• Nenhum resultado encontrado

PROJETO DE SINALIZAÇÃO TURÍSTICA DAS TRILHAS TRILHAS TURÍSTICAS DE GAROPABA-SC

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO DE SINALIZAÇÃO TURÍSTICA DAS TRILHAS TRILHAS TURÍSTICAS DE GAROPABA-SC"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

PROJETO DE SINALIZAÇÃO

TURÍSTICA DAS TRILHAS

TRILHAS TURÍSTICAS DE GAROPABA-SC

03/12/2014

PREFEITURA MUNICIPAL DE GAROPABA SUPERVISÃO

ENGENHEIRO CIVIL:

JOÃO MANOEL DO NASCIMENTO ELABORAÇÃO

AGENTE ADMINISTRATIVA: MARIA ZENAIDE MAIA MONTEIRO COLABORADORES

PROFESSOR DE GEOGRAFIA DO IFSC-CAMPUS GAROPABA: JOÃO HENRIQUE QUOOS

PROFESSORA DE PRÁTICA PROFISSIONAL GUIA DE TURISMO DO IFSC- CAMPUS GAROPABA: JULIANI BRIGNOL WALOTEK

(2)

PREFEITURA MUNICIPAL DE GAROPABA SANTA CATARINA

PREFEITURA MUNICIPAL DE GAROPABA

SANTA CATARINA

PROJETO DE SINALIZAÇÃO TURÍSTICA

DAS TRILHAS DO MUNICÍPIO DE GAROPABA

(3)

PREFEITURA MUNICIPAL DE GAROPABA SANTA CATARINA

PROJETO DE SINALIZAÇÃO TURÍSTICA DAS TRILHAS DO

MUNICÍPIO DE GAROPABA

INTRODUÇÃO

APRESENTAÇÃO

CARACTERIZAÇÃO DAS ÁREAS DAS TRILHAS

MEMORIAL DESCRITIVO / ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

ANEXOS

1. ORÇAMENTO BÁSICO E CRONOGRAMA

2. ART

3. LICENÇA AMBIENTAL

4. MAPA DAS TRILHAS COM OS PONTO DE SINALIZAÇÃO

5. TABELA DE LOCALIZAÇÃO DOS PONTOS

GEORREFERENCIADOS

6. MODELOS DE PLACAS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

(4)

PREFEITURA MUNICIPAL DE GAROPABA SANTA CATARINA

Introdução

A Prefeitura de Garopaba/SC apresenta neste documento seu Projeto Técnico, com o propósito da incorporação de dispositivos de sinalização turística.

Este projeto foi desenvolvido a partir de um diagnóstico, elaborado após a realização de uma pesquisa de campo realizada nas trilhas ecológicas do município, onde se procurou observar carências presentes no atual sistema de sinalização das mesmas. A área de abrangência do projeto visa contemplar todo o município de Garopaba: norte, centro e sul.

A sinalização de orientação turística desenvolvida visa a melhoria do sistema informativo voltado às necessidades dos usuários das trilhas. Durante o estudo percebeu-se que uma das principais carências é a ausência de placas e balizadores direcionando e auxiliando-os a atingir seus objetivos pretendidos.

A implantação de placas e balizadores proporciona um melhor desempenho das informações necessárias para a circulação deste público.

A sinalização de orientação das pessoas deve seguir um padrão internacional preestabelecido quanto a forma e cores dos sinais para fácil e rápida interpretação do usuário.

(5)

PREFEITURA MUNICIPAL DE GAROPABA SANTA CATARINA

Apresentação

Apresenta-se este projeto de sinalização de orientação de usuários de trilhas visando o desenvolvimento do ecoturismo regional para o Município de Garopaba.

Uma trilha é um caminho ou estrada de passeio terrestre usado para caminhada ao ar livre, ciclismo ou outras atividades de locomoção. Nessa atividade, a ideia é você se desligar de todos os seus problemas e aproveitar o contato com a natureza, experimentar trabalhar todos os sentidos da mesma maneira que nossos ancestrais faziam.

