• Nenhum resultado encontrado

O Colégio Seta é mantido pelo Colégio Seta S/C LTDA., estabelecida a Rua Antonio Agu, 361 Osasco Centro, Cep

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O Colégio Seta é mantido pelo Colégio Seta S/C LTDA., estabelecida a Rua Antonio Agu, 361 Osasco Centro, Cep"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

1. Identificação

1.1. A Escola

O Colégio Seta tem sede em Osasco, São Paulo à Rua Antonio Agú, 361 – Centro – Cep 06013-006, Tel/Fax 3681-9695, CNPJ 48.890.693.0001-61, inscrito na DEO sob o número 130928.

1.2 A Mantenedora

O Colégio Seta é mantido pelo Colégio Seta S/C LTDA., estabelecida a Rua Antonio Agu, 361 – Osasco – Centro, Cep 06013-006.

2. Fins e Objetivos

O Colégio Seta é uma Instituição de Ensino Fundada em 1978, e desde essa época tem como objetivo maior prestar um serviço de qualidade e assistir às necessidades da comunidade Osasquense e região. A princípio o fundador preocupou-se com a educação de pessoas com idade avançada e que precisavam voltar à escola e concluir seus estudos, então o primeiro curso implantado foi antigo supletivo, que hoje é chamado de Educação de Jovens e Adultos. A principal clientela deste curso eram os operários que trabalhavam no grande parque industrial que era a cidade de Osasco na década de 70, por esse motivo o Colégio Seta tornou-se pioneiro no ensino de Educação de Jovens e Adultos em Osasco e região. Em seguida, observando o avanço galopante que a tecnologia trouxe e a necessidade da mão de obra técnica qualificada na cidade de Osasco a mantenedora preocupou-se em aprovar o funcionamento de cursos técnicos no Colégio, contribuindo, desta forma, com o desenvolvimento tecnológico desta cidade.

(2)

modalidade Educação de Jovens e Adultos Fundamental e Médio e Cursos Técnico nas modalidades Integrada e Subsequente nas áreas de Administração, Contabilidade, Eletrônica, Eletrotécnica, Informática, Logística, Mecatrônica e Segurança do Trabalho sendo que todos seus cursos tem o funcionamento devidamente autorizado o com registro no Ministério da

Educação e Cultura (MEC) e de acordo com o disposto na LDB 9.394/96, Deliberação CEE 01/99 e Indicação CEE04/99 do Conselho de Educação de São Paulo.

3. Autorização de Funcionamento

O Colégio Seta obteve a autorização de funcionamento a partir do Ato Legal de Criação/Autorização de 03/01/1978, de acordo com a portaria da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP), através de publicação em Diário Oficial do Estado de São Paulo em página 54.e está jurisdicionado a Diretoria de Ensino de Osasco.

4. Alunos e Comunidade

O alunado do Colégio Seta é composto em sua totalidade de adolescentes, jovens e adultos.

Os adolescentes tem o objetivo de cursar o ensino médio, destes uma minoria o faz no regular e a grande maioria objetiva o ensino médio integrado ao técnico, visando uma profissionalização promissora para o mercado de trabalho.

Um parte dos Jovens e Adultos buscam a Educação de Jovens e Adultos fundamental ou média, pois não tiveram a oportunidade de estudar na idade adequada. Entretanto a grande maioria deles vem com a intenção de concluir o curso técnico nas varias áreas oferecidas por este colégio. Normalmente este público concluiu a escolaridade média em tempo hábil e não tiveram a oportunidade de cursar graduação e, por observando as exigências do mercado de trabalho, resolveram cursar o técnico na busca de satisfazer a essas exigências e, assim permanecer engajado no mercado de trabalho.

(3)

5. Organização Administrativa e Técnica

O Colégio Seta tem a seguinte organização administrativa:

- Direção Geral e Pedagógica: é o núcleo executivo que organiza, superintende, executa e controla todas as atividades desenvolvidas no âmbito da unidade escolar. Sendo assim, é responsável por toda a estruturação

burocrática e pedagógica, no sentido de fazer cumprir a legislação em vigor. No presente momento a direção acumula a função de coordenação pedagógica.

- Coordenação Pedagógica: é responsável por coordenar, juntamente com a direção da escola, a elaboração da Proposta Pedagógica e responsabilizar-se

pela divulgação e execução da mesma, articulando essa elaboração de forma participativa e cooperativa; além de acompanhar e avaliar o processo de ensino e de aprendizagem e contribuir positivamente para a busca de soluções para problemas de aprendizagens identificados.

