• Nenhum resultado encontrado

Vista do Os grupos sociais na tomada de decisão no ambiente escolar

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Vista do Os grupos sociais na tomada de decisão no ambiente escolar"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

41

Os grupos sociais na tomada de decisão no ambiente

escolar

Paulo Augusto Ramalho de Souza

Doutor em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Estágio Doutoral no Doutorado de Economia da Universidade do Minho em Portugal (UMINHO), Mestrado e Graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Professor do departamento de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Renato Neder

Doutor em Administração de Empresas pela MACKENZIE, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso, Graduação em Administração pela UFMT e professor do departamento de Administração da UFMT.

Sandro Ribeiro da Costa Mestrado em Biociências pela Universidade de Cuiabá, Especialista em Educação Ambiental

pela Universidade Cidade de São Paulo e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Rozelia Jacinto

Graduada em História e Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Resumo

Esta pesquisa objetivou descrever as inter-relações entre os grupos sociais presentes em uma escola no município de Primavera do Leste-MT. A pesquisa é de caráter descritivo e exploratório, quanto à técnica de coleta de dados foi aplicado um questionário semiestruturado e como metodo de análise foi utilizada a técnica de análise de rede social conhecida como, Social Network Analysis (S.N.A). A utilização destes mecanismos auxiliou na formulação de uma visão de como ocorrem às transferências de informações, dentro da instituição e consequentemente entre os grupos abordados. Com a análise, evidenciou-se o fluxo de informação entre o Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar (CDCE) e a Direção Escolar, num processo de influência no qual os contatos e as interações são realizadas com frequência e são mutualmente legitimadas entre os dois atores. Assim, pode-se configurar duas redes entre os grupos sociais, com nós mais intensos no processo de interação e influência, entre a gestão institucional e informal presentes no ambiente escolar.

Palavras-chave

Análise de Redes Sociais; Tomada de Decisão; Grupos Sociais; Desempenho Social. Abstract

This study aimed to describe the interrelationships between social groups present in a school in the town of Primavera do Leste-MT. The research is descriptive and exploratory, as the data collection technique was applied a semi-structured questionnaire and as an analytical method was used social network analysis technique known as Social Network Analysis (S.N.A). The use of these mechanisms helped to formulate a vision of how to place the information transfer within the institution and consequently between the groups addressed. With the analysis, evidence of the flow of information between the Executive Board of the School Community (DCEC) and the School Board, a process of influence in which contacts and interactions are performed frequently and are mutually legitimized between the two actors. Thus, you can configure two networks between social groups, with us more intense in the process of interaction and influence between institutional management and informal present in the school environment.

(2)

42

Keywords

Social Network Analysis; Decision taking; Social groups; Social Performance.

1. Introdução

Na estrutura social das instituições existem grupos que se relacionam, em um processo de transferência de informações, conhecimentos e decisões, o que leva a formação de uma rede, conforme Junqueira (2008, pág.88), “rede pode ser entendida como uma ordem espontânea que emerge do resultado das interações descentralizadas entre indivíduos e/ou organizações”.

Assim todos os grupos da instituição, no caso a escola, estão envolvidos em um objetivo comum, levando a estruturação dessa rede social, com nós e elos de ligação dentro do sistema, gerando informações em grande diversidade e quantidade, de acordo com Leitão (2012, pág.09),“A agregação de indivíduos em grupos corresponde a um padrão de comportamento típico na forma como são estabelecidas as conexões nos ambientes de redes sociais, onde existe uma grande quantidade e diversidade de informação produzida”.

Nesse contexto as redes sociais possibilitam a construção de uma realidade complexa, pois de acordo com Junqueira (2008, pág.88), “As unidades que a compõe, organizações e/ou indivíduos estabelecem relações sociais que determinam uma realidade complexa ligada a multiplicidades de comportamentos, de sistemas cujo futuro não se pode prever”.

Segundo Leitão (2012) os grupos existem desde o início da civilização, pois os seres humanos perceberam a importância de se agrupar para sobreviver, e assim nesse contexto as redes sociais também se formam, pois desde o momento que se existem grupos ou indivíduos com interações entre si, tem-se uma rede social.

Marteleto (2001) usou a análise de rede para melhor entender a sociedade ou um grupo social por sua estrutura, seus elos, seus nós e também suas possíveis ramificações. Sendo possível aplicar a análise de rede dentro de diferentes situações e contextos.

