• Nenhum resultado encontrado

RESOLUÇÃO Nº 136, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2013.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RESOLUÇÃO Nº 136, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2013."

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

O COLEGIADO DE CURSO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS NÍVEL MESTRADO, no uso de suas atribuições legais, resolve:

I – Aprovar e fixar as Normas de Credenciamento, Redecredenciamento e Descredenciamento do Programa de Pós-Graduação stricto sensu, nível de Mestrado em Letras, ministrado no Câmpus de Três Lagoas, anexo a esta Resolução.

II – Revogar a Resolução nº 065, de 8 de junho de 2010, publicada BS 4837, de 2/7/2010, página 19, e a Resolução nº 058, de 16 de julho de 2013, publicada BS 5593, de 16/07/2013, página 28.

Kelcilene Grácia Rodrigues Presidente

(2)

CONTINUAÇÃO DA RESOLUÇÃO Nº 136, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2013.

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 1º Fixar Normas para credenciamento, recredenciamento e descredenciamento de docentes do Programa de Pós-Graduação em Letras do Câmpus de Três Lagoas da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Art. 2º O docente interessado em se credenciar ou se recredenciar junto ao Curso de Mestrado em Letras deverá ter projeto de pesquisa em andamento, orientandos de Iniciação Científica, produção científica nas Produções 1 e 2, de acordo com a CAPES, e cumprir as demais determinações deste Regulamento.

Parágrafo único. O docente deve apresentar produção científica variada, ampla e constante nos diversos tópicos e indicadores classificados pela CAPES:

Produção 1: livro; capítulo de livro; organização de livro; organização de número temático ou dossiê de periódico; editoria de periódico científico; artigo e resenha em periódico nacional ou estrangeiro com arbitragem de pares, classificados entre A1 e B2; trabalho completo em anais de congressos internacionais publicado no exterior ou no Brasil, no caso de eventos itinerantes, com arbitragem de pares; tradução de livro ou capítulo de livro e artigo científico, desde que vinculados às linhas e aos projetos de pesquisa do Programa; livros didáticos destinados ao ensino fundamental, médio e superior; prefácio e verbetes descritivos que configurem como ensaio. OBS: A área de Letras & Linguística da CAPES considera como publicações relevantes na Produção 1, artigos em periódicos classificados como A1, A2, B1 e B2, livros autorais completos, capítulos de livros classificados no Qualis nos estratos L2, L3 e L4.

Produção 2: trabalho completo publicado em anais; apresentação de trabalho em congresso ou evento similar; conferência ou palestra; artigo ou resenha em jornal ou revista; prefácio ou apresentação de publicação, que não se configure como ensaio; organização de anais de eventos científicos com ISBN; produção artística; livros de caráter didático; organização de evento; e produção técnica.

(3)

Art. 3º O docente do Quadro Permanente do Programa, por ocasião de sua aposentadoria, poderá continuar integrado ao Núcleo Permanente do Programa desde que tenha firmado com a UFMS termo de compromisso de participação como docente do Programa.

Art. 4º O docente do Quadro Permanente do Programa ao desvincular-se da UFMS poderá permanecer no Programa, como permanente ou colaborador, desde que faça pedido formal junto ao Colegiado e apresente, no ato da solicitação, autorização da instituição com a qual tem vínculo funcional-administrativo para atuar, em atividades de ensino e/ou orientação, no PPG-Letras.

Parágrafo Único. O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Letras, ao julgar o processo de permanência, categoria de atuação ou descredenciamento do docente no Programa levará em consideração as diretrizes deste Regulamento e do Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFMS, o cumprimento às recomendações emitidas periodicamente pela CAPES relativas aos aspectos e aos critérios de avaliação dos programas de pós-graduação em Letras & Linguística, verificando o cumprimento das metas definidas pelo Programa.

Art. 5º O Coordenador do Mestrado em Letras é responsável pelo acompanhamento, ano a ano, da produção intelectual do docente do Programa para, se for necessário, alertá-lo da quantidade de publicações qualificadas exigidas pelo Programa, utilizando-se, para tanto, de comunicação pelo endereço eletrônico do docente e/ou Comunicação Interna.

