• Nenhum resultado encontrado

Itaú Personnalité Petrobras Fundo de Investimento em Ações da Petrobras

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Itaú Personnalité Petrobras Fundo de Investimento em Ações da Petrobras"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Itaú Personnalité Petrobras

Fundo de Investimento em Ações da Petrobras

O investimento no Itaú Personnalité Petrobras Fundo de Investimento em Ações da Petrobras (o "Fundo") sujeita o investidor a riscos, conforme descrito na seção Fatores de

Risco deste Prospecto. Ainda que o gestor da carteira de valores mobiliários do Fundo (o

"Gestor" e a "Carteira") mantenha sistema de gerenciamento de riscos, não há garantia de completa eliminação de possibilidade de perdas para o Fundo e para o investidor.

O Fundo não conta com garantia de seu administrador Banco Itaú S/A, do Gestor, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do Fundo Garantidor de Créditos - FGC.

A rentabilidade obtida no passado não implica em compromisso de rentabilidade futura. As informações contidas neste Prospecto estão em consonância com o regulamento do Fundo (o "Regulamento"), porém não o substituem. É recomendada a leitura cuidadosa tanto deste Prospecto quanto do Regulamento, com especial atenção às cláusulas relativas ao objetivo e à política de investimento do Fundo, bem como às disposições deste Prospecto que tratam dos fatores de risco aos quais o Fundo está exposto.

Todo o cotista, ao ingressar no Fundo, deverá atestar, por meio de termo de adesão, que recebeu exemplar deste Prospecto e do Regulamento do Fundo, que tomou ciência dos objetivos do Fundo e de sua política de investimento, da taxa de administração devida ao Administrador, da taxa de resgate devida ao Fundo e da possibilidade de ocorrência de variação no valor do patrimônio líquido do Fundo.

Este Prospecto foi preparado com as informações necessárias ao atendimento às normas emanadas da Comissão de Valores Mobiliários, bem como às disposições do Código de Auto-Regulação da Associação Nacional dos Bancos de Investimento - ANBID para a Indústria de Fundos de Investimento. A autorização para funcionamento e/ou venda das cotas deste Fundo não implica, por parte da Comissão de Valores Mobiliários e da ANBID, garantia de veracidade das informações prestadas, de adequação do Regulamento e deste Prospecto à legislação vigente ou julgamento sobre a qualidade do Fundo, do Administrador e demais instituições prestadoras de serviços.

Julho de 2000 I. Base Legal

O Fundo é uma comunhão de recursos, constituído sob o regime de condomínio aberto, com prazo de duração indeterminado, sendo regulado basicamente por seu Regulamento,

(2)

pelas Instruções CVM nºs 302, 303 e 305, de 5 de maio de 1999 e alterações posteriores, e demais disposições legais e regulamentares a ele aplicáveis.

II. Apresentação do Administrador

O fundo é administrado pelo Banco Itaú S.A., um dos maiores administradores de fundos de investimento do país. O volume de recursos sob sua responsabilidade ao final do mês de Maio de 2000 alcançou R$ 38,6 bilhões.

O Banco Itaú S.A. iniciou como gestor de recursos em meados da década de 60 e vem evoluindo constantemente nestes mais de trinta anos de dedicação ao segmento.

Conta com uma equipe altamente especializada que, através da utilização dos mais avançados processos de seleção de ativos e gestão de risco, busca proporcionar o melhor retorno para os clientes dentro das particularidades de cada produto.

O Banco Itaú S.A. sempre se destacou por sua política de transparência, procurando prestar informações claras e precisas sobre a forma de administrar os recursos dos clientes.

No Itaú, o investidor recebe informações sobre as opções de investimentos disponíveis, a composição da carteira dos fundos, os riscos e oportunidades envolvidos. Sua equipe está sempre pronta para orientar cada cliente com dados atualizados do mercado financeiro. III. Prestadores de Serviços

O Gestor

Nos termos da regulamentação em vigor, a gestão da carteira de valores mobiliários de um fundo de investimento pode ser realizada por terceiro contratado pelo administrador do fundo, desde que esse terceiro esteja autorizado pela CVM a prestar tais serviços.

Apesar dessa prerrogativa da regulamentação, a Carteira é atualmente gerida pelo próprio Administrador.