A região de Garopaba é muito propícia para estas atividades, pois apresenta várias trilhas que acessam mirantes com lindas paisagens, cachoeiras, sítios arqueológicos e até mesmo locais de visualização de baleias durante a temporada, utilizadas por um expressivo número de turistas.

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)- Campus Garopaba criou o curso de Condutor Ambiental Local onde já formou a primeira turma em 2012, capacitando condutores para as trilhas e estabelecendo uma relação de formação profissional na área. Isto mostra que o investimento na sinalização destes locais ajudaria a desenvolver e a potencializar ainda mais o ecoturismo de maneira ordenada e segura para as pessoas e o meio ambiente.

Pretende-se fazer a melhoria na sinalização turística destes locais; deve ser feita através de placas contendo informações sobre as distâncias a serem percorridas nas trilhas, informações sobre a existência, localização e distâncias até os mirantes e sítios arqueológicos, estes últimos que muitas vezes passam despercebidos pelas pessoas por falta de informações sobre a sua exata localização e sobre a história da região.

A localização dos pontos de sinalização na trilha foi escolhida pela facilidade de colocação e onde causem o menor impacto a vegetação e a erosão do solo.

A escolha dos materiais foi baseada na baixa manutenção e baixo impacto no ciclo de vida dos materiais por estarem situados em locais distantes.

As ferramentas tecnológicas utilizadas para elaboração dos mapas das trilhas foram o Sistema de Informação Geográfica e GPS.

As trilhas a serem trabalhadas serão: Trilha Pedra-Branca, Trilha Dunas do Siriú, Trilha das Praias Vigia-Silveira, Trilha da Praia da Barra- Ouvidor, Trilha Ambrósio- Fortunato.

(6)

PREFEITURA MUNICIPAL DE GAROPABA SANTA CATARINA

Caracterização das Áreas das Trilhas:

1.Trilha da Pedra Branca

A trilha da Pedra Branca, está localizada na latitude 28° 02’ 59.94” Sul e na longitude 48° 40’ 03.62” Oeste e apresenta uma altitude em torno de 240 metros.

O acesso a trilha é pela Rodovia SC 434 (do centro de Garopaba para o bairro da Encantada), dobra-se a direita da rodovia entrando na Rua Luiz Zanelato e seguindo as informações disponíveis na estrada.

O percurso da trilha é em torno de 2.000 metros e o tempo de duração é de 40 minutos. O caminho pode ser percorrido a pé ou de bicicleta e apresenta dificuldade moderada a difícil.

Localização de acesso a Trilha “Pedra Branca”:

(7)

PREFEITURA MUNICIPAL DE GAROPABA SANTA CATARINA

A trilha da Praia de Garopaba-Siriú está localizada na latitude 28°00’33.35” Sul, e na longitude 48° 37’ 46.35” Oeste e apresenta uma altitude em torno de 20 metros.

O acesso a trilha é por uma passarela (percurso de madeira) que sobe o morro situado no fim da Praia de Garopaba em sentido a Praia do Siriú.

O percurso da trilha é em torno de 4.638,75 metros e o tempo de duração é de 2 horas. O percurso pode ser a pé e apresenta dificuldade moderada a difícil até chegar a “Praia do Siriú”.

Percorrendo 5 minutos se observa a esquerda as dunas e a direita o mar.

Localização e pontos de sinalização da “Trilha do Siriú”:

(8)

PREFEITURA MUNICIPAL DE GAROPABA SANTA CATARINA

A trilha da Praia da Vigia-Silveira está localizada na latitude 28°1’08.59” Sul e na longitude 48° 36’ 35.45” Oeste e apresenta uma altitude em torno de 51 metros.

