• Nenhum resultado encontrado

PET Odontologia FOUFF/NF

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PET Odontologia FOUFF/NF"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

1  

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC Secretaria de Educação Superior – SESu

Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade - SECAD EDITAL Nº 9

Programa de Educação Tutorial PET 2010 – MEC/SESu/SECAD

PET – Odontologia FOUFF/NF

Atividades Propostas

Atividade/Título Biossegurança – Campanha de Vacinação

Resumo Esta atividade caracterizar-se-á pela apresentação de uma palestra, a ser realizada durante a primeira semana de aula, semestralmente, tendo como público alvo a princípio todos os acadêmicos do Pólo Universitário de Nova Friburgo. Após esse período de palestra, será realizada uma campanha de vacinação para aqueles que ainda não possuem todas as vacinas exigidas para que o acadêmico possa realizar as atividades clinico-laboratoriais pertencentes a grade curricular dos cursos do Pólo.

Atividade/Título Grupo de Estudos

Resumo Esta atividade caracterizar-se-á por apresentações de seminários, semanais, com uma hora de duração, durante o período letivo. Os seminários poderão ser ministrados por um “petiano”, bem como por outros alunos que demonstrarem interesse em participar. A escolha do tema será realizada com auxílio de um professor/orientador. Ao final de cada apresentação, haverá um espaço para discussão, proporcionando maior interação entre a platéia, o apresentador e o orientador. A atividade tem por objetivo levar aos alunos da graduação temas das diferentes áreas da Odontologia, dando preferência àqueles menos abordados durante o curso. Desse modo, a atividade proporcionará uma integração entre o grupo PET e a graduação, buscando disseminação do conhecimento. Por se tratar de uma atividade prática e com base em evidências científicas (utilização de artigos), esta atividade contribuirá tanto para o processo ensino/aprendizagem, como pela prática de técnicas de oratória e construção de material didático e utilização de recursos audio-visuais, que por sua vez poderão ser usufruídos por todas as disciplinas que por ventura venham requisitar esta habilidade do acadêmico, durante o curso de graduação.

Atividade/Título Leitura de Artigos Científicos/Grupo de Estudos em Inglês

Resumo Esta atividade caracterizar-se-á por um grupo de estudos da língua inglesa, através de artigos científicos publicados em revistas de alto impacto para a comunidade Odontológica. A atividade será quinzenal, com duração de duas horas, durante todo o ano letivo. O grupo será composto por 10 alunos da graduação, os quais serão sorteados entre os inscritos/interessados na atividade, e também por “petianos”, os quais serão responsáveis por orientar as atividades. Durante os encontros serão realizados exercícios de interpretação de textos baseados na leitura de artigos científicos. Assim, espera-se que o aluno possa aprimorar a leitura técnica de artigos científicos, além de demonstrara-se apto para discuti-los.

Atividade/Título Ciclo de Palestras do PET – Odontologia FOUFF/NF

Resumo Esta atividade caracterizar-se-á pela organização de uma palestra, mensal, com duração de até 3 horas, cujo ministrador poderá ser do corpo docente da própria FOUFF/NF, assim como por docentes externos. Ao final de cada palestra, haverá um espaço para discussão, proporcionando maior interação entre a platéia e o docente/ministrador.

(2)

2  

Resumo Esta atividade caracterizar-se-á pela elaboração do site do PET-– Odontologia FOUFF/NF, cujo objetivo será a socialização das informações a respeito do PET – Odontologia FOUFF/NF, bem como disponibilização da agenda anual das atividades desenvolvidas, bem como àquelas que serão implementadas nos anos seguintes. O estabelecimento desta “ferramenta” visa divulgar as ações, em âmbito local, regional e nacional, do grupo tanto para a comunidade acadêmica da FOUFF/NF quanto para outros grupos PETs do Brasil.

Atividade/Título Implantação do Banco de Dentes Humanos da FOUFF/NF.