O Custodiante

Atualmente, a custódia dos valores mobiliários integrantes da Carteira é realizada pelo Administrador

O Distribuidor

Atualmente, apenas o Administrador realiza atividade de distribuição de cotas do Fundo.

(3)

O Administrador é o responsável pela escrituração das cotas do Fundo, efetuando os registros e resgates das mesmas

O Auditor Independente

O auditor independente, profissional registrado pela CVM responsável pela auditoria do Fundo e elaboração de parecer relativo ao demonstrativo sintético do Fundo, bem como de suas demonstrações contábeis é KPMG Auditores Independentes.

IV. Política de Relação com Instituições do Mercado

O Banco Itaú S.A. utilizará a Itaú Corretora como principal intermediadora das operações do fundo e poderá, utilizar outras corretoras, que serão escolhidas em função dos critérios de idoneidade, capacitação técnica no fornecimento de informações sobre empresas com ações negociadas em bolsa de valores e capacidade de avaliação do mercado brasileiro e internacional.

O Banco Itaú S.A. e suas coligadas não poderão atuar como contrapartes, direta ou indiretamente, em operações com a carteira do fundo, conforme determina a legislação da Comissão de Valores Mobiliários.

O Itaú Personnalité Petrobras poderá adquirir títulos oriundos de operações de colocação de títulos e valores mobiliários que tenham o Banco Itaú S.A., coligados ou outras Instituições Financeiras como Agente Colocador, a taxas e condições de mercado.

Todo cotista deve estar ciente de que o Banco Itaú S.A. e demais empresas sob controle direto e indireto da Itaúsa - Investimentos Itaú S.A., atuam nos diversos segmentos do mercado financeiro e de capitais, podendo manter negócios com entidades e sociedades que sejam emitentes de títulos e valores mobiliários detidos pelo Fundo.

V. Objetivos de Investimento

O objetivo do Fundo consiste em aplicar seus recursos, preponderantemente, na aquisição de ações ordinárias de emissão da Petróleo Brasileiro S.A. - PETROBRAS ("Ações da Petrobras" e "Petrobras"), a serem alienadas durante distribuição secundária pública que será realizada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social ("BNDES"), na qualidade de gestor do Fundo Nacional de Desestatização ("FND"), em nome da União Federal (a "Distribuição"), ações estas transferidas para o FND por meio do Decreto nº 2.478/98.

VI. Política de Investimento e Composição da Carteira

As aplicações do Fundo são subordinadas aos requisitos de composição e diversificação da Carteira estabelecidas pela regulamentação em vigor e pelo Regulamento, sendo que as aplicações em ações são realizadas por meio de subscrição de oferta pública ou de

(4)

aquisição em bolsas de valores ou em mercado de balcão organizado por instituição autorizada a funcionar pela CVM.

Composição da Carteira antes da Aquisição das Ações da Petrobras na Distribuição

Durante o período compreendido entre a primeira integralização de cotas do Fundo e a data da Distribuição, o Administrador aplicará a totalidade dos recursos do Fundo em títulos de renda fixa públicos federais.

Caso o período mencionado no parágrafo anterior seja superior a 60 (sessenta) dias, o Administrador, no período compreendido entre o 61º (sexagésimo primeiro) dia, contado da data da primeira integralização de cotas do Fundo, e a data da Distribuição, deverá aplicar (i) 49% (quarenta e nove por cento) do patrimônio líquido do Fundo em títulos de renda fixa públicos federais; e (ii) 51% (cinqüenta e um por cento) do patrimônio líquido do Fundo em ações que integram o IBOVESPA - Índice de Ações da Bolsa de Valores de São Paulo.

Atuação do Administrador durante a Distribuição

Durante a Distribuição, o Administrador usará os melhores esforços para adquirir Ações da Petrobras em quantidade suficiente para a alocação de no mínimo 95% (noventa e cinco por cento) do patrimônio líquido do Fundo em tais valores mobiliários, sendo que o saldo remanescente de até 5% (cinco por cento) do patrimônio líquido do Fundo deverá ser alocado em títulos públicos federais de renda fixa.

Composição da Carteira caso o Administrador alcance o Objetivo do Fundo

Nos termos do Regulamento do Fundo, ao final da Distribuição, o Patrimônio Líquido do Fundo deverá estar alocado da seguinte forma, no caso do Administrador conseguir atingir o objetivo do Fundo: (i) no mínimo 95% (noventa e cinco por cento) do Patrimônio Líquido e no máximo 100% (cem por cento) do Patrimônio Líquido em Ações da Petrobras; e (ii) no mínimo 0% (zero por cento) do Patrimônio Líquido e no máximo 5% (cinco por cento) do Patrimônio Líquido em títulos de renda fixa públicos federais.

