm – TLV-STEL Equipamentos de proteção individual

Proteção das mãos pele e corpo: Vestuário de proteção química, luvas e botas. Proteção dos olhos e rosto: óculos de segurança.

Proteção respiratória: Quando a concentração de produto na atmosfera ultrapassar os limites, deve-se adotar uma máscara com filtros específicos ou uma mascara de respiração autônoma de pressão positiva.

9. PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS

Cor: Incolor.

Estado físico: Liquido.

Odor: Leve odor de éter, incômodo acima de 100 ppm. Pressão de vapor: 11,829@25ºC

(4)

Ponto de ebulição ºC: 120. Ponto de fusão ºC: -97.

Solubilidade: miscível em água em todas as proporções. Ponto de fulgor ºC: 31,1.

Temperatura de auto ignição ºC: 287

10. ESTABILIDADE E REATIVIDADE

Condições específicas Instabilidade: Estável.

Condições a evitar: Temperaturas elevadas.

Materiais incompatíveis: Evitar contato com ácidos fortes, bases fortes e agentes oxidantes. Produtos perigosos da decomposição: Podem incluir aldeídos, cetonas e ácidos orgânicos.

11. INFORMAÇÕES TOXICOLÓGICAS

Toxicidade aguda

Pele: a dose letal LD 50, por via cutânea em coelhos é de 13000mg/Kg (12 mL/Kg) Ingestão: A dose oral (LD 50) para ratos é de 7200mg/Kg (6,6 mL/Kg).

12. INFORMAÇÕES ECOLÓGICAS

Efeitos ambientais

A bioconcentração é baixa. Porém o potencial para mobilidade no solo é muito elevado(KOC entre 0 e 50). Persistência / degradabilidade

A Demanda Bioquímica de Óxigênio 20 dias é 1,14p/p

A Demanda Bioquímica de Óxigênio 5 dias está abaixo dos limites de detecção. A meia-vida na troposfera é estimada em 3,1-7,8 horas.

A Demanda Teórica de Óxigênio é calculada em 1,95p/p

(5)

13. CONSIDERAÇÕES SOBRE TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO

Métodos de tratamento e disposição

O descarte do produto, seus resíduos e embalagens vazias deve ser feito de acordo com a legislação vigente local.

14. INFORMAÇÕES SOBRE TRANSPORTE Regulamentações nacionais e internacionais

Nome aprorpiado para embarque: 1-metóxi-2-propanol Número da ONU: 3092

Classe de risco: 3 Número de risco: 30 Grupo de embalagem:III

Quantidade lomitada por veículo : 500Kg

Transporte aéreo:

Nome para embarque: 1-metóxi-2-propanol Número da ONU: 3092

Classe de risco:3

Quantidade reportável (avião de carga): 220L Grupo de embalagem: III

Transporte Marítimo

Nome para embarque: 1-metóxi-2-propanol Número da ONU: 3092

Classe de risco: 3

Grupo de embalagem : III Número sem: F-E, S-D Não é poluente marítimo

15. REGULAMENTAÇÕES

Este produto foi revisado de acordo com as Categorias de Risco da EPA – Environmental Protection Agency, Dentro das Seções 311 e 312 do SARA Title III (Superfund Amendment and Reauthorization Act) de 1986 e considerado, dentro das definições aplicáveis, como sendo:

Risco retardado a saúde Risco de fogo

(6)

16. OUTRAS INFORMAÇÕES

Esta ficha foi desenvolvida com a intenção de trazer informações sobre segurança de manuseio e uso do produto. Os dados aqui contidos foram retirados de fontes que acredita-se ser idôneas, porém são referentes a um produto específico não devendo ser tomadas para outros materiais e/ou como especificações técnicas. A reação ou adição de outros produtos ao produto desta ficha pode acarretar na mudança de suas características bem como em sua classificação sendo de inteira responsabilidade do usuário estar atento as normas e legislações locais.

Referências

Documentos relacionados

As relações hídricas das cultivares de amendoim foram significativamente influenciadas pela a deficiência hídrica, reduzindo o potencial hídrico foliar e o conteúdo relativo de

Os resultados mostram que apesar de haver aumento no percentual de internação de idosos por fratura de fêmur relacionado à maior faixa etária, não houve incremento destes

Os resultados indicaram que, em ambas as espécies, a seção transversal exerceu influência na propagação da onda de ultrassom e que a velocidade longitudinal foi fortemente afetada

Os supercondutores magnéticos, volantes de inércia e os condensadores são apropriados para aplicações que necessitam de grande potência de saída em pouca

Dessa maneira, os resultados desta tese são uma síntese que propõe o uso de índices não convencionais de conforto térmico, utilizando o Índice de Temperatura de Globo Negro e

A partir da análise das Figuras 5.20, 5.21, 5.22 e 5.23 pode-se afirmar que a variação do início da altura de queda do bloco não alterou os resultados da energia cinética e alturas

Assim, este trabalho apresenta uma abordagem que tem como objetivo principal: (i) analisar a cobertura de código levando em consideração os fluxos de chamadas existentes no sistema

Conforme Muller (2000), a necessidade de maior agilidade na difusão do conhecimento fez com que o periódico viesse à tona. Os periódicos vêm ganhando cada vez mais espaço