Resumo Esta atividade caracterizar-se-á pela implantação do Banco de Dentes Humanos da FOUFF/NF, cujo objetivo será disponibilizar, de forma lícita, dentes humanos (decíduos e permanentes) para disciplinas pré-clínicas e para utilização em pesquisas científicas. O projeto do BDH – FOUFF/NF será proposto pelo PET, submetido às instâncias administrativas necessárias e exigidas pelo Estatuto Geral da Instituição para aprovação. Em seguida, será submetido à avaliação das demais autoridades (por exemplo, vigilância sanitária) para efetivação de seu funcionamento. Será selecionado um “petiano” por semestre para ocupar a atividade de gerenciar, diariamente, a entrada e saída dos dentes, através da obtenção/limpeza/armazenamento dos mesmos, bem como organização dos documentos pertinentes para o adequado funcionamento do BDH – FOUFF/NF. Assim sendo, espera-se que essa atividade contribua no reconhecimento da importância da captação/limpeza/armazenamento/cessão do órgão dental tanto pelo acadêmico quanto pela comunidade, através de folhetos informativos e campanhas de doação de dentes. O grupo ainda tem como objetivo transmitir à comunidade acadêmica que a obtenção dos dentes para utilização em pré-clínica e pesquisas é lícita apenas quando realizada via BDH – FOUFF/NF.

Atividade/Título Humanização da Atenção à Saúde na FOUFF/NF

Resumo Esta atividade caracterizar-se-á pela realização de uma pesquisa científica sobre a proposta de humanização da atenção à saúde. Assim, considerando-se que as propostas de humanização implicam na responsabilização dos serviços e trabalhadores da saúde, bem como na construção, em conjunto, com os usuários, a uma resposta aos problemas. A partir destes dados, o SUS, não fornece apenas consultas e atendimentos, mas sim conhecimento, responsabilidades e autonomia a cada usuário. Assim sendo, espera-se que essa pesquisa contribua no processo de gestão da saúde, potencializando o serviço disponibilizado à população.

Atividade/Título Capacitação de Agentes Comunitários da Saúde

Resumo Esta atividade caracterizar-se-á pela capacitação de agentes comunitários da saúde para o exercício plano de suas atividades em relação a saúde bucal junto à equipe do PSF, através de palestra com duração de 8 horas, semestralmente. Será realizada com apoio da equipe de docentes da Disciplina de Odontologia em Saúde Coletiva da FOUFF/NF. Dessa forma, espera-se que o “petiano” adquira habilidades e competências necessárias para ser um multiplicador de conhecimentos.

Atividade/Título Projeto Oriximiná

Resumo Esta atividade caracterizar-se-á pela elaboração e execução de um projeto extensionista à Oriximiná. A Unidade Avançada José Veríssimo (UAJV) é uma unidade de extensão da Universidade Federal Fluminense, criada pela Resolução 24/72 do Conselho Universitário. Funciona desde 1973, sendo inicialmente sediada em Óbidos – PA, transferindo-se dois anos após para Oriximiná. A UAJV tem como objetivo principal desenvolver atividades de extensão, ensino e pesquisa. Outros objetivos específicos são os de proporcionar ao estudante universitário oportunidade de treinamento profissional em área geo-econômica diversa do Estado do Rio de Janeiro e levar a essas áreas contribuição organizada para a aceleração do processo de seu desenvolvimento em geral, inclusive o técnico-científico. O período de estágio para os acadêmicos envolvidos com os projetos é entre 30 a 45 dias. A ida de equipes para a UAJV é organizada pela PROEX a partir de projetos de extensão devidamente cadastrados. Estes projetos surgem a partir de demandas definidas pela comunidade de Oriximiná, de propostas dos Grupos Oriximiná instituídos em diversos setores da UFF, de propostas das Pró-Reitorias ou de outros órgãos da UFF, desde que envolvam supervisão docente. O transporte das equipes é efetuado por aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), que, desde o início das atividades da UAJV, vem desenvolvendo uma inestimável parceria com a UFF, contribuindo ainda

(3)

3  

para uma de suas funções precípuas que é a da manutenção da soberania nacional na Amazônia Legal. Assim sendo, espera-se que com essa vivência, os acadêmicos extensionistas tenham a possibilidade de vivenciar outra realidade, agregando conhecimento técnico-científico, além de ter a possibilidade de exercer a cidadania da forma mais “completa”.