Hipótese de não alcance do Objetivo do Fundo durante a Distribuição

No caso do Administrador não conseguir adquirir Ações da Petrobras em quantidade suficiente para alocar no mínimo 95% (noventa e cinco por cento) do patrimônio líquido do Fundo nos termos do parágrafo anterior, por motivo de excesso de demanda para compra das Ações da Petrobras, o Administrador deverá usar os seus melhores esforços para alocar a maior parcela possível do patrimônio líquido do Fundo em Ações da Petrobras durante a Distribuição, sendo que o saldo remanescente deverá ser mantido aplicado em títulos públicos federais de renda fixa até o limite máximo de 49% (quarenta e nove por cento) do patrimônio líquido do Fundo.

(5)

Caso a parcela do patrimônio líquido do Fundo que não tenha sido utilizada para aquisição de Ações da Petrobras represente mais do que 49% (quarenta e nove por cento) do patrimônio líquido do Fundo, o Administrador deverá alocar essa parcela não aplicada em Ações da Petrobras da seguinte forma: (i) no mínimo 49% (quarenta e nove por cento) aplicado em títulos de renda fixa públicos federais; e (ii) no máximo 51% (cinqüenta e um por cento) em ações que integram o IBOVESPA.

Limite de Aplicação em Títulos e Valores Mobiliários de emissão do Administrador e/ou de Empresas a ele ligadas

O Fundo não poderá aplicar os seus recursos na aquisição de títulos e valores mobiliários de emissão do Administrador e/ou de empresas a ele ligadas.

Limite de Aplicação em Cotas de emissão de Fundos de Investimento administrados pelo Administrador e/ou por Empresas a ele ligadas.

O Fundo não poderá aplicar os seus recursos na aquisição de cotas de emissão de quaisquer fundos de investimento existentes no mercado, bem como em cotas de emissão de fundos de investimento administrados pelo Administrador e/ou por empresas a ele ligadas.

VII. Fatores de Risco

Não obstante a diligência do Administrador em selecionar as melhores opções de investimento, a Carteira está, por sua própria natureza, sujeita às flutuações de preços/cotações do mercado, aos riscos de crédito e liquidez e às variações de preços e cotações inerentes aos seus ativos, o que pode acarretar perda patrimonial ao Fundo, não sendo o Administrador, em hipótese alguma, excetuadas as ocorrências resultantes de comprovado erro ou má-fé, responsabilizado por qualquer depreciação dos bens da Carteira, ou por eventuais prejuízos em caso de liquidação do Fundo ou resgate de cotas. Antes de tomar uma decisão de investimento no Fundo, os potenciais investidores devem considerar cuidadosamente, à luz de suas próprias situações financeiras e objetivos de investimento, todas as informações disponíveis neste Prospecto e, em particular, avaliar os fatores de risco descritos a seguir.

Risco de Mercado

O valor dos ativos que integram ou que vierem a integrar a Carteira do Fundo podem aumentar ou diminuir de acordo com as flutuações de preços e cotações de mercado, as taxas de juros e os resultados das empresas cujos valores mobiliários por elas emitidos componham a Carteira, sendo que em caso de queda do valor dos ativos que compõem a Carteira o patrimônio líquido do Fundo pode ser afetado negativamente. A queda dos preços dos ativos integrantes da Carteira podem ser temporárias, não existindo, no entanto, garantia de que não se estendam por períodos longos e/ou indeterminados.

(6)

Consiste no risco dos emissores de títulos/valores mobiliários de renda fixa que integram ou que venham a integrar a Carteira não cumprirem suas obrigações de pagar tanto o principal como os respectivos juros de suas dívidas para com o Fundo.

Risco de Liquidez

Consiste no risco do Fundo não estar apto a efetuar, dentro do prazo máximo de 4 (quatro) dias, estabelecido no Regulamento e na regulamentação em vigor, pagamentos relativos a resgates de cotas do Fundo quando solicitados pelos cotistas, em decorrência de condições atípicas de mercado, grande volume de solicitações de resgate e/ou outros fatores que acarretem na falta de liquidez dos mercados nos quais os valores mobiliários integrantes da Carteira são negociados.