Neste contexto, a estrutura social presente no ambiente escolar demonstra sensível complexidade de atuação e interação entre diferentes grupos sociais. Registre-se, que o entendimento destas relações pode auxiliar nos processos de gestão da instituição.

Adicionalmente a estas reflexões, pode-se sugerir que os processos que auxiliam na tomada de decisão dos gestores do ambiente escolar podem auferir externalidades positivas ou negativas da estrutura social e do transito das informações dos diferentes grupos presentes neste contexto escolar.

Como alternativa para o entendimento da estrutura e do transito das informações no ambiente escolar, a presente pesquisa tomou por base o ambiente de uma unidade escolar presente no município de Primavera do Leste MT. Cabe ressaltar que esta escolha se deu, tanto a partir do acesso dos pesquisadores aos atores presentes no ambiente da mesma, quanto pelo aprofundamento das pesquisas realizadas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração GEPAD (SOUZA et al., 2014; SOUZA et al., 2015).

Para tal a problemática central desta pesquisa visa entender quais as características das inter-relações entre os grupos sociais presentes em uma escola no município de Primavera do Leste-MT? Assim, a partir da técnica de análise de rede social, este trabalho tem como objetivo geral descrever as inter-relações entre os grupos sociais presentes em uma escola no município de Primavera do Leste-MT.

(3)

43

2. A gestão social e a análise de redes sociais

A Administração Pública é uma importante abordagem, que visa direcionar uma comunidade, através de instituições que vão buscar a qualidade de desenvolvimento da coletividade, conforme Carvalho (2013, pág.131), “a ciência da administração pública é uma disciplina que se ocupa do estudo das instituições que visam a satisfação das necessidades coletivas de uma comunidade”, o que demonstra a preocupação com uma boa governança.

A partir da segunda metade do séc. XX, o mundo passou por profundas transformações, tecnológicas, científicas, culturais, econômicas e sociais, e isso influenciou para que houvesse o surgimento de um novo olhar para a administração, fez-se necessário criar meios, mecanismos, que fossem capazes de ir além de governar, assim surgiram novos padrões de gestão, de acordo com Guimarães (2000), um desafio para a nova administração dentro do setor público, é transformar as estruturas burocráticas em organizações flexíveis.

Segundo Carneiro (2010), as mudanças econômicas e sociais que afetaram a Administração Pública, fizeram com que ela buscasse qualidade e agilidade para os usuários e para alcançá-las foi preciso se comprometer com práticas modernas de gestão, as quais foram inseridas no ambiente escolar

Essa inovação na administração da escola pública procura a eficiência e a qualidade nos serviços prestados, pois a sociedade contemporânea é composta por cidadãos cada vez mais conscientes de seus direitos e deveres. Nesta linha, segundo Schommer e França Filho (2008), afirmam a gestão social passa a ter a finalidade no bem-estar da sociedade.

Sendo que a gestão social se refere a gestão das ações sociais públicas, agindo em função das demandas e das necessidades da sociedade, de acordo com Ávila (2001). Assim os programas, projetos sociais e as políticas públicas são caminhos para sanar as necessidades da população, mas também respostas as mesmas, garantindo direitos civis, que muitas vezes não são contemplados e se perdem ao longo do caminho.

Dentro das inúmeras instituições, como no caso de unidades escolares, é possível se desenvolver uma gestão social, pautada na preocupação com o todo, social, econômico, político ou cultural, garantindo uma sociedade mais justa e humana. E também por que a participação da sociedade é importante para alavancar mudanças, segundo Pinheiro (2014).

Uma forma de articular-se dentro do espaço democrático, encontrada pelas organizações sociais, é fazer parte de uma rede, se desenvolvendo em torno de assuntos específicos, no campo cultural, político ou educacional por exemplo. Se diferenciando assim das parcerias, onde a união ocorre a fim de enfrentar um problema objetivo.

Cury (2001) ressalta que existem vários tipos de redes, como as redes temáticas, que envolvem direitos humanos, meio ambiente, infância e outros temas. As redes organizacionais, que engloba as associações, fóruns e outros. As redes regionais e ainda as redes complementares, que se formam a partir de programas similares.

Para Junqueira (2008), os elos das relações em um grupo constituem vínculos entre os atores de uma rede social, ocorrendo assim trocas de informações e conhecimentos entre todos os atores envolvidos na rede.

Segundo Cury (2001), as redes sociais agem como instrumentos na mobilização social, para ações coletivas no espaço público, fortalecendo as organizações, com capacitação e troca de experiências, como no caso de unidades escolares.