Atividade/Título Educação em Saúde

Resumo Esta atividade caracterizar-se-á pela formação de um grupo com vistas à educação em saúde. Através desse grupo objetiva-se conhecer, retratar e intervir na realidade da população assistida – pré-escolares, pré-escolares, pais ou responsáveis, professores e demais funcionários de creches e escolas municipais e estaduais, sediadas no município de Nova Friburgo, que após contato com a proponente demonstrarem interesse em participar dessa ação. Serão elaboradas estratégias de ação, tais como: peças teatrais, palestras, atividades lúdicas, elaboração de materiais educativos, reuniões com os pais/responsáveis, palestras para os professores, etc.

Atividade/Título Odontologia Hospitalar

Resumo Esta atividade caracterizar-se-á pela formação de um grupo de acadêmicos com vistas ao reconhecimento/acolhimento e educação sobre a importância da saúde bucal em âmbito hospitalar. Através desse grupo objetiva-se conhecer, retratar e intervir na realidade da população hospitalizada no município de Nova Friburgo, que após contato com a proponente demonstrarem interesse em participar dessa ação.

(4)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE POLO UNIVERSITÁRIO DE NOVA FRIBURGO CURSO DE ODONTOLOGIA - BACHARELADO EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA E NÃO BOLSISTA

PET/ Odontologia FOUFF/NF - Bacharelado/PUNF - Lote A

PET/Odontologia FOUFF/NF – Bacharelado/PUNF/UFF - Lote A, estudantes de graduação do curso de Odontologia; torna público, para conhecimento dos interessados, que estão abertas as inscrições ao processo seletivo de discentes para provimento de até 12

bolsistas e até 06 acadêmicos não bolsistas, para integrarem o novo Grupo do Programa de

Educação Tutorial – PET, Edital MEC/SESu/SECAD nº. 09/2010. As vagas de bolsistas e não bolsistas são destinadas a alunos de graduação do curso de Odontologia – Bacharelado/PUNF/UFF

I - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

O PET constitui-se em um programa de educação tutorial desenvolvido em grupos organizados a partir de cursos de graduação das instituições de ensino superior do País, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, que tem por objetivos:

a) desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar;

b) contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação; c) estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica;

d) formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país; e e) estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior.

II – DOS OBJETIVOS

Objetivo Geral: partindo do princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, esta proposta tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento de atividades acadêmicas com alto nível de excelência, através de novas estratégias de ensino-aprendizagem, buscando não só a formação de um profissional com espírito crítico-reflexivo-humanístico, mas também com benefícios à comunidade e ao desenvolvimento regional.

Objetivos Específicos

1. Estimular os acadêmicos desde o início do Curso de Graduação em Odontologia em participar das atividades desenvolvidas pelo PET – Odontologia FOUFF/NF, oportunizando grupos de estudo auxiliares para o adequado desenvolvimento das habilidades e competências exigidas pelo projeto pedagógico do curso;

2. Aprimorar um ensino qualificado e responsável, embasado na “construção” da cidadania e a serviço do desenvolvimento social, através de atividades acadêmicas de qualidade de natureza coletiva, multi e inter-disciplinar.

3. Contribuir para o desenvolvimento de novas práticas e experiências (vivências) pedagógicas no curso de graduação em Odontologia.

4. Contribuir com a complementaridade das ações de pesquisa e extensão, através dos temas/ações executados pelo PET – Odontologia FOUFF/NF.