Riscos Decorrentes da Concentração da Carteira

No caso do Administrador conseguir atingir o principal objetivo do Fundo, que consiste na alocação de no mínimo 95% (noventa e cinco por cento) e no máximo 100% (cem por cento) do patrimônio líquido do Fundo em Ações da Petrobras, a Carteira estará sujeita aos riscos associados às variações do desempenho da Petrobras, bem como do próprio setor econômico no qual a Petrobras atua.

Sugerimos ao investidor que leia especialmente o Prospecto de Distribuição Pública Secundária de Ações Ordinárias da Petrobras, disponível no site www.bndes.gov.br ou por meio magnético junto ao Administrador, especialmente a Seção "Fatores de Risco", a fim de obter maiores informações e esclarecimentos sobre os fatores de risco associados às Ações da Petrobras.

Política e Limites de Alavancagem mediante a utilização de Derivativos

O Fundo não realizará nenhum tipo de operação mediante a utilização de quaisquer modalidades de derivativos.

VIII. Gerenciamento de Riscos

A gestão dos fundos administrados pelo Banco Itaú S.A. prima pela transparência, competência e cumprimento total das características do fundo.

Cada fundo tem sua política de investimento determinada pelo Comitê de Produtos, no qual participam os principais executivos da Área de Administração de Recursos de Terceiros. O Itaú privilegia como forma de redução de riscos, decisões colegiadas tomadas por diferentes comitês que avaliam as condições dos mercados financeiro e de capitais, analisando criteriosamente os diversos setores da economia brasileira.

Através destes comitês, são traçados os parâmetros de atuação dos fundos, visando, assim, minimizar imprevistos no tocante ao risco.

(7)

O risco de cada fundo e o cumprimento total de sua política de investimento são monitorados por uma área completamente separada da área de gestão, garantindo maior segurança e transparência.

IX. Público Alvo

O Fundo destina-se exclusivamente a investidores pessoas físicas, clientes do Administrador ou de empresas a ele ligadas, residentes e domiciliados no Brasil, que pertençam ao segmento Personnalité.

X. Regras de Movimentação

As Cotas

Características Básicas

As cotas do Fundo correspondem a frações ideais de seu patrimônio e asseguram a seus titulares os mesmos direitos, inclusive no tocante a prazos, taxas e despesas, não podendo ser cedidas ou transferidas, exceto em caso de decisão judicial.

É adotada a sistemática de números fracionários de cotas.

As cotas do Fundo são nominativas, devendo ser mantidas em contas de depósito em nome de seus titulares.

A qualidade de cotista será comprovada por meio da inscrição do mesmo no registro de cotistas do Fundo e pelo extrato das contas de depósito a que se refere o parágrafo anterior.

Forma de Integralização

A subscrição e integralização das cotas do Fundo por parte dos investidores enquadrados na definição da Seção Público Alvo deste Prospecto dar-se-á em moeda corrente nacional, devendo constar do recibo fornecido ao investidor, expressamente, o valor dos recursos investidos.

Valor de Emissão

Até a aquisição das Ações da Petrobras, o valor de emissão das cotas do Fundo será correspondente ao valor apurado no fechamento do dia da efetiva disponibilidade dos recursos do cotista entregues ao Administrador. Após a aquisição das Ações da Petrobras não será mais permitida a emissão de novas cotas do Fundo.

O valor das cotas do Fundo será determinado com base em avaliação do patrimônio líquido do Fundo realizada de acordo com as normas editadas pela Comissão de Valores Mobiliários.

(8)

Aplicação Mínima e Máxima

O valor mínimo de aplicação no Fundo por cada cotista será de R$ 300,00 (trezentos reais) e o valor máximo será de R$ 100.000,00 (cem mil reais).

Ao ingressar no Fundo, o cotista não poderá aplicar em outros Fundos de Investimento em Ações da Petrobras que tenham sido constituídos para adquirir Ações da Petrobras durante a Distribuição, exceção feita aos fundos mútuos de privatização - FGTS.

Taxa de Ingresso

Não haverá taxa de ingresso quando da entrada dos cotistas no Fundo.

Resgate

As cotas do Fundo somente poderão ser resgatadas após um período de 7 (sete) meses e 15 (quinze) dias de carência, contados da data da emissão de cada cota ("Prazo de Carência"). No caso do Administrador não conseguir adquirir quaisquer Ações da Petrobras, os cotistas estarão liberados do Prazo de Carência depois da Distribuição das Ações da Petrobras, podendo realizar o resgate de suas cotas a qualquer tempo.