Art. 6º O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Letras, ao julgar os processos de credenciamentos, recredenciamentos e descredenciamentos, levará em consideração o parecer de uma Comissão instituída pelo Colegiado, que deverá analisar o histórico do docente nos últimos três anos, as diretrizes deste Regulamento e do Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFMS, o cumprimento às recomendações emitidas periodicamente pela CAPES relativas aos aspectos e aos critérios de avaliação dos programas de pós-graduação em Letras & Linguística, verificando o cumprimento das metas definidas pelo Programa.

(4)

CONTINUAÇÃO DA RESOLUÇÃO Nº 136, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2013. CAPÍTULO II

NORMAS PARA CREDENCIAMENTO

Art. 7º O docente que pertence ao quadro de professores concursados da UFMS interessado em se credenciar junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras do Câmpus de Três Lagoas deve encaminhar seu pedido ao Colegiado do PPG-Letras apresentando os seguintes documentos: a) formulário preenchido em que solicita o credenciamento no Programa; b) formulário contendo produção intelectual nos últimos três anos; c) cópia do(s) projeto(s) de pesquisa em andamento; d) comprovante de cadastro do(s) projeto(s) de pesquisa; c) currículo Lattes, devidamente documentado com as publicações referentes aos últimos três anos, retroativos à data da solicitação.

§ 1º O docente permanente do Programa poderá indicar ao Colegiado de Curso, com justificativa fundamentada, professor da UFMS e de outras IES para ser credenciado, como permanente ou colaborador, no Programa para a linha de pesquisa em que atua.

§ 2º O convite para o credenciamento de professores da UFMS e de outras IES no PPG-Letras, após aprovação pelo Colegiado, será encaminhado exclusivamente pelo Presidente do Colegiado.

§ 3º O docente interessado em se credenciar, como permanente ou colaborador, junto ao Programa deve providenciar todos os documentos exigidos no Art. 7º deste Regulamento. A falta de qualquer documento impede a apreciação da solicitação de credenciamento no Colegiado.

§ 4º A solicitação de credenciamento deve ser feita no primeiro semestre do ano da trienal da CAPES, devendo o docente apresentar a seguinte produção:

I. No mínimo 6 artigos em periódicos no estrato superior (entre A1 e B2) da Produção 1 nos três anos anteriores;

II. No mínimo 9 outras produções científicas, na Produção 1 ou na Produção 2, nos três anos anteriores, além das previstas no inciso anterior; e

III. No mínimo uma orientação de Iniciação Científica concluída.

§ 5º Solicitações fora do prazo serão analisadas pelo Colegiado, que observará, para deferi-las ou não, além do prescrito neste Regulamento, as normas da UFMS, as orientações do Documento de Área, as diretrizes da CAPES, as necessidades e o cumprimento das metas definidas pelo Programa.

§ 6º O docente interessado em se credenciar no Mestrado em Letras deve ter projeto de pesquisa que possa ser vinculado a uma das linhas de pesquisa do Programa e estar ciente de que deverá desempenhar as seguintes atribuições:

(5)

a) Atuar na Graduação (ensino, orientação de iniciação científica e outras atividades).

b) Apresentar publicações conforme o Art. 2º e seu § único.

c) Apresentar número mínimo de publicações conforme o § 4 do Art. 7.

Art. 8º Após entrega dos documentos exigidos, o Colegiado constituirá Comissão, composta por docentes permanentes do Programa, que deverá emitir parecer circunstanciado sobre a solicitação de credenciamento.

Art. 9º O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Letras, ao julgar os credenciamentos, deverá levar em consideração o parecer da Comissão instituída, as recomendações da CAPES relativas a todos os aspectos e a todos os critérios de avaliação do corpo docente dos programas de pós-graduação e as necessidades e o cumprimento das metas definidas pelo Programa.