- Coordenação Geral: é responsável pela gestão burocrática, administrativo e documental da secretaria, além de participar amplamente nas tomadas de decisões administrativas.

- Coordenação Financeira: é responsável pela gestão administrativa de todas as atividades dos recursos humanos, além de todas as contas a pagar, compra, estoque e almoxarifado.

- Coordenador Técnico: é responsável por observar as necessidades, tendências e inovações tecnológicas para que a partir daí possa reformular os componentes curriculares dos cursos de forma a atender a estas necessidades. Deve ainda orientar os professores das disciplinas técnicas sobre a melhor forma de administrar os conteúdos.

(4)

6. Organização Fisica

A escola dispõe de 1200 metros construídos, assim divididos:

Primeiro Pavimento:

- Uma secretaria para atendimento ao público; - Uma sala de professores;

- Diretoria;

- Recursos Humanos; - Nove salas de aula;

- Um banheiro masculino com três divisórias; - Um banheiro feminino com três divisórias;

Segundo Pavimento:

- Onze salas de aula;

(5)

- Um banheiro feminino com três divisórias;

- Uma Biblioteca

Terceiro Pavimento:

- Duas salas de aula;

- Dois laboratórios de informática, sendo um com 18 computadores completos e o outro com 20 computadores;

- Um laboratório de Eletrônica; - Um laboratório de Eletrotécnica; - Um laboratório de Mecatrônica

- Um banheiro masculino com duas divisórias; - Um banheiro feminino com duas divisórias;

7. Conselho de Classe

O conselho de classe é constituído pelos professores da sala e presidido pela diretora pedagógica.

As reuniões do conselho de classe são realizadas no final de cada bimestre com o objetivo de fazer o levantamento dos alunos com problemas pedagógicos, disciplinares e/ou de aprendizado para que na reunião de pais e mestres os pais e/ou responsáveis possam ser orientados pelos professores coordenadores de sala dos problemas que foram previamente apurados no conselho de classe. Reúnem-se ainda no final de cada período letivo com o objetivo de avaliar o rendimento escolar de cada aluno de série terminal e a partir desta apuração, deliberar pela aprovação, reprovação ou encaminhamento para recuperação final.

(6)

O Conselho de Escola do Colégio Seta é formado pelo Diretor Geral e Pedagógico, Coordenador Geral e Coordenador Financeiro que deliberará sobre todas as tomadas de decisões administrativas e financeiras do colégio.

9. Organização da Vida Escolar

O Colégio Seta oferece para o ano corrente os seguintes cursos:

- Educação de Jovens e Adultos – Modalidade Fundamental - Educação de Jovens e Adultos – Modalidade Médio

- Ensino Médio Regular

- Educação Profissional Técnica nas modalidades Integrada e Subsequente, nas seguintes áreas:

- Técnico em Administração - Técnico em Contabilidade - Técnico em Logística

- Técnico em Segurança do Trabalho - Técnico em Eletrônica

- Técnico em Eletrotécnica - Técnico em Mecatrônica

11. Fins e Objetivos dos Cursos

- Educação de Jovens e Adultos de acordo com a LDB será destinada àqueles alunos que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio em idade ideal. O Colégio Seta oferece a EJA nas modalidades fundamental e médio nos termos da legislação em vigor com o objetivo de atender a esta clientela com idade avançada para série em que se

(7)

encontra, visando tanto o conteúdo curricular em si, quanto também a transmissão de valores que permitam a construção ou muitas vezes, a reformulação de opiniões e conceitos sociais, culturais e intelectuais.

- Ensino Médio Regular norteia-se pelos parâmetros previstos na LDB visando aprimorar os conhecimentos adquiridos em séries anteriores, agregar outros conhecimentos técnicos e científicos que permitam a preparação para o

trabalho e pesquisa e principalmente construir juntos, docentes e discentes, valores éticos e morais que possam definitivamente acrescentar na formação do educando enquanto pessoa.

- Educação Profissional Técnica: nas diversas áreas oferecidas, tem como objetivo principal, permitir ao educando adquirir conhecimentos técnicos/científicos que os possibilite atuar profissionalmente no mercado de trabalho.

Na Modalidade Integrada serão oferecidas aos alunos as matérias regulares do ensino médio articuladas com as matérias técnicas do curso de sua escolha. Na Modalidade Subsequente é pré requisito o aluno já ter cursado o ensino médio ou estar cursando e desta forma terá acesso somente as matérias técnicas da área de escolha.