No caso do Administrador constatar, a qualquer momento, (i) que o cotista já aplicou no Fundo valores que excedem o limite de R$ 100.000,00 (cem mil reais), ou (ii) que o cotista já aplicou em outros fundos de investimento em ações criados para adquirir Ações da Petrobras, excetuados os fundos mútuos de privatização FGTS, o Administrador procederá ao resgate compulsório das cotas desse cotista, correspondentes ao valor que tiver excedido o limite de R$ 100.000,00 (cem mil reais) no caso previsto no item (i) acima ou ao valor total da aplicação do cotista no Fundo no caso previsto no item (ii) acima. Nessas hipóteses não se aplicará o Prazo de Carência.

Após transcorrido o Prazo de Carência, as cotas poderão ser resgatadas a qualquer tempo, pelo valor apurado no fechamento do dia útil subseqüente ao do recebimento do pedido de resgate, devendo o correspondente pagamento ser efetivado dentro de no máximo 4 (quatro) dias úteis, contados da data de solicitação do resgate na sede ou dependências do Administrador.

O pagamento correspondente ao resgate das cotas do Fundo será deduzido, se for o caso, do valor da taxa de resgate de que trata o parágrafo abaixo. O pagamento do resgate deverá ser feito em moeda corrente nacional, por meio de cheque, crédito em conta corrente ou ordem de pagamento. Em casos especiais, mediante prévia autorização da CVM, o resgate poderá ser efetuado em títulos/valores mobiliários ou em prazo superior a 4 (quatro) dias úteis. Caso haja atraso no pagamento do resgate de cotas, o Administrador incorrerá em multa, em favor do cotista, de 0,5% (meio por cento) sobre o valor do resgate por cada dia de atraso.

(9)

No caso dos cotistas solicitarem resgate após o Prazo de Carência e dentro do período compreendido entre 6 (seis) meses e um dia após a data da aquisição das Ações da Petrobras durante a Distribuição e 12 (doze) meses desta data, será devida ao Fundo uma taxa de resgate definida nos termos do parágrafo abaixo (a "Taxa de Resgate").

A Taxa de Resgate será descontada do valor a ser pago ao cotista pelo Fundo quando da realização do pagamento do resgate de suas cotas no prazo estabelecido no parágrafo acima, a qual será calculada da seguinte forma:

TR= N x D/2, onde TR =Taxa de Resgate

N =número de cotas resgatadas

D/2 =valor, em reais, resultante da divisão do desconto total obtido pelo Fundo quando da aquisição das Ações da Petrobras pelo número de cotas emitidas pelo Fundo no momento da aquisição das Ações da Petrobras, dividido por dois.

A Taxa de Resgate será destinada a devolver a metade do desconto obtido pelo Fundo quando da aquisição das Ações da Petrobras alienadas na Distribuição, ou seja, 10% (dez por cento) do valor da aquisição das Ações da Petrobras, desconto este condicionado à realização de investimento nas Ações da Petrobras por prazo mínimo de 12 (doze) meses. No caso do Fundo não adquirir quaisquer Ações da Petrobras ou após decorrido o prazo de 12 (doze) meses, contado da data de aquisição das Ações da Petrobras, não será cobrada qualquer taxa de resgate dos cotistas do Fundo quando da efetuação de resgate.

Alterações nas Regras de Movimentação

Eventuais alterações nas regras de movimentação expostas neste Prospecto serão informadas aos cotistas através do extrato mensal e permanecerão à disposição dos cotistas no departamento indicado na Seção Atendimento aos Cotistas.

XI. Política de Distribuição de Resultados

O Fundo poderá pagar aos cotistas as quantias que lhe forem atribuídas a título de dividendos distribuídos pela Petrobras ou recebidos em razão dos demais valores mobiliários integrantes da Carteira.

XII. Taxas e Encargos do Fundo

O Administrador receberá como remuneração pela prestação dos serviços de gestão e administração do Fundo, percentual anual fixo de 2% (dois por cento) sobre o valor do

(10)

patrimônio líquido do Fundo, o qual será apropriado por dia útil como despesa do Fundo e pago mensalmente.