Parágrafo Único. O Colegiado do Programa definirá, ao julgar os credenciamentos, a categoria de atuação do docente (permanente, colaborador e visitante) junto ao Programa levando em consideração as orientações do Documento de Área de Letras & Linguística, as diretrizes da CAPES, as necessidades e o cumprimento das metas definidas pelo Programa.

Art. 10º O docente do Quadro Permanente do Mestrado em Letras, mesmo aqueles que ingressaram no primeiro ano da trienal da CAPES, passará por processo de recredenciamento ao final de cada triênio para a trienal subsequente.

CAPÍTULO III

NORMAS PARA RECREDENCIAMENTO

Art. 11º O docente interessado em se recredenciar no Programa deve encaminhar seu pedido ao Colegiado do PPG-Letras até o final de setembro do último ano da trienal, entregando na Secretaria do PPG-Letras os seguintes documentos: a) formulário de solicitação de recredenciamento no Programa; b) formulário da produção intelectual do triênio atual; c) cópia do currículo Lattes, devidamente documentado com as publicações referentes aos últimos três anos, retroativos à data de solicitação.

(6)

CONTINUAÇÃO DA RESOLUÇÃO Nº 136, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2013.

Parágrafo Único. A falta de qualquer documento impede a apreciação da solicitação de recredenciamento no Programa pelo Colegiado, implicando no descredenciamento do professor.

Art. 12º Para ser recredenciado no Programa para a trienal subsequente, o docente deve cumprir os seguintes requisitos no triênio vigente:

a) Apresentar publicações na Produção 1 e na Produção 2, conforme Art. 2º e seu § único;

b) Ter, no mínimo, seis produções intelectuais, durante o triênio avaliado, em periódicos qualificados nos estratos superiores A1 a B2 (Produção 1);

c) Ter, no mínimo, nove outras produções intelectuais, na Produção 1 ou na Produção 2, nos três anos anteriores, além do mínimo prescrito na alínea b) acima;

d) Desenvolver projeto(s) de pesquisa;

e) Ter ministrado ou estar ministrando 120 h/a no Programa no triênio em questão, ou, caso credenciado com o triênio da CAPES em andamento, 40 h/a a cada ano ou fração de ano;

Art. 13º O docente afastado para Estágio Pós-Doutoral para ser recredenciado no Programa para a trienal subsequente deve cumprir os mesmos requisitos, exceto quanto a ministrar aulas durante o período de afastamento.

Art. 14º O professor colaborador no Programa de Pós-Graduação Doutorado em Letras para ser recredenciado para a trienal subsequente deve cumprir os seguintes requisitos no triênio:

a) Apresentar publicações relevantes na Produção 1 e na Produção 2, conforme Art. 2º e seu § único;

b) Ter, no mínimo, três produções intelectuais, durante o triênio avaliado, em periódicos qualificados nos estratos superiores A1 a B2 (Produção 1) em co-autoria com docentes ou com discentes do Programa;

(7)

c) Ter, no mínimo, outras quatro produções intelectuais, durante o triênio avaliado, na Produção 1 ou na Produção 2, em co-autoria com docentes ou com discentes do Programa

Art. 15º O professor que não cumprir as exigências do recredenciamento será descredenciado.

Art. 16º O recredenciamento é iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Letras e acontecerá da seguinte forma:

§ 1º O Colegiado do PPG-Letras, em agosto do último ano da trienal da CAPES, instituirá Comissão de Recredenciamento, composta por docentes do Programa ou de Programas de outras IES;

§ 2º Esta Comissão elaborará parecer, baseando-se nos dados quantitativos da produção intelectual do docente, nas normas de recredenciamento do Programa, e nas recomendações emitidas periodicamente pela CAPES relativas aos aspectos e aos critérios de avaliação do corpo docente dos programas de pós-graduação da Área de Letras & Linguística;

§ 3º Esta Comissão poderá, ainda e se julgar pertinente e oportuno, sugerir ações específicas ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPG-Letras), no que tange ao processo de recredenciamento de seu corpo docente;

§ 4º Os trabalhos devem ser concluídos até o final de novembro do último ano da trienal da CAPES;