O acesso a trilha da Vigia-Silveira é pela Prainha da Vigia. O percurso da trilha é em torno de 3.638 metros e o tempo de duração é de 2 horas e pode ser realizado a pé, apresenta dificuldade moderada a difícil até chegar a “Praia do Silveira”

(9)

PREFEITURA MUNICIPAL DE GAROPABA SANTA CATARINA

4.Trilha daPraia da Barra para a Praia do Ouvidor

A trilha da Praia da Barra-Ouvidor está localizada na latitude 28°5’22.59” Sul e na longitude 48° 37’ 54.14” Oeste e apresenta uma altitude em torno de 48 metros.

O acesso a trilha da Barra-Ouvidor é pelo canto Sul da Praia da Barra.

O percurso da trilha é em torno de 1.884 metros e o tempo de duração é de 50 minutos. O percurso pode ser realizado a pé e apresenta dificuldade de leve a moderada até chegar a “Praia do

Ouvidor”.

(10)

PREFEITURA MUNICIPAL DE GAROPABA SANTA CATARINA

5.Trilha do Ambrósio ao Morro do Fortunato

A trilha Ambrósio-Fortunato está localizada na latitude 28°02’14.04” Sul e na longitude 48° 39’ 05.73” Oeste e apresenta uma altitude em torno de 300 metros.

O acesso a trilha Ambrósio-Fortunato é pela Rua Nicolau Manuel de Abreu situada no Bairro Ambrósio, passando pelo campo de futebol Vera Cruz.

O percurso da trilha é em torno de 3.614 metros e o tempo de duração é 2 horas e 30 minutos. O percurso pode ser realizado a pé e apresenta dificuldade moderada a difícil até chegar ao “Morro do

Fortunato”.

Localização e pontos de sinalização da “Trilha Ambrósio-

Fortunato”:

(11)

PREFEITURA MUNICIPAL DE GAROPABA SANTA CATARINA

Justificativa Técnica

O presente documento visa apresentar um projeto de sinalização turística no percurso das Trilhas do município de Garopaba (SC).

A escolha dos materiais foi baseada na baixa manutenção e baixo impacto no ciclo de vida dos materiais por estarem situados em locais distantes e pouco antropizados. Foram escolhidas placas de pedra Granito com suporte em madeira e balizadores de concreto pela questão de durabilidade e baixa manutenção; por serem materiais inertes ao meio ambiente no final do seu ciclo de vida. A escolha da fixação dessas estruturas em concreto sob o solo se dá para garantir maior estabilidade e proteção contra vandalismos que possam vir a ocorrer.

Especificação dos Materiais

Para a sinalização é previsto Placas Informativas de pedra granito e balizadores de concreto.

I. Placas de Pedra:

As Placas de Pedra deverão ser confeccionadas em tampos retangulares de pedra de granito polido em uma das faces, com espessura de 2,5 cm, possuindo a espessura da borda duplicada em todo o seu perímetro afim de reforçar o tampo, que deverá possuir as bordas arredondadas e sem cantos vivos, conforme o projeto.

O layout com as informações a serem contidas em cada placa estão em fase final de desenvolvimento e serão apresentados pela Fiscalização da Prefeitura de Garopaba. Com este layout a empresa contratada deverá confeccionar adesivos com o “negativo” das informações e colados sobre os tampos para por fim ser aplicado o jato de areia, gravando fielmente as informações em baixo relevo nos tampos.

(12)

PREFEITURA MUNICIPAL DE GAROPABA SANTA CATARINA

Segue abaixo o modelo de placas instaladas na obra de revitalização da Praça 21 de Abril, localizada no Centro Histórico de Garopaba, como ilustração do modelo a ser seguido.

Foto 1 – Vista frontal da placa existente no Centro Histórico de Garopaba.

Foto 2 – Vista lateral da placa existente no Centro Histórico de Garopaba. Detalhe do suporte de sustentação em madeira.

(13)

PREFEITURA MUNICIPAL DE GAROPABA SANTA CATARINA

Foto 3 – Vista posterior da placa existente no Centro Histórico de Garopaba. Detalhe do suporte de sustentação em madeira garantindo maior rigidez para o tampo.