(5)

5. Proporcionar benefícios tanto para os acadêmicos que realizarem as atividades do grupo quanto para a comunidade de Nova Friburgo.

6. Contribuir na formação de um profissional que saiba não só exercer a profissão com excelência, mas também que saiba prover ações de cidadania, em busca do desenvolvimento social da comunidade em que estiver inserido.

III - DAS VAGAS

a) Serão oferecidas 12 VAGAS para bolsista no programa PET/Odontologia – Bacharelado/PUNF/UFF - Lote A, estudantes de graduação do curso de Odontologia;

b) Serão oferecidas ATÉ 6 VAGAS para não bolsista no PET/Odontologia – Bacharelado/PUNF/UFF - Lote A, estudantes de graduação do curso de Odontologia;

c) O estudante bolsista de grupo PET receberá mensalmente uma bolsa no valor de R$ 360,00 (trezentos e sessenta reais).

IV - DOS REQUISITOS BÁSICOS EXIGIDOS

Poderá ser bolsista de grupo PET o estudante de graduação de Odontologia- Bacharelado que atender aos seguintes requisitos:

a) estar regularmente matriculado como estudante de graduação no curso de Odontologia- Bacharelado/PUNF/UFF, cursando do 2º ao 7º semestre;

b) não ser bolsista de qualquer outro programa;

c) apresentar bom rendimento acadêmico com Coeficiente de Rendimento Escolar maior ou igual a 7,0;

d) ter disponibilidade para dedicar vinte horas semanais às atividades do programa;

f) alunos transferidos de outras instituições de ensino superior deverão ter cursado com comprovação até a data da inscrição, no máximo a carga horária total prevista do 1º ao 7º semestre no PPC do Curso - Bacharelado da UFF.

V - DOS DEVERES E ATRIBUIÇÕES DO ESTUDANTE BOLSISTA E NÃO BOLSISTA

São deveres dos estudantes bolsistas e não bolsistas do Grupo PET/Odontologia FOUFF/NF– Bacharelado/PUNF/UFF:

a) zelar pela qualidade acadêmica do PET; b) participar de todas as atividades programadas;

c) participar durante a sua permanência no PET em atividades de ensino, pesquisa e extensão; d) manter bom rendimento no curso de graduação;

e) contribuir com o processo de formação de seus colegas estudantes da IES;

f) publicar ou apresentar em evento de natureza científica um trabalho acadêmico por ano, individualmente ou em grupo;

g) fazer referência a sua condição de bolsista PET ou bolsista voluntário nas publicações e trabalhos apresentados;

h) cumprir as exigências estabelecidas no Termo de Compromisso;

i) cumprir 20 horas semanais de atividades, conforme horários preestabelecidos;

j) preencher e assinar regularmente o Registro de Freqüência Mensal e entregá-lo ao Coordenador do programa PET até o último dia útil do mês;

l) apresentar relatório final das atividades desenvolvidas ao Coordenador do programa PET, até 10 (dez) dias após o término do semestre letivo ou data previamente estipulada;

m) Os acadêmicos não-bolsistas estarão sujeitos aos mesmos requisitos de ingresso e permanência exigidos para os acadêmicos bolsistas, inclusive quanto à participação no processo seletivo e às atribuições do acadêmico bolsista.

(6)

VI - DO DESLIGAMENTO DO ESTUDANTE BOLSISTA E NÃO BOLSISTA:

Será desligado do Grupo PET o estudante bolsista e não bolsista nas seguintes situações:

a) conclusão, trancamento de matrícula institucional ou abandono de curso de graduação; b) desistência das atividades petianas;

c) rendimento escolar insuficiente;

d) acumular duas reprovações em disciplinas após o seu ingresso no PET;

e) descumprimento das obrigações junto às pró-reitorias de graduação e de extensão, ou equivalentes;

f) descumprimento dos deveres previstos; e

g) prática ou envolvimento em ações não condizentes com os objetivos do PET ou com o ambiente universitário.