Ocorre então que as redes sociais servem como instrumento para ações dos agentes sociais no meio público, e também para que as organizações se organizem e invistam no que é realmente essencial no processo de transformação social.

(4)

44 O papel dos grupos sociais dentro do contexto escolar é importante, pois eles representam forças que impulsionam as transformações. Os grupos são junções de dois ou mais atores com o mesmo objetivo, segundo Leitão (2012), desde a Pré-História, principalmente por que perceberam que juntos era mais fácil alcançar o objetivo desejado, desde caçar, construir, plantar, ou seja, sobreviver.

Ocorre então que devido aos interesses e objetivos variados, existem muitas formas de organização dos grupos sociais, pois são muitas as possibilidades de se associarem, como no caso dos diferentes grupos presentes no contexto escolar (GONÇALVES, 2013). Mas em todos os grupos sociais existem normas que os controlam, orientam o grupo, assim como a liderança, pois geralmente o grupo tem um líder e os valores sociais, pois estes estão enraizados em cada indivíduo.

Estas normas podem ser informais, quando são implícitas no grupo ou formais, quando estão estabelecidas em leis, para Gonçalves (2013), existem normas nos grupos e estas podem ser classificadas, são formais, por exemplo, quando estão explícitas em leis, códigos ou estatutos, que regulamentam o grupo.

Para Leitão (2012), a junção de indivíduos em grupos corresponde a um modelo típico de comportamento, na maneira como são formadas as conexões dentro das redes sociais. E que é variável na rede de um indivíduo as interações com outros indivíduos, o que define a estrutura, o tamanho e os graus de ligações.

3. Procedimentos metodológicos

Desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, que segundo Gil (2002, pág.42), “as pesquisas descritivas têm como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou, então, o estabelecimento de relações entre variáveis.” E ainda de acordo com Prodanov e Freitas (2013), na pesquisa descritiva o pesquisador vai apenas descrever os fatos observados. E assim pude identificar as particularidades dos grupos sociais estudados, bem como a relação que mantêm entre si.

Através de também de uma pesquisa exploratória, pois proporciona maior familiaridade com o problema, para torná-lo mais explícito (GIL, 2002). Explorando a realidade com a finalidade de ampliar o conhecimento das relações estabelecidas dentro da escola.

No ambiente escolar foram analisados os grupos sociais que compõem este espaço, sendo que o Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar (CDCE), atua como elemento chave, pois assume junto com a Direção, que nessa escala hierárquica é o segundo grupo, que organiza, estrutura a instituição na gestão escolar.

Cabe ainda a Coordenação pedagógica, trabalhar para que professores e alunos possam juntos construir conhecimento, no processo de ensino-aprendizagem, buscando novas estratégias e auxiliando nas atividades desenvolvidas.

Tem o Grêmio Estudantil, composto apenas por alunos, um orgão que leva os mesmos a desenvolverem seu papel de atores nesse processo de aprendizagem e conhecimento dentro do ambiente escolar.

Em relação à técnica de coleta de dados foi aplicado um questionário semiestruturado, pois Kauark (2010), afirma que numa pesquisa o questionário é um instrumento de coleta de dados, onde o preenchimento é realizado pelos informantes, ou seja, pelos atores envolvidos na pesquisa.

(5)

45 “a elaboração de um questionário consiste basicamente em traduzir os objetivos específicos da pesquisa em itens bem redigidos. Marconi e Lakatos (2003), acrescentam que o questionário deve ser composto por perguntas bem ordenadas e respondido sem a presença do entrevistador.

E assim, com aplicação do questionário e também através da técnica de análise de rede social conhecida como, Social Network Analysis (S.N.A.), que de acordo com Guimarães e Melo (2005) que se pode fazer um diagnóstico desses elos, podendo formular uma visão de como ocorre as transferências de informações, dentro da instituição e consequentemente entre os grupos abordados.

4. Resultados e discussões

Em uma instituição como a escola vale ressaltar que existem grupos que interagem dentro do ambiente escolar, assim desenvolvem relações e contatos. Onde todos os segmentos devem estar comprometidos para a eficácia do ensino- aprendizagem, procurado realizar uma gestão democrática, na qual a comunidade, os professores, os pais, os funcionários e os alunos têm o direito de participar e de opinar sobre os destinos da educação.