§ 5º O Presidente do Colegiado do PPG-Letras, em agosto do último ano da trienal, encaminhará ao docente documento comunicando-o sobre os prazos e como proceder para solicitar recredenciamento no Programa;

§ 6º Em reunião ordinária de dezembro do último ano da trienal, o Colegiado do Mestrado em Letras, após convocar todo o corpo docente, homologará o Parecer da Comissão de Recredenciamento, podendo, de modo justificado e documentado, modificar-lhe no que entender mais adequado e conveniente ao Programa;

§ 7º Em seguida à decisão do Colegiado do PPG-Letras sobre o recredenciamento do docente para a próxima trienal, o Presidente do Colegiado encaminhará para os membros do corpo docente, via impressa e por correio eletrônico, a resolução do Colegiado do Programa, a Ata da Reunião da Comissão de Recredenciamento de docentes do PPG-Letras e o parecer da Comissão de Recredenciamento;

(8)

CONTINUAÇÃO DA RESOLUÇÃO Nº 136, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2013.

Art. 17º O docente descredenciado do Programa poderá recorrer da decisão do Colegiado em 48 (quarenta e oito) horas.

CAPÍTULO III DESCREDENCIAMENTO

Art. 18º O professor que não cumprir as exigências do recredenciamento será descredenciado do Programa de Pós-Graduação em Letras do Câmpus de Três Lagoas.

Parágrafo Único. O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Letras, ao julgar o descredenciamento de docente para a trienal subsequente, levará em consideração o parecer da Comissão instituída pelo Colegiado, o histórico do docente no Programa nos últimos três anos, além das recomendações da CAPES relativas aos aspectos e aos critérios de avaliação dos programas de pós-graduação em Letras & Linguística.

Art. 19º O docente descredenciado do Programa não exercerá a partir da resolução de descredenciamento nenhuma atividade no Mestrado e seu(s) orientando(s) será(ão) repassado(s) para outro(s) professor(es) orientador(es), preferencialmente integrante(s) da mesma Linha de Pesquisa do Programa.

Art. 19º-A O Colegiado do Programa, nos casos de descredenciamento do docente orientador, deverá providenciar a substituição do orientador do acadêmico no prazo máximo de 30 (trinta) dias.

Art. 19º-B No caso de não cumprimento do artigo anterior, o prazo para exame de qualificação e/ou defesa de dissertação do acadêmico será automaticamente prorrogado, observado o prazo máximo definido pelo Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Letras, do Câmpus de Três Lagoas da UFMS, e pelas Normas para Pós-Graduação stricto sensu da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Art. 20º Os casos não previstos neste Regulamento serão resolvidos pelo Colegiado do Curso no âmbito de sua competência.

(9)

FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAMENTO

Três Lagoas, ______ de ___________________ de __________. Ao Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Letras

UFMS/CPTL

Prezados Senhores:

De acordo com as “Normas para credenciamento, recredenciamento e descredenciamento de docentes”, solicito o meu credenciamento junto ao PPG Letras, em virtude de cumprir os requisitos mínimos exigidos regimentalmente pelo Colegiado, para atuar na Área de Concentração

______________________________ e na linha de pesquisa

___________________________________________.

Para tanto, apresento, anexo, os seguintes documentos: 1) Currículo Lattes, devidamente documentado com as publicações referentes aos últimos três anos, retroativos à data da solicitação; 2) Cópia do Projeto de Pesquisa em andamento; 3) Comprovante de cadastro do projeto de pesquisa na instituição; 4) Formulário contendo produção intelectual nos últimos três anos, retroativos à data da solicitação.

Atenciosamente,

________________________________________ Assinatura do Professor

DOCUMENTOS APRESENTADOS: ( ) Currículo Lattes (Documentado)

( ) Cópia do projeto de pesquisa em andamento

( ) Comprovante de cadastro de projeto de pesquisa na instituição ( ) Formulário contendo produção intelectual nos últimos três anos

Recebido e conferido: ______/ _____/ ______. __________________________________

(10)

ANEXO II - RESOLUÇÃO Nº 136, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2013. FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE RECREDENCIAMENTO

Três Lagoas, ______ de ___________________ de __________.