VII – DA INSCRIÇÃO

As inscrições para o processo seletivo de bolsista e não bolsista serão

realizadas no período de 02 a 10 de dezembro de 2010, das 08h às 11h30min. e

das 13h30min. às 16h, no seguinte local: Secretaria Geral do PUNF.

Para se inscrever, o candidato deve preencher requerimento específico

disponível no local de inscrição (conforme Modelo ANEXO 1) e apresentar os

seguintes documentos:

a) Histórico Escolar atualizado e constando a matrícula no período 2/2010;

b) Curriculum Vitae com Xerox dos documentos comprobatórios;

c) Carta de Intenção (Modelo no ANEXO 2);

d) Cópia da Carteira de Identidade;

e) Cópia do CPF.

VIII – DO PROCESSO SELETIVO 1. DA COMISSÃO DE SELEÇÃO

A Comissão de Seleção será constituída por três (03) Professores do Curso de Odontologia, incluindo o Tutor, designados pelo Diretor do PUNF/UFF.

2. DA SELEÇÃO

O Processo Seletivo para o Grupo PET/Odontologia FOUFF/NF - Bacharelado PUNF/UFF - será realizado no dia 10 de dezembro de 2010 e será composto pelas seguintes etapas:

a) Análise de Currículo, conforme critérios estabelecidos no Anexo 3; b) Análise da Carta de intenção (Anexo 2);

c) Entrevista coletiva - a ser realizada no Auditório do PUNF/UFF), às 17h00, do dia 10/12/2010; d) Avaliação do histórico escolar (média aritmética com soma de todas as avaliações divididas pelo número de disciplinas cursadas).

3. DOS CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO

A atribuição das Bolsas PET aos acadêmicos de Odontologia - Bacharelado será de competência da Comissão de Seleção, mediante avaliação específica, atribuindo grau de 0 (zero) a 10 (dez), segundo os seguintes critérios:

a) Clareza, coerência e objetividade na expressão escrita apresentada na carta de intenção; b) Clareza, coerência e objetividade na expressão oral, no decorrer da entrevista coletiva; c) Desempenho acadêmico avaliado a partir do histórico escolar;

(7)

e) O candidato que não apresentar os documentos exigidos no momento da inscrição e/ou não comparecer a entrevista estará automaticamente eliminado do processo seletivo.

4. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

A divulgação dos resultados com a classificação final dos candidatos será realizada no dia 10 de dezembro de 2010 às 19h, no Mural do Curso de Odontologia - Bacharelado PUNF/UFF.

Os candidatos classificados até ao 12º lugar serão nomeados bolsistas e os que ficarem entre o 13º e 18º lugares serão nomeados não-bolsistas (voluntários), referendados pelo Comitê Local de Acompanhamento dos Grupos PET UFF.

IX - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Casos omissos a este edital serão julgados pela Comissão de Seleção, sendo as decisões desta comissão soberanas, irrecorríveis e irrevogáveis.

(8)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ACADÊMICOS

ANEXO 1

FORMULÁRIO PARA CADASTRO EM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET DADOS BÁSICOS

ÎCPF: ÎNOME:

ÎNACIONALIDADE: NATURALIDADE: MUNIC. NATURALIDADE:

ÎDATA DE NASCIMENTO: ÎSEXO:

[ ] 1 – Masc. 2 – Fem. ESTADO CIVIL: [ ] 1 – Casado 2 – Desquitado 3 - Divorciado 4 – Viuvo. 5 – Solteiro 6 – União Est. ÎT]IPO : [ ] 1 – Bolsista 2 - Tutor ÎNOME DA MÃE DADOS DO CURSO

CURSO INÍCIO (MM/AAAA) FIM (MM/AAAA)

DOCUMENTAÇÃO Î(Preencher todos os campos)