12. Duração dos Cursos e Carga Horária

Para determinar a duração dos cursos oferecidos e a carga horária nos norteamos pela LDB:

- Educação de Jovens e Adultos: cada série terá um mínimo de 400 (quatrocentas) horas letivas em 100 (cem) dias de efetivo trabalho escolar no ano civil, tanto no Fundamental quanto no Médio.

- Ensino Médio Regular: Cada série terá um mínimo de 800 (oitocentas) horas letivas em 200 (duzentos) dias de efetivo trabalho escolar no ano civil.

- Os cursos de Educação Profissional Técnica tanto na modalidade Integrada quanto na modalidade Subsequente comtemplam o mesmo curriculum e a mesma carga horária técnica, porém na modalidade subsequente os cursos são organizados em semestres, sendo que cada semestre é denominado módulo. Cada módulo atende as determinações legais no que diz respeito a duração e carga horária, isto é, cada série contempla um mínimo de 400 (quatrocentas) horas letivas em 100 (cem) dias de efetivo trabalho escolar no ano civil, tanto no Fundamental quanto no Médio.

(8)

É obrigatória a frequência às aulas previstas no calendário escolar, com a necessidade de um mínimo de assiduidade correspondente a 75% (setenta e cinco por cento) do total de aulas dadas, nos termos da LDB 9394/96.

As presenças e ausências dos alunos às atividades escolares serão registradas pelos professores em diários de classe e enviadas a Secretaria. Faltas às atividades escolares não serão abonadas, salvo nos casos expressos na legislação vigente.

14. Compensação de ausências

Somente terão direito a compensação de ausências os alunos que ultrapassarem 25% (vinte e cinco por cento) de ausência sobre o total de aulas dadas por disciplina e justificarem estas ausência com atestado médico.

No final do período letivo, o Conselho de Classe reunido, avaliará e identificará os alunos que não atingiram o mínimo necessário de assiduidade (75% de presença sobre as aulas dadas) e destes alunos identificados àqueles que em tempo hábil apresentaram na secretaria do colégio a justificativa de suas faltas e preencheram requerimento solicitando compensação de ausências serão encaminhados para o processo de compensação de ausências que acontecerá paralelamente a recuperação final.

O processo de compensação de ausências será orientado por um dos professores do aluno. Este professor irá propor os temas para realização do trabalho, o qual poderá compensar as ausências. Marcará o prazo para a entrega e determinará todas as diretrizes que devem ser seguidas pelo aluno para a realização do trabalho. Após a entrega do trabalho, este será avaliado pelo professor responsável que verificará se, com o conteúdo apresentado no trabalho, é possível compensar todas as ausências que o aluno necessita, caso não seja possível o aluno será encaminhado para o Conselho de Classe final, que é realizado após a recuperação final, onde novamente será analisado pelo Conselho de Classe que deliberará por sua retenção ou aprovação.

15. Avaliação – Verificação do Rendimento Escolar

De acordo com os parâmetros que norteiam o Colégio Seta, a avaliação é uma constante para a verificação da construção do conhecimento. Tem por objetivo a verificação do aprendizado preponderando os aspectos qualitativos sobre os quantitativos; além do que o resultado desta avaliação será um dos parâmetros para a tomada de decisão em retomar os pontos críticos e reforçar o conhecimento.

Os resultados da aprendizagem são aferidos através de avaliações sistemáticas e continuas dos trabalhos, pesquisas, exercícios e provas.

As avaliações serão mensais e bimestrais e as notas serão expressas em menções de 0 (zero) a 10 (dez), podendo sofrer variações de 0,5 (meio) em 0,5 (meio) e a média do bimestre será obtida pela média aritmética obtida entre as provas mensais e bimestrais, sendo necessário a obtenção de no mínimo a média 5 (cinco) por disciplina para a promoção.

(9)

15.1. Promoção

A verificação final do rendimento escolar decorrerá da avaliação do aproveitamento e apuração da assiduidade (frequência), assim será considerado promovido para série subsequente ou concluinte do curso o aluno que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) e média final igual ou superior a 5 (cinco).

15.2. Recuperação

O aluno com aproveitamento insuficiente será submetido a estudos de recuperação paralela e continua no decorrer do período letivo.

Os estudos de recuperação paralela e continua são realizados regularmente, no decorrer do período letivo, através de revisões curriculares no próprio horário de aula, através de correções e explicações de atividades e através de atividades escolares suplementares, orientadas pelo próprio professor da matéria.