Portanto, Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar (CDCE), de acordo com a Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso (SEDUC-MT), é um órgão coletivo, que engloba os diferentes segmentos da comunidade escolar, como pais, alunos, professores, funcionários, para que as decisões sejam tomadas em reuniões, pois todos formam um grupo e apenas um conselheiro não tem poder para tomar decisões.

Assim, o CDCE tem como principal função participar da gestão escolar no todo desde as questões administrativas, formulação e aplicação do Projeto Político-Pedagógico, e ainda nas questões financeiras, com apresentação de contas e aplicação dos recursos recebidos, sempre buscando o bom andamento e desenvolvimento de uma educação de qualidade, agindo com clareza e legalidade.

O CDCE tem ainda as funções de organizar a eleição para direção, e para um novo corpo de conselheiros, composto por: presidente do Conselho, tesoureiro e secretário. E ainda participa da elaboração do calendário escolar, garantindo a legalidade de dias letivos. Bem como também agir em relação a indisciplina, baixo rendimento escolar e possíveis infrações dos alunos.

A diretora da escola desempenha um importante papel também, visto que a mesma é líder de uma equipe, e para isso precisa agir com coerência e legalidade, pois a escola possui um regimento interno que deve ser cumprido. É necessário que o gestor esteja sempre presente na escola ou delegue funções para os demais componentes da Equipe, devendo acompanhar e orientar no desempenho de todos.

A função da gestão escolar (diretor) é acompanhar o trabalho do profissional de forma eficiente e garantir sua participação efetiva e o cumprimento dos seus horários, portanto no caso de faltas deverão ser registradas e comunicadas, para que se evite a repetição de tais práticas.

Em situações onde o diretor não cumpra a sua função, o Conselho Deliberativo tem autonomia para orientar e ou aplicar as medidas cabíveis. Para assim garantir a eficácia das normas estabelecidas no ambiente escolar. Bem como agir em relação a infrações, indisciplina e demais problemas envolvendo alunos, quando for convocado, exercendo assim o seu papel de líder da instituição escolar, cuidando e zelando para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.

(6)

46 Os grupos sociais (Direção, Coordenação Pedagógica, Grêmio Estudantil e o Conselho Deliberativo) ao serem indagados sobre o transito de informações no âmbito escolar destacaram que são usados vários recursos para repassar as informações desde reuniões, emails, mural informativo, sistema de som, blogs na rede mundial de computadores, dentre outros.

Neste contexto, evidenciou-se por meio da pesquisa que o transito de informações no âmbito escolar lança mão do uso da um conjunto de redes sociais virtuais com o intuito de disseminar as informações e auxiliar no processo de comunicação, sendo as mais citadas Facebook entre o grêmio estudantil e o WhatsAp entre os demais grupos sociais no âmbito escolar.

Observa-se que o CDCE e a Direção dentro do estudo de análise de redes, estão estreitamente ligados, num processo de influência onde os contatos e interações são realizados com frequência, e que possuem força no ambiente escolar. Isso pode ser observado na Figura 1 apresentada abaixo.

Figura 1: Rede de grupos com maior influência sobre a tomada de decisão no âmbito escolar.

Fonte: Elaborado pelos autores com base na pesquisa.

Assim pode-se perceber que existe uma rede de maior influência entre os grupos sociais da, onde são o CDE e a Direção que estão com os nós mais intensos no processo de interação e influência, tanto entres os grupos como no próprio ambiente escolar. Pois cabe a esses dois grupos as principais decisões ocorridas na escola.

Já a Coordenação Pedagógica caracteriza-se pelo papel de orientar e acompanhar as atividades escolares dos professores, visando sempre incentivar novas práticas pedagógicas no processo ensino-aprendizado, agindo então como um auxiliador do professor em sua atividade. Portanto, é o elemento mediador entre planejamento e professores, fazendo articulações entre o conteúdo a ser aplicado e a realidade da escola e dos alunos.

Sendo assim busca sempre propor ideias, maneiras e possíveis atividades pedagógicas junto aos professores, par que estes dentro de cada área possam então se desenvolver e aplicar bem metodologias que atendam às necessidades dos alunos, ajudando o professor a agir de

(7)

47 maneira crítica, reflexiva e inovadora em sua prática educacional.

Cabe também a coordenação pedagógica agir junto com a direção para que ocorra um bom funcionamento da escola, assim em caso de indisciplina, o coordenador fará contato com os pais dos alunos para sanar o problema. Convoca reuniões quando necessário com os pais, e ainda realiza conselho de classe para acompanhar o desempenho de cada aluno.