Além da remuneração do Administrador descrita acima, as seguintes despesas relativas às atividades do Fundo são consideradas encargos do Fundo: (i) taxas, impostos ou contribuições federais, estaduais ou municipais, que recaiam ou venham a recair sobre os bens, direitos e obrigações do Fundo; (ii) despesas com o registro de documentos em cartório, impressão, expedição e publicação de relatórios, formulários e periódicos do Fundo, previstos na regulamentação pertinente; (iii) despesas com correspondência de interesse do Fundo, inclusive comunicações aos cotistas; (iv) honorários e despesas do auditor independente; (v) emolumentos e comissões pagas em decorrência de operações do Fundo; (vi) honorários de advogado, custas e despesas processuais correlatas, incorridas em razão de defesa dos interesses do Fundo, em juízo ou fora dele, inclusive o valor da condenação, imputada ao Fundo, se for o caso; (vii) parcela de prejuízos não coberta por apólices de seguro e não decorrente diretamente de culpa ou dolo do Administrador no exercício de suas funções; (viii) despesas com custódia e liquidação de operações com títulos e valores mobiliários; e (ix) despesas com fechamento de câmbio para as operações permitidas no âmbito do Mercosul, ou com certificados ou recibos de depósito de valores mobiliários.

Quaisquer despesas não previstas neste Prospecto e no Regulamento como encargos do Fundo, inclusive relativas à contratação de serviços de terceiros e a elaboração deste Prospecto devem correr por conta do Administrador.

XIII. Regras de Tributação do Fundo

No caso do Administrador conseguir alocar 95% do patrimônio líquido do Fundo em Ações da Petrobras

A atual legislação fiscal estabelece que as carteira dos fundos de investimento em ações não está sujeita à incidência de imposto de renda. Apesar disso, vale lembrar que, como regra geral, os cotistas do Fundo são tributados quando do resgate de suas cotas. Tendo em vista que as cotas do Fundo apenas serão resgatadas após decorrido o Prazo de Carência e que nessa época a Carteira será composta preponderantemente pelas Ações da Petrobras, a alíquota aplicável no resgate das cotas do Fundo será aquela aplicada aos fundos de investimento em ações, qual seja 10% (dez por cento) do rendimento auferido pelo cotista. A partir do ano de 2002 a alíquota de que tratamos acima será majorada para 20% (vinte por cento). Atualmente, os fundos de investimento em ações estão sujeitos à alíquota zero no que se refere ao Imposto sobre Operações Relativas a Títulos ou Valores Mobiliários ("IO/Títulos"). Esta alíquota, todavia, poderá ser majorada no futuro.

No caso do Administrador não conseguir alocar 95% do patrimônio líquido do Fundo em Ações da Petrobras

Nesta hipótese, a regra de tributação dos cotistas poderá variar da elencada no parágrafo acima, dependendo da composição da Carteira. Se depois da Distribuição, no mínimo 67% (sessenta e sete por cento) do patrimônio líquido do Fundo corresponder a Ações da

(11)

Petrobras e a outras ações, os cotistas serão tributados da mesma forma indicada no parágrafo acima.

Caso contrário, o Fundo será tributado como um fundo de renda fixa, com ou sem prazo de resgate, dependendo da composição da Carteira. Se depois da Distribuição nenhuma parcela do patrimônio líquido do Fundo estiver alocada em quaisquer Ações da Petrobras, o Fundo será tributado como um fundo de renda fixa sem prazo de carência. Nesta hipótese, os cotistas serão tributação na fonte, no último dia útil de cada mês, ou no resgate se ocorrido antes desse período, à alíquota de 20% (vinte por cento) sobre o rendimento auferido no período (existem algumas exceções a esta incidência). Além disso, os fundos de renda fixa estão sujeitos à incidência do IO/Títulos, segundo uma tabela regressiva, anexa à Portaria MF nº 264/99 (existem algumas exceções a esta incidência). Segundo essa Portaria, resgates efetuados em prazo de até 29 dias (inclusive), sujeitam-se ao IO/Títulos, calculado de forma percentual ao rendimento auferido, sendo que quanto maior o prazo da aplicação, menor será a incidência do imposto. O IO/Títulos pode ser deduzido do cálculo do Imposto de Renda Retido na Fonte, e não incide, atualmente, sobre a carteira dos fundos de renda fixa.