Foto 4 – Vista frontal da placa existente no Centro Histórico de Garopaba. Detalhe da possibilidade de gravar informações como mensagens, mapas e ilustrações.

O suporte de sustentação deverá ser de madeira Angelin e parafusos galvanizados a fim de garantir maior rigidez e durabilidade; são fixadas ao solo

(14)

PREFEITURA MUNICIPAL DE GAROPABA SANTA CATARINA

com concreto traço 1:3:3(cimento, areia e brita), conforme especificação no projeto.

As Placas de Pedra serão dividas em 03 (três) tamanhos: Placa Tipo 1 medindo 190x110 cm, Placa Tipo 2 medindo 140x85 cm e Placa Tipo 3 medindo 95x55cm, todas especificadas em projeto em anexo

II. Balizadores:

Os balizadores a serem utilizados devem ser confeccionados em mourões de concreto pré-moldado e ter dimensão de 10x10x200 cm. Deverão possuir bom acabamento em sua superfície, receber fundo nivelador e pintura esmalte cor cinza, tendo por fim sua seta pintada conforme a seta padrão tipo S3 do Guia Brasileiro de Sinalização Turística, conforme ilustração abaixo.

Por fim a altura dos balizadores será de 100 cm para fora da terra e 100 cm enterrado.

NOTA FINAL SOBRE ESPECIFICAÇÕES DOS MATERIAIS:

Todos os materiais a serem utilizados terão que ser pré aprovados pela equipe de fiscalização da Prefeitura antes de sua execução em campo afim de garantir qualidade nesta obra que é um produto de infra estrutura turística, portanto devem receber muita atenção e qualidade no seu processo de produção e execução.

(15)
(16)
(17)
(18)
(19)
(20)
(21)
(22)
(23)
(24)

PREFEITURA MUNICIPAL DE GAROPABA SANTA CATARINA

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. Geoprocessamento Corporativo – Prefeitura Municipal de

Garopaba.

Http://geo.prefa.br/prefa/users/login

.

2. GOOGLE

EARTH-MAPAS.

Http://mapas.google.com

(25)

PREFEITURA MUNICIPAL DE GAROPABA SANTA CATARINA

3. Guia

Prático

_

files/

sinalização

de

trilhas

Http://sinalizetrilhas.wikiparques.org.br

.Consulta realizada

em 26/09/2014.

4. Plano Diretor Municipal – L. C. nº 1.463 de 29/09/2010.

5. SINAPI – Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices

da Construção Civil. Pesquisa realizada em 07/2015.

6. Pesquisa

de

Mercado:

WWW.marmoflex.com.br

;

WWW.marmoraria.garopaba.com.br

; empresa Vigasol

Referências

Documentos relacionados

Chaves Filho - Lure Consultoria Moderador do Período: Afonso José de Matos - Diretor Presidente - Planisa Planejamento e Organização de Instituição de Saúde 10h30 às 11h00 -

No cálculo do CCT, ficou evidente que os fatores de correção são cruciais na determinação do número de visitantes. Desta maneira, é essencial um acompanhamento sistemático e

Este estudo procurou identificar os métodos utilizados por intensivistas nacionais, as variáveis he- modinâmicas por eles consideradas importantes, as diferenças regionais, as

Este trabalho, portanto, tem como objeto de estudo a sinalização turística de Aracaju, e seu objetivo é analisar a sinalização turística direcionada para o centro

Além do que, o cientista, via de regra, é uma figura “estranha”, pois o relacionam com alguém que, não fazendo parte do seu cotidiano, representa algo

 Será incumbido ao CEME analisar e sugerir pontos onde devam existir placas informativas, tanto em relação às áreas de escalada, como quanto ao manejo de trilhas, sinalização

Tais ideias a respeito das consequências políticas da prática religiosa aliada ao Estado reaparecem em toda sua força nas Lições sobre a Filosofia da Religião, que delimita

Se no local visitado houver estruturas de apoio, como áreas de piquenique com bancos e mesas, áreas de acampamento, abrigos, trilhas estruturadas, sistema de sinalização