No final do período letivo, no último Conselho de Classe e Série, serão avaliados e identificados os alunos cujo rendimento escolar foi insatisfatório no decorrer do período letivo, se o aluno não obteve o aproveitamento mínimo necessário (média final cinco) em no máximo 3 (três) conteúdos disciplinares este será encaminhado para processo de recuperação final.

No processo de recuperação final o aluno terá a oportunidade de participar de plantões de duvidas, onde os conteúdos contemplados em sala de aula serão retomados de forma a eliminar as duvidas, em seguida o aluno será submetido a outra verificação de rendimento que neste último momento será composto de um trabalho valendo até 2 (dois) pontos e uma prova valendo até 8 (oito) pontos e a somatória destas duas atividade terá que atingir um mínimo necessário para aprovação de 5 (cinco) pontos. Então novamente o Conselho de Classe reunido fará nova avaliação do aluno onde será apurado seu rendimento no processo de recuperação final para oficializar definitivamente a Aprovação ou Reprovação do aluno.

Poderá também ser encaminhado para processo de recuperação final aquele aluno que não apresentou o mínimo necessário de assiduidade (75% - setenta e por cento – de presença sobre as aulas dadas), em no máximo 3 (três) conteúdos disciplinares.

15.3. Retenção

(10)

- Os alunos que não apresentarem assiduidade compatível a, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) do total de aulas dadas em mais de 3 (três) conteúdos disciplinares.

- Os alunos que não apresentaram rendimento mínimo necessário (média final 5) a aprovação em mais de 3 (três) conteúdos disciplinares.

16. Classificação

A classificação em uma série especifica será feita para aluno da própria escola, com aproveitamento da série anterior ou não, ou para alunos vindos por transferência de outra escola.

A classificação sem documentação escolar anterior, para alunos vindos de outros estabelecimentos de ensino, será realizada da seguinte forma:

- O aluno ou o responsável pelo aluno (se menor) deverá indicar a série em que pretende a matrícula, através de requerimento encaminhado ao diretor da Escola, observando a correlação com a idade;

- Serão realizadas provas da série imediatamente anterior a pretendida e uma redação de língua portuguesa;

- O aluno será avaliado por uma comissão de no mínimo três professores ou especialistas, para verificar o grau de desenvolvimento e maturidade do candidato;

- A ata de classificação será assinada por: secretária, comissão dos professores ou especialistas e pelo diretor da escola.

A escola classificará o aluno até no máximo um mês após o inicio das aulas.

17. Reclassificação

O processo de reclassificação dar-se-á para alunos vindos de transferência de outras escolas ou para alunos da própria escola e deverá ser realizada no máximo um mês após o inicio da aulas:

- O aluno ou o responsável pelo aluno (se menor) deverá indicar a série em que pretende a matrícula, através de requerimento encaminhado ao diretor da Escola, observando a correlação com a idade;

(11)

- Serão realizadas provas da série imediatamente anterior a pretendida e uma redação de língua portuguesa;

- O aluno será avaliado por uma comissão de no mínimo três professores ou especialistas, para verificar o grau de desenvolvimento e maturidade do candidato;

- A ata de classificação será assinada por: secretária, comissão dos professores ou especialistas e pelo diretor da escola.

Referências

Documentos relacionados

Bom, eu penso que no contexto do livro ele traz muito do que é viver essa vida no sertão, e ele traz isso com muitos detalhes, que tanto as pessoas se juntam ao grupo para

Ou seja, o fenômeno transnacional acaba por repercutir também no mundo jurídico de determinado Estado, tendo em vista que as relações promovidas por um mundo conectado

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados

Este artigo analisa a relação entre criminalidade no entorno das escolas e a proficiência escolar de alunos de 4 a e 8 a séries (5º e 9º anos) do ensino fundamental no município

Por exemplo, usamos as informações coletadas sobre o uso do nosso aplicativo em seu telefone para personalizar melhor o conteúdo (inclusive anúncios) ou os recursos

REDE CREDENCIADA - PLATINUM TESTE PROVOCATIVO PARA

Reação incomum (ocorre em menos de 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): hipertensão (pressão alta), hipotensão (pressão baixa), dor precordial (dor no peito próxima

TEFLUT ® foi indicado como monoterapia ou em combinação com um agonista LHRH, no tratamento do câncer avançado de próstata,em pacientes não-tratados