Se depois da Distribuição o patrimônio líquido do Fundo estiver alocado em até 66% de Ações da Petrobras e outras ações, o Fundo será tributado como um fundo de renda fixa com prazo de resgate, à alíquota de 20% (vinte por cento). Neste caso, a tributação ocorrerá na data em que se completar cada período de carência para resgate das cotas com rendimento. No caso de fundos com período de carência superior a noventa dias (o caso do Fundo nesta hipótese) a tributação ocorrerá no último dia útil de cada trimestre calendário, ou no resgate, se ocorrido em outra data. [estabelecer tributação neste caso]Além disso, os fundos de renda fixa com prazo de carência estão sujeitos ao IO/Títulos, à alíquota atual de 0,5% (meio por cento) ao dia, limitado à diferença entre o valor da cota no dia do resgate, multiplicado pelo número de cotas resgatadas e o valor pago ou creditado ao quotista. Este imposto somente incidirá na hipótese de o investidor resgatar cotas antes de completado o prazo de carência para crédito dos rendimentos.

Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira

Sobre os recursos entregues pelos cotistas para aplicação no Fundo, independentemente da composição da Carteira incidirá Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira ("CPMF"), atualmente à alíquota de 0,30% (três décimos por cento). Não é possível assegurar, neste instante, que tal tributo não seja majorado no futuro.

É importante ressaltar que, em decorrência das alterações constantes às quais a legislação fiscal brasileira está sujeita, novas obrigações podem ser impostas sobre o Fundo pelas autoridades fiscais no futuro.

Além disso, poderão haver outras incidências tributárias sobre os rendimentos produzidos pelo Fundo, dependendo da forma de tributação a que cada cotista estiver sujeito.

(12)

Nos termos da regulamentação atual aplicável aos fundos de investimento em ações, nenhuma informação periódica relativa ao Fundo precisa ser divulgada mediante utilização de jornais. No entanto, em caso de necessidade de divulgação de qualquer ato ou fato relevante, nos termos da regulamentação vigente, o Administrador deverá proceder à publicação no jornal O Estado de São Paulo.

XV. Atendimento aos Cotistas

A obtenção do Regulamento bem como eventuais informações adicionais, reclamações e sugestões podem ser realizadas junto ao departamento mantido pelo Fundo destinado especialmente ao atendimento dos cotistas, localizado na sede do Administrador, na Rua Boa Vista, 185. O responsável pelo departamento é o Sr. Walter I. Nogueira, cujo telefone é (0xx11) 3012-4828, (0xx21) 2202-4828 ou outras localidades 0800-121212 e o fac-símile é (0xx11) 5029-1726.

Além disso, o Personnalité Itaú coloca a sua disposição o Itaú Investnet Personnalité - o Site de investimentos do Personnalité Itaú, o mais completo serviço de assessoria financeira de acordo com o perfil de cada cliente, basta acessar www.personnaliteinvestnet.com.br ou www.personnaliteitau.com.br.

Referências

Documentos relacionados

A assistência da equipe de enfermagem para a pessoa portadora de Diabetes Mellitus deve ser desenvolvida para um processo de educação em saúde que contribua para que a

Banco do Brasil S.A. Banco do Brasil S.A. Banco do Brasil S.A.. Banco do Brasil S.A.. TEME) PRODUTOS AGRÍC.. EM CULTURAS PERM. PERM.) COLHEITA PRODUTOS AGRÍC.. de Alvenaria 5

Cada equipe poderá inscrever 01 (treinador), o qual não poderá ser atleta inscrito na competição, deverá estar uniformizado, bem como sua organização da equipe (jogadores

automaticamente suspenso da primeira ou próxima partida de sua equipe, e julgado pela Comissão de Julgamento de Futebol, podendo receber outras punições. ARTIGO 17 – O atleta

A Gestão da Prevenção, quer iremos escalpelizar neste Guia Técnico exclusivo d´O Portal da Construção, deve sugerir algumas formas de como as empresas podem

Acompanhe-nos nos capítulos seguintes enquanto aprofundamos mais este tema... Este diploma impõe as prescrições mínimas de segurança e saúde na

ferramentas subjacentes/produtos dependendo da cotação de cada Empresa, o preço derivado pode ser afetado por outros fatores listados aqui. A Empresa avaliará

Neste módulo, vimos como surgiu a previdência social no Brasil e no mundo e vimos também que a seguridade social foi definida na Constituição Federal como “um conjunto de ações,