• Nenhum resultado encontrado

TERMOS DE REFERÊNCIA Consultor Nacional Monitoramento de Projecto - Apoio à implementação de um Programa Nacional de Voluntariado em Cabo Verde

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TERMOS DE REFERÊNCIA Consultor Nacional Monitoramento de Projecto - Apoio à implementação de um Programa Nacional de Voluntariado em Cabo Verde"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

TERMOS DE REFERÊNCIA Consultor Nacional

“Monitoramento de Projecto - Apoio à implementação de um Programa Nacional de Voluntariado em Cabo Verde”

ANTECEDENTES

O Projeto "Apoio à implementação de um Programa Nacional de Voluntariado em Cabo Verde" é uma iniciativa tripartida envolvendo o Governo de Cabo Verde através do Ministério da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, o Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde e a Plataforma das ONG de Cabo Verde.

O projeto-piloto foi concebido na sequência do projeto “Corpo Jovem para o Meio Ambiente”, implementado de 2003 a 2006, na ilha de Santiago. Uma avaliação externa em outubro de 2005 e o estudo de viabilidade realizado em Outubro de 2006 sobre a possibilidade de um programa de voluntariado nacional identificaram uma forte necessidade de reforçar o envolvimento da sociedade civil nos debates públicos e ações, e reconhecer e valorizar a contribuição dos cidadãos em países em desenvolvimento. O estudo também destacou a necessidade de um quadro legal para facilitar e melhorar o voluntariado e a participação cívica e uma necessidade de treinamento e apoio para que organizações públicas ou civis estruturem seus programas de mobilização de voluntários. O projeto visa criar um ambiente propício ao voluntariado em Cabo Verde, e configurar uma estrutura destinada a apoiar a estruturação e a reforçar o impacto social da mobilização voluntária pelos diferentes actores do país, estatais ou associativos, particularmente nos domínios prioritários para o desenvolvimento do país, através do fortalecimento da capacidade das organizações mobilizadoras de voluntários.

A principal estratégia foi a criação de uma Agência Nacional do Voluntário, responsável por tornar-se um centro de informação, formação e apoio ao desenvolvimento do voluntariado nacional e em particular para a realização dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. O projeto vem sendo implementado em quatro ilhas-piloto (Santiago, Fogo, São Vicente e Santo Antão) e adota uma estrutura descentralizada, com uma agência central localizada na cidade da Praia e antenas locais/regionais em outras localidades /ilhas.

A duração inicial do projecto era de três anos, de setembro 2009 a agosto de 2012, mas a fase de implementação foi estendida até novembro de 2013.

O objectivo de desenvolvimento do projeto é o de contribuir para a inclusão das comunidades, nomeadamente as mais vulneráveis (jovens e mulheres), no processo de desenvolvimento socioeconómico do país (UNDAF – 2012-2016), investindo na promoção, no desenvolvimento e na melhoria da qualidade do engajamento voluntário dos cidadãos.

(2)

Compreende 2 objetivos específicos:

1. Criar um ambiente favorável para o desenvolvimento do voluntariado nacional

2. Implementar um «Programa Nacional de Voluntariado» Caboverdiano: dispositivo nacional de informação, de formação e de apoio às organizações mobilizadoras de voluntários

OBJECTIVOS

Os objectivos específicos da consultoria são:

 Desenhar um sistema de seguimento e avaliação do impacto das acções de voluntariado para o desenvolvimento desenvolvidas por organizações mobilizadoras de voluntários credenciadas em Cabo Verde, em sinergia com o sistema nacional de seguimento e avaliação.

 Capacitar a equipa do PNV/CNV para a adequada utilização dos mecanismos e instrumentos desenvolvidos

O/A consultor/a trabalhará em estreita colaboração com a equipa do Programa Nacional de Voluntariado/ Corpo Nacional de Voluntários de Cabo Verde.

DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES

 Elaborar e apresentar o plano de trabalho e cronograma de atividades para validação pelo Programa Nacional de Voluntariado/ Corpo Nacional de Voluntários de Cabo Verde Escritório das Nações Unidas, apontando, quando necessário, os parâmetros metodológicos, os objectivos específicos das atividades e estratégias.