Por isso nessa rede de maior influência, a Coordenação pedagógica assume o papel de mediador de relações entre a direção e os alunos representados pelo Grêmio, essa posição é central e chave no sistema, pois se torna articuladora do processo, isso também é percebido na Figura 2, apresentada abaixo.

Figura 2: Rede de grupos com menor influência sobre a tomada de decisão no âmbito escolar.

Fonte: Elaborado pelos autores com base na pesquisa.

Visualizam-se em ambas as redes identificadas no ambiente escolar que existe uma cultura de troca de informações estabelecida e enraizada na própria rotina da instituição, todos os grupos se interagem e compartilham conhecimento, de maneira a formar uma teia, onde circulam principalmente as informações que levam cada grupo social a desenvolver seu papel de acordo com o estabelecido e com a organização da escola.

Nesse espaço o Grêmio Estudantil é uma associação que representa os alunos, pois estes se organizam, e buscam participar mais nas ações do ambiente escolar. A legislação garante sua existência. Como é constituído por alunos, visa inserir mais os mesmos no ambiente escolar, e a tudo que o compõe como as regras, rotinas, papéis, estrutura e andamento de tal instituição.

Os movimentos estudantis já existem a muito tempo, e a partir daí, surge os grêmios estudantis, que atuam dentro das escolas, levando esse jovem a agir de maneira crítica e se inserindo no ambiente social como autor desse processo histórico que é a sociedade, desenvolvendo a cidadania, participação política e social no espaço democrático.

Porém quando se observa em ambas as redes o Grêmio poderia ter uma maior interação dentro desse contexto social, pois sendo formado por alunos e a escola é uma instituição que se organiza para atendê-los no processo de ensino aprendizagem. O Grêmio por tanto não é central na rede, pois não recebe informações da maior parte dos grupos

(8)

48 sociais.

5. Considerações finais

O emprego da análise de redes sociais, revisão bibliográfica e a realização da pesquisa de campo, permitiram discutir a estrutura social e o transito das informações entre os diferentes grupos sociais presente no ambiente escolar.

Os resultados da pesquisa apontaram as características que os grupos estabelecem entre si no ambiente escolar, as quais podem ser estruturadas em duas redes de relação, nestas, foram identificadas a maior e a menor presença da influência dos atores no processo de tomada de decisão e o Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar (CDCE), apresentou relevante influência em ambas a redes.

No cotidiano escolar os diferentes grupos sociais envolvidos (Direção, Coordenação Pedagógica, Grêmio Estudantil e o Conselho Deliberativo) tomam decisões, e as interações entre estes influenciam suas ações e o desempenho social da instituição. Por meio da pesquisa, pode-se identificar que a Direção e o Conselho Deliberativo influenciam-se mutuamente em suas decisões, nestas o Grêmio Estudantil pouco participa segundo a pesquisa.

O transito dos fluxos de informação nas redes sociais no âmbito escolar, apresenta-se como relevante fator na condução dos processos decisórios e o desempenho da instituição. Assim, para esta rede, uma maior participação dos discentes poderia auxiliar na efetividade das ações escolares.

Na rede de grupos com maior e menor influência sobre a tomada de decisão no âmbito escolar o grupo da Direção que tem maior intensidade no processo de troca de informação e tomada de decisão. Já a coordenação pedagógica age como elo articulador e o grêmio fica a margem do processo. O que demonstra que existe uma possibilidade de aumentar o fluxo de influência do mesmo.

Por outro lado, evidenciou-se que redes sociais virtuais como o Facebook e o WhatsApp são utilizadas pelos grupos sociais no âmbito escolar com foco no processo de comunicação. Registre-se que as sinergias geradas neste contexto são consideradas por estes atores como estratégica na tomada de decisão.

Por fim a pesquisa identificou a necessidade de aprofundamento no entendimento dos efeitos das redes sociais virtuais e de outros grupos, não inferidos neste estudo, que possam influenciar no transito das informações no âmbito escolar.

Referências

ÁVILA, C. M. (Org.); et al. Gestão de Projetos Sociais. 3ªed. São Paulo: AAPCS, 2001. CARNEIRO, M. F. S. Gestão Pública: o papel do planejamento estratégico, gerenciamento de portifólio, programas e projetos e dos escritórios de projetos na modernização da gestão pública. Rio de Janeiro: Brasport, 2010.