NÚMERO DATA DE EXPEDIÇÃO: O. EXPED.: UF TIPO

[ ] 1 – RG; 2 – CNH 3 – CTPS 4 – NIS 5 – PIS 6 – TIT.ELE ENDEREÇO CEP: LOGRADOURO:

NÚMERO COMPLEMENTO: BAIRRO:

UF: MUNICÍPIO: TIPO: [ ] 1 – Residencial

2 – Comercial 3 – Descanço DADOS PARA CONTATO

NR DDD NÚMERO TIPO (Residencial, Celular, Comercial, Recado) Î 1

2

Îe-mail e-mail (ALTERNATIVO)

PROGRAMA Î(Preencher todos os campos)

PROGRAMA: INÍCIO DA

VINCULAÇÃO FIM DA VINCULAÇÃO

LOCAL DE ATUAÇÃO ATENÇÃO: Os campos marcados com (Î) devem ser

obrigatoriamente preenchidos para conclusão do cadastro; As inclusões de bolsistas devem ser encaminhadas com pelo menos 15 dias de antecedência ao início das atividades do aluno no grupo.

UF MUNICÍPIO

AG. PREFERENCIAL DO BB PARA CRÉDITO

CÓDIGO MUNICÍPIO

Declaro que este formulário de inscrição contém informações completas e exatas, que aceito o sistema e os critérios adotados pela Instituição para avaliá-lo e comprometo-me a cumprir os regulamentos do programa PET-SESu/MEC. Declaro, ainda, que não sou bolsista de qualquer outro programa.

(9)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ACADÊMICOS

ANEXO 2

MODELO DA CARTA DE INTENÇÃO

A Carta de Intenção deve conter o seguinte cabeçalho

SELEÇÃO PET Odontologia FOUFF/NF - BACHARELADO PUNF/UFF – 2010

NOME: ____________________________________________________________________ MATRÍCULA: _________________________

DATA: ____________________

1. O corpo da Carta de Intenção deverá conter, no máximo, 03 páginas; 2. Ao final, a Carta deverá estar assinada;

3. A carta de intenção deve conter respostas as seguintes perguntas: • Quem é você?

• Quais são seus objetivos em ser um estudante do PET Odontologia - BACHARELADO? • O que motiva você a conseguir a bolsa PET Odontologia FOUFF/NF- BACHARELADO? • Argumente porque você é o candidato adequado para o programa PET Odontologia

FOUFF/NF- BACHARELADO?

• Como você vai se dedicar ao programa PET Odontologia FOUFF/NF- BACHARELADO e como conciliará com as demais atividades acadêmicas?

Referências

Documentos relacionados

Hoje o gasto com a saúde equivale a aproximada- mente 8% do Produto Interno Bruto (PIB), sendo que, dessa porcentagem, o setor privado gasta mais que o setor público (Portal

A Figura 17 apresenta os resultados obtidos por meio da análise de DSC para a amostra inicial da blenda PBAT/PHBH-0 e para as amostras PBAT/PHBH-4, PBAT/PHBH-8 e

A par disso, analisa-se o papel da tecnologia dentro da escola, o potencial dos recursos tecnológicos como instrumento de trabalho articulado ao desenvolvimento do currículo, e

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

No artigo 1, foram obtidas as classes de uso e ocupação do solo, a delimitação das áreas de preservação permanente (APP) e a identificação da ocorrência de conflito entre

Mário Sérgio Cortella – É evidente que você precisa se dedicar à carreira, mas não pode deixar que apenas um aspecto da vida obscureça todos os demais. É preciso

Eu, Clique aqui para digitar texto., CPF Clique aqui para digitar texto., portador do documento de identidade Clique aqui para digitar texto., atendendo ao Edital do

Analisar o impacto da qualidade da água produzida pelos sistemas de tratamento de unidades de diálise do Estado do Rio de Janeiro, nos resultados dos exames laboratoriais