 Participar nas reuniões, durante toda a execução do contrato, com profissionais do Escritório das Nações Unidas e do Programa Nacional de Voluntariado/Corpo Nacional de Voluntários, a fim de obter informações que norteiem o planeamento de suas acções.  Avaliar as necessidades do Programa Nacional de Voluntariado/ Corpo Nacional de Voluntários de Cabo Verde em matéria de processos e instrumentos de seguimento.

 Elaborar proposta de sistema de seguimento e avaliação do impacto das acções de voluntariado para o desenvolvimento desenvolvidas por organizações mobilizadoras de voluntários em Cabo Verde.

 Validar as propostas com a equipa do Programa Nacional de Voluntariado/ Corpo Nacional de Voluntários de Cabo Verde.

 Elaborar e facilitar oficina de capacitação sobre o sistema de seguimento com a equipa do Programa Nacional de Voluntariado/ Corpo Nacional de Voluntários de Cabo Verde

METODOLOGIA

Como metodologia propõe-se inicialmente o seguinte, podendo o /a consultor/a propor outras metodologias que sejam adequadas e pertinentes:

(3)

Consulta de documentos existentes

O/A consultor/a deverá consultar documentos pertinentes, incluindo o documento de projeto, relatórios e instrumentos utilizados pelo Programa Nacional de Voluntariado/ Corpo Nacional de Voluntários de Cabo Verde, devendo a equipa do Programa Nacional de Voluntariado/ Corpo Nacional de Voluntários de Cabo Verde apoiar na sua identificação. A análise dos documentos e dos dados existentes deve ser o ponto de partida na elaboração da proposta de sistema.

Reuniões com membros da equipa

As reuniões têm o objectivo de permitir a/o consultor/a compreender a dinâmica da instituição, modos de funcionamento, métodos de gestão, como também a identificação das ideias essenciais, das fragilidades e necessidades do programa, e, na fase final, restituir e validar as propostas.

Oficina com equipa

A oficina visa, e capacitar a equipa para a utilização eficaz dos instrumentos e mecanismos propostos.

Sistematização de documentos

O/A consultor/a deverá elaborar os relatórios de sistematização previstos nos produtos. PRODUTOS ESPERADOS

O/A Consultor/a entregará os seguintes produtos:

Produto 1

Documento técnico contendo proposta de um sistema de seguimento e avaliação do impacto das acções de voluntariado para o desenvolvimento implementadas por organizações mobilizadoras de voluntariado em Cabo Verde.

O documento deverá incluir um resumo executivo de 5 páginas, no máximo, reflectindo os principais pontos de análise, bem como as principais recomendações. A língua de trabalho e de apresentação dos relatórios será obrigatoriamente o Português.

Produto 2

Oficina de capacitação com a equipa do Corpo Nacional de Voluntários de Cabo Verde. PERFIL DO CONSULTOR

Qualificações Mínimas Requeridas

 Consultor/a senior, com diploma de licenciatura em Administração ou Gestão de Projetos. Candidaturas com mestrado representam uma vantagem

 Mínimo de 5 anos de experiência profissional comprovada como Responsável de projetos, com e experiência em criação de dispositivos de seguimento e avaliação das atividades de um projecto de desenvolvimento.

(4)

 Excelente capacidade de análise, sistematização, organização de informação e experiência comprovada em redação de relatórios

 Conhecimento e experiência em metodologias de seguimento e avaliação participativas.

Conhecimento e experiência em capacitação, em particular training of trainers  Experiência em negociação com públicos distintos e trabalho em contexto

multicultural.

 Experiência em projetos das Nações Unidas, organizações internacionais e/ou ONGs é uma mais valia

 Bom conhecimento de informática, utilização do pacote Office ou similar, com domínio de programa de planilhas eletrônicas e de gestão de base de dados, utilização de ferramentas de comunicação via internet.