CARVALHO, E. Decisão na Administração Pública, Revista Sociologia, Problemas e

Práticas, Portugal, nº 73, p. 131-148, Set. 2003.

CURY, T. C. H. Elaboração de Projetos Sociais. In: ÁVILA, C. M. Gestão de Projetos. 3ª ed. São Paulo: AAPCS, 2001. p. 37-57.

(9)

49 GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GONÇALVES, F. G. S. O. Efeitos da Ameaça, Atribuições Causais e Auto-categorização

nas Reaçoes a Membros Normativos e Desviantes dos Grupos Sociais. 2003. 183 pág.

Tese de Doutorado – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto, 2003.

GUIMARÃES, T. A. A Nova administração pública e a abordagem da competência. Revista

de Administração Pública, Rio de Janeiro, V. 34, nº 3, p. 125-140, Maio/Jun. 2000.

GUIMARÃES, F. J. Z.; MELO, E. S. Diagnóstico Utilizado na Análise de Redes Sociais. 2005. 51pág. Projeto Final (Especialização, Engenharia de produção. COOPE/ UFRJ, 2005. JUNQUEIRA, L. A. P. Gestão Social: Organização, Parceria e Redes Sociais. In: CANÇADO, A. C. Os Desafios da Formação em Gestão Social. 1ª Ed. Tocantins: Provisão, 2008. P. 87-103.

KAUARK, F. S.; MANHÃES, F. C.; MEDEIROS, C. H. Metodologia da Pesquisa: Um Guia Prático. Itabuna: Via Litterarum, 2010.

LEITÃO, T. F. Avaliação da relevância em grupos nas aplicações de redes sociais. 2012. 115pág. Dissertação de mestrado em Engenharia da Informática. Universidade Nova de Lisboa, Portugal, 2012.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MARTELETO, R. M. Análise de redes sociais – aplicação nos estudos de transferência de informação. Ci. Inf., Brasília, v.30, nº1, p. 71-81, Jan/Abr. 2001.

PINHEIRO, L. S; CANÇADO, A. C. Participação Popular e Instrumentos Institucionais de Participação em Nível Local. Revista de Administração Pública e Gestão Social, Minas Gerais, V. 6, nº 1, p. 19-26, Jan/Mar. 2014.

PRODANOV, C.C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas de Pesquisa e do Trabalho acadêmico. 2ed. Novo Hamburgo: Freevale, 2013.

SCHOMMER, P. C; FRANÇA FILHO, G. C. Gestão Social e a Aprendizagem em

Comunidades de Prática: Interações Conceituais e Possíveis Decorrências em Processo de

Formação. In: SILVA JUNIOR, J. T. (Org.); et al. Gestão Social, Práticas em Debate, Teorias em Construção. 1ª Ed. Juazeiro do Norte, Universitária, 2008. P. 61-86.

SOUZA, P. A. R. et al. A transferência de informação para o desenvolvimento da pesca artesanal na Amazônia. Interciencia (caracas), v. 40, n. 1, p. 44, 2015.

SOUZA, P. A. R. et al. Relações Sociais no Setor de Cama & Café em Parintins na Amazônia: uma perspectiva com base nas análises de redes sociais. Revista Brasileira de Pesquisa em

Turismo, v. 8, n. 1, p. 145, 2014.

ZANELLA, L. C. H. Metodologia de estudo e de pesquisa em administração. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC. Brasília: CAPES: UAB, 2009.

(10)

Referências

Documentos relacionados

A Escola Estadual Médio Solimões (EEMS), objeto deste estudo, é considerada uma escola de médio porte, segundo a classificação estabelecida pela Secretaria de

Num primeiro momento, as informações levantadas para a descrição do caso dizem respeito às práticas de gestão do trabalho pedagógico que têm logrado o

Mas a gente tem consciência de que existe uma série de questões que a gente pode observar, sem dúvida nenhuma (ENTREVISTADO 1). O Entrevistado 1 vê o acompanhamento

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

[r]

Atualmente, sua principal função é atuar, em conjunto com o Conselho de Escola, na gestão da unidade escolar, participando das decisões relativas à organização

O presente trabalho objetiva investigar como uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino de Limeira – SP apropriou-se e utilizou o tempo da Hora de

Os recursos financeiros de que trata este Programa serão depositados pela Prefeitura Municipal de Limeira diretamente em conta corrente aberta, especialmente para este fim, em nome