Ao Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Letras UFMS/CPTL

Prezados Senhores:

De acordo com as “Normas para credenciamento, recredenciamento e descredenciamento de docentes”, solicito o meu recredenciamento junto ao PPG Letras, em virtude de haver cumprido os requisitos mínimos exigidos regimentalmente, para atuar na Área de Concentração

______________________________ e na linha de pesquisa

___________________________________________.

Para tanto, apresento, anexo, os seguintes documentos: 1) Currículo Lattes, devidamente documentado com as publicações referentes aos últimos três anos, retroativos à data da solicitação; 2) Formulário contendo produção intelectual nos últimos três anos, retroativos à data da solicitação.

Atenciosamente,

________________________________________ Assinatura do Professor

DOCUMENTOS APRESENTADOS: ( ) Currículo Lattes (Documentado)

( ) Formulário contendo produção intelectual nos últimos três anos

Recebido e conferido: ______/ _____/ ______.

_________________________________________

(11)

FORMULÁRIO – PRODUÇÃO INTELECTUAL Produção 1

ARTIGO CIENTÍFICO EM PERIÓDICO

Ano Quantidade

Estrato Qualificado A1 A2 B1 B2 B3 B4 B5

ORGANIZAÇÃO DE LIVRO (AUTORIA/COAUTORIA)

Ano ISBN Título do livro Editora Cidade

CAPÍTULO DE LIVRO (AUTORIA/COAUTORIA) Ano ISBN Título do

capítulo

(12)

CONTINUAÇÃO DO ANEXO III - RESOLUÇÃO Nº 136, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2013. Produção 2

TRABALHO COMPLETO PUBLICADO EM ANAIS DE EVENTO Ano ISBN Título do

artigo

Título do Anais

Editora Cidade

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO EM EVENTO CIENTÍFICO

Ano Título da Apresentação Título do Evento Cidade

CONFERÊNCIA OU PALESTRA PROFERIDA Ano Título da Conferência ou

Palestra

(13)

ARTIGO OU RESENHA EM JORNAL OU REVISTA Ano Título do artigo ou resenha Título do Jornal

ou Revista

Cidade

PREFÁCIO OU APRESENTAÇÃO DE PUBLICAÇÃO Ano ISBN Título do prefácio

ou apresentação

Título do Livro

Editora Cidade

ORGANIZAÇÃO DE ANAIS DE EVENTOS CIENTÍFICOS COM ISBN

(14)

CONTINUAÇÃO DO ANEXO III - RESOLUÇÃO Nº 136, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2013.

ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS CIENTÍFICOS

Referências

Documentos relacionados

No Turno Integral, os alunos participam do Programa Inglês Todo Dia Learn Makers, recebem orientações diá- rias para os estudos, frequentam atividades esportivas,

A Enfermagem Familiar pode ser definida como o cuidado prestado às famílias e seus membros, em situações de saúde ou doença, através do processo de enfermagem, em qualquer local

As sessões devem começar e terminar com exercício espiritual (CI, art. As atas de verificação de poderes e da sessão preparatória serão lidas e aprovadas na primeira

Em termos de atividades humanas importa fazer a distinção entre a área marinha e a área terrestre da área de intervenção e, ainda as áreas abrangidas pela Reserva Natural

As sementes tem dormência imposta pelo tegumento e para a superação é necessário submetê-las à embebição em água (24 a 48 horas), escarificação mecânica ou

Contratação de empresa do ramo pertinente, especializada em construção civil, para prestação de serviços de reforma da piscina e vestiário da Praça de Esportes,

Tecnologia habilitadoras de Inteligência Artificial e Comunicação, Internet das Coisas e Comunicação; (III) Tecnologias de Produção em Comunicações digitais

A finalidade do “Documento de Arquitetura de Software - DAS” é definir um modelo arquitetural para ser aplicado ao desenvolvimento dos jogos do Desafio SEBRAE, bem como