 Fluência oral e escrita em língua portuguesa e bom conhecimento do Inglês ou do Francês

DURAÇÃO DA CONSULTORIA

Pretende-se que o trabalho seja realizado em até 20 dias úteis a contar da data da assinatura do contrato, com datas exatas a serem definidas, sendo a expectativa de início em 18 de Novembro e o prazo final até 18 de Dezembro de 2013.

SUBMISSÃO DE CANDIDATURA

O Consultor interessado deverá submeter eletronicamente as propostas técnicas e financeiras para o procurement.cv@cv.jo.un.org ou para o endereço abaixo até as 16h00 do dia 08 de Novembro de 2013, referindo-se à “Monitoramento Projecto “Apoio à implementação de um Programa Nacional de Voluntariado em Cabo Verde”

Operations Manager – Escritório Comum do PNUD, UNFPA e UNICEF em Cabo Verde Edificio das Nações Unidas – Ave. OUA B.P. 62,

Meio de Achada Sto António – Praia – Cabo Verde A proposta técnica deve incluir:

1. O Curriculum do/a consultor/a e o formulário P11 (em anexo) que deverá incluir as qualificações, experiência em estudos ou projectos/programas sobre desenvolvimento, habilitações e outras informações relevantes e consideradas pertinentes, devendo estar todas devidamente comprovadas através de certidões ou outros documentos considerados válidos. Deverá o consultor enviar juntamente com as propostas uma carta de disponibilidade para a consultoria de acordo com o modelo em anexo, e indicar os contactos (e-mail e telefones), três referências e uma breve descrição do motivo porque se considera como o melhor de entre os prováveis candidatos para desenvolver a consultoria.

2. Uma nota metodológica que apresente de forma clara, precisa e concisa a organização e desenvolvimento proposto para o exercício, o processo/abordagem, ferramentas e tarefas a realizar.

(5)

3. Cronograma de atividades.

A proposta financeira deverá ser apresentada segundo o modelo em anexo. CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO DOS CANDIDATOS

A selecção será feita tendo em conta a análise do perfil, das propostas técnica e financeira com a seguinte distribuição:

 Perfil dos consultores (qualificações académicas, experiência na área) 30%

 Proposta técnica (conteúdo, abordagem metodológica e plano de trabalho com cronograma) 40%

 Proposta financeira 30% FORMAS DE PAGAMENTO

O pagamento da consultoria será efectuada da seguinte forma:  20% na assinatura do contrato

 30% Com a entrega e validação do documento contendo a proposta de seguimento e avaliação (Produto 1)

 50% Após a realização da oficina de capacitação da equipa do Corpo Nacional de Voluntários de Cabo Verde

O PNUD contratará o/a consultor e assegurará a programação dos pagamentos. SUPERVISÃO DA CONSULTORIA

A supervisão da consultoria será feita conjuntamente pela Encarregada do programa Voluntários das Nações Unidas em Cabo Verde e pelo Coordenador do Corpo Nacional de Voluntários de Cabo Verde. A equipa do Corpo Nacional de Voluntários será responsável pela organização de reuniões e logística dos trabalhos.

LOCAL DE TRABALHO

O local de trabalho do consultor durante o período em que durar a consultoria será a Agência do Corpo Nacional de Voluntários de Cabo verde, Plateau, Praia, Ilha de Santiago, Cabo Verde.

Referências

Documentos relacionados

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

• Expressão para a energia cinética do sistema 0.8 • Expressão para a energia potencial do sistema 0.8 • Aplicação da equação de Lagrange para obter a equação de movimento

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

Os resultados mostram efeito benéfico, quadrático, do ácido cítrico, na presença do fosfato natural, sobre os parâmetros avaliados; na ausência da aplicação ácido cítrico,

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

Análise da influência dos inibidores farmacológicos das vias celulares de MEK/ERK, JNK e PI3K/AKT no ciclo de.. replicação do vírus da

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar

Verificada a efetividade da proposta, a Comissão de Licitações declarou vencedor o licitante Francisco Souza Lima Helm, sendo o total do item 14 licitado o valor de